You are on page 1of 7

Walter Benjamin: crtica idia do progresso, histria e tempo messinico Carlos Eduardo Jordo Machado1

Resumen:

Benjamin foi pioneiro na sua crtica dialtica concepo do conceito de progresso, que desenvolveu em suas anotao ao projeto da Obra das passagens e, sobretudo, em seu ensaio derradeiro sobre o Conceito de histria. Sua crtica ser incorporada, em boa mediada, por Adorno e Horkheimer na Dialtica do esclarecimento, de 1947, como tambm na obra pstuma de Siegfried Kracauer, History the last things before the last. Pretendo destacar a valorizao de Kracauer de sua crtica ao conceito de progresso, de que modo incorpora-a sua prpria concepo de histria, como tambm discutir a crtica de Kracauer separao, feita por Benjamin, em seu ensaio de 1940, entre tempo cronolgico e tempo histrico. Mas em History, a figura mtica de Ashaver que vaga pelas pocas, diferente?

Professor de histria da filosofia e da arte, desde 1987, na UNESP, Assis, SP, Brasil. Autor, entre outros, Debate sobre o expressionismo. Um captulo da histria da modernidade esttica. So Paulo: Ed. UNESP, 1998; As formas e a vida. Esttica e tica no jovem Lukcs (1910-18). So Paulo: Ed. UNESP, 2004; traduziu para o portugus, juntamente com Marlene Holzhausen, KRACAUER, S. O ornamento da massa. So Paulo: Cosacnaify, 2009; organizou, juntamente com Miguel Vedda: Siegfried Kracauer. Un pensador ms all de las fronteras. Buenos Aires: Gorla, 2010.

Walter Benjamin: crtica idia do progresso, histria e tempo messinico

Walter Benjamin desenvolveu do final dos anos vinte at sua morte em 1940 uma obra incomensurvel e que s foi publicada pela primeira vez em 1982, A obra das passagens, organizada por Rolf Tiedemann. nela que Benjamin desenvolve de maneira unvoca e dialtica sua crtica idia de progresso, num captulo intitulado, pelo organizador, de Teoria do conhecimento, teoria do progresso. Benjamin desenvolve uma verso prpria do materialismo histrico livre do conceito de progresso e prope, no seu lugar, o conceito de atualizao uma reformulao do conceito de progresso? Em seguida, pretendo discutir algumas teses de seu ltimo texto, Sobre o conceito de histria, de 1940, confrontando-as com seus interlocutores contemporneos mais prximos, como Theodor Adorno, Ernst Bloch e, sobretudo, Siegfried Kracauer. Todos eles vo tirar proveito para suas interpretaes originais do tempo histrico da crtica de Benjamin idia de progresso - a ruptura em contrapartida ao continuum.2 Em seu livro pstumo, History The last things before the last, Kracauer explicita sua concordncia com a crtica de Benjamin idia de progresso e com o conceito de Marx da desigualdade temporal do desenvolvimento histrico, isto , o conceito de no contemporaneidade (Ungleichzeitigkeit)3, conceito tambm caro a Ernst Bloch na sua interpretao da histria alem4; para, por outro lado, ao final, lanar para o debate, alguns argumentos crticos de Kracauer em relao ao conceito de tempo messinico de Benjamin. Essa obra monumental de Benjamin teve origem, enquanto modo de escrita capaz de captar o mundo descontnuo das coisas - o momento de ruptura dos processos -, na coleo de aforismos escrita entre 1923-1926 e que apareceu em livro em 1928, Einbahnstrasse (Rua de mo nica) 5 . nessa coleo que comea a experincia da montagem literria. Mtodo expositivo capaz de reunir de
Na vasta bibliografia sobre a obra de Walter Benjamin, no se pode deixar de mencionar o exaustivo estudo (pstumo) de J-M Palmier; PALMIER, J-H Walter Benjamin. L chiffonnier, lAnge et le Petit Bossu. Paris: Klincksieck, 2006.. 3 Sobre o conceito de no-contemporaneidade ou da dialtica entre contemporaneidade e no- contemporaneidade e como tirar proveitos polticos dos elementos no-comtporneos, ver, no meu livro, o captulo Sobre a Herana desta poca de Ernst Bloch in MACHADO, C.E.J. O debate sobre o expressionismo..Ed.Cit.,; verso espanhola in VEDDA, M. (org) Ernst Bloch. Tendencias y latencias de un pensamiento. Buenos Aires: Herramienta, 2007, pp.55-73. 4 Ver o magistral captulo: Ungleichzeitigkeit und Berauchung (No contemporaneidade e embriagues) in BLOCH, E. Erbschaft dieser Zeit. Frankfurt aM: Suhrkamp, 1985, pp. 45-204. 5 Fao uma aproximao entre a montagem literria, em Rua de mo nica de Benjamin, o uso da montagem mediata na coleo de narrativas em Vestgios de Bloch e a literatura sociolgica em Os empregados de Kracauer: La crtica (materialista) del mundo (discontinuo) de las cosas in VEDDA, M. Constelaciones dialcticas. Tentativas sobre Walter Benjamin. Buenos Aires: Herramienta, 2008, pp. 67-79
2

modo reflexivo fragmentos aparentemente desconexos da realidade exterior, dando lhes um significado explosivo nas palavras de Kracauer, na resenha ao livro -, revolucionrio6; reunindo imagens dos sonhos e da memria; objetos aparentemente sem importncia, dejetos (Abflle); so micrologias que compem um mosaico - formando constelaes dialticas. Como afirma Benjamin, seu trabalho deve desenvolver ao mximo grau a arte de citar sem usar aspas 7 . Um mtodo que se ope radicalmente ao formalismo da exposio metodolgica tradicional (abstrata), desconectada da construo especfica do objeto analisado. Em contra-partida, afirma de modo provocativo, em outro trecho: mtodo desse trabalho: montagem literria. No tenho nada a dizer. S a mostrar (p. 574; ed. br.: p.502). A montagem literria vai lhe permitir relevar a descontinuidade na continuidade dos processos histricos, seus momentos de ruptura, dando fisionomia, vozes e seus respectivos nomes prprios aos dados imediatos e datas decifrando a expresso na cultura, no caso das passages, da vida material do capitalismo da poca e sua fantasmagoria prpria produzida pela dinmica da produo de mercadorias; sendo ela mesma, a cultura e suas objetivaes, transformada em mera mercadoria como outra qualquer. o fenmeno originrio do capitalismo tardio. justamente a montagem literria que lhe possibilita pensar a histria a contrapelo, em direo diametralmente oposta, ilusria e ideolgica idia dessa como uma mera projeo linear no tempo, um continuum, maneira do historicismo, que pretende reconstruir os perodos e pocas exatamente como foram base mesma de sua crtica idia de progresso. Num outro trecho, Benjamin deixa claro sua proposta: pode-se considerar um dos objetivos metodolgicos deste trabalho demonstrar um materialismo histrico que aniquilou em si a idia de progresso. Precisamente aqui o materialismo histrico tem todos os motivos para se diferenciar rigorosamente dos hbitos de pensamento burgueses. Seu conceito fundamental no o progresso, e sim a atualizao (p.574, ed. bra. p. 502). A questo metodolgica no sentido de como conceber a narrativa da histria, mas ao mesmo tempo imediatamente poltica. O seu ensaio Sobre o conceito de histria, foi escrito, como lembra Jeanne Marie Gagnebin, sob o impacto do acordo de agosto de 1939 entre Stalin e Hitler, critica duas maneiras aparentemente opostas de escrever a histria (...)

KRACAUER, S. Sobre os escritos de Walter Benjamin (Frankfurter Zeitung, 15/07/1928) in O ornamento da massa. Ed. cit., p. 284. 7 BENJAMIN, W. Das Passagen-Werk. Frankfurt aM: Suhrkamp, 1983, p. 572. A edio brasileira deve ser citada pelo trabalho cuidadoso da equipe de tradutores, a organizao e apresentao dos materiais feitos por Wille Bolle com a colaborao de Olgria Matos. Passagens. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo/ Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, p. 502.

segundo Benjamin, a historiografia `burguesa e a historiografia `progressista se apiam na mesma concepo de um tempo `homognio e vazio(...) um tempo cronolgico e linear8. Conforme o prprio Benjamin afirma no final da tese 13: a idia de um progresso da humanidade na histria inseparvel de sua marcha no Interior de um tempo vazio e homogneo. A crtica da idia de progresso tem como pressuposto a crtica da idia dessa marcha9. Cabe somar aqui os comentrios de Adorno de 1962, num ensaio magistral, intitulado, Progresso: a polmica de Benjamin contra a fuso de progresso e humanidade que apresentam as teses sobre o conceito de histria, o mais importante, talvez, sobre a crtica da idia de progresso que tenha sido pensado por parte de quem, no campo cruamente poltico, se conta entre os progressistas10. Nesse importante ensaio de Adorno, que se coloca radicalmente contra a reduo da idia de progresso ao mero acumulo das habilidades tcnicas, ao mero domnio sobre a natureza, comea perguntando: progresso para onde, em que, em relao aonde (p.29). um de seus ensaios mais claros e didticos o que no pouca coisa ou comum em se tratando do autor de Teoria esttica. Realiza um detour histrico do conceito. Uma exposio que parte da concepo do tempo circular, do destino, dos antigos, concepo inovadora de Agostinho, que contrape a civitas Dei civitas terrena, e sua secularizao posterior; chegando a Kant, com a unidade entre progresso das aptides e desenvolvimento moral - e culmina com a idia do progresso como um processo contraditrio avassalador que se realiza s costas dos indivduos singulares, a tragdia do tico em Hegel, e em Marx - eles, os indivduos, no sabem, mas o fazem; seu posterior esvaziamento, se transformando em mera ideologia opressora, em mito; ressaltando o negativo das crticas de Benjamin e Kafka. Ele compara o progresso, num trecho muito sugestivo, recorrendo a uma imagem de contos de fada (Mrchen), a um gigante que depois de um sono imemorial, despertasse, se colocasse de p, e aos poucos comeasse a andar e, em seguida, a correr e a destruir tudo ao seu redor11.

GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin ou a histria aberta in BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1996, pp. 7-8 9 Sobre o conceito de histria in BENJAMIN, W. Ed. Cit., p. 229. Trad. Srgio Paulo Rouanet. 10 ADORNO, Th. Fortschritt in Stichworte. Frankfurt aM: Suhrkamp, 1969, pp.30-31 11 Adorno num ensaio preparatrio da Dialektik der Aufklrung, escrito em 1942, Reflexionen zur Klassentheorie, chama a ateno que a descoberta da economia poltica, Marx, sobre a histria como luta de classes, lana luz sobre a histria inteira da humanidade, ou seja, a onde h diviso coercitiva do trabalho e hierarquia, h expropriao do trabalho alheio. como se no silncio das runas e das pirmides ecoasse, na paisagem do inexorvel, o barulho das fbricas (ADORNO, Th. Soziologische Schriften I. Frankfurt aM: Suhrkamp, 1979, pp.373-74). Enfatizando o momento da permanncia sobre a mudana, ontologizando-o - ecos heideggerianos na sua concepo da histria? malgrado ele mesmo. Assunto para uma longa discusso...

Formula uma interessante contradio do conceito de progresso: ao afirm-lo, somos obrigados a neg-lo, no h progresso; e ao rejeit-lo, afirm-lo. Apesar de pensar o progresso em meio a uma dinmica das contradies, sua concepo difere da de Benjamin, que coloca em seu lugar a idia de atualizao. Adorno se apia ainda, no por acaso, em termos estticos, na sua incansvel defesa da autonomia da arte - diversamente de Benjamin com a idia de perda da aura da obra de arte na idia do progresso do material artstico, residindo nesse ponto, justamente, o calcanhar de Aquiles de sua interpretao da nova msica, segundo Peter Brger, a base mesma de sua posio antivanguardista12. Bloch pensa a dinmica do processo histrico como pluridimensional, uma contemporaneidade prenha de desenvolvimentos histricos no contemporeneos num mesmo presente histrico simultneo. No so processos que se realizam paralelamente sem conexo entre si, mas uma dialtica multidirecionada de contemporaneidade e no-contemporeidades. O progresso um conceito diferenciado e no univocamente direcionado; para ele, h perdas no progredir13. Neste ponto, Bloch est de acordo com Benjamin na sua crtica ao historicismo. Mas ele tambm, como Adorno, mutatis mutandis, pensa uma reformulao multivoca ou negativa, no caso do segundo, poderia se dizer, do conceito de progresso. No incio dos anos 1960, j em Tbingen, escreve alguns ensaios que tm o momento de ruptura como centro (da mesma poca do texto de Adorno); num deles, se apia na tese 16 de Sobre o conceito de histria de Walter Benjamin: o materialista histrico no pode renunciar ao conceito de um presente que no transio, mas pra no tempo que se imobiliza (...) Ele deixa a outros a tarefa de se esgotar no bordel do historicismo, com a meretriz (Hure) `era uma vez. Ele fica senhor das suas foras, suficientemente viril para fazer saltar pelos ares o continuum da histria . O momento de ruptura o centro das reformulaes crticas do conceito de progresso de Bloch, de Adorno (negativo) - mas afinal o que significa o conceito de atualizao em Benjamin seno o aniquilamento do progresso como contnuo da histria? A atualizao no acontece seno aniquilando a continuidade da marcha do progresso como sendo a prpria histria da humanidade; interrompendo-a, e, na ruptura, dar vozes ao que foi emudecido, ao que se perdeu no progredir.

12

Sobre o anti-vanguardismo de Adorno in BRGER, P. Zur Kritik der idealistischen sthetik. Frankfurt aM: Suhrkamp, 1983, pp.128-135. 13 Verluste im Fortschreiten in BLOCH, E. Differezierungen im Begriff Fortschritt in Tbinger Einleitung in die Philosophie. Frankfurt aM: Suhrkamp, 1977, p. 118. Mais sobre Bloch e seu pensar fabulando, ver meu ensaio: O sonho de uma coisa. Sobre o pensar fabulando de Ernst Bloch in ALMEIDA, J. DE (org). Pensamento alemo do sec. XX. So Paulo: Cosacnaify, 2009.

A crtica de Kracauer idia do continuum remonta a seu texto pioneiro (1927) sobre a tcnica da fotografia ao como paralela ao historicismo, como se esta fotografia do tempo corresponderia a um filme gigantesco que representasse univresalmente os acontecimentos relacionados (66). A fotografia antecede mais de quatro anos ao ensaio de Benjamin, A pequena histria da fotografia de 1931. 14 Ambos traam um paralelo entre fotografia e a tradio do historicismo, paralelo que est na base da valorizao do descontnuo, da ruptura, da histria, em contraposio idia do progressivo desenvolvimento linear do tempo histrico. O conceito benjaminiano de atualizao impensvel sem essa contraposio crtica e histrica. ele quem leva as ltimas conseqncias a crtica idia do progresso; aniquila, no momento de ruptura, o continuum uma dialtica peculiar entre continuidade e descontinuidade, na qual o descontnuo se rompe do contnuo; uma dialtica em reteno (Stilstand). Certamente a questo da relao entre a tcnica da fotogrfica e o historicismo, quanto a crtica ao progresso como continuum histrico, estavam, como se diz, no ar. Mas Benjamin o mais conseqente. A relao entre imagem fotogrfica e histria, a tenso entre micro e macro-histria, a dialtica entre tempo fsico e histria so temas-chave da ltima obra de Kracauer, History. Esta forma com sua Theory of Film de 1961 um dptico peculiar. Peter Schttler reconstruiu15, recentemente, o interessante dilogo entre Kracauer e o autor de Apologie de lhistoire, Marc Bloch que merece destaque para entender como Kracauer concebe a relao entre histria e imagem ou entre a fotografia e o trabalho do historiador. a partir dele que Kracauer formula, em History, elegendo a fotografia como um modo de percepo sutil e produtiva, a teoria da passividade ativa do processo fotogrfico, comparando com o trabalho do historiador em relao s suas fontes, evocando a tcnica da clicagem automtica (dclencheur automatique) como aquele mximo de objetivismo na aproximao subjetiva do real. (Cf.85). de Marc Bloch tambm a expresso o ttil das palavras (tact des mots), aquela caracterstica da ltima fase do trabalho do historiador (p.89). Aquele timo, em que o historiador

Sobre Benjamin e a tcnica fotogrfica ver STIEGLER, Bernd. Walter Benjamins Photoalbum oder das Lesen von Photographien als Kulturtechnik (man). Do mesmo autor: Bilder der Photgraphie. Ein lbum photographiescher Metaphern. Frankfurt aM: Suhrkamp, 2006 Lhistorien entre objectivisme et subjectivsme. Siegfried Kracauer face Marc Bloch in DESPOIX, Ph./SCHTTLER, P. (org). Siegfried Kracauer. Penseur de lhistoire. Paris: Sciences de lhomme, 2006, pp.77-92. Escrevi uma resenha sobre essa excelente coletnea in Herramienta. 39. Buenos Aires: Herramienta, 10/2008, pp. 145-148.
15

14

vislumbra elementos utpicos antes das ltimas coisas, ao encontrar, na ante-sala, conforme se l na ltima frase de History, a terra incgnita numa vala comum entre pases que nos so familiares16. Por ltimo, Kracauer publicou em 1962 seu nico captulo de History, Time and history, que no livro corresponde, com poucas modificaes, ao captulo 6: Ashaver ou o enigma do tempo. Nele Kracauer desenvolve uma complexa discusso sobre a dialtica entre tempo cronolgico e tempo histrico, confrontando-se com autores como Croce, Hegel, Marx, Burckhart, Marc Bloch e Henri Pirenne, Proust e Kafka, Jaus e Walter Benjamin, entre outros. Cabe aqui dar ateno apenas a dois momentos do texto, nos quais Kracauer comenta as Teses sobre o conceito de histria de Benjamin. Na primeira referencia, Kracauer se mostra de acordo com a crtica de Benjammin identidade entre tempo cronolgico e tempo histrico inerente idia de progresso como continuum. Como observa judiciosamente (judiciosly) Benjamin, se a idia de progresso insustentvel, principalmente porque ele inseparvel da idia de tempo cronolgico como matriz de um processo portador de sentido (pp.149-150). Por outro lado, o modo como Benjamin, valorizando o momento de ruptura no progredir e instaurando o tempo messinico, aquele momento que engendra uma dialtica em reteno(Stilstand), os tiros que os operrios na Revoluo de julho disparam contras os relgios localizados nas torres; ou aquele segundo no qual o Messias poderia penetrar pela porta estreita. Segundo Kracauer: Walter Benjamin... se autoriza a um procedimento no-dialtico; ele dirige sua ateno ao no-ser (nonentity) do tempo cronolgico, sem se preocupar minimamente com o outro lado da medalha. Que existem dois lados, isso foi raramente reconhecido (p.155). Ou seja, para Kracauer pensar o tempo histrico, que no idntico ao tempo cronolgico, dissociado do tempo fsico, os dois lados, meta-fsica uma concepo no dialtica do tempo histrico. Mas em Benjamin, no seria o tempo messinico, alegrico, ou seja, de sentido no literal, a-teolgico - o momento da revoluo?

KRACAUER, S. History. The last things before the last.. New York: Oxford University Press, 1995, p. 217. A nova edio alem, KRACAUER, S. Werke. Band 4. Geschichte-Vor den letzten Dingen. Frankfurt aM: Suhrkamp, 2009, republica a interessante e instigante discusso - que mereceria um exaustivo estudo a parte -, Das thetische als Grenzeerscheinung der Histoire (O esttico como fenmeno limite da histria), de Kracauer com o grupo Poetik und Hermeneutik, realizada em setembro de 1966, poucos meses antes de seu falecimento.

16

You might also like