You are on page 1of 3

DISCIPLINA: PROF.

NOMES:

Organizao e Administrao I Wellington Tavares Arthur Oliveira Santos 09.2.1194 Mariana de Souza Sanchez 09.2.1396 Thais Gonalves de Carvalho 10.2.1996 ATIVIDADE 1

1. A Administrao tem suas bases desenvolvidas desde a antiguidade por meio da organizao dediversas atividades na sociedade, agricultura, Estado, exrcitos, entre outros. Cite uma das antigascivilizaes apresentadas em sala de aula e que aspectos da administrao j podiam servisualizados na mesma.
Alguns fatos podem ser citados como exemplo para o incio da utilizao da administraoemsetores polticos, econmicos, sociaistal como no Egito onde Ptolomeu dimensionou um sistemaeconmico planejado que no poderia ter-se operacionalizado sem uma administrao pblicasistemtica e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governopara o imprio, a Constituio de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de AdministraoPblica de Confcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princpios de administrao.E, ainda, as instituies otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos.

2. A estratgia utilizada hoje em empresas pode ter uma boa fundamentao na obra de Sun Tzu: Aarte da Guerra. Entre os aspectos ressaltados esto o Planejamento e a Direo. Explique com suaspalavras o que vem a ser cada um destes elementos e sua importncia para as organizaes.
O livro explica as necessidades dos generais de conhecerem bem a si mesmo e seus exrcitos. Para Sun Tzu ''Se voc se conhece e ao inimigo, no precisa temer o resultado de uma centena de combates. ''. O livro tamm ressalta a importncia de evitar os confrontos diretos, nos quais a fora enfrenta a fora. O que deve ser tentado que o adversrio no queria o confronto direto ou a luta. ''O mrito supremo consiste em quebrar a resistncia do inimigo sem lutar ''. Para realizao de uma boa estratgia necessrio que o primeiro passo seja o verdadeiro conhecimento do que voc tem na mo, da em diante analisar os possveis cenrios para traar uma estratgia de ataque.No contexto organizacional, a estratgia corresponde capacidade de se trabalhar contnua e sistematicamente o ajustamento da organizao s condies ambientais que se encontram em constante mudana, tendo sempre em mente a viso de futuro e a perpetuidade organizacional.

3. Explique quais as principais contribuies das Organizaes Militares e da Igreja Catlica para a Administrao.
Do domnio militar obtivemos algumas contribuies do antigo pensamento administrativo. Ciro, um lder militar e governante grego de a.C., estava certo da necessidade de especificidade na atribuio de trabalhos, assim como de clareza nas instrues. Alm disso, reconheceu o valor das boas relaes humanas com todo o pessoal, a necessidade da ordem, colocao e uniformidade de aes. Foi um dos primeiros a praticar o registro do estudo de movimentos, de layout e manipulao de materiais. Ele tambm conhecia os princpios da diviso do trabalho, unidade de direo, de comando, e de ordem. Reconheceu a necessidade do trabalho em equipe, coordenao e unidade de propsito em sua organizao. Disciplina, delegao de autoridade (ou poder) e reconhecimento das diferenas entre pessoal de linha (pessoal de operao) e de staff (pessoal de assessoria administrativa ou tcnica) foram inspirados na experincia militar de muito tempo atrs.

A Igreja Catlica tem como principal contribuio para a administrao as normas administrativas e os princpios de organizao pblica que foram se transferindo das instituies dos Estados para as instituies da Igreja Catlica, assim como para as organizaes militares. Ao longo dos sculos, a Igreja Catlica foi estruturando sua organizao, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior (assessoria) e sua coordenao funcional. Hoje a Igreja tem uma organizao hierrquica to simples e eficiente que a sua enorme organizao mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma s cabea executiva. De qualquer forma, a estrutura da organizao eclesistica serviu de modelo para muitas organizaes que, vidas de experincias bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princpios e normas administrativas utilizadas na Igreja Catlica.

4. Qual o significado da Revoluo Industrial para o desenvolvimento da Administrao?


A revoluo industrial foi um processo histrico que resultou na substituio de ferramentas e meios de produo por mquinas e sistemas fabril, tendo inicio na segunda metade do sculo XVIII, na Inglaterra, que foi beneficiada pelo grande acumulo de capital, matria prima e mo de obra. Ela passou por quatro fases distintas de mecanizao da indstria e da agricultura, aplicao da fora motriz na indstria, o desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e da comunicao. J em 1860 a revoluo industrial passou por sua 2 fase, na Europa, onde ouve a substituio do ferro pelo ao, do carvo pela eletricidade, o desenvolvimento de mquinas automticas com a especializao do trabalho, o controle da indstria pela cincia e as transformaes nos meios de transportes e comunicao que se tornaram mais eficazes. Com o desenvolvimento de novas formas de organizao capitalista ouve o domnio da indstria pelos investidores bancrios e pelas instituies financeiras e de crdito, e com a formao de acmulos de capital, ouve a separao entre a propriedade particular e a direo das empresas. Todas estas modificaes contriburam para o surgimento de uma nova concepo de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da poca, provocando rpidas e profundas mudanas de ordens econmicas, polticas e social. Para o novo mundo capitalista que emergia liderado pela burguesia industrial que detinha toda tecnologia e dinheiro nesse perodo, foi necessrio criar um meio de controlar e separar gastos, pois havia a necessidade de obter novos fornecedores e com a mo de obra se tornando assalariada, comearam a ser aplicadas as primeiras tcnicas de administrao que ainda utilizada nos dias atuais, como um importante fator de vida para as empresas.

5. A respeito do desenvolvimento das formas de trabalho e atividades desenvolvidas pelos trabalhadores, explique como ocorreu a transio do feudalismo at o sistema fabril.
No sistema feudal no existia comrcio, as relaes eram base de trocas de produtos, e toda produo era destinada ao sustento local. As relaes de trabalho se realizavam entre o senhor feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou campons, que era subordinado ao senhor feudal. O servo trabalhava na terra do senhor e pagava um aluguel pelo seu uso, alm de trabalhar trs dias por semana de graa para ele. O servo devia gratido ao senhor pelo trabalho e proteo, a essa relao de dependncia e gratido dse o nome de vassalagem. Nesse perodo no existia trabalho assalariado, o que resultava numa dependncia social entre senhor e servo. No capitalismo as relaes de produo e trabalho possuem caractersticas opostas ao feudalismo. O sistema fabril deixa explcita a funo do dono dos meios de produo e do trabalhador que vende sua fora de trabalho, outra caracterstica fundamental desse sistema a incessante busca pelo aumento da produo, a busca de novos mercados consumidores e a busca de lucros. O trabalho assalariado se fixa, e ento fica ntida a separao de classes, primeira classe pertencem os donos dos meios de produo e a segunda o trabalhador, que tem apenas sua fora de trabalho.

6. Faa uma reflexo sobre a especializao produtiva dos trabalhadores e em seguida aponte aomenos um ponto positivo e um ponto negativo da mesma.
Como a busca incessante pelo aumento da produo uma caracterstica marcante do sistema fabril, os donos dos meios de produo comearam a buscar mtodos de se conseguir esse aumento. A especializao produtiva dos trabalhadores, tambm conhecida como diviso do trabalho, foi uma forma de se conseguir isso. Essa diviso agiliza bastante a produo, pois ao invs de termos cada operrio fazendo um produto completo, temos todos trabalhando em conjunto para fazer um mesmo produto, mas cada um faz a sua parte. Como exemplo visto em sala de aula, temos o processo de produo por uma esteira, onde cada operrio fica em seu posto no decorrer desta esteira, e o produto vai passando enquanto cada funcionrio vai fazendo o que lhe foi designado, como apertar um parafuso, colocar uma pea, pintar, etc. Esta especializao cumpriu com sua promessa, que foi o aumento expressivo da produo na poca. Mas tambm teve seu lado negativo, pois a condio de vida dos operrios ficou cada vez mais precria, com trabalhos repetitivos e jornadas de trabalho muito longas, sem remunerao por tempo extra de trabalho e reduzindo ao mximo o horrio de almoo.

You might also like