You are on page 1of 4

Camilo Ernesto Subenko Olalla

Psicologia 1 Semestre C

Psicologia do Luto

Curso: Psicologia Disciplina: Prticas Profissionais Professora: Reni Rutkowski Silva

Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL


SO PAULO - 2011 Histrico Elisabeth Kbler-Ross foi uma sua pioneira nos estudos sobre a morte e o luto. O Modelo de Kbler-Ross prope uma descrio de cinco estgios discretos pelo qual as pessoas passam ao lidar com a perda, o luto e a tragdia. Segundo esse modelo, pacientes com doenas terminais passam por esses estgios. O modelo foi proposto por Elisabeth Kbler-Ross em seu livro On Death and Dying, publicado em 1969. Os estgios se popularizaram e so conhecidos como Os Cinco Estgios do Luto (ou da Dor da Morte, ou da Perspectiva da Morte). Os estgios so: 1. Negao e Isolamento: "Isso no pode estar acontecendo." 2. Clera (Raiva): "Por que eu? No justo." 3. Negociao: "Me deixe viver apenas at meus filhos crescerem." 4. Depresso: "Estou to triste. Por que se preocupar com qualquer coisa?" 5. Aceitao: "Tudo vai acabar bem." Aplicabilidade Kbler-Ross originalmente aplicou estes estgios para qualquer forma de perda pessoal catastrfica, desde a morte de um ente querido e at o divrcio. Tambm alega que estes estgios nem sempre ocorrem nesta ordem, nem so todos experimentados por todos os pacientes, mas afirmou que uma pessoa sempre apresentar pelo menos dois. Outros notaram que qualquer mudana pessoal significativa pode levar a estes estgios. Por exemplo, advogados criminalistas de defesa experientes esto cientes de que rus que esto enfrentando a possibilidade de punies severas com pouca possibilidade de evit-las freqentemente experimentam estes estgios, sendo desejvel que atinjam o estgio de aceitao antes de se declararem culpados.

Psicologia do luto no Brasil Nos estudos sobre psicologia do luto, a pioneira no Brasil Maria Helena Pereira Franco, docente da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP), criadora do Laboratrio de Estudos sobre o Luto. Fundado em 1996, o laboratrio funciona como centro pesquisas e aperfeioamento profissional especializado na questo das perdas e do luto. O atendimento envolve processos de adoo, psicoterapia individual e familiar para crianas, adolescentes e adultos enlutados, distrbios psicossomticos decorrentes do luto. Abordagens De modo geral, pesquisas brasileiras sobre psicologia da morte surgiram nas reas da Psicologia do desenvolvimento, da Psicologia Social Clnica e da Psicologia Social Institucional, com repercusses variadas na prtica clnica. Inicialmente os temas mais investigados eram: suicdio e outros comportamentos autodestrutivos; Atitudes diante da morte em vista do desenvolvimento cognitivo e emocional; paciente terminal e processos de luto, perda e de tristeza diante da morte. Objetivo Os centros de interesse desta linha de pesquisa so: representaes e atitudes frente morte; conceito e vivncias de morte em crianas, adolescentes, adultos e idosos; experincias de dor, de perdas e de luto; paciente terminal e conscientizao da morte; programas de apoio psicolgico na rea de Psicooncologia. A funo educacional decorre da influncia dos atuais movimentos de conscientizao da morte, na elaborao de programas de apoio psicolgico a pessoas em confronto com ela. Dica: O livro a Arte de Morrer (Volume I e II) publicado este ano, organizado pelo Dr. Franklin Santana Santos com parceria da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, se consagra entre outras coisas por ser o maior livro sobre Tanatologia do mundo. Ele abrange as mais variadas discusses sobre a morte que inclu perspectivas mdicas, psicolgicas, psicanalticas, filosficas, literrias, miditicas, sociolgicas, teolgicas, entre outras.

Bibliografias http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_Kbler-Ross VERDADE, Marisa Moura. Ecologia mental da morte: A troca simblica da alma com a morte. So Paulo: Editora Casa do Psiclogo, 2006.

You might also like