You are on page 1of 9

Nomes: Ana Garcia, Andress, Fernanda Reis e Luiza Ginez. 1 e.m.

Ttulo: A tica do Ensino Data: 07/03/2013

Sumrio
1 Introduo O Ensino da tica 2 A tica do Ensino Mdico 3 A tica do Ensino Pblico 4 A tica do Ensino Particular 5 A tica do Ensino nas Universidades 6 A tica do Ensino Infantil 7 A tica do Ensino a Esporte e Cidadania 8 Concluso 9 Imagens sobre diferentes Ensinos 10 Bibliografias

Introduo O Ensino da tica


Aqueles que se defrontam no dia-a-dia com ensino da tica podem sentir, inicialmente, o relativo desprezo que as pessoas tm com as questes ticas, principalmente quando o tema abordado numa perspectiva terica, a explicao deve ser buscada na idia vigente de que assuntos filosficos so estreis e, portanto, que no teriam um carter fundamental terico , o que no parece despertar nos alunos o interesse esperado. tica deve ser entendida como uma anlise cientfica sobre a moral. Mas, como as pessoas se posicionam diante dos problemas ticos? De um modo geral, as pessoas podem enfrentar os problemas ticos em pelo menos duas perspectivas: uma, que aponta para a resoluo dos dilemas com base numa slida formao moral individual. Para tais pessoas, uma boa formao escolar seria suficiente. Outra vertente de pensamento percebe as questes morais como sendo reflexos, decorrentes do modo de produo da sociedade, da relao que os homens mantm entre si, da forma como eles se colocam diante da diviso do trabalho e da reproduo do modelo de sociedade vigente. Assim, dependendo do modo como nos posicionamos, propomos solues ou idealistas ou materialistas, para os dilemas ticos, no sentido filosfico dos termos.

A tica do Ensino Mdico


O ensino mdico, e de modo geral o ensino de primeiro, segundo e terceiro graus, determinado pela lgica de funcionamento da sociedade, portanto, os valores por eles reproduzidos refletem a contradio que lhes inerente. O ensino mdico tradicional recebeu a influncia de dois fatores que contriburam, sem sombra de dvidas, para uma viso mdica que marcada por uma perspectiva moral caracterstica dos novos tempos. O primeiro deles foi a influncia da viso cartesiana de mundo, que inaugurou a possibilidade do mecanismo dualista. Ou seja, a separao mente-corpo e a lgica de que a cada efeito corresponde uma causa. O segundo foi a influncia da perspectiva cientificista na prtica medica. Porm, o fator mais importante que influenciou uma concepo de mundo em medicina foi a colocao de um currculo tendo como filosofia bsica a abordagem Militarista e pragmtica. O modelo mdico moderno difere profundamente do modelo mdico hipocrtico. As diferenas vo desde o aparecimento de uma teoria explicativa das doenas (modelo anatomopatolgico), apangio da medicina atual, passando pela aplicao da tecnologia em detrimento da ateno ao paciente. O que se ganhou em tcnica se perdeu em tica. Explico melhor, se a medicina hipocrtica dedicava maior parte do seu tempo para a ateno mdico-paciente, a medicina moderna no pode, por

motivos variados, dedicar a mesma ateno que antes. Hoje, o exame complementar ocupa um espao volumoso da ateno mdica, o que subtrai momentos importantes na anlise e no exame fsico, fatores primordiais no exerccio da medicina hipocrtica.

A tica do Ensino Pblico


O progresso escolar e o desempenho em avaliaes dos alunos da rede estadual de ensino na capital esto diretamente ligados s faltas dos professores. Cruzamento de dados feito pelo Estado mostra que as cinco regies da cidade com as menores taxas de absentesmo dos docentes so tambm as que tiveram os maiores ndice de Desenvolvimento da Educao de So Paulo. A diferena no ndice entre uma rea com muitas faltas e outra com poucas chega a 86%. Educadores afirmam que a ausncia ocasional do professor enfraquece a relao com o aluno e atrapalha a aplicao do projeto pedaggico. Muitas vezes, no h sequer docente substituto e as crianas so dispensadas das aulas. NOVA LEI: O total de faltas justificadas por atestado mdico na capital foi de 36.854 - mdia de 302 ausncias por dia. No entanto, mesmo dentro do limite, as faltas so abatidas do bnus, pago pela primeira vez no ms passado e que pode representar acrscimo de at 20% no salrio anual. O professor pode apresentar atestado de qualquer profissional com registro no conselho de medicina. Professores, os grandes protagonistas na formao das geraes do amanh. deles que depende o pas melhor com o qual todos sonhamos, para deixarmos de ser mero espectador...

A tica do Ensino Particular


Nesse particular, o baixo rendimento e a indisciplina dos alunos seriam como duas faces de uma mesma moeda, representando os dois grandes males da escola contempornea e os dois principais entraves ao trabalho docente na atualidade. Ora, preciso alertar, enfaticamente, que na prpria fomentao traioeira dessa imagem origina-se, a nosso ver, grande parte das "faltas" ticas testemunhadas no nosso cotidiano escolar. Algumas hipteses pelas quais se tenta explicar o baixo rendimento e a indisciplina discente valem a pena ser enunciadas. A nosso ver elas so, grosso modo, de trs ordens: - histrica: "ensino organizado e de boa qualidade para poucos, assim como o de antigamente"; - cultural: "a carncia (ou a abundncia) socioeconmica, logo cultural, um impeditivo para a ao pedaggica"; - psicolgica: "h necessariamente pr-requisitos morais e/ou cognitivos para o bom aproveitamento escolar". Por mais que tais argumentos marquem presena constante no imaginrio pedaggico-escolar, preciso estabelecer que eles configuram-se como silenciosas apropriaes explicativas que no se podem sustentar por completo, nem do ponto de vista terico, muito menos do ponto de vista tico, uma vez que se prestam a sacramentar, ainda que no explicitamente, a excluso escolar. A imagem falseada que temos da suposta excelncia do ensino particular de hoje, em contraposio tambm suposta decadncia do ensino pblico, um bom exemplo dessa mxima perigosa e absolutamente antitica.

No caso das outras duas hipteses, preciso enfatizar o seguinte: no h necessariamente pr-requisitos morais e/ou cognitivos, e muito menos econmicos e/ou culturais, para que se atinja o aproveitamento escolar ensejado.

A tica do Ensino nas Universidades


Faz muito tempo que se aceita e parece positivo que assim seja que as atividades pedaggicas e de investigao, prprias das universidades, no so neutras do ponto de vista das estruturas valorativas que definem e do sentido s sociedades nas quais aquelas desenvolvem suas atividades. A universidade atual tem, alm do seu papel docente e de investigao, uma posio privilegiada enquanto difusora de conhecimentos e provedora de servios sociedade. Por outro lado, sua influncia se estende sobre os modos de entender o mundo, as relaes entre os seres humanos e destes com o meio natural, as decises polticas, e, praticamente, sobre todas as esferas do pensamento e sobre a atividade da comunidade qual se dirige. Em definitivo, a universidade de forma intencionada ou inconsciente , desde sua prpria criao, um ator principal na construo do universo valorativo que rege nossas crenas, condutas e atitudes. E, respondendo a essa condio, deveria assumir a responsabilidade de atuar consequentemente.

A tica do Ensino Infantil


Constatou-se que essa rea do desenvolvimento tico em que os professores encontram algumas de suas maiores dificuldades. Em seu trabalho dirio com as crianas, os docentes deparam-se constantemente com desavenas e conflitos. Em qualquer escola, essas crises exigem uma resposta do educador, que podem interferir na construo do julgamento moral da criana. Essas crises geram inseguranas nos educadores, que com medo de serem autoritrios, acabam por ficar sem saber como agir, sem autoritarismo, para instaurar ordem na sala. Devido a este despreparo dos professores, as crianas acabam por ser conduzidas, ou tirania, ou passividade. Alm disso, percebe-se que o papel fundamental da educao infantil nem sempre reconhecido pelos profissionais da rea. A formao desses profissionais precria, o que os leva a embasar o seu trabalho pedaggico no senso comum e no num estudo cientifico srio e consciente.

A tica do Ensino a Esporte e Cidadania


Esporte e cidadania um assunto de grande importncia para a formao de todos, visto que devemos aprender a ser cidados e compreender o nosso papel na sociedade. A prtica esportiva inspira respeito ao prximo, construindo conceitos de cidadania, com regras bem definidas, tais como: respeitar e ser respeitado. Os valores morais e ticos tambm so estimulados nas atividades e competies esportivas. Quando falamos em cidadania pensamos na sociedade onde vivemos, o que as pessoas esto fazendo para colaborar com os que esto a sua volta, qual sua parcela de colaborao na formao de cidados conscientes e responsveis e como a prtica esportiva pode colaborar com tudo isso. A prtica de esportes um direito assegurado pela Constituio. Essa prtica esportiva consegue contribuir para a formao de cidados conscientes.

Concluso
A proposta deste trabalho foi contribuir com o debate a respeito da finalidade de um ensino voltado para a tica e o desenvolvimento da moralidade. Ensino este que precisa ser pautado na formao terica do professor, cujas prticas educativas devem propiciar um ambiente scio moral, visando a formao de cidados autnomos e solidrios. Sabe-se que, apesar da atual crise tica e da exigncia de se trabalhar com a tica em sala de aula, poucos professores tem levado a proposta a srio e, os que os

fazem, preocupam-se com quais valores devem ser estimulados e se eles, de fato, devem assumir tal funo. Contudo, depois do estudo realizado, percebeu-se que a escola, ainda que no seja a dona do saber, deve, por meio de um processo, pedaggico e comunicativo, introduzir o aluno no mundo moral. Para isto, necessrio levar a criana a um debate tico e a se sensibilizar com questes morais.

Imagens sobre diferentes ensinos


Em uma escola particular:

Em uma escola pblica:

Bibliografias

http://www.portalmedico.org.br/biblioteca_virtual/des_etic/8.htm http://cpcmbm.blogspot.com.br/2009/04/falta-etica-no-ensino-publico-mas-que.html http://www.senac.br/BTS/251/boltec251a.htm http://www.sel.eesc.usp.br/informatica/graduacao/material/etica/private/a_etica_e_o_ensino_inf antil_o_desenvolvimento_moral_na_pre-escola.pdf

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/qualidade-noensino-superior/%C3%A9tica-e-forma%C3%A7%C3%A3o-universit %C3%A1ria
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4431

You might also like