You are on page 1of 34

PORTUGUS

1
H notcias que so de interesse pblico e h notcias que so de interesse do pblico. Se a celebridade "x" est saindo com o ator "y", isso no tem nenhum interesse pblico. Mas, dependendo de quem sejam "x" e "y", de enorme interesse do pblico, ou de um certo pblico (numeroso), pelo menos. As decises do Banco Central para conter a inflao tm bvio interesse pblico. Mas quase no despertam interesse, a no ser dos entendidos. O jornalismo transita entre essas duas exigncias, desafiado a atender s demandas de uma sociedade ao mesmo tempo massificada e segmentada, de um leitor que gravita cada vez mais apenas em torno de seus interesses particulares.
(Fernando Barros e Silva, O jornalista e o assassino. Folha de So Paulo (verso on line), 18/04/2011. Acessado em 20/12/2011.)

a) A palavra pblico empregada no texto ora como substantivo, ora como adjetivo. Exemplifique cada um desses empregos com passagens do prprio texto e apresente o critrio que voc utilizou para fazer a distino. b) Qual , no texto, a diferena entre o que chamado de interesse pblico e o que chamado de interesse do pblico?
Resoluo

a) Na expresso interesse pblico, pblico adjetivo; em interesse do pblico, pblico substantivo. Como adjetivo, pblico concorda com o substantivo a que se refere em gnero e nmero (assim, se o substantivo fosse feminino e plural, adjetivo assumiria as mesmas flexes: tendncias pblicas). Como substantivo, no segundo caso, pblico forma uma locuo adjetiva com a preposio de. b) Interesse pblico sinnimo de interesse social e refere algo que diz respeito coletividade e a afeta. Interesse do pblico designa o que desperta curiosidade coletiva, ainda que tal curiosidade no seja motivada por interesses justificveis ou legtimos.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

2
Os enunciados abaixo so parte de uma pea publicitria que anuncia um carro produzido por uma conhecida montadora de automveis. UM CARRO QUE AT A ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE APROVARIA: ANDA MAIS E BEBE MENOS.
ELE CABE NA SUA VIDA. SUA VIDA CABE NELE. (Adaptado de Superinteressante, jun. 2009, p. 9.)

a) A meno Organizao Mundial da Sade na pea publicitria justificada pela apresentao de uma das caractersticas do produto anunciado. Qual essa caracterstica? Explique por que o modo como a caracterstica apresentada sustenta a referncia Organizao Mundial da Sade. b) A pea publicitria apresenta duas oraes com o verbo caber. Contraste essas oraes quanto organizao sinttica. Que efeito produzido por meio delas?
Resoluo

a) O texto publicitrio faz referncia a recomendaes mdicas de beber menos, ou seja, evitar excesso de lcool, e andar mais, ou seja, evitar a vida sedentria. O alcoolismo e o sedentarismo esto entre os hbitos insalubres mais combatidos por campanhas promovidas por associaes mdicas e pela OMS. A pea publicitria em questo procura tirar partido disso. b) Em ele cabe na sua vida, o verbo caber refere-se ao preo do carro, que caberia nas possibilidades financeiras do consumidor, ou seja, no seria mais caro do que ele poderia pagar. Em sua vida cabe nele, o verbo sugere que o carro anunciado atende a todas as necessidades do consumidor. Quanto s estruturas sintticas, ressalta-se o fato de que na primeira orao ele (o carro) funciona como sujeito de caber e na segunda orao o mesmo pronome preenche a funo de objeto indireto. O efeito dessa simetria de identificar a acessibilidade econmica do produto e a utilidade que a ele se atribui, associando-as vida do consumirdor, objeto da primeira orao e sujeito da segunda.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

3
TEXTO I Entre 1995 e 2008, 12,8 milhes de pessoas saram da condio de pobreza absoluta (rendimento mdio domiciliar per capita at meio salrio mnimo mensal), permitindo que a taxa nacional dessa categoria de pobreza casse 33,6%, passando de 43,4% para 28,8%. No caso da taxa de pobreza extrema (rendimento mdio domiciliar per capita de at um quarto de salrio mnimo mensal), observa-se um contingente de 13,1 milhes de brasileiros a superar essa condio, o que possibilitou reduzir em 49,8% a taxa nacional dessa categoria de pobreza, de 20,9%, em 1995, para 10,5%, em 2008.
(Dimenso, evoluo e projeo da pobreza por regio e por estado no Brasil, Comunicados do IPEA, 13/07/2010, p. 3.)

TEXTO II

(BENETT, chargesdobenett.zip.net. Acessado em 21/10/2011.)

a) Podemos relacionar os termos misria e pobreza, presentes no TEXTO II, a dois conceitos que so abordados no TEXTO I. Identifique esses conceitos e explique por que eles podem ser relacionados s noes de misria e pobreza. b) Que crtica apresentada no TEXTO II? Mostre como a charge constri essa crtica.
Resoluo

a) Pobreza, no texto II, deve referir-se ao que, no texto I, designado com a expresso pobreza absoluta. Misria, no texto II, deve equivaler pobreza extrema do texto I. b) O texto II ironiza a distino entre os dois nveis de pobreza (absoluta e extrema), sugerindo que o critrio que a ampara se situa ainda abaixo do que j seriam condies abjetas de existncia. O dilogo entre as personagens da charge parece indicar a impertinncia da distino para aqueles aos quais ela se refere.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

4
Os verbetes apresentados em (II) a seguir trazem significados possveis para algumas palavras que ocorrem no texto intitulado Bicho Gramtico, apresentado em (I). I BICHO GRAMTICO Vicente Matheus (1908-1997) foi um dos personagens mais controversos do futebol brasileiro. Esteve frente do paulista Corinthians em vrias ocasies entre 1959 e 1990. Voluntarioso e falastro, o uso que fazia da lngua portuguesa nem sempre era aquele reconhecido pelos livros. Uma vez, querendo deixar bem claro que o craque do Timo no seria vendido ou emprestado para outro clube, afirmou que o Scrates invendvel e imprestvel. Em outro momento, exaltando a versatilidade dos atletas, criou uma prola da lingustica e da zoologia: Jogador tem que ser completo como o pato, que um bicho aqutico e gramtico.
(Adaptado de Revista de Histria da Biblioteca Nacional, jul. 2011, p. 85.)

II Invendvel: que no se pode vender ou que no se vende com facilidade. Imprestvel: que no tem serventia; intil. Aqutico: que vive na gua ou sua superfcie. Gramtico: que ou o que apresenta melhor rendimento nas corridas em pista de grama (diz-se de cavalo).
(Dicionrio HOUAISS (verso digital on line), houaiss.uol.com.br)

a) Descreva o processo de formao das palavras invendvel e imprestvel e justifique a afirmao segundo a qual o uso que Vicente Matheus fazia da lngua portuguesa nem sempre era aquele reconhecido pelos livros. b) Explique por que o texto destaca que Vicente Matheus criou uma prola da lingustica e da zoologia.
Resoluo

a) Invendvel forma-se por prefixao a partir de vendvel, adjetivo por sua vez formado com o radical vend- e o sufixo -vel (vogal temtica +vel ). Imprestvel, igualmente, forma-se com o acrscimo do prefixo negativo in- a prestvel, por sua vez formado do radical de prestar, que significa servir, ser til. Portanto, o sentido de imprestvel que no tem serventia, no til. Assim, querendo dizer que o jogador no poderia ser emprestado, Vicente Matheus disse, involuntariamente, que ele era intil, num exemplo de seu peculiar emprego da lngua, nem sempre reconhecido pelos livros. b) A prola lingustica est em associar o adjetivo gramtico a grama; a prola zoolgica estaria na inveno do animal anfbio definido por tal palavra.
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

5
O texto abaixo parte de uma campanha promovida pela ANER (Associao Nacional de Editores de Revistas). Surfamos a Internet, Nadamos em revistas A Internet empolga. Revistas envolvem. A Internet agarra. Revistas abraam. A Internet passageira. Revistas so permanentes. E essas duas mdias esto crescendo. Um dado que passou quase despercebido em meio ao barulho da Internet foi o fato de que a circulao de revistas aumentou nos ltimos cinco anos. Mesmo na era da Internet, o apelo das revistas segue crescendo. Pense nisto: o Google existe h 12 anos. Durante esse perodo, o nmero de ttulos de revistas no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra que uma mdia nova no substitui uma mdia que j existe. Uma mdia estabelecida tem a capacidade de seguir prosperando, ao oferecer uma experincia nica. por isso que as pessoas no deixam de nadar s porque gostam de surfar.
(Adaptado de Imprensa, n. 267, maio 2011, p. 17.)

a) O verbo surfar pode ser usado como transitivo ou intransitivo. Exemplifique cada um desses usos com enunciados que aparecem no texto da campanha. Indique, justificando, em qual desses usos o verbo assume um sentido necessariamente figurado. b) Que relao pode ser estabelecida entre o ttulo da campanha e o trecho reproduzido a seguir? Como essa relao sustentada dentro da campanha? A Internet empolga. Revistas envolvem. A Internet agarra. Revistas abraam. A Internet passageira. Revistas so permanentes.
Resoluo

a) No ttulo do texto, Surfamos a Internet, o verbo surfar est empregado como transitivo direto. Na ltima frase, as pessoas no deixam de nadar s porque gostam de surfar, o mesmo verbo intransitivo. Neste ltimo caso, seu sentido pode ser tanto prprio (praticar surfe) quando figurado. Em surfar a Internet, o sentido necessariamente figurado (passar de um stio a outro da rede). b) Na campanha procura-se confrontar o carter efmero da experincia proporcionada pela Internet (A Internet passageira) com a maior consistncia do que veiculado pelas revistas (Revistas so permanentes). O ato de surfar , no texto, associado a impulsos vigorosos e passageiros, como hbitos juvenis, ao passo que o ato de nadar definido por associaes menos superficiais (envolvimento, abrao). Assim sendo, o texto desenvolve as sugestes contidas no ttulo.
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

6
O pargrafo reproduzido abaixo introduz a crnica intitulada Tragdia concretista, de Lus Martins. O poeta concretista acordou inspirado. Sonhara a noite toda com a namorada. E pensou: lbio, lbia. O lbio em que pensou era o da namorada, a lbia era a prpria. Em todo o caso, na pior das hipteses, j tinha um bom comeo de poema. Todavia, cada vez mais obcecado pela lembrana daqueles lbios, achou que podia aproveitar a sua lbia e, provisoriamente desinteressado da poesia pura, resolveu telefonar criatura amada, na esperana de maiores intimidades e vantagens. At os poetas concretistas podem ser homens prticos.
(Lus Martins, Tragdia concretista, em As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007, p. 132.)

a) Compare lbio e lbia quanto forma e ao significado. Considerando a especificidade do poeta, justifique a ocorrncia dessas duas palavras dentro da crnica. b) Explique por que a palavra todavia (linha 5) usada para introduzir um dos enunciados da crnica.
Resoluo

a) O jogo com lbia e lbio corresponde figura chamada paronomsia, que consiste na aproximao de palavras que apresentam semelhana sonora e diferena de sentido. A paronomsia que , segundo Roman Jakobson, figura central na poesia em geral foi eleita como princpio construtivo de muitos poemas ditos concretos, a ponto de ser identificada, por autores como Lus Martins, com a essncia da chamada poesia concreta. b) Todavia, conjuno adversativa, introduz o perodo em que, contrariando a indicao anterior sobre a confeco de um poema (j tinha um bom comeo de poema), o cronista relata a iniciativa ertica que a paronomsia mencionada sugere ao poeta concretista.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

7
O excerto abaixo foi extrado do poema Balada Feroz, de Vincius de Moraes. (...) Lana o teu poema inocente sobre o rio venreo [engolindo as cidades Sobre os casebres onde os escorpies se matam viso [dos amores miserveis Deita a tua alma sobre a podrido das latrinas e das fossas Por onde passou a misria da condio dos escravos e dos [gnios. (...) Amarra-te aos ps das garas e solta-as para que te levem E quando a decomposio dos campos de guerra te ferir [as narinas, lana-te sobre a cidade morturia Cava a terra por entre as tumefaes e se encontrares um [velho canho soterrado, volta E vem atirar sobre as borboletas cintilando cores que [comem as fezes verdes das estradas. (...) Suga aos cnicos o cinismo, aos covardes o medo, aos [avaros o ouro E para que apodream como porcos, injeta-os de pureza! E com todo esse pus, faz um poema puro E deixa-o ir, armado cavaleiro, pela vida E ri e canta dos que pasmados o abrigarem E dos que por medo dele te derem em troca a mulher e o [po. Canta! canta, porque cantar a misso do poeta E dana, porque danar o destino da pureza Faz para os cemitrios e para os lares o teu grande gesto [obsceno Carne morta ou carne viva toma! Agora falo eu que sou [um!
(Vincius de Moraes, Antologia Potica. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 51-53.)

a) Como prprio do modernismo potico, os versos acima contrariam a linguagem mais depurada e as imagens mais elevadas da lrica tradicional. Como podemos definir as imagens predominantes em Balada feroz? A que se referem tais imagens? b) Qual o papel da poesia e do poeta diante da realidade representada?
Resoluo

a) Balada Feroz apresenta imagens predominantemente negativas, sem elevao, pois associadas podrido, decomposio (E quando a decomposio dos campos de guerra te ferir as narinas),
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

morte (cidade morturia), destruio (escorpies se matam viso dos amores miserveis) e escatologia (fezes verdes das estradas, podrido das latrinas e das fossas). Elas compem o quadro de horrores do mundo com que se chocaria o poeta em sua misso. b) Pode-se inferir pela leitura de Balada Feroz que tanto o poeta quanto a poesia no devem ignorar a realidade negativa em que se encontram. Mais do que isso, precisam lanar-se sobre essa realidade, alimentar-se dela e ento gerar uma arte com a pureza capaz de enfrentar o universo decado em que esto inseridos.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

8
Os animais desempenham um papel simblico no romance Iracema. Dentre eles, destacam-se o co Japi e a jandaia (ou ar), que aparecem nos excertos abaixo. Poti voltou de perseguir o inimigo. (...) O co fiel o seguia de perto, lambendo ainda nos pelos do focinho a marugem do sangue tabajara, de que se fartara; o senhor o acariciava satisfeito de sua coragem e dedicao. Fora ele quem salvara Martim (...). Os maus espritos da floresta podem separar outra vez o guerreiro branco de seu irmo pitiguara. O co te seguir daqui em diante, para que mesmo de longe Poti acuda a teu chamado. Mas o co teu companheiro e amigo fiel. Mais amigo e companheiro ser de Poti, servindo a seu irmo que a ele. Tu o chamars Japi; e ele ser o p ligeiro com que de longe corramos um para o outro. (...) Tanto que os dois guerreiros tocaram as margens do rio, ouviram o latir do co, que os chamava, e o grito da ar, que se lamentava. A ar, pousada no jirau fronteiro, alonga para sua formosa senhora os verdes tristes olhos. Desde que o guerreiro branco pisou a terra dos tabajaras, Iracema a esqueceu. (...) Iracema lembrou-se que tinha sido ingrata para a jandaia esquecendo-a no tempo da felicidade; e agora ela vinha para a consolar no tempo da desventura. (...) Na seguinte alvorada foi a voz da jandaia que a despertou. A linda ave no deixou mais sua senhora (). A jandaia pousada no olho da palmeira repetia tristemente: Iracema! Desde ento os guerreiros pitiguaras, que passavam perto da cabana abandonada e ouviam ressoar a voz plangente da ave amiga, se afastavam, com a alma cheia de tristeza, do coqueiro onde cantava a jandaia. E foi assim que um dia veio a chamar-se Cear o rio onde crescia o coqueiro, e os campos onde serpeja o rio.
(Jos de Alencar, Iracema. So Paulo: tica, 1992, p. 52 e p. 80.)

a) Explique o papel simblico desempenhado pelo co. b) Explique o papel simblico desempenhado pela jandaia ou ar.
Resoluo

a) O co simboliza a fidelidade de Poti em relao ao amigo Martim. Esse sentimento indissolvel e constante, como indica a passagem: Os maus espritos da floresta podem separar outra vez o guerreiro branco do seu irmo pitiguara. O co te seguir daqui em diante, para que mesmo longe
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

Poti acuda a teu chamado. Essa funo de acompanhante fiel tem respaldo etimolgico: em nota, Jos de Alencar informa que Japi significa nosso p; do pronome j-ns, pyp. (Observe-se que no texto transcrito faltou uma palavra, um lamentvel erro de reviso que pode ter embaraado os candidatos. Onde est servindo a seu irmo que a ele devia estar servindo mais a seu irmo que a ele.) b) A ar, que se encontra na origem do topnimo Cear, simboliza o torro natal, relegado por Iracema ao esquecimento quando a paixo pelo europeu Martim tomou conta da ndia. Assim como o co simboliza o companherismo e a fidelidade, a ar simboliza o lao de fidelidade com a ptria, o lugar-origem.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

9
Os excertos abaixo foram extrados do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. (...) FIDALGO: Que leixo na outra vida quem reze sempre por mi. DIABO: (...) E tu viveste a teu prazer, cuidando c guarecer por que rezem l por ti!...(...) ANJO: Que quers? FIDALGO: Que me digais, pois parti to sem aviso, se a barca do paraso esta em que navegais. ANJO: Esta ; que me demandais? FIDALGO: Que me leixs embarcar. s fidalgo de solar, bem que me recolhais. ANJO: No se embarca tirania neste batel divinal. FIDALGO: No sei por que haveis por mal Que entra minha senhoria. ANJO: Pera vossa fantesia mui estreita esta barca. FIDALGO: Pera senhor de tal marca nom h aqui mais cortesia? (...) ANJO: No vindes vs de maneira pera ir neste navio. Essoutro vai mais vazio: a cadeira entrar e o rabo caber e todo vosso senhorio. Vs irs mais espaoso com fumosa senhoria, cuidando na tirania do pobre povo queixoso; e porque, de generoso, desprezastes os pequenos, achar-vos-eis tanto menos quanto mais fostes fumoso. () SAPATEIRO: (...) E pera onde a viagem? DIABO: Pera o lago dos danados. SAPATEIRO: Os que morrem confessados, onde tm sua passagem? DIABO: Nom cures de mais linguagem! Esta a tua barca, esta! (...) E tu morreste excomungado: no o quiseste dizer.
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

Esperavas de viver, calaste dous mil enganos... tu roubaste bem trint'anos o povo com teu mester. (...) SAPATEIRO: Pois digo-te que no quero! DIABO: Que te ps, hs-de ir, si, si! SAPATEIRO: Quantas missas eu ouvi, no me ho elas de prestar? DIABO: Ouvir missa, ento roubar, caminho per'aqui.
(Gil Vicente, Auto da barca do inferno, em Cleonice Berardinelli (org.), Antologia do teatro de Gil Vicente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Braslia: INL, 1984, p. 57-59 e 6869.)

a) Por que razo especfica o fidalgo condenado a seguir na barca do inferno? E o sapateiro? b) Alm das faltas especficas desses personagens, h uma outra, comum a ambos e bastante praticada poca, que Gil Vicente condena. Identifique essa falta e indique de que modo ela aparece em cada um dos personagens.
Resoluo

a) A razo especfica pela qual o Fidalgo condenado ao inferno resume-se na palavra tirania, que pode ser entendida como autoritarismo arrogante (desprezastes os pequenos), pretensioso (generoso, fumoso) e abusivo em seus privilgios (cadeira, rabo, senhorio). O sapateiro condenado por sua desonestidade: tu roubaste bem trint'anos / o povo com teu mester. b) A falta comum a ambas as personagens a crena de que a devoo religiosa, ainda que alheia (Fidalgo: leixo na outra vida / quem reze sempre por mi), desonera o pecador de seus pecados e lhe franqueia o paraso (Sapateiro: Quantas missas eu ouvi, / no me ho elas de prestar?).

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

10
Os trechos a seguir foram extrados de Memrias de um sargento de milcias e Vidas secas, respectivamente. O som daquela voz que dissera abra a porta lanara entre eles, como dissemos, o espanto e o medo. E no foi sem razo; era ela o anncio de um grande aperto, de que por certo no poderiam escapar. Nesse tempo ainda no estava organizada a polcia da cidade, ou antes estava-o de um modo em harmonia com as tendncias e ideias da poca. O major Vidigal era o rei absoluto, o rbitro supremo de tudo o que dizia respeito a esse ramo de administrao; era o juiz que julgava e distribua a pena, e ao mesmo tempo o guarda que dava caa aos criminosos; nas causas da sua imensa alada no haviam testemunhas, nem provas, nem razes, nem processo; ele resumia tudo em si; a sua justia era infalvel; no havia apelao das sentenas que dava, fazia o que queria, ningum lhe tomava contas. Exercia enfim uma espcie de inquirio policial. Entretanto, faamos-lhe justia, dados os descontos necessrios s ideias do tempo, em verdade no abusava ele muito de seu poder, e o empregava em certos casos muito bem empregado.
(Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um sargento de milcias. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1978, p. 21.)

Nesse ponto um soldado amarelo aproximou-se e bateu familiarmente no ombro de Fabiano: Como , camarada? Vamos jogar um trinta-e-um l dentro? Fabiano atentou na farda com respeito e gaguejou, procurando as palavras de seu Toms da bolandeira: Isto . Vamos e no vamos. Quer dizer. Enfim, contanto, etc. conforme. Levantou-se e caminhou atrs do amarelo, que era autoridade e mandava. Fabiano sempre havia obedecido. Tinha muque e substncia, mas pensava pouco, desejava pouco e obedecia.
(Graciliano Ramos, Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 28.)

a) Que semelhanas e diferenas podem ser apontadas entre o Major Vidigal, de Memrias de um sargento de milcias, e o soldado amarelo, de Vidas secas? b) Como essas semelhanas e diferenas se relacionam com as caractersticas de cada uma das obras?
Resoluo

a) Ambas as personagens representam a Ordem e exercem o poder repressor do Estado. O major Vidigal agente de um estado de coisas em que Ordem e Desordem lei e transgresso encontram formas de convivncia e conciliao. O soldado amarelo, diferentemente, atua em nome de um poder opressor incontrastvel os interesses da classe dominante , sua autoridade no admite conciliao, apenas obedincia.
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

b) Memrias de um sargento de milcias um romance de costumes que retrata a vida popular no Rio de Janeiro no tempo do Rei Dom Joo VI (1808-1821). O major Vidigal representa, nessa sociedade em que se misturam o bem e o mal, a ordem e a desordem, o poder arbitrrio, que faz concesses, movido pela fora motriz do livro: o trfico de influncia. Solta Leonardo por influncia da antiga paixo, Maria Regalada. Vidas secas, romance neorrealista, analisa a vida de nordestinos massacrados pelas condies materiais e culturais. O soldado amarelo apenas um agente da opresso do Estado, sem a onipotncia de Vidigal. Fora do contexto da cidade e dos companheiros de farda, no passa de um indefeso. As diferenas entre as personagens, portanto, refletem as diferenas genricas entre as obras: comdia de costumes e romance neorrealista.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

11
Os trechos a seguir foram extrados de A cidade e as serras, de Ea de Queirs. Mas dentro, no peristilo, logo me surpreendeu um elevador instalado por Jacinto apesar do 202 ter somente dois andares, e ligados por uma escadaria to doce que nunca ofendera a asma da Sr. D. Angelina! Espaoso, tapetado, ele oferecia, para aquela jornada de sete segundos, confortos numerosos, um div, uma pele de urso, um roteiro das ruas de Paris, prateleiras gradeadas com charutos e livros. Na antecmera, onde desembarcamos, encontrei a temperatura macia e tpida duma tarde de Maio, em Guies. Um criado, mais atento ao termmetro que um piloto agulha, regulava destramente a boca dourada do calorfero. E perfumadores entre palmeiras, como num terrao santo de Benares, esparziam um vapor, aromatizando e salutarmente umedecendo aquele ar delicado e superfino. Eu murmurei, nas profundidades do meu assombrado ser: Eis a Civilizao! Meus amigos, h uma desgraa... Dornan pulou na cadeira: Fogo? No, no era fogo. Fora o elevador dos pratos que inesperadamente, ao subir o peixe de S. Alteza, se desarranjara, e no se movia, encalhado! (...) O Gro-Duque l estava, debruado sobre o poo escuro do elevador, onde mergulhara uma vela que lhe avermelhava mais a face esbraseada. Espreitei, por sobre o seu ombro real. Em baixo, na treva, sobre uma larga prancha, o peixe precioso alvejava, deitado na travessa, ainda fumegando, entre rodelas de limo. Jacinto, branco como a gravata, torturava desesperadamente a mola complicada do ascensor. Depois foi o Gro-Duque que, com os pulsos cabeludos, atirou um empuxo tremendo aos cabos em que ele rolava. Debalde! O aparelho enrijara numa inrcia de bronze eterno.
(Ea de Queirs, A cidade e as serras. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006, p. 28, p. 63.)

a) Levando em considerao os dois trechos, explique qual o significado do enguio do elevador. b) Como o desfecho do romance se relaciona com esse episdio?
Resoluo

a) O enguio do elevador significa, no contexto do romance, as falhas inevitveis e o fracasso de uma civilizao baseada no artificialismo tecnolgico e na comodidade do cio endinheirado, no dizer de Antnio J. Saraiva. b) O desfecho do romance, com Jacinto e famlia vivendo na propriedade rural em Portugal, afastase do ideal de vida voltado para o acmulo de tecnologia e poder como fonte de felicidade. O final do livro prope uma utopia rural inteiramente oposta forma de vida buscada por Jacinto na primeira parte da obra.
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

12
Os trechos abaixo foram extrados de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Eu, leitor amigo, aceito a teoria do meu velho Marcolini, no s pela verossimilhana, que muita vez toda a verdade, mas porque a minha vida se casa bem definio. Cantei um duo ternssimo, depois um trio, depois um quatuor... Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, no me aflijo nunca. O que fao, em chegando ao fim, cerrar os olhos e evocar todas as cousas que no achei nele. Quantas ideias finas me acodem ento! Que de reflexes profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que no vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas guas, as suas rvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista. que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes tambm preencher as minhas.
(Machado de Assis, Dom Casmurro. Cotia: Ateli Editorial, 2008, p. 213.)

a) Como a narrativa de Bento Santiago pode ser relacionada com a afirmao de que a verossimilhana muita vez toda a verdade? b) Considerando essa relao, explicite o desafio que o segundo trecho prope ao leitor.
Resoluo

a) Verossimilhana a qualidade de algo ser semelhante verdade, parecer verdadeiro, ou seja, no ser a verdade propriamente dita. Assim, pode-se entender que a afirmao de que a verossimilhana muita vez toda a verdade pode ou no aplicar-se ao relato de Bento Santiago em Dom Casmurro. Nele, o narrador toma como verdadeiro muito do que na realidade pode no passar de aparncia ou de impresso. b) Dom Casmurro baseado no que o seu narrador considerou verossmil, o que torna seu relato frgil e muitas vezes omisso. Assim, essa falha impe ao leitor o desafio de preencher as lacunas de Bento Santiago, ou seja, completar o que faltaria na obra ou mesmo tornar claro o que foi apresentado de maneira difusa e ambgua.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

M AT E M T I C A

13
O velocmetro um instrumento que indica a velocidade de um veculo. A figura ao lado mostra o velocmetro de um carro que pode atingir 240 km/h. Observe que o ponteiro no centro do velocmetro gira no sentido horrio medida que a velocidade aumenta. a) Suponha que o ngulo de giro do ponteiro seja diretamente proporcional velocidade. Nesse caso, qual o ngulo entre a posio atual do ponteiro (0 km/h) e sua posio quando o velocmetro marca 104 km/h? b) Determinado velocmetro fornece corretamente a velocidade do veculo quando ele trafega a 20 km/h, mas indica que o veculo est a 70 km/h quando a velocidade real de 65 km/h. Supondo que o erro de aferio do velocmetro varie linearmente com a velocidade por ele indicada, determine a funo v(x) que representa a velocidade real do veculo quando o velocmetro marca uma velocidade de x km/h.
Resoluo

a) Sendo o ngulo de giro que indica a velocidade de 104 km/h, temos: 210 240 = = 91 104 b) Se v(x) uma funo linear, decorre que v(x) = ax + b. Ento: v(20) = 20 20a + b = 20 a = 0,9 v(70) = 65 70a + b = 65 b=2

Assim, a funo que representa a velocidade real do veculo quando o velocmetro marca uma velocidade de x km/h v(x) = 0,9x + 2 Respostas: a) 91 b) 0,9x + 2

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

14
A planta de um cmodo que tem 2,7 m de altura mostrada ao lado. a) Por norma, em cmodos residenciais com rea superior a 6 m, deve-se instalar uma tomada para cada 5 m ou frao (de 5 m) de permetro de parede, incluindo a largura da porta. Determine o nmero mnimo de tomadas do cmodo representado acima e o espaamento entre as tomadas, supondo que elas sero distribudas uniformemente pelo permetro do cmodo. b) Um eletricista deseja instalar um fio para conectar uma lmpada, localizada no centro do teto do cmodo, ao interruptor, situado a 1,0 m do cho, e a 1,0 m do canto do cmodo, como est indicado na figura. Supondo que o fio subir verticalmente pela parede, e desprezando a espessura da parede e do teto, determine o comprimento mnimo de fio necessrio para conectar o interruptor lmpada.
Resoluo

a) O permetro do cmodo, em metros, : 2,4 + 3,0 + 2,4 + 3,0 = 10,8. A distncia d, em m, entre as tomadas e o nmero n de tomadas devem ser tais que d . n = 10,8 10,8 10,8 5 n d5 n 5

n 2,16 Como n natural, o nmero mnimo de tomadas 10,8 3 e a distncia entre elas = 3,6 metros. 3

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

b)

Em metros, a parte do fio que corre pelo teto a hipotenusa x do tringulo CMI da figura acima e dada por: x2 = 0,52 + 1, 22 x = 1, 3 Se o interruptor for instalado a 1,0 m do cho, a parte do fio que sobe vertical, em metros, mede 2,7 1,0 = 1,7. Assim, o comprimento mnimo de fio necessrio para conectar o interruptor lmpada : 1,7 m + 1,3 m = 3,0 m. Respostas: a) 3 tomadas e a distncia entre elas de 3,6 m. b) 3,0 m

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

15
O nmero ureo uma constante real irracional, definida como a raiz positiva da equao quadrtica obtida a partir de x+1 = x. x a) Reescreva a equao acima como uma equao quadrtica e determine o nmero ureo. b) A sequncia 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, ... conhecida como sequncia de Fibonacci, cujo n-simo termo definido recursivamente pela frmula F(n) =

F(n 1) + F(n 2), se n > 2.

1,

se n = 1 ou 2;

Podemos aproximar o nmero ureo, dividindo um termo da sequncia de Fibonacci pelo termo anterior. . e o 11o . termos dessa sequncia e use-os Calcule o 10o para obter uma aproximao com uma casa decimal para o nmero ureo.
Resoluo

x+1 5 1 a) = x x2 x 1 = 0 x = x 2 O nmero ureo a raiz positiva da equao dada 5 1 + e, portanto, . 2 b) Os onze primeiros termos da sequncia de Fibonacci so: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89 e, portanto, F(10) = 55, F(11) = 89 e F(11) F(10) = 89 55 = 1,618 Uma aproximao com uma casa decimal, para o nmero ureo, 1,6. 5 1 + Respostas: a) x2 x 1 = 0; 2 b) F(10) = 55; F(11) = 89; 1, 6

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

16
Uma curva em formato espiral, composta por arcos de circunferncia, pode ser construda a partir de dois pontos A e B, que se alternam como centros dos arcos. Esses arcos, por sua vez, so semicircunferncias que concordam sequencialmente nos pontos de transio, como ilustra a figura a seguir, na qual supomos que a distncia entre A e B mede 1 cm.

a) Determine a rea da regio destacada na figura. b) Determine o comprimento da curva composta pelos primeiros 20 arcos de circunferncia.
Resoluo

Os raios R1, R2, R3, , em centmetros, so respectivamente os termos da sequncia (1; 2; 3; ). Desta forma, R3 = 3 cm e R4 = 4 cm. a) A regio destacada composta por dois semicrculos, um de raio R3 e outro de raio R4, e tem rea, em cm2, igual a . 32 . 42 25 + = 2 2 2

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

b) Os arcos de circunferncia que compem a espiral tm comprimentos, em cm, dados pelos termos da progresso aritmtica ; ; ; ; , cujo 2 2 2 2 2 . 1 2 . 2 2 . 3 2 . 4 2 . 20 vigsimo termo . 2 A soma dos 20 primeiros termos dessa PA 2 . 1 2 . 20 + . 20 2 2

= 210 2 25 Respostas: a) cm2 2 b) 210 cm

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

17
Um brilhante um diamante com uma lapidao particular, que torna essa gema a mais apreciada dentre todas as pedras preciosas. a) Em gemologia, um quilate uma medida de massa, que corresponde a 200 mg. Considerando que a massa especfica do diamante de aproximadamente 3,5 g/cm3, determine o volume de um brilhante com 0,7 quilate. b) A figura a seguir apresenta a seo transversal de um brilhante. Como muito difcil calcular o volume exato da pedra lapidada, podemos aproxim-lo pela soma do volume de um tronco de cone (parte superior) com o de um cone (parte inferior). Determine, nesse caso, o volume aproximado do brilhante.

Dica: o volume de um tronco de cone pode ser obtido empregando-se a frmula V = h(R2 + Rr + r2), 3 em que R e r so os raios das bases e h a altura do tronco.
Resoluo

a) I) 0,7 quilate = 0,7 . 200 mg = 140 mg = 0,14 g 0,14 g II) = 3,5 g/cm3 V = 0,04 cm3 = 40 mm3 V

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

b)

O volume aproximado do brilhante , em milmetros cbicos, igual a 1 . 0,6 . (22 + 1 . 2 + 12) + . . 22 . 1,8 = 3 3 = 1,4 + 2,4 = 3,8 Respostas: a) 40 mm3 b) 3, 8 mm3

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

18
O mostrador de determinado relgio digital indica horas e minutos, como ilustra a figura abaixo, na qual o dgito da unidade dos minutos est destacado.

O dgito em destaque pode representar qualquer um dos dez algarismos, bastando para isso que se ative ou desative as sete partes que o compem, como se mostra abaixo.

a) Atribuindo as letras a, b, c, d, e, f, g aos trechos do dgito destacado do relgio, como se indica abaixo, pinte no grfico de barras a seguir a porcentagem de tempo em que cada um dos trechos fica aceso. Observe que as porcentagens referentes aos trechos f e g j esto pintadas.

b) Supondo, agora, que o dgito em destaque possua dois trechos defeituosos, que no acendem, calcule a probabilidade do algarismo 3 ser representado corretamente.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

Resoluo

A tabela abaixo mostra, no intervalo de 10 minutos, o tempo total em que cada segmento fica aceso. Segmento Tempo (min) a b c d e f g 8 6 7 4 7 9 8 Nos algarismos 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 4, 5, 6, 8, 9 e 0 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9 2, 6, 8 e 0 2, 3, 5, 6, 8, 9 e 0 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9 e 0

a) Desta forma, em porcentagem, o tempo em que cada segmento fica aceso apresentado no grfico seguinte.

7.6 b) Existem C7;2 = = 21 maneiras de escolher 2.1 dois segmentos para serem defeituosos. O nmero 3 ser representado corretamente se os dois segmentos defeituosos forem b e d. 1 A probabilidade disso ocorrer . 21 Respostas: a) grfico 1 b) 21

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

19
Um supermercado vende dois tipos de cebola, conforme se descreve na tabela a seguir: Tipo de cebola Peso unitrio aproximado (g) 25 Raio mdio (cm) 2

Pequena

Grande

200

a) Uma consumidora selecionou cebolas pequenas e grandes, somando 40 unidades, que pesaram 1700 g. Formule um sistema linear que permita encontrar a quantidade de cebolas de cada tipo escolhidas pela consumidora e resolva-o para determinar esses valores. b) Geralmente, as cebolas so consumidas sem casca. Determine a rea de casca correspondente a 600 g de cebolas pequenas, supondo que elas sejam esfricas. Sabendo que 600 g de cebolas grandes possuem 192 cm2 de rea de casca, indique que tipo de cebola fornece o menor desperdcio com cascas.
Resoluo

a) Sendo P e G, respectivamente, o nmero de cebolas pequenas e grandes selecionadas pela consumidora, temos: P + 200 G = 1 700 P + 8 G = 68 25 P + G = 40 P + G = 40 + G = 40 P = 36 P 7 G = 28 G=4

b) A rea da casca de uma cebola pequena, em cm2, AP = 4 . 22 = 16 Em 600 g de cebolas pequenas, temos: 600 g = 24 cebolas, cujas reas das cascas totali25 g zam 24 x 16 cm2 = 384 cm2. Como 600 g de cebolas grandes totalizam 192 cm2 de casca, as cebolas grandes fornecem o menor desperdcio com cascas. Respostas: a) P + 200 G = 1 700 25 P + G = 40 = 36 P G=4

b) 384 cm2; as cebolas grandes fornecem o menor desperdcio.

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

20
Considere a funo f(x) = 2x + x + p, definida para x real. a) A figura a seguir mostra o grfico de f(x) para um valor especfico de p. Determine esse valor.

b) Supondo, agora, que p = 3, determine os valores de x que satisfazem a equao f(x) = 12.
Resoluo

a) De acordo com o grfico dado, 1+p=0p=1 b) Para p = 3, temos f(x) = 2x + x 3 f(x) =

x + 3, para x 3

3x 3, para x 3

Se f(x) = 12, ento: I)

x3

3x 3 = 12

x3
x=9

3x = 15

x=5

II)

x3

x + 3 = 12

x 3 no existe x
b) 5

Respostas: a) 1

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

21
Uma bateria perde permanentemente sua capacidade ao longo dos anos. Essa perda varia de acordo com a temperatura de operao e armazenamento da bateria. A funo que fornece o percentual de perda anual de capacidade de uma bateria, de acordo com a temperatura de armazenamento, T (em C), tem a forma P(T) = a . 10bT, em que a e b so constantes reais positivas. A tabela abaixo fornece, para duas temperaturas especficas, o percentual de perda de uma determinada bateria de ons de Ltio. Perda anual de Temperatura (C) capacidade (%) 0 55 1,6 20,0

Com base na expresso de P(T) e nos dados da tabela, a) esboce, abaixo, a curva que representa a funo P(T), exibindo o percentual exato para T = 0 e T = 55;

b) determine as constantes a e b para a bateria em questo. Se necessrio, use log10(2) 0,30, log10(3) 0,48 e log10(5) 0,70.
Resoluo

a) P(T) = a . 10b.T , com T em C T = 0 P(0) = 1,6 1,6 = a . 100 a = 1,6 T = 55 P(55) = 20 20 = 1,6 . 1055b Vem: 1055b = 12,5 log 1055b = log 12,5 53 Sendo log 12,5 = log = 3 . log 5 1 = 10 = 3 . 0,70 1 = 1,1 Ento: log 1055b = 1,1 55b = 1,1 b = 0,02 Teremos: P(T) = 1,6 . 100,02 .T, que uma exponencial com grfico do tipo:
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

b) a = 1,6 e b = 0,02 Respostas: a) grfico b) a = 1,6 e b = 0,02

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

22
Seja dada a matriz A=

x 2 0

2 0 x 6 , 6 16x

em que x um nmero real. a) Determine para quais valores de x o determinante de A positivo. b) Tomando 3 C= 4 , 1 e supondo que, na matriz A, x = 2, calcule B = AC.

Resoluo

a) I) A =

x 2 0

2 0 x 6 6 16x

det A = 16x3 36x 64x = 16x3 100x II) detA > 0 16x3 100x > 0 5 5 < x < 0 ou x > , pois o grfico de 2 2 f(x) = 16x3 100x da forma:

b) Para x = 2, temos: B=A.C=

2 2 0 2 2 6 0 6 32 2 8 56

3 4 1

6 +8 +0 6 8 6 = 0 + 24 + 32

5 5 < x < 0 ou x > Respostas: a) x 2 2 b)

2 8 56

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

23
Um crculo de raio 2 foi apoiado sobre as retas y = 2x e y = x/2, conforme mostra a figura abaixo.

a) Determine as coordenadas do ponto de tangncia entre o crculo e a reta y = x/2. b) Determine a equao da reta que passa pela origem e pelo ponto C, centro do crculo.
Resoluo

a x a) Seja T a; o ponto em que a reta y = 2 2 tangencia o crculo e R o ponto em que a reta y = 2x tangencia o crculo. Assim, CTOR um quadrado de lado 2 e, portanto, TO = 2

(a 0)2 +

a 0 2

=2

a2 5 4 a2 + = 4 a = , pois T pertence ao 5 4 2o . quadrante. 4 5 5 2 Logo, T ; 5 5

b) A reta OC que passa pela origem e pelo ponto C bissetriz do ngulo formado pelas retas r e s de x equaes y = x + 2y = 0 e y = 2x 2 2x y = 0, respectivamente. Assim, sendo P(x; y) um ponto da reta OC, temos: d(P; r) = d(P; s)

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

x + 2y 2x y =

12 + 22

22 + ( 1)2

x + 2y = 2x y 3x + y = 0 y = 3x, pois OC tem coeficiente angular negativo. Respostas: a) ; 5 5 4 5 5 2 b) y = 3x

A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

24
Um topgrafo deseja calcular a distncia entre pontos situados margem de um riacho, como mostra a figura a seguir. O topgrafo determinou as distncias mostradas na figura, bem como os ngulos especificados na tabela abaixo, obtidos com a ajuda de um teodolito.

Visada ACB BCD


^ ^ ^

ngulo /6 /3

/6 ABC a) Calcule a distncia entre A e B. b) Calcule a distncia entre B e D.


Resoluo

^ ^ a) No tringulo ABC, temos: ABC = ACB = 6 2 ^ e, portanto, CAB = = 6 6 3 Aplicando a lei dos senos no trngulo ABC, temos: BC AB 15 AB = = 2 ^ ^ sen CAB sen sen sen ACB 6 3 AB 15 3 = AB = 5 1 3 2 2 b) Aplicando a lei dos cossenos no tringulo BCD, temos: ^ (BD)2 = (BC)2 + (CD)2 2.(BC).(CD).cos BCD (BD)2 = 152 + 102 2 . 15 . 10 . cos 3 1 (BD)2 = 225 + 100 2 . 15 . 10 . 2 175 BD = 5 7 BD = 3m Respostas: a) 5 b) 5 7m
A UNICAMP (2. FA S E ) J A N E I R O / 2 0 1 2

You might also like