You are on page 1of 57

SEGURANA PARA PRENSAS HIDRULICAS E SIMILARES

Eng Paulo Renato Franz Gerente de Vendas

Referncias Normativas
EN954-1 Safety of marchinery, Safety related parts of control systems. PPRPS Programa de Preveno de Riscos em Prensas e Similares
(Vlido para o Estado de So Paulo).

EN 693 Hydraulic Presses Safety. EN 692 Mechanical Presses. NR 12 Norma Reguladora n 12 Mquinas e Equipamentos
(17/12/2010).

NBR 14153 Partes de Sistemas de comando relacionados a segurana princpios gerais para projetos. IEC EN 60204-1 Eletrical equipament of machines part 1 General requirements. NBR-14009 Segurana de mquinas princpios para apreciao de riscos. NBR-NM 213-2 Segurana em mquinas conceito fundamentais e princpios gerais de projeto.

Requisitos da NR 12
ANEXO VIII PRENSAS E SIMILARES Item 1 Prensas so mquinas utilizadas na conformao e corte de materiais diversos, ..... Item 1.2 Mquinas similares so aquelas com funes e riscos equivalentes aos das prensas, englobando: a) martelos de queda; d) dobradeiras; e) recalcadoras; f) guilhotinas, tesouras e cisalhadoras; h) dispositivos hidrulicos e pneumticos; k) outras mquinas similares no relacionadas neste subitem;

Requisitos das Normas no Brasil - NR 12


Anexo VIII Prensas e Similares 4. Sistemas hidrulicos e pneumticos de comando Item 4.3 As prensas hidrulicas e similares devem possuir bloco de segurana ou sistema de segurana composto por vlvulas em redundncia que possua a mesma caracterstica e eficcia, com monitoramento dinmico. Item 4.3.1 A prensa ou similar deve possuir rearme manual, de modo a impedir qualquer acionamento adicional em caso de falha. Item 4.3.2 Nos sistemas de vlvulas com monitoramento dinmico externo por pressostato, micro-switches ou sensores de proximidade, o monitoramento deve ser realizado por interface de segurana. Item 4.3.3 Quando vlvulas independentes forem utilizadas, devem ser interligadas de modo a estabelecer entre si um monitoramento dinmico, assegurando que no haja presso residual capaz de comprometer a segurana em caso de falha de uma das vlvulas.

Requisitos das Normas no Brasil - NR 12


Item 4.3.4 As prensas hidrulicas e similares devem possuir vlvula ou sistema de reteno para impedir a queda do martelo em caso de falha do bloco de segurana ou do sistema hidrulico. Item 4.3.5 Quando utilizado sistema hidrulico, a vlvula ou sistema de reteno deve ficar localizado o mais prximo do cilindro. 6. Monitoramento da posio do martelo Item 6.1.1 O monitoramento da posio do martelo, compreendido por ponto morto inferior, ponto morto superior e escorregamento mximo admissvel, deve incluir dispositivo para assegurar que, se o escorregamento da frenagem ultrapassar o mximo admissvel especificado pela Norma ABNT NBR 13930, uma ao de parada seja imediatamente iniciada e no possa ser possvel o incio de um novo ciclo. Item 6.2 Nas prensas hidrulicas, pneumticas e similares, com zona de prensagem no enclausurada, ou cujas ferramentas no sejam fechadas, a posio do martelo deve ser monitorada.

Requisitos das Normas no Brasil - NR 12


11. Sistema de reteno mecnica Item 11.1 As prensas e similares devem possuir sistema de reteno mecnica que suporte o peso do martelo e da parte superior da ferramenta, para travar o martelo no incio das operaes de trocas, ajustes e manuteno das ferramentas. Item 11.2 O componente de reteno mecnica deve ser pintado na cor amarela e possuir intertravamento monitorado por interface de segurana,...

Requisitos da Norma vigente na Comunidade Europia


EN 693
5.2 Consideraes bsicas de projeto Item 5.2.1.1 Quando existir risco de leso com fora superior a 150 N devido a quedas inesperadas do martelo deve-se tomar medidas de preveno com dispositivos de reteno. O dispositivo de reteno deve atuar automaticamente e ser operativo em qualquer posio do curso do martelo. Item 5.2.1.2 Quando no se utiliza um dispositivo de reteno mecnico e existe risco de leso com quedas por gravidade, o dispositivo de reteno hidrulica deve possuir: b) Duas vlvulas de fluxo restrito (redundncia), montadas o mais prximo possvel da conexo do cilindro no lado da haste, com tubulao soldada e flangeada, capaz de sustentar o peso do martelo.

Requisitos da Norma vigente na Comunidade Europia


EN 693
Item 5.2.1.4 Deve existir um sistema de checagem automtica para verificar se o sistema de reteno escolhido esta funcionando. Item 5.2.4.1 Na descida do martelo em prensas com queda por gravidade, todo o leo que sai do cilindro e que impede esta descida deve passar atravs de vlvulas de um sistema redundante e monitorado. Item 5.2.4.4 Deve-se tomar medidas para proteger o cilindro e os demais componentes que sustentam o martelo de danos em razo da intensificao de presso. Deve ser utilizada uma vlvula de alvio de atuao direta selada e bloqueada contra ajustes no autorizados e com presso de ao menos 10% acima da presso mxima do sistema. Ela s pode atuar quando uma falha provoque uma sobre presso perigosa.

O movimento de fechamento acidental e perigoso pode acontecer por: Existncia de presso hidrulica na direo de fechamento da prensa ou;

Na inexistncia de presso hidrulica que sustente o peso do martelo e da ferramenta.

Exemplo de circuito hidrulico seguro constante na Norma EN693


Reteno monitorada Vlvula limitadora para proteo contra sobre-presso P max + 10% CLP de Segurana ou Lgica similar Vlvula direcional monitorada

Vlvula direcional monitorada

Requisitos da NR 12
4. Sistemas hidrulicos e pneumticos de comando Item 4.3 As prensas hidrulicas e similares devem possuir bloco de segurana ou sistema de segurana composto por vlvulas em redundncia que possua a mesma caracterstica e eficcia, com monitoramento dinmico.

A Bosch Rexroth Fabrica no Brasil Blocos Hidrulicos de Segurana com Vlvulas Monitoradas Importadas da Matriz da Alemanha desenvolvidos com o objetivo de adequar as Prensas Hidrulicas e Similares as Normas de Segurana Nacionais e Internacionais. Modelos de Blocos fabricados pela Bosch Rexroth baseados na EN 693: Bloco Tipo N para prensas que j possuam as vlvulas de comando e precisa acrescentar segurana (Retrofit). Bloco Tipo M para prensas novas com segurana inclusa no bloco de comando.

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo N conforme EN 693 / NR 12 (Retrofit) Foi desenvolvido para atender os requisitos hidrulicos para sistema de segurana em Prensas Hidrulicas e Similares previstos na norma EN 693:2001 Safety Hydraulic Press e em atendimento as normas EN 954, possuindo redundncia de comandos e monitoramentos. O bloco de segurana tipo N instalado como um complemento do sistema hidrulico j existente em prensas ou similares que no possuam sistema de segurana hidrulico. Este bloco deve ser controlado e monitorado por CLP de segurana ou lgica equivalente. Esta lgica de comando eltrico dever testar os sensores de monitoramento das vlvulas hidrulicas a cada ciclo, garantindo que todos os sensores estejam ligando e desligando conforme comandos do ciclo de trabalho.

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo N conforme EN 693 / NR 12 (Retrofit) Se em um determinado ciclo algum dos sensores das vlvulas no responder adequadamente, permanecendo ligados ou desligados (indicao de defeito), a lgica eltrica dever interromper o trabalho da mquina e entrar em modo de emergncia. O bloco de segurana tipo N instalado como bloqueador do pisto hidrulico e no caso de anormalidade no comando hidrulico da prensa ou similar no haver movimentao do cilindro. No bloco de segurana tipo N duas vlvulas tm as mesmas funes e so dispostas em srie, garantindo a redundncia entre elas.

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo N conforme EN 693 / NR 12 (Retrofit) As vlvulas monitoradas quando em modo de segurana no permitem a pressurizao da rea do pisto e evitam a despressurizao da rea anular do cilindro. Em caso de descontrole com sobre-presso no lado anular do cilindro existe no bloco de segurana uma vlvula de alvio de presso ajustada para 10% acima da presso nominal de trabalho. Evitando danos ao cilindro e demais componentes do bloco de segurana.

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N da Bosch Rexroth com Monitorao e Redundncia

Lado da Haste do cilindro

Lado do Embolo do cilindro

Vlvula limitadora para proteo contra sobre-presso P max + 10%

Vlvula de reteno eltrica

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N tamanho nominal TN06 e TN10 da Bosch Rexroth com Monitorao e Redundncia para vazes de at 60 lpm.

Vlvulas direcionais monitoradas

Tubulao rgida soldada ou flangeada entre o Bloco de Segurana e o Cilindro

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N da Bosch Rexroth com Monitorao e Redundncia

Vlvula Monitorada Bosch Rexroth

4WE 6 U10B6X/EG24K4QM0G24 (R900574631) 4WE 10 U10B3X/EG24K4QM0G24 (R900578009)

Configurao do Sensor de Monitorao

Layout do bloco de segurana tipo N tamanho TN10

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N tamanho nominal TN16 da Bosch Rexroth com Monitorao e Redundncia para vazes de at 150 lpm.

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N TN16

Elemento lgico como reteno Vlvula limitadora para proteo contra sobrepresso P max + 10%

Vlvulas direcionais pilotadas com monitorao

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N tamanho nominal TN 25, TN32, TN40 e TN50 da Bosch Rexroth com Monitorao e Redundncia para vazes de at 2500 lpm.

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N TN 25, TN32 e TN40

Elemento lgico monitorado

Vlvula limitadora para proteo contra sobre-presso P max + 10%

Tomada de despressurizao da bomba

Elemento Lgico

Layout do bloco de segurana tipo N tamanho TN32

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo M conforme EN 693 (Mquina nova)

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo M conforme EN 693 (Mquina nova)

Bloco de Comando com Vlvulas Monitoradas e Redundantes conforme EN 693 e NR 12

Vlvula limitadora para proteo contra sobrepresso P max + 10%

Vlvulas direcionais eltricas de comando da Prensa com Monitorao e Redundncia

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo M conforme EN 693

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo M conforme EN 693

Bloco de Segurana Bosch Rexroth tipo M conforme EN 693

Bloco de Segurana utilizado em Prensas novas, geralmente fornecido para Fabricantes de Mquinas

Requisitos da NR 12
ANEXO VIII PRENSAS E SIMILARES 4. Sistemas hidrulicos e pneumticos de comando Item 4.3 As prensas hidrulicas e similares devem possuir bloco de segurana ou sistema de segurana composto por vlvulas

em redundncia que possua a mesma caracterstica e eficcia, com monitoramento dinmico.

Vlvulas Avulsas para Sistema de Segurana

Vlvula limitadora para proteo contra sobre-presso

Como instalar as vlvulas avulsas ??????

Vlvulas direcionais monitoradas

Vlvula direcional monitorada

Vlvulas Avulsas para Sistema de Segurana

Vlvula limitadora para proteo contra sobre-presso

Vlvulas avulsas unidas por um Bloco Manifold

Vlvulas direcionais monitoradas

Vlvula direcional monitorada

Bloco Manifold com as Vlvulas Monitoradas e com Redundncia

Bloco de Segurana Tipo N

Tubulao rgida soldada ou flangeada entre o Bloco de Segurana e o Cilindro

Solenides acionados

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N da Bosch Rexroth com Monitorao e Redundncia

Comanda descida da Prensa

Tubulao rgida soldada ou flangeada entre o Bloco de Segurana e o Cilindro

Solenides acionados

Circuito Hidrulico do Bloco de Segurana Tipo N da Bosch Rexroth com Monitorao e Redundncia

Comanda subida da Prensa

Tubulao rgida soldada ou flangeada entre o Bloco de Segurana e o Cilindro

Solenides acionados

O Martelo da Prensa Cai ?????

Rompe a Mangueira

Mesmo com a mangueira rompida o martelo PARA e permanece PARADO

Aciona a Emergncia: Desacionado os trs Solenides e o Bloco entra em Condio de Segurana

Requisitos das Normas no Brasil - NR 12


Item 4.3.4 As prensas hidrulicas e similares devem possuir vlvula ou sistema de reteno para impedir a queda do martelo em caso de falha do bloco de segurana ou do sistema hidrulico.

Vlvula de Reteno Pilotada

Multiplicao de Presso Exemplo: Cilindro 63mm x 45mm

Bombas
Multiplicao de Presso

F= P x AE F= 210 bar x 31,17 cm2 F= 6.545 Kgf

P= F / AC F= 6.545 Kgf / 15,26 cm2 P= 428 bar

Limitadora de Presso

Bloco Anti-Queda
Bombas

Bloco Anti-Queda

Definio de qual Bloco de Segurana utilizar: Bloco TN06: At 25 lpm Bloco TN10: At 60 lpm Bloco TN16: At 150 lpm Bloco TN25: At 350 lpm Bloco TN32: At 800 lpm Bloco TN40: At 1300 lpm Bloco TN50: At 2500 lpm

Declarao de Conformidade da Bosch Rexroth informando que os Blocos de Segurana tipo N esto de acordo com as Normas vigentes.

ART de fabricao do Bloco de Segurana emitida pela Bosch Rexroth

Certificado das vlvulas monitoradas dos blocos de segurana tipo N tamanhos TN06 e TN10 emitido por rgo certificador Alemo

Certificado das vlvulas monitoradas dos blocos de segurana tipo N tamanhos TN16 ao TN40 emitido por rgo certificador Alemo

Traduo Juramentada do Certificado das vlvulas direcionais monitoradas tamanhos TN06 e TN10

Traduo Juramentada do Certificado dos elementos lgicos monitoradas tamanhos TN16 ao TN40

You might also like