You are on page 1of 2

Ms 06 de 2010 Curso LFG Intensivo I Prof.

Pablo Stolze aula extra - Direito Civil


RESPONSABILIDADE CIVIL MDICA
(aproveita-se tambm para o cirurgio dentista, bem como ao advogado)* * indica obra: de Srgio Novaes Dias chamada Responsabilidade Civil do Advogado pela Perda de uma Chance.

Conceito: O erro mdico o dano imputvel ao exercente da medicinada, apurado mediante culpa profissional, nos termos do art. 951 do CC e art. 14, 4 do CDC; trata-se do dano imputvel ao profissional da medicina, resultando em sua responsabilidade civil subjetiva . CC, Art. 951. O disposto nos arts. 948, 949 e 950 aplica-se ainda no caso de indenizao devida por aquele que, no exerccio de atividade profissional, por negligncia, imprudncia ou impercia, causar a morte do paciente, agravar-lhe o mal, causar-lhe leso, ou inabilit-lo para o trabalho. A regra no CDC que a responsabilidade civil objetiva, mas por exceo a responsabilidade pessoal do profissional liberal ser apurada mediante verificao de culpa. CDC, Art. 14. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos. ... 4o A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa. Como se sabe, a responsabilidade civil do mdico, salvo no caso do cirurgio plstico esttico, traduz uma obrigao de meio, e no de resultado. Frisa-se que o cirurgio plstico esttico (e no reparadora) que assume obrigao de resultado. OBS1.: o anestesiologista assume uma obrigao de meio ou de resultado? O assunto geral celeumas, mas segundo o prof. Jurandir Sebastio o anestesiologista, diante das variveis cientficas imperscrutveis pela medicina, mormente no campo das reaes alrgicas, resultam na ideia de que a sua obrigao tambm de meio. Diferentemente do chefe da equipe cirrgica que poder responder pela sua equipe, o anestesiologista tem autonomia tcnica e profissional. OBS2.: No que se refere no caso da transfuso de sangue, como nico meio teraputico, para salvar a vida de paciente adepto da religio Testemunhas de Jeov, existem duas correntes doutrinrias: 1 corrente (Gustavo Tepedino): luz da dignidade da pessoa humana e do princpio da liberdade de conscincia e crena, afirma que a vontade contrria do paciente dever ser respeitada; e 2 corrente: com base no princpio da proporcionalidade, defende a supremacia do direito vida, apta a justificar a necessria interveno mdica (ver antiga resoluo 1.021 de 1980 do CFM Conselho Federal de Medicina, ver tambm a apelao cvel 123430-4 do TJ/SP). Trata-se de uma questo doutrinria; o professor arrisca dizer que a segunda a que predomina na jurisprudncia. Mas, mesmo que opte pele primeira corrente, esta liberdade de crena no alcana o incapaz. Portanto, neste caso, no poderia um adepto da religio proibir a transfuso de um filho incapaz.

Questes pontuais .O que se entende por termo de consentimento informado? Com base no art. 15 do CC e em respeito ao dever de informao derivado da boa-f objetiva, termo de consentimento informado ou esclarecido consiste na declarao firmada pelo paciente pela qual expressamente toma cincia dos efeitos e consequncias da interveno mdica. CC, Art. 15. Ningum pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica. . possvel eu aplicar a teoria da perda de uma chance no mbito da medicina? Lembra-nos Jlio Gomes que a perda de uma chance pode se dar na rea mdica, quando o profissional deixa de adotar determinado procedimento possvel, que poderia melhorar a situao do paciente. Obs.: no caso de aplicao da teoria a indenizao equitativa.

Responsabilidade Civil dos Hospitais A despeito de o pargrafo 4 do art. 14 do CDC estabelecer em norma excepcional a responsabilidade subjetiva do profissional liberal (inclusive o mdico), o STJ tem estendido esta responsabilidade subjetiva tambm em favor do prprio hospital (REsp 258.389/SP, REsp 908.359/SC). Contudo, na opinio do professor a responsabilidade deveria ser objetiva pela atividade risco. OBS1.: no que se refere infeco hospitalar, j entendeu o STJ que a responsabilidade do hospital OBJETIVA, pois decorreria do fato da internao e no da atividade mdica em si (REsp 629.212/RJ). OBS2.: o STJ em recente julgado (AgRg no Ag 682.875/RJ) reconheceu que empresa de seguro de sade pode ser responsabilizada pelo erro do mdico credenciado, ou seja, haver responsabilidade do plano de sade pelo erro do mdico (contudo, no h posio consolidada se a responsabilidade objetiva ou subjetiva).

Dicas finais envolvendo a responsabilidade civil No que tange responsabilidade civil do cirurgio dentista, o regramento semelhante ao do mdico, valendo conferir o texto de Ricardo Zarti no www.jus.com.br (ver tambm jurisprudncia envolvendo responsabilidade no transporte aeronutico e pelo acidente com o carona). Cita ainda a smula abaixo do STJ: Smula: 145 - No transporte desinteressado, de simples cortesia, o transportador s ser civilmente responsvel por danos causados ao transportado quando incorrer em dolo ou culpa grave. Finalmente, ver noticirio do STJ de 10 de maio de 2009 que, dentre outras notcias, veiculou que o STJ, conforme REsp 618.533 e REsp 268.669/SP assentou o seguinte: o condomnio s responde por furto ocorrido em rea comum se isto estiver expressamente previsto na conveno.

You might also like