You are on page 1of 6

ESTADO DO PAR MUNICPIO DE SO FLIX DO XINGU PREFEITURA MUNICIPAL DE SO FLIX DO XINGU - CONCURSO PBLICO - Edital N.

001/2009

REALIZAO DA PROVA OBJETIVA: 30 de Agosto de 2009

NVEL SUPERIOR

Cargo: PROFESSOR II MATEMTICA


Nome do Candidato: ______________________________________________________ N de Inscrio: ________________________ ________________________________________
Assinatura

INSTRUES AO CANDIDATO
1.

Confira se a prova que voc recebeu corresponde ao cargo/nvel de escolaridade ao qual voc est inscrito, conforme consta no seu carto de inscrio e no carto resposta. Caso contrrio comunique imediatamente ao fiscal de sala.

2. Esta prova contm 30 questes objetivas, sendo 10 de Lngua Portuguesa, 08 de Noes de Informtica e 12 de Conhecimentos Especficos. Caso exista alguma falha de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova h espao reservado para rascunho. Esta prova ter durao de 04 (quatro) horas, tendo seu incio s 14:30h e trmino s 18:30h (horrio local). 3. A resposta definitiva de cada questo deve ser obrigatoriamente, assinalada no CARTO RESPOSTA, considerando a numerao de 01 a 30. 4. Confira se seu nome, nmero de inscrio, cargo de opo e data de nascimento, consta na parte superior do CARTO RESPOSTA que voc recebeu. Caso exista algum erro de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correo. 5. obrigatrio que voc assine na lista de presena e no CARTO RESPOSTA do mesmo modo como est assinado no seu documento de identificao. 6. Utilize somente caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, pois no sero consideradas marcaes a lpis no CARTO RESPOSTA. O CARTO RESPOSTA o nico documento vlido para o processamento de suas respostas. 7. A maneira correta de marcar as respostas no CARTO RESPOSTA cobrir totalmente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTO RESPOSTA. 8. Em hiptese alguma haver substituio do carto resposta por erro do candidato. O carto resposta s ser substitudo se for constatada falha de impresso. 9. O candidato dever permanecer, obrigatoriamente, na sala de realizao da prova por, no mnimo, uma hora aps o incio da mesma. A inobservncia acarretar a eliminao do concurso. 10. O candidato dever devolver no final da prova, o carto-resposta e o boletim de questes, recebidos. 11. Ser automaticamente eliminado do concurso pblico da Prefeitura Municipal de So Flix do Xingu, o candidato que durante a realizao da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital n 001/2009.

REALIZAO

LNGUA PORTUGUESA
ASSINALE A NICA ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTES DE 1 A 10.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

O dilema pedaggico Resgatar as origens e motivaes das escolas democrticas implica compreender o cenrio de mudanas que comea a se desenhar no campo da educao ainda no sculo 19. Desponta um sentimento de desiluso com a pedagogia tradicional, erigida a partir dos sistemas nacionais de ensino, criados sob inspirao do iderio iluminista e os princpios de liberdade, igualdade e fraternidade da Revoluo Francesa. Para transformar servos em cidados livres, a escola postulava o domnio de saberes legitimados pela cincia, em que a figura do professor a autoridade mxima, que detm e transmite esses saberes. "Nessa perspectiva, os sistemas nacionais de instruo foram concebidos como imensas mquinas de transmisso do saber constitudo", observa Ghanem. As reaes se multiplicam e, em meio s crticas chamada escola tradicional, diferentes teorias sobre a prtica pedaggica comeam a aparecer, em vrias partes do mundo.
As crticas pedagogia tradicional terminam por impulsionar um amplo movimento reformista. No Brasil, sob a expresso do "escolanovismo", assume sua representao mxima.

"Ensinamos crianas, no matrias", difundia o da Escola Nova, para quem a pedagogia tradicional, "verbalista e enciclopdica", reduzia o processo educativo exclusivamente dimenso do saber. Se at ento o professor era a figura central, com a responsabilidade de iluminar o caminho de seus discpulos e transformar sditos em cidados, agora se reivindica uma escola capaz de extrapolar a mera transmisso de contedos para valorizar os processos de aprendizagem. Desloca-se o eixo do ensinar para o aprender. E ao deslocar o eixo de uma pedagogia centrada na cincia da lgica para uma pedagogia de inspirao filosfica, com contribuies crescentes da biologia e da psicologia, a educao comea a viver mudanas profundas.
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12702 [com adaptaes]

01. Pode-se afirmar que no texto predomina a inteno de


(A) traar um perfil dos educadores afeitos pedagogia tradicional. (B) defender a necessidade de se romper definitivamente com a pedagogia de inspirao filosfica. (C) informar o leitor a respeito de movimentos pedaggicos que tm orientaes distintas. (D) defender a tese de que a democratizao da educao depende da transmisso do saber constitudo no campo da pedagogia.

02. De acordo com o texto, ao deslocar-se o eixo do ensinar para o aprender, (A) objetiva-se transformar sditos em cidados. (B) d-se destaque para o saber enciclopdico. (C) o foco do processo pedaggico passa a ser o aluno. (D) a transmisso de contedos passa a ser mais valorizada.

03. No h crtica pedagogia tradicional na seguinte passagem do texto:


(A) Resgatar as origens e motivaes das escolas democrticas implica compreender o cenrio de mudanas que comea a se desenhar no campo da educao ainda no sculo 19 (linhas 1-3). (B) Ensinamos crianas, no matrias, difundia o da Escola Nova, para quem a pedagogia tradicional, verbalista e enciclopdica, reduzia o processo educativo exclusivamente dimenso do saber (linhas 18-20). (C) Para transformar servos em cidados livres, a escola postulava o domnio de saberes legitimados pela cincia, em que a figura do professor a autoridade mxima, que detm e transmite esses saberes (linhas 6-9). (D) Desponta um sentimento de desiluso com a pedagogia tradicional, erigida a partir dos sistemas nacionais de ensino, criados sob inspirao do iderio iluminista e os princpios de liberdade, igualdade e fraternidade da Revoluo Francesa (linhas 3-6).

04. Quanto s normas de colocao pronominal, correto afirmar que, no enunciado agora se reivindica uma escola capaz de extrapolar a mera transmisso de contedos (linhas 22-23), a prclise justifica-se pelo(pela) (A) uso do registro informal da lngua. (B) presena de um termo atrativo. (C) ocorrncia de forma verbal paroxtona. (D) posio que o pronome ocupa na frase, no iniciando a orao. 05. Quanto aos fatos gramaticais da lngua, pode-se afirmar que (A) o uso da crase, em As crticas pedagogia tradicional (linha 15), optativo. (B) o vocbulo o, em difundia o da Escola Nova (linha 18), um pronome e refere-se a movimento. (C) h um desvio em relao regncia verbal em implica compreender o cenrio de mudanas (linhas 1-2). (D) a mudana da posio do adjetivo em a educao comea a viver mudanas profundas (linha 28) alteraria completamente o sentido do enunciado. 06. Haver alterao de sentido se substituirmos
(A) ainda por at mesmo, em no campo da educao ainda no sculo 19 (linhas 2-3). (B) at ento por at esse momento, em Se at ento o professor era a figura central (linhas 2021). (C) nessa perspectiva por nessa tica, em Nessa perspectiva, os sistemas nacionais de instruo (linhas 9-10). (D) em meio s por no decorrer das, em em meio s crticas chamada escola tradicional (linhas 12-13).

07. Ocorre linguagem figurada no seguinte fragmento de texto:


(A) a escola postulava o domnio de saberes legitimados pela cincia (linhas 7-8). (B) No Brasil, sob a expresso do escolanovismo, assume sua representao mxima (linhas 16-17). (C) diferentes teorias sobre a prtica pedaggica comeam a aparecer, em vrias partes do mundo (linhas 13-14). (D) os sistemas nacionais de instruo foram concebidos como imensas mquinas de transmisso do saber constitudo (linhas 9-11).

08. Em relao ao emprego dos sinais de pontuao, correto afirmar que, em (A) Ensinamos crianas, no matrias (linha 18), usou-se vrgula para indicar elipse do objeto. (B) Desloca-se o eixo do ensinar para o aprender (linha 25), o travesso assinala mudana de interlocutor. (C) No Brasil, sob a expresso do escolanovismo, assume sua representao mxima (linhas 16-17), as vrgulas separam oraes adjetivas. (D) Nessa perspectiva, os sistemas nacionais de instruo foram concebidos como imensas mquinas de transmisso do saber constitudo (linhas 9-11), as aspas sinalizam uma citao.

09. No que concerne s relaes de retomada de sentido, o pronome (A) quem, em para quem a pedagogia tradicional (linhas 18-19) refere-se a crianas. (B) que, em que a figura do professor a autoridade mxima (linha 8), refere-se a cincia. (C) que, em que detm e transmite esses saberes (linhas 8-9), refere-se a autoridade mxima. (D) que, em que comea a se desenhar no campo da educao ainda no sculo 19 (linhas 2-3), refere-se a escolas democrticas. 10. Documento passado por funcionrios portadores de f pblica, no qual se reproduzem peas
processuais, escritos constantes de suas notas ou se certifica algo. O texto acima definido corresponde a um(a) (A) certido. (B) relatrio. (C) atestado. (D) memorando.

NOES DE INFORMTICA 11. Os dispositivos por meio dos quais o computador recebe a entrada de dados ou d a sada de
informaes so os (A) Perifricos. (B) Firmwares. (C) Peoplewares. (D) Programas.

12. No Windows Explorer, a unidade (volume) que amplamente utilizada para disquetes de 31/2 a:
(A) (B) (C) (D) (A:) (C:) (D:) (E:)

13. Para acionar a janela de Localizar e substituir no Microsoft Word necessrio pressionar as teclas: (A) CTRL + A. (B) CTRL + N. (C) CTRL + B. (D) CTRL + U. 14. O tipo de software que permite a manuteno dos recursos da mquina, como ajustes em discos,
memria, conserto de outros programas o (A) Tradutor. (B) Linguagem de Programao. (C) Utilitrio. (D) Aplicativo.

15. Os sites que servem de entrada para a navegao dos internautas so chamados de
(A) (B) (C) (D) Html. Portal. Telnet. Web Page.

16. O Browser um programa que possibilita a leitura e visualizao de pginas Web. O programa que
no representa um Browser o (A) Firefox. (B) LiveMotion. (C) Mozilla. (D) Safri.

17. O tipo de site de busca que faz uma busca automatizada, onde o usurio digita uma palavra e o site procura endereos que contm o assunto desejado o (A) Diretrio. (B) Metabuscas. (C) Indexadores. (D) Webmail. 18. Dentre os tipos de memrias mais conhecidos, aquele, que fica conectada a placa-me, e
tambm chamado de memria interna ou memria primria, o(a): (A) Virtual. (B) Cach. (C) Secundria. (D) Principal.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 19. Vygotsky afirmava que: atravs do brinquedo a criana aprende a agir numa esfera cognitivista,
sendo livre para determinar suas prprias aes. Os jogos que implicam em conhecimentos matemticos, se convenientemente planejados, so um recurso pedaggico eficaz para a construo do conhecimento matemtico, pois estimulam (A) a competio necessria ao desenvolvimento dos contedos matemticos, pois a aprendizagem fortalecida em ambientes competitivos. (B) a curiosidade e a autoconfiana, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentrao e da ateno. (C) a habilidade de resolver equaes em curto espao de tempo, uma vez que so constitudos de sentenas abertas com sinal de igualdade, ou seja: equaes. (D) a aprendizagem das geometrias, em particular da geometria plana, tendo como ambiente de realizao a sala de aula, enquanto ente geomtrico.

20. O valor numrico da expresso


(A) 20. (B) 170. (C) 190. (D) 360.

a4 b4 para a = 190 e b = 170 igual a a 3 + ab 2 + a 2b + b 3

21. O volume de um paraleleppedo igual a 126cm3 e a soma das arestas da base igual a 11cm. A
altura desse paraleleppedo igual a (A) 2cm. (B) 3cm. (C) 9cm. (D) 7cm.

22. Uma loja possui 1350 canetas, nas cores azul, preta e vermelha. A quantidade de canetas azuis o
triplo da quantidade de canetas vermelhas, enquanto a quantidade de canetas vermelhas o dobro da quantidade de canetas pretas. Qual a diferena entre a quantidade de canetas azuis e a quantidade de canetas pretas? (A) 800 (B) 750 (C) 600 (D) 300

23. Em uma prova de matemtica, a razo de nmero de questes certas de um aluno estava para o
nmero total de questes assim como 5 para 7. Se a prova tinha 35 questes, ento esse aluno errou (A) 5. (B) 7. (C) 10. (D) 25.

24. A regio do 1 quadrante do plano cartesiano xoy, limitada pelas inequaes y 4 e x + y 8


constitui um (A) trapzio retngulo. (B) tringulo eqiltero. (C) pentgono. (D) losango.

25. Um nmero abcd no sistema decimal pode ser decomposto como


(A) a+b+c+d. (B) 100 a + 10 b +c d. (C) 1000(a+b) + 100 (c+d). (D) a.103+b.102+c.101+d.100.

26. Fazem parte do conjunto dos nmeros irracionais: as dzimas


(A) no peridicas, as razes inexatas e os nmeros e e pi. (B) peridicas, as razes exatas e as fraes imprprias. (C) no peridicas, os nmeros mistos e os nmeros decimais. (D) peridicas, as razes inexatas e as fraes prprias.

27. A idade de uma pessoa igual maior das solues inteiras da inequao 2x2 31x 70 < 0. A
idade dessa pessoa um nmero (A) divisvel por 3. (B) divisvel por 5. (C) primo. (D) divisvel por 7.

28. Um cilindro possui raio da base igual a 4 cm e contm certa quantidade de gua. Em seu interior foi colocada uma esfera slida que ficou totalmente submersa, aps isso, o nvel da gua se elevou 3 cm. O volume dessa esfera , aproximadamente, igual a (A) 150 cm3. (B) 160 cm3. (C) 170 cm3. (D) 180 cm3. 29. Um aluno solicita ao professor de matemtica que o ensine a calcular a rea de um tringulo
qualquer, do qual ele conhece somente as medidas dos trs lados. O professor deve indicar a (A) metade do produto da base pela altura. (B) Frmula da Hero (ou de Heron). (C) Lei dos Senos. (D) Lei dos Cossenos.

30. Um professor de matemtica corrige 900 provas em 3 dias, se corrigir 3 provas por hora,
trabalhando 8 horas por dia. Quantas provas corrigir em 4 dias, se corrigir 4 provas por hora, trabalhando 6 horas por dia? (A) 1100 (B) 1200 (C) 1600 (D) 1800

You might also like