You are on page 1of 15

Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Cincias Humanas e Sociais Pedagogia

Educao e Sade: A lavagem das mos e a reduo do ndice de Infeces hospitalares e transmisso cruzada.

Daniel Philipe dos Santos Rocha

Ouro Preto 2013

Daniel Philipe dos Santos Rocha

Educao e Sade: A lavagem das mos e a reduo do ndice de Infeces hospitalares e transmisso cruzada.

Orientador: Leticia Pereira de Sousa

Ouro Preto 2013

"A Enfermagem uma arte; e para realiz-la como arte, requer uma devoo to exclusiva, um preparo to rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que tratar da tela morta ou do frio mrmore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do esprito de Deus? uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes"... (Florence Nightingale)

RESUMO

Este trabalho pretende demonstrar como os projetos de Educao em Sade que esclarecem e incentivam Lavagem das Mos se mostram eficazes no combate s Infeces Hospitalares. Sero ressaltados a importancia e os meios utilizados para educar esses profissionais e quais os resultados alcanados durante este processo. Palavras-chave: Educao, Sade, Lavagem das Mos.

LISTA DE FIGURAS

SUMRIO

1 INTRODUO

H uma grande preocupao com os altos ndices de infeces hospitalares, de transmisso cruzada e com a incidncia das popularmente chamadas "Superbactrias" , que recebem o nome de Multirresistentes. Com isso a ANVISA, que o rgo gestor da sade no pas, criou iniciativas para educar os profissionais de sade, principalmente os de Enfermagem, para que houvesse uma reduo desses surtos e consequentemente o mesmo aconteceria com os ndices de mortalidade no setor Hospitalar. J que estes profissionais so os que passam mais tempo com os pacientes e so de sua responsabilidade o cuidado dos clientes das Organizaes de Sade. A higienizao das mos se faz importante, no somente para limpar as mos mas serve de subsidio para a no proliferao da flora bacteriana hospitalar e para a no efetivao da contaminao cruzada, que se d de paciente para paciente atravs das mos dos profissionais. Por este motivo, essas intervenes e projetos de educao continuada so a forma mais vivel para a melhoria dos servios de Sade. Neste trabalho pretendese de forma sinttica, apresentar os resultados e as melhorias obtidas atravs da Educao em Sade.

2 TCNICAS DE HIGIENIZAO DAS MOS.

Nenhuma outra medida de higiene pessoal tem impacto to positivo na eliminao da infeco cruzada quanto a lavagem das mos. A lavagem simples das mos, ou lavagem bsica das mos, que consiste na frico com gua e sabo, o processo que tem por finalidade remover a sujidade e a microbiota transitria. A gua e o sabo removem os microrganismos transitrios adquiridos direta ou indiretamente do contato com o paciente; portanto, antes de procedimentos odontolgicos de rotina, como exames e tcnicas no cirrgicas (procedimentos semicrticos) e aps procedimentos crticos, basta a lavagem com sabo lquido comum. Quando Realizar: no incio do dia; antes e aps o atendimento do paciente; antes de calar as luvas e aps remove-las; aps tocar qualquer instrumento ou superfcie contaminada; antes de aps utilizar o banheiro; aps tossir, espirrar ou assoar o nariz; ao trmino do trabalho.

Tcnica para Lavagem das Mos remover anis, pulseiras, relgio, fitinhas etc.; umedecer as mos e pulsos em gua corrente; dispensar sabo lquido suficiente para cobrir mos e pulsos; ensaboar as mos. Limpar sob as unhas; esfregar o sabo em todas as reas, com nfase particular nas reas ao

redor das unhas e entre os dedos, por um mnimo de 15 segundos antes de enxaguar com gua fria. Das ateno especial mo dominante, para certificar-se de que ambas as mos fiquem igualmente limpas. Obedecer a sequncia: - palmas das mos; - dorso das mos;

- espaos entre os dedos; - polegar; - articulaes; - unhas e pontas dos dedos; - punhos. - repetir o passo anterior; - secar completamente, utilizando toalhas de papel descartveis.

10

3 A HIGIENIZAO CIRURGICA DAS MOS

um procedimento que objetiva reduzir o risco de contaminao da ferida cirrgica pela remoo ou destruio dos microrganismos da microbiota transitria e pela reduo ou inativao da flora residente. Para melhor eficincia do procedimento o profissional deve: remover TODAS as joias e relgios, ter unhas aparadas e sem esmalte, no podendo ser usada unhas postias. Escovas duras e reaproveitveis devem ser evitadas. O material bsico a ser utilizado consta de: gua em pias com acionamento de p, cotovelo ou joelho; dispensador de sabo lquido e antissptico; porta papel com toalha descartvel; escovas individuais e estreis; compressas estreis; soluo alcolica.

O procedimento do preparo cirrgico das mos consiste em: a. Abra a torneira, sem utilizar as mos, molhando as mos, antebraos e cotovelo; b. Coloque a soluo detergente antissptica e espalhe-a nas mos e antebraos; c. Pegue uma escova esterilizada e escove as unhas, dedos, mos, punhos, antebraos e cotovelos, nesta ordem, sem retorno, por cinco minutos, mantendo as mos em altura superior aos cotovelos; d. Use para as mos e antebraos o lado de escova no utilizado para as unhas (no caso da escova ter s um lado, use duas escovas); e. Detenha-se, particularmente, nos sulcos, pregas e espaos interdigitais, articulaes e extremidades dos dedos, com movimentos de frico; f. Enxgue os dedos, depois as mos, deixando que a gua caia por ltimo nos antebraos que devem estar afastados do tronco, de forma que a gua escorra para os cotovelos, procurando manter as mos em plano mais elevado;

11

g. Enxugue as mos com compressas estreis, que devem vir dobradas em quatro partes, enxugando-se primeiro uma das mos e, com o outro lado enxuga-se a outra. Colocam-se estes lados um de encontro ao outro, de forma a se obter outros dois lados estreis. Enxuga-se um antebrao. Vira-se a compressa na sua face interna e enxuga-se o outro antebrao, desprezando a compressa; h. Aplique a soluo alcolica do antissptico utilizado, deixando-a secar antes de calar as luvas. Essa luva qumica pode ser dispensvel. Caso o profissional tenha alergia ao iodo, substitua o PVP-I (Polivinil Pirrolidona Iodo) pelo gluconato de clorhexidina. No use lcool aps o uso dessas solues, pois o efeito residual obtido com elas ser anulado.

12

4 O PROJETO

o projeto de higienizao das mos uma parte da campanha Humaniza SUS, que j est em sua dcima edio. A funo dele estabelecer diretrizes padres, e cada instituio o implementa de acordo com sua necessidade e que obedea os padres da Organizao Mundial de Sade - OMS. A figura a seguir mostra um banner da OMS, que ressalta os cinco momentos em que ocorrem a lavagem das mos.

Figura 1 - Os cinco momentos da higienizao das mos Fonte: (http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizesuasmaos/produtos/5momentosA3.pdf).

Hospitais como o Hospital Geral Tarqunio Lopes Filho, onde a

Gerncia de

Qualidade e Comisso de Controle de Infeco Hospitalar e Educao Permanente do Hospital Geral (CCIH) prepara uma programao que inclui "blitz" de verificao e aes de incentivo a este ato to importante nos ambientes de sade. Com

13

atividades que acontecem em todos os setores do hospital, blitz de qualidade, demonstrando a tcnica de higienizao usando um artifcio com luz negra que demonstra se a higienizao foi realizada corretamente ou no. So distribudas almotolias de lcool gel e hidratantes para as mos. Alm disto, sero afixadas pelo prdio faixas, cartazes e banners reproduzindo os cinco momentos da higienizao das mos preconizados pela OMS. Com o tema "Higienizao das Mos: Um simples ato que salva vidas", o programa refora a importncia do hbito para a rotina hospitalar. Esse programa serve para reforar essa prtica intensa no hospital, contribuindo para a acreditao da unidade de sade. Todas as atividades so programadas em torno das seis metas internacionais de segurana do paciente, recomendadas pela OMS, e nos cinco momentos bsicos para a lavagem das mos que remetem higienizao antes do contato com o paciente, antes da realizao de procedimentos asspticos, aps risco de exposio a fluidos corporais, aps contato com o paciente, e por fim aps contato com as reas prximas ao paciente. Segundo a direo do Hospital h um reduo de 80% nas infeces hospitalares e nas contaminaes cruzadas, e a educao consegue ampliar esses ndices, e o investimento bem menos comparados aos gastos contabilizados com medicao e conteno desses surtos de infeces.

14

5 CONCLUSO

Com base nos dados colhidos conclui-se que, a lavagem das mos uma das medidas com maior adeso dentre os profissionais e uma da maior impacto no conteno e preveno das infeces hospitalares. Sendo assim, os hospitais que aderem esse a conduta de investir em educao continuada dos profissionais, garantem uma menor taxa de infeces e consequentemente reduzem os gastos com medidas de tratamento e diagnostico dessas infeces. Alm de contribuir para uma melhor creditao da Instituio, aumento do nmero de leitos disponveis. As Organizaes fiscalizadoras da mesma forma so gratificadas com uma reduo em fiscalizao desses servios que cada vez se tornam mais autnomos, e em conseguinte melhora a prestao dos servios de sade no Pas. Exemplos como o do Hospital citado so frequentes e as melhorias podem ser vistas na grande maioria dos que prope esse tipo de medida educacional.

15

REFERNCIAS Dia mundial de Higienizao das mos. Disponvel em: <http://imirante.globo.com/noticias/2013/05/06/pagina338558.shtml> Acesso em: 12 jun. 2013 Higienizando suas Mos. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizesuasmaos/produtos/5momentosA3.pdf> Acesso em: 12 jun. 2013 Segurana de pacientes: Higienizao das mos.. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_hi gienizacao_maos.pdf> Acesso em: 14 jun. 2013

You might also like