You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Av.

Dom Manuel de Medeiros s/n Dois Irmo, Recife PE Telefone: 3320-6203

ORIENTAO PARA ELABORAO DE MONOGRAFIA CURSO: AGRONOMIA


I ESTRUTURA DO RELATRIO

1.1 INTRODUO

Este texto visa orientar os alunos do curso de Agronomia que iro realizar trabalho de Monografia, como equivalente ao estgio supervisionado obrigatrio na UFRPE, de acordo com as disposies da legislao federal e dos rgos deliberativos e executivos da UFRPE, especialmente a resoluo 678/2008 e as Normas para Organizao e Regulamentao de Estgio Supervisionado Obrigatrio e de Monografia do curso de Agronomia - UFRPE.

1.2 O QUE UMA MONOGRAFIA?

Monografia (mono-grafo, significa um escrito) o estudo cientfico sobre um tema, sobre uma questo bem determinada e limitada, mas realizado com profundidade e de forma exaustiva, embora esta ltima exigncia seja menor em cursos de graduao.

1.3 QUAL O OBJETIVO DA MONOGRAFIA?

Abordar um problema e conduzi-lo de forma metdica e reflexiva. No para ser confundida com trabalhos escolares feitos em finais de curso de uma determinada disciplina (trabalhos de sntese), resenhas, relatrios, etc. , pois, um tipo de atividade exigida em cursos de ps-graduao, e muitas vezes, ao final de um curso de licenciatura ou bacharelado. Deve ser visto como um momento de reflexo, de busca e apreenso da realidade, de uma totalidade, atravs de um processo metdico, que d a monografia o carter de cientificidade.

1.4 ETAPAS PARA ELABORAO DE UMA MONOGRAFIA

Os caminhos da elaborao de uma monografia so vrios e os mais diferentes, conforme o assunto, a metodologia e a forma de pensar do pesquisador. Mas caracterizam por serem:

Resgatar leituras e reflexes anteriormente realizadas sobre o assunto e conhecer um pouco o que est sendo produzido sobre o tema (Levantamento Bibliogrfico e Leitura Exploratria). O levantamento inicial do material disponvel sobre a temtica proposta pode ser realizado em livros, captulos de obras, artigos, dissertaes, teses; em bibliotecas, sites na internet, etc.

Identificar o sujeito e o objeto, o que se quer saber. Fixar os limites, considerando tambm o tempo disponvel, os prazos estabelecidos para a entrega do trabalho, os conhecimentos exigidos para o desenvolvimento do tema.

Problematizao do tema perguntas e interrogaes sobre o tema, no sentido de melhor explicitar quais so suas inquietaes e dvidas (tericas ou prticas), qual a situao problema que pretende responder ou explicar atravs do estudo do tema. Isso o obrigar a uma reflexo, a fixar pontos de referencia, a delimitar a abrangncia do tema, a melhor definir o que deve ser pesquisado, a chegar raiz da questo.

Determinao da idia central (tese), a posio, a abordagem que ser dada. Por isso monografia: mono (nica).

1.5 ELABORAO DO PROJETO

Projeto deve apresentar as linhas gerais da monografia, alm da capa conforme modelo em anexo, constando de:

RESUMO - elemento obrigatrio, constitudo de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavraschave. No deve ultrapassar uma pgina;

JUSTIFICATIVA (CARACTERIZAO DO PROBLEMA) - a apresentao sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informaes sobre sua natureza e sua importncia. Em

outras palavras, a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. Lendo a introduo, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho. Neste item, devem ser respondidas algumas perguntas bsicas tais como: Qual a importncia desse problema/questo para a comunidade cientfica?; e quais os benefcios econmicos, sociais e ambientais a serem alcanados pela comunidade e os resultados para a regio?

REFERENCIAL TERICO - apresentar e discutir os principais conceitos que envolvem a pesquisa. Este procedimento importante, pois discute os pontos de vista de diversos autores, assim como diversas abordagens alternativas. Neste item deve oferecer ao leitor material suficiente para uma reflexo e avaliao dos conceitos que apiam a pesquisa. Aqui deve-se apresentar o estado da arte do que se conhece sobre o tema a ser tratado e dar suporte que embase a hiptese a ser testada durante o desenvolvimento da pesquisa.

OBJETIVO - devem ser divididos em:

Objetivo geral: corresponde ao produto final que o projeto quer atingir. Deve expressar o que se quer alcanar, ultrapassando inclusive o tempo de durao do projeto.

Objetivos especficos: Corresponde s aes que se prope a executar dentro de um determinado perodo de tempo. Tambm podem ser chamados de resultados esperados e devem se realizar at o final do projeto.

METAS - so os resultados parciais a serem atingidos e neste caso podem e devem ser bastante concretos expressando quantidades e qualidades dos objetivos. Cada objetivo especfico deve ter uma ou mais metas. Aqui importante incluir o tempo para alcanar cada meta.

MATERIAL E MTODOS - parte principal do texto, descrevendo com detalhes a pesquisa e como ser desenvolvida, possibilidade sua reproduo integral e idntica.

CRONOGRAMA - a disposio, na forma de tabela, das pocas em que as atividades sero realizadas e deve permite uma rpida visualizao da seqncia em que devem acontecer.

BIBLIOGRAFIA CITADA - a bibliografia citado no corpo do texto do projeto de pesquisa e deve estar de acordo com as normas da ABNT.

1.6 ELABORAO DA VERSO FINAL DA MONOGRAFIA

Alm dos tpicos includos no item 5 desta orientao, excetuando-se JUSTIFICATIVA, METAS e CRONOGRAMA, o estudante deve incluir:

CAPA a proteo externa do trabalho, sobre a qual se imprimem informaes indispensveis a sua identificao;

FICHA CATALOGRFICA corresponde aos dados catalogrficos sobre o trabalho. Esta preparada pela biblioteca central da UAG/UFRPE;

PGINA DE APROVAO a parte da monografia onde consta a data de aprovao do trabalho e os membros da banca examinadora;

DEDICATRIA este item opcional. Se usada, no exceder uma pgina.

AGRADECIMENTOS este item opcional. Quando existente dever incluir uma curta apresentao de agradecimentos ou reconhecimentos a pessoas ou instituies que contriburam de alguma forma na elaborao, conduo e na redao final do trabalho. aqui que o estudante deve incluir os agradecimentos a instituies de fomento que financiaram bolsa ou o prprio projeto de pesquisa;

SUMRIO Dever vir logo aps os agradecimentos, quando houver. Utilizar espaamento simples.

LISTA DE TABELAS item opcional. Dever conter a lista das tabelas apresentadas no texto;

LISTA DE FIGURAS item opcional. Dever conter a lista das figuras apresentadas no texto;

ABSTRACT a verso em ingls do resumo. No deve ultrapassar uma pgina. Visa a divulgao internacional do trabalho;

INTRODUO Neste item devem ser apresentados por meio de um texto descritivo contendo os antecedentes que justificam a pesquisa, a apresentao do problema, a formulao de hipteses, as delimitaes do assunto e os objetivos propostos;

RESULTADOS A apresentao dos resultados de forma detalhada, propiciando ao leitor a percepo integral dos resultados obtidos. Pode-se incluir tabelas e figuras em geral (desenhos, grficos, mapas, esquemas, modelos, fotografias, etc.). importante observar que as tabelas e figuras aqui so apenas aquelas que so indispensveis para o entendimento dos resultados. As tabelas e figuras com resultados secundrios ou dispensveis devem ser includas somente nos anexos;

DISCUSSO a interpretao dos resultados comparando-os com aqueles obtidos na literatura, podendo ainda o autor, estabelecer novas hipteses, sugerir recomendaes e anotar suas dedues relativas aos resultados.

CONCLUSO Neste tpico deve ser feito em tpico ou em pargrafo nico a sntese do trabalho ou a resposta a hiptese formulada pelo autor do trabalho;

CONSIDERAES FINAIS Neste item o autor dever descrever os avanos obtidos com o presente trabalho, apontar as deficincias ou falhas cometidas, sugerir novas metodologias para que novos projetos evoluam a partir desta pesquisa.

ANEXOS um elemento ps-textual em que so includas matrias suplementares tais como leis, estatsticas, cpias de documentos e outros que acrescentam ao contedo do trabalho, mas que no sejam essenciais para o entendimento dos resultados.

1.7 ETAPAS DA REDAO

1 verso (construo dos pargrafos); Revises (contar com ajuda do orientador, colegas, etc.) Texto final

1.8 APRESENTAO DO RELATRIO FINAL

Trata-se da exposio formal do trabalho observando as orientaes da prpria instituio a qual deve ser apresentada monografia e seguindo as normas tcnicas da ABNT (associao brasileira de normas tcnicas).

1.9 DIVULGAO DO TRABALHO

Apresentar os resultados de seu trabalho junto aos colegas, a instituio, onde houve coleta de dados e/ou envolvimento no trabalho. Escrever resumo a ser apresentado em seminrios, congressos, para publicao em revistas, etc.

1.10 INSCRIO E ENTREGA DO PROJETO

A inscrio deve ser feita por meio de matrcula na disciplina especfica de Monografia (disponvel no sistema SIGA) no semestre de sua realizao. O discente dever tambm entregar o projeto de pesquisa, juntamente com Ficha de Registro de Incio da Monografia e Carta de Aceite de Orientao, as quais devem ser entregues, 2 (dois) meses antes do final do semestre que antecede a execuo da monografia, a Coordenao do Curso de Agronomia. Esse prazo se faz necessrio para viabilizar a avaliao pelos pareceristas e tramitao no Colegiado de Coordenao Didtica da Agronomia.

1.11 AVALIAO

A nota da monografia a mdia aritmtica das notas atribudas parte escrita e seminrio aberto ao pblico da Universidade, ambas atribudas por banca examinadora. A banca examinadora ser composta pelo orientador e dois membros sugeridos pelo orientador e aprovados pelo CCD do Curso. A sugesto dos membros da banca deve ser realizada em formulrio prprio. A condio para a aprovao a obteno, no mnimo, de mdia 7,0 (sete), na escala de 0 a 10. A reprovao por insuficincia de nota ou freqncia, implica na reprovao integral da monografia no semestre letivo. A deciso da Comisso Avaliadora definitiva, no cabendo recurso em nenhuma instncia.

II NORMAS PARA APRESENTAO GRFICA

2.1 Formato

A verso final da monografia deve ser impressa em papel formato A4 (210 x 297 mm), pargrafo em espao um e meio. O espaamento simples deve ser utilizado apenas no resumo e abstract, tabelas longas, notas de rodap, notas de fim de texto e divises secundrias do sumrio. Todo pargrafo deve iniciar com tabulao equivalente a 1,2 cm. Deve-se utilizar fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12. Em notas de rodap, sobrescritos ou subscritos e outros pode-se utilizar Times New Roman tamanho 10.

2.2 Margens

Margem superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3,0 cm e de rodap 2,5 cm.

2.3 Numerao de Pginas

Todas as pginas devero ser numeradas com exceo da capa, contra-capa, pgina de aprovao, dedicatria e agradecimentos. Estas primeiras pginas, embora, contadas no tero numerao. As pginas referentes a lista de tabelas, listas de figuras, resumo e abstract devero receber numerao romana (ex. i, ii, iii, iv...). A numerao deve ser colocada no canto superior direito da folha. A colocao horizontal ou vertical de tabelas ou figuras no altera a posio do nmero na pgina. No sero aceitas folhas com numerao intercaladas como, por exemplo, 15a, 15b, etc.

2.4 Subdiviso do texto

A organizao interna do relatrio final fica a critrio do prprio estudante,em conformidade com seu orientador. exigido, porm, a adoo de um esquema de organizao, que deve ser seguido coerentemente em todo o relatrio. Emprega-se itlico para palavras e frases em lngua estrangeira, ttulos de livros e peridicos, expresses de referncia (ex: vide, in vitro, in situ) letras ou palavras que requerem destaque, nomes cientficos de plantas, micro-organismos e animais. Os ttulos de captulos ou subttulos devem ser em negrito. Aspas devem ser reservadas apenas para destacar citaes textuais de outros autores.

2.5 Reviso de Portugus

Sugere-se ao aluno que na verso final do relatrio seja realizada uma reviso de Portugus (se o relatrio for escrito em Portugus) ou de Ingls (se o relatrio for escrito em Ingls). O relatrio precisa estar com a grafia correta. A reviso de Portugus e de Ingls pode ser feita pelo orientador do aluno.

2.6 Nmero de exemplares

A verso final do relatrio aps aprovao e com as correes devidamente realizadas dever ser entregue na Coordenao do Curso de Agronomia. Devero ser entregues duas cpias impressas, uma ser enviada para a biblioteca central da UFRPE e a outra ser entregue ao Orientador. Tambm dever ser entregue em meio eletrnico (formato pdf), em um CD, uma cpia para arquivamento na Coordenao do Curso de Agronomia.

2.7 Encadernao

Os dois exemplares devero ser entregues com encadernao de forma espiralada, com capa da encadernao em plstico transparente.

ANEXOS:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO CURSO DE AGRONOMIA

TTULO

AUTOR

Monografia apresentada ao Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, como parte das exigncias da Disciplina Estgio

Supervisionado Obrigatrio.

Orientador (a) Nome do Professor

RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 2011

Ficha Catalogrfica Preparada pela Diviso de Processos Tcnicos da Biblioteca Central da UFRPE

DADOS CATALOGRFICOS

AUTOR

TTULO

Monografia apresentada ao Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, como parte das exigncias da Disciplina Estgio

Supervisionado Obrigatrio.

APROVADA em ______ de __________________ de __________

Nome do membro da banca (Instituio)

Nome do membro da banca (Instituio)

Nome do Orientador(a) (Orientador (a))

RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

DEDICATRIA

Pargrafo de tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

AGRADECIMENTOS

Pargrafo de tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

SUMRIO

Pgina LISTA DE TABELAS............................................................................................... i LISTA DE FIGURAS................................................................................................ ii RESUMO................................................................................................................... iii ABSTRACT............................................................................................................... iv 1 INTRODUO...................................................................................................... 01 2 REFERENCIAL TERICO................................................................................... 3 MATERIAL E MTODOS.................................................................................... 4 RESULTADOS...................................................................................................... 5 DISCUSSO.......................................................................................................... 6 CONCLUSES...................................................................................................... 7 BIBLIOGRAFIA CITADA.................................................................................... 8 CONSIDERAES FINAIS................................................................................. 9 ANEXOS................................................................................................................

LISTA DE TABELAS

Pargrafo de tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

LISTA DE FIGURAS

Pargrafo de tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

RESUMO

Citao de acordo com as normas da ABNT

SOBRENOME, 1. Nome 2. Nome. Ttulo. 2011. n. de pginas p. Monografia (Graduao em Agronomia) Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.*

Texto em um pargrafo com espaamento simples _________________ *Comit Orientador: Nome do Orientador(a) (Orientador(a)), Nome do Co-orientador Instituio (Co-orientador)

ABSTRACT

Citao de acordo com as normas da ABNT

SOBRENOME, 1. Nome 2. Nome. Ttulo em ingls. 2011. n. de pginas p. Monograph (Graduation in Agronomy) Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brazil.*

Texto em um pargrafo com espaamento simples _________________ *Advising Committee: Nome do Orientador(a) (Adviser), Nome do Co-orientador Instituio (Coadviser)

1 INTRODUO

Pargrafo com tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

2 REFERENCIAL TERICO

Pargrafo com tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

MATERIAL E MTODOS

Pargrafo com tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

4 RESULTADOS

Pargrafo com tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

5 DISCUSSO

Pargrafo com tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

6 CONCLUSO

Tpicos pargrafo com tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

7 BIBLIOGRAFIA CITADA

De acordo com normas da ABNT (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

8 CONSIDERAES FINAIS

Pargrafo (fonte: Times 12, espaamento: 1,5)

9 ANEXOS

Pargrafo com tabulao equivalente a 1,2 cm (fonte: Times 12, espaamento: 1,5

You might also like