You are on page 1of 16

51

Multiculturalismo e educao: em defesa da diversidade cultural


Maria Jos Albuquerque da Silva e Maria Rejane Lima Brandim

Resumo
O texto discute a temtica do multiculturalismo como movimento terico e como prtica social que contesta preconceitos e discriminaes a indivduos e grupos culturais historicamente submetidos a processos de rejeio ou silenciamento por sua condio de pertencimento identitrio distinto dos padres definidos como vlidos e aceitveis, seja no espao escolar ou no contexto social mais amplo. O argumento central o de que pensar e viver no mundo atual passa pelo reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerncia recproca, concebendo as diferenas culturais no como sinnimo de inferioridade ou desigualdade, mas equivalente a plural e diverso. Desta feita, prope-se situar o cenrio histrico do mundo atual, bem como o multiculturalismo e suas origens, seus significados e concepes tericas, como forma de evidenciar o sentido polticocultural de se educar as atuais e as novas geraes a partir de uma viso multicultural crtica, que leve em conta, no processo formativo dos sujeitos, a necessidade e importncia de se reconhecer, valorizar e acolher identidades plurais sem representar ameaas ou quaisquer formas de naturalizao do preconceito e desrespeito vida humana, independente de sexo, cor, gnero, credo, etnia, nacionalidade. Buscase, com isso, superar mecanismos discriminatrios ou silenciadores da diversidade cultural, em nome de uma sociedade baseada na justia social. Palavras-chave: Multiculturalismo; Educao; Diversidade cultural.

Abstract
The text discuss the multiculturalism theme as a theoretical movement and social practice that contest discrimination and prejudice related to particular persons and cultural groups historically subordinated to a rejection process or silenced by its sameness appertain condition discriminating of the standards defined as valid and acceptable on a Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

52
school environment or in a ample social context. The central argument is that to think and to live is this world goes by acknowledgment of plurality and diversity of human being and cultures as a base of respect and reciprocal tolerance, conceiving cultural differences not only as a synonym of inequality and inferiority but as a diverse and plural equivalent. This way, it is proposed to situate the worlds present historical scene as well as multiculturalism and its origins, meanings and theoretical conceptions as a way of put in evidence the politiccultural meaning of teach the present and new generations of subjects beginning with a critical multicultural vision that take into account the subject formative process and the importance and need to recognize, to valorize and to receive the plural identities without threats or any way of neutralization of prejudice and human being disrespect, not related to gender, color, genre, creed, ethnic group or nationality. So it is searched to overcome the discriminatory mechanisms or cultural diversity silencers, by the name of a society based on social justice. Keywords: Multiculturalism; Education; Cultural diversity.

O CENRIO HISTRICO ATUAL: GLOBALIZAO E NEOLIBERALISMO


ensar sobre multiculturalismo e educao pressupe analisar concepes e experincias pedaggicas baseadas nesse movimento terico que se inicia em meados do sculo XX nos Estados Unidos e que se difunde no mundo ocidental como forma de enfrentamento dos conflitos gerados em funo das questes econmicas, polticas, e, mormente, tnicoculturais, na tentativa de combater discriminaes e preconceitos, haja vista as dificuldades de indivduos e grupos de acolher e conviver com a pluralidade e as diferenas culturais. Sobre isso Valente (1999: 63) argumenta: Aceitar as diferenas e enriquecerse com elas continua a ser um problema que hoje ningum sabe resolver porque supe o reconhecimento da alteridade (...). Diante dessa circunstncia, considera-se relevante situar a realidade scio-histrica e cultural atual, marcada pelos processos de reestruturao produtiva do sistema capitalista em escala mundial, que resulta na chamada universalizao do capital, bem como marcada pelo crescimento dos intercmbios culturais, que evidenciam diferenas e acirram conflitos, despertando cada vez mais os sujeitos e os grupos alvos de discriminao para lutar em defesa das formas plurais e diversas de ser e de viver.
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

53
Economicamente, esse novo momento histrico representado pela chamada globalizao econmica que, em sntese, refere-se internacionalizao do capital, tendo por base a produo, distribuio e consumo de bens e servios, organizados a partir de uma estratgia mundial e voltados para um mercado mundial, visando atender, de forma padronizada, o gosto de consumidores em todos os recantos do planeta. Salienta-se com isso, o carter opressivo da globalizao em relao s identidades culturais diversas, sobretudo quando se leva em conta que globalizar pode significar homogeneizar, diluindo identidades e apagando as marcas das culturas ditas inferiores (FLEURI, 2003). Politicamente, prevalece o iderio neoliberal centrado na crtica ao papel do Estado na economia, que prope a reduo drstica de sua interveno socioeconmica para eliminar garantias trabalhistas e revogar direitos sociais visando desmobilizar os trabalhadores e suas conquistas histricas, e, ao mesmo tempo, desmontar a mquina pblica e reformar o Estado Benfeitor (Welfare State) a fim de fortalecer os empresrios, seus negcios lucrativos, a liberdade de mercado e o livre comrcio em todas as esferas da vida privada. Culturalmente, com o vertiginoso avano da tecnologia, media, informtica e a diluio de fronteiras geogrficas, tem-se acelerado o intercmbio cultural. O mundo assume, definitivamente, as feies e as marcas da multiculturalidade, da diversidade cultural, fazendo-nos crer que estamos condenados a pensar a unidade humana na base de sua diversidade cultural e nos desafiando a desenvolver a capacidade de conviver com as diferenas.

OS INTERCMBIOS CULTURAIS E AS DIFICULDADES DE CONVIVER COM O OUTRO


Pressupondo que no h como refrear a suposta homogeneidade cultural pseudoconstruda ao longo do desenvolvimento da humanidade pelos diversos grupos tnicoculturais, e, haja vista que a heterogeneidade tem-se constitudo na marca predominante da sociedade contempornea, h que se reconhecer que muitas so as dificuldades que se anunciam perante essa realidade irrevogvel e irreversvel. Olhando sob esse ngulo, um dos obstculos que se interpe na busca da convivncia pacfica e tolerante relaciona-se viso de que, no raro, a diferena associada inferioridade e desigualdade, e o outro - que diferente porque diverso e plural - torna-se inferior
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

54
e passa a representar uma ameaa aos padres euroamericanos de ser e de viver. Tais padres, assentados nas culturas ocidentais brancas, letradas, masculinas, heterossexuais e crists, esto arraigados no imaginrio social e naturalizados cotidianamente nos diversos espaos de convivncia humana, afetando tanto os chamados grupos minoritrios quanto os pertencentes s esferas hegemnicas. Ademais, so padres culturais definidos arbitrariamente e impostos de modo sutil ou arrogante e hostil, peculiar das culturas e identidades autoproclamadas superiores, o que contribui para reforar e difundir a chamada ideologia do branqueamento, segundo a qual os grupos ocidentais brancos se dizem mais capazes e melhores que os demais existentes, tornandoos alvos de excluso, discriminao, preconceito etc. Salienta-se que a ideologia do branqueamento est centrada numa viso etnocntrica de mundo, isto , na cultura do prprio grupo como a nica aceitvel e correta, conforme as imagens projetadas de si mesmo e reproduzidas como uma espcie de narcisismo coletivo anestesiante, afetando a vivncia social de todos os grupos culturais, sejam os ditos superiores ou inferiores. Por conta disso, torna-se difcil, muitas vezes, situar quem quem no jogo das diferenas, nas relaes de poder desiguais, isto , quem se posiciona na condio de dominante ou de dominado, uma vez que em todos os grupos culturais h aqueles que so a, um s tempo, discriminados e discriminadores, vtimas e algozes. Podemos mencionar, a ttulo de exemplificao, o caso de um sujeito negro que discriminado por outro branco, mas, maltrata a mulher em casa; ou um praticante do candombl que alvo de preconceito dos catlicos, porm, combate com veemncia os evanglicos ou a unio estvel entre pessoas do mesmo sexo; ou mesmo o caso de um gay ou lsbica que sofre na pele o preconceito pela sua condio sexual, mas no deixa de assumir posio racista diante de uma pessoa negra etc. Outro entrave convivncia plural que temos caminhado a passos lentos no sentido de acolher a diversidade cultural, sobretudo quando se considera a rapidez com que assumimos prticas preconceituosas, racistas, estereotipadas ou xenofbicas diante do outro. E, o mais importante, apesar das conquistas alcanadas em todos os pases do mundo ocidental, tais como o Brasil, as aes efetivas tm sido tmidas na maioria das instituies formadoras (incluindo as escolas e universidades) com vistas a uma educao multicultural capaz de ensinar e aprender a lidar com prticas discriminatrias. Quando muito, sobressai-se a retrica vazia de sentido poltico, sem grandes repercusses concretas.
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

55
Em funo dessa realidade, a educao em geral e, mais especificamente, a escola e os professores so encarados como esperana de futuro, sendo pressionados a repensar o seu papel diante das transformaes em curso, as quais demandam novos saberes, novas competncias, um novo jeito de pensar e de agir, enfim, um novo perfil de formao do cidado. O desafio maior tem sido a busca de solues para os problemas e impasses sociais causados pela lgica do mercado como o deus social soberano, para quem os seres humanos e as suas necessidades so secundarizadas em relao ao capital. Tendo em vista, portanto, de um lado, que nas sociedades contemporneas ocidentais as lutas pelo poder no se desenrolam somente no espao poltico e econmico, porm, ampliam-se para o terreno cultural, e, de outro, que o cenrio de interdependncia global e de intercmbios culturais contribui para promover discriminaes, racismos, xenofobias, extremismos religiosos, excluso social, econmica e tnica etc., atingindo sobremaneira os grupos economicamente mais fragilizados, vai se tornando urgente e inadivel a mobilizao de esforos no sentido de solucionar e combater a opresso ou, em ltima instncia, aliviar as tenses, conter a propagao dos racismos, bem como reafirmar os direitos humanos, garantindo o direito pluralidade e s diferenas culturais, a fim de evitar abalos mais profundos nos alicerces da ordem vigente. Em face das rpidas mudanas, profundas contradies e incertezas que colocam em xeque a prpria existncia humana na terra, demandando o seu enfrentamento em escala mundial, as agncias internacionais como a Organizao das Naes Unidas (ONU) via Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) e Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF) e o Banco Mundial se encarregam de mobilizar os pases-membros em torno da discusso sobre educao, tolerncia e respeito diversidade cultural, haja vista o problema representar uma ameaa a todos, indistintamente (dominados e dominantes, pobres e ricos, negros e brancos, mulheres e homens), independente de classe ou grupo social. Para isso, traam metas, definem propostas e promovem eventos (fruns e conferncias), a fim de manter sob controle os antagonismos sociais e culturais. Por meio desses eventos estimulam os Estados-Nao, dentre eles o Brasil, assumir o compromisso de reformular os discursos e implementar reformas nos sistemas educacionais e curriculares oficiais, articulando princpios da ideologia neoliberal e, contraditoriamente, de educao para a tolerncia, cultura da
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

56
paz e respeito s diferenas culturais entre povos, etnias, naes (LOPES, 1999). Nesse sentido, levar em conta a pluralidade cultural no mbito da educao implica pensar formas de reconhecer, valorizar e incorporar as identidades plurais em polticas e prticas curriculares. Significa, ainda, refletir sobre mecanismos discriminatrios que tanto negam voz a diferentes identidades culturais, silenciando manifestaes e conflitos culturais, bem como buscando homogeneza-las numa perspectiva monocultural. Tais reflexes constituem o alicerce para se situar o multiculturalismo no terreno educacional. Porm, o que o multiculturalismo? Quais as suas origens histricas? De que multiculturalismo se fala ou, melhor, quais as concepes tericas existentes? Quais as vertentes mais conhecidas? Veremos esses assuntos a seguir.

ORIGENS DO MULTICULTURALISMO COMO MOVIMENTO TERICO E COMO PRTICA SOCIAL


O multiculturalismo emerge em territrio estadunidense no apenas como movimento social em defesa das lutas dos grupos culturais negros e outras minorias, mas tambm, como abordagem curricular contrria a toda forma de preconceito e discriminao no espao escolar. Inicialmente, constitui-se desvinculado dos sistemas de ensino, incorporado na sua maioria pelos movimentos sociais, especialmente os grupos culturais negros. O eixo orientador do movimento o combate ao racismo e as lutas por direitos civis. Gonalves e Silva (1998) situam o incio do movimento no final do sculo XIX, com as lutas dos afro-descendentes, que buscavam a igualdade de exerccio dos direitos civis e o combate discriminao racial no Pas. Os precursores do multiculturalismo foram professores doutores afro-americanos, docentes universitrios na rea dos Estudos Sociais que trouxeram, por meio de suas obras, questes sociais, polticas e culturais de interesse para os afrodescendentes. Entre esses estudiosos destacam-se George W. Williams, Carter G. Woodson, W. E. B. Dubois, Charles H. Wesley, St. Claire Drake. Baseando-se em argumentos cientficos procuravam preparar as populaes segregadas para exigir igualdade de direitos,
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

57
estimulando a auto-estima desses grupos e apoiando o debate intelectual sobre questes relativas discriminao e excluso social. Para Gonalves e Silva (1998), os trabalhos acadmicos desses estudiosos, embora ignorados pela sociedade em geral, foram divulgados em escolas, igrejas e associaes afro-estadunidenses, consistindo em pesquisas histrico-sociais e em elaborao de materiais didticos e novas metodologias para os diversos nveis de ensino, fundamentados em um novo conhecimento da histria dos negros. Partindo da reflexo desses precursores, novos estudos sero realizados ao longo do sculo XX, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e prticas pedaggicas, que insistem na idia de se repensar a educao em uma perspectiva multicultural. Analisando a adeso da universidade ao movimento multiculturalista, Gonalves e Silva (1998) comentam que os primeiros programas e departamentos de Black Studies so criados em 1968 na San Francisco State University. No ano seguinte, outras universidades como Harvard, Yale e Columbia, cedendo s presses do movimento estudantil, incluem em seus quadros curriculares esta nova rea de estudos. Os Black Studies, ao se preocuparem com as relaes entre os diversos grupos sociais a partir da histria e da cultura dos afro-descendentes, ajudam a reconstruir a histria dos negros e da humanidade, permitindo a essas comunidades compartilhar dos conhecimentos produzidos e veiculados em sociedade. Todas essas mudanas contriburam para amenizar o chamado dilema racial na dcada de 70 nos Estados Unidos, sobretudo entre a juventude negra. Para Glazer (citado por GONALVES E SILVA, 1998: 34), se antes, eles estavam preocupados na integrao, ignorando sua prpria cultura e sua histria, porque queriam ser exatamente como os brancos; hoje, eles se debruam sobre a prpria herana, buscando dialogar com o seu passado, para descobrir a prpria identidade. A partir dos anos 70, h um relativo avano nas lutas multiculturalistas, proporo que os Estados Unidos instituem, custa das presses populares, polticas pblicas em todas as esferas de poder pblico (federal, estadual e municipal), visando garantir igualdade de oportunidades educacionais, de integrao e justia social a grupos culturais diversos, tais como os no-brancos, do sexo feminino, deficientes, alunos de baixa renda etc. Nos anos 80 e, especialmente, nos anos 90, so fortalecidos os estudos sobre o multiculturalismo em decorrncia da ampliao da
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

58
influncia ps-moderna no discurso curricular, que valoriza a mistura e o hibridismo de culturas, a pluralidade e as diferenas culturais. A celebrao da diferena se constitui uma de suas idias bsicas. nessa poca tambm que se acentuam os estudos relacionando cultura/ educao escolar nas sociedades contemporneas. Moreira (1999), ciente de que a base da dinmica social vigente a opresso econmica e social, ressalta a crescente importncia da questo cultural no mundo contemporneo. A cultura vista como esfera de lutas e de relaes de poder desiguais, constituindo-se na fonte fundamental de conflitos mundiais no cenrio atual. Tais conflitos se originam das divergncias de interesses entre diferentes grupos e das tentativas de imposio dos significados de determinados grupos em relao a outros, com o objetivo de exercer a hegemonia cultural. Esse cenrio de abordagem sobre o multiculturalismo, iniciada nos Estados Unidos vai ultrapassando territrios e fronteiras, chegando tambm ao Brasil. Assim como nos Estados Unidos, o multiculturalismo no Pas nasce nas primeiras dcadas do sculo XX sob a iniciativa dos movimentos negros. Mas, diferentemente do que ocorreu em territrio norte-americano, os debates no contaram inicialmente com a adeso das universidades, o que vem a ocorrer somente a partir dos anos 80 e, sobretudo, dos anos 90 em diante. Convm destacar que as lutas e os protestos culturais de grupos afro-brasileiros s conseguiram ampliar as alianas a partir dos anos 50, ocasionados por fatores tais como: 1) o fim do isolamento dos movimentos brasileiros em relao aos movimentos de libertao racial em outros pases. Os congressos e conferncias pan-africanos iro possibilitar trocas de informaes visando conscientizao do valor da cultura negra e a libertao do complexo de inferioridade em relao s culturas brancas; 2) a criao de organizaes de reivindicao do movimento negro no Pas, a exemplo da Associao dos Negros Brasileiros (ANB), Conveno Nacional do Negro Brasileiro (CNNB), Unio Nacional dos Homens de Cor (UNHC), a criao do Teatro Experimental Negro (TEN); 3) a atuao de organizaes internacionais, como a ONU. A propsito, a ONU e suas agncias especializadas, sobretudo a UNESCO, impulsionaro os pases-membros a elaborar garantias jurdico-institucionais para proteger as vidas de grupos culturalmente dominados. Malgrado os interesses subjacentes a esses organismos internacionais na tentativa de assegurar o controle da poltica mundial, existe um aspecto a ser destacado: ao financiar pesquisas visando
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

59
evitar a propagao do racismo no mundo acabam contribuindo para desmistificar sociedades supostamente democrticas. o caso do Brasil, acostumado a representar-se com a imagem de paraso racial, de harmoniosa convivncia inter-racial, quando na verdade sempre escondeu ou omitiu as dores e sofrimentos de grupos culturais como os negros e indgenas, vtimas da misria e da opresso branca. J na dcada de 80, com a redemocratizao poltica cresce o interesse pelo enfoque multiculturalista na educao e no currculo das escolas. Alm da influncia exercida pelas teorias criticas e ps-crticas, as prprias organizaes internacionais de defesa dos direitos humanos firmam o compromisso de promover uma educao para a cidadania baseada no respeito diversidade cultural, visando superao das discriminaes e do preconceito. Candau (1997) menciona a Conferncia Mundial sobre Polticas Culturais, promovida pela UNESCO em 1982, no Mxico, cujo papel o de contribuir para a aproximao entre os povos e uma melhor compreenso entre as pessoas. Nos Parmetros Curriculares Nacionais PCN - (BRASIL, 1997) consta que, no plano internacional, o Brasil tem participado de eventos importantes, como a Conferncia Mundial de Educao para Todos, realizada em Jomtien, na Tailndia, em 1990, convocada por organizaes como UNESCO, UNICEF e Banco Mundial. O Pas tambm signatrio da Declarao de Nova Delhi - assinada pelos nove pases em desenvolvimento de maior contingente populacional - em que se reconhece a educao como instrumento proeminente de promoo dos valores humanos universais, da qualidade dos recursos humanos e do respeito pela diversidade cultural. Na viso do discurso oficial, a educao para a cidadania implica a capacidade de convivncia com a cultura do outro. Ao incluir a Pluralidade Cultural como Tema Transversal os Parmetros (BRASIL, 1998) avanam um passo importante em prol de uma proposta educacional e curricular multiculturalista, na medida em que reconhece o valor da pluralidade e a diversidade cultural, bem como a necessidade da formar para a cidadania com base no respeito s diferenas. Todavia, apoiando-nos em vrios estudos (MOREIRA, 1996, 1998; CANDAU; 1997; LOPES, 1999) defendemos o argumento que no basta propor nos PCN a importncia da convivncia pacfica entre grupos culturais plurais e diversos. A sensibilidade para o outro no acontece por meio de propostas impostas. Em termos de educao multicultural isso requer a corporificao no currculo daquilo que Connel (1998) chama de justia curricular, fundamentada em trs
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

60
princpios: 1) os interesses dos grupos em desvantagem, sem que isso venha a constituir guetos curriculares; 2) a participao e a escolarizao resultam comuns, o que implica efetivar a democracia como um processo coletivo de tomada de decises; 3) a produo de igualdade, em que a cidadania participante e os critrios contrahegemnicos so vistos como elementos de um mesmo processo histrico. Tratando sobre os estudos multiculturais nas instituies universitrias Candau (1997) reafirma o crescimento, nos ltimos anos, de encontros, seminrios e congressos abordando temas relativos globalizao, pluralismo cultural, identidades sociais e culturais etc. O marco para o incio dos debates nos foros educacionais universitrios deu-se numa das reunies anuais da ANPEd. Ela relata que, (...) em 1995, pela primeira vez, foi realizada uma sesso especial sobre o tema multiculturalismo e universidade. Os participantes fomos testemunhas das reticncias e reservas que o tema suscitou no debate (Ibid.: 241). Gonalves e Silva (1998) revelam que, embora desde o final dos anos 80 algumas universidades brasileiras venham realizando abordagens curriculares numa perspectiva multiculturalista, nos anos 90 que ocorre um crescimento da produo acadmica, visando ao aprofundamento da temtica. Destacam, ainda, vrios estudos promovidos nos programas de ps-graduao em Educao, enfocando questes tais como: educao e gnero, educao e diversidade, educao e relaes raciais, educao indgena. Tais estudos vm conquistando maior adeso nos anos iniciais do sculo XXI, conforme se pode confirmar na literatura educacional disponvel sobre o assunto, inclusive em sites eletrnicos na internet. Mas, e quanto s concepes e posies de multiculturalismo existentes? Bem, sobre isso falaremos a seguir.

CONCEPES TERICAS DO MULTICULTURALISMO


Assim como Kincheloe e Steinberg (citados por MOREIRA, 1999) acreditamos que no se pode falar em multiculturalismo sem se especificar com clareza o sentido atribudo ao termo bem como as concepes tericas que o fundamentam. Para comear, o multiculturalismo uma estratgia poltica de reconhecimento e representao da diversidade cultural, no podendo ser concebido dissociado dos contextos das lutas dos grupos culturalmente oprimidos. Politicamente, o movimento
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

61
reflete sobre a necessidade de redefinir conceitos como cidadania e democracia, relacionando-os afirmao e representao poltica das identidades culturais subordinadas. Como corpo terico questiona os conhecimentos produzidos e transmitidos pelas instituies escolares, evidenciando etnocentrismos e esteretipos criados pelos grupos sociais dominantes, silenciadores de outras vises de mundo. Busca, ainda, construir e conquistar espaos para que essas vozes se manifestem, recuperando histrias e desafiando a lgica dos discursos culturais hegemnicos. Os estudos sobre os fenmenos culturais partem da necessidade de compreenso dos mecanismos de poder que regulam e autorizam certos discursos e outros no, contribuindo para fortalecer certas identidades culturais em detrimento de outras. A abordagem culturalista contempornea teve incio com Hoggart, Williams e Thompson, no final dos anos 50 e incio dos anos 60. Conhecida como Estudos Culturais, essa rea se firma por meio do Centro de Estudos Culturais Contemporneos, fundado em 1964 por Hoggart, e ligado ao Departamento de Lngua Inglesa da Universidade de Birmingham na Inglaterra. As pesquisas do Centro preocupam-se com o papel dos media na formao do consenso e do conformismo poltico. Stuart Hall participa da formao dessa rea incentivando o desenvolvimento de estudos etnogrficos, anlises dos meios massivos e a investigao de prticas de resistncia dentro de subculturas. Essa rea, apoiada na Sociologia e na Antropologia, rene as contribuies de tericos marxistas, tais como Althusser (conceito de ideologia) e Gramsci (conceito de hegemonia). Posteriormente, passa a englobar os estudos feministas, o ps-estruturalismo e o ps-modernismo, com base em tericos como Michel Foucault e Henri Giroux. Os estudos culturais hoje uma rea reconhecida e praticada, constituindo-se em fenmeno internacional, com adeptos em pases como Estados Unidos, Austrlia, Canad, na frica e na Amrica Latina. Esse campo de saber focaliza as estratgias e polticas de formao de identidades sociais, as dinmicas de funcionamento do cinema, televiso e revistas populares, os estudos sobre a mulher e a teoria de raa e gnero, as noes de subjetividade, poltica, gnero e desejo, alm de estudos afro-americanos, latinos, e de culturas indgenas. A abordagem culturalista estuda a linguagem e o poder, particularmente, em termos de como a linguagem usada para moldar identidades sociais e assegurar formas especficas de autoridade. Na viso de Silva (1999) os Estudos Culturais se diferenciam das disciplinas tradicionais pelo seu envolvimento explicitamente
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

62
poltico, sem qualquer pretenso de neutralidade ou imparcialidade, tomando claramente o partido dos grupos em desvantagem nas relaes de poder. O multiculturalismo se destaca como uma das preocupaes dos Estudos Culturais. A multiplicidade de culturas e a pluralidade de identidades, em face de relaes de poder assimtricas, geram a necessidade de questionar e desafiar prticas silenciadoras de identidades culturais. Particularmente, as questes de racismos, machismos, preconceitos e discriminaes, to importantes para a escola e o currculo, s podem ser analisadas produtivamente sob uma perspectiva que leve em conta as contribuies dos Estudos Culturais. No Brasil vem aumentando o interesse pela abordagem culturalista e multiculturalista, na medida em que as orientaes e reformulaes por que passam o sistema educacional e a reviso terica sobre essas questes apontam para uma concepo escolar que considere o carter pluritnico e pluricultural da sociedade.

POSIES OU VERTENTES DO MULTICULTURALISMO


O multiculturalismo tem se constitudo num movimento de afirmao e resistncia de identidades culturais plurais, situando-se na dinmica dos acontecimentos mundiais a partir de movimentos como a virada cultural e os Estudos Culturais. Ao longo de sua constituio terica, tem sido analisado de formas diferentes, resultando em mltiplas tentativas de mapeamento do campo cultural, por meio do qual a diferena tanto construda como negada. Para evidenciar as posies multiculturalistas existentes nos reportamos obra de Peter McLaren, Multiculturalismo crtico (1997), referncia e marco histrico da questo. O seu esquema indica quatro vertentes: conservadora ou empresarial, humanista liberal, liberal de esquerda, crtica e de resistncia. Em linhas gerais, a vertente conservadora ou empresarial sustenta a idia de que o dficit cultural dos grupos no-brancos pode ser superado com a ajuda dos grupos culturais brancos, em prol de uma cultura comum, padronizada. Tal postura acaba contribuindo para a desmobilizao dos grupos dominados, em suas lutas pela afirmao do seu capital cultural. A vertente humanista liberal por ingenuidade ou idealismo ressalta a existncia de uma igualdade natural entre as diversas etnias, sem se preocupar
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

63
em evidenciar a falta de oportunidades iguais em termos sociais e educacionais. A vertente liberal de esquerda a favor da pluralidade cultural, acreditando que a igualdade racial contribui para camuflar a diversidade. Acusada de fazer uma anlise superficial da pluralidade, essa vertente pouco contribui para transformar as relaes de dominao. Quanto vertente crtica e de resistncia, trata a questo da diferena a partir da dimenso poltica, considerandoa sempre como resultado da histria, da cultura, do poder e da ideologia. Por isso, a pluralidade s adquire significado quando est inserida numa poltica de crtica comprometida com a justia e a transformao social. Para esta ltima vertente, o multiculturalismo crtico, a linguagem e as representaes (raa, classe ou gnero) assumem um papel central na construo da identidade e do significado. As representaes so compreendidas como frutos de lutas histricas e sociais mais amplas sobre signos e significados, sendo estes definidos mediante as transformaes nas relaes sociais, culturais e institucionais, no interior das quais os significados so gerados. A grande meta a ser atingida a eqidade, com base no acesso e permanncia escolar de todas as crianas e jovens, independentemente das diferenas tnicas, sexuais, religiosas etc. Alm disso, visa preparar a todos para uma convivncia plural e diversa. Os estudos sobre multiculturalismo desenvolvidos por McLaren provocaram impacto em autores/as crticos/as em solo europeu, norte-americano e latino-americano, incluindo o Brasil, contribuindo para impulsionar mudanas no campo educacional e curricular desses pases. Assim, outros problemas passaram a modelar as diretrizes curriculares, com anlises sobre as possibilidades de redefinio investigativa do campo, antes orientadas por perspectivas mais tradicionais e tecnocrticas.

CONSIDERAES FINAIS
Ao longo das ltimas quatro dcadas, o multiculturalismo como movimento terico e social engajado na defesa da diversidade cultural vem tomando espao nas discusses sobre a educao, dentro de perspectivas e vertentes as mais diversas, levando em conta que o sentido dessas discusses e suas sadas dependem, necessariamente, de uma viso global e articulada, capaz de integrar todos esses aspectos ao mesmo tempo, polticos, econmicos, sociais, culturais e educacionais.
Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

64
Tal movimento nos ensina que conceber e conviver com as diferenas requer o reconhecimento de que existem indivduos e grupos distintos entre si, mas que no se anulam ou se excluem em termos de direitos iguais e de oportunidades correlatas que garantam a afirmao de suas identidades e da existncia com dignidade humana. Entendemos, portanto, que as propostas associando multiculturalismo e educao devem se situar em um contexto mais amplo do que as urgncias polticas tm imposto, pois, ao contrrio de propiciar uma formao adequada, pode-se simplesmente, privilegiar uma formao sem nenhum compromisso poltico, social e cultural com a diversidade. Dessa forma, importante estar ciente que, se a educao no Pas continuar negligenciando e/ou desprezando a multiculturalidade como condio de vida na sociedade a qual a escola faz parte, toda e qualquer formao corre o srio risco de continuar sem dar conta das demandas e exigncias sociais, bem como de no cumprir o papel de formar sujeitos histricos, ativos, criativos e interessados na emancipao humana como finalidade ltima de todo processo formativo. Apoiando-nos em McLaren (1997) defendemos o multiculturalismo crtico, para quem as diferenas no tm um fim em si, mas situam-se num contexto de lutas por mudana social, contrapondo-se ao iderio neoliberal e globalizao econmica e cultural vigente, como expresses legtimas do modelo capitalista opressor. O multiculturalismo crtico levanta a bandeira da pluralidade de identidades culturais, a heterogeneidade como marca de cada grupo e ope-se padronizao e uniformizao definidas e impostas pelos grupos dominantes. Celebrar o direito diferena nas relaes sociais como forma de assegurar a convivncia pacfica e tolerante entre os indivduos caracteriza o compromisso com a democracia e a justia social, em meio s relaes de poder em que tais diferenas so construdas. Conceber, enfim, o multiculturalismo numa perspectiva crtica e de resistncia pode contribuir para desencadear e fortalecer aes articuladas a uma prtica social cotidiana em defesa da diversidade cultural, da vida humana, acima de qualquer forma discriminatria, preconceituosa ou excludente.

Referncias Bibliogrficas
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAO FUNDAMENTAL. Parmetros curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural e Orientao Sexual. Braslia: MEC/SEF, Vol. 10, 1997.

Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

65
CANDAU, V. M. Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formao de professores. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistrio: construo cotidiana. Petrpolis: Vozes, 1997. CONNEL, R. W. Justia, conhecimento e currculo na educao contempornea. In: COSTA, Marisa V. (Org.). O Currculo nos limiares do contemporneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. FLEURI, R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. IN: LINHARES, C. F. et ali. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. ENDIPE. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. GONALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. O Jogo das diferenas: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autntica, 1998. LOPES, A. C. R. Pluralismo cultural em polticas de currculo nacional. In: MOREIRA, A.F.B. (Org.). Currculo: polticas e prticas. Campinas: Papirus, 1999. MACEDO, E. F. Parmetros Curriculares Nacionais: a falcia de seus temas transversais. In: MOREIRA, A.F.B. (Org.). Currculo: polticas e prticas. Campinas: Papirus, 1999. McLAREN, P. Multiculturalismo Crtico. So Paulo: Cortez, 1997. MOREIRA, A. F. B. Os Parmetros Curriculares Nacionais em questo. In: Educao & Realidade. Porto Alegre: EDUFRS, vol. 21, n 1, jan/jun 1996. _______. Multiculturalismo, currculo e formao de professores. In: ___ ____. (Org.). Currculo: polticas e prticas. Campinas: Papirus, 1999. SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. TRINDADE, A. L. da. Debates: multiculturalismo e educao apresentao. Disponvel em: http://www.tvebrasil..com.br/salto/boletins2002/mee/ mee0.htm. Acesso em 15 jul 2008. VALENTE, A. L. Educao e diversidade cultural: um desafio da atualidade. So Paulo: Moderna, 1999.

Recebido em: 11/05/2008 Aceito em: 27/06/2008

Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

66

Sobre as autoras
Maria Jos Albuquerque da Silva Doutora em Educao (Universidade Federal do Cear - UFC); Professora da UFPI/CMRV. e-mail: maria.jasilva@ufpi.br Maria Rejane Lima Brandim Mestre em Educao (Universidade Estadual do Cear - UECE); Professora da UFPI/CMRV. e-mail: mbrandim@ufpi.br

Diversa :: Ano I - n 1 :: pp. 51-66 :: jan./jun. 2008

You might also like