You are on page 1of 5

Como fazer a compostagem

Tweet Escrito por Eng. Agr. Mriam Stumpf

Como fazer composto orgnico em casa.


Com o uso de fertilizantes qumicos muito deste uso parecia obsoleto mas tem sido resgatado com este novo conceito de agricultura orgnica que se espalhou pelo mundo. O que nossos avs faziam e que agora tentamos repetir a confeco de composto orgnico para uso no solo para reposio de nutrientes e um melhor desenvolvimento das plantas.

O que composto orgnico? Do que feito?

Frutas e legumes estragados podem ser reuitlizados na compostagem O que denominamos composto uma mistura de resduos oriundos de diversas fontes, aparentemente sem uso ou valor que pode ser reunido para a formao de um adubo.

A compostagem pode ser feita de resduos vegetais de lavoura, aparas de grama e restos de vegetais oriundos da cozinha, esterco de animais vegetarianos, bem como de muitos outros materiais.

O que acontece no processo de compostagem

Composto com temperatura naturalmente elevada a 60C Os materiais que tem os mais diversos tamanhos, formas e composio so misturados e colocados para decompor e passam por processos bioqumicos. Estes processos so realizados por microorganismos que utilizam este material como fonte de energia, absorvendo os ingredientes minerais e carbono. Ocorre a degradao deste material em presena de oxignio e o produto gs carbnico, gua, calor e matria orgnica utilizvel pelas plantas. Nesta atividade microbiana o material aumenta a temperatura, ficando entre 50 e 70C. O processo, conforme o manejo destes resduos, leva em torno de 90 dias at 1 ano. Quanto mais revolvido for o material mais ar entrar na pilha e se a umidade estiver correta mais rpido ser o processo. Tambm em climas quentes e no vero o tempo diminui pela maior atividade microbiana.

Como fazer composto orgnico


A nvel de propriedade rural feita em grandes leiras, em geral revolvidas com trator. Mas para quem deseja fazer em seu quintal, uma caixa de 1,0 x 1,0 x 1,0 metros sem fundo, direto no solo mais do que suficiente. Quem no tem muito espao pode adquirir uma lata de lixo plstica grande e retirar boa poro do fundo para escoamento da gua. Para cobrir, use uma lona ou chapa de papelo.

1 2 Continua

Veja tambm

Plantas para um canto de jardim sustentvel indicado para a regio sudeste do Brasil.

Glossario de Termos Tcnicos B/C

Como planejar um jardim sustentvel

Como fazer um Rob de Sucata

Tweet

+ Solo

Coberturas de Solo Inorgnicas Solarizao do solo! Coberturas de Solo Orgnicos! Compostagem com sucesso Como fazer a compostagem Como construir um minhocrio

Tudo em

+ Plantas o Bromlias o Cactos & Suculentas o Espcies de Cactos o Espcies de suculentas o Glossario de Termos Tecnicos o Grama e Forraes o Herbceas de Semi-sombra

Herbceas de Sol Herbceas de Sombra Medicinais Palmeiras Plantas Aquaticas Pragas & Defensivos Samambaias Trepadeiras Trepadeiras variedades rvores & Arbustos o Arbustos decorativos o Arbustos floridos o rvores Plantio o Conferas o Variedades de rvores Ervas & Temperos o Cultivo de Ervas o Ervas Aromticas o Temperos e Condimentos Flores o Arranjos de Flores o Desidratao o Flores Anuais o Flores Bulbosas o Flores Perenes o Rosas Horta & Pomar o Cultivo o Cultivo Hidropnico o Hortalias o Plantas Frutferas o Preparo da Horta o Preparo do Pomar Orqudeas o Cultivo de Orqudeas o Espcies de Orqudeas Paisagismo & Jardinagem o Cuidados com plantas o Lagos o Perguntas dos leitores o Planejamento do Jardim o Plantas de Interior o Solo o Vasos

o o o o o o o o o

Siga-nos
twitterfacebook @fazfacil

You might also like