You are on page 1of 15

ndice

HISTRIA .......................................................................................................... 3 O Que :...................................................................................................... 3 O Que preciso para ser feita histria? .............................................. 3 Porque que histria diferente de cincias humanas................. 3 O que marca o aparecimento da histria? ....................................... 3 Barra cronolgica: .................................................................................... 4 Numerao Romana: .............................................................................. 4 Converter anos em Sculos: ................................................................... 4 A Histria nova ........................................................................................... 5 O MODELO ATENIENSE ................................................................................. 6 Situar no tempo e no espao: ............................................................... 6 Definies: .................................................................................................. 6 Grcia Antiga ............................................................................................ 7 Vocabulrio:............................................................................................... 8 A Democracia Ateniense ........................................................................ 9 Os Direitos dos cidados: isonomia, isocracia e isegoria ................ 9 Democracia Directa ..............................................................................10 O Exerccio dos poderes........................................................................10 Resumo: .....................................................................................................11 A Importncia da Oratria ...................................................................12 A Proteco da Democracia ..............................................................12 Os excludos: Mulheres, Metecos e Escravos ....................................12 Uma Cultura aberta cidade .............................................................14 O Culto cvico ..........................................................................................14 Os Jogos ....................................................................................................15

O Que :
A histria a cincia 1 que homem/humanidade atravs dos tempos. estuda a evoluo do

O Que preciso para ser feita histria?


Para ser feita histria, um historiador, aps a descoberta e a pesquisa, precisa de: Factos Fontes escritas/no escritas Vestgios e Cincias auxiliares da histria

Ex: Filosofia, Matemtica, economia, etc.

Porque que histria diferente de cincias humanas2?


Porque a histria localiza a evoluo do homem no: Tempo Quando? Espao Onde? Contexto

O que marca o aparecimento da histria?


O aparecimento da escrita (3000 a.C)

1 2

Cincia porque tem um objecto e um mtodo (de pesquisa) Diferente de cincia exacta, a cincia que estuda o homem

Ex: Filosofia 3

Barra cronolgica:
Nascimento de Cristo

3000 a.C.

Sc. V

Sc. XV

Sc. XVIII

Idade Antiga
Pr-Histria Histria

Idade Mdia

Idade Moderna Idade Contempornea

Aparecimento da escrita 3000 a.C. ou 4000 a.C

Queda do Queda Imprio do Romano Imprio Romano do Ocidente do Ocidente

Descobrimentos

Revoluo Industrial Revoluo Francesa

Numerao Romana:
I1 V5 X 10 L 50 C 100 D 500 M 1000

Converter anos em Sculos:


Tcnica 1 Ano 100:100=1 Sculo I Ano 101:100=1, resto 1 logo soma-se o resto com o resultado Sculo II Tcnica 2 1100 XI 1101 XII +1 Quando um nmero acaba em dois zeros, o resultado dado pelos dois primeiros nmeros, caso contrrio, acrescenta-se 1 aos primeiros nmeros. 4

A Histria nova
At ao sc. XIX a histria chamava-se Histria de aco em que os acontecimentos se sucediam rapidamente, num espao de tempo breve, fcil de determinar com preciso. Ex: O cerco de uma cidade ou a celebrao de um tratado,... No sc. XX nasceu uma Histria nova que alargou os seus est udos a todos os aspectos da vida em sociedade. Quando queremos estudar um perodo de prosperidade ou de crise social, somos obrigados a considerar vrios dias, meses e anos. Nestes casos, tomamos como medida o tempo mdio ou tempo da conjuntura. Ex: Crise econmica dos anos 30, ascenso aos fascismos na Europa,... Para alm disto, os historiadores consideram necessrio conhecer as formas de organizao que servem de base vida do homem. A isto chama-se um fenmeno de longa durao ou Estrutura. Geralmente o tempo longo leva mais de 1 sculo. Ex: Estrutura da economia, Absolutismo, Economia capitalista,... Isto a viso tripartida de tempo histrico. Resumo:

Viso Tripartida de tempo histrico

Tempo breve

Tempo mdio ou conjuntura


De 30 a 50 anos

Tempo longo ou estrutura

Acontecimento

+ de 100 anos

Definies:
Mapas Histricos So mapas que nos indicam sempre o tempo e o espao. Perodo Histrico uma poro de tempo em que as caractersticas sociais, econmicas, polticas, etc. so comuns entre sim, e diferentes de outro perodo.

Situar no tempo e no espao:

Nascimento de Cristo

3000 a.C.

Sc. V

Sc. XV

Sc. XVIII

Idade Antiga
Pr-Histria Histria

Idade Mdia

Idade Moderna

Idade Contempornea

Aparecimento da escrita 3000 a.C. ou 4000 a.C

Queda do Queda Imprio do Romano Imprio Romano do Ocidente do Ocidente

Descobrimentos

Revoluo Industrial Revoluo Francesa

-> Sc. V a.C. -> Grcia ->poca Clssica

Sumrio/Orientao: A Grcia era um conjunto de cidades-estado3 em que as polticas eram diferentes mas a lngua e a devoo pelos deuses era igual. De todas as cidades-estado, a que se destacou foi Atenas, que foi um viveiro de cultura: Teatro, literatura, filosofia, arte do bem falar, etc. Exemplo das reas abrangentes de quatro cidades-estado.

Cidade

Cidade-estado

Grcia Antiga
A Grcia Antiga compreende no s a pennsula Balcnica (Grcia Continental) mas tambm as costas da sia Menor (Grcia Asitica ) e, entre estas duas margens, numerosas ilhas que pontuam o Mar Egeu 4 (Grcia Insular). Situa-se na rica.

Comunidade organizada, instalada num espao territorial prprio (Zona Urbana e Envolvente) 4 Mar que banha a Grcia Antiga
3

Os Gregos chamavam-se a si prprios Helenos porque julgava que eram descendentes de Hlen, filho de Deucalio e Pirra, nicos sobreviventes a um dilvio universal. A Plis (Cidade-Estado) O mundo Helnico era constitudo por uma multiplicidade de Plis, pequenas comunidades independentes organizadas em torno do ncleo urbano. A populao era, na sua maioria formada por escravos e estrangeiros aos quais no era reconhecido o estatuto de cidado. Por isso, o corpo cvico (Cidados) era muito reduzido mas, ao mesmo tempo, essencial vida da polis. S aos cidados cabia a organizao da polis. As leis que a existiam eram imprescindveis sua existncia. Estas procuravam o que justo, belo e til. A plis tinha sempre a dimenso ideal, que permitia desenvolv-la. Organizao do espao cvico Inicialmente, a acrpole5 era o centro da vida religiosa e poltica da cidade. A se situavam os templos e as residncias dos mais ricos. Mas, com o passar do templo, a acrpole foi usada apenas para o culto. Os principais templos da cidade encontravam-se nela. A vida quotidiana comeou a desenrolar-se num local mais baixo, chamado gora6 ou praa pblica. na gora que, durante a manh se realizam os mercados e tarde, os cidados renem-se para falarem sobre assuntos da plis. Em redor da gora espalham-se as casas.

Vocabulrio:
Stoas

Prticos com colunas que abrigam os habitantes de uma cidade do sol ou da chuva. Propileus Entradas monumentais da acrpole

Local mais alto de uma plis Praa pblica das cidades, localizada na sua parte mais baixa. Era o centro poltico, econmico e social da cidade, partilhando ainda com a acrpole funes religiosas.
5 6

A Democracia7 Ateniense
Antes da Democracia, reinava em Atenas o governo dos mais ricos, de modo que foi difcil estes abrirem mo do poder. Passado algum tempo, com vrios acontecimentos pelo meio, instalou-se a Democracia no sc. V a.C.

Os Direitos dos cidados: isonomia, isocracia e isegoria


O Regime Democrtico baseava-se na igualdade perante todos: Isonomia (Igualdade perante a lei), ou seja, nenhum cidado tinha privilgios na vida social pela sua riqueza ou pelo prestgio da sua famlia. As leis eram iguais para todos. Isocracia (Igualdade de acesso a cargos polticos), ou seja, todo o cidado Ateniense tinha o direito e o dever de participar na vida poltica de Atenas. As decises eram tomadas pela maioria. Isegoria (Igual direito do uso da palavra), ou seja, todos os cidados tinham o direito de dar a sua opinio nos tribunais ou em qualquer outro evento social. Clstenes (considerado o fundador da democracia ateniense) estabeleceu uma nova diviso administrativa do territrio: Fraccionou o territrio em 10 tribos8 Subdivididas em 10 Demos (100 Demos ao todo) Dos Demos, cada ano eram sorteados os cidados que deviam prestar servio aos diferentes rgos polticos da cidade. Mais tarde, Pricles (o mais destacado dos polticos atenienses) criou as mistoforias que eram um pagamento feito pelo Estado queles que exerciam funes polticas. Estas tornaram vivel o sistema da Democracia Directa pois, se no fossem remunerados, os pobres no podiam exercer funes polticas pois, se faltassem ao trabalho, no tinham dinheiro para sobreviver e por isso, com as mistoforias, os pobers nunca deixavam de receber dinheiro.

7 8

Demo = povo / cracia = Governo, o povo governa Pretendia acabar com as rivalidades entre as quatro tribos tradicionais

Democracia Directa
Na Democracia Directa, cada um se representava a si prprio, no haviam partidos polticos. Para todos poderem participar na vida poltica, o sistema de sorteio era o usado e cada cidado tinha de estar pelo menos uma vez na vida na poltica durante um ano.

O Exerccio dos poderes

As Assembleias presentes na plis eram: Eclsia / Assembleia Popular Era a base de toda a estrutura do governo. Tinhal o Poder Legislativo. Nela se exprimia a verdadeira vontade da plis. Reunia-se trs a quatro vezes por ms ao ar livre. Competia-lhe discutir a guerra ou a paz, votar as leis e qualquer outro assunto que dissesse respeito ao governo da cidade. O voto era pela mo no ar mas os cidados podiam exigir que fosse secreto. Bul / Concelho dos 500 Partilhava com a Eclsia o Poder Legislativo. Elaborava as propostas de lei para a Eclsia e os problemas, sobre os quais a Eclsia devia deliberar. Quando as sesses da Eclsia eram interrompidas, a Bul era chamada para resolver os assuntos correntes, cabendo-lhe assim a deciso. Era formada por 50 membros de cada tribo. Ningum podia ser membro da Bul mais que duas vezes na vida. Os Magistrados de Atenas eram: Arcontes Um por tribo (10 ao todo), eram escolhidos sorte e a eles cabiam as funes religiosas e judiciais. Cabia-lhes a presidncia dos tribunais.

10

Estrategos Cabiam-lhes as funes militares, ou seja, comandavam a marinha e o exrcito. A conjuntura da guerra vivida no sculo V a.C. contribuiu para que os estrategos se tornassem verdadeiros chefes de Atenas, controlando a sua poltica externa e financeira. Em Atenas, os dois tribunais eram: Arepago Formado por antigos arcontes, fora o tribunal mais importante de Atenas, apenas lhe serem destinados os julgamentos de crimes e homicdio, incndio e envenenamento e de desrespeito aos deuses da cidade. Helieu / Tribunal Popular Constitudo por 6000 juzes com mais de 30 anos, sorteados de ano a ano, 600 por tribo. Tratavam da maior parte dos delitos. Antes de cada julgamento, os juzes eram sorteados de forma a evitar corrupo. Eram estes que, no fim do julgamento, optavam pela condenao ou absolvio.

Resumo: Bul
Por Sorteio (500 cidados)

ECLSIA
Assembleia de todos os cidados

Estrategos
Por Eleio Anual (10 magistrados)

Arcontes
Por Sorteio Anual (10 Magistrados, 1 por tribo)

Arepago
Por Sorteio Anual (6000 juzes, 600 por tribo)

Helieu / Tribunal Popular


Por Sorteio Anual (6000 juzes, 600 por tribo)

Prepara os projectos de lei

Toma decises correntes

Funes Militares

Presidem aos tribunais

Exercem funes Religiosas

Verificam as leis

Crimes de homicdio, incndio e envenenamento

Questes religiosas

Julga a maior parte dos processos

Legenda: 11 Assembleias Magistrados Tribunais

A Importncia da Oratria

Era o dom da palavra que permitia convencer e brilhar em poltica. Como todos os cidados participavam na vida poltica, tinham de expor o seu ponto de vista de modo a convencerem os outros cidados.

A Proteco da Democracia
Todos os Atenienses estavam cientes que, a palavra mal usada, poderia ser um perigo para Atenas pois os polticos mais interessados nos seus prprios benefcios e no nos benefcios do bem geral, podiam us-la para manipular e enganar os juzes. Para estas demagogias 9 no acontecerem, introduziu-se a graph paranomon10 que contribua para a aprovao ou no-aprovao da Eclsia. O seu autor arriscava-se a ter de pagar uma multa ou ser condenado por ter proposto uma le i ilegal. Mas o que a Democracia receava era a tomada do poder por um s homem. Para isso, estabeleceu-se o ostracismo que consistia no seguinte: Todos os anos, na gora, os cidados reuniam-se e cada um escrevia numa placa de barro (ostrakon) o nome de um cidado que, segundo ele, achasse impedidor ao bom funcionamento democrtico . Caso se reunissem 6000 votos com o mesmo nome, o ostratizado era banido da cidade por 10 anos mas, apesar disso, no perdia os seus direitos nem os seus bens quando regressasse.

Os excludos: Mulheres, Metecos e Escravos

Significa conduo do povo. Refere-se a polticos que usam a palavra para porem o povo do seu lado, sendo mais benfico para ele do que para o interesse geral. 10 Acusao pblica contra aqueles que tinham proposto uma lei anticonstitucional.
9

12

Vida Recolhida, Trabalhos Domsticos e educao das crianas No eram donas de si prprias e no tinham bens

O casamento era a passagem de tutela do pai para o marido


Se enviuvavam, ficavam sobre a tutela do filho mais velho ou, caso no existisse, o parente masculino mais prximo

Mulheres

As Mulheres habitavam no gineceu, uma zona da casa especificamente para elas e para a educao dos filhos (masculinos at aos 7 anos)
S saam rua para uma festa (raramente) ou na companhia do marido ou com um vu a tapar-lhes o rosto e uma escrava

As compras eram tarefa Masculina Segundo Aristteles, o homem foi feito para mandar e a mulher para obedecer

Os filhos dos metecos haviam de ser sempre metecos

No podiam participar no governo, desposar uma ateniense e ter terras e casas.

Metecos

Eram obrigados a pagar o metcio (imposto) e a prestar Servio Militar Desempenhavam um papel econmico muito importante Eram a maior parte deles que davam vida ao comrcio

13

Eram quase metade da populao da tica Origem estrangeira: prisioneiros de guerra ou comprados nos mercados da sia Menor

Escravos

No tinham bens nem direitos nem famlia

Eram considerados mercadoria

Eram eles que realizavam a maior parte do trabalho

Uma Cultura aberta cidade


A cultura era o que assegurava a Unidade Grega pois, apesar do mundo grego ser fragmentado, todos veneravam os mesmos deuses. Portanto, o mundo estava dividido em duas metades: a Grega e a outra. Todos os povos no-gregos so brbaros.

O Culto cvico
Cada plis adorava o seu Deus Protector, apesar de todas adorarem os mesmos deuses. A organizao do culto ficava a cargo dos cidados, que era parte dos deveres cvicos do cidado. As despesas do culto eram suportadas pelo tesouro pblico ou pelos cidados mais ricos. Panateneias Festas em honra da Deusa Atena realizavam-se em Julho e assumiam um carcter cvico pois, ao honrarem Atena, valorizavam tambm a cidade que ela protegia.

14

De quatro em quatro anos, realizavam-se as Grandes Panateneias que atraam viajantes de toda a Grcia. Durante duas semanas, Atena era honrada com concursos musicais, danas e provas desportivas que culminavam uma enorme procisso, em que a cidade presenteava Atena com um novo pelpo11, tecido e bordado pelas donzelas das melhores famlias. As Grandes Dionisacas Festas em honra do Deus Dioniso celebravam-se em Maro. Foram as Grandes Dionisacas que deram origem ao teatro pois, em cada dionisaca eram apresentadas peas (com carcter religioso) de Drama (e mais tarde comdia) em que os vencedores eram premiados com o seu nome inscrito nos escritos importantes da cidade.

Os Jogos
Toda a Hlade adorava os mesmos Deuses e, consequentemente, haviam vrios locais sagrados e festas que eram comuns em toda a Grcia. Os santurios de Delfos, de Olmpia, de Nemeia e o de Corinto eram os mais conhecidos e foi a que comearam a haver manifestaes desportivas religiosas: os jogos. Os jogos eram uma forma de devoo tipicamente Grega. O esforo dos atletas era uma devoo aos Deuses, que escolhiam o vencedor. Os jogos smicos eram em Corinto, em honra de Posdon, o Deus do Mar, Os Nemeus eram em louvor de Hrcules e Zeus em Nemeia e os Jogos Pticos realizavam-se em Delfos. Mas os jogos que mais se destacavam eram os Jogos Olmpicos, que se realizavam em Olmpia, de quatro em quatro anos em honra do Deus Superior: Zeus. Na altura da sua realizao, faziam-se trguas nas guerras existentes entre cidades-estado. Eram as provas desportivas que atraam viajantes. Apenas os homens e os adolescentes plenamente Gregos podiam participar. Todos podiam assistir menos as mulheres casadas. O prmio dos vencedores era uma coroa de ramo de oliveira. Mas a coroa era s um smbolo, pois o que interessava era a glria de ter ganho.

11

Pea de Vesturio Feminino

15

You might also like