You are on page 1of 3

Acne: o demnio da adolescncia

O flagelo da acne um fenmeno conhecido de todos, sobretudo dos adolescentes. O tratamento da acne varia de caso para caso e pode ser um processo moroso, variando consoante os tipos de pele e a agressividade da acne.

Basicamente h quatro vectores que modulam a acne:


- O aumento da produo de sebo pelas glndulas sebceas; - O aumento e algumas alteraes da composio da flora microbiana; - A formao de rolhes de queratina (protena da pele) nos poros; - A inflamao local das glndulas sebceas. Para saber mais sobre a acne e os tratamentos disponveis, contacte-nos pelo telefone +351 213 714 116 ou pelo endereo de e-mail geral@derme.pt. Os princpios de tratamento baseiam-se em vrias premissas das quais salientaria o tipo de acne em questo, a sua gravidade, a afectao psicolgica que gera, o tipo de pele, o sexo, a idade, os antecedentes e o tipo de recursos econmicos do paciente. A acne ligeira ou moderada pode ser tratada com recurso a medicamentos tpicos, como cremes, loes, exfoliantes ou diversos tipos de gel, tpicos tradicionalmente adaptados a peles oleosas e no-oclusivos (oil-free).

O recurso a cosmticos de camuflagem tambm frequente para combater a acne moderada, nomeadamente porque estes produtos foram concebidos para minimizar a aparncia das leses e controlar a oleosidade cutnea. Nos casos de acne grave, os cosmticos e os cremes no conseguem, por si s, controlar a acne. Neste tipo de acne, necessrio recorrer a outros mtodos, como os antibiticos, que ajudam a controlar sobretudo a vertente inflamatria da acne e podem ser tpicos ou orais. Na acne moderada a grave, assim como em formas particulares, como seja a acne escoriada ou cicatricial, o recurso a retinoides (derivados da vitamina A cida retinol) imperativo para o controlo do quadro clnico e, sobretudo, para evitar o efeito ricochete das outras teraputicas que consiste no reagravamento das leses aps suspenso do tratamento.
1

Em formas muito inflamatrias podem ser realizados ciclos curtos de corticoterapia oral no incio do tratamento para desinflamar mais rapidamente as leses. Os tratamentos hormonais so tambm muito utilizados para combater a acne agressiva, particularmente na mulher, atravs do recurso a contraceptivos orais, assim com algumas molculas de actividade anti-andrognica. Muito frequentemente, deve ser feita uma abordagem inicial atravs do desbloqueio dos poros para drenagem livre do material sebceo retido, o que conseguido atravs da abertura das leses com Laser de CO2 superpulsado seguida da aplicao de uma soluo de cido saliclico a 30% (Salipeel). Assim se consegue, no s o desbloqueio dos ditos poros, como tambm a reduo da espessura da camada crnea (a mais superficial e impermevel da epiderme) por forma a facilitar a penetrao dos princpios activos a colocar localmente depois. A fototerapia ou terapia da luz outro dos tratamentos recorrentes. Controlada de forma electrnica, este mtodo de exposio luz promove a oxigenao das glndulas sebceas, responsveis pela produo excessiva de sebo. Com recurso a uma luz de elevada potncia, a fototerapia elimina as bactrias que so a componente mais importante da acne inflamatria O laser pulsado de contraste actua de forma profunda na pele, ao nvel das glndulas sebceas, e vai provocar a diminuio da sua actividade, atravs do aquecimento, constituindo assim outro mtodo eficaz para combater a acne agressiva. Vai ainda reduzir a produo de sebo e estimular a cicatrizao e regenerao da pele. Outros mtodos esto disponveis, como as manipulaes locais (drenagens, infiltraes intra-lesionais,), peelings variados conforme estamos a tratar leses activas ou cicatriciais, ou uso de teraputica por laser de CO2 fraccionado (essencialmente numa fase de correco das cicatrizes). Ainda tem dvidas sobre a acne? Contacte-nos j e marque uma consulta, atravs do nmero +351 213 714 116 ou do endereo de correio electrnico geral@derme.pt.

A acne uma patologia relativamente complexa de tratar e a durao deste tratamento, embora varivel, regra geral medianamente prolongado dado que o perodo de manuteno da teraputica importante para evitar a recidiva desta patologia que pode deixar marcas indelveis e confrangedoras para uma vida social normal no futuro.

SAIBA MAIS SOBRE ACNE

Artigos relacionados:

O Sol seca as borbulhas? o adeus acne? Ou ser que no? Acne: como evitar? Psorase: causas Transpirao das mos: Tratamentos Calvcie Masculina

You might also like