You are on page 1of 120

AVALIAO DE IMPLEMENTAO - Legislao Sad Diretoria: Auditor lder: Equipe avaliadora:

SE APLICVEL, MARQUE "X" (preencher PRIMEIRO essa coluna) STATUS DE ADEQUAO No atendido, mas com iniciativas No atendido

Unidade Operacional: Data:

REQUISITOS

Norma Regulamentadora Nmero 1 Disposies Gerais

1.7 (b)-II - So emitidas Instrues de Segurana (I.S.) ou Ordens de Servio (O.S.) ou outro documento equivalente, dando cincia aos trabalhadores sobre as medidas de preveno de acidentes ?

1.7 (c)- I- II-III-IV - So Informados aos trabalhadores, os riscos existentes em seus locais de trabalho? So Informados aos trabalhadores, os resultados das avaliaes ambientais, dos exames mdicos e as medidas de preveno ou controle adotadas?

1.8 (a-b-c) - O cumprimento das ordens de servios, o uso de EPI, e a realizao dos exames mdicos cobrado do trabalhador? e Existem evidencias de que esta atividade foi realizada ?

5.16 (a-b) - O Mapa de Riscos foi elaborado pelos membros da CIPA de acordo com a identificao de perigos e classificao de riscos e encontra-se disponibilizado nas reas de trabalho ? e A CIPA elaborou o seu Plano de Trabalho?

6.3-6.7.1- So protocoladas com assinatura dos prprios usurios, as entregas dos EPIs? e H treinamento para o uso adequado dos equipamentos de Proteo Individual (EPI)? E No caso de EPI danificado ou extraviado, os mesmos so substituidos imediatamente.

Norma Regulamentadora Nmero 8 - Edificaes

8.3.1-8.3.2-8.3.3- Em um ambiente de trabalho pronto e acabado, os pisos e os locais de circulao de pessoas esto isentos de salincias ou aberturas que apresentam riscos de acidentes e queda de objetos? O piso de trabalho tem resistncia suficiente para suportar cargas para as quais as edificaes se destinam?

8.3.6-8.4.4 - Os andares acima do solo dispem de guarda-corpo de proteo contra quedas? As edificaes dos locais de trabalho evitam insolao excessiva ou falta de insolao?

Em andares acima do trreo, com os terraos, balces, compartimentos para garagens e outros que no forem vedados por paredes externas, possuem guarda-corpo de proteo junto borda e rodap?

NR-8- As escadas so projetadas com o piso dos degraus de material antiderrapante? Possuem dispositivos para proteo contra queda de pessoas (ex: corrimo e rodap)?

9.5.2 - Os trabalhadores foram informados previamente sobre os riscos ambientais aos quais esto expostos, de tal forma que possam proteger-se dos mesmos.

NR-9- Todos riscos ambientais identificados (fsicos, qumicos e biolgicos), existentes nos locais de trabalho, foram todos avaliados, monitorados (se aplicveis), controlados e divulgados aos trabalhadores?

10

ro 10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade

10.2.3 - Existem esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas, contendo as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo? e A Unidade possui o Pronturio das Instalaes Eltricas, contendo os requisitos estabelecidos nesta NR-10?

10.2.9.2 - A Empresa adota vestimentas de trabalho adequadas s atividades (trabalhos em instalaes eltricas), contemplando a condutibilidade, inflamabilidade e influncias magnticas?

Norma Regulamentadora Nmero 10 - Segurana em Instalaes e Servi

10.3.1 - Nos projetos de instalaes eltricas da Unidade, esto especificados os dispositivos de desligamento dos circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergizao, para sinalizao de advertncia com indicao da condio operativa e prev adoo de aterramento temporrio?

10.4.4 - As instalaes eltricas so mantidas em condies seguras de funcionamento e seus sistemas de proteo so inspecionados e controlados periodicamente, de acordo com as regulamentaes existentes e definies de projetos?

10.5.1 - Somente so liberadas para trabalho e consideradas desenergizadas as instalaes eltricas que seguem procedimentos apropriados e que obedecem a seguinte seqncia: a) seccionamento; b) impedimento de reenergizao; c) constatao da ausncia de tenso; d) instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos; e) proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada e f) instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao?

10.6.1-10.6.1- Os empregados, que efetuam intervenes em instalaes eltricas com tenso igual ou superior a 50 volts (corrente alternada) e 120 volts (corrente contnua), recebem treinamento de segurana para trabalhos com instalaes eltricas energizadas, com currculo mnimo, carga horria e demais determinaes estabelecidas no Anexo II da NR-10? Os trabalhos que exigem o ingresso na zona controlada podem ser realizadas mediante procedimentos especficos respeitando-se as distncias previstas no anexo I ?

10.7.1-10-7-2 - Os empregados da Unidade que intervm em instalaes eltricas energizadas com alta tenso, recebem treinamento de segurana especfico em segurana no Sistema Eltrico de Potncia (SEP) com currculo mnimo, carga horria e demais determinaes estabelecidas no Anexo II da NR-10?

10.7.3 - Os servios em instalaes eltricas energizadas em alta tenso, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia (SEP), no so realizados individualmente?

10.7.8 - Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tenso, so submetidos a testes eltricos ou ensaios de laboratrio peridicos, obedecendo-se s especificaes do fabricante, os procedimentos da unidade e na ausncia desses, anualmente?

10.8.8 - Com relao aos empregados autorizados a intervir em instalaes eltricas, os mesmos possuem treinamento especfico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia eltrica e as principais medidas de preveno de acidentes em instalaes eltricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II da NR-10?

10.8.8.2 - A Unidade realiza treinamentos de reciclagem bienais e sempre que ocorrerem situaes, como: a) troca de funo ou mudana de Unidade; b) retorno de afastamento ao trabalho; c) modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos, processos e organizao do trabalho?

Proteo Contra Incndio e Exploso: 10.9.5 - Os servios em instalaes eltricas nas reas classificadas so realizados mediante permisso para o trabalho com liberao formalizada, conforme estabelece o item 10.5 ou supresso do agente de risco que determina a classificao da rea?

Procedimentos de Trabalho: 10.11.1 - Na Empresa os servios em instalaes eltricas so planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho especficos, padronizados, com descrio detalhada de cada tarefa, passo a passo, assinados por profissional que atenda ao que estabelece o item 10.8 da NR-10?

Situaes de Emergncia: 10.12.1 - As situaes de emergncia que envolva as instalaes eltricas ou servios em eletricidade constam do Plano de Emergncia da Empresa? Os trabalhadores autorizados esto aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimao cardio-respiratria?

NR-10 Os quadros de distribuio e painis eltricos esto adequadamente sinalizados e aterrados? Esto protegidos contra contatos acidentais?

11

Norma Regulamentadora Nmero 11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais

11.1.5. Para os equipamentos de transporte, com fora motriz prpria, os operadores receberam treinamento especfico, dado pela empresa, que o habilita nessa funo?

11.1.3.1 - Existe programa formal de manuteno preventiva, com freqncia adequada , dos cabos de ao, cordas, correntes, roldanas, ganchos, etc. dos equipamentos de transporte.

11.1.3.2 - Existe sinalizao da carga mxima permitida nos equipamentos de transporte de cargas (empilhadeiras, ponte rolante, talhas, elevador, etc)?

11.1.6-11.1.7 - Os operadores de equipamentos de transportes motorizados so habilitados e esto portando carto de identificao? Os equipamentos de transportes motorizados dispem de sinal de advertncia sonora (buzina) e de sinal luminoso em reas ruidosas?

11.1.8 - Os transportadores industriais so permanentemente inspecionados e peas defeituosas so imediatamente substitudas?

11.3.2-11.3.3 - Os materiais empilhados so mantidos afastados , no mnimo, 50 cm das estruturas laterais do prdio, e as sadas de emergncia so mantidas constantemente desobstrudas?

NR-11 Existem procedimento de segurana para operao de equipamentos de movimentao de carga, tais como, elevadores, guindastes, transportadores industriais e mquinas transportadoras?

12

Norma Regulamentadora Nmero 12 - Mquinas e Equipamentos

12.1.2 - As reas de circulao so dimensionadas de forma que transportadores e trabalhadores se movimentem com segurana?

12.2.3 - As mquinas que so alimentadas por fonte externa possuem chave geral em local de fcil acesso e com as partes energizadas protegidas?

12.2.4 - precedido de sinal sonoro (sinal de alarme), ou de sinal luminoso, para as reas ruidosas, o acionamento ou desligamento simultneo, por um nico comando, de um conjunto de mquina de grande porte?

12.3-12.3.7-12.3.8 - A unidade possui as partes mveis das mquinas adequadamente protegidas?

12.6.1 - Os reparos, a limpeza, os ajustes de mquinas, somente esto sendo executados com as mquinas paradas, salvo se o movimento for indispensvel (expressamente previsto em procedimento) sua realizao?

12.6.4 - Nas reas de trabalho com mquinas e equipamentos, permanecem no local apenas o operador e pessoas autorizadas?

13

lamentadora Nmero 13 - Caldeiras e Vasos de Presso

13.1.5-13.1.5.1-13.1.9 - A caldeira dispe de placa de identificao, afixada em seu corpo, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: Ano de fabricao, Presso Mxima de trabalho Admissvel (PMTA), capacidade de produo de vapor, identificao da sua categoria, presso de teste hidrosttico?

NR13 - As caldeiras possuem Manual de Operao, contendo, no mnimo: procedimentos de partida e parada; procedimentos e parmetros operacionais de rotina e para emergncias; procedimentos de segurana, sade e de preservao do meio ambiente? E os operadores receberam treinamento neste Manual ?

Norma Regulamentadora Nmero 13 - Caldei

13.1.6(a) - A empresa dispe do PRONTURIO DA CALDEIRA, contendo: cdigo de projeto, especificao dos materiais, determinao da PMTA, conjunto de desenhos, caractersticas funcionais, ano de fabricao, categoria da caldeira, etc.?

13.1.6(b)-13.1.7 - A empresa dispe do REGISTRO DE SEGURANA DA CALDEIRA (livro ou outro sistema de registro das ocorrncias capazes de influir na segurana da caldeira e, tambm, para o registro das inspees peridicas extraordinrias)?

13.3.5-13.3.6-13.3.7-13.3.9-13.3.11 - Os operadores de caldeira possuem treinamento/estgio de formao em Operador de Caldeira conforme NR-13 e com reciclagem anual?

13.5.7 - A empresa dispe de um programa formal de manuteno preventiva dos sistemas de controle e segurana da caldeira, sobretudo das vlvulas de segurana? As manutenes so realizadas por empresa ou profissional contratado, devidamente habilitado para tal (registro no CREA)?

13.6.2(a) - Os vasos de presso dispem de vlvula ou de outro dispositivo de segurana com presso de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA?

13.6.3 - Os vasos de presso possuem afixados em seus corpos, ou em local de fcil acesso e bem visvel, placas de identificao, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: fabricante, ano de fabricao, presso mxima de trabalho admissvel (PMTA), presso de teste hidrosttico?

13.6.3(a) - A empresa possui para cada vaso de presso um pronturio, contendo: cdigo do projeto e ano de edio, determinao da PMTA, caractersticas funcionais, ano de fabricao, categoria do vaso, dispositivos de segurana?

NR-13 Os vasos sob presso so inspecionados periodicamente? As inspees so realizadas por empresa ou profissional contratado, devidamente habilitados para tal (registro no CREA)? emitido Relatrio de Inspeo, que passa a fazer parte da documentao do vaso?

14.2.1 - Para os fornos que usam combustveis gasosos ou lquidos, os sistemas de proteo so programados para evitar retrocesso da chama e prevenir exploso por falha de chama do aquecimento ou no acionamento do queimador ?

NR 15 Todos riscos ambientais identificados (fsicos, qumicos e biolgicos), existentes nos locais de trabalho, foram avaliados, monitorados (se aplicveis), controlados e informado aos trabalhadores? Anexo 3 e 9 - Esto sendo realizadas avaliaes de calor/frio conforme estabelece os Anexos 3 e 9?

Anexo 5 - Existem fontes radioativas na Unidade? Caso positivo, o limite de tolerncia para a exposio a radiaes ionizantes est sendo controlado por dosimetria passiva, conforme estabelece o Anexos 5?

Anexo 7 - Esto sendo realizadas avaliaes de radiaes no ionizantes, conforme estabelece o Anexos 7?

Anexo 11 e 13 - Esto sendo realizadas avaliaes de gases, fumos, nvoas, neblinas e vapores, se aplicveis, conforme estabelece os Anexos 11 e 13?

Anexo 12 - Esto sendo realizadas avaliaes de poeiras minerais (se aplicvel), conforme estabelece o Anexo 12?

Anexo 12 - A Empresa est cadastrada no DRT/MTE para a utilizao de Asbestos? O cadastro est atualizado (2 anos)?

Os resduos de Asbestos esto sendo dispostos conforme estabelece legislao ambiental?

Anexo 12 - Existem processos de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou mida como abrasivo?

15.4.1(a) - Os locais onde h agentes que excedem o respectivo limite de tolerncia, ou que foram considerados insalubres em razo da inspeo, existe tratamento visando a sua adequao?

16

Norma Regulamentadora Nmero 16 - Atividades e Operaes Perigosas

Anexo 1 - Quadro 1 - As atividades listadas no quadro 1, do anexo 1 da NR-16 so realizadas com algum tipo de explosivo sujeito a degradao qumica ou autocataltica ou ao de agentes exteriores, tais como calor, umidade, fascas, fogo, fenmenos ssmicos, choques e atritos?

16.6 - So transportados inflamveis lquidos ou gasosos liquefeitos, em vasilhames apropriados e a granel? Quais os cuidados tomados durante o transporte?

16.8 - As reas de risco esto delimitadas, sinalizadas e com indicao sobre a proibio de permanncia no local de pessoas no autorizadas?

Anexo 1 - Quadro 2-3-4 - realizado algum tipo de trabalho em local que esteja classificado como rea de risco conforme quadros 2, 3 e 4 do anexo 1 da NR-16?

A Unidade dispe de plano formal com aes bem definidas e cronograma para realiz-las, objetivando a eliminao ou controle das condies ergonomicamente inadequadas?

17.2.3 - Todo o trabalhador designado para o transporte de cargas recebe treinamento ou instrues satisfatrias quanto aos mtodos de trabalho que dever utilizar com vistas a salvaguardar sua sade?

17.5.3.1-17.5.3.2 - A iluminao geral uniformemente distribuda e difusa, foi projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incmodos, sombras, e contrastes excessivos?.

18.6.7 - As escavaes com mais de 1,25 metros de profundidade dispe de escadas ou rampas, prximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergncia, a sada rpida dos empregados, independentemente das estruturas instaladas para garantir a estabilidade?

18.12.2-10.12.5.10 - As escadas de uso coletivo, rampas e passarelas para a circulao de pessoas e materiais so construdas de maneira slida e dotadas de corrimo e rodap? As escadas fixas, tipo marinheiro, com 6,00m (seis metros) ou mais de altura, so providas de gaiola protetora a partir de 2,00m (dois metros) acima da base e at 1,00m (um metro) acima da ltima superfcie de trabalho?

18.13.2.1 - As aberturas no piso tm fechamento provisrio resistente? As aberturas, em caso de serem utilizadas para o transporte vertical de materiais e equipamentos, so protegidas por guarda-corpo fixo, no ponto de entrada e sada de material, e por sistema de fechamento do tipo cancela ou similar?

18.15.2-18.15.3 - Os andaimes esto dimensionados e construdos de modo a suportar, com segurana, as cargas de trabalho a que estaro sujeitos? O piso de trabalho dos andaimes completamente forrado, antiderrapante, nivelado e fixado de modo seguro e resistente?

18.15.5 - A madeira para plataformas de trabalho de andaimes de boa qualidade, seca, sem apresentar ns e rachaduras que comprometam a sua resistncia, e proibido o uso de pintura que encubra imperfeies?

18.15.6 - Os andaimes possuem sistema guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, com exceo do lado da face de trabalho? H indicao de carga mxima permitida?

18.15.45 (a-b-c-d-e) - Na utilizao de andaimes suspensos motorizados, os seguintes dispositivos esto instalados: a) Cabos de alimentao de dupla isolao; b) Plugs/tomadas blindadas; c) Aterramento eltrico; d) Dispositivo Diferencial Residual (DR); e) Fim de curso superior e batente?

18.15.51 (a-b-c-d) - A cadeira suspensa dispe dos sistema de segurana relacionados neste item da NR-18? A cadeira suspensa apresenta sua estrutura, em caracteres indelveis e bem visveis, a razo social do fabricante e o nmero de registro respectivo no CNPJ?

18.16.1 - Os cabos de ao utilizados nas obras de construo atendem obrigatoriamente ao disposto na norma tcnica vigente NBR 6327/83 Cabo de Ao/Usos Gerais da ABNT, com relao as condies de utilizao, dimensionamento e conservao?

18.18.1.1 - Para trabalhos em telhados e coberturas est instalado, obrigatoriamente cabo guia ou cabo de segurana para fixao de mecanismo de ligao por talabarte acoplado ao cinto de segurana tipo pra-quedista?

18.19.1-18.19.2-18.19.8 - Na execuo de trabalhos com risco de queda na gua esto disponveis e so usados coletes salva-vidas ou outros equipamentos de flutuao? Existe botes salva-vidas em nmero suficientes e devidamente equipados? Foi identificada a presena obrigatria e permanente de profissional em salvamento, primeiros socorros e ressuscitamento cardiorespiratrio?

18.20.1 (a-b-c-d-e-fg-h-i) - Existe procedimento de trabalho formalmente estabelecido com relao entrada em Espaos Confinados? Esto estabelecidos os riscos de trabalho, as medidas de precauo, equipamentos de resgate, pessoas treinadas e designadas, equipamentos de avaliao atmosfrica, registro de treinamentos especficos e outros?

18.21.6 - Os circuitos eltricos so protegidos contra impactos mecnicos, umidade e agentes corrosivos?

18.21.15-18.21.18 - Os transformadores e estaes abaixadoras de tenso so instalados em local isolado, sendo permitido somente acesso do profissional legalmente habilitado ou trabalhador qualificado? Os quadros gerais de distribuio so mantidos trancados, sendo seus circuitos identificados?

18.22.7 (a-b-c-d-e)- As mquinas e os equipamentos tm dispositivo de acionamento e parada localizado de modo que: a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posio de trabalho; b) no se localize na zona perigosa da mquina ou do equipamento; c) possa ser desligado em caso de emergncia por outra pessoa que no seja o operador; d) no possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador ou por qualquer outra forma acidental e e) no acarrete riscos adicionais?

18.22.13-18.22.20- As ferramentas so apropriadas ao uso a que se destinam, proibindo-se o colaborador das defeituosas, danificadas ou improvisadas, so substitudas pelo responsvel do setor e/ou obra? Ferramentas eltricas manuais sem duplo isolamento so proibidas?

18.23.3 - O cinto de segurana tipo pra-quedista utilizado em atividades a mais de 2,00m (dois metros) de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador?

18.24.1 - Os materiais so armazenados e estocados de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas e de trabalhadores, a circulao de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incndio, no obstruir portas ou sadas de emergncia e no provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentao, alm do previsto em seu dimensionamento?

18.24.7 - Os materiais txicos, corrosivos, inflamveis ou explosivos so armazenados em locais isolados, apropriados, sinalizados e de acesso permitido somente a pessoas devidamente autorizadas?

18.26.2- Existe um sistema de alarme de incndio capaz de dar sinais perceptveis em todos os locais da construo? Existem evidencias da capacitao/ treinamento dos colaboradores no manejo de tais materiais para o primeiro combate ao fogo?

18.29.1-18.29.5- O canteiro de obras est organizado, limpo e desimpedido, notadamente nas vias de circulao, passagens e escadarias? proibido manter lixo ou entulho acumulado ou exposto em locais inadequados do canteiro de obras?

18.30.2- Os tapumes so construdos e fixados de forma resistente, e ter altura mnima de 2,20m (dois metros e vinte centmetros) em relao ao nvel do terreno?

19.1.2 - Os locais de estocagem de produtos qumicos e/ou explosivos so promovidos de boa ventilao, iluminao a prova de exploso, de sinalizao, de perigo e de fumar ou acender fogo?

NR-19 - As fichas FISPQ/MSDS esto disposio para consulta nos locais de armazenagem, manuseio, processamento das substncias qumicas e ainda nas reas de Ambulatrio e esto disponveis para leitura?

NR-19 - Os recipientes contendo produtos qumicos esto rotulados adequadamente?

egulamentadora Nmero 20 - Lquidos Combustveis e Inflamveis

20

20.1.3-20.2.4 - Os tanques de superfcie contendo lquidos combustveis, obedecem aos distanciamentos das propriedades adjacentes e da via pblica, de acordo com as tabela A da NR-20, item 20.1.3? A distncia entre dois tanques de superfcie e que armazenem lquidos combustveis no mnimo de 1,00m.?

20.2.3 - Os tanques de lquidos inflamveis enterrados tm respiradouro de emergncia? Esses tanques obedecem ao distanciamento mnimo de 1,00m da divisa de outras propriedades e de 0,30m de alicerces de paredes, poos ou poro?

Norma Regulamentadora Nmero 20 - Lquidos Com

20.2.4 - A distncia entre dois tanques de superfcie e que armazenem lquidos inflamveis no mnimo de 1,00m.? Para o caso de tanques com combustveis lquidos de tipo diferente ou de lquidos e GLP, obedecido o distanciamento mnimo de 6,00m?

20.2.5 - Os tanques de superfcie contendo lquidos inflamveis, obedecem aos distanciamentos das propriedades adjacentes e da via pblica, de acordo com as tabela A da NR-20, item 20.1.3 e tabela B da NR-20?

20.2.3 - 20.2.6 - Os tanques usados para armazenamento de lquidos inflamveis esto afastados da divisa adjacente e das vias pblicas conforme determinado nos itens 20.2.3 e 20.2.6 NR 20?

20.2.11 - Os tanques so aterrados? Existe malha de terra? So feitos testes peridicos do aterramento? Se houver iluminao, a mesma a prova de exploso?

20.2.14 (a-b-c-d-f) - Os locais de armazenamento de lquidos combustveis ou inflamveis so construdos de materiais resistentes ao fogo, as passagens ou portas so providas de desnvel ou valetas para escoamento, as instalaes eltricas prova de exploso, dispe de boa ventilao, dispe de extintores para combate a incndio e de aviso de proibido fumar e inflamvel?

20.3.3 - Existem tanques de armazenamento de GLP? Possuem placa de identificao com dados bsicos sobre o tanque e o fabricante?

20.3.6-20.3.7 - As conexes para enchimento, retirada e para utilizao do GLP so dotadas de vlvula de reteno ou vlvula de excesso de fluxo? Todos os recipientes de armazenagem de GLP so equipados com vlvulas de segurana (alvio de presso)?

20.3.13 - A rea dos tanques de armazenagem de GLP, incluindo a tomada de descarga e seus aparelhos, est delimitada por alambrado de material vazado e de altura de 1.80m e com placas em todos os lados do alambrado com dizeres: PROIBIDO FUMAR e INFLAMVEL?

NR-20 - Os tanques de armazenamento de lquidos combustveis ou inflamveis so providos de bacia de conteno ou sistema de drenagem com capacidade suficiente para conter o lquido em caso de derramamento?

Norma Regulamentadora Nmero 21 - Trabalho A Cu Aberto

21

21.1 - So fornecidas protees especiais contra a insolao excessiva, o calor, o frio, a umidade, para os trabalhadores que executam constantemente atividades em reas a cu aberto?

21.14 - Os locais destinados s privadas so arejados, com boa ventilao, mantidos limpos em boas condies sanitrias e devidamente protegidos contra a proliferao de insetos, ratos, animais e pragas?

22.7.1-22.7.3- A Mina possui plano de trnsito estabelecendo regras de preferncia de movimentao e distncias mnimas entre mquinas, equipamentos e veculos compatveis com a segurana, e velocidades permitidas? Os equipamentos de transporte sobre pneus (materiais ou pessoas) possuem: faris, luz e sinal sonoro de r acoplado ao sistema de cmbio de marchas, buzina, sinal de indicao de mudana no sentido de deslocamento e espelhos retrovisores? Esto em bom estado de conservao?

22.7.6 c - Nas minas a cu aberto nas laterais das bancadas ou estradas onde houver riscos de quedas de veculos existem leiras construdas com altura mnima correspondente metade do dimetro do maior pneu de veculo que por elas trafegue?

22.7.7 - Nas minas a cu aberto os veculos de pequeno porte que transitam possuem sinalizao, atravs de bandeira de sinalizao em antena telescpica ou, outro dispositivo que permita a sua visualizao pelos operadores dos demais equipamentos e veculos? Os veculos mantm os faris acesos durante todo dia, de forma a facilitar sua visualizao?

22.7.11 - O transporte de empregados em todas as reas das minas realizado atravs de veculo adequado para transporte de pessoas, que atenda as exigncia relacionadas neste item da NR-22

22.7.14 - O transporte vertical de pessoas somente feito em cabines ou gaiolas quando obedece as diretrizes relacionadas neste item da NR-22?

22.7.15 - O transporte de pessoas em rampas ou planos inclinados sobre trilhos feito atendendo aos requisitos mnimos deste item da Nr22?

22.8.5-22.8.8- Nas correias transportadoras onde h circulao de pessoas ou trnsito de veculos por baixo delas possuem proteo contra queda de materiais? Todos os pontos de transmisso de fora, rolos de cauda e de desvio das correias transportadoras so protegidas com grades de segurana ou outro mecanismo que impea o contato acidental?

22.9.6 - Existem normas e procedimentos de segurana especficos para trabalhos em pilhas de estril e minrio desmontado e para desobstruo de galerias?

22.11.2 - As mquinas e equipamentos possuem dispositivos de acionamento e parada, instalados de modo a atender os requisitos relacionados neste item da NR-22?

22.11.11 - Nos locais onde h possibilidade de ocorrncia de atmosfera explosiva, as instalaes, mquinas e equipamentos so a prova de exploso?

22.11.17 - Na utilizao e manuseio de ferramentas de fixao a plvora, so observadas as condies de segurana relacionadas neste item da NR-22?

22.12.1 - Os equipamentos de guindar devem possuir os seguintes acessrios de segurana: a) Indicao de carga mxima permitida, b) Indicao da velocidade mxima de operao, c) Dispositivo que garantam sua paralisao no caso de ultrapassagem dos limites de carga e velocidade mximas, d) Indicador e limitador de velocidade para mquinas com potncia superior a 40 quilowatts, e) Em subsolo, indicador de profundidade funcionando independente do tambor, f) Freio de segurana contra recuo e g) Freio de emergncia quando utilizado para transporte de pessoas.

22.13.3 - A empresa anota em livro ou outro sistema de registro, sob responsabilidade tcnica os dados relativos aos cabos, correntes e outros meios de suspenso de transporte utilizados nas atividades de guindar, como, caractersticas mecnicas, tipos de ensaios e inspees recomendadas pelo fabricante, tipo e resultado das inspees realizadas e outros?

22.15.3-22.15.6 - As galerias so projetadas e construdas de forma compatvel com a segurana do operador das mquinas e equipamentos que por elas transitam, assegurando posio confortvel e impedindo o contato acidental com o teto e paredes? As aberturas subterrneas e frentes de trabalho so periodicamente inspecionadas para a identificao de blocos instveis e chocos? As inspees so realizadas quando da retomada das frentes de lavra aps as detonaes?

22.17.1- Nos locais onde h gerao de poeiras na superfcie ou no subsolo, a empresa realiza o monitoramento peridico da exposio dos trabalhadores, atravs de grupos homogneos de exposio e das medidas de controle adotadas, com o registro dos dados observandose, no mnimo, o Quadro I da NR-22?

22.18.2.2- O cdigo de sinais (bsicos, sonoros e luminosos) do sistema de comunicao afixado em local visvel, em todos os pontos de parada e nos postos de operao do sistema de transporte?

22.19.2-22.19.6.1- As reas de utilizao de material inflamvel e aquelas sujeitas ocorrncia de exploses ou incndios esto sinalizadas, com indicao de rea de perigo e proibio de uso de fsforo, de fumar ou outros meios que produzam calor, fascas ou chama? Nos cruzamentos e locais de ramificaes principais esto indicadas as direes e as sadas da mina, inclusive as de emergncia?

22.20.6.1 (a-b-c) - Durante as operaes de manuteno e reparo das instalaes eltricas so utilizados bloqueios atravs de cadeado e etiquetas sinalizadoras? As etiquetas possuem horrio, data, motivo da manuteno e nome do responsvel pela operao?

22.20.6.8 - As redes eltricas, transformadores, motores, mquinas e circuitos eltricos so equipados com dispositivos de proteo automticos para os casos de curto-circuito, sobrecarga, queda de fase e fugas de corrente?

22.20.6.12 - Nos locais com ocorrncia de gases inflamveis e explosivos, as tarefas de manuteno eltrica esto sobre controle de um supervisor? A rede de energia desligada e chave de acionamento bloqueada com monitoramento da concentrao dos gases?

22.21.16-22.21.17 - A empresa possui procedimentos especficos para transporte dos explosivos e acessrios? Possui os trabalhadores treinados para a realizao destas operaes?

22.24.14 - O sistema de ventilao possui, no mnimo, os requisitos relacionados neste item da NR-22? So eles: a) Possuem ventilador de emergncia com capacidade que mantenha a direo do fluxo de ar, de acordo com as atividades para este caso, previstas no projeto de ventilao? b) As entradas aspirantes dos ventiladores so protegidas?. c) O ventilador principal e o de emergncia so instalados de modo que no permitam a recirculao do ar? d) Possuem sistema alternativo de alimentao de energia proveniente de fonte independente da alimentao principal para acionar o sistema de emergncia nas seguintes situaes: minas sujeitas a acmulo de gases explosivos ou txicos em minas em que a falta de ventilao coloque em risco a segurana das pessoas durante sua retirada?

22.25.2 (a-b-c-d-e-f-g) - So adotadas medidas especiais de segurana para o trabalho no interior dos alimentadores, moinhos, teares, galgas, transportadores contnuos, espessadores, silos de armazenamento e transferncia e outros tambm utilizados nas operaes de corte, revolvimento, moagem, mistura, armazenamento e transporte de massa?

22.27.1 - Os locais de trabalho e de circulao e transporte de pessoas dispe de sistemas de iluminao natural ou artificial, adequado s atividades desenvolvidas?

22.28.4 - Nas minas subterrneas sujeitas a concentraes de gases onde possam ocorrer exploses e incndios, existem disponveis equipamentos individuais de fuga rpida? Existe quantidade suficiente para o nmero de trabalhadores presentes na rea?

22.28.4.1 - Nas minas subterrneas esto disponveis cmaras de refgio incombustveis? As cmaras atendem aos requisitos relacionadas neste item da NR-22? . 22.28.5 - A mina possui um sistema com procedimentos escritos de combate a incndio? Possui equipes treinadas? As equipes fazem exerccios peridicos de simulao? Possui sistema de alarme?

22.31.2 - A Empresa possui Plano de Radioproteo? Possui os resultados de exposio dos trabalhadores e dos levantamentos radiomtricos? Possui os Certificados de Calibrao dos Aparelhos de Medio?

22.32.1-22.32.2- A Empresa possui Plano de Emergncia? O mesmo est atualizado? O Plano de Emergncia contm contempla os requisitos relacionadas neste item da NR-22? A Empresa efetua treinamento semestral da Brigada de Emergncia, com aulas tericas e aplicaes prticas?

22.33.2 - As sadas proporcionam todas as condies para que os trabalhadores a partir dos locais de trabalho tenham alternativa para ambas as vias de acesso superfcie? As vias e sadas de emergncia esto direcionadas diretamente para o exterior, em zona de segurana ou ponto de concentrao previamente determinado e sinalizado?

22.35.1.3 - O treinamento especfico na funo contempla o estudo e prticas relacionadas com as atividades a serem desenvolvidas, seus riscos, sua preveno, procedimentos corretos e execuo no perodo contratual de experincia ou antes da mudana da funo? O treinamento possui durao mnima de quarenta e oito horas, para as atividades de subsolo? O treinamento possui durao mnima de quarenta horas, para as atividades de superfcie?

CIPAMIN - Os Mapas de Risco esto atualizados? Esto afixados nos locais de trabalho?

Norma Regulamentadora Nmero 23 - Proteo Contra Incndio

23

23.1.1 - A empresa dispe dos seguintes sistemas de emergncia: a) Proteo contra incndio, b) Sadas de emergncia e c) Equipamentos de Combate Incndio

23.3.1 - As portas de emergncia esto de acordo com os critrios estabelecidos por autoridade competente em segurana no trabalho? As rotas de fuga so devidamente sinalizadas? Existem sadas de emergncia? So em nmero suficiente para que todos os empregados possam sair rapidamente? So bem localizadas e sinalizadas?

23.8 - So realizados exerccios de alerta em conformidade com os requisitos da NR 23? Existem luzes de emergncia?

23.14.3 - Os controles de manuteno dos extintores esto atualizados? H estabelecido um programa de inspeo e controle de vencimento de carga e testes de presso hidrosttica?

23.18 - O sistema de alarme operacional e atende as exigncias em situaes de emergncia? Os pontos de alarme so bem localizados e sinalizados? Existe Brigada de Combate a Incndio? So treinados periodicamente? H cobertura para os turnos e reas da Empresa?

24

orma Regulamentadora Nmero 24 - Condies Sanitrias e Conforto nos Locais de Trabalho

24.1.2 - O n. de vasos sanitrios de, no mnimo, 1 para cada 20 empregados com separao de sexos? e no caso de atividades ou operaes insalubres ou nos trabalhos, com exposio a substncias txicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou que provoquem sujidade de, pelo menos, 1 para 10 empregados.? e So dotados de aparelho de descarga? So sifonados?

24.1.7 - O n. de lavatrios de, no mnimo, 1 para cada 20 empregados com separao de sexos? Para os lavatrios tipo calha, o revestimento feito com material impermevel? As torneiras tm espaamento de, pelo menos, 0,60m?

Norma Regulamentadora Nmero 25 - Norma Regulamentadora Nmero 24 Resduos Industriais Conforto n

Vestirios 24.2.1- 24.2.3- 24.2.4 - Existem vestirios para empregados separados por sexo? e A rea dos vestirios atende ao mnimo de 1,50m2 por usurio? e As paredes do vestirio so de alvenaria ou concreto, revestidas com material resistente, impermevel e lavvel?

24.2.5 - O piso resistente, impermevel e lavvel, liso o suficiente para impedir o acmulo de sujeira, porm antiderrapante? inclinado para os ralos de escoamento providos de sifes higinicos?

25

25.2.1 - Os resduos lquidos e slidos so tratados adequadamente de forma a evitar riscos sade e a segurana dos trabalhadores?

NR-25 A Unidade possui um inventrio relativo a todas as fontes de efluentes lquidos e resduos slidos identificados?

25.2 - Os resduos lquidos e slidos esto sendo descartados em conformidade com a legislao pertinente em nveis federal, estadual ou municipal?

26

Norma Regulamentadora Nmero 26 Sinalizao de Segurana

26.1.1 - A Unidade atende a padronizao de cores definida pela NR26, na pintura de equipamentos, mquinas, escadas, tubulaes?

NR-26 Os produtos perigosos (corrosivo, radioativo, oxidante, etc.) so identificados? A rotulagem dispe do nome tcnico do produto; grau e tipo de risco; medidas preventivas para os casos de acidentes pessoais ou fogo, derrame ou vazamento; primeiros socorros, etc.?

NR-26 Os tanques fixos/depsitos so identificados pelas mesmas cores das tubulaes, de acordo com o produto?

29.2.2.5- A CPATP Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio est dimensionada conforme quadro II da NR 29?

29.2.2.18 (e-j-l)- A Unidade promove, anualmente , em conjunto com o SESSTP, a Semana Interna de Preveno de Acidentes Porturio SIPATP? preenchido Anexo II desta NR e mantido em arquivo prprio? e Foi elaborado o mapa de riscos de acordo com a NR 5?

29.2.2.25 (a)- Os titulares e Suplentes da CPATP, realizaram o curso sobre preveno de acidentes do trabalho, higiene e sade ocupacional, com carga horria mnima de 24 horas, obedecendo ao currculo bsico do Anexo III desta NR?

29.3.1- Nas operaes de atracao, desatracao e manobras de embarcaes, so adotadas medidas preventivas e relacionados neste item da NR-29?

29.3.2.12- So utilizados equipamentos de guindar para acesso dos trabalhadores nas embarcaes? Existem procedimentos especficos para est atividade? Existem dispositivos especiais para est atividade?

29.3.3.1- Os conveses esto limpos e desobstrudos, com rea de circulao que permita o trnsito seguro dos trabalhadores?

29.3.5.7.1-29.3.5.14-29.3.5.20- A capacidade mxima dos equipamentos de movimentao de carga apresenta de forma legvel sua capacidade mxima de carga e seu peso bruto, no deslocamento de ou para bordo? As cabines dos equipamentos de iar possuem tabela de carga que possibilite aos operadores o conhecimento da carga mxima em todas suas condies de uso? Os equipamentos possuem sinais luminosos e sonoros durante seus deslocamentos?

29.3.6.4- A movimentao na rea de movimentao de cargas orientada por sinaleiro habilitado? O sinaleiro usa colete de cor diferenciada? O sinaleiro recebeu treinamento no Cdigo de Sinalizao Internacional?

29.3.6.10.2- Na movimentao e carregamento de contineres utilizado quadro posicionador, dotado de travas de acoplamento ou de ganchos, manilhas ou travas de acionamento manual? Para os contineres fora de padro ou variados, onde no possvel utilizar os estes acessrios, existem procedimentos de segurana com mtodos seguros para esta atividade?

NR-29 Existem procedimentos para: 1) Acesso aos pores, 2) Operaes de equipamentos de guindar, 3) Manuseio, manuteno e transporte de cargas, 4) Empilhagem de continers? 5) Limpeza de tanques de carga, tanques de leo e lastros de embarcaes que contenham ou tenham contido produtos txicos, corrosivos e/ou inflamveis, 6) Recondicionamento das embalagens?

30

Norma Regulamentadora Nmero 30 - Segurana e Sade em Trabalho Aquavirio

30.3.2.1 (a-b-c) - So informados aos trabalhadores os riscos existentes em seus locais de trabalho, e os mesmos tem conhecimento do GSSTB Grupo de Segurana e Sade no Trabalho a Bordo?

30.4.7.1 (a-d -f)- Existem procedimentos e normas estabelecidos e implementados pelo GSSTB que visem preservao da segurana e sade no trabalho e do meio ambiente e a verificao do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos de segurana e de salvatagem? e O Quadro I (quadro estatstico) devidamente preenchido e encaminhado ao empregador? Quando da ocorrncia de acidente de trabalho o GSSTB emite a CAT e registra a ocorrncia no dirio de bordo?

30.4.7.1 (g)- Existe um planejamento definido e estabelecido para a realizao de exerccios regulamentares de segurana, tais como, abandono, combate a incndio, resgate em ambientes confinados, preveno a poluio e emergncias em geral, avaliando os resultados e propondo medidas corretivas?

30.4.8.1-30.5.1- O GSSTB se rene ordinariamente pelo menos uma vez a cada trinta dias? Existe PCMSO?

30.13.1(a) - Quando da limpeza de tanques de carga, leo, lastro ou de espaos confinados, estes locais so previamente inspecionados? So realizados monitoramentos para avaliao dos percentuais de oxignio, contaminantes e de explosividade da mistura no ambiente?

Norma Reg

30.13.2 - Os trabalhos em espaos confinados s so realizados aps vistoria e emisso da respectiva Permisso de Trabalho pelo comandante da embarcao? As Permisses de Trabalho esto devidamente assinadas e arquivadas? e Os empregados responsveis pela emisso das permisses de trabalho so habilitados e autorizados para realizao de tal atividade ?

32.3.4.1.1- Os produtos qumicos, inclusive intermedirios e resduos que impliquem riscos segurana e sade dos empregados, tm uma ficha descritiva, FISPQ / MSDS, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) As caractersticas e as formas de utilizao do produto; b) Os riscos segurana e sade do empregado e ao meio ambiente, considerando as formas de utilizao; c) As medidas de proteo coletiva, individual e controle mdico da sade dos trabalhadores; d) Condies e local de estocagem e e) Procedimentos em situaes de emergncia? Procedimento para produtos qumicos vencidos? e As Fichas FISPQ/ MSDS esto disponveis nas reas de trabalho ?

32.3.8.3- Os cilindros contendo gases inflamveis, tais como hidrognio e acetileno, so armazenados a uma distncia mnima de oito metros daqueles contendo gases oxidantes, tais como oxignio e xido nitroso, ou atravs de barreiras vedadas e resistentes ao fogo?

32.4.2- A Unidade mantm no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho o Plano de Proteo Radiolgica - PPR, aprovado pela CNEN, e para os servios de radiodiagnstico aprovado pela Vigilncia Sanitria?

32.4.5.2- A monitorao individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, feita atravs de dosimetria com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposies normais e potenciais previstas?

32.4.6- A empresa, obrigatoriamente: a) Implementa medidas de proteo coletiva relacionadas aos riscos radiolgicos; b) Mantm profissional habilitado, responsvel pela proteo radiolgica em cada rea especfica, com vinculao formal com o estabelecimento; c) Promove capacitao em proteo radiolgica, inicialmente e de forma continuada, para os empregados ocupacionalmente expostos s radiaes ionizantes; d) Mantm no registro individual do trabalhador as capacitaes ministradas; e) Fornece ao empregado, por escrito e mediante recibo, instrues relativas aos riscos radiolgicos e procedimentos de proteo radiolgica adotados na instalao radioativa; f) Da cincia dos resultados das doses referentes s exposies de rotina, acidentais e de emergncias, por escrito e mediante recibo, a cada trabalhador e ao mdico coordenador do PCMSO ou mdico encarregado dos exames mdicos previstos na NR07?

32.5.1- A empresa capacita, inicialmente e de forma continuada, os empregados nos seguintes assuntos: a) Segregao, acondicionamento e transporte dos resduos; b) Definies, classificao e potencial de risco dos resduos; c) Sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento; d) Formas de reduzir a gerao de resduos; e) Conhecimento das responsabilidades e de tarefas; f) Reconhecimento dos smbolos de identificao das classes de resduos; g) Conhecimento sobre a utilizao dos veculos de coleta e h) Orientaes quanto ao uso de Equipamentos de Proteo Individual EPI?

o 33 - Segurana e Sade nos Trabalhos em espaos confinados

33

33.2.1 -A Unidade: a) identificou um responsvel pelo cumprimento desta norma; b - c ) identificou os espaos confinados e os riscos a eles associados, incluindo informao dos espaos desativados; d) implementou a gesto de segurana e sade do trabalhador no trabalho em espao confinado, por medidas tcnicas de preveno, administrativas, pessoais e de emergncia e salvamento ?

33.3.2 (a - k) - Medidas tcnicas de preveno no caso de trabalho em espao confinado esto adotadas conforme definido nesta Norma?

Norma Regulamentadora Nmero 33 - Segurana e Sade nos Trabalho

33.3.2.1 - Os equipamentos fixos ou portteis, utilizados para os monitoramentos e comunicao, so adequados aos riscos dos espaos confinados?

33.3.2.4 - A Unidade adota medidas para eliminar ou controlar os riscos de incndio ou exploso em trabalhos a quente realizados em espao confinado?

33.3.2.5 - A Unidade adota medidas para eliminar ou controlar riscos de inundao, soterramento, engolfamento, choques eltricos, eletricidade esttica, queimaduras, quedas, escorregamento, impacto, esmagamentos, amputaes ou outros que possam a sade e segurana do trabalhador?

33.3.3 (d-e)- A Unidade tem implementado procedimento para trabalho em espao confinado; possui Permisso de Entrada e Trabalho, previsto no Anexo II desta Norma, definido e adaptado s peculiaridades da empresa?

33.3.3 f) - A Permisso de Trabalho preenchida, assinada e datada, antes do ingresso dos trabalhadores em espao confinado e tem validade somente para cada entrada; g) possui um sistema de controle que permite a rastreabilidade da Permisso de Entrada e Trabalho? A Permisso encerrada quando: as operaes forem completadas, ocorrer uma condio no prevista, houver pausa ou interrupo dos trabalhos j) matem arquivados procedimentos e Permisses de Entrada e Trabalho por cinco (05) anos ?

33.3.3. (3- 4) - O procedimento de trabalho contempla, no mnimo, objetivo, campo de aplicao, base tcnica, responsabilidades, competncias, preparao, emisso, uso e cancelamento da Permisso de Entrada e Trabalho, capacitao para os trabalhadores, anlise de risco e medidas de controle; e so avaliados, com a participao do SESMT e CIPA, no mnimo uma vez ao ano e revisados sempre que h alteraes dos riscos?

33.3.3.5 - Os procedimentos de entrada em espao confinados devem ser revisados quando da ocorrncia de qualquer uma das condies seguintes: a) entrada no autorizada num espao confinado; b) identificao de risco no previsto na Permisso de Entrada e Trabalho; c) acidente, incidente ou condio no prevista durante a entrada; d) qualquer mudana na atividade desenvolvida ou na configurao do espao confinado; e) solicitao do SESMT ou CIPA e f) identificao de condio de trabalho insegura.

33.3.4.1 Os trabalhadores designados para trabalho em espao confinados, so submetidos a exames mdicos especficos para a funo a ser desempenhada estabelecido nas NR 07 e 31, incluindo fatores de risco psicossociais com a emisso do respectivo ASO ?

33.3.4.3 - O nmero de trabalhadores envolvidos na execuo dos trabalhos de espao confinados determinado conforme a anlise do risco? E proibida a realizao de trabalho em espaos confinados de forma individual ou isolada?

33.3.4.5 - Esto definidas as funes a serem desempenhadas pelo Supervisor da entrada conforme definido nesta Norma?

33.3.4.6 - Esto definidas as funes a serem desempenhadas pelo Vigia da entrada conforme definido nesta Norma?

33.3.4.8 - Esta definido que ao Vigia proibido executar outras tarefas que possam comprometer o dever principal que o de monitorar e proteger os trabalhadores que esto realizando os trabalhos?

33.3.4.9 - Esto disponveis para os trabalhadores que executem trabalho em espaos confinados todos os equipamentos para controles de riscos, previstos na Permisso de Entrada e trabalho?

33.3.4.10 - Em caso de existncia de Atmosfera Imediatamente Perigosa Vida ou Sade - Atmosfera IPVS -, o espao confinado somente adentrado com a utilizao de mscara autnoma de demanda com presso positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape?

33.3.5 (1-2.) - Capacitao dos trabalhadores em espao confinado: vedada a designao de trabalhadores, para trabalho em espao confinado sem prvia capacitao; Existe um programa de capacitao desenvolvido e implantado que contemple as seguintes situaes: a) mudana de procedimentos, condies ou operaes do trabalho; b) algum evento que indique a necessidade de novo treinamento; quando houver indcios de que existam desvios na utilizao ou procedimentos ou que os conhecimentos sejam inadequados?

33.3.5.4 - A capacitao dos trabalhadores autorizados a realizar os trabalhos e vigias tem carga mnima de dezesseis (16) horas com o contedo: definies, reconhecimento, avaliao e controle de riscos; funcionamento dos equipamentos a serem utilizados; procedimentos e utilizao da Permisso de Entrada e Trabalho e noes de resgate e primeiros socorros? E so emitidos certificados aps o trmino do treinamento e entregue os trabalhadores? Evidncia - arquivo da empresa.

33.3.5.(5-6) - Os Supervisores de Entrada recebem capacitao que contem o contedo programtico do item 33.3.5.4 acrescida de: identificao de espao confinado; critrio de indicao e uso de equipamentos para controle de riscos; conhecimento sobre prticas seguras em espaos confinados; legislao de segurana e sade no trabalho; programa de proteo respiratria; rea classificada e operao de salvamento? E a carga horria mnima de quarenta (40) horas, para esta capacitao especfica? E so emitidos certificados aps o trmino do treinamento e entregue os trabalhadores? Evidncia arquivo da empresa.

33.4.1 - Existe procedimento implementado para atendimento a emergncia e resgate adequados aos espaos confinados incluindo no mnimo: a) descrio dos possveis cenrios de acidentes, obtidos a partir da Anlise de Riscos; b) descrio das medidas de salvamento e primeiros socorros a serem executadas em caso de emergncia; c) seleo e tcnicas de utilizao dos equipamentos de comunicao, iluminao de emergncia, busca, resgate, primeiros socorros e transportes de vtimas; d) acionamento de equipes publica ou privada, responsveis pelo resgate e primeiros socorros; e e) exerccio simulado anual de salvamento nos possveis cenrios de acidentes em espaos confinados.

33.5- Disposies gerais: so solidariamente responsveis pelo cumprimento desta Norma contratantes e contratados; vedada a entrada e a realizao de qualquer trabalho em espaos confinados sem a emisso da Permisso de Entrada e Trabalho.

Legislao Complementar

34

a) Anotao de Responsabilidade Tcnica/ Lei Federal No 06496 (12/12/77): A Empresa possui ART para todas as contrataes de servios tcnicos ligados engenharia? E as evidncias da documentao esto disponveis ?

c) Produtos Qumicos Controlados/ Licena para uso de Substncias Qumicas Controladas (Decreto No. 3.665, de 20 de novembro de 2000, do Ministrio do Exrcito - Produtos Controlados).: A Unidade possui substncias qumicas controladas pelo Ministrio do Exrcito ? Em caso positivo, possui a Licena? E relatrios de inventrio so preparados e enviados ao rgo competente, conforme definido em legislao,( a cada trimestre) ?

Licena para uso de Substncias Qumicas Controladas (Lei No. 10.357, de 27 de dezembro de 2001, do Ministrio da Justia Diviso de Represso a Entorpecentes do Departamento da Polcia Federal).: A Unidade possui substncias qumicas controladas pela Polcia Federal? Em caso positivo, possui a Licena? E relatrios de inventrio so preparados e enviados ao rgo competente, conforme definido em legislao,( mensalmente) ?

e) Atestado de Vistoria (Alvar) do Corpo de Bombeiros da Policia Militar Estadual: A Empresa possui o Atestado de Vistoria (Alvar) emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado?

h) Radioativos /(Lei Federal 10.308/01): A Organizao gera rejeitos radioativos? Os depsitos de armazenamento de rejeitos radioativos atendem s exigncias de construo, armazenamento, remoo de tais rejeitos?

(Portaria CNEN 60/05)A Organizao dispe de Sistema de Radioproteo? Est devidamente aprovado pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear - CNEN?

Resoluo CNEN 04/89 e 09/84: A Organizao dispe em sua planta de pra-raios radioativos? H sistemtica adequada para a desativao de tais pra-raios?

bem como a necessidade de informao ao CNEN para posterior envio conforme determinaes do rgo?

(Resoluo CNEN 10/88): A Organizao dispe de um Supervisor de Radioproteo (SR) credenciado junto ao CNEN?

O SR dispe dos requisitos necessrios,tais como: estar subordinado Direo da Instalao, controle e guarda e manuteno de equipamentos, alm do controle e monitoramento ambiental e de contaminao interna e externa?

O SR dispe de todos os registros necessrios que evidenciem o atendimento a esta Resoluo? Est preparada para apresentar tais registros aos inspetores do CNEN?

MENTAO - Legislao Sade e Segurana Unidade Operacional: Data:

VALIDAO
STATUS DE ADEQUAO Atende, mas h resalvas

#DIV/0!
PONTUAO TOTAL Atende

EVIDNCIAS, JUSTIFICATIVAS E COMENTRIOS SOBRE CADA REQUISITO.


CAMPO DE PREENCHIMENTO OBRIGATRIO QUANDO O REQUISITO APLICVEL.

You might also like