You are on page 1of 17

PARMIA DE CAVALO Cavalo ruano corre todo o ano Cavalo baio mais veloz que o raio Cavalo branco

veja l se manco Cavalo pedrs compro dois por ms Cavalo rosilho quero com filho Cavalo alazo a minha paixo Cavalo inteiro amanse primeiro Cavalo de sela mas no pra donzela Cavalo preto chave de soneto Cavalo de tiro no rincho, suspiro Cavalo de circo no corre uma vrgula Cavalo de raa rolo de fumaa Cavalo de pobre vintm de cobre Cavalo baiano eu dou pra fulano Cavalo paulista no abaixa a crista Cavalo mineiro dizem que matreiro Cavalo do sul chispa at no azul Cavalo ingls fica pra outra vez.

O ELEFANTE Fabrico um elefante de meus poucos recursos. Um tanto de madeira tirado a velhos moveis talvez lhe d apoio. E o encho de algodo,

de paina, de doura. A cola vai fixar suas orelhas pensas. A tromba se enovela, e a parte mais feliz de sua arquitetura. Mas h tambm as presas, dessa matria pura que no sei figurar. To alva essa riqueza a espojar-se nos circos sem perda ou corrupo. E h por fim os olhos, onde se deposita a parte do elefante mais fluida e permanente, alheia a toda fraude. Eis meu pobre elefante pronto para sair procura de amigos num mundo enfastiado que j no cr nos bichos e duvida das coisas. Ei-lo, massa imponente e frgil, que se abana e move lentamente a pele costurada onde h flores de pano e nuvens, aluses a um mundo mais potico onde o amor reagrupa as formas naturais. Vai o meu elefante pela rua povoada, mas no o querem ver nem mesmo para rir da cauda que ameaa deix-lo ir sozinho. todo graa, embora as pernas no ajudem e seu ventre balofo se arrisque a desabar ao mais leve empurro. Mostra com elegncia sua mnima vida, e no h na cidade alma que se disponha a recolher em si desse corpo sensvel a fugitiva imagem, o passo desastrado mas faminto e tocante.

Mas faminto de seres e situaes patticas, de encontros ao luar no mais profundo oceano, sob a raiz das rvores ou no seio das conchas, de luzes que no cegam e brilham atravs dos troncos mais espessos. Esse passo que vai sem esmagar as plantas no campo de batalha, procura de stios, segredos, episdios no contados em livro, de que apenas o vento, as folhas, a formiga reconhecem o talhe, mas que os homens ignoram, pois s ousam mostrar-se sob a paz das cortinas plpebra cerrada. E j tarde da noite volta meu elefante, mas volta fatigado, e as patas vacilantes se desmancham no p. Ele no encontrou o de que carecia, o de que carecemos, eu e meu elefante, em que amo disfarar-me. Exausto de pesquisa, Caiu-lhe o vasto engenho Como simples papel. A cola se dissolve E todo seu contedo De perdo, de carcia, De pluma, de algodo, Jorra sobre o tapete, qual mito desmontado Amanh recomeo.

NO BANCO DE JARDIM

No banco de jardim, o tempo se desfaz

e resta entre rudos a corola de paz. . No banco de jardim, a sombra se adelgaa e entre besouro e concha de segredo, o anjo passa. . No banco de jardim, o cosmo se resume em serena parbola, impressentido lume.

CASO PLUVIOSO A chuva me irritava. At que um dia descobri que Maria que chovia. A chuva era Maria. E cada pingo de Maria ensopava o meu domingo. E meus ossos molhando, me deixava como terra que a chuva lavra e lava. Eu era todo barro, sem verdura... Maria, chuvosssima criatura! Ela chovia em mim, em cada gesto, pensamento, desejo, sono, e o resto. Era chuva fininha e chuva grossa, matinal e noturna, ativa...Nossa! No me chovas, Maria, mais que o justo chuvisco de um momento, apenas susto. No me inundes de teu lquido plasma, no sejas to aqutico fantasma! Eu lhe dizia em vo - pois que Maria quanto mais eu rogava, mais chovia. E chuveirando atroz em meu caminho, o deixava banhado em triste vinho, que no aquece, pois gua de chuva mosto de cinza, no de boa uva. Chuvadeira Maria, chuvadonha, chuvinhenta, chuvil, pluvimedonha! Eu lhe gritava: Pra! E ela chovendo,

poas dgua gelada ia tecendo. Choveu tanto Maria em minha casa que a correnteza forte criou asa e um rio se formou, ou mar, no sei, sei apenas que nele me afundei. E quanto mais as ondas me levavam, as fontes de Maria mais chuvavam, de sorte que com pouco, e sem recurso, as coisas se lanaram no seu curso, e eis o mundo molhado e sovertido sob aquele sinistro e atro chuvido. Os seres mais estranhos se juntando na mesma aquosa pasta iam clamando contra essa chuva estpida e mortal catarata (jamais houve outra igual). Anti-petendam cnticos se ouviram. Que nada! As cordas dgua mais deliram, e Maria, torneira desatada, mais se dilata em sua chuvarada. Os navios soobram. Continentes j submergem com todos os viventes, e Maria chovendo. Eis que a essa altura, delida e fluida a humana enfibratura, e a terra no sofrendo tal chuvncia, comoveu-se a Divina Providncia, e Deus, piedoso e enrgico, bradou: No chove mais, Maria! - e ela parou.

Infncia Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha me ficava sentada cosendo. Meu irmo pequeno dormia. Eu sozinho menino entre mangueiras. lia a histria de Robinson Cruso, comprida histria que no acaba mais. No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala - nunca se esqueceu chamava para o caf. Caf preto que nem a preta velha caf gostoso caf bom. Minha me ficava sentada cosendo olhando para mim: - Psiu...No acorde o menino. Para o bero onde pousou um mosquito. E dava um suspiro...que fundo! L longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda.

E eu no sabia que minha histria era mais bonita que a de Robinson Cruso.

Cano Amiga Carlos Drummond de Andrade Eu preparo uma cano em que minha me se reconhea, todas as mes se reconheam, e que fale como dois olhos. Caminho por uma rua que passa em muitos pases. Se no se vem, eu vejo e sado velhos amigos. Eu distribuo um segredo como quem anda ou sorri. No jeito mais natural dois carinhos se procuram. Minha vida, nossas vidas formam um s diamante. Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas. Eu preparo uma cano que faa acordar os homens e adormecer as crianas.

"Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianas"

Carlos Drummond de Andrade

Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que em vocs natural. Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos:

que possibilitasse seu crescimento fsico e sadio. Normal Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matria, as plantas, os animais, seu prprio corpo. Deus. Mas que ensinasse primeiro pela observao, pela descoberta, pela experimentao. E que dessas coisas lhes ensinasse no s o conhecer, como tambm a aceitar, a amar e preservar. Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa histria e a nossa terra de uma maneira viva e atraente. Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa lngua, a pensarem e a se expressarem com clareza. Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar solues. Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocs pudessem ir formando corretamente os conceitos matemticos, os conceitos de nmeros, as operaes... pedrinhas... s porcariinhas!... fazendo vocs aprenderem brincando... Oh! meu Deus! Deus que livre vocs de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocs de decorar sem entender, nomes, datas, fatos... Deus que livre vocs de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didticos descartveis. Deus que livre vocs de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo... Eu tambm queria uma escola

que ensinasse a conviver, a coooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em unio. Que vocs aprendessem a transformar e criar. Que lhes desse mltiplos meios de vocs expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoo. Ah! E antes que eu me esquea: Deus que livre vocs de um professor incompetente. A Palavra Mgica ~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Certa palavra dorme na sombra de um livro raro. Como desencant-la? a senha da vida a senha do mundo. Vou procur-la. Vou procur-la a vida inteira no mundo todo. Se tarda o encontro, se no a encontro, no desanimo, procure sempre. Procuro sempre, e minha procura ficar sendo minha palavra. Lagoa ~~~~~~~~~ Eu no vi o mar. No sei se o mar bonito, no sei se ele bravo. O mar no me importa. Eu vi a lagoa. A lagoa, sim. A lagoa grande e calma tambm. Na chuva de cores da tarde que explode a lagoa brilha

a lagoa se pinta de todas as cores. Eu no vi o mar. Eu vi a lagoa... Brincar na rua ~~~~~~~~~~~~~~~ Tarde? O dia dura menos que um dia. O corpo ainda no parou de brincar e j esto chamando da janela: tarde. Ouo sempre este som: tarde, tarde. A noite chega de manh? S existe a noite e seu sereno? O mundo no mais, depois das cinco? tarde. A sombra me probe. Amanh, mesma coisa. Sempre tarde antes de ser tarde. O Doce ~~~~~~~~~~ A boca aberta para o doce j prelibando a gostosura, e o doce cai no cho de areia, droga! Olhar em redor. Os outros viram. Logo aquele doce cobiado a semana inteira, e pago do seu bolso! Ir deix-lo ali, s porque os outros esto presentes, vigilantes? A mo se inclina, pega o doce, limpa-o de toda areia e mcula do cho. "Se fosse em casa eu no pegava no, mas aqui no colgio, que faz mal?"

Diante de uma criana Carlos Drummond de Andrade


Como fazer feliz meu filho? No h receitas para tal. Todo o saber, todo o meu brilho de vaidoso intelectual

vacila ante a interrogao gravada em mim, impressa no ar. Bola, bombons, patinao talvez bastem para encantar? Imprevistas, fartas mesadas, louvores, prmios, complacncias, milhes de coisas desejadas, concedidas sem reticncias? Liberdade alheia a limites, perdo de erros, sem julgamento, e dizer-lhe que estamos quites, conforme a lei do esquecimento? Submeter-se sua vontade sem ponderar, sem discutir? Dar-lhe tudo aquilo que h de entontecer um gro-vizir? E se depois de tanto mimo que o atraia, ele se sente pobre, sem paz e sem arrimo, alma vazia, amargamente? No feliz. Mas que fazer para consolo desta criana? Como em seu ntimo acender uma fagulha de confiana? Eis que acode meu corao e oferece, como uma flor, a doura desta lio: dar a meu filho meu amor. Pois o amor resgata a pobreza, vence o tdio, ilumina o dia e instaura em nossa natureza a imperecvel alegria.

A Mquina do Mundo
E como eu palmilhasse vagamente uma estrada de Minas, pedregosa, e no fecho da tarde um sino rouco se misturasse ao som de meus sapatos que era pausado e seco; e aves pairassem no cu de chumbo, e suas formas pretas

lentamente se fossem diluindo na escurido maior, vinda dos montes e de meu prprio ser desenganado, a mquina do mundo se entreabriu para quem de a romper j se esquivava e s de o ter pensado se carpia. Abriu-se majestosa e circunspecta, sem emitir um som que fosse impuro nem um claro maior que o tolervel pelas pupilas gastas na inspeo contnua e dolorosa do deserto, e pela mente exausta de mentar toda uma realidade que transcende a prpria imagem sua debuxada no rosto do mistrio, nos abismos. Abriu-se em calma pura, e convidando quantos sentidos e intuies restavam a quem de os ter usado os j perdera e nem desejaria recobr-los, se em vo e para sempre repetimos os mesmos sem roteiro tristes priplos, convidando-os a todos, em coorte, a se aplicarem sobre o pasto indito da natureza mtica das coisas, assim me disse, embora voz alguma ou sopro ou eco o simples percusso atestasse que algum, sobre a montanha, a outro algum, noturno e miservel, em colquio se estava dirigindo: O que procuraste em ti ou fora de teu ser restrito e nunca se mostrou, mesmo afetando dar-se ou se rendendo, e a cada instante mais se retraindo, olha, repara, ausculta: essa riqueza sobrante a toda prola, essa cincia sublime e formidvel, mas hermtica,

essa total explicao da vida, esse nexo primeiro e singular, que nem concebes mais, pois to esquivo se revelou ante a pesquisa ardente em que te consumiste v, contempla, abre teu peito para agasalh-lo. As mais soberbas pontes e edifcios, o que nas oficinas se elabora, o que pensado foi e logo atinge distncia superior ao pensamento, os recursos da terra dominados, e as paixes e os impulsos e os tormentos e tudo que define o ser terrestre ou se prolonga at nos animais e chega s plantas para se embeber no sono rancoroso dos minrios, d volta ao mundo e torna a se engolfar na estranha ordem geomtrica de tudo, e o absurdo original e seus enigmas, suas verdades altas mais que tantos monumentos erguidos verdade; e a memria dos deuses, e o solene sentimento de morte, que floresce no caule da existncia mais gloriosa, tudo se apresentou nesse relance e me chamou para seu reino augusto, afinal submetido vista humana. Mas, como eu relutasse em responder a tal apelo assim maravilhoso, pois a f se abrandara, e mesmo o anseio, a esperana mais mnima esse anelo de ver desvanecida a treva espessa que entre os raios do sol inda se filtra; como defuntas crenas convocadas presto e fremente no se produzissem a de novo tingir a neutra face

que vou pelos caminhos demonstrando, e como se outro ser, no mais aquele habitante de mim h tantos anos, passasse a comandar minha vontade que, j de si volvel, se cerrava semelhante a essas flores reticentes em si mesmas abertas e fechadas; como se um dom tardio j no fora apetecvel, antes despiciendo, baixei os olhos, incurioso, lasso, desdenhando colher a coisa oferta que se abria gratuita a meu engenho. A treva mais estrita j pousara sobre a estrada de Minas, pedregosa, e a mquina do mundo, repelida, se foi miudamente recompondo, enquanto eu, avaliando o que perdera, seguia vagaroso, de mo pensas.

Congresso Internacional do Medo


Provisoriamente no cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraos, no cantaremos o dio, porque este no existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertes, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mes, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte. Depois morreremos de medo e sobre nossos tmulos nascero flores amarelas e medrosas

Poema da purificao
Depois de tantos combates o anjo bom matou o anjo mau e jogou seu corpo no rio. As gua ficaram tintas de um sangue que no descorava e os peixes todos morreram. Mas uma luz que ningum soube dizer de onde tinha vindo apareceu para clarear o mundo,

e outro anjo pensou a ferida do anjo batalhador.

Poema de Sete Faces


Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs de mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada. O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrs dos culos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao. Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo.

Tarde de Maio
Como esses primitivos que carregam por toda parte o maxilar inferior de seus mortos, assim te levo comigo, tarde de maio, quando, ao rubor dos incndios que consumiam a terra, outra chama, no perceptvel, to mais devastadora, surdamente lavrava sob meus traos cmicos, e uma a uma, disjecta membra, deixava ainda palpitantes

e condenadas, no solo ardente, pores de minhalma nunca antes nem nunca mais aferidas em sua nobreza sem fruto. Mas os primitivos imploram relquia sade e chuva, colheita, fim do inimigo, no sei que portentos. Eu nada te peo a ti, tarde de maio, seno que continues, no tempo e fora dele, irreversvel, sinal de derrota que se vai consumindo a ponto de converter-se em sinal de beleza no rosto de algum que, precisamente, volve o rosto e passa Outono a estao em que ocorrem tais crises, e em maio, tantas vezes, morremos. Para renascer, eu sei, numa fictcia primavera, j ento espectrais sob o aveludado da casca, trazendo na sombra a aderncia das resinas fnebres com que nos ungiram, e nas vestes a poeira do carro fnebre, tarde de maio, em que desaparecemos, sem que ningum, o amor inclusive, pusesse reparo. E os que o vissem no saberiam dizer: se era um prstito lutuoso, arrastado, poeirento, ou um desfile carnavalesco. Nem houve testemunha. Nunca h testemunhas. H desatentos. Curiosos, muitos. Quem reconhece o drama, quando se precipita, sem mscara? Se morro de amor, todos o ignoram e negam. O prprio amor se desconhece e maltrata. O prprio amor se esconde, ao jeito dos bichos caados; no est certo de ser amor, h tanto lavou a memria das impurezas de barro e folha em que repousava. E resta, perdida no ar, por que melhor se conserve, uma particular tristeza, a imprimir seu selo nas nuvens.

Ausncia
Por muito tempo achei que a ausncia falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje no a lastimo. No h falta na ausncia. A ausncia um estar em mim. E sinto-a, branca, to pegada, aconchegada nos meus braos, que rio e dano e invento exclamaes alegres, porque a ausncia, essa ausncia assimilada, ningum a rouba mais de mim.

Cano Final
Oh! se te amei, e quanto! Mas no foi tanto assim. At os deuses claudicam em nugas de aritmtica. Meo o passado com rgua de exagerar as distncias. Tudo to triste, e o mais triste no ter tristeza alguma. no venerar os cdigos de acasalar e sofrer. viver tempo de sobra sem que me sobre miragem. Agora vou-me. Ou me vo? Ou vo ir ou no ir? Oh! se te amei, e quanto, quer dizer, nem tanto assim.

Para Sempre
Por que Deus permite que as mes vo-se embora? Me no tem limite, tempo sem hora, luz que no apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, gua pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que breve e passa sem deixar vestgio. Me, na sua graa, eternidade. Por que Deus se lembra mistrio profundo de tir-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Me no morre nunca, me ficar sempre junto de seu filho e ele, velho embora, ser pequenino feito gro de milho.

Quadrilha
Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria.

No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.
22 de junho de 2013

You might also like