You are on page 1of 68

RESUMO

O presente trabalho tem como intuito averiguar a forma de como vem sendo feita a maquiagem utilizada nos lanamentos das colees de moda, assim como verificar a aplicabilidade da metodologia para desenvolvimento de coleo de vesturio nos processos de planejamento e desenvolvimento tanto artstico como tcnico -da maquiagem. Para isso, primeiramente a maquiagem conceituada, posteriormente investigado o seu contexto histrico, seguido de uma breve abordagem acerca do carter relativista da beleza para, por fim, diagnosticar a forma como os maquiadores tm trabalhado no contexto dos desfiles de lanamento atualmente. A seguir traado um comparativo entre as etapas do desenvolvimento de coleo de vesturio para a formulao da maquiagem em desfiles de moda. O trabalho ser desenvolvido atravs de pesquisa bibliogrfica e tambm contar com a aplicao de uma entrevista a um profissional do ramo. As consideraes finais aqui apresentadas so expostas a partir da reflexo acerca dos conceitos analisados em cada uma das etapas anteriores, prevendo a aplicao prtica deste contedo em pesquisas futuras que sero realizadas no prximo semestre e os resultados destes conceitos apresentados juntamente de uma coleo de vesturio. Palavras-chave: Maquiagem, metodologia, lanamento de coleo.

INTRODUO Num desfile de moda para lanamento de uma coleo todos os elementos presentes devem ser complementares entre si, o que acarreta em uma melhor transmisso do conceito do que est sendo demonstrado ao pblico. Dentre estes elementos encontra-se a maquiagem, que entra neste processo como um atributo a mais na personalizao da marca que est sendo apresentada. Portanto, o presente trabalho trata sobre a maquiagem inserida no contexto do desenvolvimento e lanamento das colees de moda. Este trabalho possui como objetivo principal verificar a aplicabilidade da metodologia para desenvolvimento de coleo de vesturio na formulao da maquiagem que ser aplicada ao rosto dos modelos no lanamento de coleo, com a inteno de favorecer a marca e encontrar a maquiagem que mais se adapte ao conceito que est sendo mostrado na passarela, envolvendo tendncia de moda e a identidade prpria destinada ao seu pblico alvo. Como objetivos especficos, os seguintes foram estabelecidos: Conceituar maquiagem; Resgatar a histria da maquiagem atravs dos tempos; Abordar os aspectos relativos ao carter relativista da beleza; Diagnosticar as formas de trabalho de alguns maquiadores da atualidade, sobretudo no contexto de lanamento de colees; Analisar individualmente cada fase do processo de desenvolvimento de coleo de vesturio; Traar um comparativo das possibilidades de aplicao de cada etapa do desenvolvimento de coleo para a maquiagem dos modelos no lanamento de coleo; Sugerir aplicaes prticas para o desenvolvimento da maquiagem no lanamento de colees; Para atingi-los, o seguinte problema de pesquisa foi lanado: possvel aplicar a metodologia especfica para desenvolvimento de vesturio na composio da maquiagem para lanamento de coleo? A hiptese considerada para responder esta questo que a metodologia organizacional para desenvolvimento de vesturio pode ser aplicada maquiagem no lanamento de coleo, uma vez que adaptada sua realidade. Por meio de depoimentos de maquiadores e profissionais da rea da moda, em entrevistas disponveis na internet e em livros, possvel perceber que a maquiagem est tendo, hoje, menos importncia que outros elementos pertencentes a um desfile. Apesar de ser esteticamente bem aplicada, nota-se que, em algumas situaes, seu planejamento tem ficado em segundo plano nos lanamentos de coleo, sobretudo nas semanas de moda nacionais. Assim como outros produtos, acredita-se que maquiagem precisa ser planejada e desenvolvida com organizao. Abordar este tema essencial para a indstria da moda, principalmente pela carncia de materiais relacionados ao tema.

Para atingir os objetivos propostos, este trabalho est estruturado em trs captulos. O primeiro tratar da histria e conceito da maquiagem, bem como da sua utilidade e posicionamento ao redor do mundo ao longo da histria. Ainda traz uma reflexo acerca dos aspectos relativistas da beleza. Devido escassez de ttulos sobre o assunto, o livro A Histria da Cosmtica, da Maquiagem e do Penteado: em Busca da Perfeio (2008), da historiadora Ana Carlota R. Vita, foi usado como principal referncia.

O segundo captulo mostra como a maquiagem est inserida no contexto das colees de moda na atualidade, buscando conceituar a estrutura de um desfile assim como os profissionais envolvidos nesse processo. Phillip Hallawell um autor de destaque no segundo captulo deste trabalho porque classificou em suas pesquisas os tipos de rostos e tez, a fim de obter um melhor aproveitamento da maquiagem atravs das tcnicas do visagismo1. Alm disso, a fim de corroborar as teorias estudadas, uma entrevista com um profissional da rea da maquiagem em desfiles descrita ainda no segundo captulo. O maquiador Eric Maekawa fala sobre a importncia da harmonia entre as peas apresentadas no desfile e a maquiagem elaborada para a construo da imagem ideal. No terceiro captulo, a metodologia para desenvolvimento de coleo de vesturio ser aplicada ao contexto de desenvolvimento da maquiagem. A metodologia a ser seguida a trabalhada em sala de aula, na disciplina Projeto de Moda II do curso de Design de Moda e Tecnologia da Universidade Feevale, baseada em autores como Rigueiral (2002), Treptow (2007) e Baxter (2001). Ser feita uma simulao ou demonstrao apenas terica com o intuito de definir uma maquiagem que se encaixe bem ao conceito do desfile, deixando-a em harmonia com os demais elementos e com o conceito central do mesmo. Para isto, ser utilizado o material da disciplina acima mencionada, assim como pesquisa bibliogrfica nos livros de autores contemporneos como Sue Jenkyn Jones (2005), Simon Seivewright (2009), Doris Treptow (2007), entre outros. 1 O visagismo um termo derivado da palavra francesa visage, que significa rosto. Este termo foi criado por Fernand Aubry em 1936 e serve para designar o processo de transformao do rosto para a formao de uma imagem pessoal de acordo com a personalidade do indivduo, utilizando alguns recursos como cosmticos, maquiagens, tinturas e o corte de cabelo (HALLAWELL, 2008).

1 MAQUIAGEM, HISTRIA E BELEZA Na sociedade contempornea a aparncia um elemento de extrema importncia pois configura um smbolo de identificao social, muitas vezes sendo a identidade de um indivduo definida pela sua aparncia. Segundo o diretor de comunicao da Rede de Intercoiffure do Brasil2, Paulo Cordeiro (em prefcio desenvolvido para o livro Visagismo Integrado: Identidade, Estilo e Beleza, do visagista Phillip Hallawell), a grande tendncia da atualidade a personificao, especialmente no que se refere imagem pessoal. Isto quer dizer que a atribuio de um estilo prprio de ser visto pelo mundo expressa pela pessoa atravs de sua aparncia, da customizao de suas roupas, de seu cabelo e de seu rosto. Com a personificao destes contedos fica claro para o meio em que se vive os valores que se tem, pois o estilo expressa contedo: valores, conceitos e uma filosofia de vida (CORDEIRO, 2009). O recurso mais utilizado para esta personificao a maquiagem. A farmacutica e bioqumica Tereza Rebello (2008) define a maquiagem como produtos coloridos em diversas formas cosmticas, destinados a embelezar a pele e cobrir imperfeies. O maquiador Duda Molinos (2000) diz que possvel combinar algumas tcnicas de correo e texturas de maquiagem para dissimular, enganar ou iludir gostosamente quem v. Em outras palavras, a maquiagem tambm pode ser considerada como uma mscara que se constri quando surge o desejo de causar alguma reao em quem olha e que pode ser retirada e recolocada a qualquer momento. Molinos (2000) afirma ainda que a maquiagem um poderoso acessrio que refora o estilo de quem a usa, a personalidade ou a atitude que se quer ter num determinado dia, num certo lugar. Sendo assim, a maquiagem serve como um 2 Intercoiffure a Associao Nacional de Mestres Cabelereiros que desde 1930 tem sua principal sede em Paris. Rene os grandes Mestres Cabeleireiros que mais se destacam no mundo da beleza e da moda, e est presente em 52 pases, tendo aproximandamente 3000 membros em 12 mil sales de beleza associados pelo mundo. (INTERCOIFFURE BRASIL, 2010)

atributo para a reformulao de uma imagem construda de acordo com o momento em que se est vivendo, resultado da aplicao dos produtos cosmticos (2000). O ato de embelezar-se milenar e se tem conhecimento da sua existncia desde os perodos mais antigos da histria da humanidade. Seus mtodos foram se modernizando atravs dos tempos at chegar ao complexo de elementos que conhecemos hoje, formado por uma diversidade de produtros, cores, matizes para serem aplicados de diferentes formas. A historiadora Ana Carlota R. Vita (2008) conta que os primeiros registros existentes sobre a preocupao do homem com o ato de se adornar provm do perodo Paleoltico Superior. Nestes registros citado o encontro de colares e enfeites, bem como o uso de pintura corporal, o que pode demonstrar a vontade de se destacar no grupo. Embora existam indcios de que mesmo nesta poca j havia a vaidade entre os caadores, a principal preocupao destes era a sobrevivncia. Com a transio da Pr-histria para a Antiguidade3 estes conceitos foram se tornando ainda mais fortes. A Antiguidade foi caracterizada com o surgimento de organizaes socioeconmicas e cada uma possua sua prpria cultura. Sendo assim, tcnicas diferenciadas de embelezamento surgiram como elemento diferenciador e representativo do indivduo frente sociedade (VICENTINO, 1997). Entre as civilizaes da poca, a egpcia foi a que se sobressaiu em termos de grandiosidade, principalmente na rea da beleza. As descobertas deste povo, que era muito vaidoso, contriburam para a formao dos produtos que existem hoje no mercado, como os lpis para pintura dos olhos (VITA, 2008). Para os egpcios, a pintura do rosto tinha um significado mgico-religioso, ritualstico. Tinham o costume de maquiar no apenas a face, mas o corpo inteiro. Vita (2008) afirma que at mesmo os mamilos eram pintados. Contudo, eram os olhos o que eles valorizavam acima de tudo. Foi no Egito que o kohl foi desenvolvido pela primeira vez, uma tinta negra base de carvo, semelhante ao delineador dos 3 Tambm conhecida como Idade Antiga, foi o perodo histrico que ocorreu entre os anos 3200 a.C. a 476 d. C. (VICENTINO,1997).

dias atuais, usado para contornar os olhos. Para eles, a linha bem alongada nos olhos maquiados significava clarividncia, inspirado no olho de Hrus, o deus que enxerga alm que v alm das aparncias e assim aproximavam-se dele. Para a aplicao do kohl era comum o uso de palitos de madeira ou de marfim, umedecidos com leo ou saliva. Esta maquiagem era usada tanto para mulheres quanto para homens (Ibidem).

Figura 1 -Escultura de ouro de um fara, em 1352 a.C., com os olhos marcados pelo kohl. Fonte: Website Minnesota State University, 2003

De acordo com o website Mundo da Maquiagem (2010), outro produto cosmtico muito utilizado pelas egpcias era o batom. As esposas dos Faras pintavam os lbios com batom vermelho, um tom sexualmente apelativo, para ficarem mais belas para os seus maridos. Porm ele ainda no existia na forma de basto, conhecido nos dias de hoje. Segundo Vita (2008), diversas anlises foram feitas por especialistas sobre as matrias-primas utilizadas para confeccionar a maquiagem dos egpcios. Com isso descobriram que alguns produtos utilizados eram feitos com o uso de substncias sintticas. Isso mostra que o povo egpcio tinha um conhecimento em qumica bastante avanado para a poca.

Logo, com a invaso do Egito pelos Romanos, a rainha Clepatra chegou ao poder, tornando-se o maior smbolo de beleza da poca. Por ter fcil acesso aos recursos e tratamentos de beleza da poca, passava bastante tempo na frente do espelho e por isso era uma mulher sedutora, a quem todos admiravam pela beleza e sofisticao (Ibidem). Dentre os povos da Mesopotmia, Sumria e Babilnia, bem como os Assrios, a vaidade no era um instrumento exclusivamente feminino. Nos desenhos encontrados, a figura feminina era a que menos aparecia (Ibidem). O uso do kohl era comum entre estes povos e principalmente entre os homens para engrossar e unir as sobrancelhas, pois isto era um padro de beleza, que, segundo Molinos (2000), tambm servia para proteg-los da forte incidncia de raios solares. Porm, naquele tempo no se tinha conhecimento dos malefcios que as matrias-primas podiam causar. Alguns metais pesados eram empregados na composio dos cosmticos, como, por exemplo, o txico sulfito de antimnio, este utilizado para escurecer os olhos e sombrear as plpebras. Materiais qumicos derivados do chumbo tambm eram muito usados (VITA, 2008). O uso excessivo destes txicos pode causar variadas doenas de pele. Hoje em dia este produto ainda usado como matria-prima de sombras, porm, com uma composio qumica diferente estudada para no causar danos pele dos usurios4. A henna5 tambm foi um dos produtos mais utilizados na antiguidade. Pesquisas indicam que o povo assrio usava muito esta tinta e que era grande conhecedor das tcnicas de embelezamento. Ela era usada principalmente para a pintura corporal, que, traando linhas finas e firmes em formas de arabescos, dava o aspecto de renda. Ainda nos dias de hoje a henna muito utilizada como tintura para cabelos por diversos povos de diversas culturas, por ser menos agressiva quando comparada s tinturas qumicas convencionais. At hoje a henna utilizada por povos orientais que fazem pintura corporal com a tinta, principalmente em datas comemorativas (Ibidem).

Chegando Grcia Antiga, as formas mais harmnicas e proporcionais comeam a ser o padro de beleza apreciado. Segundo Vita (2008), foram os gregos os responsveis por criar um grande ideal de beleza, que por muitos sculos foi considerado a perfeio absoluta. Este povo era caracterizado por ser moreno de olhos escuros, porm o ideal de beleza almejado era o loiro de olhos claros. Desta maneira, tcnicas para descolorir os cabelos foram desenvolvidas, assim como tcnicas para trat-los e amaci-los. As esculturas e desenhos encontrados no indicam que o povo da Grcia Antiga usava maquiagem. Esta suspeita tambm se d devido ao clima quente da regio, pois os cosmticos daquela poca no possuam propriedades fixadoras. No entanto, no se deve descartar a possibilidade de que pintavam as faces, pois era um povo muito vaidoso e perfeccionista (Ibidem). Sabe-se que o povo Romano no era muito asseado e nem adepto das vaidades. Foi aps a conquista do Egito, da Grcia e de outros imprios que eles se tornaram a maior potncia da poca, h mais de 40 sculos. Com isto, herdaram alguns rituais de beleza, em especial da Grcia e assim tiveram um enorme avano na cosmtica, principalmente nas composies dos produtos (Ibidem).

Logo aps este perodo, com a queda do imprio Romano, inicia-se a Idade Mdia, fase da histria que transcorreu entre os sculos V a XV d.C. (PILLETTI, ARRUDA, 2000). O que marcou essa transio foi a entrada do Cristianismo6, pois a arte, moda e beleza tiveram que se adaptar mudana de pensamento. As roupas passaram a ser mais fechadas, a maquiagem no podia mais aparecer e os penteados no eram mais rebuscados como antes, pois a igreja pregava que isso tudo induzia ao pecado (VITA, 2008). Na Antiguidade a mulher mantinha o papel de deusa na sociedade. Foi a partir deste momento que isso se transformou, pois a crena crist condenava a mulher por ter levado o homem perdio, no Jardim do den, quando Deus o criou. Por isso, o papel das mulheres era ficar em casa, cuidando dos filhos, e sem liberdade. Segundo Vita (2008), a vaidade e os rituais de beleza continuavam, porm, a mulheres exerciam estas prticas escondidas. Os perfumes continuavam a encantar e a maquiagem tambm, o truque estava na quantidade usada. De acordo com a autora acima, o ideal de beleza da Idade Mdia era testa raspada, rosto alvo, veias acentuadas e ausncia de sobrancelhas. As mulheres da corte deveriam ser o oposto das aldes, que tinham o corpo mais esguio e a pele escura, por trabalharem ao sol. Para alcanar este ideal, havia as mais diversas receitas. A fim de tirar a cor das bochechas rosadas, que eram consideradas vulgares, era comum o uso de sanguessugas pelas donzelas, eliminando o excesso de sangue no rosto e deixando-as muito plidas. Para as que no se sentiam confortveis com esta prtica, havia a possibilidade de usar uma mscara base de farinha de trigo, mel e leo, para clarear a pele (Ibidem). Figura 3 -Quadro de Van Eyck retratando o estilo de vida da Idade Mdia. Fonte: Weblog Aqui Pelo Campo, 2007

Por volta do ano 1300, com o fim da Idade Mdia, nascia na Itlia um novo perodo: o Renascimento. De acordo com Piletti e Arruda (2000) foi um perodo de profunda renovao na cultura e na arte europia, onde os artistas passaram a exprimir em suas obras um olhar livre dos dogmas da Igreja Catlica. Em outras palavras, foi uma fase de transio do sistema feudal para o capitalismo, quando a cultura lembrava os tempos de Roma e Grcia. Os cabelos podiam ser soltos e o uso da maquiagem voltou a popularizar-se graas rainha Catarina de Mdicis7. A autora Vita (2008) conta que a rainha lanou modismos de maquiagem como, por exemplo, as moscas, que simulavam uma pinta no rosto e eram feitas com rodelas de tecidos como veludo e tafet preto. Esse adorno era comum entre homens e mulheres. Segundo Kury, Hargreaves e Valena (2000), as moscas eram posicionadas em locais estratgicos no rosto, pois cada tipo de pinta possua um significado: no 7 Rainha francesa de origem italiana, casada com Francisco I (1519-1589). (SOLNON, 2009)

canto da boca, a beijoqueira; na testa, a majestosa; na bochecha, a galante; sobre os lbios, a devassa; na covinha do sorriso, bem humorada, e assim por diante. curioso observar que cada posio havia uma interpretao, dando assim maquiagem um sentido alm do embelezamento, uma forma de expressar-se. Nesse perodo, produtos para deixar a pele com aspecto plido tambm eram muito utilizados. Mas, diferente da Idade Mdia, neste momento as mulheres buscavam as bochechas rosadas e, para marcar e ressaltar as mas do rosto, o rouge8 era bastante comum. Alm dele, o batom e o kohl ainda eram muito usados, porm com composies mais avanadas e melhor desenvolvidas, para no causar danos pele. O hbito de raspar as sobrancelhas se mantinha tambm, porm desenhava-se em cima delas para faz-las arqueadas e com olhar mais instigante (VITA, 2008). No Renascimento, os homens eram muito vaidosos, ostentavam orgulhosamente cabelos e barba muito bem tratados. Mas foi uma mulher que se destacou na histria da maquiagem durante o perodo, a rainha Elizabeth I9. Coroada rainha aos 25 anos, nunca se casou. Era chamada de a rainha virgem e no era considerada uma mulher bela, de acordo com os padres da poca. Como pode-se verificar na figura 4, era ruiva e de cabelos encaracolados, tinha sardas por todo o corpo. Sua maquiagem exagerada virou referncia entre as donzelas da poca. Seus lbios eram muito vermelhos, a pele muito branca e as sobrancelhas ruivas, raspadas ou arqueadas (Ibidem). 8O rouge, hoje conhecido como blush, um produto de maquiagem que tem como funo dar cor ou profundidade parte das mas do rosto. (MUNDO DA MAQUIAGEM, 2010) 9 Rainha da Inglaterra de 1558 a 1603 (1533-1603). (FARIA, 2009).

O sculo XVII foi marcado por mudanas de poder no governo e tambm no comportamento masculino, que passou a ser mais afeminado. Eles passaram a ser mais elegantes e a se preocupar mais com as roupas, com a etiqueta e com as boas maneiras. Foi um perodo de glamour e poder, com a Frana dominando a moda. Com isso, a maquiagem fica cada vez mais elaborada, as mulheres passam a querer deixar as bochechas ainda mais rosadas, porm ainda mantinham a pele branca como base. Vita (2008) afirma que um dos motivos para a maquiagem ter se tornado mais pesada foi a falta de prticas sanitrias. A varola10 era comum na poca e deixava marcas profundas na pele, e a vaidade trouxe produtos que conseguiam disfarar bem estas cicatrizes. Logo aps este perodo veio o sculo XVIII que foi marcado pelos movimentos artsticos barroco e rococ, e ambos traziam um estilo de vida refinado, com muito luxo e elegncia. Madame Pompadour11, que era amante do rei Luis XV12 da Frana, era considerada uma das mulheres mais bonitas do pas. Ela utilizava todos os recursos de maquiagem disponveis na poca, como sombras coloridas, delineadores de sobrancelha feitos de grafite, produtos para clarear os cabelos, tinta (batom) para lbios, as pintas negras chamadas moscas, entre outros. Neste 10 Segundo o Dicionrio Aurlio, varola uma doena infecciosa aguda, em que ocorre formao de pstulas, cujas crostas se desprendem originando cicatrizes escavadas (2008). 11 Cortes francesa (1721-1764). (CRIVELLIN, 2006) 12 Quadragsimo stimo rei da Frana (1710-1774). (BRASIL ESCOLA, ano desconhecido) sculo o uso das moscas se tornou muito comum, assim como outros adornos para

o rosto, e eram usados na maioria das vezes para cobrir cicatrizes. Faziam uso de uma tcnica chamada empoamento, que servia para deixar cabelos, rosto e colo brancos, com p-de-arroz, que tinha como base a farinha de trigo (Ibidem). A elegncia dos homens era to exagerada quanto a das mulheres. Estes eram consumidores vidos das novidades que surgiam no que diz respeito a perucas, roupas e maquiagem. Neste momento os homens tambm faziam uso de maquiagem, que era muito pesada. Era uma poca em que os aristocratas, mesmo com a insatisfao do povo, esbanjavam com festas e consumo de muitos produtos de beleza. O perfume era o produto cosmtico mais utilizado no mundo inteiro. (Ibidem). Segundo Vita (2008), Maria Antonieta13 era uma mulher viciada em moda. Casou-se aos 14 anos com o sucessor de Luis XV, e tornou-se rainha da Frana. A autora conta que Maria Antonieta gostava muito de gastar dinheiro. A rainha tinha um peruqueiro e um maquiador e perfumista particular, que morava tambm em seu castelo e desenvolveu para ela nove tonalidades novas de rouge, enquanto as outras mulheres s tinham uma. Ela tinha ainda vrias caixas de sombras, blushes e bases rosadas, que fazia questo de usar todos os dias. Na figura 5 a seguir pode-se verificar o modelo de maquiagem da poca, com rouge exagerado e a pele esbranquiada pela tcnica de empoamento, e, na figura 6, uma reproduo cinematogrfica sobre a vida da rainha. 13 Rainha da Frana de 1774 a 1789, casada com o Rei Luis XVI. (1755-1793). (VITA, 2008) O padro de beleza da poca, com a pele branca pela tcnica de empoamento, causou um forte problema de abastecimento. O po comeava a ficar escasso na mesa do povo, mas mesmo assim os aristocratas continuavam a colocar farinha de trigo nas suas perucas e na face. Veio a Revoluo Francesa14 e mesmo aps isto, a Europa no parou de usar a farinha nos seus rituais de embelezamento (Ibidem). 14 Conflitos que aconteceram no territrio francs entre 1789 e 1799. (VICENTINO, 1997)

Com o povo reclamando a escassez de po, a rainha declarou: "Sils nont plus de pain, quils mangent de la brioche" ("Se no tm po, que comam brioches"), supostamente dita pela rainha francesa Maria Antonieta, gerara muita polmica pelo contexto em que foi dita (MENDONA, 2007). Com o fim da revoluo Francesa e a entrada de Napoleo no governo da Frana, o sculo XIX marca o fim das extravagncias que caracterizaram o sculo anterior. O estilo neoclssico que agora se formava era inspirado na cultura grecoromana. Entre os anos de 1825 e 1845, o estilo romntico entrou em voga e refletiu muito no comportamento e no vesturio das mulheres. Os cabelos eram muito elaborados e era comum o uso de chapus e adornos para a cabea. Neste momento a maquiagem passou a ser imperceptvel, onde apenas pequenas pores de rouge eram aplicadas no rosto, sobre muito p de arroz, para que ostentasse apenas um ar rosado de sade (Ibidem). Porm, com a queda do Imprio de Napoleo, a maneira de vestir-se muda novamente, dando origem ao estilo vitoriano, que agrega o puritanismo moda, comportamento social, etiqueta e maneira de pensar. Este estilo dava mulher uma aparncia frgil e delicada, com maquiagem sutil. As mulheres deviam ser muito brancas, pois segundo a autora Vita (2008), uma mulher de classe jamais se expe ao sol, para no assemelhar-se s mulheres que trabalhavam sob ele. As que usavam pinturas fortes no rosto eram as damas de cabar15 . Neste momento, a tcnica para esbranquiar a pele era feita com um p branco que, em sua composio, havia uma substncia que deixava a pele escura quando exposta luz de um lampio, e por isso s podia ser usado durante o dia. Com o avano da cosmtica, no demorou pra surgir um novo p com seis tonalidades de branco que iam do branco natural ao lavanda-claro e ao verde suave, deixando a pele com aspecto de mrmore branco. Nesta ocasio as mulheres comeavam a escolher a maquiagem conforme os seus gostos e o que combinava com seu tom de pele, e no mais seguiam um padro, onde apenas consumiam o que havia disponvel no mercado (Ibidem). 15 Casa de diverses onde se bebe e dana. (DICIONRIO AURLIO, 2008)

De acordo com Franois Baudot (2002), a moda, e tudo que era interligado a ela, continuava sendo, essencialmente, o bom negcio de Paris. O costureiro Charles Frederick Worth16 possua um ateli em Paris e ditava certas regras de moda, que eram obedecidas pelas damas da poca. A silhueta da mulher, at o incio do prximo sculo, era de ampulheta, com espartilhos apertados que as deixavam ainda mais frgeis. A Belle poque foi o perodo que se passou entre os anos de 1890 a 1914. De acordo com Vita (2008), foi a partir da que os ps brancos comearam a ser deixados de lado. Com o lanamento da Shiseido17 no Japo em 1906, houve a popularizao dos ps-de-arroz com tons de bege. O batom vinha em forma de verniz vermelho lquido em potes, e rouges tinham tom escarlate. O surgimento da marca de cosmticos Avon se deu neste perodo. Segundo o website da empresa (2009), em 1896 eram comercializados p-de-arroz, perfumes, sabonetes, cremes embelezadores, xampus e cremes de barbear entre outros cosmticos. Tudo isso por meio de folhetos. Neles, o cliente encomendava o produto desejado. Porm, s em 1939 que a empresa passou a se chamar Avon, e foi em homenagem terra de Shakespeare, Stratford-on-Avon. Antes a empresa era chamada de Califrnia Perfumes Company. De acordo com Vita (2008), outros nomes tambm apareceram neste perodo: Helena Rubinstein deu incio sua marca que mais tarde ficou mundialmente famosa. Imigrou com a famlia para a Austrlia e l abriu sua primeira loja, onde vendia um creme facial para peles secas. Em 1908 conheceu um jornalista americano, casou-se e em Londres abriu o Helena Rubinstein Salon de Beaut Valaze, onde foi a primeira a oferecer um dia inteiro dedicado beleza. A empresa Elizabeth Arden foi criada em Nova York no ano de 1909 pela canadense Florence Nightingale Graham que comeou fazendo cremes de beleza. Pouco depois foram desenvolvidos produtos de maquiagem, como um rouge lquido 16 Estilista britnico radicado em Paris (1825 -1895). (BAUDOT, 2002) 17 Marca de cosmticos idealizada por Arinoburo Fukuhara, boticrio japons (1848-1924). (SHISEIDO Brasil, ano desconhecido)

e o lpis labial. A empresa criou tambm cremes exclusivos para massagens, esmaltes de unhas e perfumes. O salo chamado Red Door, que abriu na Quinta Avenida, ainda est em funcionamento (Ibidem). Em 1910, houve o surgimento de uma linha de produtos cosmticos que fez grande sucesso em Paris: os produtos Dorine. Ps faciais em quatro diferentes tonalidades de cor da pele, deixando o aspecto branco de lado, rouge com cores que combinavam com a pele, lpis para sobrancelhas com opes de cor (como loiro, marrom e preto) eram comercializados e faziam com que as francesas no tirassem os produtos Dorine da bolsa. Em 1915 o batom tomou a forma de basto, antes ele era aplicado com pincel (Ibidem). J o rmel torna-se popular aps ser reinventado pelo qumico T. L. Williams em 1917. Williams apropriou-se da criao de Eugene Rimmel no sculo 19 e desenvolveu um produto que tinha como base vaselina e carvo em p. Essa recriao foi to bem aceita que originou a criao da empresa Maybelline, uma das lderes na indstria dos cosmticos no mundo (MUNDO DA MAQUIAGEM, 2010). Segundo Baudot (2002, p.6), a Primeira Guerra Mundial18 mudou completamente o comportamento da sociedade europia. Com o fim da Belle poque, surge uma nova maneira de vestir-se e comportar-se. As saias ficam mais curtas e as roupas mais simples, e os tons tornam-se sombrios e monocromticos. As mulheres agora tinham que trabalhar, substituindo os homens que se encontravam no campo de guerra. Vita (2008) afirma que a estilista Coco Chanel19 foi uma mulher que revolucionou este perodo entre-guerras. Ela cortou os cabelos bem curtos, com talhe reto e franja e suas criaes aboliam o uso do espartilho. Aps a guerra, as mulheres usavam vestidos soltos e passaram a adotar a maquiagem usada pelas atrizes do cinema de Hollywood. As atrizes que tinham seus estilos copiados pelas damas da poca eram Louise Brooks, com seu cabelo de corte chanel, como pode 18 Conflito Mundial que aconteceu entre os anos 1914 -1918. (VICENTINO, 1997) 19 Estilista francesa (1883 1971). (BAUDOT, 2002)

se ver na figura 7, e Clara Bow, com sua boca de formato de corao, de acordo com a figura 8. A maquiagem das melindrosas, as damas da dcada de 1920, consistia em rouge, rmel, batom e p. As mulheres pintavam seus lbios em formato de corao, ignorando a dobra natural da boca. O rouge era aplicado de forma exagerada e as sombras escureciam as plpebras, valorizando um olhar mais poderoso. Essa

maquiagem era mais usada nas festas do que durante o dia. O cinema prosseguia influenciando a maquiagem (Ibidem). Foi Max Factor20 quem inventou os clios postios para dar mais volume aos clios. Ele era o maquiador das estrelas do momento e tinha uma loja onde comercializava os produtos que utilizava nas suas produes no cinema e no teatro. O gloss21 que hoje se tem conhecimento, as bases, o pancake22, a harmonia de cores na maquiagem, entre outros, foram criados pelo ateli do maquiador (Ibidem). Os anos 1930 entram e o glamour do cinema est em alta. Max Factor transformava as meninas comuns em divas do cinema, e com isso passava uma imagem de que os atores eram ricos, charmosos e lindos, quando na verdade, segundo Vita (2008), eram escravizados pela mdia para passar uma imagem totalmente idealizada. Marlene Dietrich foi uma das musas vtimas do famoso maquiador. De acordo com a autora acima, a atriz nada tinha de especial e foi projetada para ser o smbolo de beleza da poca: arrancaram-lhe alguns molares para que a face ficasse mais afilada, rasparam suas sobrancelhas, as pintaram em forma que ficassem arqueadas, criaram uma maquiagem que evidenciasse os clios e projetavam a luz atrs de sua cabea para que sua pele parecesse mais clara do que era. Seus cabelos claros descoloridos fizeram com que a venda de descolorantes triplicasse nos Estados Unidos. Enquanto isso, a procura pelos produtos de Max Factor s aumentava. (Ibidem). 20 Maquiador Polons das estrelas de Hollywood, radicado nos Estados Unidos (1875-1938). (MUNDO DAS MARCAS, 2006). 21 Batom lquido usado para dar brilho aos lbios. (MUNDO DA MAQUIAGEM, 2010). 22 Creme que mistura base com p facial, tendo melhor fixao e impedindo transpirao excessiva. (TUDO DE MAQUIAGEM, 2006) No cinema, era tudo absolutamente harmnico e perfeito. Para cobrir o rosto de Vivian Leigh23, que tinha diversas imperfeies na pele, para o clssico filme E o vento levou, o maquiador usou o pancake, uma de suas maiores invenes. A partir da, a pele perfeita estava ao alcance de qualquer mulher, por isso, o sucesso deste produto no mercado foi imediato (Ibidem). Em 1932 surgiu a empresa de cosmticos Revlon. Fundada pelos irmos Charles e Joseph Revson, juntamente com o qumico Charles Lechman, responsvel pela letra L no nome da marca. Segundo o weblog Mundo das Marcas (2009), a empresa iniciou seus trabalhos com o lanamento de um esmalte opaco de unhas e logo sua diversidade de cores foi aumentando, sendo assim, os primeiros a propor que a cor do batom combine com a cor do esmalte. Logo, se especializaram na produo de outros produtos de beleza e at hoje a empresa se mantm como uma das lderes no mercado do ramo, lanando cosmticos de ltima gerao. Segundo Vita (2008), neste momento, as brasileiras s tinham acesso ao pdearroz, ao batom e ao rouge, no havia produtos de maquiagem importados. No se podia usar os produtos utilizados no teatro, pois a maquiagem era pesada, nada comparvel s comuns que as norte-americanas tinham acesso. No Brasil, ainda existia um preconceito com a maquiagem, pois quem a usava corria o risco de ser comparada s danarinas de cabar. 23 Atriz indiana (1913 -1967). (NETSABER, ano desconhecido)

Em 1939 dado o incio da Segunda Guerra Mundial24 . Como na guerra anterior, mudanas de comportamento aconteceram. O glamour dos filmes da dcada anterior foi substitudo pelo herosmo, o roteiro dos filmes eram agora historias de amor com a guerra como pano de fundo, mostrando uma viso mais romntica do conflito (Ibidem). Comeava a era das pin-ups, criadas por Alberto Vargas25. Segundo Slvio Avaz (2010), foi quando a revista Esquire publicou um calendrio com as garotas criadas por Vargas (Vargas Girls) que as garotas e o artista tornaram-se conhecidos mundialmente. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, as pin-ups de Vargas viraram smbolos patriticos e estmulo aos soldados americanos. Elas significavam o prottipo da mulher ideal e eram muito sensuais. Durante a guerra, a Europa sofreu com o racionamento e com a falta de produtos de beleza, era muito difcil encontr-los. A soluo era o mercado informal, porm os preos eram muito elevados. Entretanto, nos Estados Unidos, mesmo com a guerra, o consumo de cosmticos teve um forte crescimento. Neste momento Max Factor Jr, que herdara o nome e o talento do pai, era o mestre dos cosmticos (VITA, 2008, p.127). 24 Conflito mundial entre os anos 1939-1945. (VICENTINO, 1997) 25 Artista plstico Peruano (1896-1982), imigrou para Nova Iorque em 1916. (ANAZ, 2010)

Com o avano da indstria de cosmticos, a maquiagem no era mais a mesma para todos os tipos de mulheres. Os produtos como sombras, batons e ps passaram a ter uma enorme gama de cores diferentes, para que ficassem em harmonia com o tom da pele. Neste momento, os antes conhecidos como rouges passam a ser comercializados como blushes (Ibidem). De acordo com Baudot (2002), em 1947 Christian Dior26 cria o new look27, fato que estabelece um dos marcos mais importantes da indumentria no sculo XX. Ele recoloca a alta costura em voga e todo o seu glamour envolvido, trazendo Paris novamente ao centro da moda. Segundo Vita (2008), os anos 1950 era a dcada do ps-guerra, da reconstruo da Europa e da ascenso dos Estados Unidos como nao rica e lder. O modelo American way of life (modo de vida dos americanos) est no auge. As mulheres seguem um estilo de boazinhas, mas desejavam ser sedutoras como a atriz Marilyn Monroe28, e os homens seguem um estilo rebelde, influenciado pelo estilo dos atores Marlon Brando29 e James Dean30, no cinema e pelo rocknroll31 de Elvis Presley32 . 26 Estilista francs (1905-1957). (BAUDOT, 2002) 27 Conjunto lanado por Christian Dior que virou referncia na poca. Sua composio era um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Luvas, sapatos de saltos altos e chapu completavam o figurino impecvel (GARCIA, ano desconhecido). 28 Atriz americana (1926-1962). (MARILYNMONROE.COM, 2006) 29 Ator americano (1924-2004). (ABBADE, 2007) 30 Ator americano (1931-1955). (MACHADO, 2005) 31 Estilo musical originado na dcada de 1950, nos Estados Unidos. (MACHADO, 2005) 32 Msico e ator americano de grande sucesso (1935-1977). (MACHADO, 2005)

Uma atriz que se tornou um smbolo de beleza da dcada foi Brigitte Bardot33 , figura 12, no cinema francs, em filmes com cenas quentes que foram proibidos em alguns pases. Neste mesmo perodo tambm foi considerado smbolo de beleza a atriz Audrey Hepburn34 , morena com sobrancelhas marcadas e estrela do filme Bonequinha de Luxo, com muita elegncia. No Brasil, 1950 foi a dcada em que finalmente chegam as mais famosas marcas de cosmticos como Max Factor, Helena Rubinstein e Elizabeth Arden, trazendo mais opes de produtos cosmticos para as brasileiras. Em agosto de 33 Atriz francesa (1934 -). (BRIDA, 2010) 34 Atriz belga (1929 1993). (MERTEN, 2009)

1959, So Paulo escolhido pela Avon para a sua fbrica no Brasil, e o primeiro produto nacional foi um batom vermelho (Ibidem). Molinos (2000) afirma que at os anos 1950, os maquiadores enfrentavam dificuldades para fazer uma boa maquiagem com as limitaes da tecnologia. Para conseguir uma melhor definio da imagem, eles reforavam os traos das atrizes com o uso de delineadores marcados, sombras escuras, clios postios e muitas camadas de pancake. Os padres eram rgidos, e a tarefa do maquiador era reinventar um rosto que agradasse os colunistas sociais e dos caadores de talentos. O mesmo autor ainda conta que o grande maquiador Max Factor chegou a desenvolver um calibrador de beleza, pois a rigidez com os padres de beleza era muito forte. Este calibrador consistia em examinar o rosto para fazer as correes necessrias no rosto partindo de parmetros como distncia ideal entre queixo e lbios, testa e olhos, ngulo de curvatura das sobrancelhas, e assim por diante. Este era o incio da prtica do visagismo, com o conhecimento das formas das feies do rosto e construindo uma maquiagem adaptada para os diferentes tipos de formatos (Ibidem). A dcada de 60 foi quando houve uma grande revoluo comportamental. De acordo com Vita (2008), essa exploso da juventude tinha coerncia, pois era a gerao que havia nascido durante ou aps a Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, era cheia de idias novas e no queria atrelar-se aos conceitos antigos, j bem abalados pela gerao da dcada anterior. Com isso, a mudana na moda foi bem radical, o comportamento de cada um poder se refletir na escolha de suas roupas, do penteado e da maquiagem. Twiggy35 , uma modelo lanada pela estilista Mary Quant36 , inventora da minissaia, era o smbolo de beleza da dcada. A maquiagem que usava firmou-se no mundo inteiro (Ibidem). 35 Atriz e cantora britnica (1949). (BAUDOT, 2002) 36 Estilista britnica (1934). (BAUDOT, 2002)

A marca de cosmticos que estava em voga na poca era a londrina Biba, que era inspirada no visual art noveau37, direcionado ao pblico que procurava uma maquiagem diferenciada, com cores exticas, que, segundo a autora Vita (2008), foram usados em toda a sua glria. As sombras, as bases lquidas, os pancakes, os blushes, o rmel e os clios postios eram os produtos mais disputados. A maquiagem dos anos 1960 era, na sua essncia, olhos evidenciados pelo delineador lquido, clios postios e sombras coloridas, que iam se mesclando. Os lbios eram claros, com batons rosa claro quase branco, e o blush era forte, vindo das tmporas at as mas do rosto (Ibidem). Em 1968, surge a marca de cosmticos Clinique, inovando com produtos de limpeza de pele, levando em considerao os tipos de pele e as necessidades de cada tipo, inovando no mercado (Ibidem). A moda, a partir dos anos 1970 conhece uma acelerao considervel. Segundo Baudot (2002), a abundncia de invenes e proposies novas, que emergia na dcada anterior, racionaliza-se e transforma o comportamento do povo, o chique e as aparncias. 37 Estilo artstico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo, e que interessa mais arquitetura, artes decorativas, design, artes grficas, mobilirio e outras. A fonte de inspirao primeira dos artistas a natureza, as linhas sinuosas e assimtricas das flores e animais. (WEBSITE ITAUCULTURAL, 2008)

Neste momento, o movimento punk38 vem da Inglaterra para ficar. So jovens avessos ao sistema, que fazem penteados inusitados, usam maquiagem forte nos olhos e roupas negras com metais. O movimento hippie39 e folk40 tambm aparecem, e a maquiagem usada era quase imperceptvel (VITA, 2008). Por outro lado, as mulheres continuavam a seguir o estilo das atrizes do cinema. As mulheres comeavam a trabalhar o natural look, para dar a impresso que o trabalho mais importante do que a moda e trocam a maquiagem pesada e colorida que se usava nos anos 1960, por sombras de cores claras e translcidas, blushes mais suaves e moderam na quantidade de rmel. Porm, para sair a noite estas mulheres usavam uma maquiagem totalmente diferente (Ibidem). O estilo roqueiro foi substitudo pela discoteca. A moda e os modos vo mudando, trazendo um visual colorido. A maquiagem era mais suave que a dos anos 1960, os clios postios so dispensados. Os batons ganham mais brilho e mais cores (Ibidem). Segundo o weblog Mundo das Marcas (2007), em 1976, em Londres, surge a empresa de cosmticos Body Shop, a primeira empresa a vender produtos de beleza naturais, com responsabilidade social sustentvel. A dcada de 1980 foi o perodo dos exageros, a moda andava rpido demais. Baudot (2002) explica que, neste momento, impiedosamente orquestradas a cada seis meses pelos calendrios dos desfiles, as colees se submetem a uma renovao frentica. Na opinio de Vita (2008), na dcada de 1980 havia exagero e ostentao em todos os sentidos. Cabelos soltos e desfiados, em cachos definidos pelos 38 O punk surgiu em 1975. O objetivo do movimento era a afirmao de um estilo, sem envolver-se com questes ticas, polticas ou sociais (WEBSITE BRASIL ESCOLA, ano desconhecido). 39 O termo hippie derivou da palavra HIPSTER, em ingls, que nos Estados Unidos designavam pessoas que se envolviam com a cultura negra. Hippie quer dizer JOVEM relaxado, e com os cabelos longos, jovem rebelde que aceita a liberdade sexual e o uso de drogas. (COSTA, 2007) 40 Movimento que significa folclore, o conjunto de tradies e histrias que representam um povo. (LIMA, 2006).

permanentes, faziam parte do visual, e a maquiagem era com um dgrad de cores luminosas, que dava a falsa impresso natural. Os padres exagerados desta poca marcaram o sculo, e at hoje se tm alguns aspectos como referncia. No lanamento de primavera/vero 2008 da marca brasileira Cavalera, nota-se que a dcada citada como referncia. A maquiagem do desfile foi assinada pelo maquiador Robert Estevo. Era a dcada do culto ao corpo. As mulheres desejavam o corpo perfeito e magro, praticavam horas de aerbica todos os dias para alcanar a aparncia ideal e os homens malhavam muito para ter os corpos musculosos, como os dos astros da televiso (Ibidem). De acordo com a autora acima, foi no final desta dcada que o vista o que quiser virou credo. A unanimidade na moda parou de existir, cada um escolhe o que usar de acordo com o seu estilo. A maquiagem parou ento de ter um padro, cada mulher usava somente o que combinava com seu tom de pele e neste momento, com diversos profissionais na rea, ela podia ser orientada sobre o que a favorecia ou no (Ibidem).

A ltima dcada do sculo XX entra e, para Baudot (2002), marcada pelo minimalismo, ignorando os exageros da dcada anterior, como o fechamento de um ciclo na moda. A simplicidade agora est em voga. Porm, para Vita (2008), foi uma dcada de mudanas rpidas, das tendncias que no duravam. A cosmtica teve um grande avano, e a maquiagem j no bastava para transformar o rosto e corrigir imperfeies, pois a cirurgia plstica e o botox41 estavam ao alcance do consumidor. A obsesso pela aparncia perfeita era mais forte do que nunca. A mesma autora ainda conta que o preto era a cor mais escolhida ao vestirse, pois era bsico e discreto. Na maquiagem, surgem os tons pastis. O lanamento de produtos novos de maquiagem estava cada vez mais comum, nos shoppings havia lojas especializadas que ofereciam testes gratuitos de maquiagem, porm o que se v nas ruas so mulheres usando maquiagens suaves, querendo mostrar apenas um ar natural. (Ibidem). Ainda de acordo com Vita (2008), a entrada do novo sculo mostra uma mulher camaleoa, adaptvel s tendncias, pois elas so to efmeras que, em poucos meses, j esto ultrapassadas. Mais do que nunca as pessoas esto ligadas em seu estilo prprio. As revistas continuam mostrando as novidades, mas na verdade, no tm mais a fora de impor um padro. O consumidor vai seguindo sua prpria personalidade, escolhendo, dentro das tendncias, o que mais lhe agrada e usando tudo misturado. No novo sculo no h mais a ditadura da beleza ideal, como havia anteriormente. Molinos (2000) acredita que talvez o nico saldo positivo da ditadura da beleza ideal tenha sido a descoberta de inmeras possibilidades de correo de um rosto com a maquiagem e o desenvolvimento de produtos para aquela finalidade. 41 O botox ou toxina botulnica tipo A uma tcnica de rejuvenescimento onde a toxina injetada no tecido subcutneo por agulhas muito finas e em pequenas quantidades, proporcionando um efeito de esticamento da pele de maneira rpida (BUSKO, 2009).

Vita (2008) acredita que o homem do sculo XXI continuar to vaidoso como os povos antigos eram, e o conceito de beleza ser sempre diferente. Cada povo, cada momento histrico, cada cultura tentar manter os seus ideais, porm, a globalizao, a mdia e as influncias externas trazem muita informao ao consumidor, deixando-o livre pra seguir o estilo que preferir. De acordo com Ribeiro (2008), praticamente de senso comum, hoje em dia, que a ideia do que belo para alguns no o seja para outros, porm, nota-se que em todas as pocas houve alguma unidade do que belo. Na moda, essa beleza necessria, pois d identidade ao produto criando um estilo para que o consumidor se sinta identificado ao adquiri-lo, um diferencial alm da eficincia a que o objeto se presta. Cada marca possui smbolos que a personalizam e caracterizam, criando assim uma identidade. A inteno que os conceitos do consumidor sobre o que belo ou no casem com as propostas da marca e assim ele se sinta identificado com a marca. (DUARTE, 1998). Nos versos de Alberto Caeiro42 encontram-se as estrofes A beleza o nome de qualquer coisa que no existe / Que dou s coisas em troca do agrado que me do. Nestes versos vemos a relao que o autor tem com a beleza, de forma particular. Porm, o que realmente a beleza?

Observando a definio de beleza dada pelo dicionrio, pode-se ver que o termo um substantivo derivado do adjetivo belo. As definies acima so muito pessoais, variando do que cada pessoa considera como belo para si. 42 Poeta heternimo do escritor Fernando Pessoa (1889 -1915). (SANTISI, 2004)

Estas definies tambm podem ser interpretadas como ideais ou ento metas que o homem quer atingir, buscando a perfeio atravs de um caminho onde as formas so direcionadas para haver o conforto dos sentidos de forma geral, tanto visual, quanto auditivo e etc. Duarte (1998, p.13-14) enfatiza que A beleza uma maneira de nos relacionarmos com o mundo. No tem a ver com formas, medidas, propores, tonalidades e arranjos pretensamente ideais que definem algo como belo. Acabou-se o tempo em que os estudos estticos ditavam regras de beleza: um objeto podia ser considerado belo apenas e to-somente se se conformasse com os parmetros traados pela corrente em voga na poca. Beleza no diz respeito s qualidades dos objetos, mensurveis, quantificveis e normatizveis. Diz respeito forma como nos relacionamos com eles. Beleza a relao entre sujeito e objeto. Portanto, a beleza no deve ser considerada como algo que pode ser unicamente determinado, cada ser humano possui uma reao diferente ao experimentar a beleza. Esta reao est ligada aos seus conceitos pessoais do que belo ou no, determinados pela vivncia diria e absoro da informao do mundo sua volta, pois a linguagem do povo a que pertencemos nos penetra e molda nossos processos perceptivos (DUARTE, 1998, p.33). A beleza, ento, est nos olhos de quem v. Sobre a estipulao de um padro de beleza, Phillip Hallawell (2009, p.44) diz que A televiso, as outras mdias e a publicidade tradicionais veiculam mensagens que vendem padres e impem modelos a serem seguidos. [...] Por outro lado, estas mesmas tecnologias do ao consumidor acesso a mais informao, maior conectividade e maior escolha. Estes veculos de massa tm grande influncia na construo dos conceitos das pessoas sobre o que belo. 2 A MAQUIAGEM NO LANAMENTO DE COLEO Uma das principais funes do lanamento de coleo dar aos compradores do varejo e imprensa uma viso prvia do que a marca em questo estar oferecendo ao mercado para a estao determinada. Alm disto, o momento de maior exposio da marca e garante que haja um estoque de fotos e matrias para revistas, aumentando assim a divulgao e popularizao do nome da empresa. (JONES, 2005). O desfile uma maneira tradicional que muitas das grandes marcas aderem para fazer seus lanamentos de coleo. Nele, modelos caminham por uma passarela vestindo as peas da coleo que est sendo mostrada, organizadas em looks de modo que o tema central da coleo seja transmitido para os expectadores, baseado nas tendncias mundiais. Muitas vezes algumas peas mais ousadas so feitas especialmente para o desfile e assim, causar impacto e destacar-se entre a concorrncia, estilo que chamamos vanguarda (COUTINHO, 2009). De acordo com Claudia Jordo (2010), o profissional responsvel por produzir desfiles o stylist e a sua funo desenvolver a imagem que a grife que o contratou deseja transmitir atravs de seus produtos. No lanamento de coleo ele quem vai se preocupar para que todos os elementos do desfile casem com a identidade visual da marca, como a escolha dos modelos, a maquiagem, os cabelos, a trilha sonora, iluminao, cenrio, enfim, todos os fatores envolvidos no evento. Portanto, em outras palavras, a tarefa do stylist estruturar a composio inteira do desfile com o universo da coleo, mostrando o seu conceito considerando os aspectos relativos identidade visual da marca. Porm, muitas marcas ainda optam

por no utilizar os trabalhos do stylist e centralizar estas tarefas no designer, que possui o domnio do conceito que deve ser expresso na passarela. Segundo Reinke e Cristfoli (2008, p.52), a identidade visual pode ser entendida como a juno de vrios elementos que iro personalizar a identificao de um nome, marca ou produto e acredita-se que isto extremamente necessrio para o bom entendimento e o sucesso de uma coleo. Para a construo de um

desfile, entender como tudo aquilo foi gerado imprescindvel, desde as inspiraes que o designer teve no incio do processo criativo at a formulao do produto final, pois a partir da que a identidade comea a ser formada. Os mesmos autores acima afirmam ainda que uma boa identidade para uma apresentao de sucesso depende de alguns elementos que devem ser trabalhados direcionando uma mesma ideia, passada de diferentes maneiras, intervindo nos mais diversificados sentidos. A identidade sonora, por exemplo, tem o objetivo de reforar o conceito trabalhado na estao e tambm o de agregar emoo, quando, juntamente com o visual, forma o conjunto exato (Ibidem, p.52). O mesmo deve acontecer com a maquiagem. Ela deve ser pensada como mais um dos elementos de estilo que contribuem para a identificao da marca no seu lanamento de coleo, dando emoo de acordo com a proposta mostrada em cada look exibido na passarela. Duda Molinos colabora como maquiador h alguns anos nas semanas de moda nacionais mais influentes do pas e tambm j coordenou alguns desfiles de marcas internacionais realizados no Brasil. Com uma relevante experincia na rea, Molinos (2000) afirma que a primeira coisa que o maquiador tem que saber antes de aceitar preparar os modelos num lanamento de coleo a conscincia de fabricao da imagem que a marca est propondo. Mais do que deixar os rostos dos modelos com uma boa aparncia, ele diz que a sua tarefa juntar-se aos outros idealizadores do desfile e vender uma idia. Para o sucesso de seu trabalho necessrio manter-se atento a todos os outros elementos envolvidos no desfile, pois eles influem diretamente na maquiagem. preciso checar a distncia em relao ao pblico, a quantidade de luz, a harmonia com a cenografia e etc., pois isso tudo influencia na maneira que a maquiagem ser aplicada. Tudo precisa funcionar corretamente, pois estes fatores esto a servio da roupa que a marca quer vender, atravs da imagem (Ibidem). Para o visagista Phillip Hallawell (2009), na definio da maquiagem no lanamento de coleo, deve-se primeiro definir o conceito que se quer expressar no desfile, pois toda a caracterizao deve ser feita com o princpio de que a funo

da maquiagem que define a forma que ela ter, para ento no casting43 selecionar os modelos que possuem caractersticas fsicas condizentes com o que quer ser expresso no momento do lanamento da coleo. O mesmo autor (2009, p.77) conta que quando olhamos para uma pessoa, antes de v-la como uma pessoa especfica que tem nome, profisso e uma histria estamos reagindo emocionalmente s linhas, aos formatos, s luzes e s cores que a compem. [...] Somos capazes de opinar sobre as pessoas sem sequer trocar uma palavra com elas, ou s olhando uma fotografia. Com este pensamento, v-se que os indivduos so capazes de julgar os outros sem ao menos conhec-los e, pelas feies, classific-los. Em seu ltimo livro sobre o assunto, Hallawell (2009) apresenta formas de diagnosticar as caractersticas de um rosto e classific-las em temperamentos. Trata-se de um mtodo criado por ele a partir dos conhecimentos da linguagem visual, que permitem ler os smbolos arquetpicos44 do rosto, nas feies e nas cores, interpret-los e ento, associ-los s caractersticas de cada temperamento. Os temperamentos determinados pelo visagista so: sanguneo, colrico, melanclico e fleumtico. Cada um dos temperamentos possui caractersticas prprias tanto psicolgicas quanto fsicas. Uma pessoa pode ter caractersticas de vrios temperamentos, porm em graus diferentes, sendo que um deve se destacar mais dentre os outros. O temperamento sanguneo tem caractersticas pulsantes como a extroverso, comunicabilidade, motivao, festividade, energia, curiosidade, criatividade e inovao. As cores que se adquam bem para este temperamento so o amarelo e as demais cores quentes. Geralmente, seu rosto tem formato angular, hexagonal ou losangular, um nariz que se destaca, olhos grandes e um sorriso cativante (Ibidem). 43 Momento de apresentao dos modelos de uma agncia para uma marca de roupa selecionar quais participaro do desfile (website Revista ELLE, 2009). 44 So os formatos geomtricos que estruturam o rosto e os cabelos reconhecidos pelo inconsciente, provocando reaes e sensaes emocionais (ALVES, 2009). O colrico mais determinado, persistente, objetivo e explosivo. um bom lder, tem iniciativa e intensidade. Tambm extrovertido, porm de modo mais reservado, bastante ligado s emoes. Sua cor o vermelho-alaranjado, seu rosto tem o formato quadrado, hexagonal ou triangular. Tm olhos separados e um olhar intenso, sobrancelhas grossas, nariz largo e boca carnuda (Ibidem). Os indivduos organizados, disciplinados, pragmticos, perfeccionistas, profundos e pensativos so classificados como de temperamento melanclico. Este grupo se divide, ainda, em dois tipos: o artstico e o cientfico. O artstico mais sensvel, enquanto o cientfico mais frio. Porm, ambos so muito cuidadosos, discretos, sistemticos, pacientes, persistentes e tambm tm atitudes que apresentam passividade. Sua cor azul, do grupo das cores frias. O artstico possui o formato do rosto oval ou em forma de tringulo invertido, enquanto o do cientfico retangular, comprido e fino. As suas feies so agrupadas, pequenas e delicadas. Nariz fino e longo, testa alta, olhos cados e o queixo retrado e lbios estreitos so

as caractersticas deste temperamento, que passam sensao de tristeza (Ibidem). O quarto e ltimo temperamento diplomtico, pacificador, amigvel, agradvel, paciente, calmo, alegre e sorridente. constante e seguro, vezes acaba passando por aptico, alienado e desinteressado, pois no costuma demonstrar muitas emoes. Por causa destas caractersticas, pessoas de temperamento fleumtico no costumam ser muito vaidosas, chegam a ser desleixadas. Seu rosto geralmente redondo, triangular, quadrado largo ou oval e seus olhos grandes passam um olhar cansado (Ibidem). O formato do rosto, as propores, as feies e as caractersticas fsicas so os fatores mais reveladores do temperamento de uma pessoa. A maneira como esta pessoa se porta, gesticula, caminha e se manifesta muito importante. Como ligada ao comportamento, sua conduta pode levar a uma concluso errada sobre seu verdadeiro temperamento, pois nem sempre uma pessoa se comporta igualmente em diferentes ocasies (Ibidem). Com as demarcaes do rosto da imagem acima, observa-se que cada rea relacionada s caractersticas psicolgicas da personalidade da pessoa que refletem nas suas formas e expresses faciais. Fazendo a leitura da linguagem visual do rosto, Hallawell (2009) diz que a testa simboliza o intelecto45, e as suas diferentes formas (larga, alta, curta, estreita, etc.) podem representar a maneira que a pessoa lida com ele. Simbolicamente, por exemplo, usar franja cobrir o intelecto, porm no significa que a pessoa no inteligente, mas demonstra que quem faz isso prefere se apoiar em seu lado emocional. Logo abaixo, vem a rea dos olhos e sobrancelha, que a mais expressiva do rosto, pois mostra as emoes por meio da abertura do olho, dos movimentos e do brilho. A maquiadora Linda Mason, autora do livro Make up: the art of beauty (Maquiagem: a arte da beleza), fala que as sobrancelhas so a moldura dos olhos e 45 Intelecto relacionado inteligncia lgica (capacidade de lidar com questes lgicas, matemticas e filosficas) inteligncia verbal (capacidade de lidar com conceitos, palavras e linguagem escrita), assim como aspectos da inteligncia intrapessoal (capacidade de lidar consigo em questes sobre impulso, autocontrole, automotivao e emoes). (HALLAWELL, 2009, p.158).

revelam detalhes no s da personalidade da pessoa, mas do seu humor e a sua sagacidade (2007 traduo nossa). Figura 17 -A artista Frida Kahlo e as atrizes Marlene Dietrich e Brooke Shiels, famosas por suas sobrancelhas destacadas. Fonte: Weblog The Rookies, 2009, Website oficial Marlene Dietrich, 2005 e Website Askmen.com, ano desconhecido Mason (2007, p.45 traduo nossa) cita tambm o ditado popular que diz que os olhos so a janela da alma, mostrando que o olhar uma forma de comunicao e isto o que os deixa bonitos. Hallawell (2009) diz que olhos grandes so caractersticas do temperamento colrico, pois so bastante emotivos. Olhos pequenos so caractersticas de pessoas melanclicas do tipo cientfico, pois controlam suas emoes. nesta rea que geralmente a maquiagem mais destacada. Delineadores, lpis, rimeis e sombras so produtos destinados rea dos olhos e existem nas mais variadas formas, texturas e cores e dependendo a forma como so aplicados, diferentes resultados podem ser obtidos.

Figura 18 -Olho com as nomeaes das reas em que se aplicam os produtos de maquiagem. Fonte: Website Petiscos, 2010 Para cada formato de olho h uma tcnica que melhor se aplica para que sejam valorizados. A blogueira Mariana Smith (2010), colaboradora do site Petiscos46, fez uma demonstrao do que favorece e o que no favorece os olhos de uma mulher que deseja fazer uma maquiagem para sair noite.

Figura 19 -Demonstrao de tcina para olhos pequenos mostrando o que se deve fazer para aument-los. 46 Weblog do segmento de moda encontrado no endereo www.juliapetit.com.br, regido pela produtora musical, publicitria e modelo Jlia Petit. As figuras 19 e 20 so um exemplo das dicas encontradas em weblogs na internet, mostrando a maneira correta de como uma pessoa que tem os olhos pequenos deve se maquiar para que seus olhos sejam destacados, mostrando o que os favorece (do) e o que no os favorece (dont). A blogueira d dicas tambm para meninas que tm olhos puxados, olhos cados, entre outros. A maquiadora Linda Mason (2007 traduo nossa) tambm mostra em seu livro algumas tcnicas para realar os diferentes tipos de olhos. Na figura 21, atravs de um desenho, Mason explica que para maquiar olhos muito prximos um do outro, deve-se aplicar sombras escuras nos cantos externos para assim causar a impresso de distncia entre eles. No livro h tambm dicas para quem deseja causar os mais variados efeitos com a maquiagem para o seu formato de rosto.

A zona do nariz outra regio muito expressiva, por isso est na rea denominada ao e ritmo. Os narizes proeminentes so associados curiosidade e os arrebitados mostram uma personalidade mais delicada, ambas caractersticas do temperamento sanguneo. Os pequenos, proporcionais e delicados expressam sensibilidade, por isso remetem ao temperamento melanclico artstico, enquanto os largos, grandes e arredondados remetem ao colrico e os achatados indicam o temperamento fleumtico (HALLAWELL, 2009). Com a maquiagem, algumas correes podem ser feitas, porm, devem ser muito sutis, pois o nariz no uma regio que costuma ser maquiada. Na figura 22, Duda Molinos (2000) d dicas de como usar cosmticos de correo para afilar um nariz largo, por exemplo. Junto rea do nariz vm as bochechas e tmporas. nesta parte que feita a aplicao do cosmtico blush, ou, como chamado antigamente, o rouge. Ele serve para suavizar o rosto e no deixar a pele plida, dando um aspecto de sade com cor nas bochechas. O lugar e a maneira como ele colocado pode influenciar muito na maquiagem e na angulao do rosto (MASON, 2007 traduo nossa).

As imagens acima so exemplos de duas diferentes maneiras de aplicao do blush, causando efeitos diferentes. Na primeira, a maquiadora Linda Mason d a dica para quem tem rosto largo: colocar o blush como uma linha estreita na vertical, para o rosto ficar com um aspecto mais fino. Na segunda foto nota-se que se o blush for aplicado numa linha inclinada, abaixo das mas do rosto, elas ficam destacadas, dando uma aparncia mais sofisticada. Assim como outros cosmticos, o blush existe nas mais variadas formas, texturas e cores (2007 traduo nossa).

As tmporas geralmente no so maquiadas, porm alguns profissionais utilizam cosmticos iluminadores nesta rea para realar as bochechas e contrastar com os olhos. Um exemplo o maquiador Max Weber, que diz que o iluminador nas tmporas um timo truque, pois d poder mulher destacando o seu rosto (Portal ELLEInternet, 2009). Logo abaixo vem a boca, expressando comunicao, intuio e sensualidade. Bocas grandes e lbios carnudos, por exemplo, so caractersticas colricas, por serem emotivos e passionais. Bocas largas exprimem extroverso, comunicabilidade e alegria, remetendo ao temperamento sanguneo. Ao contrrio, bocas pequenas ou com lbios estreitos denotam um temperamento introvertido e fechado, tpico das pessoas melanclicas, que tm dificuldade de se expressar. Fleumticos geralmente tm bocas de formato padro e regulares, onde o tamanho da altura total cabe duas vezes e meia na largura total da boca (HALLAWELL, 2009). Maquiar os lbios serve para destacar ou esconder o sorriso. Segundo Linda Mason (2007 traduo nossa), usar um batom com cor que realce os lbios a maneira mais simples e fcil de alterar a expresso de um rosto.

Por ltimo vem o queixo, que revela o grau de fora, estabilidade e determinao de uma pessoa. Ele indica tambm se a pessoa do tipo que impe a sua vontade ou se se submete vontade dos outros. O temperamento colrico se revela no queixo quadrado indicando fora e poder e na sua protruso. Quanto mais acentuado o queixo, mais demonstra que a pessoa impe suas vontades. Queixo retrado indica uma personalidade mais suave, caracterstica dos melanclicos e fleumticos (HALLAWELL, 2009). Existem diversos significados para todas estas feies que o rosto pode possuir e que remetem a temperamentos diferentes. Todas elas podem ser interpretadas de diversas maneiras, porm, de acordo com Hallawell (2009), o formato do rosto o que mais reflete a personalidade de uma pessoa. No diagrama abaixo possvel conferir a tabela feita pelo visagista, determinando o temperamento conforme o formato do rosto.

Da mesma forma em que possvel diagnosticar o temperamento de uma pessoa pelo formato do seu rosto e as suas feies, a cor da pele tambm pode revelar aspectos do temperamento de um indivduo. Phillip Hallawell (2009, p.168) conta que foi Suzanne Caygill47, em 1942, que inventou o sistema Color Harmony (harmonia da cor) para diferenciar os distintos tipos de pele. Ela as classificou em quatro categorias e as nomeou com as estaes do ano, fazendo uma referncia cores quentes e frias. A pele primavera pertence categoria das cores quentes e tem como base o tom dourado-amarelado. Este tipo de pele bastante comum nos pases da Europa, e no Brasil encontrado com mais densidade nas regies Sudeste e Sul, devido a imigrao europia. Esta classificao de tez associada ao temperamento sanguneo, porm, nem todas as pessoas de temperamento sanguneo esto enquadradas nessa categoria. Combinam com acessrios dourados, e as cores que melhor se harmonizam so as quentes, principalmente os tons terrosos (HALLAWELL, 2009). A pele outono tambm faz parte da categoria das cores quentes, da classificao dos avermelhados. So as peles mais claras e que quando vo ao sol no bronzeam e queimam-se facilmente. So peles tpicas do norte da Europa, onde 47 Maquiadora e artista plstica (1911-1994). (HALLAWELL, 2009)

as noites so compridas e o sol pouco. Geralmente tm sardas, cabelos ruivos, claros ou ento bem escuros, contrastando com a cor da pele. Este tipo de pele relacionado ao temperamento colrico, e as cores que melhor se harmonizam so os vermelhos quentes e abertos, os terrosos, bronze e os azuis-acinzentados (Ibidem). Frias e da categoria das amareladas so as peles do tipo inverno. So opacas e plidas, relacionadas ao temperamento fleumtico. As pessoas que tm este tipo de pele geralmente tm olhos e cabelos escuros e combinam com cores vivas e fortes, como os vermelhos frios, os azuis, verdes, roxos e cinzas escuros (Ibidem).

As peles do tipo vero so frias, delicadas e rosadas, que remetem ao temperamento melanclico. So pessoas de cabelo loiro-claro acinzentado variando at um castanho claro, e com olhos geralmente claros e frios. Combinam bem com acessrios prateados e as cores que se harmonizam so suaves e delicadas, caracterizadas pelos tons pastis, como os rosas, azuis e verdes claros, entre outras. Cores muito escuras deixam a pele do tipo vero muito plida, pois contrasta demasiadamente (Ibidem). H tambm uma classificao para peles negras. Tambm so classificadas entre frias e quentes, e vo desde as mais claras at as muito escuras, azuladas. Classificam-se em seis tipos. So eles: nilo, que o tom mais claro, s vezes nem sendo percebida a ascendncia negra e combina com cores claras e frias; blues, que o tom de negro mais escuro e que vai bem com cores frias, vivas, puras e contrastantes; o jazz, que o tom escuro puxado para o chocolate e se harmoniza com cores vivas e pulsantes, como o magenta e o roxo; saara, que muitas vezes pode acabar sendo confundido com a pele inverno, pois tambm amarelado e combina com tons neutros como beges, verdes e amarelos claros; o tom calipso um negro mais dourado, de pele luminosa e que combina com as cores quentes mais luminosas tambm, como amarelos e corais; e por fim, o tom spike, que um negro mais avermelhado e opaco, combinando com tons vermelhos e alaranjados (Ibidem).

Hallawell (2009, p.187) ainda afirma que as cores que combinam com os diferentes tipos de pele branca tambm combinam basicamente com as correspondentes peles negras. Portanto, no que se refere temperatura, pode-se usar os mesmos tons das peles brancas correspondentes. Na tabela abaixo o autor cita as peles negras, mostrando as temperaturas relativas a cada tonalidade de tez, juntamente com as cores correspondentes. A anlise da cor da pele importante, pois auxilia na escolha das cores a serem aplicadas na maquiagem. Tons frios de colorao no se harmonizam com peles quentes, pois acabam contrastando e assim causando um aspecto estranho, como por exemplo, tons de azul tornam as peles primaveras amareladas, provocando um aspecto desagradvel, como se a pessoa estivesse doente (Ibidem). Mesmo que o conceito escolhido para um desfile no exija uma maquiagem muito elaborada e com cores e texturas diferenciadas, os conhecimentos especficos das zonas do rosto so importantes para que os cosmticos sejam aplicados para dar o aspecto mais natural possvel. No lanamento de coleo, as linhas, as cores, as texturas e os formatos das roupas e dos acessrios devem estar em harmonia com os elementos visuais encontrados no rosto, no cabelo e na maquiagem (MOLINOS, 2000). Portanto, num casting, distinguir os temperamentos expressos pelos rostos dos modelos e a sua cor de pele importante pois auxiliaria na sintonia entre todos os elementos

envolvidos no desfile, j que alguns temperamentos aceitam melhor algumas cores do que os outros. Porm, nem sempre recursos como estes so utilizados conscientemente, pois este um assunto relativamente novo e nem todos os profissionais da rea tm os conhecimentos especficos do visagismo. Hallawell (2009) diz que a inteligncia visual de cada um faz com que os conceitos da linguagem visual sejam facilmente assimilados, e com isso, estas teorias acabam sendo aplicadas intuitivamente. Para Duda Molinos (2000), esse processo funciona de outra forma. Em sua opinio, antes da definio da maquiagem de um desfile o maquiador tem que estar por dentro do universo que fez o designer criar a coleo que est sendo divulgada, pois cada modelo estar sinalizando a tendncia que deve vingar nos principais crculos de moda. Na sequncia, testes de luz e de maquiagem so feitos, juntamente com a equipe idealizadora do desfile. Molinos (2000) conta que todos os fatores envolvidos devem ser levados em considerao, desde a distncia em que a maquiagem vai estar dos flashes at as limitaes dos decotes e aberturas das peas, uma vez que no momento do desfile todos os processos devem ser rpidos e prticos. Qualquer limitao pode resultar no atraso da entrada dos modelos. O mesmo autor afirma ainda que a anlise dos rostos dos modelos ser feita no momento da aplicao da maquiagem. Ele assegura que a pessoa que aplicar a maquiagem deve observar com ateno o terreno em que aplicao ser feita, pois ele cheio de pequenas elevaes, veias, reentrncias, contornos, dobras. E devese observar, nestes relevos, zonas claras e escuras para ento trabalhar a luz e a sombra. Isso com a finalidade de determinar, individualmente, o que ser apagado e o que ser destacado na ctis do rosto, para ento formar uma coeso entre todos os modelos envolvidos no lanamento de coleo (Ibidem). Este processo no muito diferente das experincias que a maquiadora internacional Linda Mason (2007) conta em seu livro. Ela diz que para a deciso da composio da maquiagem no lanamento da coleo costuma-se ter apenas um encontro com o responsvel pelo desfile para debater o que ser feito, onde ele expe suas ideias e o maquiador discute, faz suas sugestes e verifica a aplicabilidade do que se tem em mente. Neste encontro so feitos alguns rascunhos em papel e logo aps, testes unindo a maquiagem com as roupas para checar se eles se comunicam. Em entrevista ao programa de televiso ItMTV no dia 8 de abril de 2010, o maquiador Daniel Hernandez explicou a realidade de como funciona a definio da maquiagem nos desfiles em que participa. Nas semanas de moda o volume de desfiles muito elevado, e isso faz com que as decises sobre a beleza do desfile fiquem para a ltima hora, sendo feitas s vezes at no mesmo dia, poucas horas antes dos modelos entrarem na passarela. Para ele, o processo ideal da definio da maquiagem quando o responsvel pelo desfile explica com antecedncia para ele os conceitos centrais da coleo e expe seus desejos do que quer ver no rosto dos modelos. A partir da, o maquiador declara que aplicar a identidade visual fica mais fcil e contribui para o sucesso da coleo. Daniel Hernandez foi o profissional responsvel pela maquiagem e cabelos do desfile da marca Triton, para o inverno 2010. Para este desfile, ele disse que no houve inspiraes para a maquiagem dos modelos e optou por fazer uma

maquiagem mais suave, que apenas fosse uma continuao do look, dando uma aparncia de boneca rocker. Acredita-se que planejando a maquiagem antecipadamente melhores resultados podem ser alcanados. Molinos (2000) diz que a maquiagem de um desfile muito importante, pois ao preparar um modelo para um desfile de moda, o maquiador no est lidando com o ego de apenas uma mulher (a modelo), ele est lidando com o ego de milhares de espectadoras para quem os looks da passarela foram pensados. E para acontecer o sucesso da identificao do pblico com o que est sendo apresentado no desfile, ser verificada a aplicabilidade da metodologia de desenvolvimento de coleo de vesturio para a definio da maquiagem num lanamento de coleo de moda no terceiro captulo deste trabalho. 2.1 ENTREVISTA COM PROFISSIONAL DA REA No dia 21 de maio do corrente ano foi realizada uma entrevista com o maquiador Eric Maekawa, residente da cidade de Porto Alegre. Pessoalmente, o maquiador fez algumas declaraes pertinentes ao contedo do presente trabalho,

comeando sobre a importncia da maquiagem num lanamento de coleo. A seguir sero transcritas as declaraes do entrevistado. Na opinio de Maekawa, num desfile de moda se tem um conceito, uma idia para passar, no apenas roupas e modelos. Na passarela a roupa passa um conceito atravs da imagem, e a maquiagem uma ferramenta extra que existe para transmitir com mais expresso o conceito escolhido. No desfile, a roupa o mais importante, porm a maquiagem refora o conceito desta. A respeito do papel do maquiador no lanamento de coleo, ele explicou que os produtores dos desfiles o chamam para fazer a parte da criao. Com antecedncia, primeiramente feito uma reunio em que se mostra ao maquiador o conceito a ser transmitido no desfile. A partir disto, ele realiza uma pesquisa de imagens, que envolve inspiraes, cores, texturas, entre outros elementos para criar um moodboard48 com todas as informaes que se quer levar para a maquiagem. Com isso, o maquiador cria uma imagem que vir a ser testada em bonecas ou em modelos e tira-se um retrato para apresentar ao cliente, que aprovar ou no. Depois de aprovado, o retrato vai para o backstage49 , com um passo a passo explicando as etapas para reproduzir a maquiagem, pois no momento do desfile h uma equipe que o auxilia a aplic-la em todos os modelos. Quando lhe foi perguntado se ele analisa algo no rosto dos modelos antes da aplicao da maquiagem, ele respondeu que importante analisar, uma vez que os rostos possuem feies diferentes, e que se a maquiagem segue um padro, pode ser que o que serve para um rosto no funcione bem para outro. Como a imagem que est em jogo, o maquiador deve adaptar a maquiagem para cada rosto, pois evidente que o rosto de um modelo asitico ficar diferente do rosto de um caucasiano. Sendo assim, todos devem estar em harmonia para que estejam transmitindo o mesmo conceito de forma correta. 48 Mural onde se fixam imagens, fotografias, desenhos, tecidos, entre outros, referente pesquisa realizada. (SEIVEWRIGHT, 2009) 49 Do ingls, bastidores. (WEBSITE GOOGLE TRADUTOR, 2010)

Eric afirma que assim como uma maquiagem bem aplicada pode agregar valor ao conceito do desfile, uma maquiagem mal colocada pode destru-lo. At mesmo uma maquiagem bem elaborada, se for mal aplicada, pode prejudicar a harmonia do desfile. Por isso importante que os maquiadores sejam profissionais, sendo capazes de reproduzir fielmente o que foi aprovado anteriormente. Para o maquiador, embora no garanta o sucesso de uma coleo, a existncia de uma metodologia organizacional para a definio da maquiagem em um desfile auxiliaria extremamente no alcance dele. Maekawa enfatiza que, sendo o desfile um trabalho de equipe, o sucesso de uma coleo se d quando todos os elementos esto em harmonia, no apenas a maquiagem. Eric ainda afirma que a maquiagem ajuda a vender a roupa, pois o que se est vendendo a imagem. Ele exemplifica falando que se uma modelo veste uma roupa incrvel usando uma maquiagem mal elaborada, obviamente no vai atingir o objetivo. Porm, se ela usar uma roupa incrvel, com uma maquiagem incrvel, o conjunto da imagem que est sendo vendido tambm ser incrvel. Ele afirma que a imagem deve ser bonita para agradar ao pblico, pois ningum compra uma imagem feia, e que, embora perfeio no exista, o que o pblico busca. Porm, de acordo com o que foi tratado no captulo anterior deste trabalho, o conceito de beleza eza particular e no existe padro ou receita. Sendo assim, constata-se que esta entrevista contribuiu significativamente para as consideraes feitas neste estudo, confirmando a importncia das teorias aqui citadas acerca do tema central do trabalho, assim como possiblitando a verificao da aplicabilidade da metodologia de desenvolvimento de coleo de vesturio na formulao da maquiagem em um lanamento de coleo, como ser feito no prximo captulo deste trabalho de concluso.

3 A METODOLOGIA ORGANIZACIONAL De acordo com Rigueiral (2002 apud Heinrich, 2009), pode-se iniciar um processo de criao com qualquer coisa. O importante escolher um FOCO e criar um trabalho de VALORIZAO desta escolha. Tendo como base a citao acima, o intuito deste captulo enquadrar o processo criativo da maquiagem dentro da metodologia de desenvolvimento de coleo de vesturio, fazendo da maquiagem um foco a mais para ser valorizado no contexto de uma coleo. Tal ao desejada, pois, como constatado no captulo anterior, a maquiagem em alguns grandes desfiles das semanas de moda, hoje em dia, esto sendo pensados de ltima hora, quando muitos conhecimentos disponveis poderiam ser aplicados para aperfeioar esta prtica. Sendo assim, para atingir o objetivo proposto, conhecer e compreender o ciclo de funcionamento da moda muito importante para iniciar o processo criativo do desenvolvimento de coleo. O ciclo que Doris Treptow, autora do livro Inventando Moda: planejamento de coleo (2007), prope MODA = Lanamento . Consenso . Consumo . Massificao . Desgaste Quando h a aceitao de um lanamento, as pessoas que se identificam com o perfil para qual ele foi direcionado passam a ver naquele estilo uma forma de rtulo de modernidade. Contudo, a massificao deste perfil o torna obsoleto, dando espao para um novo, e ento acontece o fim de um ciclo de moda e o lanamento de uma nova coleo (Ibidem). Quanto ao ciclo de criao destas colees de moda, Sue Jenkyn Jones (2005, p.129) conta que a maioria das empresas de alta moda segue o esquema das estaes [...]: primavera/vero e outono/inverno. De maro a setembro desenham, planejam as linhas, fazem os pilotos e (em setembro) vendem as peas que

sero entregues para a primavera/vero; de outubro a fevereiro desenham, planejam as linhas, fazem os pilotos e (em fevereiro) vendem para o outono/inverno. Contudo, esta declarao se refere aos meses e estaes relativos ao Hemisfrio Norte. Adaptando para o Hemisfrio Sul, onde o Brasil est situado, pode-se dizer o oposto. No entanto, os meses podem variar de acordo com o modo de trabalho de cada empresa. Empresas varejistas, por exemplo, possuem calendrios diferentes e programam-se para lanar produtos ao longo do ano. De acordo com o Portal FFW50 , as duas principais semanas de moda brasileiras em que h o lanamento de coleo em massa de marcas de alta moda, como exposto acima por Jones, so: So Paulo Fashion Week, realizado em So Paulo, e Fashion Rio, no Rio de Janeiro. Ambas as semanas de moda acontecem semestralmente e, em janeiro, lanam as colees para outono/inverno e em junho, os lanamentos de primavera/vero. Para definir coleo de moda, Treptow (2007, p.43) utiliza os conceitos dos autores Rech e Gomes. Segundo Rech (2002), coleo um conjunto de produtos, com harmonia do ponto esttico ou comercial, cuja fabricao e entrega so previstas para determinadas pocas do ano. J de acordo com Gomes (1992, p.43) coleo uma reunio ou conjunto de peas de roupas e/ou acessrios que possuam alguma relao entre si. Contudo, pode-se dizer que coleo de moda um conjunto de peas de roupa agrupadas de acordo com algo que tenham em comum, no caso, um conceito e que so lanadas em determinadas pocas do ano. Conforme estudado em sala de aula, no desenvolvimento de uma coleo h algumas ferramentas que auxiliam o xito do processo. Primeiramente a ateno, para perceber as coisas que esto acontecendo a sua volta, inclusive as menores. A sensibilidade, de forma apurada para visualizar algo e observ-lo minuciosamente, percebendo o que dele pode-se extrair. Logo, vem a criatividade, que deve ser usada para construir e transformar o que foi visto em algo diferente, nico e original. A harmonia, para reunir a composio de modo organizado, de acordo com o senso de beleza do criador. Por fim, buscar a atualizao, ferramenta obrigatria a um 50 Portal Fashion Forward, Sites oficiais do SPFW e Fashion Rio. (Portal FFW, 2010).

criador para sintonizar o que est sua volta, permitindo-se conhecer novos campos e ferramentas para a renovao do seu trabalho (RIGUEIRAL, 2002 apud HEINRICH, 2009). Para Baxter (2008), a criatividade o corao deste processo. Ele diz que, quando inserida neste contexto, uma ferramenta que promove a diferenciao de produtos, em meio concorrncia. Ele ainda afirma que qualquer pessoa pode ser criativa, desde que siga algumas etapas e se esforce para isto. H diversos conceitos de criatividade. Dentre eles, os mais citados por Heinrich para designar esta ferramenta, so de Stein (1974) e Anderson (1965). Para Stein, criatividade o processo que resulta em um produto novo, que aceito como til, e/ou satisfatrio por um nmero significativo de pessoas em algum tempo". J para Anderson, a criatividade representa a emergncia de algo nico e original". Nota-se que ambos no so autores contemporneos, porm suas idias vm sendo citadas ao longo dos anos at os dias de hoje, mostrando que o conceito mantm-se ainda forte. Unindo os dois conceitos, pode-se dizer que a criatividade vista como uma caracterstica para inveno de novos elementos. O visagista Phillip Hallawell (2008, p.247), em seu primeiro livro chamado Visagismo: Harmonia e Esttica, confirma dizendo que a grande criatividade se aplica no caso de algo que foi criado e que no existia antes, ou quando algo foi transformado significativamente. Em ambos os casos, o que foi criado acrescenta alguma coisa ao meio a que pertence. Ainda de acordo com o autor acima, quando sugerida uma nova interpretao a algo que j existe, trata-se de uma criatividade menor. Nesta situao, no se chama mais criao, e sim, inovao. No visagismo, ele conta que esse o tipo de criatividade que mais se aplica (Ibidem).

Com isso, nota-se que um profissional da rea do visagismo deve ser inovador para dar uma nova aparncia a um rosto, sendo impossvel reinvent-lo. Para usar a critividade grande, o autor diz que preciso ter muito conhecimento na rea para conseguir criar algo indito. Porm, de acordo com Mason (2007), quando se trata de uma maquiagem freestyle51, usa-se a grande criatividade pois qualquer coisa pode ser feita sobre as feies do rosto52 . Na figura 37 pode-se verificar este tipo de criatividade, onde ignora-se as linhas naturais do rosto e explora-se as demais reas. Hallawell (2008, p.247) ainda diz que o principal problema que muitos confundem sensibilidade artstica e expressividade com criatividade. No entanto, uma pessoa pode ser criativa sem ser artstica ou expressiva e, ao contrrio, artstica ou expressiva sem ser criativa. Nas artes, para ser criativo tambm preciso ser artstico, mas no necessariamente expressivo, embora no baste copiar com capricho. O mesmo se aplica ao visagismo. Um penteado ou uma maquiagem no so criativos se forem feitos apenas com bom gosto [...] Por ser uma arte, o visagismo requer expresso. 51 Do ingls, estilo livre. (WEBSITE GOOGLE TRADUTOR, 2010) 52 Traduo nossa.

Sendo assim, pode-se dizer que criatividade essencial na formulao da maquiagem, para que, com expresso, seja desenvolvida uma pintura que se enquadre bem no conceito proposto. Em palestra realizada na semana acadmica/2010 do curso de Design de Moda e Tecnologia, a publicitria porto-alegrense Januria Menegotto citou o desfile de outono/inverno de 2009 da marca carioca Oestudio, chamado Fashionzolhos, para explificar a criatividade grande. A palestrante mostrou que no desfile a empresa exps um conceito nunca antes visto no contexto de um lanamento, porm, um conceito coerente aos temas da atualidade. O conceito retirado do website oficial da marca: Experimentar a ausncia de sentido visual numa sociedade cuja base cultural est tudo enxergar, espreitar e interpretar [...]. Desta forma observa-se como o conceito do desfile foi empregado na maquiagem, tendo um olho bem marcado enquanto o outro est apagado propositalmente para simbolizar o contraste entre a presena e ausncia da viso dentre a sociedade. As etapas para a estimulao da criatividade propostas por Baxter (2001, p.52) comeam com a inspirao inicial. Para o autor, inspirao o primeiro sinal, que surge na mente, para uma descoberta criativa. Entende-se como a definio do caminho que aquela criao deve seguir. Aps este estgio, vem a etapa de preparao, que o momento em que se alimenta a mente com fatos e ideias relevantes situao que se necessita da criatividade. O autor cita a frase de Thomas Edison53, que diz que criatividade 1% de inspirao e 99% de transpirao, fazendo-se assim compreender que a criatividade pode ser o resultado de muito esforo e reinterpretaes de ideias j existentes (Ibidem). A iluminao pode ser considerada como uma consequncia da etapa de incubao. Segundo o autor acima, a incubao o perodo em que a ideia adormece na mente, pois se acredita que a insistncia bloqueia a criatividade. Deixando a mente vagar, ela pode explorar novos caminhos e produzir alguma associao nova, que pode ser aquela que solucionar este problema. A identificao desta ideia a etapa da de iluminao (Ibidem). A verificao a fase de anlise das idias obtidas nas etapas anteriores. O autor prope a tcnica de gerao de hipteses, pois se apenas uma idia for gerada, a chance de ser um sucesso ou um fracasso de 100%. No entanto, se diversas alternativas forem geradas, forma-se um equilbrio entre as idias em que se pode averiguar individualmente e escolher as que melhores se adaptam. Numa 53 Thomas Alva Edison (1847-1931), inventor e empresrio Norte-Americano. (WEBSITE THOMASEDISON.COM, 1999) coleo, por exemplo, o ideal que o designer crie mais peas do que o necessrio, para ento poder escolher dentre todas as que melhor se encaixam ao conceito (Ibidem). Embora existam diversas teorias sobre a criatividade, Hallawell (2008, p.254) diz que na criatividade no existem regras ou frmulas, portanto no existem solues certas. As solues precisam ser encontradas, criadas. Assim sendo, na criao no h um parmetro que defina se est certo ou errado; vai do senso de esttica do criador.

Para isso, o autor desenvolveu um processo criativo para o visagismo. Na sua percepo, h quatro fases distintas: concepo, materializao, interpretao e reinterpretao (ibidem).

A etapa de concepo o primeiro momento, ao compreender o que deve ser feito. Em outras palavras, a determinao da funo que a forma ter, pois, de acordo com a proposta do mesmo autor no segundo captulo deste trabalho, a funo que define a forma. Faz-se uma reflexo, a partir da observao, usando os cinco sentidos. Neste caso, o momento em que se observa a estao da pele da pessoa, o seu temperamento, o seu formato de rosto e feies. Neste primeiro momento, o criador deve preocupar-se apenas com a concepo do trabalho, como, por exemplo, apontar o esquema de cores da maquiagem, a parte do rosto que ser valorizada e a impresso geral que se deseja obter. Nesta etapa no se deve pensar em como o trabalho ser executado (Ibidem).

O segundo passo buscar as solues especficas para transformar a ideia (concepo) em forma. Aqui, procura-se a tcnica ideal para aplicar a forma dentro da estrutura desejada. Para o autor, conhecer a linguagem da rea que est sendo trabalhada importante para poder fazer algumas experincias, e o desenho uma boa forma de praticar simular estas tcnicas (Ibidem). A fase da interpretao quando se pe o trabalho em prtica. Mais precisamente, a interpretao acontece quando faz-se efetivamente o trabalho aps a materializao da obra. O autor compara esta situao com a msica, onde o compositor que cria a obra, mas so os msicos que a interpretam, pois nem sempre, no visagismo, o intrprete o autor. Para uma boa interpretao, preciso tcnica e capacidade de se envolver na execuo da obra (Ibidem). A quarta e ltima fase a reinterpretao. a reao causada quando a obra divulgada, e assim, interpretada de acordo com o que quem viu pensa e sente. No caso de um desfile, o momento da reao do pblico, em que se descobre se o sucesso desejado foi alcanado ou no (Ibidem). Aplicando estes procedimentos maquiagem em um lanamento de coleo, nota-se que o mtodo proposto condiz com o que o profissional da rea relatou na entrevista concedida. Para Mike Baxter (2008), o sucesso ou o fracasso do resultado do processo criativo pode depender de muitos fatores, entre eles a simpatia dos consumidores. Portanto, o modo de como o desenvolvimento conduzido tem uma grande influncia sobre o resultado final. Treptow (2007, p.43) ento afirma que para haver o sucesso de uma coleo, ela deve ser coerente e contemplar os aspectos: 1. Perfil do consumidor; 2. Identidade ou imagem da marca;

3. Tema da coleo; 4. Proposta de cores e materiais. Sendo assim, ainda de acordo com Treptow (2007), para que a coleo seja coerente necessria uma metodologia para o processo de criao, que envolva todos os itens acima e os organize de forma coerente. A metodologia para desenvolvimento de coleo de vesturio, estudada em sala de aula na disciplina de Projeto de Moda II, pode ser dividida em duas fases: planejamento/pesquisa e desenvolvimento/apresentao. A primeira parte deste processo, determinada como fase de planejamento e pesquisa, possui algumas etapas que podem se enquadrar nas fases de concepo e materializao do processo criativo de Hallawell. Primeiramente se faz um levantamento dos dados e depois se apresentam dados relativos empresa e/ou marca que se ir trabalhar para que o designer se situe e compreenda o funcionamento da mesma, dando assim uma continuidade lgica para as colees desta marca e garantindo metas de venda dos produtos. Porm, esta apresentao apenas se faz necessria se o criador no estiver dentro do contexto da empresa, seno, entende-se que ele j conhece os processos e v atender s necessidades baseado no que j conhece. (HEINRICH, 2009). Nesta apresentao importante conter todas as informaes pertinentes da empresa. Uma boa maneira de se fazer isto com imagens e texto contendo o conceito da marca. Alm do exposto, conhecer o histrico e a trajetria da empresa desde o seu incio importante, assim como dados tcnicos como razo social, nome fantasia, segmento de atuao, distribuio, sistemas de venda, pontos de venda, promoo e preos praticados (Ibidem). Dentro da apresentao da empresa, outro estudo importante de se fazer, no planejamento de uma coleo a anlise da concorrncia. Treptow (2007) diz que comparar-se aos concorrentes traz vantagens para atrair os consumidores e no perder clientes para outras marcas que abranjam mesmo pblico.

Essa etapa no ser aprofundada, pois no h grande significncia na relao com a maquiagem diretamente, a no ser que a maquiagem seja o principal diferencial do lanamento frente concorrncia. Fazer uma anlise da coleo anterior tambm muito importante para o incio dos processos. Treptow (2007, p.69-70) ainda diz que esta anlise serve para que o designer possa conhecer quais os artigos produzidos e quais os modelos de maior sucesso da empresa at o momento. A partir dos registros de vendas avaliam-se os itens que tiveram melhor sada e quais no venderam bem. A autora ainda diz que esta no uma fonte absoluta -a produo deste produto pode estar j na fase do desgaste do ciclo de moda mas complementa bastante o incio de uma nova coleo. Acredita-se que possvel aplicar estas etapas no processo criativo do maquiador. O entendimento do funcionamento da empresa facilitaria o profissional a compreender a identidade da marca; quanto anlise das colees anteriores, para o maquiador criar um trabalho original, analisar o que j foi feito anteriormente pode ajud-lo na materializao de todo o procedimento. Ainda na fase de planejamento/pesquisa, a prxima etapa a de apresentao do pblico-alvo. Assim como anteriormente citado, aqui a apresentao pode ser feita com imagens e texto que descrevam detalhadamente o perfil do consumidor. Jones (2005), diz que na classificao de pblico avaliam-se os seguintes aspectos: atitudes e valores do consumidor, caractersticas fsicas (como peso e altura), circunstncias econmicas (disponibilidade de crdito do comprador), classe e comportamento social, estilo de vida, idade, religio, sexo, entre outros. Assim sendo, a anlise de pblico-alvo se faz para descobrir os possveis compradores, devido s segmentaes que h no mercado, para que os produtos sejam direcionados ao segmento correto. Treptow (2007) diz que a segmentao por gnero, classe social e faixa etria clssica, mas o estilo de vida e interesses dos grupos tem gerado uma subdiviso cada vez maior.

A mesma autora (Pires, 2000 apud Treptow, 2007, p.51), cita a diviso dos consumidores por hbitos de consumo e propenso aquisio de produtos, por estilo. So eles: tradicional, que seria um pblico acomodado, prtico e indiferente, que no gosta de chamar a ateno, que compe 60% do mercado; fashion, que seria o pblico que mais consome e valoriza a moda, aceitando as novidades e responsvel por 30% do mercado; e o vanguarda, um pblico mais inovador, criativo e que gosta de ousar na moda, sem se preocupar com as crticas e responsvel por 10% do mercado. Contudo, estas especificaes so teis para o designer direcionar a coleo que est sendo planejada. Para o maquiador, conhecer o pblico alvo tem a mesma importncia, pois todos os elementos devem ficar em harmonia. Segundo Miranda (2008 apud Heinrich, 2009) , a marca de moda um espelho s avessas, reflete para o outro o jeito de ser, sentir e pensar dos indivduos. O conflito entre o eu individual e o eu social busca o equilbrio atravs desta forma de comunicao. Sendo assim, acredita-se que o maquiador deve conhecer o pblico para que a possa criar uma arte que concorde com o jeito de pensar dos consumidores da marca, e assim eles se sintam identificados. A partir destas anlises, inicia-se a etapa intitulada de projeto da coleo. Em forma de reunio, a empresa decide a estao da coleo que ser trabalhada, assim como a dimenso que esta ter. Faz-se ento o mix de moda e de o produto e traa-se um cronograma da coleo, cruzando as atividades com as datas. (HEINRICH, 2009). O mix de produto , de acordo com Treptow (2007), o nome que se d a variedade de produtos oferecidos pela empresa, podendo ser os mais variados, como vestidos, camisetas, saias, entre outros. O mix de moda vem como uma classificao dos produtos em categorias, e so elas as mesmas determinadas no diagnstico de pblico alvo: bsico (tradicional), fashion e vanguarda, seguem o mesmo padro de estilo, e de acordo com a marca, podem variar as quantidades.

Feito isto, monta-se uma tabela de parmetros, onde a quantidade de peas que ser produzida de cada estilo do mix de moda identificada. Porm, segundo a autora, a tabela representa apenas uma ideia superficial da distribuio dos produtos. Sendo assim determinado, o designer pode delinear a coleo. Esta etapa de grande importncia no planejamento de uma coleo, porm sua aplicabilidade no desenvolvimento da maquiagem limitada, pois so informaes particulares referentes aos produtos que sero criados. Contudo, acredita-se que o maquiador deve ter conhecimento destes dados para comear a esquematizar o seu projeto, pois o contexto em que a maquiagem ser inserida. Alm de todo o exposto, h marcas que produzem peas de roupa especialmente para o lanamento de coleo. Geralmente so roupas da categoria vanguarda e que no so produzidas para a venda, fabricadas para reforar o conceito empregado e causar impacto na passarela (COUTINHO, 2009). Sabendo a quantidade de looks de cada estilo que ser apresentado no lanamento, cabvel ao profissional propor maquiagens individualizadas aos modelos, com a ausncia de um padro. No entanto, a etapa que mais se aplica neste momento a do cronograma, pois tra-lo cruzando as atividades com a realizao de cada etapa pode auxiliar na organizao dos processos.

Definidos os aspectos anteriores, o prximo passo a pesquisa de tendncias. De acordo com Simon Seivewright (2009, p.7-14), a pesquisa essencial para o design, pois o momento inicial de lanamento e coleta de idias que precede a coleo. A pesquisa caracteriza-se pela investigao e aprendizagem de algo novo ou do passado, e envolve leitura, visitao ou observao, mas, sobretudo, envolve registro de informaes. Assim sendo, esta prtica resume-se na coleta de referncias utilizadas para a concepo da coleo (Ibidem). O autor (2009) ainda fala que h dois tipos de pesquisa: o primeiro o que se refere coleta de amostras de materiais tangveis e prticos, e o outro sobre a inspirao visual, o que frequentemente ajuda na definio do conceito que conduzir a coleo. Esta pesquisa deve ser ampla e profunda, a fim de subsidiar a inovao e no a cpia das fontes pesquisadas. Um dos lugares mais fceis de comear a pesquisar na internet, pois um meio bastante acessvel e rpido para coletar informaes, principalmente na coleta de imagens das ltimas colees desfiladas. Tambm uma boa maneira para contatar fabricantes que forneam mostrurios do que tem sido feito. Revistas, livros, jornais, museus, brechs e viagens tambm so boas fontes de pesquisa. (Ibidem) Para Treptow (2007), uma das maneiras de se identificar uma tendncia prestar ateno nos elementos que aparecem em maior frequncia quando analisados lanamentos de estilistas diferentes. Uma observao mais apurada das informaes coletadas proporciona a identificao de elementos de estilo, que so os pontos em comum que mais se destacaram nas pesquisas de fontes diferenciadas. A autora ainda diz que estas tendncias se originam no comportamento dos consumidores. Assim que so identificadas e interpretadas pelos comits setoriais, a

informao transmitida atravs de bureaux54 e feiras aos estilistas, que as reforam em suas colees, para que chegue ao consumidor final (Ibidem). A mesma tendncia apareceu nos desfiles de lanamento de colees de inverno 2010 no Fashion Rio e So Paulo Fashion Week nas marcas New Order, Jefferson Kulig e Acquastudio, porm, de forma adaptada para caber dentro dos seus conceitos. Assim sendo, constata-se que fazer um quadro de diagnstico pode contribuir bastante para detectar as tendncias de beleza, pois a pesquisa o instrumento que agrega contedo coleo, inspira o designer e define o conceito. Uma forma de expor a pesquisa em forma de painel. Nele se ilustram as tendncias com imagens coletadas, de maneira agradvel e de fcil percepo visual para que os elementos de estilos sejam facilmente identificados, para ento se escolher o tema e desenvolver a coleo em cima dele (TREPTOW, 2007). Conforme informado em entrevista pelo maquiador Eric Maekawa no captulo anterior deste trabalho, o processo de pesquisa tem grande importncia no desenvolvimento da maquiagem de um desfile. Pesquisando, o maquiador registra texturas, cores e demais informaes que podem ser transmitidas pela maquiagem. Sobretudo, acredita-se que tendncia comportamental referente ao pblico que est sendo trabalhado deve ser um foco a explorar. Aps identificar o conceito da coleo a partir do painel de pesquisa de tendncias, constri-se o painel temtico, que, segundo Jones (2002) uma apresentao mais formal das concepes e intenes por meio de imagens, recortes e materiais coletados. O painel temtico deve constar o elemento de estilo da coleo, inserido no universo escolhido para o desenvolvimento das roupas.

Acredita-se que o mesmo se aplica maquiagem. A partir do painel de tendncias e da definio do conceito proposto para a coleo, cria-se um painel temtico com o elemento de estilo escolhido que ser empregado na maquiagem. Um bom exemplo o do lanamento de primavera/vero 2011 da marca MaraMac. Segundo o portal FFW (2010), a empresa segue uma linha com peas de formas limpas, resultando numa moda minimalista e com simplicidade esttica. Nesta estao, a coleo tinha como conceito o eco-modernismo, onde o foco na matria se une viso e clima naturais. As cores das roupas desfiladas eram sbrias e a maquiagem escolhida era simples e limpa, seguindo a identidade da marca. Porm, neste lanamento, contava com o delineador marcado na rea dos olhos como elemento de estilo. Aplicado apenas no lado externo do olho, o delineador, que ficou conhecido pela sua forma algumas dcadas atrs, veio num novo formato, trazendo uma aparncia mais moderna s modelos, reforando o conceito da coleo. Acredita-se ento, que assim como no painel temtico de uma coleo deve constar as intenes do designer para a coleo, no painel temtico do maquiador

devem constar as intenes, possibilidades e maneiras para a maquiagem, baseada no conceito da coleo, independentemente se for uma maquiagem simples ou uma bastante elaborada, de forma artstica. A partir dos resultados da pesquisa, a prxima etapa determinar a cartela de cores. De acordo com Jones (2005, p.112), a escolha das cores determinar o clima da coleo, ou a sua sintonia com a estao. A autora ainda conta que nas colees outono/inverno as pessoas so mais atradas por cores vivas e quentes ou escuras e nas colees de primavera/vero, tons pastis mais claros. Isto mostra porque a mudana de estao pede uma nova coleo, baseado nas necessidades do consumidor. A cartela de cores deve contar com o mnimo de seis e o mximo de doze cores, mais o preto e o branco, e devem estar identificadas pelo nome ou pela referncia. A maneira mais comum de se fazer isto atravs do Sistema Pantone (HEINRICH, 2009). O Sistema Pantone de Cores para Tecidos o mais comum entre as empresas para registrar as cores em suas cartelas. um sistema que apresenta mais de 1900 cores classificadas por famlias, com nmeros correspondentes. As amostras correspondem aos pigmentos disponveis no mercado e so bastante utilizados para especificar testes de cor em fios e roupas que sero feitos em laboratrios (JONES, 2005). Na maquiagem no existe um sistema especfico para designar a cor, pois cada marca de cosmticos possui seu prprio mtodo de nomeao dos produtos, que pode ser atravs de cdigos ou de nomes. Na cartela de cores da maquiagem no h um limite de cores mnimas ou mximas. Aqui o maquiador determina as cores que ele acredita que vm ao encontro do conceito trabalhado na coleo baseada nos resultados de sua pesquisa e no elemento de estilo.

O prximo e ltimo item a ser explorado dentro da etapa de planejamento/pesquisa da metodologia pra desenvolvimento de coleo de vesturio aqui proposta a de escopo de coleo. De acordo com o Dicionrio Aurlio (2008), a palavra escopo significa inteno. Neste momento organiza-se todo o material coletado at a ocasio para ento montar um esboo da coleo. Adequando esta fase para a maquiagem, acredita-se que este seria o momento ideal de se realizar o casting para a definio dos modelos que participaro do desfile. De acordo com a proposta de Hallawell de que a funo define a forma, nesta etapa a funo que a maquiagem ter na passarela j estaria definida, atravs do conceito. Os modelos seriam selecionados antes da criao efetiva da composio da maquiagem para primeiramente diagnosticar os formatos dos rostos e ento desenvolver o projeto. Com os demais itens acima definidos, inicia-se a fase de desenvolvimento e apresentao da metodologia para desenvolvimento de coleo de vesturio. Aqui, a cartela de materiais e insumos elaborada. Nela deve conter todos os materiais, como tecidos e aviamentos, que sero necessrios para a produo das peas de roupas, baseados nos resultados da pesquisa (HEINRICH, 2009). O mesmo vale para o maquiador. Acredita-se que na sua cartela de materiais devem constar todo e qualquer material que possa vir a utilizar na criao da sua obra. Neste momento, conhecer os rostos que sero maquiados no desfile importante, pois auxilia na busca das cores adequadas de base. Salienta-se que a cor da base no entra na cartela de cores, uma vez que sua finalidade cobrir imperfeies na pele dos modelos e sua cor no deve influenciar no contexto. Levase em considerao este aspecto apenas se o contraste da cor de pele com a base seja de desejo do criador. Materiais como sombras, rimeis e batons, entre outros, devem constar na cartela de materiais, assim como a forma em que se encontraro no momento de

aplicao, pois os cosmticos apresentam-se nas mais variadas formas, que podem causar diferentes efeitos. Demais insumos, como pincis, colas, clios postios, pedrarias, tintas e instrumentos de aplicao dos cosmticos tambm se incluem na cartela, assim como removedor de maquiagem. Este procedimento visa demonstrar o que ser utilizado no momento do desfile. No desenvolvimento de coleo de vesturio, aps a apresentao de materiais, apresentam-se as superfcies a serem mostradas na coleo. Elas podem ser estampas, bordados, lavagens e demais texturas empregadas para reforar o conceito trabalhado (HEINRICH, 2009). Na maquiagem, as superfcies propostas no desenvolvimento de coleo de vesturio no se aplicam diretamente, pois so efeitos trabalhados sobre tecidos. Aqui conta as interferncias, a forma com que os materiais sero empregados a fim de causar texturas diferentes das convencionais. Assim sendo, inicia-se o processo de gerao de alternativas da criao. Segundo Seivewright (2009, p.117), esta fase requer explorar ao mximo o potencial de detalhamento da pesquisa para traduzi-la com sucesso. O autor (2009, p.139) prope o seguinte exerccio para a criao de variadas peas de roupa: Identifique um tipo de roupa a partir dos desenhos que voc j produziu, como um vestido, por exemplo. Considere esta pea como base e comece a desenhar o maior nmero de variaes que puder [...] Proponha novos decotes, barras, mangas, colarinhos, [...] Mas mantenha-se fiel ideia original [...] Esta fase vai de encontro com o que foi proposto por Baxter (2001) no incio do captulo a respeito da etapa da verificao nas fases de gerao de idias, na criatividade. Quando diversas alternativas so geradas, as chances de se obter algo de sucesso so maiores, porm, quando s existe uma alternativa, a chance de errar ou de acertar de 100%.

Com base neste exerccio, acredita-se que quando aplicado na maquiagem, melhores resultados podem ser obtidos. Isto pode ter uma boa aplicabilidade na obteno de um padro comum de maquiagem para todos os modelos, porm quando a opo individualizar a maquiagem, a eficcia da utilidade deste exerccio pode ser ainda maior. As imagens acima so referentes ao desfile de lanamento da coleo primavera/vero 2011 da marca brasileira Auslnder. Nota-se que a maquiagem sofre uma alterao de cor em cada modelo, assim como a disposio do material plstico nos rosto delas. Com o exerccio de gerao de alternativas, variaes como estas podem ser encontradas. Aps a gerao de alternativas, filtram-se os resultados obtidos e os organizase em uma folha, unificando todas as peas escolhidas dentro da quantidade determinada na tabela de parmetro. Nesta folha, chamada de quadra de coleo, utilizando desenhos tcnicos coloridos de frente e costas, referenciados e agrupados por famlias, pode-se ter uma viso do conjunto inteiro da coleo (HEINRICH, 2009). Para a maquiagem, esta etapa pode ser apresentada da mesma forma do desenvolvimento de coleo de vesturio. Em uma folha ou painel, acredita-se que

as peas selecionadas para o lanamento, se expostas juntamente com um esboo da maquiagem ao lado, proporcionam uma viso panormica sobre todos os looks da coleo, agrupados por categoria bsico, fashion ou vanguarda, para demostrar caso haja a diferena da maquiagem por estilo de roupa. Na prxima fase, onde se apresentam individualmente os croquis das peas de roupa no desenvolvimento de coleo de vesturio, na maquiagem apresenta-se individualmente a que foi escolhida, ou ento, as variveis, caso a proposta do maquiador seja maquiagens diferentes, como no desfile da Auslnder. Segundo Treptow (2007), neste momento que se faz uma reunio de definio com os diretores da marca, para apresentar a coleo que foi construda. Neste encontro alguns aspectos relativos coleo so levados em considerao, como a qualidade do design das peas e a relao de cada item com os demais, assim como coerncia ao conceito da coleo e semelhana a outras peas. Tendo estes aspectos verificados pelos diretores da empresa e a coleo estruturada corretamente, parte-se para a etapa de pilotagem. A equipe de criao produz fichas individuais das peas, com o seu desenho tcnico, assim como todas

as outras especificaes tcnicas necessrias para a pilotagem das roupas desenvolvidas, como tamanho da amostra, tecido, aviamentos, superfcies e combinaes de cores (HEINRICH, 2009). Como a maquiagem precisa ser testada, este procedimento pode ocorrer diferentemente do processo de desenvolvimento de coleo de vesturio. De acordo com o que o profissional da rea Eric Maekawa informou, o maquiador deve testar o seu prottipo em uma modelo viva ou em uma boneca, e registrar atravs de um retrato para ento levar tudo o que foi construdo para uma reunio de definio com o responsvel pelo desfile. Assim que aprovado, o prximo passo do maquiador construir um passo a passo com etapas demonstrando como aplicar a maquiagem corretamente para guiar a sua equipe para reproduzir no desfile exatamente conforme foi aprovada. Finalmente, o desenvolvimento da coleo chega ao fim, e as etapas finais so referentes produo das peas, distribuio e divulgao da nova coleo. A proposta que todas as etapas do processo de concepo da coleo sejam registradas e organizadas em forma de dossi. O mesmo vale para a maquiagem, pois expor todas as etapas de forma organizada pode auxiliar bastante na compreenso do processo como um todo, assim como facilita quando o ciclo estiver recomeando ao se pesquisar a maquiagem das colees anteriores. A forma de como estes procedimentos so realizados pode variar bastante entre as empresas, pois cada qual adota um modo de trabalho de sua preferncia. O mesmo acontece com os profissionais maquiadores, que, conforme visto no captulo anterior deste trabalho, cada um possui seu mtodo individual de trabalho, no sendo possvel avaliar qual o melhor.

CONSIDERAES FINAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS A partir do desenvolvimento deste trabalho foi possvel alcanar uma maior compreenso a respeito do funcionamento do processo criativo na elaborao da maquiagem num lanamento de coleo de moda, bem como a importncia deste no contexto geral dos desfiles. O trabalho foi estruturado em trs sesses buscando em cada uma delas aprofundar questes especficas de acordo com os objetivos propostos, a fim de salientar os conhecimentos pertinentes construo de um prottipo de maquiagem especfico para aplicao em desfiles de moda. Sendo assim, ao longo do primeiro captulo constata-se que conhecer a histria um importante instrumento paras as pesquisas de moda. Um exemplo disto a relao entre a tendncia da sobrancelha apagada, lanada pela grife internacional Prada no lanamento de primavera 2010, com a rainha Elizabeth I, que raspava as sobrancelhas para poder retraar um novo desenho conforme desejasse. Neste caso a maquiagem se reinventa baseada em modelos do passado. Desta forma, acredita-se que compreender a natureza do que est sendo trabalhado uma forma de facilitar a sua construo. No caso da maquiagem importante, pois auxilia a desenvolver os conceitos que podem vir a ser utilizados pelos maquiadores nas passarelas. O uso da maquiagem est conectado prtica do embelezamento, porm, tornar-se belo um aspecto bastante relativo, pois de acordo com o que foi tratado neste trabalho, cada indivduo possui conceitos individuais sobre a beleza, baseado nas suas experincias e concepes do universo em que vive. No caso dos lanamentos de coleo de moda, como o profissional da rea Eric Maekawa citou em entrevista concedida autora deste trabalho, o conjunto da imagem que est sendo vendido. Por isso deve ser uma imagem projetada na

passarela deve ser direcionada s concepes gerais de beleza do pblico do desfile. A abordagem deste tema denota extrema importncia pois a partir da anlise de depoimentos informais de maquiadores, disponveis em livros e na internet, notase que em algumas situaes a maquiagem no est fazendo parte do planejamento do lanamento de coleo. Ou seja, ela tem um papel menor no desfile do que o proposto no segundo captulo deste trabalho. Tendo a maquiagem mais espao para desenvolver-se, ela poderia, em conjunto com as peas, auxiliar, ainda mais, na conquista do sucesso da coleo. No segundo captulo, discorre-se a respeito da aplicao do visagismo na formao da imagem projetada no lanamento de coleo. De acordo com Hallawell, o autor de destaque neste captulo, estas tcnicas ainda no so dominadas por todos os profissionais da beleza, existindo inmeras alternativas que poderiam ser aplicadas para facilitar e aperfeioar o trabalho deles. Ainda no captulo dois, constata-se que no existe uma uniformidade de procedimentos a serem seguidos para a criao da maquiagem de um desfile. A partir de anlise do modo de trabalho dos maquiadores Duda Molinos, Daniel Hernandez, Eric Maekawa e Linda Mason observa-se um fator em comum, que a busca de informaes referentes ao conceito trabalhado nas roupas da coleo de determinada marca, antes da definio da maquiagem a ser utilizada no lanamento. Cabe salientar o fato da ausncia, neste trabalho, dos mtodos utilizados da maquiadora britnica Pat Mcgrath, um grande nome no contexto dos lanamentos de coleo, sendo responsvel pela beleza de desfiles de grifes como Galiano, Versace, Dior, entre outras, dada a dificuldade de encontrar material a respeito. No terceiro captulo detalham-se os passos da metodologia para desenvolvimento de coleo de vesturio, fazendo-se, ao mesmo tempo, uma analogia do seu uso na projeo da maquiagem no lanamento de coleo. A metodologia exposta uma base de como o desenvolvimento de coleo de

vesturio pode ser realizado, e a sua aplicao na maquiagem uma forma de complementar um processo que, acredita-se, poderia ser mais e melhor explorado. O modo exposto neste trabalho de se lanar as colees de moda atravs de desfile, porm, acredita-se que metodologia aqui estudada pode ser adequada s outras formas existentes de se realizar um lanamento, como catlogo, lookbook, showroom, entre outros. A aplicao da metodologia em questo na maquiagem uma possibilidade, no significa que se tenha uma garantia total de sucesso as certamente configura uma caracterstica organizacional do processo. O importante que se possam disponibilizar alternativas para uma melhor realizao e funcionamento deste processo, possibilitando que a maquiagem receba uma maior ateno quando h potencial para agregar mais valor, fazendo uso de tcnicas, mtodos e cincias disponveis, como o visagismo. Contudo, no se pode afirmar que a atual forma de como a maquiagem est sendo conduzida nos lanamentos de coleo seja incorreta. Portanto, a introduo da mesma metodologia utilizada na criao de uma coleo de moda, no planejamento da maquiagem, poderia otimizar todo o processo, de forma a complementar os estilos visando gerar um conjunto ideal e sistematizado. Assim sendo, confirma-se a hiptese inicial deste trabalho de que a metodologia organizacional para desenvolvimento de vesturio pode ser aplicada maquiagem no lanamento de coleo, uma vez que adaptada sua realidade. Como perspectivas futuras, no prximo semestre com a continuidade deste trabalho, a proposta criar uma coleo de roupas em que seus modelos sejam simplificados e de cores sbrias, para que a maquiagem seja o destaque. Juntamente a esta coleo de vesturio, ser traado um paralelo possibilitando a aplicao os conhecimentos obtidos neste trabalho na formulao da maquiagem que os modelos usaro na realizao do desfile.

A estratgia principal ser o desenvolvimento de uma coleo de vesturio completamente em sintonia com as etapas e conceitos para desenvolvimento da maquiagem, independentemente do(s) tema(s) escolhido(s) para tal.

You might also like