You are on page 1of 5

ADESIVIDADE EM DENTSTICA

HISTRICO 1951- cido glicerofosfrico dimetacrilato. 1955- Buonocore: condicionamento cido do esmalte. Dcada de 70- manuteno do smear layer unio frgil. 1977- Fusayama: condicionamento cido da dentina e uso de adesivo a base de Phenyl P, HEMA, Bis-GMA. 1990- condicionamento simultneo de esmalte e dentina (all etch) e uso de adesivos com monmeros hidrfilos. 1993- adesivo autocondicionante (self etch).

CLASSIFICAO DOS ADESIVOS DENTRIOS Quanto ao uso do cido fosfrico Quanto presena de flor Quanto ao sistema de ativao Quanto ao solvente Quanto carga

QUANTO AO USO DO CIDO FOSFRICO Com cido fosfrico antes do adesivo (all etch) Sem cido fosfrico. Adesivo autocondicionante (self etch)

QUANTO PRESENA DE FLOR Exemplos :Stae (SDI), Adper Prompt L-Pop (3M Espe),Optibond Solo Plus (Kerr)

QUANTO AO SISTEMA DE ATIVAO Quimicamente ativado: ED Primer (Kuraray)

Fotoativado: Stae (SDI) Dual: Activator + Optibond Solo Plus (Kerr)

QUANTO AO SOLVENTE gua: AdheSE (Ivoclar Vivadent) lcool: Single Bond (3M ESPE) Acetona: Stae (SDI)

QUANTO CARGA Adesivos sem carga: One-Step (Bisco) Syntac Single Component (Ivoclar Vivadent) Xeno (Dentsply)

Adesivos com carga: Clearfil SE Bond (Tokuyama) Excite (nanopartculas) Ivoclar Vivadent. One-Up Bond F (Tokuyama)

ADESO Adeso o estado em que duas superfcies de natureza igual ou distinta mantm-se unidas por foras interfaciais que podem ser fsicas, qumicas ou pela interao de ambas.

FATORES QUE FAVORECEM A ADESO Fatores dependentes da superfcie Superfcie adequadamente limpa e seca; Energia de superfcie: quanto maior a energia, maior atrao pelo adesivo; Recepo s unies qumicas: atravs dos radicais de hidroxiapatita e fibras colgenas; Superfcie rugosa: favorece a reteno mecnica; Superfcie lisa: favorece maior escoamento (adeso qumica).

( Steenbecker, 1999) ADESO AO ESMALTE O esmalte uma estrutura altamente mineralizada, capaz de sofrer condicionamento cido.

AO CONDICIONAMENTO TOTAL SOBRE O ESMALTE O cido fosfrico promove o aumento da energia de superfcie e o aumento da rea de superfcie pela dissoluo cida dos prismas de esmalte. (Gwinnett & Matsui, 1967) Todas as superfcies de esmalte so passveis de condicionamento cido. As superfcies biseladas de esmalte apresentam um condicionamento seletivo mais evidente que na superfcie externa do esmalte que mais mineralizada pela maturao ps-eruptiva. (Garone Netto & Garone Filho, 1976) A fora de unio dos adesivos ao esmalte condicionado suficiente para compensar a contrao de polimerizao das resinas compostas promovendo:Unio estvel; Bom vedamento marginal; Proteo do complexo dentino-pulpar; Proteo contra cries secundrias.

ADESIVOS AUTOCONDICIONANTES O primer destes adesivos contm cidos orgnicos e/ou monmeros cidos para a ao de desmineralizao.

ADESO DENTINA A instrumentao da dentina leva formao da camada de esfregao (smear layer), que causa a diminuio da energia de superfcie da estrutura dental, dificultando as reaes de adeso e a justaposio dos materiais no adesivos. CONDICIONAMENTO TOTAL Os adesivos devem se difundir atravs da dentina condicionada por cido fosfrico, livre da camada de esfregao e, portanto, mais permevel, interagindo com a matriz colgena exposta. Os canais de difuso atravs desta matriz colgena so longos, estreitos e tortuosos, portanto de difcil penetrao. (Pashley et al., 1993)

SISTEMA ADESIVO COM CIDO FOSFRICO (ALL ETCH) 1. Limpeza da cavidade: remoo de resduos e detritos. 2. Condicionamento cido: 15 seg. esmalte - 10 seg. dentina 3. Lavagem com spray ar/gua por 15 segundos (mnimo) 4. Secagem da cavidade, sem desidratar a dentina 5. Aplicao do sistema adesivo 6. Fotoativao 7. Restaurao

ADESIVOS AUTOCONDICIONANTES (SELF ETCH) Contm cidos orgnicos e/ou monmeros cidos como primer que condicionam a dentina.A camada hbrida formada pelos adesivos autocondicionantes mais fina (0,5 a 1,5 m) do que a obtida no sistema all etch (5 m), mas apresenta alta resistncia adesiva e no mostra espaos desmineralizados que no estejam infiltrados pelo adesivo.

CLASSIFICAO DOS ADESIVOS AUTOCONDICIONANTES Quanto ao nmero de passos: De passo nico (all-in-one): primer e bond so misturados para serem aplicados. De dois passos: o primer acidulado aplicado antes do adesivo.

Quanto acidez: Baseia-se na acidez do primer autocondicionante. Primers mais cidos tm a capacidade de formar camadas hbridas mais profundas e superfcies de esmalte mais porosas por terem maior capacidade de desmineralizao. (Pashley e Tay, 2001)

CIMENTAO DE RESTAURAES INDIRETAS - Quimicamente ativado, - Fotoativado,

- Dual: quimicamente e fotoativado, devendo ser compatvel com o sistema de ativao do cimento resinoso escolhido.

You might also like