You are on page 1of 176

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Cursos de Treinadores de Desporto (Graus I, II e III)

FORMAO Geral

Referenciais de

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Mensagem do Presidente do IDP, IP

Com o desenvolvimento do Programa Nacional de Formao de Treinadores (PNFT) iniciou-se um novo ciclo para responder a renovados desafios a todos quantos esto envolvidos na formao de treinadores. Este novo Programa Nacional de Formao de Treinadores constitui-se como a mais profunda e significativa reforma na formao de recursos humanos no mbito do desporto que se operou em Portugal nos ltimos 20 anos. Trata-se de uma expressiva mudana no ordenamento, nos contedos e nos processos de formao faseada e integrada de treinadores com elevado impacto no desenvolvimento do desporto. O PNFT prev, para a sua implementao, um conjunto de fases e etapas realizadas pelo Estado Portugus, atravs do Instituto do Desporto de Portugal I.P. (IDP, IP), em parceria com as Federaes com Utilidade Pblica Desportiva. No cumprimento das tarefas a realizar pelo IDP, IP com vista operacionalizao do PNFT, incumbe, entre outras, a definio e a produo dos Referenciais de Formao Geral dos Cursos de Formao dos Cursos de Treinadores. Estes referenciais constituem, porventura, o passo mais significativo, inovador e fundamental no processo de construo da formao dos treinadores em Portugal. Em conjugao com os perfis profissionais j elaborados que constam desta publicao, descreve-se tambm o conjunto de actividades associadas a cada Grau, conhecimentos (saberes), aptides (saberes-fazer) e atitudes (saberes sociais e relacionais) necessrios para exercer a actividade, sendo igualmente definidos os contedos, as competncias de sada, os critrios de evidncia e outros elementos relevantes para o desenvolvimento da formao que constituem a resposta formativa necessria para a obteno de cada Grau, ou seja, todos os elementos necessrios organizao da formao. Para se garantir a coerncia, a uniformizao e a adequao da tarefa em causa aos objectivos metodolgicos definidos para a construo dos Referenciais de Formao dos Cursos de Treinadores, quer na componente de formao geral, quer na componente de formao especfica, foi definido um conjunto de orientaes para a sua elaborao, as quais foram exercidas pelos autores convidados para a realizao desta tarefa. Esta a etapa precedente elaborao dos contedos formativos que sero materializados nos respectivos Manuais de Formao, elaborados pelos autores que agora apresentam os referenciais.

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Este documento antecede a publicao dos contedos de cada uma das reas de formao, disponibiliza uma viso integrada destas reas de formao e reflecte bem a conseguida articulao entre os graus de formao e entre as reas de conhecimento. Para alm de estar na base da elaborao dos Contedos da Formao Geral prxima etapa deste processo este documento constitui-se, tambm, como um instrumento de grande utilidade para todos os formadores que vierem a intervir no processo de formao, ajudando-os a situarem-se face aos objectivos, aos contedos e aos critrios de evidncia de cada Unidade Curricular. Finalizo com uma palavra de reconhecimento ao trabalho de elevada qualidade desenvolvido pela Diviso de Formao do IDP, IP. Esta apreciao extensvel a todos os especialistas que elaboraram estes referenciais, bem como ao Dr. Vasconcelos Raposo que coordenou este trabalho com dedicao e competncia.

Lus Bettencourt Sardinha

Coordenao: Departamento de Desenvolvimento Desportivo Diviso de Formao Edio: Instituto do Desporto de Portugal, I. P. - 2011 Paginao e Produo: BrunoBate-DesignStudio

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

ndice
1. Prembulo 2. GRAU I 3. GRAU II 4. GRAU III

9 17 63 123

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Prembulo

1.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

A formao dos treinadores e treinadoras constitui um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento desportivo. Embora a formao tenha sido reconhecida por todos, como uma rea sobre a qual havia necessidade de concentrar esforos, o facto que a generalidade das iniciativas para solucionar as acentuadas carncias existentes nesta rea do desporto nacional acabaram por nunca terem sido concretizadas. Definiam-se modelos que logo eram desfeitos por quem se seguia no poder da coisa pblica do desporto. Tambm por parte do movimento associativo prevaleceu um estranho silncio sobre a formao dos agentes desportivos. Para muitos, a formao dos treinadores e treinadoras foi encarada como um aspecto menor e quase irrelevante do nosso desporto. Perante os novos desafios que a sociedade em geral e o desporto em particular enfrentam neste Sculo XXI, tornou-se necessria a tomada de decises no referente lacuna legislativa existente sobre a Formao dos Treinadores e Treinadoras. Consciente desta necessidade o IDP, IP definiu a formao dos treinadores como rea prioritria do seu trabalho, tendo para tal concentrado a sua ateno no encontrar das solues que permitissem a definio clara e inequvoca desta questo, que se vinha arrastando ao longo da histria do desporto em Portugal.

Prembulo

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

O PRINCPIO
Tendo como objectivo a definio da formao dos treinadores e treinadoras, foi criada uma Comisso que teve como tarefa fundamental a apresentao de uma proposta onde constasse o Programa Nacional da Formao dos Treinadores (PNFT), cujo trabalho foi objecto de apresentao pblica aps a respectiva aprovao. Tratou-se de uma primeira fase de um processo onde foi definido o modelo segundo o qual devem ser orientadas todas as restantes fases da sistematizao do PNFT e conducentes organizao dos cursos e demais aces administrativas. Neste modelo existem quatro graus para a formao dos treinadores e treinadoras. Para cada grau foi definido um objectivo global da actividade com a incluso das actividades e respectivas competncias (saberes, saberes-fazer e saberes-ser). Foram igualmente definidas as matrias nas quais os saberes devem ser respeitados para cada grau de formao. Tendo no atleta o epicentro da prtica desportiva, todo o processo foi determinado por esta realidade. Sabemos, nos dias de hoje, que uma adequada formao dos atletas, atravs de planos a longo prazo a condio fundamental para a construo das elites desportivas. Para que possam surgir atletas com condies para alcanarem resultados de alto nvel, a formao dos mesmos dever passar por um conjunto de etapas que se sucedem no tempo e em total respeito pelas etapas de preparao desportiva desses mesmos atletas. assim que surgem as fases de iniciao, de orientao, de especializao de rendimento e finalmente de alto rendimento. A cada uma destas fases corresponde um saber que o treinador deve possuir para intervir com competncia no processo global e de elevada complexidade que a formao e preparao desportiva dos atletas. A realidade aponta no sentido de, a cada etapa da preparao do atleta, corresponder, igualmente, uma formao especfica do treinador. Por outras palavras, podemos afirmar que, face evoluo do rendimento do atleta, aumenta a necessidade de mais e melhores conhecimentos por parte dos respectivos treinadores e treinadoras. Foi tomando como referncia o cenrio da influncia dos progressos dos atletas nas competncias daqueles que dirigem a sua preparao que se partiu para a construo dos referenciais de Formao de Treinadores e Treinadoras. Partindo das etapas de formao dos atletas a longo prazo foram definidas quais as competncias de desempenho que treinadores e treinadoras devem possuir para cumprirem as suas funes com eficcia. Tendo nas competncias a base fundamental de raciocnio, definiram-se quais os contedos que dariam suporte consistente a cada competncia. Finalmente, definiram-se quais as evidncias que comprovariam, na sua aco prtica, as competncias definidas.

10

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

precisamente desta dinmica, construda ao longo dos ltimos meses, que surge o documento que agora se publica. Isto , foi tomando como ponto de reflexo os perfis definidos para cada grau de formao, as competncias e as matrias, que se iniciou o trabalho das segunda e terceira fases da estruturao operacional do PNFT. Nesta segunda fase, a construo dos referenciais de formao feita em duas direces, a saber: . a parte da formao geral, da responsabilidade do IDP, IP; . a parte da formao especfica de cada modalidade, da responsabilidade das respectivas Federaes.

OS REFERENCIAIS DE FORMAO
- Componente geral
Tomando em considerao os perfis e os saberes definidos no PNFT, a metodologia de trabalho definida nesta segunda fase de trabalho teve, como aspecto prioritrio, a elaborao de um calendrio do conjunto de tarefas a serem cumpridas, por forma a que, num adequado espao de tempo, este modelo de formao possa comear a ser aplicado. Criou-se uma ficha de suporte definio das componentes do processo, tornando-se, desde o incio, necessria a definio de forma clara e objectiva, dos seguintes aspectos: . o que se refere aos contedos. . as competncias de sada. . as evidncias que permitam confirmar na aco as respectivas competncias. . a relao entre formao prtica e formao terica. . a indicao de formas de avaliao recomendadas. . o perfil daqueles que viro a ser os formadores. Para a concretizao destas tarefas tornou-se necessrio encontrar os especialistas que reunissem as condies pedaggicas e cientficas para cumprirem este trabalho com a qualidade que se exige em aces de formao. No contexto da nossa funo, apresentmos uma proposta onde se encontravam definidos os critrios em que deviam assentar os convites aos diferentes especialistas: 1. Experincia de interveno em projectos de formao de treinadores. 2. Credibilidade e reconhecimento na comunidade do desporto e do treino desportivo. 3. Qualificao acadmica ou profissional na rea especfica para que iro ser convidados. 4. Experincia na elaborao de materiais cientficos e/ou pedaggicos, em particular na rea da formao de treinadores.

11

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

5. Fcil contacto para o acompanhamento do desenrolar dos trabalhos por parte da coordenao do projecto. 6. Disponibilidade e possibilidade de comprometimento para cumprir os prazos estabelecidos nas vrias fases de elaborao do presente projecto. Aprovados os mesmos, procedeu-se apresentao de um conjunto de nomes que mereceram a aprovao do Presidente do IDP, IP. Seguiu-se a fase da formulao dos convites, cujos nomes foram ento divulgados junto do Movimento Associativo, sendo eles os autores dos diferentes referenciais que constituem esta publicao.

OS PRESENTES REFERENCIAIS
No mbito da formao dos treinadores e treinadoras os referenciais (gerais e especficos) constituem a pea fundamental a ser respeitada para que a realizao dos cursos tenha, na sua aplicao, o rigor exigido para o perfil definido em cada grau. Os referenciais devem ser encarados como o elo de ligao entre os contedos definidos em cada matria e as respectivas competncias, para cada grau de formao. Constituem igualmente um instrumento de cumprimento obrigatrio na organizao e realizao dos cursos por toda e qualquer instituio ligada s questes da formao dos treinadores e treinadoras. nos referenciais que se reflecte a necessidade de reviso e actualizao dos saberes a serem transmitidos, o que significa que estes no podem ser encarados como algo imutvel. Pelo contrrio, devem ser permanentemente encarados como um importante instrumento de trabalho, para o que se exige, da parte dos agentes desportivos ligados ao processo da formao dos treinadores e treinadoras, um posicionamento de crtica permanente para se conseguir, no futuro, a introduo das correces que correspondam evoluo dos conhecimentos na rea das diferentes vertentes do desporto, assim como aos aspectos organizativos da prpria formao. Os referenciais que agora se tornam pblicos devero ser encarados como peas de um processo que agora se inicia e para o qual so exigidas redobradas atenes na sua aplicao prtica durante os cursos, organizados e realizados pelas diferentes instituies vocacionadas para a formao. A ttulo de exemplo, consideremos o facto de, nestes referenciais, terem sido definidos contedos articulados com uma determinada durao para a sua apresentao. Na opinio dos especialistas, trata-se de um tempo ideal para se fazer aquela abordagem, o que significa que os formadores devero respeitar, durante as suas preleces, o tempo indicado para cada unidade e subunidade. Mas tal no significa que no tenham uma opinio prpria sobre esta aplicao prtica. Devero sim fundamentar as suas sugestes, para que se faa a reflexo necessria e oportuna

12

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

com os especialistas autores de cada referencial. Esta constatao naturalmente extensiva a todas as restantes reas dos referenciais. S com esta dinmica ser possvel construir um modelo de formao que se renove e contribua para a melhoria da realizao dos cursos e, consequentemente, para a melhoria das competncias dos treinadores e treinadoras. Aps a elaborao dos presentes referenciais procedeu-se a uma cuidadosa anlise quanto relao horizontal e vertical dos temas, procurando corrigir, em dilogo com os respetivos autores, as contradies e sobreposies encontradas. No consideramos que estes referenciais constituem um documento fechado, mas antes devero ser encarados como parte da construo sistmica do PNFT. Paralelamente ao trabalho realizado no mbito da formao geral, tem vindo a registar-se um significativo empenhamento das Federaes Desportivas na concretizao e definio dos referenciais especficos. Trata-se igualmente de documentos que devero ser encarados dentro do mesmo grau de importncia atribuda aos referenciais gerais. O sucesso do PNFT encontra-se precisamente na convergncia entre a componente geral e a componente especfica dos contedos e respectivas competncias de sada. Tal s se torna possvel se as duas componentes forem encaradas, por todos os responsveis, como sendo duas partes que se completam, construindo-se uma viso unitria de um mesmo processo. Embora a legislao generalize a todas as Federaes com UPD a aplicao dos contedos da componente geral, a realidade tem apontado no sentido de ser cuidadosamente analisada esta aplicao. Modalidades h para as quais falar de determinados contedos no tem qualquer aplicao na sua estrutura competitiva e na preparao dos seus praticantes.

O PERFIL DOS FORMADORES


A definio do perfil dos formadores foi apresentada pelos autores dos vrios contedos. Porm, analisadas essas propostas, verificou-se uma enorme disperso nas exigncias das qualificaes e das experincias mnimas sugeridas, no que concerne participao nas vrias reas pedaggicas e cientficas do desporto. Uma outra constatao prende-se com a manifestao das vrias preocupaes que as federaes desportivas foram colocando ao IDP, IP quanto possibilidade de encontrar formadores que reunissem as condies exigidas pelos autores. Considerando o conjunto de propostas apresentadas pelos autores, procedeu-se formulao de uma proposta final que, respeitando no fundamental a defesa da competncia dos formadores, clarifica as condies mnimas exigidas para as entidades formadoras convidarem os formadores que melhor contribuam, com os seus saberes, para a qualidade dos cursos de formao de treinadores e treinadoras.

13

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Apresentamos de seguida os perfis para os formadores dos trs graus, a saber:

GRAU I
O formador deve possuir, como formao mnima, a licenciatura na rea especfica em que ir leccionar, devendo constituir como factores majorantes: ter experincia na preparao do desporto infanto-juvenil. possuir da prtica desportiva uma genuna perspectiva cultural, social, formativa e educativa. ter, preferencialmente, experincia na rea da formao de treinadores.

GRAU II
O formador deve possuir como formao mnima a licenciatura na rea especfica em que ir leccionar, devendo constituir como factores majorantes: ter experincia no treino desportivo. possuir da prtica desportiva uma genuna perspectiva cultural, social, formativa e educativa. ter, preferencialmente, experincia na rea da formao de treinadores.

GRAU III
O formador deve possuir como formao mnima a licenciatura na rea especfica em que ir leccionar, devendo constituir como factores majorantes: ter experincia nas reas de interveno e apoio na preparao dos atletas de alto rendimento. possuir da prtica desportiva uma genuna perspectiva cultural, social, formativa e educativa. ter, preferencialmente, experincia na rea da formao de treinadores.

14

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

NOTA PESSOAL
Gostaria de manifestar o meu agradecimento confiana, em mim depositada, pelo Presidente do IDP, IP, Professor Lus Bettencourt Sardinha, para coordenar um projecto com a dimenso, importncia, impacto scio-desportivo e transformador qualitativo da futura dinmica da formao dos treinadores e treinadoras em Portugal e que implicou a sistematizao de saberes e a definio de competncias profissionais numa rea de h muito secundarizada. Os meus agradecimentos so igualmente extensivos aos colegas e amigos Mrio Moreira, Francisco Silva e Jorge Adelino pelo apoio crtico e colaborativo que considero ter sido fundamental para o cumprimento desta misso. Por fim, mas no por ltimo, agradeo a todos os autores a colaborao e compreenso que sempre colocaram nos muitos contactos que fiz. O sucesso deste trabalho o reconhecimento da competncia pedaggica e cientfica dos autores que aqui publicam o produto dos seus trabalhos.

O COORDENADOR

Antnio Jacinto Vasconcelos Raposo

15

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

17

Grau III

Grau I

2.

Grau II

Grau I

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Perfil Profissional

O Grau I corresponde base hierrquica de qualificao profissional do treinador de desporto. No mbito das suas atribuies profissionais, compete ao Treinador de Grau I a orientao, sob superviso, de praticantes situados nas etapas elementares da formao desportiva, ou a coadjuvao de outros treinadores nas restantes etapas da carreira desportiva do praticante, o que significa afirmar que o mesmo no possui autonomia para o exerccio profissional. Tal no invalida a premncia na responsabilizao e comprometimento com a formao educativa e desportiva dos praticantes sob a sua orientao, a qual depende, em grande medida, da qualidade da sua interveno pedaggica e tcnica. Apesar de se lhe reconhecer a possibilidade de coadjuvar o processo de treino e de competio liderado por outros treinadores noutras etapas da carreira do praticante, o espao de interveno por excelncia do Treinador de Grau I confina-se ao exerccio profissional enquanto treinador, sob superviso, no treino das etapas iniciais de formao, em contextos de prtica adstritos ao desporto de participao ou de rendimento1. Neste nvel de prtica, particularmente no que respeita ao treino de crianas e jovens, assume importncia crucial a valorizao do

1 Entende-se por desporto de participao toda a prtica desportiva organizada que se desenvolve em mltiplos

contextos de prtica (escolas desportivas, ncleos desportivos, clubes, autarquias, etc.), com quadros competitivos pouco formais ou mesmo informais. Entende-se por desporto de rendimento toda a prtica desportiva organizada que se desenvolve em clubes, associaes (seleces regionais) ou federaes desportivas (seleces nacionais), com quadros competitivos formais.

19

Grau III

Grau I

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

20

desenvolvimento pessoal e social atravs da prtica desportiva, quando esta orientada por imperativos de educao e formao. Isso significa que os propsitos da prtica desportiva no se esgotam no desenvolvimento de competncias motoras, devendo situar-se no fomento de valores e atitudes, cruciais para o desenvolvimento da literacia desportiva e da filiao prtica desportiva para a vida. Deste modo, a sensibilidade para intervir e reflectir com sentido de responsabilidade sobre os problemas ticos, cvicos e sociais, releva-se como eixo estruturante da sua formao inicial. No mbito da influncia que pode exercer sobre o desenvolvimento desportivo, pessoal e social de crianas e jovens, sobressai a importncia da criao de ambientes positivos de aprendizagem, os quais devem ser propulsores do desejo de auto-superao, da busca progressiva da autonomia, do comprometimento e da responsabilidade dos praticantes, na prossecuo das tarefas de treino e de competio. Deste modo, compete ao Treinador de Grau I o papel decisivo de educador no desporto, operacionalizado na promoo do desenvolvimento de competncias de vida e no desenvolvimento moral e do carcter dos praticantes que lhe so confiados. A sua principal misso consiste no fomento do gosto e entusiasmo pela prtica desportiva, enquanto actividade significante de um estilo de vida activo, entendendo o Desporto como um projecto de elevado alcance formativo. Do mesmo modo, a sua interveno tcnica tem de se balizar por referenciais de qualidade, porquanto nas etapas da formao inicial que a dotao motora geral e os contornos elementares da dotao motora especfica so adquiridas. Tal exige uma formao especfica capaz de responder s exigncias particulares da modalidade e, simultaneamente, abrangente no que se referencia explorao das possibilidades educativas do Desporto na formao de crianas e jovens. No mbito da formao conducente obteno do ttulo de Treinador de Grau I atribui-se paridade no volume da carga horria para as unidades curriculares de formao geral e especfica da modalidade desportiva, num total mnimo de 81 horas, assumindo o estgio profissionalizante tutorado 550 horas, distribudas ao longo de uma poca desportiva, o que perfaz o total de 631 horas de formao. O peso absoluto e relativo do estgio profissionalizante decorre do entendimento da aprendizagem experiencial enquanto factor mediador incontornvel da aquisio das competncias profissionais do treinador desportivo. Salienta-se que o espao de interveno concedido ao Treinador de Grau I, aquando do estgio profissionalizante, se confina ao exerccio das funes de treinador sustentado pela superviso e aconselhamento de um Tutor. Destinam-se-lhe tarefas de colaborao activa e cooperante, no mbito dos processos de planeamento, implementao, conduo e avaliao do treino e da competio.

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

OBJECTIVO GLOBAL DA ACTIVIDADE


Conduzir directamente as actividades tcnicas elementares associadas s fases iniciais da actividade ou carreira dos praticantes ou a nveis elementares de participao competitiva, sob coordenao de profissionais com CTD de grau superior e/ou coadjuvar a conduo do treino e orientao competitiva de praticantes nas etapas subsequentes de formao desportiva.

ACTIVIDADES
1. Organiza a sesso de treino. 2. Dirige a sesso de treino. 3. Avalia a sesso de treino. 4. Organiza competies no formais. 5. Organiza a participao dos praticantes em competio. 6. Orienta os praticantes em competio. 7. Avalia os praticantes em competio. 8. Participa no planeamento da actividade de treino. 9. Participa no planeamento da actividade de competio. 10. Participa na actividade de recrutamento de praticantes da modalidade. 11. Administra os primeiros socorros em caso de necessidade. 12. Regista a actividade de treino e de competio relacionada com os praticantes.

COMPETNCIAS
SABERES 1. Tem conhecimentos sobre o papel do desporto na formao pessoal, social e desportiva dos praticantes. 2. Conhece a relevncia e os mecanismos da fidelizao prtica desportiva a longo prazo. 3. Tem conhecimentos acerca da modalidade desportiva adequados ao nvel de interveno. 4. Tem conhecimentos precursores da criao de ambientes positivos de aprendizagem. 5. Conhece os mtodos instrucionais em treino desportivo. 6. Conhece a estrutura da sesso de treino. 7. Tem conhecimentos elementares sobre os procedimentos de organizao, gesto e avaliao do treino. 8. Conhece as etapas de desenvolvimento cognitivo, psicolgico e motor, e as suas implicaes para a prtica do treino.

21

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

9. Tem conhecimentos elementares acerca das etapas de formao desportiva a longo prazo. 10. Tem conhecimentos bsicos para a avaliao da execuo das habilidades desportivas elementares. 11. Conhece os fundamentos de uma educao para a sade. 12. Tem conhecimentos elementares sobre primeiros socorros e suporte bsico de vida. 13. Conhece a estrutura da carreira de treinador desportivo e as respectivas exigncias. SABERES-FAZER 1. Utiliza tcnicas e estratgias de comunicao em funo das necessidades contextuais. 2. Organiza os praticantes, o equipamento e as infra-estruturas na sesso de treino, assegurando as necessrias condies de segurana. 3. Dirige os praticantes na sesso de treino, assegurando o exerccio das competncias de ensino fundamentais (explicao, demonstrao, observao e correco). 4. Avalia o treino dos praticantes, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. 5. Organiza competies no formais, criando condies de equidade de participao e valorizando o gosto pela modalidade e pelo esprito desportivo. 6. Organiza e orienta os praticantes na preparao e na realizao da competio, assegurando as condies de segurana e a salvaguarda dos mais elevados valores ticos da prtica desportiva. 7. Avalia os praticantes e a equipa em competio, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. 8. Participa na concepo do planeamento da actividade de treino e de competio. 9. Participa no recrutamento de praticantes para a prtica da modalidade desportiva. 10. Promove o registo de toda a informao da unidade de treino e da competio, que seja pertinente para a monitorizao da actividade desportiva do praticante. 11. Aplica tcnicas elementares de primeiros socorros e de suporte bsico de vida e identifica os estados traumticos que justificam o recurso a agentes especializados.

22

SABERES-SER 1. Valoriza o recurso a formas de comunicao compreensveis e acessveis a todos os praticantes. 2. Valoriza o esprito desportivo em todos os ambientes e circunstncias de prtica desportiva. 3. Promove e dinamiza o sentido de responsabilidade e de autonomia dos praticantes. 4. Valoriza e encoraja atitudes e comportamentos proactivos dos praticantes.

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

5. Adopta boas prticas profissionais, eticamente fundadas, no exerccio da actividade. 6. Assume atitudes e comportamentos que dignificam a figura do praticante desportivo. 7. Valoriza a participao efectiva de quem assume responsabilidade parental no apoio e acompanhamento da actividade desportiva dos praticantes. 8. Encoraja, nos praticantes, a fidelizao prtica desportiva e o desenvolvimento de hbitos de vida saudveis.

CONDIES DE ACESSO
1. 2. 3. Idade mnima de 18 anos. Escolaridade obrigatria data de apresentao da candidatura. Prestao de provas especficas da modalidade, quando exigido pela respectiva Federao.

SADAS PROFISSIONAIS
Treinador das etapas elementares de formao desportiva sob superviso. Treinador Adjunto de treinadores com qualificao igual ou superior em todas as etapas de formao desportiva.

23

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Unidades de Formao, Cargas Horrias e Autores Grau I


UNIDADES DE FORMAO 1. Didctica do desporto 2. Psicologia do desporto 3. Pedagogia do desporto 4. Aprendizagem e desenvolvimento motor 5. Observao e anlise das habilidades desportivas 6. Funcionamento do corpo humano, nutrio e primeiros socorros 7. Teoria e metodologia do treino desportivo - ModALIDADES Individuais Teoria e metodologia do treino desportivo - Modalidades Colectivas HORAS AUTORES Olmpio Coelho Sidnio Serpa Olmpio Coelho Joo Barreiros Jos Rodrigues / Hugo Louro Lus Horta / Ral Bandarra Pacheco Francisco Alves Paulo Cunha Lus Horta Jos Silva

4 6
4 4

6
6 2 1

8. Luta contra a dopagem 9. Desporto para Pessoas com Deficincia

Total

41

24

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Didctica do Desporto
GRAU DE FORMAO_ I /

1. a Didctica aplicada em contexto desportivo 2. A UNIDADE DE TREINO: FACTOR ESTRUTURANTE DA DIDCTICA APLICADA AO DESPORTO

1 7 8

1/0 7/0 8/0

Total

25

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

A DIDCTICA APLICADA EM CONTEXTO DESPORTIVO


1.1 Treino Desportivo: um processo pedaggico e de ensino 1.2 Pedagogia e Didctica: duas faces da mesma moeda
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Relacionar Didctica e Pedagogia e identificar as suas interdependncias no contexto especfico da prtica desportiva.

. Identifica os tipos de influncia e os condicionamentos objectivos do contexto grupal e pelo sistema de valores sobre a eficcia dos processos de ensino e aperfeioamento (treino). . Identifica a actividade do treinador como de natureza pedaggico-didctica.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do Desporto InfantoJuvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

SUBUNIDADE 2.

A UNIDADE DE TREINO: FACTOR ESTRUTURANTE DA DIDCTICA APLICADA AO DESPORTO


2.1 Os procedimentos didcticos fundamentais 2.1.1 A construo da unidade de treino 2.1.1.1 Caracterizao do contexto 2.1.1.2 Planeamento da unidade de treino 2.1.2 Aplicao do plano de unidade de treino 2.1.2.1 Verificao das condies para a realizao da sesso 2.1.2.2 Episdios de informao inicial e final 2.1.2.3 Abordagem dos contedos (habilidades tcnicas) 2.1.3 Avaliao da unidade de treino

26

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar a unidade de treino como o factor estruturante da Didctica aplicada em contexto desportivo. . Identificar os aspectos mais significativos que estabelecem a relao entre definio de objectivos, definio de contedos e seleco de exercitao. . Organizar os documentos de apoio sua aco didctica. . Planificar e organizar a sesso de treino. . Identificar as particularidades e procedimentos das etapas da metodologia do ensino.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Descreve os procedimentos didcticos essenciais Organizao da Actividade do Treinador/a. . Adequa os procedimentos didcticos aos episdios fundamentais da unidade de treino. . Selecciona a exercitao em funo dos contedos e dos objectivos. . Descreve as caractersticas que devem presidir elaborao do dossi de contedos e do dossi de exerccios.

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do Desporto Infanto-Juvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

27

Grau III

Grau II

2.2 Os documentos de suporte organizao da unidade de treino 2.2.1 Ficha de contedos 2.2.2 Ficha de exerccios 2.2.3 Ficha de unidade de treino (plano de treino) 2.3 Recomendaes para potenciar as condies de aprendizagem 2.3.1 Privilegiar a utilizao de modelos inclusivos de organizao das sesses de treino 2.3.2 Garantir a participao significativa de todos os praticantes 2.3.3 Reduzir a ocorrncia de comportamentos inadequados 2.3.4 Informar dos progressos alcanados 2.3.5 Gerir o tempo de treino de acordo com o previsto no plano

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Psicologia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. Factores Psicolgicos e Psicossociais da Prestao Desportiva 2. A Motivao e o Processo de Treino 3. A Relao Treinador-Atleta

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1 2 1

1/0 2/0 1/0 4/0

Total

28

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Factores Psicolgicos e Psicossociais da Prestao Desportiva


1.1 Factores intrnsecos ao atleta 1.2 Factores extrnsecos ao atleta 1.2.1 A tarefa 1.2.2 A situao 1.3 O comportamento como resultado dos factores Intrnsecos e extrnsecos 1.4 A relao treinador-pais-atleta 1.4.1 Princpios da relao treinador-pais
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

A Motivao e o Processo de Treino


2.1 As componentes da motivao, factores energticos e de direco 2.1.1 Factor energtico ou de activao 2.1.2 Factor de direco 2.2 A motivao intrnseca e a motivao extrnseca 2.2.1 A motivao intrnseca 2.2.2 A motivao extrnseca 2.3 A orientao motivacional. A orientao para a tarefa versus resultado 2.4 A evoluo da motivao para a prtica desportiva 2.4.1 Fase de iniciao

29

Grau III

. Identificar e descrever os aspectos psicolgicos e psicossociais que influenciam o desempenho. . Identificar e descrever os princpios subjacentes relao com os pais.

. Adequa as tarefas e as situaes aos estados de afectividade e comportamento dos jovens atletas. . Aplica os princpios da relao treinadorpais influenciando positivamente a atitude dos pais.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

2.4.2 Fase de desenvolvimento 2.4.3 Fase de especializao 2.4.4 Fase de regresso 2.5. A formao da atitude do praticante 2.5.1 As estratgias do treinador 2.5.1.1 Quanto aos prmios 2.5.1.2 Quanto ao reforo social fornecido pelo treinador 2.5.1.3 Quanto promoo do divertimento 2.5.1.4 Quanto a contrariar as razes de abandono desportivo
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os factores motivacionais da prtica desportiva. . Identificar e descrever as caractersticas motivacionais associadas s diferentes fases da evoluo dos praticantes. . Identificar, descrever e adoptar estratgias motivacionais no mbito do treino.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Interpreta a expresso da motivao dos jovens praticantes. . Adopta uma interveno ajustada em funo das fases de evoluo dos praticantes. . Utiliza diferentes estratgias para promover o empenhamento na actividade de um modo favorvel ao equilbrio psicolgico.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 3.

A Relao Treinador-Atleta
3.1 As funes do treinador 3.2 O treinador como lder 3.2.1 Quanto ao estilo de interaco 3.2.2 Quanto ao estilo de tomada de deciso 3.3 As competncias de comunicao 3.3.1 Filtros relativos situao de treinador 3.3.2 Filtros relativos situao de atleta 3.3.3 Filtros relativos ao envolvimento

30

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

3.4 As dimenses instrumental e scio-emocional da interveno 3.5 A componente situacional da relao treinador-atleta 3.6 A educao para a autonomia do atleta 3.7 O treinador e a carreira do atleta

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os estilos de liderana do treinador favorveis evoluo dos jovens praticantes. . Identificar, descrever e adoptar estratgias de comunicao no processo de treino. . Identificar e descrever o papel do treinador em cada fase da carreira dos atletas.

. Adequa o estilo de liderana s caractersticas e necessidades do praticante. . Utiliza a forma de comunicao mais eficaz de acordo com os interlocutores e a situao. . Adequa a relao com o atleta de acordo com a fase da carreira em que este se encontra.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

31

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Pedagogia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. O TREINADOR DE GRAU I NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA APLICADA AO DESPORTO 2. A INTERVENO PEDAGGICA DO TREINADOR DE GRAU I 3. OS PAIS NA PRTICA DESPORTIVA DAS CRIANAS E JOVENS

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

2 3 1 6

2/0 3/0 1/0 6/0

Total

32

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

O TREINADOR DE GRAU i no contexto da pedagogia aplicada ao desporto


1.1 O treino desportivo: um processo pedaggico e de ensino 1.2 Pedagogia e Didctica: duas faces da mesma moeda 1.3 As responsabilidades do Treinador de Grau I 1.4 A filosofia do Treinador de Grau I 1.5 O Treinador de Grau I como referncia e exemplo 1.6 O que preciso para ser Treinador de Grau I?
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Perspectivar a funo do treinador/a como de natureza cultural, com implicaes sociais, exigindo competncias tcnicas e competncias pedaggicas. . Adoptar uma viso ampla da Pedagogia aplicada em contexto desportivo identificando o seu objectivo nuclear e os factores condicionantes. . Identificar o Treino Desportivo como um processo pedaggico e de ensino indissocivel de preocupaes formativas e educativas. . Relacionar Pedagogia e Didctica e descrever as suas interdependncias no contexto especfico da prtica desportiva. . Perspectivar a interveno pedaggica como um processo persuasivo, exercido com pacincia e persistncia e suportado na informao e no exemplo. . Descrever e relacionar as caractersticas que configuram a filosofia do Treinador/a de Grau I adequada ao seu contexto especfico de interveno. . Identificar a natureza dos seus contributos para o desenvolvimento da modalidade.

. Especifica os tipos de influncias e os condicionamentos do contexto grupal e do sistema de valores sobre a eficcia dos processos de ensino e treino desportivos. . Identifica as caractersticas do treinador/a que definem uma perspectiva scio-cultural e educativa da prtica desportiva. . Identifica e relaciona os objectivos do Desporto Infanto-Juvenil e os princpios e procedimentos que os operacionalizam . Identifica a actividade do treinador/a como de natureza pedaggico-didctica. . Identifica os efeitos das dominantes da sua filosofia nas suas decises metodolgicas e de interveno pedaggica e as respectivas consequncias no desenvolvimento do praticante e da modalidade.

Continua

33

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Continuao

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do desporto infanto-juvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

SUBUNIDADE 2.

A INTERVENO PEDAGGICA do Treinador de Grau I


2.1 Os suportes bsicos da interveno pedaggica 2.1.1 Competncia 2.1.2 Organizao das actividades 2.1.3 Definio de objectivos 2.1.4 Definio de regras de conduta 2.1.5 Ambientes adequados da prtica 2.1.6 Comportamento reflexivo
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os factores de suporte eficcia da . Identifica a natureza e funo de cada um dos factores de suporte eficcia da interveno interveno pedaggica, as suas interdependnpedaggica. cias e as respectivas consequncias prticas. . Organiza o Dossi do Treinador e identifica . Identificar a relao de interdependncia enas caractersticas fundamentais do Dossi do tre objectivos, regras e organizao das activiAtleta. dades. . Identificar as condies essenciais ao fomento de ambientes adequados de prtica. . Compreender a necessidade de desenvolver um comportamento reflexivo e identificar os meios para o fazer. . Identificar o Dossi do Treinador e o Dossi do Atleta como instrumentos importantes no desenvolvimento do comportamento reflexivo e na interveno pedaggica do treinador.

34

Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do Desporto Infanto-Juvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

SUBUNIDADE 3.

OS PAIS NA PRTICA DESPORTIVA DAS CRIANAS E JOVENS


3.1 O importante papel dos pais 3.2 O Treinador de Grau I: estratgias bsicas para lidar com os pais
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Adoptar uma atitude positiva face aos pais. . Identificar os diferentes tipos de pais. . Planificar as bases de uma estratgia para lidar com os pais.

. Descreve as razes que justificam adoptar uma atitude positiva perante os pais. . Identifica os diferentes tipos de pais. . Elabora e descreve os aspectos fundamentais de uma estratgia para lidar com os pais.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do desporto infanto-juvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

35

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor


GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. APRENDIZAGEM E Desenvolvimento Humano 2. O QUE APRENDER?

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

2 2 Total 4

2/0 2/0 4/0

36

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO


1.1 Desenvolvimento, Maturao, Crescimento e Aprendizagem 1.2 Dimenses de anlise do desenvolvimento humano 1.3 Principais fases do desenvolvimento humano 1.4 Caracterizao geral das fases da Infncia, Adolescncia, Idade Adulta e Senescncia 1.5 A pirmide do desenvolvimento motor 1.6 Perodos sensveis e perodos crticos de desenvolvimento
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 2.

o que aprender?
2.1 Aprendizagem e desempenho 2.2 Aprendizagem e memria 2.3 Aquisio, reteno e transfer 2.4 Curvas de aprendizagem 2.5 A quantidade e a distribuio da prtica 2.6 A variabilidade da prtica 2.7 Demonstrao e instruo 2.8 Informao de retorno sobre o resultado (IRR) 2.9 Motivao para aprender

37

Grau III

. Descrever os conceitos: Maturao, Crescimento e Aprendizagem, como entidades relacionadas mas distintas. . Distinguir as diferentes fases de desenvolvimento e identificar os critrios de corte entre fases.

. Aplica correctamente os conceitos Maturao, Crescimento e Aprendizagem quando descreve transformaes de desenvolvimento. . Categoriza as transformaes em dimenses de desenvolvimento e estabelece as interaces respectivas.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever as fases de aquisio, . Define e aplica a medida da aquisio da reteno e do transfer. de reteno e de transfer. . Determinar e identificar curvas de aprendi- . Elabora curvas de aprendizagem com dados brutos reais. zagem. . Identifica alternativas para condies de . Identificar e descrever os factores envolvilimitao da aprendizagem especficas. dos na aprendizagem e as respectivas interaces.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

38

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Observao e Anlise das Habilidades Desportivas


GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. Observao como ferramenta do processo de treino 2. Observao e avaliao da tcnica 3. Observao e avaliao da tctica

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1 2 1

1/0 1/1 1/0 3/ 1

Total

39

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

observao como ferramenta do processo de treino


1.1 O processo de treino e a observao 1.2 As metodologias da observao no treino 1.3 Observao, diagnstico e prescrio no treino
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os mtodos instrucionais em treino desportivo. . Identificar e descrever os elementos bsicos para a avaliao da execuo das habilidades desportivas elementares. . Adoptar modelos de interveno que promovam atitudes e comportamentos proactivos por parte dos praticantes.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Relaciona o processo de treino com os conceitos: observao, diagnstico e prescrio tcnica e tctica. . Justifica os modelos de interveno do treinador para a afiliao dos atletas ao processo de treino.

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 2.

Observao e avaliao da tcnica


2.1 Anlise da habilidade tcnica 2.2 Avaliao e diagnstico da execuo tcnica 2.3 Instrumentos e mtodos de observao da tcnica
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os elementos bsicos para a avaliao da execuo das habilidades desportivas elementares (tcnicas).

. Elabora um plano de aco bsico para a observao de elementos tcnicos a executar por atletas (real ou virtual).

40

Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Planear uma actividade tcnica sob observao. Promover a prescrio das correces necessrias. Elaborar um pequeno relatrio sobre o exerccio. . Trabalho de grupo / individual - Planear uma observao da competio. Elaborar um relatrio sobre o exerccio.

SUBUNIDADE 3.

Observao e avaliao da tctica


3.1 Anlise da dinmica colectiva - tctica 3.2 Avaliao e diagnstico da execuo tctica da equipa/atleta 3.3 Instrumentos e mtodos de observao tctica
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os elementos bsicos para a avaliao da execuo das habilidades desportivas elementares (tctica).

. Elabora um plano de aco bsico para a observao de elementos tcticos a executar por atletas (real ou virtual).
Continua

41

Grau III

. Dirigir os praticantes na sesso de treino, assegurando o exerccio das competncias de ensino fundamentais da tcnica (observao e correco). . Avaliar o treino dos praticantes, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. . Avaliar os praticantes e a equipa em competio, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. . Organizar o registo de toda a informao da unidade de treino e da competio pertinente para a monitorizao da actividade desportiva do praticante.

. Elabora um plano de prescrio bsico para a interveno na execuo tcnica do atleta. . Elabora um plano de observao bsico do atleta na competio.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Dirigir os praticantes na sesso de treino, assegurando o exerccio das competncias de ensino fundamentais da tctica (observao e correco). . Avaliar o treino dos praticantes, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. . Avaliar os praticantes e a equipa em com petio, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. . Organizar o registo de toda a informao da unidade de treino e da competio pertinente para a monitorizao da actividade desportiva do praticante.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora um plano de prescrio bsico para a interveno na execuo tctica do atleta. . Elabora um plano de observao bsico do atleta na competio.

. Trabalho de grupo / individual - Planear, observar e descrever uma actividade tctica. . Trabalho de grupo / individual - Observar uma competio e elaborar o respectivo relatrio.

42

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Funcionamento do Corpo Humano, Nutrio e Primeiros Socorros


GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. Funcionamento do Corpo Humano 2. Estilos de vida saudveis, Leses Desportivas e aplicao dos Primeiros Socorros 3. INTRODUO AO Suporte Bsico de Vida 4. Nutrio

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1 1 3 1 Total 6

1/0 1/0 1/2 1/0 4/2

43

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Funcionamento do Corpo Humano


1.1 Aparelho cardio-respiratrio 1.1.1 Sistema respiratrio 1.1.2 Sistema circulatrio 1.2 Aparelho locomotor 1.2.1 As estruturas msculo-tendinosas 1.2.2 As estruturas osteo-articulares 1.3 Sistema de regulao 1.3.1 Sistema neuro-hormonal 1.3.2 Sistema de arrefecimento
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever conceitos bsicos sobre anatomia humana e fisiologia relacionados com o movimento, o esforo e a recuperao funcional. . Identificar e descrever os aspectos do funcionamento do corpo humano que melhor contribuem para a preveno de leses. . Identificar e distinguir as estruturas envolvidas nas leses desportivas mais frequentes.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica as diferentes estruturas anatmicas do corpo humano. . Identifica os princpios bsicos relacionados com os mecanismos de esforo e de recuperao fisiolgica. . Compreende a importncia da existncia de um sistema de arrefecimento orgnico.

. Teste escrito.

44

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 2.

Estilos de vida saudveis, Leses Desportivas e aplicao dos Primeiros Socorros


2.1 Estilos de vida saudveis 2.1.1 Regras de higiene na actividade desportiva 2.1.2 O exame de avaliao mdico-desportiva 2.2 Principais leses na actividade desportiva 2.2.1 As leses macro-traumticas 2.2.2 As leses micro-traumticas 2.3 Os primeiros socorros 2.3.1 Feridas cutneas 2.3.2 Leses osteo-msculo-articulares 2.3.3 Traumatismos cranianos e vertebrais
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Adoptar regras de higiene na prtica desportiva. . Identificar e descrever as vantagens e importncia do exame de avaliao mdico-desportiva. . Identificar as principais leses desportivas, os sinais de gravidade bsicos e os principais mecanismos inerentes sua gnese. . Executar primeiros socorros bsicos demonstrando noes bsicas de referenciao.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Promove estilos de vida saudvel e a realizao dos exames de avaliao mdico-desportiva. . Reconhece as principais leses desportivas e identifica sinais de gravidade das mesmas. . Compreende os principais mecanismos das leses desportivas. . Realiza primeiros socorros bsicos em leses desportivas.

. Teste escrito.

45

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 3.

INTRODUO AO Suporte Bsico de Vida


3.1 Formao Terica 3.1.1 Avaliao 3.1.1.1 Consciente? 3.1.1.2 Respira? 3.1.1.3 Tem pulso? 3.1.2 Como accionar a emergncia mdica? 3.1.3 A posio lateral de segurana 3.1.4 Conceitos bsicos de reanimao cardio-respiratria 3.1.5 A utilizao dos disfibrilhadores 3.2 Formao prtica
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Fazer a abordagem da vtima em segurana. . Identifica as situaes de paragem respiratria e cardio-respiratria, de vtima . Diagnosticar paragem respiratria e cardioinconsciente e pede ajuda cumprindo o -respiratria. protocolo. . Aplicar correctamente o suporte bsico de vida e o disfibrilhador automtico externo. . Aplica o algoritmo do suporte bsico de vida. . Executa correctamente as manobras de suporte bsico de vida. . Aplica correctamente o disfibrilhador automtico externo.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Avaliao prtica de simulao da execuo das manobras de suporte bsico de vida.

46

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 4.

NUTRIO
4.1 Metabolismo energtico 4.2 Carburantes utilizados na actividade desportiva 4.2.1 Hidratos de carbono 4.2.2 Lpidos 4.2.3 Protenas 4.3 Reservas de glicognio muscular e heptico 4.4 Vitaminas e minerais 4.5 Hidratao
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os conceitos bsicos sobre o metabolismo energtico . Identificar e diferenciar os diversos carburantes utilizados na actividade desportiva. . Descrever a importncia das reservas de glicognio muscular e heptico na gnese da fadiga desportiva. . Identificar a contribuio das vitaminas e minerais na nutrio desportiva . Descrever a importncia da hidratao na sade e no rendimento desportivo.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica e adequa as necessidades energticas e de nutrientes e relaciona-as com a modalidade desportiva onde se insere. . Adequa as necessidades nutricionais ao planeamento de treino. . Promove a obteno dos requisitos dirios de vitaminas e minerais atravs da alimentao e desvaloriza as necessidades de suplementos. . Elabora um plano adequado de hidratao e reconhece os sinais de desidratao.

. Teste escrito.

47

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo - Modalidades Individuais


GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. Carga de treino e processos adaptativos 2. O Treino Desportivo como um sistema integrado 3. O treino das qualidades fsicas 4. A sesso de treino

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1 1 2 2 Total 6

1/0 1/0 2/0 2/0 6/0

48

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Carga de treino e processos adaptativos


1.1 Modelo simplificado da supercompensao 1.1.1 Estmulo de treino e repercusses no organismo noo de carga de treino 1.1.2 Fadiga e recuperao como processos internos de adaptao 1.1.3 Heterocronismo dos processos de adaptao 1.2 Noes bsicas da organizao do treino desportivo 1.2.1 Especificidade biolgica e especificidade metodolgica nos exerccios de treino 1.2.2 Sobrecarga, progresso e individualizao no processo de treino 1.2.3 Desempenho desportivo e treinabilidade: maturao biolgica e desenvolvimento do desempenho competitivo 1.3 O exerccio de treino 1.3.1 Caracterizao da carga de treino associada a um exerccio 1.3.1.1 Carga interna e carga externa 1.3.1.2 Componentes da carga: volume e intensidade 1.3.2 Estrutura do exerccio de treino 1.3.3 Classificao dos exerccios de treino
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e relacionar os conceitos de carga de treino e de processos adaptativos.

. Interpreta as situaes concretas de treino no mbito da sua experincia como atleta ou treinador luz dos conceitos formulados.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos.

SUBUNIDADE 2.

O Treino Desportivo como um sistema integrado


2.1 A competio desportiva 2.2 Os factores do treino desportivo e sua integrao

49

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

2.2.1 Treino tcnico 2.2.1.1 Eficcia tcnica 2.2.1.2 Modelos tcnicos 2.2.1.3 As capacidades coordenativas e o domnio das tcnicas desportivas 2.2.2 Treino fsico as qualidades fsicas: definio e inter-relao 2.2.2.1 Resistncia 2.2.2.2 Fora 2.2.2.3 Velocidade 2.2.2.4 Flexibilidade 2.2.3 Treino tctico 2.2.3.1 Definio e objectivo do comportamento tctico 2.2.3.2 As fases do comportamento tctico 2.2.3.3 As diferentes fases da aprendizagem da tctica desportiva 2.2.4 Treino psicolgico 2.3 Periodizao - noes bsicas 2.3.1 A forma desportiva 2.3.2 Ciclos de preparao e competio 2.3.3 Estruturas de periodizao
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e relacionar o treino desportivo como um sistema integrado.

. Interpreta as situaes concretas de treino no mbito da sua experincia como atleta ou treinador luz dos conceitos formulados.

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos.

50

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 3.

O treino das qualidades fsicas


3.1 Resistncia 3.1.1 As fontes energticas adaptaes aerbias e anaerbias 3.1.2 Resistncia geral e processos de especializao no treino desportivo 3.1.3 Modelos de interveno bsicos caracterizao breve 3.1.3.1 Mtodos contnuos 3.1.3.2 Mtodos por intervalos 3.1.3.3 Treino da resistncia na infncia e na adolescncia 3.2 Fora 3.2.1 Condicionantes neuromusculares e caracterizao das manifestaes da fora no treino desportivo 3.2.2 Fora geral e processos de especializao da fora no treino desportivo 3.2.3 Modelos de interveno bsicos caracterizao breve 3.2.3.1 Desenvolvimento muscular geral 3.2.3.2 Treino em circuito 3.2.4 Treino da fora na infncia e na adolescncia 3.3 Velocidade 3.3.1 Condicionantes neuromusculares e nervosas 3.3.2 Expresses da velocidade no mbito desportivo 3.3.3 Modelos de interveno bsicos caracterizao breve 3.3.3.1 Tcnica, coordenao e velocidade 3.3.3.2 Treino do tempo de reaco 3.3.4 Treino da velocidade na infncia e na adolescncia 3.4 Flexibilidade 3.4.1 Condicionantes neuromusculares e nervosas e formas de flexibilidade no mbito desportivo 3.4.2 Modelos de interveno bsicos caracterizao breve 3.4.2.1 Mtodos activos 3.4.2.2 Mtodos passivos 3.4.3 Treino da flexibilidade na infncia e na adolescncia
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Prescrever exerccios bsicos para o treino das qualidades fsicas, adaptando-as aos objectivos e ao grupo-alvo.

. Elabora exerccios de treino fsico de acordo com a idade e fase de desenvolvimento dos atletas, diferenciando preparao geral e especfica.
Continua

51

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Continuao

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Construir tarefas de treino perante um conjunto de condicionantes apresentadas (caractersticas do atleta e dinmica do processo de treino).

SUBUNIDADE 4.

A sesso de treino
4.1 Plano da sesso de treino 4.1.1 Definio de objectivos 4.1.2 Adequao dos recursos disponveis 4.1.3 Seleco de exerccios 4.1.4 Formas de avaliao do grau de consecuo da sesso 4.2 Estrutura da sesso de treino 4.2.1 Parte introdutria 4.2.2 Parte preparatria 4.2.3 Parte principal 4.2.4 Parte final 4.3 Tipos de sesso de treino 4.3.1 Sesso de aprendizagem 4.3.2 Sesso de repetio 4.3.3 Sesso de controlo e avaliao 4.4 Gesto dos factores psicolgicos que influenciam a eficcia da sesso de treino: motivao, agonismo e cooperao 4.5 Gesto do esforo e da fadiga
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear sesses de treino perante objectivos e recursos disponveis, respeitando os princpios metodolgicos da organizao da sesso e adaptando-a s caractersticas dos atletas.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora, discute e critica situaes concretas de planos de sesso com conjugao de diversos factores de treino e diversas qualidades fsicas.

. Trabalho individual - Elaborao de planos de sesso de treino perante condies propostas (objectivos, fase da poca, dinmica da carga e caractersticas do grupo-alvo).

52

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo - Modalidades Colectivas


GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. RENDIMENTO DESPORTIVO 2. Planeamento da Formao Desportiva 3. Sesso de Treino

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1,5 3 1,5 Total 6

1,5 / 0 3/0 1,5 / 0 6/0

53

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

rendimento desportivo
1.1 Conceitos e modelos estruturais 1.2 Unidade do processo treino/competio (diagnstico, planificao, aplicao e controlo) 1.3 Exerccio de treino como elemento integrador dos diferentes componentes do treino 1.4 O treino e a melhoria do rendimento desportivo 1.4.1 Conceitos e definies 1.4.2 Carga de treino e adaptao 1.5 Princpios do treino 1.5.1 Princpios pedaggicos do treino 1.5.2 Princpios sobre a construo e organizao do treino 1.5.3 Princpios da aplicao dos mtodos e contedos do treino
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever, relacionar e aplicar os conceitos inerentes ao processo de melhoria do rendimento desportivo.

. Aplica e justifica os conceitos, as componentes e os processos do rendimento desportivo e da sua melhoria. . Planifica as actividades de treino aplicando os princpios do treino.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalho sujeito a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

Planeamento da Formao Desportiva


2.1 Justificao da construo do desenvolvimento dos jovens atletas a longo prazo 2.2 Fases da construo do rendimento a longo prazo 2.3 Definio dos principais objectivos / contedos das vrias fases de preparao a longo prazo 2.4 Treinabilidade das componentes-chave da prestao (resistncia, flexibilidade, fora, velocidade, capacidades coordenativas) 2.5 Importncia das competies no desporto das crianas e jovens

54

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

2.6 Tipo de periodizao do treino a adoptar


COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalho sujeito a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 3.

Sesso de Treino
3.1 Estrutura da sesso de treino 1.3.1 Parte introdutria 1.3.2 Parte preparatria 1.3.3 Parte principal 1.3.4 Parte final 3.2 Planeamento da sesso de treino 3.2.1 Definir os objectivos 3.2.2 Seleccionar contedos 3.2.3 Organizao prvia da sesso de treino 3.2.4 Registo e a avaliao da sesso de treino 3.2.5 O exerccio de treino 3.2.6 A construo dos exerccios de treino 3.2.7 Indicadores bsicos do controlo do treino 3.3 Tipos de sesso de treino 3.3.1 Sesso de aprendizagem 3.3.2 Sesso de repetio 3.3.3 Sesso de controlo e avaliao

55

Grau III

Grau II

. Identificar as fases e os contedos do treino . Elabora planos de treino enquadrados nas diferentes fases de desenvolvimento da que compem o processo de formao carreira desportiva. desportiva a longo prazo. . Planifica a participao de crianas e jovens . Adoptar os princpios de integrao da em competio luz dos princpios de competio no processo de preparao de integrao. crianas e jovens.

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e especificar os factores que configuram a sesso de treino. . Planificar sesses de treino em funo dos objectivos e recursos disponveis, respeitando os princpios metodolgicos da organizao da sesso e as caractersticas dos atletas.

. Diagnostica e caracteriza os praticantes/ equipa de forma contextualizada. . Elabora planos de treino de acordo com os objectivos definidos e os recursos disponveis, respeitando os princpios metodolgicos da organizao da sesso de treino e as caractersticas dos atletas. . Organiza, dirige e avalia a sesso de treino.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de planos de sesso de treino, considerando: objectivos, fase da poca, dinmica da carga, caractersticas do grupo-alvo. . Teste oral e/ou escrito.

56

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Luta contra a Dopagem


GRAU DE FORMAO_ I /

1. Fundamentos da luta contra a dopagem

2 Total 2

2/0 2/0

57

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Fundamentos da luta contra a dopagem


1.1 Objectivos da luta contra a dopagem 1.1.1 Preservao da verdade desportiva 1.1.2 Preservao da sade do praticante desportivo 1.1.3 Preservao do esprito desportivo 1.2 Controlos de dopagem: em competio e fora de competio 1.2.1 Objectivos 1.2.2 Procedimentos 1.3 Educao e informao 1.3.1 Lista de substncias e mtodos proibidos 1.3.2 Sistema de autorizao de utilizao teraputica 1.3.3 Suplementos nutricionais
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os principais objectivos da luta contra a dopagem. . Identificar e descrever os objectivos dos controlos de dopagem e conhecer os respectivos procedimentos. . Identificar os elementos bsicos das estratgias de educao e informao sobre a luta contra a dopagem.

. Identifica os diferentes objectivos da luta contra a dopagem. . Conhece os objectivos e as diferentes etapas dos controlos de dopagem em competio e fora de competio. . Identifica e est pronto a transmitir aos praticantes desportivos os elementos bsicos das estratgias de educao e informao sobre a luta contra a dopagem.

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

58

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Desporto para Pessoas com Deficincia


GRAU DE FORMAO_ I /

SUBUNIDADES 1. Deficincia em Portugal 2. Desporto para Todos

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

0,5 0,5 Total 1

0,5 / 0 0,5 / 0 1/0

59

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Deficincia em Portugal
1.1 Deficincia em Portugal: Nenhum pas se pode dar ao luxo de virar as costas a 10% da sua populao 1.2 Desporto como factor de integrao 1.3 Desporto como forma de capacitar pessoas com deficincia
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Diagnosticar e perspectivar conhecimentos . Promove formas de relacionamento desportivo entre pessoas com e sem e aptides, sobre a deficincia em Portugal. deficincia. . Interpretar o desporto como forma de . Promove o desporto como meio de integrao e capacitao. integrao e capacitao.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste prtico: Simulao de sesso de treino (integrao do atleta com deficincia; adaptao ao contexto da modalidade e sesso de treino).

SUBUNIDADE 2.

DeSPORTO PARA TODOS


2.1 Preparar e qualificar treinadores para o Desporto Adaptado 2.1.1 Adaptar a modalidade 2.1.2 Adaptaes ao treino 2.1.3 Comunicao: treinador atleta (com deficincia) 2.1.4 Comunicao: atleta com deficincia equipa/turma/classe
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Interpretar e distinguir as vrias deficincias. . Organizar e planificar adaptaes na modalidade e treino, consoante a situao.

. Adequa os exerccios da modalidade e sesso de treino s limitaes do atleta.

60

Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Utiliza formas de comunicao (verbal ou cinestsica) ajustadas ao tipo de deficincia dos atletas. . Relaciona a turma/classe/ equipa com o atleta com deficincia de forma homognea.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste prtico: Simulao de sesso de treino (integrao do atleta com deficincia; adaptao ao contexto da modalidade e sesso de treino).

61

Grau III

Grau II

Grau I

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Grau II

3.

63

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Perfil Profissional
O Grau II corresponde ao primeiro nvel de formao em que concedido ao treinador de desporto a possibilidade de treinar autonomamente praticantes em todas as etapas da carreira desportiva. Todavia, o Grau III que especialmente confere qualificaes para o treino do mais alto nvel de rendimento desportivo da modalidade1. O Grau II , portanto, um patamar decisivo para a consolidao dos alicerces de filiao e comprometimento com a sua actividade profissional, exigindo a aquisio das competncias profissionais mnimas reivindicadas para o exerccio profissional autnomo e, simultaneamente, tendentes optimizao nos nveis subsequentes de formao, isto : Grau III e Grau IV. A qualificao adquirida neste nvel de formao representa um momento determinante da sua carreira, correspondendo consolidao de uma vontade e clara definio de uma opo pelo exerccio da funo. Perspectiva-se que os eventuais factores ocasionais e/ou transitrios que inicialmente o incitaram a abraar a carreira de treinador, sejam transformados, neste nvel de formao, numa convico intrnseca e autntica para o exerccio pleno da actividade de treinador de desporto. Entre as competncias necessrias ao exerccio da funo do treinador de Grau II salientam-se as de planear, organizar, implementar e avaliar autonomamente a actividade dos praticantes no
1 Embora, no quadro da lei, o Treinador de Grau II possa assumir funes de treinador autnomo no treino de alto rendimento, as federaes desportivas devem: (i) promover a formao de treinadores de grau superior, uma vez que so estes os especialmente vocacionados para este nvel de interveno profissional e (ii) valorizar, no mbito das atribuies definidas no Artigo 12 do DL 248-A/2008, de 31 de Dezembro, as diferenas existentes nos perfis de formao de Grau II e Grau III, especialmente no que respeita ao treino de alto rendimento desportivo.

65

Grau III

Grau II

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

contexto de treino e de competio, tanto na perspectiva micro, situada na sesso de treino ou de unidade de competio, como na perspectiva macro, ao nvel do planeamento anual. Ademais, por ser responsvel directo pela formao desportiva, especialmente de crianas e jovens, ter de conhecer profundamente, para o exerccio autnomo da sua actividade, as determinantes de desenvolvimento desportivo de longo prazo, ao nvel pessoal, social e desportivo. Complementarmente, considera-se importante a sua participao na implementao de planos e ordenamentos estratgicos definidos por profissionais com grau superior, bem como a assumpo de tarefas de coordenao e superviso de equipas tcnicas de profissionais de Grau inferior (Grau I) ou idntico, no caso de no existirem treinadores de Grau III ou IV na estrutura organizacional da entidade desportiva onde actua. semelhana do Treinador de Grau I, o Treinador de Grau II ter duas agendas na formao certificadora de nvel: uma formatada em unidades curriculares e uma outra que integra o estgio profissionalizante. A distribuio da carga horria obedece, do mesmo modo, ao primado da equidade entre formao geral e especfica da modalidade, um total mnimo de 123 horas, enquanto que o estgio profissionalizante ocupa 800 horas, distribudas ao longo de uma poca desportiva, assumindo a formao, para este Grau, um total de 923 horas. Neste mbito requerido a atribuio ao treinador em formao de tarefas de colaborao activa e participante no mbito do processo de planeamento, implementao, conduo e avaliao do treino e da competio. O estgio profissionalizante dever, obrigatoriamente, ser acompanhado por um Tutor.

OBJECTIVO GLOBAL DA ACTIVIDADE


Treinar autonomamente, ou coadjuvando titulares de grau igual ou superior, praticantes em todas as etapas de formao desportiva; implementar planos e ordenamentos estratgicos definidos por profissionais com Cdula de grau superior; coordenar e supervisionar equipas tcnicas de profissionais de Grau I ou II.

ACTIVIDADES
1. 2. 3. 4. 5. Elabora o plano anual de treino. Elabora as subestruturas do plano anual. Elabora o plano anual de competio. Planeia a sesso de treino e a participao competitiva. Organiza, dirige e avalia a sesso de treino.

66

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS
SABERES 1. Tem conhecimentos sobre tica desportiva e deontologia profissional do treinador. 2. Tem conhecimento da modalidade desportiva adequado ao nvel de interveno. 3. Tem conhecimentos acerca das determinantes do processo de desenvolvimento desportivo do praticante a longo prazo. 4. Tem conhecimentos acerca dos diferentes estilos de ensino. 5. Tem conhecimentos acerca da formulao de objectivos de preparao e de competio. 6. Conhece diferentes modelos de planeamento anual do treino e as suas diferentes componentes. 7. Tem conhecimentos nutricionais aplicveis optimizao do processo de treino e de competio. 8. Tem conhecimentos sobre os procedimentos de organizao, gesto e avaliao do treino. 9. Tem conhecimentos acerca do processo de avaliao e controlo do treino e da capacidade de rendimento desportivo. 10. Tem conhecimentos sobre os procedimentos de organizao e avaliao do desempenho da equipa tcnica. 11. Tem conhecimentos elementares acerca do processo de formao de treinadores. 12. Tem conhecimentos que lhe permitem identificar talentos desportivos da modalidade e encaminh-los convenientemente tendo em vista o processo de formao desportiva a longo prazo. 13. Tem conhecimentos que lhe permitem participar na anlise e avaliao dos adversrios e demais participantes na sua modalidade desportiva.

67

Grau III

Grau II

6. Realiza programas elementares de avaliao e controlo do treino e da capacidade de rendimento desportivo do praticante e da equipa. 7. Organiza, orienta e avalia a participao dos praticantes em competio. 8. Participa na anlise e avaliao de adversrios e demais participantes. 9. Participa no planeamento plurianual da actividade de treino. 10. Participa na gesto da equipa tcnica. 11. Participa na identificao de talentos e na construo da carreira desportiva dos praticantes. 12. Elabora e mantm actualizado o Dossi de Treino. 13. Participa na formao em exerccio de treinadores de Grau I.

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SABERES-FAZER 1. Utiliza tcnicas e estratgias de comunicao adequadas s circunstncias. 2. Dirige os praticantes na sesso de treino, assegurando o exerccio das competncias de ensino fundamentais (explicao, demonstrao, observao e correco). 3. Avalia o treino dos praticantes, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. 4. Organiza competies no formais, criando condies de equidade de participao e valorizando o gosto pela modalidade e o esprito desportivo. 5. Organiza e orienta os praticantes na preparao e na participao na competio, assegurando as condies de segurana e a salvaguarda dos mais elevados valores ticos da prtica desportiva. 6. Avalia os praticantes a equipa em competio, analisando as atitudes, os comportamentos e os resultados alcanados. 7. Participa na concepo do planeamento da actividade de treino e de competio. 8. Participa no recrutamento de praticantes para a prtica da modalidade desportiva. 9. Promove o registo de toda a informao da unidade de treino e da competio, pertinente para a monitorizao da carreira desportiva do praticante. 10. Aplica tcnicas elementares de primeiros socorros e de suporte bsico de vida e identifica os estados traumticos que justificam o recurso a agentes especializados. 11. Participa na construo da carreira desportiva dos praticantes, zelando pelo respectivo desenvolvimento a longo prazo e promove o registo da informao pertinente para a monitorizao da carreira desportiva do praticante. SABERES-SER 1. Valoriza estilos de comunicao adaptveis s circunstncias. 2. Promove o comprometimento individual do praticante perante a equipa e o clube, bem como a fidelizao modalidade e prtica desportiva. 3. Desenvolve, nos praticantes, atitudes e comportamentos deliberados consentneos com as exigncias da prtica desportiva a longo prazo. 4. Promove o esprito desportivo. 5. Promove o relacionamento interpessoal na prtica desportiva, com vista ao desenvolvimento de um bom nvel de colaborao, especialmente no que se refere ao suporte parental. 6. Adapta-se a diferentes culturas e contextos sociais desportivos. 7. Promove comportamentos e atitudes dignificantes do praticante desportivo. 8. Promove atitudes e comportamentos consentneos com a funo social que desempenha. 9. Promove, nos praticantes, a adopo duradoura de um estilo de vida saudvel, consentneo com a condio de desportista.

68

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

CONDIES DE ACESSO
1. 2. 3. 4. Idade mnima de 18 anos. Possuir o 12 ano de escolaridade. Ser possuidor da Cdula de Treinador de Desporto (CTD) de Grau I. Possuir, pelo menos um ano, de exerccio profissional efectivo da funo de Treinador de Grau I. 5. Ter concretizado o plano anual de formao contnua exigido para a atribuio de CTD de Grau I, nos termos da lei.

SADAS PROFISSIONAIS
Treinador de todas as etapas da carreira desportiva. Coordenador da actividade de treinadores do mesmo Grau ou inferior. Treinador Adjunto de treinadores com qualificao igual ou superior em todas as etapas de formao desportiva, incluindo o mais alto nvel da modalidade.

69

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Unidades de Formao, Cargas Horrias e Autores Grau II


UNIDADES DE FORMAO 1. Psicologia do desporto 2. Pedagogia do desporto 3. Teoria e metodologia do treino desportivo - ModALIDADES Individuais 3. 4. Teoria e metodologia do treino desportivo - Modalidades Colectivas 4. tica e deontologia profissional 5. Luta contra a dopagem 6. Fisiologia do exerccio 7. Biomecnica do desporto 8. Nutrio, treino e competio 9. Traumatologia do desporto 10. Desporto para Pessoas com Deficincia HORAS AUTORES Sidnio Serpa Olmpio Coelho Francisco Alves Paulo Cunha Teotnio Lima Lus Horta Gomes Pereira Joo Paulo Vilas-Boas Cludia Minderico Raul Oliveira Jos Silva

10
16 2 3 8 6 4 4 2

Total

63

70

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Psicologia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ II /

1. A organizao do comportamento do praticante e a gesto de objectivos 2. Anlise da prestao individual 3. As emoes e a prtica desportiva 4. A coeso e o ambiente de grupo 5. A formao tica do praticante

1,5 1,5 2 2 1

1,5 / 0 1,5 / 0 2/0 2/0 1/0 8/0

Total

71

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

A organizao do comportamento do praticante e a gesto de objectivos


1.1 A gesto pessoal do comportamento 1.1.1 Domnio relacional 1.1.2 Domnio do desempenho do atleta 1.2 Os princpios da gesto por objectivos 1.3 Caractersticas dos objectivos 1.4 Os objectivos de tarefa e de resultado 1.5 A avaliao e o controle dos objectivos
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Conhecer os princpios da utilizao de objectivos na gesto do comportamento.


FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Estabelece um programa de objectivos de acordo com princpios tcnicos.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos.

SUBUNIDADE 2.

Anlise da prestao individual


2.1 Antecedentes e consequentes psicolgicos da prestao 2.2 A atribuio causal 2.2.1 Estabilidade das causas 2.2.2 Locus de causalidade 2.3 A educao da anlise individual da prestao
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar a influncia do tipo de atribuio . Demonstra a capacidade de intervir junto dos praticantes na anlise dos factores que causal no empenhamento e eficcia do influenciam os resultados. comportamento em desporto.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos.

72

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 3.

As emoes e a prtica desportiva


3.1 O significado pessoal da situao desportiva e as reaces emocionais competio 3.2 As emoes positivas e negativas 3.3 A auto-confiana 3.3.1 Gesto do sucesso 3.3.2 Gesto eficaz dos objectivos 3.3.3 Gesto do pensamento 3.3.4 Adaptao progressiva (dessensibilizao) 3.3.5 Utilizao de modelos 3.3.6 Organizao de rotinas 3.3.7 Imagens mentais 3.3.8 Processo atributivo 3.4 O stress e a ansiedade competitiva 3.4.1 Stress do treino 3.4.2 Stress da vida diria 3.5 A adaptao emocional e a gesto do envolvimento. O treino modelado 3.5.1 Palestra pr-competio, ou no intervalo 3.5.2 O treino modelado
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Distinguir os diferentes tipos de emoes. . Identificar os factores que influenciam as emoes. . Descrever e diferenciar as estratgias interpessoais facilitadoras da regulao emocional.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica as emoes dos atletas. . Gere os factores que influenciam as emoes dos atletas. . Organiza o treino e as relaes interpessoais no sentido criar um clima emocional positivo.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos.

73

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 4.

A coeso e o ambiente de grupo


4.1 A dinmica grupal 4.2 A atraco e a integrao no grupo 4.2.1 Formao 4.2.2 Perturbao 4.2.3 Normalizao 4.2.4 Realizao 4.3 Os factores de tarefa e sociais 4.3.1 O envolvimento 4.3.2 Factores pessoais 4.3.3 Liderana 4.3.4 Equipa
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os conceitos associados dinmica do grupo desportivo. . Diferenciar e caracterizar os estados de evoluo da equipa desportiva. . Distinguir e caracterizar os factores que influenciam a dinmica do grupo desportivo.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Relaciona a dinmica do grupo desportivo e os comportamentos individuais. . Identifica o estado de maturao da equipa. . Gere os factores que influenciam a dinmica do grupo.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos.

SUBUNIDADE 5.

A formao tica do praticante


5.1 As condutas sociais e os comportamentos agressivos 5.1.1 Agressividade 5.1.2 Assertividade 5.1.3 Agresso e violncia no desporto - Declarao de princpios sobre da Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto (ISSP)

74

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

5.2 Os aspectos psicolgicos da dopagem 5.2.1 Causas fsicas 5.2.2 Causas psicolgicas 5.2.3 Causas sociais
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Diferenciar as caractersticas do comportamento agressivo e do comportamento assertivo. . Descrever e identificar os factores psicolgicos da dopagem.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Demonstra que sabe incutir nos atletas comportamentos de fair play evitando as condutas agressivas. . Controla os factores de risco de condutas dopantes.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos.

75

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Pedagogia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ II /

SUBUNIDADES 1. o papel do treinador de grau II e da pedagogia na formao dos praticantes e no processo de desenvolvimento desportivo 2. A interveno pedaggica no treino e na competio 3. Os pais na prtica desportiva das crianas e jovens

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

3 5 2 10

3/0 5/0 2/0 10 / 0

Total

76

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

o papel do treinador de grau II e da pedagogia na formao dos praticantes e no processo de desenvolvimento desportivo
1.1 O Teinador de Grau II no contexto do Plano Nacional de Formao de Treinadores 1.1.1 O teino desportivo um processo pedaggico e de ensino 1.2 As responsabilidades do Treinador de Grau II 1.2.1 O que nos mostra a realidade? 1.2.2 O que fazer para mudar a realidade? 1.2.3 A funo de tutoria do Treinador de Grau II 1.3 O perfil do Treinador de Grau II 1.3.1 Princpios para definir o perfil do Treinador de Grau II 1.3.1.1 Desenvolver atitudes saudveis perante a vitria e a derrota 1.3.1.2 Ser paciente perante os erros e as dificuldades de aprendizagem 1.3.1.3 Relativizar o conceito de sucesso 1.3.1.4 Criar um ambiente facilitador da aprendizagem 1.3.1.5 Ser imparcial 1.3.1.6 Abrir linhas de comunicao 1.3.1.7 Promover o esprito desportivo 1.3.1.8 Regular a superao 1.3.1.9 Adequar os modelos de preparao e de competio ao desporto juvenil: uma questo pedaggica 1.3.1.9.1 A importncia dos modelos de preparao e competio no desporto juvenil
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Perspectivar a funo do treinador/a como de natureza cultural, com implicaes sociais, exigindo competncias tcnicas e competncias pedaggicas. . Adoptar uma viso ampla da Pedagogia aplicada em contexto desportivo identificando o seu objectivo nuclear e os factores condicionantes da sua eficcia.

. Identifica e relaciona os tipos de interdependncia entre a abordagem pedaggica do desporto, a formao dos praticantes e o desenvolvimento da modalidade. . Descreve e relaciona as caractersticas que configuram a filosofia do Treinador de Grau II adequada ao seu contexto especfico de interveno.

Continua

77

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar o treino desportivo como um processo pedaggico e de ensino indissocivel de preocupaes formativas e educativas. . Identificar o pensamento (sistema de valores) como determinante da natureza das prticas. . Identificar os princpios essenciais para definir o perfil adequado (filosofia) do Treinador de Grau II. . Identificar os contornos essenciais do contributo do treinador para o desenvolvimento desportivo e da modalidade.

. Identifica o sistema de valores e o contexto grupal como reguladores da eficcia da interveno pedaggica. . Perspectiva a interveno pedaggica como um processo persuasivo, exercido com pacincia e persistncia e suportado na informao e no exemplo. . Identifica os factos que evidenciam a interdependncia entre as decises metodolgicas e as preocupaes pedaggico-didcticas. . Identifica as suas responsabilidades na formao dos praticantes e na formao dos candidatos a treinadores de Grau I . Identifica a Pedagogia como um espao de reflexo e um instrumento de interveno sobre a realidade.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do desporto infanto-juvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

SUBUNIDADE 2.

a interveno pedaggica no treino e na competio


2.1 Bases da interveno pedaggica no treino 2.1.1 Estruturar as intervenes em funo dos graus de competncia e empenhamento 2.1.2 Informar o praticante quanto ao grau de ateno que lhe dispensado 2.1.3 Usar com critrio o elogio e a repreenso 2.1.4 Utilizar a comunicao verbal e no verbal 2.1.5 Saber ouvir 2.2 A unidade de treino - procedimentos essencias

78

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

2.2.1 Planear a unidade de treino 2.2.2 Chegar antes do incio formal do treino 2.2.3 Comear o treino hora prevista 2.2.4 Observar e intervir durante o desenrolar da sesso 2.2.5 Registar, aps o fim da sesso, as notas memorizadas 2.3 Aprender e ensinar: a abordagem dos contedos 2.3.1 Condies essenciais para ensinar as habilidades tcnicas 2.3.1.1 Seleccionar os contedos do programa de ensino 2.3.1.2 Conhecer os contedos do programa de ensino 2.3.1.3 Desenvolver um ambiente (clima) adequado apredizagem 2.3.1.4 Usar uma metodologia de ensino adequada A Bases gerais do ensino e treinos desportivos B O ciclo de apresentao-prtica-correco 2.4 A interveno pedaggica na competio
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar os principais pressupostos comu nicacionais e metodolgicos para uma adequada interveno no treino e na competio. . Perspectivar a aprendizagem como um pro cesso complexo envolvendo factores condicionantes e facilitadores. . Conhecer os procedimentos relativos organiza o e gesto da unidade de treino que contribuem para a eficcia da interveno pedaggica. . Identificar as caractersticas especficas de cada modalidade ou famlia de modalidades e a sua repercusso no respectivo processo ensino -aprendizagem.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Identifica as caractersticas fundamentais da habilidade comunicacional. . Organiza o programa de ensino (seleco de contedos). . Descreve em pormenor os contedos do programa de ensino. . Identifica as consequncias operacionais decorrentes dos factores condicionantes e facilitadores da aprendizagem. . Identifica as caractersticas intrnsecas do processo ensino-aprendizagem e, em particular, do ciclo apresentao-prtica/ correco.

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do desporto infanto-juvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

79

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 3.

Os pais na prtica desportiva das crianas e jovens


3.1 O importante papel dos pais 3.2 O Treinador de Grau II: estratgias bsicas para lidar com os pais
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Adoptar uma atitude positiva face aos pais. . Identificar os diferentes tipos de pais. . Planificar as bases de uma estratgia para lidar com os pais.

. Descreve as razes que justificam adoptar uma atitude positiva perante os pais. . Identifica as expectativas dos pais relativamente ao desempenho desportivo dos filhos. . Elabora e descreve os aspectos fundamentais de uma estratgia para lidar com os pais. . Elabora um programa de formao tendo como alvo os pais.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa. . Teste oral e/ou escrito. . Anlise e interpretao de situaes reais ocorridas no contexto do desporto infanto-juvenil. . Anlise e interpretao crtica de textos seleccionados.

80

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo - Modalidades Individuais


GRAU DE FORMAO_ II /

SUBUNIDADES 1. Fundamentos do processo de treino desportivo 2. O treino das qualidades fsicas: a resistncia 3. O treino das qualidades fsicas: a fora 4. O treino das qualidades fsicas: a velocidade 5. O treino das qualidades fsicas: a flexibilidade 6. A optimizao da tcnica desportiva 7. Interveno tctica e gesto da situao de competio 8. Planeamento do treino 9. Planeamento do processo de formao desportiva

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

2 2 2 1 1 1 1 3 3 16

2/0 2/0 2/0 1/0 1/0 1/0 1/0 3/0 3/0 16 / 0

Total

81

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Fundamentos do processo de treino desportivo


1.1 Objectivos do treino desportivo 1.2 Definio e anlise do desempenho desportivo 1.3 Estado de treino e estado de preparao: a forma desportiva 1.4 Fadiga e recuperao no processo de treino 1.4.1 Durao e heterocronismo dos processos de fadiga e recuperao 1.4.2 Nveis de fadiga no treino desportivo 1.4.3 Sobressolicitao e sobretreino como estados limite na aplicao das cargas de treino 1.5 Modelos gerais explicativos do rendimento desportivo 1.5.1 Modelo unifactorial (supercompensao) 1.5.2 Modelo bifactorial (fadiga desempenho) 1.5.3 Modelos no-lineares 1.6 Os princpios do treino desportivo 1.6.1 Os princpios biolgicos 1.6.2 Os princpios metodolgicos 1.6.3 Os princpios pedaggicos
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Interpreta as situaes concretas de . Descrever e relacionar os conceitos treino no mbito da sua experincia como associados aos fundamentos do processo de atleta ou treinador, luz dos conceitos treino desportivo. formulados.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Perante exemplos retirados da prtica desportiva, integra-os numa discusso alargada dos temas apresentados.

82

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 2.

O treino das qualidades fsicas: a resistncia


2.1 Princpios metodolgicos para a organizao do treino da resistncia: as zonas de intensidade e o seu fundamento fisiolgico 2.2 Mtodos de treino da resistncia 2.2.1 Mtodo de treino contnuo 2.2.1.1 Mtodo de treino contnuo uniforme 2.2.1.2 Mtodo de treino contnuo variado 2.2.2 Mtodos por intervalos 2.2.2.1 Mtodo de treino intervalado 2.2.2.2 Mtodo de treino de repeties 2.2.3 Mtodo de competio e controlo 2.2.4 Organizao de exerccios em circuito visando a resistncia 2.3 A utilizao dos diferentes mtodos de treino da resistncia na preparao geral (de base), especial e especfica 2.4 Avaliao da resistncia aerbia 2.5 Avaliao da resistncia anaerbia
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Elabora, discute e critica tarefas de treino . Planear exerccios de treino da resistncia para o desenvolvimento da resistncia. perante objectivos e contextos de preparao . Discute e interpreta resultados de testes de variados, respeitando os princpios metodoresistncia. lgicos e adaptando-os s caractersticas dos atletas. . Identificar e descrever formas de avaliao da resistncia.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

83

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 3.

O treino das qualidades fsicas: a fora


3.1 Factores condicionantes da capacidade de produo de fora: factores nervosos e factores musculares. A curva fora-tempo 3.2 Componentes e formas de manifestao da fora muscular 3.2.1 Fora mxima: fora limite, fora absoluta e fora relativa; fora isomtrica e excntrica mximas. Hipertrofia muscular e desempenho de fora 3.2.2 Fora rpida: taxa mxima de produo de fora ou fora explosiva; taxa inicial de produo de fora ou fora inicial; fora reactiva. O ciclo muscular de alongamento-encurtamento 3.2.3 Fora resistente 3.3 Tipos de resistncias exteriores a utilizar no treino da fora 3.3.1 Constantes 3.3.2 Variveis 3.3.2.1 Progressivas 3.3.2.2 Acomodativas. 3.3.3 Isocinticas 3.4 Mtodos de treino da fora 3.4.1 Os mtodos da hipertrofia muscular 3.4.2 Os mtodos da taxa mxima de produo de fora 3.4.3 Os mtodos mistos 3.4.4 Os mtodos reactivos 3.5 A utilizao dos diferentes mtodos de treino da fora na preparao geral, especial e especfica 3.6 Avaliao da fora 3.6.1 Determinao de uma repetio mxima 3.6.2 Determinao do dfice de fora 3.6.3 Avaliao da fora reactiva 3.6.4 Avaliao da fora resistente
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear exerccios de treino da fora perante objectivos e contextos de preparao variados, respeitando os princpios metodolgicos e adaptando-os s caractersticas dos atletas.

. Elabora, discute e critica tarefas de treino para o desenvolvimento da fora. . Discute e interpreta resultados de testes de fora.

84

Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever formas de avaliao da fora.


FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 4.

O treino das qualidades fsicas: a velocidade


4.1 Velocidade 4.2 Delimitao conceptual. Velocidade, agilidade e rapidez 4.3 Factores condicionantes gerais da velocidade (nervosos, metablicos, neuromusculares e psicolgicos) 4.4 Metodologia do desenvolvimento das vrias expresses da velocidade 4.4.1 Tempos de reaco simples e complexa 4.4.2 Velocidade de execuo 4.4.3 Capacidade de acelerao 4.4.4 Velocidade mxima 4.4.5 Velocidade resistente 4.5 A utilizao dos diferentes mtodos de treino da velocidade na preparao geral, especial e especfica 4.6 Avaliao da velocidade 4.6.1 Testes de velocidade mxima 4.6.2 Testes de velocidade resistente sprints repetidos
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear exerccios de treino da velocidade perante objectivos e contextos de preparao variados, respeitando os princpios metodolgicos e adaptando-os s caractersticas dos atletas. . Identificar e descrever formas de avaliao da velocidade.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora, discute e critica tarefas de treino para o desenvolvimento da velocidade. . Discute e interpreta resultados de testes de velocidade.

. Teste escrito.

85

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 5.

O treino das qualidades fsicas: a flexibilidade


5.1 Relevncia e potenciais desvantagens da flexibilidade no mbito do treino desportivo 5.2 Tipos de flexibilidade: esttica e dinmica; activa e passiva; geral e especfica 5.3 Meios e mtodos para o treino da flexibilidade: mtodo dinmico; mtodo esttico; exerccios activos e passivos; PNF 5.4 A utilizao dos diferentes mtodos de treino da flexibilidade na preparao geral, especial e especfica 5.5 Avaliao da flexibilidade
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear exerccios de treino da flexibilidade . Elabora, discute e critica tarefas de treino para o desenvolvimento da flexibilidade. perante objectivos e contextos de . Discute e interpreta resultados de testes de preparao variados, respeitando os flexibilidade. princpios metodolgicos e adaptando-os s caractersticas dos atletas. . Identificar e descrever formas de avaliao da flexibilidade.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 6.

A optimizao da tcnica desportiva


6.1 Desenvolvimento das capacidades coordenativas e domnio das tcnicas desportivas 6.2 As fases de desenvolvimento da tcnica desportiva 6.3 O exerccio tcnico: condicionantes na sua prescrio, orientao e avaliao 6.4 Avaliao da tcnica 6.5 Tcnica e qualidades fsicas
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

86

. Descrever os fundamentos e condicionalismos do treino da tcnica.

. Identifica as fases de desenvolvimento da tcnica e formas da sua avaliao.


Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever formas de avaliao tcnica em competio.


FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 7.

Interveno tctica e gesto da situao de competio


7.1 Objectivo do comportamento tctico 7.2 A natureza e as componentes do comportamento tctico 7.3 Princpios metodolgicos da formao tctica 7.4 Observao e avaliao do desempenho em situao de competio 7.5 Interveno prvia, concomitante e no seguimento da competio
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os fundamentos e condicionalismos do treino da tctica. . Identificar e descrever formas de avaliao tctica em competio.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica as fases de desenvolvimento da tctica e formas da sua avaliao.

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 8.

Planeamento do treino
8.1 As operaes do planeamento de uma poca de treino 8.1.1 O estudo prvio 8.1.1.1 Determinar o rendimento da poca anterior 8.1.1.2 Avaliar o grau de realizao dos objectivos definidos na poca anterior 8.1.1.3 Caracterizar o nvel de treino atingido na poca anterior quanto s componentes da carga de treino

87

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

8.1.1.4 Definir o perfil actual do atleta 8.1.1.5 Levantamento dos recursos disponveis 8.1.2 Definio de objectivos 8.1.2.1 Hierarquizao dos objectivos 8.1.2.2 Natureza dos objectivos no planeamento do treino desportivo 8.1.3 Calendrio competitivo 8.1.3.1 Estrutura do calendrio competitivo 8.1.3.2 Hierarquizao e seleco das competies 8.1.4 Racionalizao das estruturas intermdias (periodizao) 8.1.5 Seleco dos meios de interveno 8.1.6 Distribuio das cargas de treino 8.2 Estruturas de periodizao da poca de treino 8.2.1 A microestrutura 8.2.1.1 A sesso de treino 8.2.1.2 O microciclo 8.2.2 A mesoestrutura - O mesociclo 8.2.3 A macroestrutura O macrociclo, o ano de treino e os planos plurianuais 8.3 O macrociclo segundo o modelo de periodizao de Matveiev 8.3.1 A forma desportiva: aquisio, manuteno e perda temporria 8.3.2 Pressupostos tericos 8.3.3 Os perodos de preparao e o seu contedo
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear o treino ao nvel da micro, meso e macroestrutra, respeitando os princpios metodolgicos inerentes.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora, discute e critica situaes concretas de planos de treino, ao nvel da micro, meso e macroestrutra.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de planos ao nvel da micro, meso e macroestrutra do processo de treino perante condies propostas.

88

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 9.

Planeamento do processo de formao desportiva


9.1 A formao desportiva no quadro da carreira desportiva orientada 9.2 Treinabilidade e decises metodolgicas (multivariedade e progresso nas cargas de treino, e especializao gradual) 9.3 As fases de carreira de um atleta 9.4 O desenvolvimento dos vrios factores do desempenho competitivo ao longo das fases de evoluo do atleta 9.5 Periodizao do treino na formao desportiva e sua modificao ao longo das fases de evoluo do atleta 9.6 As competies como meio de formao (insubstituvel) a introduzir gradualmente
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de planos ao nvel da micro, meso e macroestrutra do processo de treino adequados a cada fase de desenvolvimento do atleta.

89

Grau III

. Planear o treino ao nvel da micro, meso e macroestrutra, respeitando os princpios metodolgicos e os condicionalismos biolgicos inerentes a cada fase de desenvolvimento da carreira do atleta.

. Elabora, discute e critica situaes concretas de planos de treino, ao nvel da micro, meso e macroestrutra, visando as diferentes fases de desevolvimento da carreira do atleta.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo - Modalidades Colectivas


GRAU DE FORMAO_ II /

SUBUNIDADES 1. Fundamentos do Treino Desportivo 2. O Treino das Qualidades Fsicas : a resistncia 3. O Treino das Qualidades Fsicas: a velocidade 4. O Treino das Qualidades Fsicas: a fora 5. O Treino das Qualidades Fsicas: a Flexibilidade 6. o treino das capacidades coordenativas 7. Planeamento e periodizao do processo anual de Treino Desportivo 8. Treino da Tcnica e da Tctica 9. Teoria da Competio Desportiva

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

2 1 1 3 0,5 1 3,5 3 1 Total 16

2/0 1/0 1/0 3/0 0,5 / 0 1/0 3,5 / 0 3/0 1/0 16 / 0

90

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Fundamentos do Treino Desportivo


1.1 O processo de adaptao do organismo humano 1.2 Mecanismos explicativos da adaptao 1.2.1 Sndroma geral de adaptao 1.2.2 Sobrecompensao 1.2.3 Reserva de adaptao 1.3 Carga de treino 1.3.1 Classificao da carga de treino 1.3.1.1 Quanto sua natureza 1.3.1.2 Em funo do modelo de periodizao utilizado 1.3.1.3 Grandeza da carga 1.3.1.4 Em funo da orientao 1.3.2 Componentes da carga de treino 1.3.2.1 Volume 1.3.2.2 Intensidade 1.3.2.3 Complexidade 1.3.2.4 Massa muscular solicitada 1.3.2.5 Tipo de execuo do exerccio 1.3.3 Relaes entre as vrias componentes da carga 1.4 Dimenso biolgica do Homem 1.5 Efeito da carga de treino 1.5.1 Efeito da carga segundo o seu aparecimento temporal 1.6 Fontes de energia do trabalho muscular 1.6.1 Importncia 1.6.2 Sistema anaerbio alctico 1.6.3 Sistema anaerbio lctico 1.6.4 Sistema aerbio 1.7 Exerccio de treino 1.7.1 Conceito, importncia, funo e orientao 1.7.2 Classificao dos exerccios de treino nos JDC em funo da sua estrutura 1.7.2.1 Exerccios gerais no orientados 1.7.2.2 Exerccios gerais orientados 1.7.2.3 Exerccios especficos condicionantes 1.7.2.4 Exerccios especficos de instruo 1.7.2.5 Exerccios competitivos variados

91

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

1.7.2.6 Exerccios competitivos propriamente ditos 1.8 Particularidades do treino e da competio nos desportos colectivos 1.8.1 Anlise da competio 1.8.2 Meios de treino nos desportos colectivos
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e relacionar os conceitos relativos ao processo de adaptao do organismo ao esforo, carga de treino e respectivos efeitos, fontes de energia do trabalho muscular e construo dos exerccios de treino. . Integrar os conceitos na planificao da sesso de treino e na planificao anual.

. Descreve os pressupostos do processo de adaptao. . Identifica e descreve os aspectos essenciais da carga de treino. . Identifica e descreve as fontes de energia. . Usa adequadamente os conceitos apresentados na construo dos exerccios de treino, na planificao da sesso de treino e no planeamento anual.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos, implicando pesquisa bibliogrfica, observao de sesses de treino seleccionadas e/ ou reflexo sobre a experincia pessoal. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

O Treino das Qualidades Fsicas : a resistncia


2.1 Conceitos 2.2 Mtodos de treino da resistncia 2.3 Avaliao da resistncia
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os princpios e os mtodos de treino da resistncia e as respectivas formas de avaliao. . Planificar e aplicar o treino da resistncia.

. Discute e prescreve o treino da resistncia. . Aplica as formas e os mtodos de avaliao da resistncia e interpreta os dados alcanados.
Continua

92

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de programas de treino da resistncia perante condies propostas: objectivos, fase da poca, dinmica da carga, caractersticas do grupo-alvo. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 3.

O Treino das Qualidades Fsicas: a velocidade


3.1 Conceitos 3.2 Mtodo de treino da velocidade 3.3 Avaliao da velocidade
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os princpios e os mtodos de treino da velocidade e as respectivas formas de avaliao. . Planificar e aplicar o treino da velocidade.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e prescreve o treino da velocidade. . Aplica as formas e os mtodos de avaliao da velocidade e interpreta os dados alcanados.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de programas de treino da velocidade perante condies propostas: objectivos, fase da poca, dinmica da carga, caractersticas do grupo-alvo. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 4.

O Treino das Qualidades Fsicas: a fora


4.1 Conceito de fora no desporto 4.2 Mtodos de treino da fora 4.3 O treino da fora com jovens atletas 4.4 Avaliao da fora

93

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os princpios e os mtodos de treino da fora e as respectivas formas de avaliao. . Planificar e aplicar o treino da fora.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e prescreve o treino da fora. . Aplica as formas e os mtodos de avaliao da fora e interpreta os dados alcanados.

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 5.

O Treino das Qualidades Fsicas: a Flexibilidade


5.1 Conceitos bsicos 5.2 Mtodos de treino 5.3 Avaliao da flexibilidade
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os princpios e os mtodos de treino da flexibilidade e as respectivas formas de avaliao. . Planificar e aplicar o treino da flexibilidade.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e prescreve o treino da flexibilidade. . Aplica as formas e os mtodos de avaliao da fora e interpreta os dados alcanados.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de programas de treino da flexibilidade perante condies propostas: objectivos, fase da poca, dinmica da carga, caractersticas do grupo-alvo. . Questionamento oral e/ou escrito.

94

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 6.

Treino das capacidades coordenativas


5.1 Conceitos bsicos 5.2 Mtodologia do treino das capacidades coordenativas

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os princpios e os mtodos de treino das capacidades coordenativas. . Planificar e aplicar o treino das capacidades coordenativas.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e prescreve o treino das capacidades coordenativas.

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 7.

Planeamento e periodizao do processo anual de Treino Desportivo


7.1 Aspectos gerais sobre o planeamento do treino 7.2 Fases do planeamento do treino 7.3 Fundamentos da periodizao do treino 7.3.1 Conceito de forma desportiva 7.3.2 Regras de obteno da forma desportiva 7.3.3 Calendrio competitivo 7.3.4 Modelos de periodizao simples e dupla 7.3.4.1 Perodo preparatrio geral 7.3.4.2 Perodo preparatrio especfico 7.3.4.3 Taper (decrscimo gradual) 7.3.4.4 Perodo competitivo 7.3.4.5 Perodo transitrio 7.3.4.6 Mesociclos 7.3.4.5.1 Mesociclo de preparao 7.3.4.5.2 Mesociclo de base geral

95

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

7.3.4.5.3 Mesociclo de base especfico 7.3.4.5.4 Mesociclo de competio 7.3.4.7 Microciclos 7.3.5 Distribuio das principais tarefas de treino durante a poca desportiva 7.3.5.1 Fontes energticas 7.3.5.2 Fora 7.3.5.3 Tcnica 7.3.5.4 Tctica 7.4 Controlo/Avaliao do treino 7.4.1 Controlo peridico do treino 7.4.2 Aplicao de testes 7.4.3 O diagnstico do rendimento como elemento do controlo do treino 7.4.4 Caractersticas dos desportos colectivos
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os aspectos gerais do planeamento e os diferentes modelos de periodizao. . Fundamentar e caracterizar os diferentes perodos, mesociclos e microciclos de treino, enquadrando as diferentes tarefas de preparao nas vrias estruturas consideradas. . Fundamentar e organizar o processo de controlo do treino na planificao efectuada. . Planear e realizar a programao anual.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Discute e elabora a planificao anual. . Escolhe o modelo de periodizao mais adequado. . Delimita temporalmente a preparao. . Distribui temporalmente as tarefas de preparao. . Situa as formas de controlo do treino.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de planificao de treino perante condies propostas: objectivos, calendrio competitivo e caractersticas do grupo-alvo. . Teste oral e/ou escrito.

96

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 8.

O Treino da tcnica e da tctica


8.1 Conceitos e objectivos do comportamento tcnico 8.2 Conceitos e objectivos do comportamento tctico 8.3 Treino da tcnica e da tctica - Indicaes metodolgicas 8.4 Anlise qualitativa do movimento e do treino da tcnica/tctica - um instrumento de interveno do treinador
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 9.

Teoria da Competio Desportiva


9.1 Aspectos gerais sobre a competio desportiva 9.2 Funes da competio desportiva 9.3 Sistema de competio 9.4 Planificao e organizao das competies 9.5 Princpios da planificao de competies 9.6 Diagnstico da competio 9.7 Controlo da competio 9.8 Preparao para a competio

97

Grau III

. Descrever e relacionar os factores inerentes ao treino da tcnica e tctica. . Planear o treino integrado da tcnica e da tctica. . Descrever as formas de avaliao da tcnica e da tctica.

. Discute e elabora o treino da tcnica e da tctica. . Planifica de forma integrada o treino da tcnica e da tctica com as outras tarefas de treino, tanto na sesso de treino como nos vrios momentos do planeamento anual. . Aplica as formas e os mtodos de avaliao da tcnica e da tctica e interpreta os dados alcanados.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e relacionar os pressupostos da teoria da competio desportiva. . Descrever e identificar formas de diagnstico do rendimento e controlo da competio.

. Identifica, descreve e relaciona os modelos competitivos numa perspectiva de unidade entre treino e competio. . Interpreta e aplica os dados resultantes do diagnstico e do rendimento desportivo. . Discute e elabora formas de controlo da competio.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalho sujeito a temas previamente definidos implicando pesquis e / ou observao de sesses de treino seleccionadas (com eventual recurso a meios audiovisuais). . Teste oral e/ou escrito.

98

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

tica e Deontologia Profissional


GRAU DE FORMAO_ II /

1. A importncia da formao de treinadores como factor de desenvolvimento desportivo 2. tica desportiva e Deontologia Profissional 3. Ser Treinador: Saber estar e saber ser

0,5 1 0,5

0,5 / 0 1/0 0,5 / 0 2/0

Total

99

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

A importncia da formao de treinadores como factor de desenvolvimento desportivo


1.1 A realidade desportiva em Portugal 1.2 Importncia e necessidade da formao dos treinadores 1.3 O Programa Nacional de Formao de Treinadores
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Situar a formao dos treinadores no mbito adequado do processo nacional do desenvolvimento desportivo.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica os contributos da formao dos treinadores para o processo de desenvolvimento desportivo.

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 2.

tica e Deontologia Profissional


2.1 Os deveres do Treinador 2.2 Responsabilidades do Treinador. Procedimentos ticos 2.3 A integridade no relacionamento com os outros 2.4 Honrar o desporto 2.5 reas de relacionamento do treinador
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

100

. Perspectivar os relacionamentos indispens- . Actua em conformidade com os contedos vinculados a um comportamento tico. veis com todos os actores do universo des. Estabelece as relaes pedaggicas portivo. necessrias ao ensino da tica desportiva. . Descrever as caractersticas de um compor. Identifica as situaes concretas do treino e tamento tico no desporto. da competio em que se impe o respeito . Perspectivar a interveno do treinador pelas normas da deontologia profissional. numa postura de agente de transformao qualitativa dos praticantes.
Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Proporcionar a aquisio de competncias que capacitem os formandos para o exerccio eficaz das prticas exigidas a um treinador com saberes actualizados.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 3.

Ser Treinador: Saber estar e saber ser


3.1 O treinador enquanto motivador 3.2 Saber ser treinador 3.2.1 Aprender a conhecer 3.2.2 Aprender a fazer 3.2.3 Aprender a viver na sociedade desportiva 3.2.4 Aprender a ser treinador 3.2.5 Aprender a saber estar 3.3 Saber estar
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever o tipo de relacionamento indispen- . Actua em conformidade com os contedos vinculados s matrias leccionadas. svel com os actores do universo desportivo . Identifica as situaes concretas do treino e sobre quem vai exercer a sua liderana desda competio em que se impe o respeito portiva. pelas normas da deontologia profissional. . Perspectivar a interveno do treinador enquanto agente de transformao qualitativa dos praticantes que participam em competies.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

101

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Luta contra a Dopagem


GRAU DE FORMAO_ II /

SUBUNIDADES 1. Fundamentos da luta contra a dopagem

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

3 Total 3

3/0 3/0

102

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Fundamentos da luta contra a dopagem


1.1 Deveres e direitos na luta contra a dopagem 1.1.1 Tcnico desportivo 1.1.2 Praticante desportivo 1.2 Malefcios orgnicos das substncias e mtodos proibidos
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar os deveres e direitos dos tcnicos e praticantes desportivos na luta contra a dopagem, de forma a colaborarem nas estratgias da ADoP*. . Participar nas estratgias de preveno antidopagem junto dos praticantes desportivos. . Conhecer e transmitir os principais malefcios orgnicos das substncias e mtodos proibidos, a curto, mdio e longo prazo, de forma a colaborarem nas estratgias da ADoP*.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Conhece e aplica as suas obrigaes legais no mbito da luta contra a dopagem. . Colabora e actua nas estratgias de informao e educao da ADoP* relativamente aos direitos e deveres dos praticantes desportivos na luta contra a dopagem. . Conhece a importncia da luta contra a dopagem na preservao da sade dos praticantes desportivos e transmite a esses praticantes os malefcios orgnicos das substncias e mtodos proibidos.

. Teste escrito. * Autoridade Antidopagem de Portugal

103

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Fisiologia do Exerccio
GRAU DE FORMAO_ II /

SUBUNIDADES 1. Noo de adaptao fisiolgica 2. Bioenergtica muscular 3. Fisiologia cardiorespiratria

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1 3 4 Total 8

1/0 3/0 4/0 8/0

104

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Noo de adaptao fisiolgica


1.1 Relao estmulo-adaptao 1.2 Analogia entre estmulo e carga de treino 1.3 Noo de carga de treino numa perspectiva exclusivamente fisiolgica 1.4 A carga de treino vista como um estmulo fisiolgico, previsvel e controlvel, perturbador do equilbrio homeosttico 1.5 Noo de adaptao aguda e adaptao crnica
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

Bioenergtica muscular
2.1 A transformao de energia qumica em mecnica no msculo esqueltico 2.1.1 O processo anaerbio alctico, anaerbio lctico e aerbio 2.1.1.1 Vias metablicas e substratos energticos 2.1.1.2 Importncia do conhecimento dos processos de produo de energia para a compreenso dos diferentes tipos de esforo desportivo
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever os diferentes processos de transformao de energia qumica em mecnica no msculo.

. Elabora modelos simples de organizao da carga de treino com objectivos bioenergticos diferenciados.
Continua

105

Grau III

. Identificar a analogia entre estmulo em sentido lato e carga de treino em sentido restrito. . Distinguir as diferentes componentes do estmulo e a forma como influenciam o fenmeno da adaptao.

. Interpreta os fenmenos adaptativos fisiolgicos luz dos princpios do treino desportivo.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Continuao

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 3.

Fisiologia cardiorespiratria
3.1 Principais alteraes genricas da funo cardiorespiratria na resposta aguda ao esforo aerbio 3.2 Componente central e perifrica 3.3 Adaptaes cardacas, vasculares e hemodinmicas musculares
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e interpretar as respostas agudas e crnicas do sistema cardiorespiratrio e circulatrio na resposta ao exerccio muscular.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica as diferentes etapas da cadeia de consumo de oxignio no decurso do exerccio muscular de diferentes intensidades e estabelece a relao entre elas.

. Teste escrito.

106

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Biomecnica do Desporto
GRAU DE FORMAO_ II /

1. Introduo Biomecnica 2. Das leis do movimento de Newton e das interpretaes de Euler anlise da tcnica desportiva 3. A biomecnica na avaliao do movimento desportivo e no fornecimento de feedbacks ao PRATICANTE

1 4 1 6

1/0 4/0 1/0 6/0

Total

107

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Introduo Biomecnica
1.1 A Biomecnica, as Cincias e as Cincias do Desporto 1.2 Objecto de estudo da Biomecnica 1.3 Objectivos da Biomecnica do desporto
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. O treinador capaz de definir a Biomecnica . Relaciona a Biomecnica com outros domnios do saber, e evidencia a sua e enquadr-la epistemologicamente. especificidade. . Identificar o objecto de estudo da Biomecnica. . Sistematiza o quadro de objectivos da . Definir e relacionar os diferentes objectivos Biomecnica do desporto numa perspectiva da Biomecnica do desporto. de complexidade crescente.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

Das leis do movimento de Newton e das interpretaes de Euler anlise da tcnica desportiva
2.1 Esttica, Cinemtica e Dinmica 2.2 Projcteis 2.3 Atrito 2.4 Trabalho, energia, potncia e eficincia
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

108

. Identificar e descrever as leis do movimento. . Interpreta e aplica equaes de movimento linear e angular. Ao faz-lo reconhece . Distinguir os tipos de movimento. variveis biomecanicamente relevantes . Decompor o objecto de estudo em variveis. (cinticas, inerciais e cinemticas). . Identificar e interpretar o caso particular do . Interpreta e aplica equaes de movimento movimento de projcteis e os princpios linear e angular. Ao faz-lo reconhece varigerais que o determinam.
Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito

SUBUNIDADE 3.

A biomecnica na avaliao do movimento desportivo e no fornecimento de feedbackS ao PRATICANTE


3.1 Cinemetria 3.2 Dinamometria 3.3 Morfometria ou Antropometria Biomecnica 3.4 Electromiografia 3.5 Termografia
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever exemplos das diferentes categorias de solues para a avaliao biomecnica do movimento desportivo e as respectivas inter-relaes.

. Relaciona objectivos de avaliao com a instrumentao mais adequada. . Aplica instrumentao biomecnica de diferentes domnios em contextos de anlise complexa do movimento desportivo.
Continua

109

Grau III

Grau II

. Identificar a fora de atrito e os factores que a determinam. . Relacionar o trabalho realizado com fora, potncia, custo energtico e eficincia do movimento. . Identificar os princpios biomecnicos fundamentais subjacentes tcnica desportiva eficiente.

veis biomecanicamente relevantes (cinticas, inerciais e cinemticas). . Identifica e interpreta as condies iniciais e o resultado do lanamento de projcteis. . Identifica e interpreta a fora de atrito, os factores que a determinam e os seus efeitos. . Relaciona variveis biomecnicas e bioenergticas no contexto do desempenho desportivo. . Prescreve a tcnica desportiva em referncia aos princpios biomecnicos fundamentais que determinam a eficincia do gesto tcnico desportivo optimizado.

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Perspectivar as diferentes solues de avaliao biomecnica do movimento desportivo em termos de fornecimento de feedbacks para o praticante.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Identifica e actua sobre os constrangimentos temporais da avaliao em ordem ao fornecimento de feedbacks ao praticante em tempo real, ou em tempo diferido til.

. Trabalho de grupo / individual - Projecto de protocolo de avaliao. . Teste oral e/ou escrito.

110

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Nutrio, Treino e Competio


GRAU DE FORMAO_ II /

1. Requisitos energticos do atleta 2. A dieta de treino e de competio 3. Hidratao e fludos no atleta 4. Suplementos dietticos e potenciadores ergognicos

1 1,5 1 0,5 4

1/0 1,5 / 0 1/0 0,5 / 0 4/0

Total

111

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Requisitos energticos do atleta


1.1 Macronutrientes 1.1.1 Hidratos de carbono 1.1.2 Protenas 1.1.3 Gorduras/Lpidos 1.2 Micronutrientes 1.2.1 Vitaminas e minerais 1.2.1.1 Vitaminas do complexo B: tiamina; riboflavina; niacina 1.2.1.2 Vitamina B6, cido pantotnico, biotina, cido flico e vitamina B12 1.2.1.3 Vitamina D 1.2.1.4 Antioxidantes: Vitaminas C, E, - Carotenos e selnio 1.2.2 Minerais 1.2.2.1 Clcio 1.2.2.2 Ferro 1.2.2.3 Zinco 1.2.2.4 Magnsio 1.2.2.5 Sdio 1.2.2.6 Cloreto 1.2.2.7 Potssio
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar as necessidades acrescidas dos atletas, quer em macro nutrientes, quer em micro nutrientes. . Identificar as funes especficas dos macro e micro nutrientes no exerccio e na recuperao. . Identificar os alimentos ricos nos macro e micro nutrientes.

112

. Identifica se os atletas ingerem uma alimentao saudvel. . Reconhece as funes biolgicas dos diferentes macro nutrientes energticos e micro nutrientes e suas recomendaes de consumo dirias. . Reconhece os grupos alimentares onde, preferencialmente, se encontram os diferentes nutrientes. . Planifica o consumo de todos os grupos alimentares, diariamente, respeitando a proporo sugerida pela roda dos alimentos incentivando a variedade de consumo dentro de cada grupo alimentar.
Continua

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

2.1 Antes do exerccio 2.2 Durante o exerccio 2.3 Ps-exerccio/Recuperao


COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear a refeio a realizar 3 a 4 horas antes do treino/competio. . Planear a refeio a realizar 1 hora antes do treino/competio. . Planear a refeio a realizar ps treino/ competio. . Descrever a composio nutricional das refeies que devem ser ingeridas nos dias antes de uma competio.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

113

Grau III

. Planifica a composio da refeio a realizar 3 a 4 horas antes do treino/competio. . Planifica a composio da refeio a realizar 1 hora antes do treino/competio. . Planifica a composio da refeio a realizar ps treino/competio.

Grau II

A dieta de treino e de competio

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 3.

Hidratao e fluIdos no atleta


3.1 Recomendaes de fluidos e de electrlitos 3.1.1 Antes do exerccio 3.1.2 Durante o exerccio 3.1.3 Depois do exerccio
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Relacionar a hidratao do atleta com o seu rendimento atltico. . Diagnosticar o estado de (des)hidratao dos atletas. . Identificar a quantidade de gua ou outras solues a ingerir antes do treino/ competio. . Identificar quando e que quantidade de gua e outras solues a ingerir durante o treino/competio. . Identificar a quantidade de gua e outras solues a ingerir aps o treino/competio.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Estabelece a relao entre a hidratao do atleta e o seu rendimento atltico explicando-a ao atleta. . Planifica a quantidade de gua ou outras solues a ingerir antes do treino/competio. . Planifica de quanto em quanto tempo e que quantidade de gua e outras solues a ingerir durante o treino/competio. . Planifica a quantidade de gua e outras solues a ingerir aps o treino/competio em funo da desidratao ocorrida durante o treino/competio.

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 4.

Suplementos dietticos e potenciadores ergognicos


4.1 Substncias ergognicas com eficincia 4.2 Substncias ergognicas com alguma eficincia 4.3 Substncias ergognicas sem eficincia 4.4 Substncias ergognicas perigosas, banidas, ou ilegais

114

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Distinguir suplementos legais e no legais. . Identificar os suplementos ergognicos com eficincia dos restantes. . Identificar os malefcios do excesso de dosagem.

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

115

Grau III

Grau II

. Distingue suplementos legais e no legais explicando-o aos seus atletas. . Identifica os suplementos com eficincia em determinadas fases do treino e relata os seus benefcios. . Identifica e relata os malefcios do excesso de dosagem ingerida.

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Traumatologia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ II /

SUBUNIDADES 1. Conceitos em Traumatologia do Desporto 2. Fisiologia da reparao tecidular ps-leso

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

2 2 Total 4

2/0 2/0 4/0

116

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Conceitos em Traumatologia do Desporto


1.1 Macrotraumatismos vs Microtraumatismos. Causas, sinais e sintomas associados 1.1.1 Leses por sobrecarga ou overuse: estruturas anatmicas mais afectadas 1.2 Leses agudas vs Leses crnicas. Causas, sinais e sintomas associados 1.3 Leses traumticas no desporto 1.3.1 Tipos, causas, sinais e sintomas das leses capsulo-ligamentares, osteoarticulares e msculo tendinosas 1.4 Leses traumticas nos jovens desportistas 1.4.1 Caractersticas especficas 1.5 Factores de risco associados s leses traumticas no desporto 1.5.1 Factores de risco intrnseco 1.5.2 Factores de risco extrnseco
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Definir o conceito de leso traumtica no desporto. . Identificar e descrever as principais causas associadas aos macrotraumatismos e microtraumatismos inerentes prtica desportiva. . Descrever as causas, os sintomas e as estruturas anatmicas mais afectadas pelas leses de sobrecarga. . Distinguir as leses agudas das leses crnicas. . Descrever de forma genrica o modo de instalao dos sinais e sintomas associados. . Reconhecer a terminologia usada em traumatologia desportiva e relacionar com estrutura funcional afectada. . Descrever as causas, sinais e sintomas das leses traumticas no atleta. . Identificar caractersticas especficas das leses traumticas nos jovens. . Caracterizar factores de risco - intrnsecos e extrnsecos - associados s leses no desporto.

. Define leso traumtica. Classifica os tipos de traumatismos no desporto e d exemplos de cada um deles. . Identifica sintomas que indiciem uma leso de sobrecarga em evoluo. . Estabelece as diferenas entre leses agudas e leses crnicas na traumatologia desportiva. . Identifica a terminologia usada em traumatologia no desporto e relaciona com o tipo de estrutura anatmica afectada. . Identifica as causas, sinais e sintomas das leses traumticas. . Descreve as caractersticas especficas das leses traumticas nos jovens. . Identifica e enumera os factores de risco associados leso desportiva.

Continua

117

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Continuao

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

SUBUNIDADE 2.

Fisiologia da reparao tecidular ps-leso


2.1 Fases da reparao tecidular 2.2 Fases da remodelao tecidular 2.3 Princpios gerais de preveno primria das leses traumticas no desporto
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os principais sintomas . Relaciona os sinais e sintomas ps-leso com a fase do processo de reparao e sinais da fase inflamatria e da fase de tecidular em curso. reparao tecidular. . Descrever os cuidados imediatos ps-leso e . Selecciona e aplica os cuidados teraputicos bsicos adequados na fase imediata aps identificar os princpios gerais de interveno. a leso (terapia RICE) e encaminha para . Descrever os princpios gerais de preveno profissionais de sade. de leses identificando os diferentes . Estabelece condutas prticas e conselhos nveis de interveno: preveno primria, gerais para preveno primria de leses. secundria e terciria.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste escrito.

118

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Desporto para Pessoas com Deficincia


GRAU DE FORMAO_ II /

SUBUNIDADES 1. Desporto para pessoas com deficincia 2. Ajudas Tcnicas 3. Noes de Elegibilidade e Classificao

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1 0,5 0,5 Total 2

1/0 0,5 / 0 0,5 / 0 2/0

119

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Desporto para pessoas com deficincia


1.1 Acessibilidades 1.1.1 Fsicas 1.1.1.1 Adaptao dos locais para a prtica desportiva: caso prtico 1.1.1.2 Adaptaes modelos de treino: caso prtico 1.1.2 Sociais 1.1.2.1 Discriminao: caso prtico 1.1.2.2 Sensibilizao: caso prtico 1.2 Prtica desportiva 1.2.1 Reabilitao: caso prtico 1.2.2 Recreao: caso prtico 1.2.3 Competio: caso prtico 1.2.4 Alto rendimento: caso prtico 1.3 Tipos de deficincia e modalidades desportivas 1.3.1 Na deficincia visual 1.3.2 Na deficincia auditiva 1.3.3 Nas deficincias motoras 1.3.4 Na paralisia cerebral 1.3.5 Na deficincia intelectual 1.3.6 Nos transplantados
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar, diagnosticar e perspectivar solues para conjunturas de constrangimento fsico e social. . Interpretar, diferenciar e adoptar prticas explicativas para cada caso de prtica desportiva. . Diferenciar, planificar e adoptar estratgias de conhecimento/treino, tendo em conta populaes especficas.

. Demonstra, perante a equipa/atleta, as dificuldades associadas a cada tipo de deficincia, define objectivos de prtica e concretiza-os. . Apresenta solues para ultrapassar as limitaes e inibies fsicas e sociais dos atletas com deficincia. . Adequa o ensino e treino da modalidade s limitaes e inibies de cada tipo de deficincia.
Continua

120

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Teste prtico - Simulao de sesso de treino (integrao do atleta com deficincia na equipa/grupo; adaptao ao contexto da modalidade/treino). . Teste prtico - Apresentao e discusso de uma das variantes: reabilitao; recreao; competio e alto rendimento. . Teste prtico - Apresentao e discusso de uma das deficincias/modalidade.

SUBUNIDADE 2.

Ajudas Tcnicas
2.1 Ajudas tcnicas e adaptaes de baixa tecnologia e de baixo custo
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste prtico - Apresentao e discusso de propostas de meios de ajudas tcnicas/ adaptaes de baixa tecnologia e de baixo custo.

SUBUNIDADE 3.

Noes de Elegibilidade e Classificao


3.1 Deficincia intelectual 3.2 Deficincia motora 3.3 Deficincia visual 3.4 Surdos 3.5 Paralisia cerebral

121

Grau III

. Distinguir e preparar meios de ajudas tcnicas/adaptaes, com o material disposio.

. Elabora e aplica adaptaes/solues de baixo custo para a prtica sem constrangimentos da modalidade.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Distinguir e diferenciar de modo geral a elegibilidade das diferentes deficincias s modalidades desportivas.

. Distingue e diferencia de modo geral a elegibilidade das diferentes deficincias s modalidades desportivas. . Promove e decide uma planificao correcta em funo de cada deficincia / classe/modalidade.

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste prtico - apresentao e discusso de uma das classificaes de deficincia.

122

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Grau III

4.

123

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Perfil Profissional
Compete ao Treinador de Grau III planear o exerccio e avaliar o desempenho de um colectivo de profissionais com qualificao igual ou inferior, coordenando, supervisionando, integrando e harmonizando as diferentes tarefas associadas ao treino e participao competitiva, especialmente de praticantes de alto nvel de rendimento. Neste mbito, requer-se para este nvel de formao o domnio de um conjunto de competncias profissionais simultaneamente eclticas, em referncia pluralidade de domnios onde intervm, e especficas, tendo por referncia o nvel de prtica onde preferencialmente actua: o alto rendimento desportivo. A elevada exposio pblica a que est sujeito, as prerrogativas de rendimento que lhe so impostas no mbito dos quadros competitivos onde participa, a necessidade de ser capaz de liderar, catalisar a dinmica de grupo e optimizar climas de participao plural nas equipas tcnicas que coordena, so exigncias que requerem do Treinador de Grau III uma formao fundada em bases slidas, tanto no domnio especfico da modalidade como no conhecimento plural e sistemtico oriundo das Cincias do Desporto. O ambiente onde frequentemente actua, por assumir contornos instveis e adversos, exige ao treinador a capacidade de tomar decises dinmicas, as quais reivindicam planos estratgicos de interveno, suportados numa actividade intensiva de reflexo, deciso e operacionalizao. Tal significa que o treinador detentor do Grau III, para exercer cabalmente as suas funes, ter de desenvolver uma postura profissional centrada na qualificao dos processos, no rigor e na constante avaliao das estratgias de desenvolvimento desportivo encetadas em sede de treino e de competio. Por ser lder de equipas tcnicas plurais e ser, frequentemente, o responsvel maior pela qualificao e salvaguarda dos processos de desenvolvimento de carreira dos praticantes tendentes excelncia desportiva, o Treinador de Grau III ter de possuir uma perspectiva de treino pluridisciplinar, fundada em

125

Grau III

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

conhecimentos cientficos e metodolgicos robustos; a estas exigncias alia-se a necessidade de possuir uma formao slida em matria relacional e deontolgica, propulsora deboas prticas profissionais, em particular face a presses e imperativos de rendimento eticamente questionveis. Atravs da adopo de posturas profissionais reflexivas e crticas, conducentes ao desenvolvimento de processos de auto-formao e de inovao, o Treinador de Grau III activa as competncias metacognitivas, tomando conscincia das elevadas exigncias profissionais a que est sujeito para, a partir da, ser capaz de encetar processos de optimizao da sua interveno, propeduticos do alcance da excelncia profissional. Reiterando o agendado em matria de formao conferidora de grau nos estdios anteriores (I e II), o Treinador de Grau III ser sujeito a duas agendas: uma formatada em unidades curriculares e uma outra que integra o estgio profissionalizante. A distribuio da carga horria obedece ao primado da equidade entre formao geral e especfica da modalidade, num total mnimo de 181 horas, enquanto o estgio profissionalizante ocupa 1100 horas, distribudas ao longo de uma poca desportiva, perfazendo o total de 1281 horas. Ao nvel do estgio profissionalizante preconiza-se que o Treinador de Grau III exera as funes de treinador no mais alto nvel de rendimento da modalidade, coadjuvando um treinador detentor de Grau III ou Grau IV, ou como treinador principal. No mbito das funes de coadjuvao, quando for esse o caso, devem ser atribudas ao treinador em formao tarefas de participao activa e colaborante nos processos de planeamento, implementao conduo e orientao do treino e da competio. semelhana do projectado para os nveis de formao anteriores, Grau I e Grau II, a actividade do treinador em formao durante o estgio profissionalizante ter de ser obrigatoriamente supervisionada por um Tutor.

OBJECTIVO GLOBAL DA ACTIVIDADE


Planear o exerccio e avaliar o desempenho de um colectivo de profissionais detentores de CTD de Grau I, II ou III, coordenando, supervisionando, integrando e harmonizando as diferentes tarefas associadas ao treino e participao competitiva, especialmente de praticantes de alto nvel.

ACTIVIDADES
1. 2. 3. 4. Elabora e monitoriza a implementao de planos de carreira desportiva. Elabora e implementa planos plurianuais de treino. Elabora e implementa planos de participao em competio para os diferentes nveis de prtica. Elabora e implementa programas avanados de avaliao e controlo do treino e da capacidade de rendimento desportivo do praticante e da equipa. 5. Coordena equipas tcnicas pluridisciplinares.

126

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

6. 7. 8. 9.

Participa na formao em exerccio de treinadores de Grau I e II. Identifica talentos para a prtica da modalidade. Analisa e avalia os adversrios e demais participantes. Concebe, elabora e coordena a actualizao dos Dossis de Treino.

SABERES 1. Tem conhecimentos pluridisciplinares conducentes optimizao da sua interveno profissional. 2. Tem conhecimentos aprofundados da modalidade desportiva adequados a todos os nveis de interveno. 3. Tem conhecimentos acerca dos factores determinantes do rendimento desportivo de alto nvel e dos respectivos processos de potenciao. 4. Tem conhecimentos das Cincias do Desporto e das inovaes tecnolgicas associadas optimizao do processo de treino desportivo. 5. Tem conhecimento de diferentes modelos de planeamento plurianual do treino e das suas componentes. 6. Conhece diferentes modelos de participao competitiva adequados aos diferentes nveis de prtica. 7. Tem conhecimentos acerca dos mtodos e meios avanados de avaliao e controlo do treino e da capacidade de rendimento desportivo do praticante e da equipa. 8. Tem conhecimentos pluridisciplinares que lhe permitem gerir equipas tcnicas que integram especialistas de diferentes domnios. 9. Tem conhecimentos acerca do processo e das determinantes da formao de treinadores. 10. Conhece o processo de prospeco e desenvolvimento, a longo prazo, de talentos desportivos da modalidade. 11. Tem conhecimentos que lhe permitem analisar e avaliar de forma sistemtica os adversrios e demais participantes na sua modalidade desportiva. SABERES-FAZER 1. Antecipa e implementa estratgias de interveno em contextos de prtica diversos e exigentes. 2. Concebe e implementa o treino de alto nvel, seleccionando e treinando as componentes essenciais optimizao do desempenho desportivo. 3. Participa na integrao de contributos cientficos e tecnolgicos de vanguarda no processo

127

Grau III

Grau II

COMPETNCIAS

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

de treino e contribui para a estimulao da actividade de investigao cientfica aplicada ao treino. 4. Concebe e coordena a implementao de planos de carreira desportiva com vista optimizao da capacidade de rendimento dos praticantes. 5. Concebe e estrutura as componentes dos planos plurianuais e coordena a respectiva implementao. 6. Selecciona e processa a informao relevante para a monitorizao da carreira desportiva do praticante. 7. Concebe e implementa planos de participao em competio, em estreita articulao com os diferentes nveis de prtica, tendentes optimizao do rendimento desportivo a longo prazo. 8. Elabora, implementa e coordena programas avanados de avaliao e controlo do treino e da capacidade de rendimento desportivo do praticante e da equipa. 9. Coordena equipas tcnicas e participa na vivncia pluridisciplinar e no estabelecimento de sinergias entre as distintas competncias do grupo. 10. Participa na formao em exerccio de treinadores de Grau I e II. 11. Identifica talentos para a prtica da modalidade, tendo em vista a excelncia desportiva a longo prazo. 12. Analisa e avalia os adversrios e demais participantes. SABERES-SER 1. Valoriza a tomada de decises dinmicas em contextos adversos e instveis. 2. Possui uma perspectiva pluridisciplinar do treino desportivo. 3. Favorece e catalisa a dinmica de grupo e o clima de participao plural no processo de treino. 4. Valoriza a optimizao das condies, meios e processos de treino adaptados a diferentes nveis de prtica. 5. Valoriza a inovao e o empreendedorismo em sede de treino desportivo. 6. Promove a integrao e o desenvolvimento do conhecimento cientfico aplicado ao treino. 7. Assume uma perspectiva integrada e dinmica do desenvolvimento da carreira desportiva do praticante. 8. Incentiva a promoo de saberes e competncias dos intervenientes no fenmeno desportivo na sua esfera de interveno profissional. 9. Valoriza a prospeco de talentos desportivos e a salvaguarda da promoo das respectivas carreiras a longo prazo. 10. Valoriza uma postura profissional centrada na notao, na qualificao de processos e no rigor.

128

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

CONDIES DE ACESSO
1. 2. 3. 4. Idade mnima de 18 anos. Possuir o 12 ano de escolaridade. Ser possuidor da Cdula de Treinador de Desporto (CTD) de Grau II. Possuir, pelo menos, dois anos de exerccio profissional efectivo da funo de Treinador de Grau II. 5. Ter concretizado o plano anual de formao contnua exigido para a atribuio de CTD de Grau II, nos termos da lei.

SADAS PROFISSIONAIS
Treinador de praticantes do mais alto nvel da modalidade, ou de qualquer outro nvel de prtica e em qualquer etapa de formao. Coordenador da actividade de treinadores do mesmo grau ou inferior. Treinador adjunto de treinadores com qualificao igual ou superior.

129

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

Unidades de Formao, Cargas Horrias e Autores Grau III


UNIDADES DE FORMAO 1. Psicologia do desporto 2. Pedagogia do desporto 3. Teoria e metodologia do treino desportivo - ModALIDADES Individuais 3. 4. Teoria e metodologia do treino desportivo - Modalidades Colectivas 4. Luta contra a dopagem 5. Fisiologia do exerccio 6. ANLISE DO DESEMPENHO desportivO 7. Gesto do desporto 8. Pluridisciplinaridade e treino desportivo (seminrio) 9. Optativas HORAS AUTORES Sidnio Serpa Olmpio Coelho Francisco Alves Paulo Cunha Lus Horta Gomes Pereira Isabel Mesquita Jaime Sampaio Afonso Neves Pedro Sarmento A. Vasconcelos Raposo

10

10
20 3 10 8 10 12 8 91

Total

130

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Psicologia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ III /

1. A Abordagem Pessoal do Processo Desportivo 2. Mtodos de Recolha de Informao Psicolgica 3. O Treino Psicolgico 4. A Preparao das Grandes Competies 5. A Carreira do Praticante e os Acontecimentos Crticos 6. O Papel do Psiclogo no Desporto

1 1 3,5 1,5 1 1 Total 10

1/0 1/0 3,5 / 0 1,5 / 0 1/0 1/0 10 / 0

131

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

A Abordagem Pessoal do Processo Desportivo


1.1 O significado pessoal do projecto desportivo 1.2 O impacto psicolgico dos factores situacionais 1.3 Os processos instrumentais de adaptao psicolgica 1.3.1 Tcnicas de incidncia somtica 1.3.2 Tcnicas de incidncia cognitiva 1.4 A compatibilidade entre os projectos do praticante e do treinador 1.5 Caractersticas da relao treinador-atleta com praticantes adultos e de alto rendimento. Aspectos instrumentais e scio-afectivos
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever factores psicolgicos que afectam o investimento na prtica competitiva. . Identificar e distinguir as caractersticas relacionais com atletas adultos.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Caracteriza a adaptao psicolgica do atleta ao processo competitivo. . Identifica e planifica as necessidades relacionais dos atletas adultos.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

Mtodos de Recolha de Informao Psicolgica


2.1 A observao 2.2 Os testes e questionrios psicolgicos 2.3 As fichas e escalas individuais de informao psicolgica 2.4 A entrevista 2.5 O treinador e a avaliao das variveis psicolgicas
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever formas de avaliao psicolgica no contexto desportivo.

. Utiliza instrumentos de recolha de informao psicolgica no especfica.


Continua

132

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Continuao

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identifica e decide sobre o tipo de informao psicolgica a pedir ao psiclogo do desporto. . Aconselha os atletas quanto aos procedimentos a seguir para utilizao de mtodos de treino psicolgico.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 3.

O Treino Psicolgico
3.1 O Treino psicolgico 3.1.1 Treino mental, imagtica e concentrao 3.1.1.1 Como se treina a imagtica 3.1.1.2 Linhas gerais para um programa de treino de imagtica no desporto 3.1.1.3 Treino da concentrao para uma tarefa desportiva 3.1.2 O treino da regulao psicolgica. As tcnicas de relaxao e de activao 3.1.2.1 Regulao e flow 3.1.2.2 Optimizar a regulao entre o atleta e o contexto 3.1.2.3 Estratgias de controlo individual 3.1.2.4 Tcnicas de relaxao 3.1.3 O planeamento do treino psicolgico 3.2 A gesto do comportamento para a competio 3.2.1 A organizao das actividades e do tempo 3.2.2 As rotinas pessoais 3.2.3 A organizao do comportamento durante a competio 3.2.4 O reconhecimento dos locais 3.2.5 As intervenes e palestras do treinador 3.2.5.1 Palestra pr-competio 3.2.5.2 Intervenes durante a competio 3.2.5.3 A palestra no intervalo 3.2.5.4 A interveno ps-competio

133

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e diferenciar os fundamentos de tcnicas e estratgias de treino psicolgico. . Identificar e diferenciar o treino das capacidades psquicas e o treino de autocontrolo. . Identificar e seleccionar os procedimentos favorveis adaptao psicolgica do atleta situao competitiva.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Utiliza, de forma integrada, elementos de treino psicolgico no treino desportivo. . Aplica e planifica as componentes do treino psicolgico em funo das necessidades individuais e de contexto. . Gere as situaes e a interveno pessoal com vista adaptao psicolgica do atleta.

. Trabalho de grupo - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 4.

A Preparao das Grandes Competies


4.1 A preparao das grandes competies 4.1.1 O significado e o envolvimento especficos da competio 4.1.2 A tendncia para o sobretreino 4.1.3 O controlo dos factores externos e a abordagem realista dos acontecimentos 4.2 A Relao com a comunicao social 4.2.1 O impacto psicolgico da comunicao social 4.2.2 A gesto do contacto com a comunicao social 4.2.2.1 Preparao dos atletas para o relacionamento com a comunicao social 4.2.2.2 Preparao dos atletas para lidar com o contedo das notcias 4.2.2.3 Organizar o contacto com a comunicao social 4.2.2.4 Organizar a informao a fornecer comunicao social 4.2.3 A preparao das entrevistas 4.2.3.1 Antes da entrevista 4.2.3.2 Durante a entrevista 4.2.3.3 Aps a entrevista

134

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e interpretar a especificidade das grandes competies e respectivo impacto nos atletas. . Identificar e preparar estratgias de gesto da relao com a comunicao social.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora metodologias de controlo dos factores psicolgicos especficos das grandes competies. . Prepara os atletas para se relacionarem com a comunicao social.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 5.

5.1 A carreira e a gesto dos acontecimentos 5.1.1 A gesto do sucesso 5.2 Aspectos psicolgicos das leses 5.2.1 Origens psicolgicas das leses 5.2.2 Consequncias psicolgicas da leso 5.2.3 A interveno psicolgica durante a reabilitao
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os acontecimentos crticos que influenciam os estados psicolgicos dos atletas.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Prepara os atletas para precaver e reagirem aos acontecimentos crticos durante a carreira.

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

135

Grau III

A Carreira do Praticante e os Acontecimentos Crticos

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 6.

O Papel do Psiclogo no Desporto


6.1 Evoluo e funes do psiclogo do desporto 6.2 A interveno com os praticantes 6.2.1 Psicologia do treino 6.2.2 Aconselhamento geral e interveno clnica 6.3 A relao Treinador-Psiclogo-Atleta 6.3.1 Os princpios ticos da Psicologia do Desporto - Declarao de Princpios da Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto (ISSP)
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os papis e funes dos psiclogos que intervm no contexto do desporto de competio.

. Estabelece e aplica as formas de interaco e colaborao adequadas com o psiclogo na gesto dos aspectos psicolgicos do processo de treino-competio.

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Anlise e discusso de casos prticos. . Teste oral e/ou escrito.

136

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Pedagogia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ III /

1. O papel do Treinador de Grau III e da Pedagogia no processo de Desenvolvimento Desportivo 2. A CONDUO DE GRUPOS DE PRATICANTES EM CONTEXTO DESPORTIVO 3. O comportamento reflexivo do treinador

2 6 2 Total 10

2/0 6/0 2/0 10 / 0

137

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

O papel do Treinador de Grau III e da Pedagogia no processo de Desenvolvimento Desportivo


1.1 Desenvolvimento desportivo: uma perspectiva sistmica e multifactorial da prtica desportiva 1.1.1 Treino desportivo: um processo pedaggico e de ensino 1.2 O Treinador de Grau III como elemento nuclear do processo desportivo
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descreve as relaes de impacto da Peda. Identificar o Desenvolvimento Desportivo gogia e do Treino Desportivo enquanto como um processo de natureza sistmica e processo pedaggico e de ensino no multifactorial indissocivel de uma perspectiva desenvolvimento desportivo e da ampla de Pedagogia. modalidade. . Identificar o papel do Treinador de Grau III no processo de desenvolvimento da modalidade. . Identifica os vrios focos de interveno pedaggica do Treinador de Grau III.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalho sujeito a temas previamente definidos implicando pesquisa e/ou reflexo sobre a experincia prpria. . Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

A CONDUO DE GRUPOS DE PRATICANTES EM CONTEXTO DESPORTIVO


2.1 A interveno pedaggica na conduo de grupos em contexto desportivo 2.1.1 Competncia 2.1.2 Comportamento assertivo 2.1.2.1 Direco, Delegao, Orientao 2.1.3 Organizao das actividades 2.1.4 Definio de objectivos e de regras de conduta 2.1.5 Conhecer os praticantes e o Grupo 2.1.5.1 Considerar as necessidades bsicas dos praticantes

138

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADAS

. . Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa documental, observao de sesses de treino seleccionadas e/ou reflexo sobre a experincia prpria. . Teste oral e/ou escrito.

139

Grau III

. Identificar os suportes fundamentais da conduo de grupos de praticantes em contexto desportivo. . Identificar os princpios orientadores do Modelo de Interveno.

. Descreve e caracteriza cada um dos suportes fundamentais da conduo de grupos de praticantes em contexto desportivo. . Identifica a organizao das actividades, a definio de objectivos e a definio de regras de conduta como suportes prvios eficcia da interveno pedaggica. . Identifica os princpios orientadores do Modelo de Interveno. . Analisa criticamente as suas prticas luz dos suportes fundamentais da conduo de grupos e dos princpios do Modelo de Interveno.

Grau II

2.1.5.2 Identificar e considerar os diferentes tipos de praticantes 2.1.5.3 Conhecer o grupo 2.1.6 Usar com oportunidade a comunicao verbal e no verbal 2.1.7 Elogiar e repreender com critrio 2.1.7.1 Princpios para usar bem os elogios e as repreenses 2.1.7.2 Condies ara conferir repreenso um carcter pedaggico 2.1.8 Saber ouvir 2.1.9 Lidar adequadamente com os erros 2.1.10 Lidar adequadamente com os conflitos 2.2 O Modelo de Interveno do Treinador/a: princpios fundamentais

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 3.

O comportamento reflexivo do treinador


3.1 Caracterizao do comportamento reflexivo 3.2 Alcance pedaggico do comportamento reflexivo: uma competncia essencial evoluo do treinador e ao progresso da modalidade e do desporto 3.3 Os instrumentos de suporte ao comportamento reflexivo: Auto-avaliao, autoscopia e superviso pedaggica
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar as caractersticas do comportamento reflexivo . Identificar os aspectos que definem o potencial formativo do comportamento reflexivo. . Identificar os instrumentos de suporte aquisio e exerccio do comportamento reflexivo.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Estabelece as caractersticas fundamentais do comportamento reflexivo. . Identifica os aspectos que conferem ao comportamento reflexivo um potencial formativo. . Descreve os instrumentos de suporte aquisio e exerccio do comportamento reflexivo.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalhos sujeitos a temas previamente definidos implicando pesquisa documental, observao de sesses de treino seleccionadas e/ou reflexo sobre a experincia prpria. . Teste oral e/ou escrito.

140

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo - Modalidades Individuais


GRAU DE FORMAO_ III /

SUBUNIDADES 1. Modelos de periodizao do processo de treino 2. A microestrutura e a mesoestrutura do processo de treino desportivo 3. Modelao e quantificao da relao treino - desempenho 4. Treino e avaliao das adaptaes aerbias 5. Treino e avaliao das adaptaes anaerbias e da velocidade 6. Treino e avaliao das adaptaes neuromusculares 7. O treino da mulher atleta

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

4 3 3 3 3 3 1

4/0 3/0

3/0 3/0 3/0 1/0 20 / 0

Total

20

141

Grau III

3/0

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Modelos de periodizao do processo de treino


1.1 Modelos de rendimento visando a optimizao da forma desportiva (peaking), ou o prolongamento do estado de forma 1.2 Modelos de periodizao - breve viso histrica 1.2.1 Abordagem estrutural do rendimento desportivo 1.2.1.1 Tradicional 1.2.1.2 Carga concentrada 1.2.2 Abordagem individual/colectiva do rendimento desportivo 1.2.3 Tendncias actuais 1.3 Particularidades da periodizao do treino das qualidades fsicas 1.3.1 Periodizao das adaptaes aerbias 1.3.2 Periodizao das adaptaes neuromusculares 1.3.3 Periodizao das adaptaes anaerbias e da velocidade 1.3.4 Periodizao da flexibilidade 1.3.5 Treino simultneo 1.3.6 Treino e destreino: consideraes especficas 1.4 Periodizao do treino da tcnica e da tctica
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os conceitos apresentados e a sua interrelao. . Planear em detalhe o treino ao nvel da micro, meso e macroestrutra, respeitando os princpios metodolgicos inerentes.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e critica situaes concretas de planos de treino, ao nvel da micro, meso e macroestrutra.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de planos ao nvel da micro, meso e macroestrutra do processo de treino perante condies propostas.

142

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 2.

A microestrutura e a mesoestrutura do processo de treino desportivo


2.1 Sesso de treino 2.1.1 A estruturao da sesso de treino e sua integrao no microciclo 2.1.2 Quantificao das componentes da carga na sesso de treino 2.1.3 Orientao e impacto das cargas na sesso de treino 2.1.4 Compatibilidade e sequenciao dos exerccios de treino 2.2 O microciclo 2.2.1 Carga, fadiga e recuperao no quadro do microciclo 2.2.2 Estratgias de estruturao do microciclo 2.2.3 Classificao dos microciclos de treino 2.3 O mesociclo 2.3.1 Carga, fadiga e recuperao no quadro do mesociclo 2.3.2 Estratgias de estruturao do mesociclo 2.3.3 Classificao dos mesociclo de treino 2.4 Gesto da curva de forma atravs da organizao da micro e da meso estrutura 2.4.1 Procedimentos para o prolongamento do estado de forma 2.4.2 Preparao terminal para a competio (Taper)
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear em detalhe o treino ao nvel da micro e da mesoestrutra, respeitando os princpios metodolgicos inerentes.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e critica situaes concretas de planos de treino, ao nvel da micro e da mesoestrutra.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de planos ao ao nvel da micro e da mesoestrutra do processo de treino perante condies propostas.

143

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 3.

Modelao e quantificao da relao treino - desempenho


3.1 Quantificao do treino 3.2 Quantificao desempenho 3.3 Indicadores de fadiga 3.4 Modelao linear e no-linear da relao treino-desempenho 3.5 Curvas de fadiga e curvas de forma tpicas de diversas disciplinas desportivas 3.6 Periodizao, sobressolicitao e sobretreino 3.6.1 O continuum do sobretreino: a sobressolicitao como fase necessria do processo de treino 3.6.2 Teorias explicativas do processo de sobressolicitao / sobretreino 3.6.3 Sobressolicitao e gesto da fadiga no processo de treino
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e descrever os conceitos apresentados e a sua interrelao.

. Interpreta as situaes concretas de treino no mbito da sua experincia como atleta ou treinador luz dos conceitos formulados.

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Perante exemplos retirados da prtica desportiva, integra-os numa discusso alargada dos temas apresentados.

SUBUNIDADE 4.

Modelao e quantificao da relao treino - desempenho


4.1 Adaptaes aerbias ao treino 4.2 Programao do treino aerbio 4.3 Avaliao das adaptaes aerbias 4.4 Procedimentos especiais para o desenvolvimento da aptido aerbia O treino em hipxia 4.4.1 Treino em altitude natural 4.4.2 Treino com hipoxia intermitente 4.4.3 Mtodos combinados do treino em hipxia

144

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

Treino e avaliao das adaptaes anaerbias e da velocidade


5.1 Adaptaes anaerbias ao treino 5.2 Programao do treino anaerbio e de velocidade 5.3 Avaliao das adaptaes anaerbias e da velocidade 5.3.1 Procedimentos especiais para o desenvolvimento de adaptaes anaerbias e da velocidade

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear exerccios de treino para o desenvolvimento das aptides anaerbias e da velocidade perante objectivos e contextos de preparao variados, respeitando os princpios metodolgicos e adaptando s caractersticas dos atletas. . Aplicar protocolos de avaliao para as diferentes componentes da aptido anaerbia.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora, discute e critica tarefas de treino para o desenvolvimento das aptides anaerbias e da velocidade. . Discute e interpreta resultados de testes de avaliao das adaptaes anaerbias e da velocidade.

. Teste oral e/ou escrito.

145

Grau III

SUBUNIDADE 5.

Grau II

. Elabora, discute e critica tarefas de treino . Planear exerccios de treino para o desenvolpara o desenvolvimento das aptides vimento das aptides aerbias perante aerbias. objectivos e contextos de preparao variados, . Discute e interpreta resultados de testes de respeitando os princpios metodolgicos e avaliao das aptides aerbias. adaptando s caractersticas dos atletas. . Aplicar protocolos de avaliao para as diferentes componentes da aptido aerbia.

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 6.

Treino e avaliao das adaptaes neuromusculares


6.1 Adaptaes neuromusculares ao treino 6.2 Programao do treino das adaptaes neuromusculares 6.3 Avaliao das adaptaes neuromusculares 6.4 Procedimentos especiais para o desenvolvimento de adaptaes neuromusculares
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planear exerccios de treino para o desenvolvimento das aptides neuromusculares perante objectivos e contextos de preparao variados, respeitando os princpios metodolgicos e adaptando s caractersticas dos atletas. . Aplicar protocolos de avaliao para as diferentes componentes das adaptaes neuromusculares.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora, discute e critica tarefas de treino para o desenvolvimento das adaptaes neuromusculares. . Discute e interpreta resultados de testes de avaliao das adaptaes neuromusculares.

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 7.

O treino da mulher atleta


7.1 Regulao e alteraes do ciclo menstrual com o processo de treino 7.1.1 Perturbaes do ciclo menstrual 7.1.2 Atraso na menarca 7.2 O ciclo menstrual e o desempenho aerbio, anaerbio e neuromuscular 7.3 Periodizao do treino e caractersticas do sexo feminino

146

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Planeia o treino ao nvel da micro, meso e macroestrutra, respeitando os princpios metodolgicos inerentes.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora, discute e critica situaes concretas de planos de treino, ao nvel da micro, meso e macroestrutra.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de planos ao nvel da micro, meso e macroestrutra do processo de treino perante condies propostas.

147

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo - Modalidades Colectivas


GRAU DE FORMAO_ III /

SUBUNIDADES 1. Fundamentos do processo de Treino Desportivo 2. Treino e avaliao das adaptaes neuro-musculares 3. Treino e avaliao das adaptaes aerbias e anaerbias 4. Planeamento e Periodizao Anual do Treino das modalidades colectivas 5. Preparao Tcnica e Tctica

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

5 3 4 5 3

5/0 3/0 4/0 5/0 3/0 20 / 0

Total

20

148

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Fundamentos do Treino Desportivo


1.1 Carga, fadiga, recuperao e sobretreino - viso global 1.2 Fadiga 1.2.1 Tipos de fadiga 1.2.2 Causas possveis de fadiga 1.2.3 Deteco da fadiga 1.3 Recuperao 1.3.1 Fases e heterocronismo da recuperao 1.3.2 Treino e recuperao 1.3.3 Meios e mtodos de recuperao 1.3.4 Planeamento da recuperao 1.4 Sobretreino 1.4.1 Definio do conceito 1.4.2 Tipos de sobretreino 1.4.3 Diagnstico e preveno
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e relacionar os conceitos relativos ao processo de adaptao do organismo ao esforo, carga de treino e efeitos, fontes de energia do trabalho muscular e construo dos exerccios de treino. . Integrar os conceitos na planificao da sesso de treino e durante a planificao anual. . Conhecer e aplicar os processos de controlo do treino.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica e descreve os aspectos importantes nos processos da carga, fadiga, recuperao e sobretreino. . Integra os conceitos na utilizao dos diferentes modelos de periodizao do treino. . Aplica adequadamente os critrios de realizao dos testes. . Escolhe com pertinncia os testes a aplicar.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de trabalho sujeito a temas previamente definidos implicando pesquisa e/ou observao de sesses de treino seleccionadas. . Apresentao e justificao do tipo de teste(s) que utilizaria para controlar o treino em situaes prticas concretas. . Teste oral e/ou escrito.

149

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 2.

Treino e avaliao das adaptaes neuro-musculares


2.1 Adaptaes neuromusculares ao treino de fora 2.1.1 Adaptaes nervosas 2.1.2 Adaptaes quantitativas do tecido muscular 2.1.3 Adaptaes qualitativas do tecido muscular 2.1.4 Especificidade das adaptaes 2.1.5 Destreino 2.2 Programao do treino da fora 2.2.1 Pressupostos bsicos da programao 2.2.2 Idade do atleta e tempo anterior dedicado ao treino da fora 2.2.3 Nvel de desenvolvimento da fora at ao momento 2.2.4 Objectivos do treino 2.2.5 Intensificao do treino 2.2.6 Potencial de treino e variabilidade dos exerccios utilizados durante o ciclo 2.2.7 Princpios de progresso das cargas 2.2.8 Exigncias de fora nas modalidades colectivas 2.2.9 Aspectos metodolgicos 2.2.10 Modelos de programao do treino da fora 2.2.11 Possibilidades de evoluo das cargas dentro de um ciclo de treino 2.2.12 Programao do treino da fora aplicado s modalidades colectivas 2.2.13 Planeamento do treino da fora nos perodos competitivos longos 2.3 Avaliao das adaptaes neuromusculares 2.3.1 Medio isomtrica 2.3.2 Medio isoinercial 2.3.3 Medio isocintica (concntrica / excntrica) 2.3.4 Salto vertical com contramovimento (CMJ) 2.3.5 Relao entre a produo de fora na unidade de tempo, a RM no agachamento e o salto vertical 2.3.6 Quociente Fora Velocidade

150

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e relacionar as adaptaes neuromusculares ao treino. . Planificar e aplicar o treino das adaptaes neuromusculares. . Avaliar as adaptaes neuromusculares.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e elabora a programao do treino para o desenvolvimento das adaptaes neuromusculares. . Discute e interpreta resultados de testes de avaliao das adaptaes neuromusculares.

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 3.

Treino e avaliao das adaptaes aerbias E anaerbias


3.1 Adaptaes metablicas ao treino 3.1.1 Adaptaes ao treino aerbio 3.1.2 Adaptaes que afectam a produo de energia 3.1.3 Adaptaes ao treino anaerbio 3.2 Adaptaes cardiovasculares ao treino 3.3 Adaptaes respiratrias ao treino 3.4 Destreino de curto prazo (menor que 4 semanas) 3.5 Destreino de longo prazo (maior que 4 semanas) 3.6 Programao do treino da resistncia 3.6.1 Pressupostos para a programao do treino da resistncia 3.6.2 Modelo tradicional versus modelo integrado 3.6.3 Treino da resistncia geral (aerbia) 3.6.4 Treino intermitente curto de alta intensidade 3.6.5 Treino da resistncia especfica 3.6.6 Periodizao do treino da resistncia 3.7 Avaliao da resistncia 3.7.1 Conceitos prvios 3.7.2 Indicadores representativos do rendimento da resistncia 3.7.2.1 Potncia aerbia mxima (PAM) 3.7.2.2 Limiar lctico 3.7.2.3 FC e potncia aerbia

151

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

3.7.2.4 Velocidade aerbia mxima (VAM) 3.7.3 Formas de medio da resistncia 3.8 Programao do treino da velocidade 3.8.1 Premissas da programao do treino da velocidade 3.8.2 Planificao anual do treino da velocidade 3.9 Avaliao da velocidade
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e relacionar as adaptaes aerbias ao treino. . Planificar e aplicar o treino das adaptaes aerbias. . Avaliar as adaptaes aerbias. . Descrever e relacionar as adaptaes anaerbias e de velocidade ao treino. . Planificar e aplicar o treino das adaptaes anaerbias e de velocidade. . Avaliar as adaptaes anaerbias e de Velocidade.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Discute e elabora a programao do treino para o desenvolvimento das adaptaes aerbias. . Discute e interpreta resultados de testes de avaliao das adaptaes aerbias. . Discute e elabora a programao do treino para o desenvolvimento das adaptaes anaerbias e de velocidade. . Discute e interpreta resultados de testes de avaliao das adaptaes anaerbias e de velocidade.

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 4.

Planeamento e Periodizao do Treino DAS MODALIDADES COLECTIVAS


4.1 Caractersticas gerais da planificao nos DC 4.2 Variveis determinantes da planificao do treino 4.3 Planificao em funo do tempo 4.4 Determinao dos objectivos 4.5 Programao das cargas no ciclo anual 4.5.1 Perodo preparatrio (PP), ou pr-temporada - caractersticas, fases e objectivos 4.5.1.1 Microciclo de adaptao

152

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

4.5.1.2 Mesociclo principal 4.5.1.2.1 Conhecimento dos objectivos, estratgias e tcticas da equipa 4.5.1.2.2 Aquisio da motricidade especfica 4.5.1.2.3 Aquisio dos nveis condicionais especficos 4.5.1.2.4 Aquisio de adaptaes condicionais de reserva e a estimulao de sinergias 4.5.1.2.5 Cargas no mesociclo principal 4.5.1.3 Mesociclo de transformao 4.5.2 Perodo preparatrio 4.5.3 Perodo competitivo 5.5.3.1 Caractersticas dos microciclos de competio 5.5.3.2 Estrutura dos microciclos de competio 4.5.4 Perodo transitrio 5.5.4.1 Fase de recuperao da competio 5.5.4.2 Fase individualizada de aprendizagem e adaptao 5.5.4.3 Fase de descanso activo 4.6 Preparao imediata para a competio (PIC) 4.6.1 Estrutura e organizao da PIC 4.6.2 Preparao/adaptao s condies concretas da competio 4.6.3 Indicaes organizativas 4.6.3.1 Chegada ao local da prova 4.6.3.2 Regimes alimentares / modos de vida diferentes 4.6.4 PIC - Proposta metodolgica 1 4.6.5 PIC - Proposta metodolgica 2 4.7 Taper 4.7.1 Taper nos DC 4.8 Controlo do treino e da competio 4.8.1 Controlo e avaliao do rendimento 4.8.1.1 Critrios de definio do rendimento competitivo 4.8.1.2 Controlo / avaliao do rendimento colectivo 4.8.1.2 Controlo / avaliao do rendimento individual 4.8.2 Controlo / avaliao dos programas de treino 4.8.3 Controlo / avaliao do desenvolvimento dos jogadores

153

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e caracterizar os modelos actuais de . Discute e elabora a planificao do treino nas situaes consideradas perodos periodizao e distribuio das cargas de treino. competitivos longos, competies . Planificar a poca desportiva com perodos importantes e preparao plurianual. competitivos longos. . Discute e elabora a periodizao das . Planificar a preparao de competies qualidades fsicas, considerando o seu treino importantes. simultneo e o destreino. . Planificar a preparao plurianual. . Enquadrar o treino das qualidades fsicas, do seu treino simultneo e destreino nas diferentes situaes de periodizao consideradas.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 5.

Preparao Tcnica e Tctica


5.1 Conceitos 5.2 Bases biolgicas do comportamento tctico 5.3 Fases da realizao das aces desportivas 5.4 Objectivos do treino tctico 5.4.1 Formao de conhecimentos tcticos 5.4.2 Formao das capacidades perceptivas 5.4.3 Elaborao das fases decisionais 5.4.4 Potenciamento da memria episdica (das situaes) 5.4.5 Construo da capacidade de calcular probabilidades 5.4.6 Capacidade de aco em relao do adversrio 5.4.7 Educao do autocontrolo 5.5 Treino da tctica 5.5.1 Conceitos fundamentais 5.5.2 Desenvolver a capacidade perceptiva 5.5.3 Observar Reconhecer Compreender 5.5.4 Exercitar-se autonomamente

154

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

5.5.5 Ter feedbacks objectivos 5.5.6 Deciso 5.6 Tarefas do treinador 5.7 Preparao a longo prazo da tctica 5.8 Preparao da equipa para a competio 5.9 Planeamento anual do treino tctico 5.9.1 Construo do modelo de jogo 5.9.2 Sistemas de jogo 5.9.3 Recrutamento 5.9.4 Sistemas de comunicao entre os jogadores e entre estes e o treinador 5.9.5 Fases de treino por onde passa a equipa durante a poca
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

155

Grau III

. Discute e elabora planos de preparao do . Conhecer e relacionar os conceitos sobre as treino tctico. bases biolgicas do comportamento tctico e as fases de realizao das aces desportivas. . Discute e elabora planos de preparao da equipa para a competio. . Planificar a periodizao do treino tctico. . Planificar a preparao da equipa para a competio.

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Luta contra a Dopagem


GRAU DE FORMAO_ III /

SUBUNIDADES 1. Fundamentos da luta contra a dopagem

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

3 Total 3

3/0 3/0

156

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Fundamentos da luta contra a dopagem


1.1 Novas tendncias na luta contra a dopagem no desporto 1.1.1 Alternativas lcitas utilizao de substncias e mtodos proibidos visando o incremento do rendimento desportivo 1.1.2 Sistema de Localizao 1.1.3 Passaporte Biolgico 1.1.4 Outras novas tendncias, de acordo com a evoluo da luta contra a dopagem
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identifica e aplica alternativas lcitas utili. Identificar e aplicar alternativas lcitas zao de substncias e mtodos proibidos utilizao de substncias e mtodos visando o incremento do rendimento proibidos visando o incremento do desportivo. rendimento desportivo (por ex. na . Conhece os fundamentos do Sistema de optimizao do planeamento de treino e Localizao e pugna pelo cumprimento das das estratgias a nvel nutricional). obrigaes que dele decorrem junto dos . Conhecer os fundamentos do Sistema de praticantes desportivos. Localizao e reconhecer a sua importncia . Explica os fundamentos do Passaporte crucial na luta contra a dopagem. Biolgico e a sua importncia crucial na luta . Pugnar, junto dos praticantes desportivos, contra a dopagem. pelo cumprimento das obrigaes decorrentes do Sistema de Localizao. . Conhecer os fundamentos do Passaporte Biolgico e reconhecer a sua importncia crucial na luta contra a dopagem.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

157

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Fisiologia do Desporto
GRAU DE FORMAO_ III /

SUBUNIDADES 1. Bioenergtica 2. Fisiologia cardiorespiratria 3. Termoregulao e Fisiologia dos lquidos orgnicos

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

3 5 2 10

2/1 3/2 2/0 7/3

Total

158

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Bioenergtica
1.1 Noo de capacidade e potncia de cada processo energtico 1.2 Factores, treinveis e no treinveis, que determinam a fadiga e tempo de recuperao, em cada tipo de esforo, levando em considerao o processo de produo de energia 1.2.1 Fadiga anaerbia alctica 1.2.2 Fadiga anaerbia lctica 1.2.3 Fadiga aerbia
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e diferenciar os diferentes processos de instalao da fadiga bioenergtica e sua treinabilidade.


FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica e relaciona os factores responsveis pela instalao da fadiga bioenergtica.

. Teste escrito, ou em alternativa oral.

SUBUNIDADE 2.

fisiologia cardiorespiratria
2.1 Modificao dos volumes pulmonares na adaptao aguda ao esforo 2.2 Modificao da frequncia cardaca, volume sistlico e dbito cardaco na adaptao aguda ao esforo 2.3 Noo de consumo de oxignio, consumo mximo de oxignio, limiar aerbio e limiar anaerbio
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Descrever e interpretar os parmetros fisiolgicos indicadores da resposta cardiorrespiratria ao exerccio muscular.


FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Relaciona e aplica testes que permitem quantificar a resposta cardiorrespiratria aos estmulos de treino e competio.

. Teste oral e/ou escrito.

159

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 3.

Termoregulao e Fisiologia dos lquidos orgnicos


3.1 Equilbrio hidro-electroltico e suas modificaes na adaptao aguda ao esforo 3.2 Especificidades resultantes das caractersticas do meio ambiente: frio, calor, humidade e altitude
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar e diagnosticar as interaces entre exerccios muscular, meio-ambiente e alteraes hidro-electrolticas e da termoregualo.

. Elabora estratgias para preveno de desvios adaptativos que perturbem a termoregulao e o equilbrio hdrico e electroltico na resposta aos estmulos de treino e competio.

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

160

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

UNIDADE DE FORMAO /

Anlise do Desempenho Desportivo


GRAU DE FORMAO_ III /

1. Anlise dO DESEMPENHO desportiva 2. modelo de anlise do DESEMPENHO desportivO 3. Eficcia instrucional na anlise dO DESEMPENHO desportiva

2 4 2 8

1/1 2/2 1/1 4/4

Total

161

Grau III

Grau II

SUBUNIDADES

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 1.

Anlise dO DESEMPENHO desportivO


1.1 Conhecer a actividade e o desportista 1.2 Avaliao tcnica 1.3 Avaliao tctica 1.4 Contextualizao da anlise do desempenho desportivo no processo de treino
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar os factores determinantes da desempenho nas diferentes etapas do processo de preparao desportiva. . Interpretar a informao disponvel do processo de anlise do desempenho desportivo e ser capaz de a integrar nas decises do planeamento e direco do processo de treino e competies na perspectiva da poca desportiva e da carreira do desportista.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica e descreve os indicadores do desempenho de determinada modalidade desportiva. . Tem uma perspectiva holstica e heurstica relativa ao funcionamento dos modelos de desempenho desportivo, que lhe permite identificar e utilizar, transversal e longitudinalmente, a informao proveniente dos indicadores do desempenho nas sesses de treino e nas competies.

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

modelo de anlise dO DESEMPENHO desportivO


2.1 Anlise quantitativa 2.1.1 Validade, fiabilidade e objectividade 2.1.2 Procedimentos, seleco e construo de testes 2.1.3 Avaliao dos resultados 2.2 Anlise qualitativa 2.2.1 O papel da anlise qualitativa no estudo do desempenho desportivo 2.2.2 Tipos e meios de anlise qualitativa do desempenho desportivo 2.2.2.1 Anlise qualitativa do desempenho a partir da observao: fases e procedimentos 2.2.2.2 Anlise do desempenho desportivo numa perspectiva holstica 2.2.2.3 Factores que interferem na capacidade de anlise do desempenho desportivo 2.2.3 Validade e fiabilidade da anlise qualitativa

162

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

Eficcia instrucional na anlise dO DESEMPENHO desportivO


3.1 Das estratgias instrucionais explcitas s implcitas 3.2 Demonstrao: caractersticas, constrangimentos e estratgias 3.3 Feedback pedaggico: caractersticas, constrangimentos e estratgias 3.4 O recurso s tecnologias relacionadas com o feedback 3.4.1 O vdeo como fonte de feedback 3.4.2 O recurso a tecnologias sofisticadas de feedback
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Reconhecer a oportunidade e a natureza da instruo a emitir de acordo com os diferentes tipos de constrangimentos afectos a determinada situao-problema. . Reconhecer tecnologias relacionadas com o feedback, sendo capaz de distinguir a sua apropriao de acordo com o problema especfico em anlise.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Selecciona e aplica atendendo aos constrangimentos afectos ao momento, a tcnica instrucional mais adequada referenciada ao tipo, modo e condies especficas de aplicao. . Distingue a apropria o recurso a diferentes tecnologias relacionadas com o feedback, considerando a especificidade das aces em anlise.

. Teste oral e/ou escrito.

163

Grau III

SUBUNIDADE 3.

Grau II

. Reconhecer e identificar a anlise quantitativa . Estrutura detalhadamente o processo de anlise do desempenho ao longo da poca desportiva, e qualitativa do desempenho desportivo, do considerando ainda os princpios de um modelo ponto de vista conceptual e procedimental. de preparao desportiva a longo prazo. . Identificar os diferentes processos de recolha . Estrutura a anlise de determinadas aces de dados bem como selecionar os mais desportivas fundamentando a abordagem a adequados s necessidades da situao que se utilizar e os passos metodolgicos a seguir. lhe apresenta.

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Gesto do Desporto
GRAU DE FORMAO_ III /

SUBUNIDADES 1. Conceito de Gesto Desportiva e as relaes entre treinadores e dirigentes desportivos 2. O Sistema Desportivo 3. Como perceber as Organizaes e o seu Funcionamento 4. Capacidade de Anlise e Planeamento de Estratgias de Interveno 5. Gesto de Recursos Humanos 6. O Marketing Desportivo 7. A Relao com os Meios de Comunicao 8. A Gesto de Eventos Desportivos 9. A Gesto de Instalaes Desportivas

HORAS

TERICAS / PRCTICAS (H)

1 1 1 1 1 1,5 1 1,5 1

1/0 1/0 1/0 1/0 1/0 1,5 / 0 1/0 1,5 / 0 1/0 10 / 0

Total

10

164

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 1.

Conceito de Gesto Desportiva e as relaes entre treinadores e dirigentes desportivos


1.1 O conceito de Gesto Desportiva 1.2 Relao entre treinadores e dirigentes desportivos 1.3 mbito de interveno e colaborao 1.4 Perfil de funes do gestor desportivo

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Compreender o conceito de gesto desportiva . Utiliza de forma correta os conceitos bsicos, reconhece as reas de actuao e as funes e discriminar os mbitos de interveno e os dos gestores desportivos. perfis de funes do gestor desportivo.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 2.

O Sistema Desportivo
2.1 O sistema desportivo portugus 2.1.1 Aspectos organizacionais 2.1.1.1 O Estado 2.1.1.2 O sector privado 2.1.1.3 O associativismo desportivo 2.1.1.3.1 As federaes, as associaes e os clubes 2.1.1.3.2 Os agentes desportivos e as associaes de classe 2.1.1.4 O movimento olmpico 2.1.1.5 O desporto na escola 2.1.1.6 O INATEL

165

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

COMPETNCIAS DE SADA

CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Compreender o sistema organizacional em que . Enquadra o seu local de actividade dentro do sistema desportivo portugus. o desporto portugus se encontra estruturado, perceber os princpios fundamentais que regem a sua arquitectura. . Reconhecer os rgos, as suas competncias, responsabilidades, nveis de actuao e de interligao.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Teste oral e/ou escrito.

SUBUNIDADE 3.

Como perceber as Organizaes e o seu Funcionamento


3.1 As organizaes 3.2 As teorias de desenvolvimento organizacional 3.2.1 Perspectiva clssica 3.2.2 Perspectiva psicossociolgica 3.2.3 Perspectiva estruturalista 3.2.4 Perspectiva sistmica 3.2.5 Perspectiva contingencial 3.1 Estrutura e dinmica das organizaes
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Compreender o conceito de organizao, as suas diferentes formas de estruturao e a sua evoluo histrica.
FORMAS DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica a estrutura e a misso da organizao em que est inserido e qual o seu modelo de funcionamento.

. Trabalho de grupo / individual - Perante um contexto de mudana organizacional especfico, o formando identifica a nova estrutura organizacional e reconhece de que forma a mudana poder interferir com as dinmicas at a estabelecidas entre os vrios membros da organizao tendo em considerao as expectativas de cada um e os objectivos da organizao (clube).

166

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 4.

Capacidade de Anlise e Planeamento de Estratgias de Interveno


4.1 Origem e evoluo do conceito de estratgia 4.2 Modelos de anlise estratgica 4.3 Seleco e formulao de estratgias
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Elaborar linhas de interveno coerentes com os objectivos previamente definidos e o contexto em que se iro desenrolar.

. Identifica os pontos fortes e fracos do ambiente interno da organizao e as oportunidades e ameaas do ambiente externo.

FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de uma anlise SWOT referente a uma situao desportiva concreta.

SUBUNIDADE 5.

Gesto de Recursos Humanos


5.1 Teorias clssicas 5.2 Objectivos operacionais 5.3 Sistemas de liderana e mercado de trabalho do desporto
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Conhecer e identificar as teorias clssicas e as competncias bsicas da gesto de recursos humanos nas organizaes.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Promove e coordena equipas de trabalho com sucesso.

. Trabalho de grupo / individual - Perante uma situao prtica especfica elabora o plano de gesto de recursos humanos.

167

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

SUBUNIDADE 6.

O Marketing Desportivo
6.1 O Conceito de marketing 6.2 Os elementos do mercado 6.3 As tcnicas de marketing 6.4 O plano de marketing
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Dominar os conceitos de marketing , marketing mix e as tcnicas necessrias para a elaborao de um plano de marketing.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Utiliza as tcnicas fundamentais do marketing, aplicando correctamente os conceitos do marketing mix.

. Trabalho de grupo / individual - Elaborao de um texto em que o formando discorra sobre a importncia do Plano de Marketing para o sucesso de um projecto desportivo, face aos elementos de mercado.

SUBUNIDADE 7.

A Relao com os Meios de Comunicao


7.1 A relao entre os conceitos de comunicao global e comunicao nos clubes desportivos 7.2 Princpios e sistemas para uma efectiva rede de comunicao interna e externa. Identificao das condies para uma boa comunicao 7.3 Estratgias de divulgao interna e externa e dificuldades de desenvolvimento dos planos de comunicao 7.4 Descrio dos principais meios de relaes pblicas 7.5 Identificao das particularidades dos meios de comunicao social: Jornais/ Rdio/ Televiso/ Internet 7.6 Elaborao de uma pasta para a comunicao social
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Elaborar um plano de comunicao e garantir uma relao eficiente com os meios de comunicao social.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Elabora um plano de comunicao e define os requisitos para a construo das notcias nos meios de comunicao social.

168

. Teste oral e/ou escrito.

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

SUBUNIDADE 8.

A Gesto de Eventos Desportivos


8.1 Conceito 8.2 Tipologias 8.3 As etapas e as fases 8.4 As operaes 8.5 O voluntariado 8.6 A dimenso socioeconmica e a avaliao do impacto do evento desportivo 8.7 Dossis de candidatura
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Capacidade de identificar os principais pressupostos para a organizao de evento desportivo.


FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica as etapas, fases e operaes de um evento desportivo.

. Trabalho de grupo / individual - Idealizar um evento desportivo.

SUBUNIDADE 9.

A Gesto de Instalaes Desportivas


9.1 Classificao das instalaes desportivas 9.2 Tipologia das instalaes desportivas 9.3 Indicadores de ordenamento das instalaes desportivas 9.4 Programas regulares de manuteno
COMPETNCIAS DE SADA CRITRIOS DE EVIDNCIA

. Identificar os diferentes tipos de instalaes desportivas e os principais constrangimentos do seu ordenamento no territrio.
FORMA DE AVALIAO RECOMENDADA

. Identifica os principais critrios de construo de instalaes desportivas.

. Teste oral e ou escrito.

169

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Pluridisciplinaridade e Treino
- Seminrios
GRAU DE FORMAO_ III /

Ser treinador no mbito do treino de alto rendimento exige competncias que ultrapassam, em muito, o que concerne ao acto de treinar e orientar equipas ou atletas na competio. Ao treinador exige-se preparao para intervir publicamente, dar conferncias de imprensa, estabelecer a comunicao dentro da instituio, saber relacionar-se com a comunidade, alm de ter capacidades e competncias para criar e coordenar uma equipa de especialistas de suporte ao programa de treinos que desenvolve com os atletas. Acresce a necessidade, reconhecida pelos treinadores, de, na actualidade, ser importante e determinante para o sucesso desportivo que a preparao dos atletas tenha uma slida base de apoio cientfico. Na prtica isto significa que devem ser colocados disposio dos treinadores os meios necessrios para que possam organizar o processo de treino com base nas mais recentes investigaes realizadas no mbito das cincias de apoio preparao desportiva. Esta inquestionvel necessidade assume maior destaque quando se fala de atletas de alto rendimento. Ciente desta necessidade de formao, o PNFT contempla um momento de reflexo na matria Pluridisciplinaridade e treino, a ter lugar no Grau III, cuja realizao se processa em regime de Seminrio com uma durao de 12 horas, podendo ocorrer num ou mais fins de semana e com um ou mais formadores. A dinmica que caracteriza a realizao do referido Seminrio dever obrigatoriamente contemplar uma participao activa dos candidatos na discusso dos temas definidos, que devero ser previamente aprovados pelo IDP, IP, enquanto entidade certificadora. No sentido de auxiliar o trabalho de escolha destes temas e clarificar o modo como se pretende que eles sejam tratados, apresentamos um conjunto de referncias que se enquadram nas tendncias actuais do desenvolvimento e discusso das coisas relacionadas com os programas de preparao dos atletas de alto rendimento desportivo.

170

So evidentes na actualidade trs grandes reas a contemplar na definio dos temas citados:

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

RE F ERE N CIAIS

DE

F ORMAO

GERAL

Uma primeira rea relacionada com as questes conceptuais do treino desportivo e da preparao desportiva e a necessria harmonizao entre os avanos da teoria com as exigncias colocadas, nos dias de hoje, na preparao eficiente e eficaz dos atletas em geral e do alto rendimento em particular; Uma segunda rea que contempla as questes relacionadas com as novas teses sobre a competio desportiva e que passam pelas vertentes da motivao, frequncia de participao, opes possveis sobre os modelos de periodizao de acordo com o quadro competitivo e as diferentes especialidades, necessidade de se programarem tempos de adaptao a situaes diferenciadas das que o atleta encontra diariamente no seu processo normal de preparao (altitude, temperatura, nveis de humidade, fusos horrios, etc.), a necessria articulao entre calendrios nacionais com os internacionais, assim como outros temas que resultam da necessria preparao directa competio mais importante. Uma terceira rea que rene a utilizao sistemtica de outros factores contributivos para o sucesso desportivo, como so os casos das situaes inabituais de treino (treino em altitude), do recurso tecnologia como um importante meio auxiliar para avaliar e controlar o processo de preparao, a constituio de equipas de especialistas que possam assessorar o treinador e assim contribuir com os seus saberes para uma melhor interveno desse mesmo treinador. A apresentao destas trs reas no obsta a que a organizao de um Curso, por parte de uma entidade formadora, na proposta de homologao do mesmo, venha a apresentar ao IDP, IP a realizao de um Seminrio cujo teor no tenha imediato cabimento neste conjunto de temas, mas sim um outro que, pela sua natureza e importncia especfica para a modalidade, rena relevncia bastante para a formao dos Treinadores de Grau III, assim como para o desenvolvimento da modalidade. A correcta fundamentao da referida proposta um elemento indispensvel para a sua aceitao pelo IDP, IP.

171

Grau III

Grau II

Grau I

P r o g r a m a

N a c i o n a l

d e

F o r m a o

d e

T r e i n a d o r e s

UNIDADE DE FORMAO /

Referenciais de Formao Geral


Unidade - OPTATIVAS
GRAU DE FORMAO_ III /

172

No quadro dos contedos do referencial de formao geral do Curso de Treinador de Desporto de Grau III, surge a unidade Optativas. O aparecimento desta unidade surge na sequncia da aplicao de uma lgica de responsabilizao progressiva do treinador na sua prpria formao e no enriquecimento crescente da sua interveno em reas e tarefas que, parecendo estar para alm dos contornos mais evidentes da preparao dos praticantes, no deixam de contribuir para que o treinador possa desempenhar a sua funo. Trata-se de blocos de matrias aplicadas ao desporto que, no surgindo directamente nas outras unidades de formao geral do Grau III, nem possuindo um nvel de especificidade e actualidade to destacado que levem sua incluso na unidade Seminrios, no deixam, no entanto, de ser considerados como temas de interesse relevante para o exerccio da funo de treinador a este nvel, nomeadamente lngua estrangeira, tecnologias da informao e comunicao aplicada ao desporto TICD, marketing desportivo e direito do desporto. Esta maneira distinta de desenhar os referenciais de formao geral, transferindo para o candidato a Treinador de Grau III a possibilidade de optar por matrias que julgue mais adequadas s caractersticas particulares da sua modalidade, da sua funo e das suas necessidade formativas, a consequncia da integrao da sua funo em reas que lhe so tangentes, mas tambm da necessidade que existe de uma melhor comunicao no quadro do universo global onde a expresso do alto rendimento se desenrola. As particularidades de integrao de cada modalidade no universo que caracteriza o alto rendimento desportivo podem ainda suscitar o aparecimento de outros temas que se enquadrem neste bloco de matrias, alargando o leque das escolhas e das preferncias dos treinadores. Neste contexto, caber s entidades formadoras encontrar a soluo que melhor responda ao interesse dos treinadores (sem esquecer, naturalmente, as caractersticas operacionais de organizao de um curso de treinadores) formalizando uma proposta que conduza homologao do respectivo curso, atravs de duas formas: 1. Incluso deste bloco no referencial de formao (no caso de existir consenso de interesses por parte dos formandos); 2. Aceitao de uma unidade de formao independente que corresponda a estas caractersticas, realizada em entidade formadora devidamente reconhecida, em que o treinador em causa comprova o seu aproveitamento.

Instituto do Desporto de Portugal, I.P.

You might also like