You are on page 1of 12

PRINCIPAIS PENSAMENTOS ANTROPOLGICOS

Evolucionismo Os tericos da Antropologia sempre fizeram esforos para compreender o verdadeiro objetivo do Evolucionismo e sua proposta de anlise. O livro A origem das espcies de Charles Darwin contribuiu para o incio do pensamento antropolgico, ou seja, foi a ideia de Darwin sobre o desenvolvimento das espcies e da vida que despertou nos pesquisadores a discusso sobre o

desenvolvimento dos seres humanos e suas mais variadas vertentes como cultura, poltica, sociedade, entre outros. Apenas para pontuar, Darwin no tinha como principal objetivo escrever sobre seres humanos, mas mesmo assim apresentou uma teoria ou sobre seja, descendncia a transmisso com de
O filme O elo perdido permite reflexes sobre esse assunto. O filme se passa na frica, em 1870, quando um antroplogo escocs atravessa a floresta tropical procura de uma nova espcie humana. Ao encontrar uma tribo de pigmeus, o pesquisador acredita ter encontrado o elo perdido que faria a ponte evolucionria entre o homem e o primata. No entanto, a amizade entre eles, coloca em risco a carreira do cientista. Filme de 2005, gravado na Inglaterra e na frica do Sul.

herana,

caractersticas dos antepassados aos seus descendentes. Sociais que Tericos das a Cincias teoria os

interpretaram foram

Darwinista

considerados

darwinistas sociais e entendiam que a civilizao branca, europia, ocidental seria um tipo de objetivo ou ponto mais alto da evoluo na escala humana. Com isso,

alguns pesquisadores foram atrados por essa teoria como Spencer, Tylor, Morgan, entre outros (RAPCHAN, 2010). Abaixo, segue uma citao para exemplificar a ideia de evoluo.

Apresentaram supostos estgios atravs dos quais teria progredido a cultura humana, partindo da criao, queda e dilvio, seguidos da organizao do homem em pequenos grupos de caadores e coletores, da organizao do pastoralismo, das invenes da agricultura e da ideia da

propriedade privada, o crescimento das aldeias, a diviso do trabalho, e da at a civilizao moderna (PELTO, 1971, p. 30).

A ideia principal dos autores parte do princpio que o homem evolui a partir da descendncia como herana e tem base na gentica. A partir das ideias sobre evoluo, surgem debates que sugerem a prtica de comparaes. Mas, esses mesmos debates levantavam questionamentos sobre quais aspectos deveriam ser comparados ou medidos para que fossem considerados vlidos ou legtimos, segundo as regras cientficas da poca em que essas discusses aconteceram. Dois importantes antroplogos desse perodo contriburam muito sobre os questionamentos da evoluo humana.

Lewis Henry Morgan nasceu em 1818 e faleceu em 1881, nos Estados Unidos. considerado o fundador da Antropologia Americana por ter recolhido informaes sobre uma tribo de ndios norte-americanos, os iroqueses. Sua pesquisa foi sobre os sistemas de parentescos e, para tanto, ele buscou informaes em vrias partes do mundo, considerando que o desenvolvimento dos seres humanos envolvia um tipo de evoluo marcada por vrios estgios diferentes, partindo primeiramente de um tipo de estgio simples at atingir um tipo de estgio ltimo e complexo. Isso quer dizer, que a ideia seria que havia modelos considerados organizados e que, para chegar at eles, os envolvidos nesse processo passariam por algumas etapas menos complexas e desorganizadas.

Edward B. Tylor nasceu em 1832 e faleceu em 1917 na Inglaterra. Sua principal obra foi A origem das culturas que descreve a histria da evoluo humana por meio da religio. O terico acreditava que a religio mais antiga foi o animismo, ou seja, a crena de que pessoas, animais, vegetais possuiriam espritos e almas. O motivo desta crena estava no desejo do homem de explicar racionalmente os sonhos e tambm a morte.

Ao final do Sculo XIX, alguns antroplogos como o ingls Smith e o austraco Graebner, comearam a questionar as teorias de Morgan e Taylor, principalmente em relao ao carter cientfico de suas pesquisas (PELTO, 1971). Com isso, surgiram vrios questionamentos: Ser que todas as sociedades humanas passariam pelos mesmos estgios? As sociedades seriam determinadas por um nico caminho linear que as

conduziria civilizao? A partir dessas indagaes, a Antropologia passou por algumas mudanas, porm, no podemos esquecer importncia dos primeiros pensamentos antropolgicos que foram desenvolvidos at ento. Vale ressaltar que o evolucionismo, enquanto estudo, base fundamental das teorias antropolgicas contemporneas. As ideias sobre evoluo, que se iniciou com Darwin, so atualmente base para os trabalhos sobre gentica, genoma e DNA, e tm ganhado lugar de destaque no universo cientfico.

Difusionismo Voc sabia que o primeiro antroplogo que elaborou teorias e ideias que resultaram numa revoluo na Antropologia foi Franz Boas? Ele nasceu em 1858, na Alemanha, e faleceu em 1942 nos Estados Unidos (ROCHA, 1984). Boas percebia a importncia de estudar as culturas humanas em suas particularidades, a partir dos seus prprios costumes, comportamentos, condies histricas e climticas, entre outros. Sua grande experincia foi a convivncia com os esquims, em 1883, no Canad. Um dos seus registros de bordo tambm conhecido como dirio de campo, havia informaes e reflexes, de uma maneira diferente de como eram feitas anteriormente.
Frequentemente me pergunto que vantagens nossa boa sociedade possui sobre aquela dos selvagens e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que no temos o direito de olh-los de cima para baixo. Onde, em nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade to verdadeira quanto aqui?... Ns, pessoas altamente educadas, somos muito piores, relativamente falando. ... Creio que, se esta viagem tem para mim (como pensante) uma influncia valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formao [Bilding], e que a maldade, bem como o valor de uma pessoa, residem na formao do corao [herzensbilding], que eu encontro, ou no, tanto aqui quanto entre ns (HERBERT, 1983 apud BOAS, 2004, p.9).

Bem, a partir dessa citao, voc deve ter percebido uma grande diferena entre Franz Boas e os primeiros antroplogos. A troca de experincia, o convvio com o grupo pesquisado, alm de viver e caar como o grupo que observava, foram prticas metodolgicas importantes que o antroplogo adotou e que possibilitou significativas

mudanas na Antropologia. Segundo Boas, para interpretar e decifrar as diferenas visveis entre populaes que viviam em ambientes diferentes e que possuam uma histria social e cultural muito particular era fundamental considerar fatores como meio ambiente, condies sociais, histricas, eliminando qualquer anlise sobre diferenas raciais. Esse antroplogo tambm questionava a validade cientfi ca dos testes de inteligncia que eram utilizados para medir a inferioridade das pessoas de cor em relao aos brancos. Todos ns sabemos que esse fato est diretamente ligado com o sistema de escravido.

O nome de Franz Boas ficou ligado uma escola de pensamento, conhecida como Difusionismo ou Escola Americana. Seus estudos e pesquisas influenciaram um grande nmero de alunos que desenvolveram muitos trabalhos, a partir de suas anlises e teorias. Nesse caso, no podemos nos esquecer de Gilberto Freyre, autor do livro Casagrande e senzala (1933), aluno de Boas no incio da dcada de 1920. Na introduo de seu livro, Freyre relata que seu professor o auxiliou a pensar sobre um dos grandes problemas nacionais brasileiros: a questo da miscigenao, ou seja, da mistura entre raas. (ROCHA, 1984).

Funcionalismo Lembra-se do pesquisador que passou cinco anos num grupo social totalmente do seu de origem? Pois bem, foi Bronislaw Kasper Malinowski, que nasceu na Polnia em 1884 e faleceu nos Estados Unidos em 1942. O intelectual comeou seus estudos na London School of Economics, escola famosa por incentivar o trabalho de campo em regies exticas. Assim como Boas, Malinowski tambm se aventura e parte para um mundo totalmente diferente do seu e do nosso! Vamos nessa?

Voc j ouviu falar em Ilhas Trobriand? Foi nesse lugar, situado no Oceano Pacfico, que Malinowski permaneceu entre os anos de 1915 a 1918 (perodo da 1 Guerra Mundial na Europa) para realizar seus estudos com os trobriandeses. Quando voltou para a Europa,

logo depois do trmino da guerra, ele escreveu Os argonautas1 do Pacfico Ocidental, sendo considerado um clssico para a histria da Antropologia.

A importncia dessa grande obra est, principalmente, nos relatos descritos por Malinowski, que possibilitaram a construo daquele que viria a ser um dos pilares de sustentao da Antropologia: o trabalho de campo. A citao a seguir , nos demonstra como um pesquisador que se prope a descrever o encontro entre duas culturas diferentes, procurando sempre rejeitar as ideias de hierarquias e preconceitos e tenta adotar um ponto de vista distanciado e treinado metodolgico e cientificamente:

Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical prxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar at desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco negociante ou missionrio voc nada tem para fazer a no ser iniciar imediatamente seu trabalho etnogrfico. Suponhamos, alm disso, que voc seja apenas um principiante, sem nenhuma experincia, sem roteiro e sem ningum que o possa auxiliar pois o homem branco est temporariamente ausente, ou, ento, no se dispe a perder tempo com voc. Isso descreve exatamente minha iniciao na pesquisa de campo, no litoral sul da Nova Guin. Lembro-me bem das longas visitas que fiz s aldeias durante as primeiras semanas; do sentimento de desespero e desalento aps inmeras tentativas obstinadas mas inteis para tentar estabelecer contato real com os nativos e deles conseguir material para a minha pesquisa. Passei por fases de grande desnimo, quando ento me entregava leitura de um romance qualquer, exatamente como um homem que, numa crise de depresso e tdio tropical, se entrega bebida (MALINOWSKI, 1984, p.19).

A passagem que acabamos de ler transmite um pouco dos sentimentos que o autor, por exemplo, viveu em Trobriand. Aos poucos, ele se adaptou ao lugar e passou a participar de todas as atividades sem esquecer-se da postura que um pesquisador deve ter
1

Um argonauta era um tripulante de Argo, uma nave mitolgica grega. Ainda assim, um nome que se atribui a qualquer navegador ousado (ROCHA, 1984).

enquanto estiver desenvolvendo pesquisa no campo e em contato com o seu objeto de estudo. Antes de Malinowski, no h registro de nenhum outro pesquisador que tenha adentrado ou tenha penetrado na mentalidade do povo que esteja estudando, com a inteno de compreender seus rituais, sua cultura e seus comportamentos. Essa realidade possibilitou um entendimento mais profundo dos povos pesquisados, e tambm a quebra com alguns preconceitos. Isso significa que quando nos deparamos com pessoas de outros pases ou at mesmo assistimos documentrios retratando a cultura de alguns povos, ns estranhamos muito a comida, as roupas, a lngua, pois desconhecemos todo aquele ambiente. E, podemos dizer que a Antropologia nos faz entender a realidade e por consequncia, superar algumas barreiras, dentre elas a do preconceito.

Nesta citao, percebemos como o pesquisador descreve sobre alguns aspectos. Mas em seu livro ele vai alm, descrevendo elementos tais como casamento, organizao familiar, poltica, poder, magia, vises de mundo, economia, comrcio, necessidades humanas e estticas, entre outros. Malinoswski, em contato com os trobriandeses, pode participar de um momento muito importante, o Kula, ou seja, um ritual realizado pelos homens trobriandeses que consiste na troca de braceletes, feito de conchas brancas, e colares, de conchas vermelhas, entre os parceiros, contendo um grande valor simblico, repleto de significados. A construo de canoas considerada uma importante atividade para a manuteno do circuito do Kula e a organizao matrilinear estruturada pelos trobriandeses. O autor dedicou vrias pginas descrevendo o complexo de conhecimento que vem a representar a importncia do trabalho de campo. Talvez, se Malinowski no tivesse ido at o local onde viviam e estado entre eles durante muito tempo, no teria percebido o universo altamente complexo e multifacetado em si mesmo daquele grupo chamado na poca de primitivo (ERIKSEN; NIELSEN, 2001, p.57).

A obra de Malinowski contribuiu em vrios aspectos para as prximas produes de conhecimento sobre outros grupos humanos dentro da Antropologia. Pensando nisso, podemos pensar na observao participante, ou seja, o modo de conhecimento do outro em profundidade, por meio de uma observao em loco, acompanhando de perto a dinmica do grupo. Esta metodologia passou a ser uma ferramenta de pesquisa muito

importante, contribuindo com outras reas do conhecimento que utilizam a pesquisa de campo em seus estudos. Deste modo, o trabalho de campo foi um grande trunfo para a Antropologia. O autor envolvido com esse tipo de trabalho, de observao e descrio dos fatos contribua para o entendimento sobre o outro a partir de sua prpria realida de, ou seja, do entendimento que o nativo tem de sua prpria cultura ou a partir daquilo que faz sentido para ele de forma interna. A postura terica do antroplogo era multifacetada e enxergava que as prticas e instituies sociais do grupo eram funcionais, pois, ajustava as relaes e propiciava a manuteno das regras sociais. Com isso, esse formato de pesquisa ou essa maneira de se produzir conhecimento levou o nome de Funcionalismo. De acordo com Laplantine (1988, p. 81):

O individuo sente um certo nmero de necessidades, e cada cultura tem precisamente como funo a de satisfazer sua maneira essas necessidades fundamentais. Cada uma realiza isso elaborando instituies (econmicas, polticas, jurdicas, educativas...), fornecendo respostas coletivas organizadas, que constituem, cada uma a seu modo, solues originais que permitem atender a essas necessidades.

Dessa maneira, Malinowski, considerado um dos fundadores da Antropologia Social, tambm foi quem fundou a escola funcionalista e, tornou-se um dos grandes antroplogos, influenciando vrios pesquisadores posteriores do Sculo XX. A sua obra rompe com o mtodo comparativo entre as sociedades a partir das caractersticas individuais e dos grupos. Sendo assim, a explicao antropolgica passou a relevar as qualidades essncias e as inter-relaes presentes em cada sociedade (ERIKSEN; NIELSEN, 2001).

Bem, Boas e Malinowski foram considerados os grandes antroplogos do incio do Sculo XX, mesma poca na qual a Antropologia passava por uma nova reestruturao. Alm de Malinowski e Boas, no podemos deixar de apresentar brevemente outros dois grandes antroplogos, da mesma forma, muito importantes para a antropologia: Radcliffe-brown e
Marcel Mauss.

Alfred Reginald Radcliffe-Brown (1881-1955) nasceu na Inglaterra e pertencia gerao de Malinowski, sendo de origem da classe operria inglesa. Realizou seu trabalho de campo entre 1906 a 1908 nas Ilhas Andaman, situadas ao leste da ndia, publicando um relatrio de campo muito bem desenvolvido. Tambm, seu trabalho de grande relevncia foi realizado na Austrlia ocidental, onde estudou os sistemas de parentesco e a organizao familiar dos povos aborgines. Viajou para vrios pases como acadmico, o que possibilitou o desenvolvimento de centros antropolgicos importantes como em Sidney, Cidade do Cabo e Chicago (ERIKSEN; NIELSEN, 2001).

O francs Marcel Mauss (1872-1950), considerado o pai da Antropologia Francesa foi professor de Religio Primitiva na cole Pratique ds Hautes tudes em Paris e dividiu o estudo antropolgico em trs nveis de pesquisa. Primeiramente, Mauss conceituou a etnografia como sendo o estudo detalhado de costumes, crenas e da vida social; tambm conceituou a etnologia que seria o estudo ligado a comparaes regionais; e, finalmente, conceituou a Antropologia como sendo o esforo terico de sintetizar as principais questes sobre a humanidade e a sociedade, por meio das descobertas dos dois estudos anteriores (ERIKSEN; NIELSEN, 2001). Alm disso, Mauss era sobrinho de Emile Durkheim, o qual estudou junto e foi seu assistente, esse mesmo, aquele da Sociologia.

Estruturalismo impossvel falar de Antropologia e no falar do antroplogo Claude Lvi-Strauss!

Claude Lvi-Strauss (1908-2009) nasceu na Blgica, mas seus estudos foram realizados na Frana. Estudou Filosofia e Direito em Paris no incio de 1930 e seus estudos foram essenciais para o desenvolvimento da Antropologia Contempornea. Em 1935 partiu para o Brasil, onde trabalhou como professor na Universidade de So Paulo, at 1939. Estando em territrio latino-americano, realizou viagens de campo para o interior do pas e, principalmente, entre os vrios povos da regio amaznica e no Mato Grosso do Sul, perodo em que desenvolveu seu primeiro estudo de campo. Trabalhou em Nova York e concluiu seu doutorado em Paris em 1947.

Sua forma de pensar e a constituio de seus estudos foram considerados importantes para a teoria e prtica antropolgicas que ficaram conhecidas como o Estruturalismo. Sendo assim, Lvi-Strauss entendia as culturas como um sistema de signos partilhados, ou seja, estruturas formadas conforme princpios ntimos dos indivduos, no qual a teoria definida pela noo de estruturas. Tais estruturas so produtos da lgica humana, expressas por meio de complexos sistemas de transformaes conscientes dos homens (LVI-STRAUSS, 1996).

Uma das grandes contribuies da obra de Lvi-Strauss foram, sem dvida, os estudos sobre sistemas de parentescos, lingustica e mitos, assuntos abordados em sua grande obra O pensamento selvagem. Para o pesquisador, o sistema de parentesco um sistema que contm diversos significados, consistindo em relaes familiares e tambm do processo hierrquico no interior das famlias. Com isso:

[...] o parentesco no era principalmente um modo de organizao social, mas um sistema significativo, um sistema de relaes, e a principal relao no era o lao natural de sangue (pai-filho), mas o lao construdo socialmente entre marido e mulher. (ERIKSEN; NIELSEN, 2001, p. 129).

Foi no Brasil a porta de entrada para seus grandes estudos antropolgicos. Esse fato fica evidente em seu livro Tristes Trpicos, livro auto-biogrfico publicado em 1955, no qual Lvi-Strauss faz um relato sobre a sua vocao como antroplogo, que surgiu durante as expedies pelo interior do pas, inclusive no Paran, prximo a regio de Londrina (LVISTRAUSS, 1996). Contudo, suas experincias com tribos indgenas no Mato Grosso, Amaznia e em outras vrias localidades do continente europeu permitiram que ele aprofundasse suas reflexes sobre os seres humanos. Para o antroplogo, as caractersticas fsicas e mentais dos homens so as mesmas. Ele enfatiza que a mente humana daqueles que eram considerados como sendo primitivos aos olhos dos europeus exatamente igual mente dos europeus considerada civilizada. Alm disso, ele defende que qualquer conhecimento cientfico ou tribal surge a partir do sentimento de curiosidade dos seres humanos. Sendo assim, a curiosidade uma caracterstica inata espcie humana (LVI-STRAUSS, 1997),

Em 2005, Lvi-Strauss recebeu o 17 Prmio Internacional Catalunha, na Espanha, aos 97 anos. Seu discurso foi curto, mas intenso. Ele disse: Fico emocionado, porque estou na idade em que no se recebem nem se do prmios, pois sou muito velho para fazer parte de um corpo de jurados. Meu nico desejo um pouco mais de respeito para o mundo, que comeou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso algo que sempre deveramos ter presente". Lvi-Strauss faleceu em Paris, dia 30 de outubro de 2009, aos 100 anos.

You might also like