You are on page 1of 13

A QUESTO DO NADA EM HEIDEGGER E SARTRE THE QUESTION OF NOTHING IN HEIDEGGER AND SARTRE

Raimundo Wagner Gonalves de Medeiros Gomes* Resumo: Na contemporaneidade, o nada aparece na obra de alguns pensadores, numa tentativa de articul-la com a questo do ser. Heidegger e Sartre se configuram como os principais expoentes deste tempo, nesta vertente do pensamento humano, por concentrarem seus estudos no campo ontolgico, entretanto sem se desgarrem das relaes humanas no que tange ao conhecimento. Ambos articulam a questo do ser na medida em que colocada como uma questo do homem, ou, em certos momentos, do ser-a humano, por isso, ela tem que ser colocada no mbito de suas relaes cotidianas. Palavras-chaves: Ser. Nada. Ontologia. Homem. Abstract: Currently, nothing appears in the work of some philosophers in an attempt to articulate it with the question of being. Heidegger and Sartre are configured as the main exponents of this time, this aspect of human thought, by concentrating his studies in the ontology, though without straying of human relations as it pertains to knowledge. Both articulate the question of being as it is placed as a matter of man, or, some times, the human dasein, so it has to be placed in the context of their daily relationships Keywords: Being. Nothing. Ontology. Man.

Introduo Neste artigo pretende-se de incio estabelecer um confronto entre as concepes estabelecidas por Heidegger e Sartre acerca do nada. O nada na obra de Heidegger exerce uma funo enquanto possibilidade pela qual o ser-a humano pode entrar numa relao com a totalidade do ente. Nela o nada imprescindvel na medida em que atravs dele (nele suspenso) que o ser-a humano entra em relao com o ente em sua totalidade. Da se extrai o papel importante do nada em sua ontologia. Doutro lado, tem-se Sartre que, em 1943, lanou seu principal trabalho: O Ser e o Nada. Nele, Sartre procura responder aos principais problemas levantados pela

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acara UVA-CE e mestrando em tica e Epistemologia pela Universidade Federal do Piau UFPI. wagner-filosofia@hotmail.com.

259

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... ontologia de seu tempo. Aqui Sartre apresenta uma nova concepo de nada que vai de encontro perspectiva heideggeriana, pelo menos, no que concerne a sua origem e fundamento. Deste modo, pretende-se aqui, expor estes dois modos de se pensar o nada a fim de encontrar as principais diferenas e os possveis aspectos para onde estas duas propostas confluem. Sendo assim, apresentar-se- aqui o pensamento heideggeriano. Como seu pensamento procura estabelecer uma relao entre o ser-a humano e o nada? Como seu pensamento estabelece uma relao entre o ente e o ser a partir de uma perspectiva ontolgica empreendida por ele (Heidegger) ao colocar novamente a questo do ser? Logo aps, ver-se- o ponto de vista sartreano. Como ele pensa o nada e, de que modo, ele o contrape ao pensamento de Heidegger? A partir disso visa-se, ento, a possibilidade de uma aproximao sutil entre estes dois pensadores sumamente importantes para o pensamento contemporneo. A aproximao aqui proposta tem como finalidade compreender o porqu da necessidade de Sartre em buscar a origem do nada. E como ele, diferentemente de Heidegger, no compreende o nada como uma estrutura ontolgica dada, onde o ser-a humano se suspende, mas como fundamento na atividade interrogativa do homem.

O Nada e a sua Relao com o Ser-a em Heidegger

Heidegger desenvolve sua ontologia numa tentativa de superar a metafsica. Segundo ele, esta nunca pensou o ser nele mesmo ficando sempre presa a um ou outro tipo de ente. Pelo fato de a metafsica interrogar o ente, enquanto ente, permanece ela junto ao ente e no se volta para o ser enquanto ser (HEIDEGGER, 1983, p. 55). A superao da metafsica em Heidegger, no entanto, no tem o carter de destruio. A metafsica nunca pode ser destruda por que ela o prprio ser-a. A metafsica o acontecimento essencial no mbito de ser-a. Ela o prprio ser-a (HEIDEGGER, 1983, p. 44). pelo acontecimento metafsico que o ser-a humano entra em relao com o ente. Mas de que modo se d no-mundo esta relao do ser-a com o ente? Na ontologia de Heidegger somente quando o ser-a est suspenso dentro do nada que este possibilitado a entrar numa relao com o ente.

260

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger...

O ser-a humano somente pode entrar em relao com o ente ao se suspender dentro do nada. O ultrapassar o ente acontece na essncia do ser-a. Este ultrapassar, porm, a prpria metafsica. Nisto reside o fato de que a metafsica pertence natureza do homem. (HEIDEGGER, 1983, p. 44).

Mas o que este nada? De que maneira ele vem ao ser-a humano? Heidegger, embora tenha, em Ser e Tempo, aberto a possibilidade de se discutir o nada em articulao com a questo do ser, ele trabalha a questo do nada de maneira mais apurada em sua aula inaugural Que Metafsica? proferida em 1929. Ele inicia sua exposio mostrando que a cincia, enquanto comportamento de um ente (ser-a humano) que surge em sua totalidade, na medida em que ele mesmo, o ser-a humano, a faz,1 uma tentativa de se buscar o ente e somente ele e, alm disso, nada. Heidegger observa, no entanto, que esta tentativa da cincia de recorrer ao ente abandonando o nada uma atitude que merece esclarecimento.
Mas o estranho que precisamente, no modo como o cientista se assegura o que lhe mais prprio ele fala de outra coisa. Pesquisado deve ser apenas o ente e mais nada; somente o ente e alm dele nada; unicamente o ente e, alm disso, nada. (HEIDEGGER, 1983, p. 36).

Heidegger chama esta postura da cincia com relao ao nada de sobranceira indiferena2. diante desta atitude da cincia, enquanto aquela que busca o ente em sua entidade, que Heidegger, nesta sua obra, mostrar por meio da elaborao de uma questo metafsica que o homem, enquanto ente metafsico, est numa estreita relao com o nada. Alm disso, por causa desta sua ntima relao que possvel ao homem fazer cincia. Heidegger, grosso modo, ope a cincia, como aquele comportamento do homem na tentativa de apreender o ente em sua entidade, metafsica, com aquele modo pelo qual o ser-a humano, suspenso dentro do nada, se pe alm do ente em sua totalidade.3
O homem um ente entre outros faz cincia. Neste fazer ocorre nada menos que a irrupo de um ente, chamado homem, na totalidade do ente, mas de tal maneira que, na e atravs desta irrupo, se descobre o ente naquilo que em seu modo de ser. Este irrupo reveladora o que, em primeiro lugar, colabora, a seu modo, para que o ente chegue a si mesmo. (HEIDEGGER, 1983, p. 36). A cincia, na sua sobranceira indiferena com relao ao ele [nada], rejeita-o como aquilo que no existe. (HEIDEGGER, 1983, p. 37).
3 2 1

Suspendendo-se dentro do nada o ser-a j sempre est alm do ente em sua totalidade. Este estar alm do ente designamos a transcendncia. (HEIDEGGER, 1983, p. 41).

261

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... Heidegger, rejeitando a atitude esnobe da cincia com relao ao nada, resolve colocar sua questo, com o intuito de explicitar de que maneira o ente surge ao ser-a humano em sua totalidade. Para dar prosseguimento a sua investigao, Heidegger j pressupe que o nada, de algum modo, j nos dado.
Onde procuramos o nada? Onde encontramos o nada? Para que algo encontremos no precisamos, por acaso, j saber que existe? Realmente! Primeiramente e o mais das vezes o homem somente ento capaz de buscar se antecipou a presena do que busca. [...] Seja como for, ns conhecemos o nada mesmo que seja apenas aquilo sobre o que cotidianamente falamos inadvertidamente. (HEIDEGGER, 1983, p. 38).

Onde encontrar o nada? Segundo Heidegger, o modo pelo qual o ser-a humano levado ao encontro com o nada (ele mesmo) atravs de uma disposio de humor, tida por ele, como fundamental, a angstia.
Acontece no ser-a do homem semelhante disposio de humor na qual ele seja levado presena do prprio nada? Este acontecer possvel e tambm real ainda que bastante raro apenas por instantes, na disposio de humor fundamental da angstia. (HEIDEGGER, 1983, p. 39).

No apenas nesta obra (Que Metafsica?) que Heidegger expe a angstia como aquele modo pelo qual o ser-a do homem colocado diante do nada. J, em Ser e tempo, lanado em 1927, Heidegger v na angstia a possibilidade do nada vir ao ser-a. Aquilo com que a angstia se angustia o nada que no se revela em parte alguma (HEIDEGGER, 2000, p. 250). A angstia nos coloca numa indiferena com os demais entes. Isto ocorre porque nela o ente foge em sua totalidade revelando o ser-a humano como um ente capaz da transcendncia. No momento em que surge esta indiferena entre o ser-a humano e os demais entes irrompe, desta forma, o ontolgico (no) do ser-a humano. Diante desta fuga do ente em sua totalidade resta ao ser-a, no entanto, apenas este nenhum. Deste modo, o nada se revela em seu ser.
[Na angstia] Todas as coisas e ns mesmos afundamo-nos numa indiferena. Isto, entretanto, no no sentido de um simples desaparecer, mas em se afastando elas se voltam para ns. Este afastar-se do ente em sua totalidade, que nos assedia na angstia, nos oprime. No resta nenhum apoio. S resta e nos sobrevm na fuga do ente este nenhum. A angstia manifesta o nada. (HEIDEGGER, 1983, p. 39).

262

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... O nada se manifesta na angstia. Esta manifestao do nada, no entanto, no ocorre, segundo Heidegger, nem como ente, nem tampouco como objeto.
O nada no nem um objeto, nem um ente. O nada no acontece nem para si mesmo, nem ao lado do ente ao qual, por assim dizer, aderiria. O nada a possibilitao da revelao do ente enquanto tal para o sera humano. O nada no um conceito oposto ao ente, mas pertence originariamente essncia mesma (do ser). No ser do ente acontece o nadificar do nada. (HEIDEGGER, 1983, p. 41).

este nadificar do nada que leva o ente ao ser-a humano. Ele, o nada em seu nadificar, nos remete justamente ao ente (HEIDEGGER, 1983, p. 41). Segundo Heidegger o nadificar do nada ocorre de maneira ininterrupta. Este sempre nadificar nos passa despercebidos, uma vez que ele nos coloca numa constante relao que mantemos com os entes a qual nos movemos na cotidianidade. De certo modo, esta constante apreenso do ente vela esta possibilidade de perceber e conhecer esta nadificao do nada.
E, contudo, este constante, ainda que ambguo desvio do nada, em certos limites, seu mais prprio sentido. Ele, o nada em seu nadificar, nos remete justamente ao ente. O nada nadifica ininterruptamente sem que ns propriamente saibamos algo desta nadificao pelo conhecimento no qual nos movemos cotidianamente. (HEIDEGGER, 1983, p. 41).

Para Heidegger a negao que testemunha a revelao do nada no ser-a humano. Entretanto a negao tambm tem sua origem no nadificar do nada. Mas a negao tambm apenas um modo de uma relao nadificadora, isto quer dizer, previamente fundado no nadificar do nada. (HEIDEGGER, 1983, p. 42). interessante a relao estabelecida por Heidegger entre o estar suspenso dentro do nada e a possibilidade da liberdade. o fato de se manter, previamente, suspenso dentro do nada que permite ao ser-a humano a possibilidade de transcender. somente neste transcender que o ser-a humano pode estabelecer uma relao com o ente, bem como, consigo mesmo, na medida em que ele tambm um ente. A liberdade, portanto, pensada em Heidegger como uma possibilidade dada ao ser-a humano porque este se encontra suspenso dentro do nada, na medida em que o ser-a pode transcender ao ente.

263

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger...


Suspendendo-se dentro do nada o ser a sempre est alm do ente em sua totalidade. Este estar alm do ente designamos a transcendncia. Se o ser-a, nas razes de sua essncia, no exercesse o ato de transcender, e isto expressamos agora dizendo: se o ser-a no estivesse suspenso previamente dentro do nada, ele jamais poderia entrar em relao com o ente e, portanto, tambm no consigo mesmo. Sem a originria revelao do nada no h ser-si-mesmo, nem liberdade. (HEIDEGGER, 1983, p. 41).

Deste modo, a cincia, enquanto acontecimento do ser-a humano no pode, como foi dito no incio da exposio, abandonar o nada numa postura sobranceira, uma vez que o existir cientfico, segundo Heidegger, tem seu fundamento no fato do ser-a humano estar suspenso no nada.
Somente porque o nada est manifesto nas razes do ser-a pode sobrevir-nos a estranheza do ente. Somente quando a estranheza do ente nos acossa, desperta e atrai ele a admirao. Somente baseado na admirao quer dizer, fundado na revelao do nada surge o porqu. Somente porque possvel o porqu enquanto tal, podemos ns perguntar, de maneira determinada, pelas razes e fundamentar. Somente porque podemos perguntar e fundamentar foi entregue nossa existncia o destino do pesquisador. (HEIDEGGER, 1983, p. 44).

Somente desta forma o ser-a consegue, segundo Heidegger, estabelecer uma relao com os entes e, consequentemente, fazer cincia.

O Nada na Ontologia Fenomenolgica de Sartre

No h dvida de que Heidegger influenciou profundamente o pensamento de Sartre. Em inmeras passagens de sua principal obra, O Ser e o Nada, Sartre faz referncias a Heidegger, seja para corroborar seu pensamento, seja para mostrar equvocos na filosofia heideggeriana. No h dvida tambm que um dos principais pontos de confluncia entre Sartre e Heidegger a questo do nada. J nas primeiras pginas de O Ser e o Nada, Sartre j toca num dos temas motivadores de sua ontologia, a saber, a origem do nada. Em Sartre, o nada aparece ao homem quando este, numa atitude interrogativa junto ao ser, entra em relao com o mundo. Deste modo, Sartre investiga a interrogao como conduta primeira porque, segundo ele, ela uma atitude dotada de significao (SARTRE, 2001, p. 44). Todas as vezes que interrogamos o ser (o 264 Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... interrogado) esperamos dele uma resposta. Esta espera se d porque sempre perguntamos sobre o fundo de uma familiaridade pr-interrogativa com o ser (SARTRE, 2001, p. 45). Sempre que uma atitude interrogativa se efetiva, existir, por parte do investigador, a possibilidade permanente e objetiva de uma resposta negativa (SARTRE, 2001, p. 45). importante salientar, entretanto, que Sartre no partiu primeiramente da investigao existencial. Sua anlise s passou investigao da conduta humana da interrogao na primeira parte de O Ser e o Nada, quando se viu incapacitado de levar adiante sua proposta de relacionar o ser-em-si com o ser-parasi, como afirma Silva (s.d., p.35):
J que houve uma passagem da totalidade a que levou a descrio fenomenolgica (introduo) para um mbito existencial (primeira parte), onde as noes absolutas foram substitudas por condutas humanas, a relao apenas possvel graas ao ser-para-si particular, ou seja, apenas a nadificao do ser-para-si particular ao ser-em-si plausvel.

Ao constatar esta dificuldade, Sartre parte da ideia de que o mundo est a para uma conscincia. O homem, numa atividade interrogativa, diante do mundo, pergunta ao ser e, deste modo, estabelece uma relao como ele.
Mas cada uma das condutas humanas, sendo conduta do homem no mundo, pode nos revelar ao mesmo tempo o homem, o mundo e a relao que os une, desde que as encaremos como realidades apreensveis objetivamente, no como inclinaes subjetivas que s podem ser compreendidas pela reflexo. (SARTRE, 2001, p. 44)

Dentre as vrias condutas humanas, Sartre elege a interrogao. Esta , de certa maneira, uma conduta primordial do homem, tendo em vista que a primeira onde o homem estabelece um primeiro contato com o mundo. na atividade interrogativa que estabelecida a primeira relao homem-mundo e a partir deste comportamento que o homem permite que o mundo se desvele para ele como uma resposta positiva ou negativa. Assim, aquele que interroga encontra-se num estado de no-determinao4. Esta no-determinao que se d naquele que interroga, acontece em dois sentidos. Assim, a interrogao um ponte lanada entre dois no-seres: o no-ser do saber, no
Com relao a isso, aquele que interroga, pelo fato mesmo de interrogar, fica em estado de nodeterminao: no sabe se a resposta ser afirmativa ou negativa. (SARTRE, 2001, p. 45).
4

265

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... homem e a possibilidade de no-ser, no ser transcendente (SARTRE, 2001, p. 45). , segundo Sartre (2001, p.46), a possibilidade permanente do no-ser fora de ns e em ns que condiciona nossas perguntas sobre o ser. Aqui, possvel traar uma leve aproximao com Heidegger, no instante em que este afirma que o estar suspenso dentro do nada que permite ao ser-a humano a relao com o ente numa atividade cientfica (interrogativa) porque esta suspenso leva o ser-a humano a uma indiferena com os demais entes5. A diferena substancial entre Heidegger e Sartre est, entretanto, na origem deste nada. Foram tais constataes que levaram Sartre, na anlise da negao perguntar pela origem do nada. De acordo com Sartre (2001, 51), o no-ser [nada] no vem s vezes pelo juzo da negao: ao contrrio, o juzo de negao que est condicionado e sustentado pelo no-ser [nada]. Sartre analisa a possibilidade da origem do nada a partir de duas vertentes: a primeira, a concepo dialtica de Hegel (que no interessa aqui) e a segunda, que a concepo fenomenolgica, onde Sartre expe as contribuies de Heidegger. Partindo da fenomenologia heideggeriana, Sartre (2001, p. 60) no concorda com ele quando afirma que a contingncia do mundo (o ente enquanto tal, nas palavras de Heidegger) aparece realidade humana quando esta se instala no nada para apreend-lo. O nada, em Sartre (2001, p. 60), no pode ser a menos que se nadifique expressamente como nada no mundo; quer dizer, que, na sua nadificao, dirige-se expressamente a este mundo de modo a se constituir como negao do mundo. Esta nadificao do nada proposta por Sartre bem distinta da de Heidegger.
5

Vide primeira citao da pgina 4.

266

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... Sua distino se d, sobretudo, por objees feitas por Sartre ao Heidegger, principalmente, em dois aspectos. Primeiro, o nada no pode ser constatado fora do ser6. Segundo, o nada no pode (ele mesmo) se nadificar 7. Neste sentido, o nada vem ao mundo por meio da conscincia, na medida em que esta ser-para-si, ou seja, no idntica a si mesma, em outras palavras, ela no o ser-Em-si. Seria inconcebvel um Ser que fosse plena positividade e mantivesse e criasse fora de si um Nada de ser transcendente, porque no haveria nada no Ser por meio do qual este pudesse transcender-se para o No-Ser (SARTRE, 2001, p. 65). Portanto, deve haver um ser que traga o nada ao mundo, mas que ser ser este? Sartre observa que sendo o nada aquilo que sustenta a negao; sendo a negao uma das possibilidades da interrogao e, esta, por sua vez uma atitude primordial do homem, fica claro que o homem o ser pelo qual o nada vem ao mundo (SARTRE, 2001, p. 67). Sartre, para explicar, como por meio da interrogao o homem faz o nada surgir no mundo, explicita um processo chamado por ele de recuo nadificador (Cf. SARTRE, 2001, 66). Perdigo explicita bem como ocorre o recuo nadificador.
Descrevendo o Para-Si como essa mescla de transcendncia e facticidade, Sartre chegou seguinte definio: enquanto o Em-Si o que , o Para-Si no o que e o que no . Explicando: por causa da transcendncia, o Para-Si no o que , pois se coloca distncia de si enquanto Ser, pelo recuo nadificador. Mas, por causa da facticidade, o Para-Si tambm o que no , ou seja, tem de ser esse Ser que no : embora me coloque distncia do Ser que sou, tenho de ser este Ser com o qual no coincido inteiramente. No posso escolher-me Nada de outro Ser. A minha maneira de no ser eu mesmo inteiramente nica e no pode ser outra. Da a frmula de Sartre: no somos o Ser que somos, mas igualmente somos este Ser que no somos. (PERDIGO, 1995, p. 49 e 50).

Este processo consiste em que o para-si ao interrogar o Ser, se coloca numa relao com o interrogado, descola-se do Ser, percebendo-se como no-sendo este Ser, em outras palavras, ele (para-si) no o que . Distante do ser, o para-si, como j foi dito anteriormente, no coincide consigo mesmo, sendo assim, a frmula se inverte e ele
6

O nada, no sustentado pelo ser dissipa-se enquanto nada, e recamos no ser. O nada no pode nadificar-se a no ser sobre um fundo de ser: se um nada pode existir, no antes ou depois do ser, nem de modo geral, fora do ser, mas no bojo do ser, em seu corao, como um verme. (SARTRE, 2001, p. 64).

Se quisermos nos aproximar do problema, devemos admitir primeiro que no se pode conceder ao nada propriedade de nadificar-se. Porque, embora o verbo nadificar tenha sido cunhado para suprimir do Nada a mnima aparncia de ser, h de convir que s o Ser pode nadificar-se, pois como quer que seja, para nadificar-se preciso ser. (SARTRE, 2001, p. 65).

267

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... passa a ser o no , ou seja, ele (para-si) o que no . atravs desta dupla nadificao onde o homem v-se rodeado de nada.
Assim, com a interrogao, certa dose de negatividade introduzida no mundo: vemos o Nada irisar no mundo, cintilar sobre as coisas. Mas, ao mesmo tempo, a interrogao emana de um interrogador que se motiva em seu ser como aquele que pergunta, desgarrando-se do ser. A interrogao , portanto, por definio, um processo humano. Logo, o homem apresenta-se, ao menos neste caso, como um ser que faz surgir o Nada no mundo, na medida em que, com esse fim, afetase a si mesmo de no-ser. (SARTRE, 2001, p. 66).

Mas que ser este capaz de segregar um nada que a isole (SARTRE, 2001, p. 67). Segundo Sartre, este ser liberdade.8 O conceito de liberdade em Sartre est intimamente ligado ao seu conceito de angstia. Sendo o homem o para-si ele sempre indeterminao. Tal estrutura que o coloca sempre como possibilidade de sempre ser o que no . Com base nisso que Sartre (2001, p. 68) diz que a liberdade humana precede a essncia do homem e torna-a possvel: a essncia do ser humano acha-se suspenso na liberdade. Alm disso, Sartre (2001, p. 72) ainda faz uma ressalva. Sendo a liberdade o ser da conscincia, a conscincia tem que existir como conscincia de liberdade. Da ele pergunta, como o homem chega a conscincia de sua liberdade? Segundo Sartre, pela angstia que o homem se percebe como o ser da liberdade9. Bornheim (1971, p. 46-47) fala da implicncia da descoberta da liberdade para o homem.
O reconhecimento da liberdade implica o reconhecimento do nada como sua raiz geradora. A frequente tentao de se desumanizar provm da tendncia que habita o homem de encontrar a si prprio na coincidncia com o ser, quando em verdade enfrentar o prprio nada coincide com a humanidade radical do homem. Da a importncia da angstia, pois olhar o nada nos olhos redunda em admitir o homem naquilo que ele em seu fundamento.

A descoberta da liberdade em Sartre, sobretudo como fundamento do homem no soa como uma conquista, mas como uma extrema responsabilidade pelo ser de seu
Queremos definir o ser do homem na medida em que condiciona a apario do nada, ser que nos apareceu como liberdade. (SARTRE, 2001, p. 68). na angstia que o homem toma conscincia de sua liberdade, ou, se prefere, a angstia o modo de ser da liberdade como conscincia de ser; na angstia que a liberdade est em seu ser colocando-se a si mesma em questo. (SARTRE, 2001, p. 72).
9
8

268

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... ser. No h nada no mundo que tire do homem esta responsabilidade pelo seu ser, por isso a liberdade se torna consciente no homem como angstia. 10

Consideraes finais

Com esta anlise bibliogrfica foi possvel perceber uma clara diferena entre Heidegger e Sartre com relao origem do nada. Enquanto para este o nada surge no mundo pela interrogao do homem, em Heidegger no h explicao para a origem do nada. Este apenas afirma que pela angstia, o ser-a humano se suspende no nada, que para ele j uma estrutura dada11. Esta postura heideggeriana foi profundamente combatida por Sartre.12 Alm disso, Sartre combate tambm a ideia heideggeriana de que o nada, sozinho, se nadifica.13 Alm disso, para responder a questo inicial: por que Sartre busca na interrogao humana a origem do nada? Esta pesquisa permitiu observar que Sartre, primeiramente, props uma investigao fenomenolgica com o intuito de relacionar o ser-em-si com o ser-para-si na Introduo de O Ser e Nada. Entretanto, deixou-a de lado aps se dar conta da dificuldade metodolgica que enfrentaria. Somente na primeira parte de O Ser e o Nada que Sartre toma um percurso existencial, da o motivo pelo qual ele coloca a interrogao (conduta humana) como a origem do nada. Isto ocorreu, segundo Silva (s.d., p. 35-36) para:
[...] fugir da aporia em que iria recair, caso mantivesse a postura de absoluto descrita no incio de sua pesquisa, Sartre reduz sua questo pura e simplesmente ao problema ontolgico do conhecimento e o resolve pela primazia ontolgica do ser-em-si sobre o ser-para-si.

Sendo assim, a ontologia de Sartre ganha um carter existencial, no instante em que elege as condutas humanas como base de suas investigaes ontolgicas.
10

[Isto significa que] como j sou o que serei (seno no estaria disposto a ser isto ou aquilo), sou o que serei a maneira de no s-lo. Sou levado ao futuro atravs de meu horror, que se nadifica medida em que constitui o devir como possvel. Chamaremos precisamente de angstia a conscincia de ser seu prprio devir maneira de no s-lo. (SARTRE, 2001, p. 75-76). Vide primeira citao da pgina 3.

11 12

[...] -nos apresentada uma atividade nadificadora sem a preocupao de fundament-la em um ser negativo. E Heidegger, alm disso, faz do Nada espcie de correlato intencional da transcendncia, sem notar que j o tinha inserido na prpria transcendncia como sua estrutura original. (SARTRE, 2001, p. 61).
13

Ver nota 10.

269

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... Diferentemente de Heidegger que rejeitou veementemente ser qualificado como existencialista, porque sua ontologia no parte da anlise das condutas humanas, mas a partir da existncia do homem como tal, como se d a conscincia, denominada por ele de ser-a (dasein) uma estrutura ontolgica que embora chamada por ele de ser-a humano em Que metafsica? no tem o mesmo aspecto da conscincia de Sartre. A partir da anlise da questo do nada em Heidegger e Sartre pode-se constatar que estes dois pensadores ao discutirem esta questo metafsica articulam diversas estruturas da existncia: angstia, liberdade, homem, nada, ser. Em suas respectivas ontologias, tais discusses se mostram imprescindveis quando se tem que tratar acerca do nada. Entretanto, embora cada um deles as articule de modo diferente e, salvo as diferenas metodolgicas aplicadas por cada um, possvel estabelecer um tnue paralelo entre eles. A questo do nada em Heidegger e Sartre fundamental no pensamento de ambos. Enquanto para Heidegger, a suspenso no nada, pela angstia, que permite ao ser-a humano manter uma relao com o ente enquanto tal, e fazer cincia, para Sartre o homem faz o caminho inverso. Quando o homem, um ser que livre, acima de tudo, interroga o ser do mundo, ele faz o nada surgir nele mesmo. A compreenso de si mesmo como nada de ser o angustia. Assim, na articulao entre as estruturas da existncia humana: angstia, nada, ente ou mundo e liberdade, uma clara distino entre eles se percebe, sobretudo, uma ntida inverso no percurso. Em Heidegger, o ser-a humano, na disposio de humor da angstia se suspende dentro do nada, nesta suspenso, se relaciona com o ente enquanto tal e conhece a liberdade. Em Sartre, o homem, como aquele ser, essencialmente, livre, interroga o ser do mundo, neste interrogar, faz surgir o nada no mundo, ao se perceber, tambm, como um nada de ser, se angustia. A semelhana entre estes dois pensadores pode ser encontrada, por exemplo, quando eles aproximam a liberdade e a angstia, duas estruturas ontolgicas fundamentais em suas respectivas ontologias. Por exemplo, quando Heidegger afirma que na angstia que o ser-a humano se pe diante do nada. E que somente suspenso dentro do nada que ele entra em relao com o ente enquanto tal e que se no fosse esta possibilidade o ser-a humano no conheceria a si mesmo, nem a liberdade. Podese ver aqui a possibilidade de um dilogo entre eles quando Sartre, embora trabalhando tais ideias de forma bem diferente, pensa a angstia como conscincia de liberdade 270 Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

A questo do nada em Heidegger... aproximando estes dois conceitos, como ocorre em Heidegger. Contudo tem que se salientar que em Sartre a liberdade no surge quando o homem se suspende dentro do nada atravs da angstia, mas o contrrio, o homem como ser que traz o nada ao mundo pela interrogao v-se como ser livre, na medida em que diante de sua indeterminao, v-se, por sua vez, aberto s possibilidades. E a conscincia de sua liberdade que o leva ao fenmeno da angstia, no instante em que ele se percebe como no-idntico a si mesmo, mas como para-si, numa constante indeterminao, onde ele sempre o que no . A essncia do ser humano acha-se suspenso na liberdade (SARTRE, 2001, p. 68).

Referncias HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrpolis RJ: Vozes, 2000. ______. Que metafsica. So Paulo SP: Abril Cultural, 1983. (Coleo Os Pensadores) PERDIGO, P. Existncia & liberdade: uma introduo filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995. SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada Ensaio de Ontologia Fenomenolgica. Petrpolis RJ: Vozes, 2001. SILVA, L. D. Notas ontologia fenomenolgica sartriana A relao Sartre, Husserl e Heidegger na introduo e na primeira parte de O Ser e o Nada. Cadernos Pet Filosofia, Curitiba, s.d. Disponvel em: http://www.filosofia.ufpr.br/public/pet03/luciano.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2010.

Artigo recebido em: 08/08/10 Aceito em: 02/12/10

271

Knesis, Vol. II, n 04, Dezembro-2010, p. 259-271

You might also like