You are on page 1of 4

MIGUEL ARRUDA CONSULTOR DE ENGENHARIA

Nas edificaes comerciais e industriais, todos os eletrodutos sero montados livres da estrutura, presos por braadeiras nas vigas, lajes ou pilares, embutidos na alvenaria ou na camada de enchimento dos pisos. No caso de eletrodutos embutidos, ao sarem dos pisos, no devero ser rosqueados a menos de 10 cm da superfcie, de modo a permitir um eventual corte e rosqueamento. Os eletrodutos no embutidos devero ser instalados com todo o esmero, no permitindo ngulos diferentes de 45 ou 90 entre as tubulaes e elementos estruturais ou paredes, mesmo que as tubulaes passem por reas dotadas de forro.

Nas edificaes habitacionais, em locais onde no h forro falso, os eletrodutos sero embutidos nas lajes. Em locais como reas de servios, onde haja uma grande quantidade de eletrodutos reunida, ou eletrodutos com bitola de 2 ou maior, a instalao dever ser aparente. Nas paredes de banheiros , cozinhas ou qualquer rea molhada, s devero ser utilizados eletrodutos isolantes, para evitar, em caso de falha do isolamento do condutor, a colocao das paredes sob tenso. Nas edificaes comerciais ou industriais, no haver eletrodutos com dimetro inferior a (exceto os eletrodutos flexveis), nem curvas com raio de curvatura inferior a 6 vezes o dimetro externo dos mesmos. Nas edificaes habitacionais, podero ser instalados eletrodutos com dimetro mnimo de . No sero aceitas curvas de eletroduto feitas na obra, salvo se executadas com mquinas de dobrar apropriadas, de acionamento hidrulico ou eltrico. Todas as juntas de eletrodutos sero cuidadosamente tomadas com zarco.

MIGUEL ARRUDA CONSULTOR DE ENGENHARIA

Nas edificaes comerciais e industriais todos os eletrodutos sero identificados a cada 15 m, junto a cada acidente, caixa, quadros, em todas as passagens por paredes ou lajes e em todas as situaes em que a indicao mais prxima no seja visvel, com fitas plsticas nas cores: preta para instalaes eltricas, azul para telefone, verde para instalaes especiais, amarela para som e vermelha para detetores de incndio. Todos os eletrodutos sero cortados a serra ou corta-frio, perpendicularmente a seu eixo. As roscas devero ser executadas com cossinetes e machos BSP e, aps a execuo das mesmas, as extremidades sero escariadas para remoo das rebarbas. Os eletrodutos devero Ter caimento suficiente para as caixas, para evitar a acumulao de gua eventualmente infiltrada, e devero ser suportados de acordo com as tabelas abaixo e a menos de um metro de caixas de passagem, quadros e curvas.

TABELA 8.1 DISTNCIA MXIMA ENTRE ELEMENTOS DE FIXAO DE ELETRODUTOS RGIDOS METLICOS.

DIMETRO (POLEGADAS) - 1 1-1 22 MAIOR OU IGUAL A3

DISTNCIA MXIMA (METROS) 3,00 3,70 4,30 4,80 6,00

MIGUEL ARRUDA CONSULTOR DE ENGENHARIA

TABELA 8.2 DISTNCIA MXIMA ENTRE LEMENTOS DE FIXAO DE ELETRODUTOS RGIDOS ISOLANTES.

DIMETRO (MILMETROS) 16 - 32 40 - 60 75 - 85

DISTNCIA MXIMA (METROS) 0,90 1,50 1,80

Durante a execuo das instalaes, todas as extremidades livres dos eletrodutos sero obturadas com caps, no se aceitando o uso de buchas de madeira ou papel.. As ligaes dos eletrodutos s caixas de chapa maiores do que 4 x 2, sero feitas sempre com duas arruelas, interna e externamente s caixas, devidamente apertadas, e uma bucha que servir de contra porca para a arruela externa. No caso de caixas de alumnio, ser obrigatrio o uso de pasta inibidora e lubrificante na rosca. Para as caixas de chapa de 4 x 2, somente ser instalada a bucha. Toda tubulao metlica dever ser instalada de modo a se garantir a continuidade eltrica da mesma e dever ser ligada terra. Nas instalaes onde sejam usados eletrodutos isolantes (de PVC), ser instalado o fio terra interligando todas as caixas.

10

11

MIGUEL ARRUDA CONSULTOR DE ENGENHARIA 12 Os eletrodutos (quando correrem em feixes), os perfilados e os Buysways devero ser identificados em todos os acidentes, com marcao a tinta esmalte de acordo com as codificaes do projeto. Os eletrodutos flexveis no podero sofrer emendas e devero Ter raio de curvatura de, no mnimo, 12 vezes o seu dimetro externo. Os eletrodutos embutidos em concreto armado devem ser colocados de modo a evitar sua deformao durante a concretagem, devendo ainda ser fechadas as caixas e bocas dos eletrodutos com peas apropriadas para impedir a entrada de argamassa ou nata de concreto durante a concretagem. Nas juntas de dilatao, os eletrodutos rgidos devem ser seccionados, devendo ser mantidas as caractersticas necessrias sua utilizao (por exemplo, no caso de eletrodutos metlicos, a continuidade eltrica deve ser sempre mantida). Os condutores somente devem ser enfiados, depois de estar completamente terminada a rede de eletrodutos e concludos todos os servios de construo que os possam danificar. A enfiao s deve ser iniciada aps a tubulao ser perfeitamente limpa. Para facilitar a enfiao dos condutores, podem ser utilizados: a) Guias de puxamento que, entretanto, s podem ser introduzidas no momento da enfiao dos condutores e no durante a execuo das tubulaes: b) Talco, parafina e outros lubrificantes que no prejudiquem a isolao dos condutores. 18 19 S so admitidos em instalao aparente, eletrodutos que no propaguem a chama. quando os eletrodutos forem enterrados diretamente no solo (jardins, ruas e etc), devero atender s seguintes normas de segurana: Eletrodutos de ao galvanizado: devero ter em toda a sua extenso uma proteo de placas de concreto de 50 cm x 30 cm, com 2,0 cm de espessura, enterradas 15 cm, no mnimo, acima de sua geratriz superior (Eletrodutos isolantes rgidos de PVC devero ser embutidos em envelope de concreto, com espessura mnima de 2,0 cm).

13 14

15

16

17

You might also like