You are on page 1of 3

Nome_______________________________________________________________________ n____ Srie_______ Atividade de Lngua Portuguesa Observaes importantes 1- No sero aceitos rasuras ou rabiscos.

2- Atente para a caligrafia para o entendimento no momento da correo; 3- Leia atentamente a todos os enunciados para poder responder as questes corretamente; 4- O grupo formado por vocs para ajuda mtua, portanto, quaisquer conversas com o grupo ao lado acarretar na anulao de seu trabalho.

1- Observe as duas frases seguintes: I - O proprietrio da farmcia saiu. II - O proprietrio saiu da farmcia.

Sobre elas so feitas algumas consideraes. Escreva verdadeiro ou falso. Se for falso, indique a resposta correta. I - Na I, "da farmcia" adjunto adnominal. II - Na II, "da farmcia" adjunto adverbial. III - Ambas as frases tm exatamente o mesmo significado. IV - Tanto em I como em II, "da farmcia" tem a mesma funo sinttica.

2- Assinale o item em que a funo no corresponde ao termo em destaque: a) Comer demais prejudicial sade. (complemento nominal) b) Jamais me esquecerei de ti. (objeto indireto) d) No tens interesse pelos estudos. (complemento nominal) e) Ele tinha receio de tudo a sua volta.. (objeto indireto)

3- Em Cuspi no cho com um nojo desgraado daquele sangue, o verbo cuspir : a) intransitivo. b) transitivo direto. c) transitivo direto e indireto. d) transitivo indireto.

4- Circule os verbos das frases abaixo e diga se so intransitivos, transitivo direto e indireto; destaque o objeto: a) Alisei meus cabelos e pintei minhas unhas. b) Dei um dinheiro ao garoto e ele comprou um doce. c) No precisamos de sua ajuda. d) No programa do Fausto cantaram todos os cantores da Jovem Guarda.

e) O cantor no gostava de reprteres. f) Conspiraram contra os planos do governo. g) O Brasil j exportou muito caf. h) Devolveram ao garoto o seu livro. i) Alguns choravam, outros riam. j) Depois de muito tempo, abracei novamente o meu amigo.

5- Das expresses sublinhadas abaixo, com as idias de tempo ou lugar, a nica que tem a funo sinttica do adjunto adverbial : a) "J ouvi os poetas de Aracaju". b) "atravessar os subrbios escuros e sujos". c) "passar a noite de inverno debaixo da ponte". d) "Queria agora caminhar com os ladres pela noite". e) "sentindo no corao as pancadas dos ps das mulheres da noite".

6- Analise os termos destacados da orao e diga sua funo sinttica.

a) Suavemente anoiteceu na deserta cidade do planalto.


b) Amanh voltarei de bicicleta quela velha praa

c) Havia pessoas descontentes na assembleia. d) Quebraram a lanterna do meu carro e) Choviam flores do helicptero. f) No lixo da feira, crianas garantiam o seu almoo.

7- Classifique todos os termos da orao. (Sujeito, predicado, verbo transitivo direto, indireto ou indireto, adjunto adominal, adverbial e complemento nominal.

a) Nossas noites tristes e claras trazem em meu peito marcas do passado.

b) Eu vou colecionar mais um segredo.

c) O povo tinha necessidade de alimentos.

You might also like