You are on page 1of 13

Como utilizar esse guia de maneira impressa?

Recomendamos que voc dobre as folhas pela linha pontilhada, para evitar dobr-la de qualquer forma e para que ela seja levada com maior comodidade.
Guia de Viagem

Belo Horizonte
Guia de Viagens 2013

Indice
Clima Bairros de Belo Horizonte Sua primeira visita a Belo Horizonte? Como chegar do aeroporto Transporte na cidade O que fazer em Belo Horizonte Gastronomia O que ver em Belo Horizonte Museus imperdveis Compras Eventos Belo Horizonte de noite Alm de Belo Horizonte Informao importante Conselhos de viajantes como voc Mapa de Belo Horizonte 01 01 02 02 02 03 03 04 06 06 07 08 09 09 10 12

Ao ler este guia voc ver um nmero que estar localizado ao lado do nome de cada restaurante, museu, ou atrao turstica. (Ex: Torre Eiffel
3

). Visite o mapa que est localizado no final

do guia e busque pelo nmero correspondente para saber sua localizao exata.

Guia de Viagens

Belo Horizonte
Bairros de Belo Horizonte
Belo Horizonte, tambm chamada de BH a capital de Minas Gerais e um importante centro industrial, artstico e cultural do Brasil. Esta cidade de clima temperado e lindas paisagens se divide em 9 administraes regionais e 148 distritos (bairros), dentre os quais se recomenda:

Clima
Belo Horizonte tem um clima clido, com uma temperatura mdia anual de 23 C. Mesmo sendo uma cidade de clima tropical, considerada uma das menos quentes do Brasil. No vero a temperatura pode chegar a 35 C e no inverno a 10 C. Qualquer poca boa para conhecer BH, j que um destino que no tem temperaturas extremas, entretanto, recomendvel visitar a cidade na primavera ou outono, pois a poca mais chuvosa o vero.

Temperatura e chuvas em Belo Horizonte

Referncia
Temperatura Expressada em C Temperatura mdia: 24 C Precipitao Expressada em mm Media mensal: 124 mm

Savassi: Este bairro est localizado na regio centro-sul de Belo Horizonte e um dos mais populares e prestigiosos da cidade por ter uma vida noturna ativa, restaurantes, bares, discotecas e comrcios. O nome do bairro homenageia o padeiro italiano Amilcare Savassi, que foi dono de uma padaria que durante anos esteve nesta regio. Aqui se encontram atraes como o Ptio Savassi e a praa Savassi. Pampulha: Esta uma regio administrativa de BH e um dos pontos mais visitados da cidade. Aqui se encontram atraes como o Conjunto Arqutetnico da Pampulha, o Museu de Arte da Pampulha, o Tnis Clube e a Igreja de So Francisco de Assis. Lourdes: Ao lado do Savassi est o Lourdes, um bairro da moda, super disputado pelas pessoas que procuram uma propriedade. Aqui vivem as famlias mais ricas da cidade, h uma grande variedade de lojas, restaurantes, cafs e lojas de antiguidades.

Melhor poca para visitar Belo Horizonte Se tivssemos que escolher uma poca para visitar Belo Horizonte, seria entre os meses de maio e setembro, j que nesta poca a possibilidade de chover menor. Nos meses de novembro at maro as chuvas podem ser torrenciais.

Centro: Este um bairro muito visitado em Belo Horizonte e conta com atraes como a Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena, o Palcio das Artes, o Mercado Central, a Praa da Estao e o Museu de Artes e Ofcios.

Guia de Viagens

Belo Horizonte

2
Pampulha, rene obras do famoso arquiteto Oscar Niemeyer feitas nos anos 40. O Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Tnis Clube e a Igreja de So Francisco de Assis.

Santa Tereza: Este um dos bairros mais bomios de Belo Horizonte, conta com uma grande quantidade de bares. Aqui se localizam bares reconhecidos e premiados como o Fim de Noite de Belo Horizonte ou o Bar do Bolo e a praa mais visitada da regio, a Praa Duque de Caxias.

Vista area da cidade de Belo Horizonte

Como chegar do aeroporto


O Aeroporto Internacional Tancredo Neves est a 45 km. do centro de Belo Horizonte e o maior e mais transitado da regio. Saiba como chegar do aeroporto ao centro de BH: Txi: O txi a forma mais cmoda e rpida para chegar at a cidade, ainda que a tarifa seja um pouco alta. Portanto, se recomenda combinar o valor da tarifa com o taxista antes de partir. As empresas autorizadas do aeroporto so Cooperfins, Coopertramo Rdio Txi e Minas Taxi Coop. Os txis so brancos. nibus: Duas linhas de nibus conectam o aeroporto com a cidade, o nibus executivo pode ser pego no terminal de passageiros, e te deixar na Av. Alvares Cabral, no bairro Savassi. O nibus de transporte urbano (circular) tambm pode ser pego a e te deixar em diferentes pontos da cidade. Aluguel de carros: Nos stands do aeroporto tambm se encontra o servio de aluguel de carros oferecidos pelas empresas Avis, Budget, Hertz, Localiza, Locaralpha, Lokamig, Movida e Unida Rent.

Funcionrios: Este um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte e onde vivem os funcionrios do governo. Atualmente est repleto de prdios modernos, aqui podem ser visitados lugares como a bolsa de valores Minas-Esprito Santo-Baraslia (BOVMESB), as praas Tiradentes e ABC, a Feira Tom Jobim (sbados) e a Feira das Flores (sextas).

Sua primeira visita a Belo Horizonte?


Belo Horizonte a capital de Minas Gerais e a terceira maior cidade do Brasil. Aqui voc poder descobrir magnficas obras arquitetnicas do talentoso Oscar Niemeyer, experimentar delcias tpicas da regio e terminar a noite tomando uma cerveja bem gelada em qualquer um dos seus 12 mil bares. Seu passeio por BH pode comear pelo corao e centro da cidade, onde voc encontrar o Museu de Artes e Ofcios (MAO), ou pela Praa Da Estao (praa Rui Barbosa), um pulmo verde, com belos jardins com estilo francs. A poucos quarteires da voc poder visitar o Mercado Central, com mais de mais de 400 barraquinhas; e o maior teatro da cidade, localizado dentro do Palcio das Artes. A trs quarteires do museu est um lugar imperdvel: o magnfico Conjunto Arquitetnico da Praa da Liberdade, que rene no seu entorno edifcios como a Praa da Liberdade, o Palcio da Liberdade -sede do governo de Minas-, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal e o Edifcio Niemeyer. Distanciando-se do centro em direo ao sul da cidade, voc pode passar pelo lindo Parque Mangabeira e alguns quilmetros ao norte do centro voc encontrar o Conjunto Arquitetnico da Pampulha, que, ao redor da bela lagoa da

Transporte na cidade
nibus: Os nibus so muito usados em BH, o trajeto percorrido por este meio de transporte cobre cerca de 300 estradas e dispem de dois sistemas: um subsistema de tronco-alimentado (que circula longe do centro com nibus integrados com o metr) e um subsistema interbairros (fazendo o trajeto do centro da cidade). A tarifa de uma viagem de nibus custa R$ 2,80 Metr: O metr de Belo Horizonte tem 19 estaes e funciona das 5:15 s 23:00 horas. O boleto custa R$ 1,80.

Guia de Viagens

Belo Horizonte

3
Percorrer o Mercado Central 3 Endereo: Av. Augusto de Lima, 744 O Mercado Central de Belo Horizonte chama a ateno por suas cores e seus aromas. tem mais de 400 barracas de roupas, artesanatos, tecidos, artigos religiosos e ervas medicinais. Aqui voc poder passar algumas horas comprando presentes, descobrindo objetos tpicos da regio e experimentando delcias em diferentes barracas de comidas e restaurantes. Ir a bares Endereo: vrios bares da cidade Em BH dizem: no tem mar, mas tem bar. A cidade a capital dos bares do Brasil, com mais de 12.000 bares e botecos. No momento de escolher h opes para todos os gostos, a maioria dos bares prepara deliciosos aperitivos tpicos da cozinha mineira como linguia e torresmo, cerveja gelada e cachaa.

Txi: O sistema de txi de BH considerado o melhor da Amrica latina e supervisado por BHTrans. Os txis so de cor branca. Tambm comum utilizar os txis compartilhados (Txis Lotao), que levam vrios passageiros e circulam, normalmente, pelas avenidas Contorno e Afonso Pena.

O que fazer em Belo Horizonte


Fazer o circuito da gruta do Maquin Endereo: Cordisburgo, MG-231 A 120 km de Belo Horizonte se encontra a Gruta do Maquin, uma caverna de 650 metros de extenso onde foram encontrados restos humanos e de animais pr-histricos, em 1825. Aqui voc poder conhecer 7 sales onde se podem ver cristais brilhantes e o famoso cogumelo gigante. Esta caverna conhecida como o bero da paleontologia brasileira. Passar o dia na Feira Tom Jobim 1 Endereo: Avenida Bernardo Monteiro - Funcionrios Todos os sbados de 10:00 s 18:00 hs voc poder visitar a Feira Tom Jobim, uma feira cultural e grastronmica permanente que se divide em dois espaos: um expe artesanatos e antiguidades e o outro serve pratos tpicos da cozinha mineira e tambm pratos internacionais e bebidas. Esta feira costuma receber um pblico aproximado de 400 pessoas e se realiza desde 1983, seu nome atual foi dado apenas em 1997. Visitar o Mineiro 2 Endereo: Av. Antnio Abraho Caram, 1001 Voc no pode passar por Belo Horizonte ser ter conhecido seu estdio esportivo mais importante, inaugurado em 1965 e reinaugurado em 2012 para ser utilizado para a Copa do Mundo de 2014. No estdio voc poder desfrutar tanto de shows ao vivo como de jogos do Cruzeiro.

Gastronomia
A gastronomia de Belo Horizonte a tpica gastronomia mineira, usa ingredientes como o arroz, a carne seca e o feijo preto. Aqui tambm h churrasco e o queijo de Minas, muito popular no Brasil. Recomendamos experimentar a comida tpia de Belo Horizonte e seus deliciosos pratos como: o Tut Mineiro, uma mistura de pur de feijo preto, misturado com linguia, bacon, couve e farinha de mandioca; o Po de Queijo, um po preparado com polvilho doce e queijo ralado; o Lombo com virado de feijo, carne de porco acompanhada de virado de feijo; a Galinha ao molho pardo, um ensopado de galinha feito com seu prprio sangue, saborizado com vinagre e muitos temperos como pimenta do reino e colorau; e a popular Feijoada, o prato nacional que se prepara com feijo preto, carne seca, bacon, e vrios cortes de carne de porco. Sempre acompanhada por arroz branco, couve, vinagrete, farofa e laranja.

Guia de Viagens

Belo Horizonte
Nctar da Serra 6 Comida vegetariana Endereo: Avenida Bandeirantes, 1839. Tel: +55 (31) 3281-1466 Nctar da Serra uma loja especializada em sucos de frutas, que tambm serve pratos vegetarianos. Aqui voc no pode deixar de provar mais de 46 combinaes de sucos de frutas como melo com abacaxi, laranja e gengibre; manga com maracuj; e cereja, morango, prpolis, mel e laranja. Aqui voc tambm poder degustar saladas e pratos com vegetais. Horrio: todos os dias de 8 s 22hs. Pinguim Choperia 7 Cervejaria/Bares Endereo: Rua Gro Mogol, 157. Tel: +55 (31) 3282-2007 Pinguim uma choperia tradicional de Belo Horizonte, uma antiga casa, declarada Patrimnio Histrico e Arquitectnico da cidade. Aqui voc poder degustar uma grande variedade de cervejas e acompanh-las com pratos como tbua de frios, pizza de parma, saladas e costelinha defumada. Horrio: todos os dias de 11 s 1 hs. Macau 8 Comida oriental Endereo: Av. Olegrio Maciel, 1767. Tel: +55 (31) 3337-3685 o 3337-6193 Macau um restaurante de comida chinesa muito popular em Belo Horizonte. Aqui voc poder degustar pratos tpicos da comida chinesa como sopas, rolls primavera e ninho de legumes com tofu frito. Horrio: Teras a quintas de 11.30 s 14.30 hs de 18.00 s 23.30 hs, sextas de 11.30 s 14.30 e de 18.00 s 24.00 hs, sbados de 11.30 s 16.00 hs e de 18 s 24 hs e domingos de 11.30 s 16.30 hs e de 18.30 s 23.00 hs.

4
Xapuri 9 Comida autctone Endereo: Rua Mandacar, 260. Tel: +55 (31) 3496-6198 Xapuri um restaurante de Belo Horizonte que se especializa na cozinha mineira. Aqui voc poder degustar pratos como carnes assadas, ensopados, pes de mandioca, moranga recheada com frago e deliciosos doces. Horrio: de teras a quintas de 11.00 s 23.00 hs, sextas e sbados de 11.00 s 2.00 hs, e domingos de 11.00 s 18.00 hs.

Descubra os restaurantes de BH que voc no pode deixar de visitar: Dona Lucinha 4 Comida Autctone Endereo: R. Padre Odorico, 38. Tel: +55 (31) 3227-0562 Dona Lucinha um restaurante de Belo Horizonte que oferece comida tpica mineira com o sistema de buffet. Aqui voc poder degustar pratos tpicos da regio como Feijo tropeiro, a Vaca atolada e o Frango com Quiabo e Ang. Horrio: de segundas a sextas de 12 s 15 hs e de 19 s 23 hs. Sbados de 12 s 16 hs e de 19 s 23 hs. Domingos de 12 s 17 hs. Fogo de Cho 5 Carnes assadas Endereo: R. Sergipe, 1208. Tel: +55 (31) 3227-2730 Fogo de Cho uma popular churrascaria de Belo Horizonte, e se encontra em diversas regies do Brasil e nos Estados Unidos. Aqui voc poder degustar um delicioso churrascos de primera com carne de vaca, de frango, de porco e de cordeiro. Voc poder acompanhar qualquer corte de carne com uma deliciosa salada e um bom vinho. Horrio: todos os dias de 12 s 16 hs. e de 18 s 0 hs.

O que ver em Belo Horizonte


Conjunto Arquitetnico da Pampulha 10 Endereo: Av. Otaclio Negro de Lima, 16585 O Conjunto Arquitetnico da Pampulha um grupo de edifcios histricos que foi projetado pelo talentoso arquiteto Oscar Niemeyer nos anos 40. Este conjunto rene incrveis construes como o Museu de Arte da Pampulha, o Tnis Clube e a igreja de So Francisco de Assis. O presidente Juscelino Kubitschek (1902 - 1976) foi quem pediu a Niemeyer a construo de edifcios que apontassem para o lago artificial da Pampulha. Praa da Liberdade 11 Endereo: Av. Brasil 2023 A Praa da Liberdade um lugar histrico que foi construdo no momento da criao da cidade. o ponto de encontro clssico de Belo Horizonte e tem lindos jardins e uma maravilhosa fonte. A Praa da Liberdade rene ao seu redor os edif-

Guia de Viagens

Belo Horizonte

5
Jardim Botnico Inhotim Endereo: Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho. Tel: +55 (31) 3571-9700 O Jardim Botnico Inhotim um dos jardins botnicos mais lindos e melhor mantidos do Brasil. Foi desenhado por Roberto Burle Marx na zona de Brumadinho, a apenas 60 km de Belo Horizonte. Conta com uma coleo de mais de 2100 espcies de plantas e oferece tambm um museu de arte contempornea com mais de 500 obras de arte de diferentes artistas. O lugar tem carrinhos de golf perfeitos para os que no querem caminhar tanto e conta tambm com restaurantes. Horrios: de teras a sextas de 9.30 s 16.30 hs e sbados, domingos e feriados de 9.30 s 17.30 hs. Cidade Administrativa Tancredo Neves 15 Endereo: Rodovia Pref. Amrico Gianetti s/n. Tel: +55 (31) 3915-5000 A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves a sede do Poder Executivo do Estado de Minas Geraise se localiza na Serra Verde, ao norte de Belo Horizonte. Foi desenhada por Oscar Niemeyer e tem cinco edifcios. Um deles, o Palcio Tiradentes, foi nomeado o maior edifcio do mundo por medir 147 metros de comprimento por 26 metros de largura. Horrio: de segundas a sextas de 8:00 s 18:00 hs. Centro de Artesanato Mineiro 16 Endereo: Avenida Afonso Pena, 1537. Tel: +55 (31) 3222-0981 O Centro de Artesanato Mineiro um centro dedicado venda e promoo da arte e dos artesanatos de Minas Gerais. Aqui so vendidos produtos como tapetes, cermica, tecidos, jias e mveis. O Centro se encontra no Palcio das Artes e expem o trabalho de cerca de 1000 expositores e tem uma coleo de mais de 20 mil peas. Muitos desses expositores comenaram aqui e se tornaram conhecidos internacionalmente. Horrios: de segundas a sextas de 9 s 19.30 hs., sbado de 9 s 13.30 hs. e domingos de 8 s 12.30 hs.

cios do governo de Minas Gerais e outras construes como o Palcio da Liberdade e o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimares. Durante os fins de semana, a Praa da Liberdade o ponto de reunio de jovens e artistas. Parque das Mangabeiras 12 Endereo: R. Caraa, 900 O Parque Municipal das Mangabeiras o maior parque urbano da Amrica Latina e tem 2,3 milhes de m2 de bosque nativo. Aqui se realizam excurses, possvel desfrutar da flora e fauna da regio, admirar a paisagem do Mirante da Mata, e fazer diversas atividades nas quadras esportivas e zonas de brinquedos infantis. O Parque das Mangabeiras foi desenhado pelo paisagista Burle Marx. Horrios: de teras a domingos de 8 s 18 hs. Parque Municipal Amrico Renn Giannetti 13 Endereo: Av. Afonso Pena, 1377 O Parque Municipal Amrico Renn Giannetti o patrimnio ambiental mais antigo de Belo Horizonte e se encontra no centro da cidade. Este espao verde tem mais de 280 espcies de rvores nativas e 50 espcies de aves. Dentro do parque se encontra o Teatro Francisco Nunes e o Mercado das Flores. Tambm conta com espaos para praticar esportes, com um carrossel e com brinquedos. Horrio: de teras a domingos de 6 s 18 hs. Mirante da Mata 14 Endereo: Avenida Jos do Patrocnio Pontes, 580. Tel: +55 (31) 3277-8277 um mirante localizado no ponto mais alto do Parque das Mangabeiras, que oferece uma incrvel vista da cidade, do parque e da Serra do Corral. Se voc caminhar uns 20 minutos desde a entrada do Parque das Mangabeiras, vai encontrar o Mirante da Mata e desfrutar das melhores vistas da cidade. Horrio: de teras a domingos de 8 s 18 hs.

Guia de Viagens

Belo Horizonte

6
A construo do museu combina diferentes materiais e oferece mostras de minerais, rochas, fsseis, pedras preciosas e rplicas de meteoritos. Horrio: de teras a sextas de 8:00 s 17:00 hs, sbados de 9:00 s 17:00 hs, e domingos de 10:00 s 17:00 hs. Museu de Arte da Pampulha 21 Endereo: Av. Otaclio Negro de Lima, 16585. Tel: +55 (31) 3277-7946 O Museu de Arte da Pampulha um museu que foi desenhado por Oscar Niemeyer e considerado um dos prdios mais belos do Brasil. O museu faz parte do Conjunto Arquitetnico da Pampulha e tem uma coleo com mais de 1400 obras de arte. Horrio: Teras a domingos de 9:00 s 18:00 hs.

Museus imperdveis
Museu de Artes e Ofcios (MAO) 17 Endereo: Praa Rui Barbosa s/n. Tel: +55 (31) 3248-8600 O Museu de Artes e Ofcios (MAO) um centro cultural dedicado difuso da arte do Brasil. MAO tambm expe objetos e equipamentos do perodo prindustrial do Brasil. O Museu de Artes e Ofcios est localizado na Estao Central de Belo Horizonte, por isso as pessoas podem ver algumas colees quando passam por a para ir ao trabalho. Aqui so feitos eventos culturais regularmente. Horrios: de teras a sextas de 12 s 19 hs., quartas e quintas de 12 s 21 hs. (entrada gratuita) e sbados, domingos e feriados de 11 s 17 hs. Museu Mineiro 18 Endereo: Av. Joo Pinheiro, 342. Tel: +55 (31) 3269-1168 O Museu Mineiro um museu dedicado a mostrar a produo cultural de Minas Gerais. O prdio do museu uma atrao por si s, funcionava como a sede do Senado Mineiro. Horrio: teras, quartas e sextas de 10:00 hs s 19:00 hs, quintas de 12:00 s 21:00 hs, sbados e domingos de 12:00 s 19:00 hs. Entrada gratuita. Museu das Minas e do Metal 19 Endereo: Praa da Liberdade, s/ n, Prdio Rosa. Tel: +55 (31) 3516-7200 O Museu das Minas e do Metal (MMM) um museu dedicado a contar a histria das minas e o uso do metal en Minas Gerais e no Brasil. Aqui voc vai conhecer a histria de 10 minas, incluindo a mina de ferro, a de ouro, a de diamantes e a de alumnio, entre outras. O museu tem 18 salas e tambm oferece a coleo do Museu Professor Djalma Guimares. Horrios: de teras a domingos de 12 s 17 hs. e quintas de 12 s 21 hs. Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimares 20 Endereo: Av. Bias Fortes, 50. Tel: +55 (31) 3271-3415 O Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimares um museu de mineralogia e mineria, que est na Praa da Liberdade.

Compras
Em BH os melhores tours de compras e shoppings se distribuem ao longo das seguintes zonas: nos bairros Lourdes e Prado voc encontrar marcas de primeiro nvel e elegantes shoppings como Diamond Mall; e no Centro voc poder comprar artesanatos tpicos, passando pela Feira de Arte e Artesanato Afono Pena, ou comprar flores, ervas medicinais, verduras e frutas no Mercado Central. A seguir, os mercados, shoppings e feiras que recomendamos visitar: Mercado Central Belo Horizonte 22 Mercado Endereo: Av. Augusto de Lima, 744. Tel. +55 (31) 3274-9473 O Mercado Central de Belo Horizonte um mercado que tem mais de 400 barraquinhas de frutas, verduras, artesanato e comidas tpicas. Aqui as pessoas se renem para tomar uma cerveja, comer feijoada ou comprar produtos tpicos da regio. Tambm se comercializam artigos religiosos, ervas medicinais, flores e roupa. O Mercado Central est ativado desde 1929. Horrios: de segundas a sbado de 7 s 18 hs. e domingos e feriados de 7 s 13 hs. BH Shopping 23 Tour de Compras Endereo: BR 356 - N. 3049. Tel: +55 (31) 3228-4213

Guia de Viagens

Belo Horizonte
puede conocer la interesante coleccin de este centro, que reune cerca de 20 mil piezas de artistas locales. El Centro de Artesanato Mineiro tiene 40 aos de historia y recientemente se realiz un evento para conmemorar su labor. Horrios: de segundas a sextas de 9 s 19.30 hs., sbado de 9 s 13.30 hs. e domingos de 8 s 12.30 hs. Diamond Mall 26 Tour de compras Endereo: Av. Olegrio Maciel, 1600. Tel: +55 (31) 4003-4136 Diamond Mall um shopping glamuroso de Belo Horizonte. Conta com lojas de roupa, decorao e tecnologia, cinemas, e uma praa de alimentao com uma grande variedade de restaurantes. Horrio: de segundas a sbados de 10.00 s 23.00 hs.

BH Shopping o maior centro comercial e o mais moderno de Minas Gerais. BH Shopping tambm tem salas de cinema e uma grande loja eletrnica chamada HotZone. Tambm tem lojas de roupas, restaurantes e espaos de entretenimento. Durante todo o ano se realizam espetculos e exposies. BH Shopping tem 3 andares e mais de 300 lojas. Horrios: de segundas a sbados de 10 s 22 hs. e domingos de 14 s 20 hs. Ptio Savassi 24 Tour de compras Endereo: Av. do Contorno, 6061. Tel: +55 (31) 4003-4172 Ptio Savassi um shopping de Belo Horizonte que tem lojas exclusivas e um lindo ptio exterior. Este shopping tem lojas de roupas, decorao, cinemas e restaurantes. Horrio: de segundas a sbados de 10.00 s 22.00 hs e domingos de 14.00 s 20.00hs.

Eventos
Revise a agenda completa de eventos para a data da sua viagem e veja o que voc no pode perder: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/negocios/calendario-de-eventos

Janeiro e fevereiro

Carnaval Aproximadamente a partir do dia 26 de janeiro at o dia 13 de fevereiro celebrado o carnaval em Minas Gerais e em diversas regies do Brasil. O carnaval de Minas se caracteriza por acompanhar os desfiles de carros alegricos com bandas e tambores, bastante parecido ao carnaval do Rio. Paixo de Cristo No fim de maro e comeo de abril se comemora a Paixo de Cristo que representa em um cenrio (com atores, extras e voluntrios) os ltimos passos de Cristo antes de ser crucificado. O evento costuma ser realizado no Centro Cultural So Joo Batista. Festival de Comida di Buteco O Festival de Comida di Buteco o concurso de gastronomia e bebidas mais importantes de Minas Gerais e se realiza nos meses de abril e maio. Cada ano, cerca de 40 bares da cidade competem entre si em categorias como melhor aperitivo, higiene e cerveja mais gelada. Voc ter a possibilidade de experimentar deliciosas preparaes, tomar algo e continuar o passeio por outros bares. Dia do Trabalho Dia primeiro de maio feriado porque se comemora o Dia do Trabalho. Para esta data aproximadamente 20.000 pessoas se renem na Avenida Antnio Abraho Caram, 1001 (Pampulha), para desfrutar de atividades gratuitas como shows de msica gospel e brincadeiras para crianas.

Maro

BH Outlet 27 Tour de compras Endereo: Rodovia Br 356 N 7515, Loja 01. Tel: +55 (31) 3288-1818 BH Outlet uma loja de outlet que ofeCentro de Artesanato Mineiro 25 rece as melhores marcas do mundo a Feira/Exposio preos praticamente de fbrica. Todos Endereo: Avenida Afonso Pena, os produtos so de qualidade, no 1537. Tel: +55 (31) 3222-0981 tm defeitos e podem chegar a ter um El Centro de Artesanato Mineiro expo- desconto de 80%. ne y vende artesanas tpicas de Minas Horrio: de segundas a sbados de Gerais como tejidos, joyas, objetos de 10.00 s 22.00 hs, e domingos de cermica, esculturas hechas en made- 11.00 s 19 hs. ra, etc. Dentro del Palcio das Artes se

Abril

Maio

Guia de Viagens Junho

Belo Horizonte
Belo Horizonte de noite

Festa Portuguesa Evento gastronmico realizado no comeo de junho, na Praa Joo Luiz Alves, uma praa localizada no bairro de Lourdes. Esta festa inclui especialidades gatronmicas como pastel de bacalhau e doces de diferentes regies de Portugal. Assuno de Nossa Senhora Dia 15 de agosto feriado e se festeja a Assuno de Nossa Senhora. Nesta data os catlicos celebram a ascenso da Virgem ao cu e visitam diferentes igreja da cidade. Independncia do Brasil No dia 7 de setembro se celebra a festa nacional do Brasil e a independncia de Portugal com um desfile tradicional que comea s 9:00 e sai do Parque Municipal. A independncia do pas se celebra em diferentes lugares da cidade com desfiles militares, piqueniques e eventos ao ar livre. Nossa Senhora Aparecida Dia 12 de outubro se comemora o dia da Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Este dia feriado nacional e se realizam missas e queimas de fogos em todo o pas. Dia de Finados No dia 2 de novembro se festeja o Dia dos Mortos e as pessoas visitam seus amigos e familiares mortos nos cemitrios. Costuma-se levar flores aos tmulos e prestar homenagens aos mortos. No dia anterior os cemitrios costumam estar sempre cheios, j que os familiares preparam os tmulos para receber as visitas no dia 2. Feira Nacional de Artesanato No comeo de dezembro se realiza a Feira Nacional de Artesanato na Expominas em Belo Horizonte. Diferentes stands de artesos mostram artesanatos tpicos da regio e tambm h shows de msica.

Agosto

Belo Horizonte uma cidade conhecida por ter uma agitada vida noturna e mais de 12.000 bares e pubs para sair e tomar uns drinks. Os bairros Belvedere, Savassi, Lourdes e Centro so os que concentram a maior quantidade de bares, discotecas e so as zonas mais recomendadas para sair de noite. Estes so alguns dos melhores pubs e discotecas de BH: Clube Chalezinho 28 Discoteca Endereo: Av. Prof. Mrio Werneck, 530. Tel: +55 (31) 3286-3155 Clube Chalezinho uma das discotecas mais populares de Belo Horizonte e se encontra no bairro das Manses. Esta discoteca o lugar perfeito para os jovens em busca de diverso, boa msica, bebidas e aperitivos deliciosos. Clube Chalezinho conta com 2 ambientes e tem capacidade para 1000 pessoas. A particularidade desta discoteca que em cada canto possvel danar, ou seja, o clube todo uma pista de dana e, em cada esquina se escuta bem a msica. Aqui se celebram diferentes festas e tocam bandas ao vivo, geralmente de quintas a sbados Cinco 29 Discoteca Endereo: Rod. MG 030 - 8625 - LJ 16. Tel: +55 (31) 3879-3274 Cinco uma discoteca moderna e tecnolgica de Belo Horizonte, que se localiza no bairro Belvedere. A arquitetura e a decorao da Cinco so magnficas e foram realizadas por Carlos Alexandre Dumont. A Cinco tem um bar central de vidro e conta com pistas onde se destaca a msica eletrnica. Horrio: de quintas a sbados a partir das 22 hs. Mambo 30 Pub Endereo: Rua Antnio de Albuquerque, 712. Tel: +55 (31) 3658-6660 Mambo um dos poucos pubs latinos de Belo Horizonte e se localiza no bairro Savassi. Este entretenido pub oferece mais de 100 variedades de drinks e um men que inclui a fuso de pratos asiticos, mineiros e americanos. O desenho interior do Mambo tem o estilo Art Nouveau e tem muitas antiguidades. Horrio: de teras a quintas de 19 s 2 hs e de sextas a sbados de 19 s 3 hs.

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Guia de Viagens

Belo Horizonte
Horizonte com capacidade para 200 pessoas, que oferece msica tocada pelo DJ da casa ou de bandas ao vivo. O clube se localiza no bairro Savassi e oferece cervejas, coquetis e outros tipos de bebidas. Horrio: de quartas a sbados de 9.30 hs at o ltimo cliente ir embora.
33

9
Tiradentes Endereo: a 190 km. ao sul do Belo Horizonte Indo ao sul -a 150 km de Ouro Preto e a 190 km de Belo Horizonte- est Tirandentes. uma cidade colonial que parece ter parado no tempo. Nos ps da Serra So Jos, Tiradentes (declarada Patrimnio Histrico Nacional em 1938) ainda conserva antigos tneis (hoje fechados) e prdios coloniais.

Bar do Lopes 31 Pub Endereo: Rua Professor Antnio Aleixo, 260. Tel: +55 (31) 3337-7995 Bar do Lopes um bar antigo de Belo Horizonte, que se encontra no bairro Lourdes. Este local noturno oferece uma grande variedade de bebidas e um menu completo com pratos como bife ao caf, filete de tilapia e batata dor. O Bar do Lopes ganhou o prmio de melhor cozinha de 2012, detalhe que demonstra que os aperitivos e pratos do lugar so imperdveis. Horrios: de segundas a sbados de 11 s 0 hs e domingos de 11 s 18 hs.

Mscaras Discoteca Endereo: Rua Santa Rita Duro 667. Tel. +55 (31) 3261-6050 / 326 Mscaras uma casa de baile localizada no bairro Savassi de Belo Horizonte. o lugar perfeito para os amantes da dana. Toca msica dos anos 70 A Obra 32 at os anos 90. Tambm se realizam Discoteca shows ao vivo e apresentaes de Endereo: Rio Grande do Norte, 1168. DJs populares. Tel: +55 (31) 3215-8077 / 3261-9431 Horrio: de sextas a sbados a partir A Obra uma discoteca e bar de Belo das 22.00 hs.

Informao importante
Links teis
Pgina oficial de Belo Horizonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/

Moeda
A moeda oficial o real (R$, BRL). Voc pode conferir o tipo de cmbio oficial do dia entrando em http://www.xe.com/.

Fuso horrio
Durante o ano, o horrio que se utiliza de UTC/GMT -3 horas.

Telefones teis

Corpo de bombeiros 193 Polcia civil 194 Polcia militar 190 Acidentes de trnsito 194 Informaes de governo +55 (31) 3339-1000

Hospital Belo Horizonte +55 (31) 3449-7000 Farmcia de planto +55 (31) 3481-5691 Mastercard 0800-891-3294 Visa 0800-891-3680 American Express 0800-891-2614

Alm de Belo Horizonte


Ouro Preto Endereo: a 100 km. a sudeste de Belo Horizonte Se voc conta com uns dias a mais para desfrutar sua viagem, considere visitar a histrica cidade de Ouro Preto, localizada a 100 km. a sudeste de Belo Horizonte. Alm de ser a antiga capital de Minas Gerais, Ouro Preto tem um lindo centro colonial e um lugar perfeito para experimentar pratos tradicionais. Aqui voc poder conhecer muitos prdios histricos como igrejas, capelas e museus.

Guia de Viagens Escritrio de turismo

Belo Horizonte
i

10
um linda decorao e iluminao nas praas. Minha sugesto que voc visite principalmente a Praa da Liberdade, onde a iluminao noturna muito linda. Andreia-Lima Segurana Cuidado quando for ao Mirante da Mangabeira, aconteceram muitos roubos l em cima. EnamoradaDelMar Se voc se perder no centro de Belo Horizonte, pergunte como chegar na Avenida Afonso Pena, a principal avenida da cidade. A partir da voc poder chegar ao destino desejado. Andreia-Lima Vida noturna Belo Horizonte conhecida pelos seus botecos. Desfrute da noite da cidade e v a seus diversos bares. Opes no faltam, j que uma cidade com mais bares no Brasil. juliasarmento Apesar de ser uma cidade sem praia, BH um lugar com restaurantes maravilhosos, uma animada vida noturna e est relativamente perto das cidades histricas que so lindas!. LUMELO42

Posto de informao turstica no Mercado Central Endereo: Av. Augusto de Lima 744 - Centro. Tel: +55 (31) 3277-4691 Horrio: segundas de 9:40 s 18:00 hs, tera de 8:00 s 16:20hs, quartas a sbados de 8:00 s 18:00 hs, domingos e feriados de 8:00 s 13:00 hs.

Eletricidade
No Brasil utilizam-se dois padres de conexo: 110V e 220V, ambos CA e 60 ciclos. As tomadas so de dois tipos com orficios redondos e retos. conveniente sempre levar um adaptador.

Gorjeta
Nos restaurantes brasileiros a gorjeta vem includa na conta (10% a mais), portanto, no deixe nenhuma gorjeta adicional. Existe o costume de dar gorjeta aos carregadores de mala nos aeroportos.

Dias festivos oficiais


Em BH no se trabalha durante os seguites dias: Confraternizao Universal (1 de janeiro), Carnaval (12 de fevereiro), Paixo de Cristo (29 de maro), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1 de maio), Corpus Christi (30 de maio), Assuno de Nossa Senhora (15 de agosto), Independncia do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamao da Repblica (15 de novembro), Imaculada Conceio (8 de dezembro), Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (31 de dezembro).

Compras Se voc for fazer compras v Feira Hippie que ocorre aos domingos de 6 s 14 horas. enorme e voc pode Gastronomia encontrar de tudo. Trate de ir cedo No deixe de experimentar a comida para caminhar tranquilamente, porque de Minas Gerais. Coma o queijo, o po enche de gente. juliasarmento de queijo e o tut mineiro. juliasarmento Transporte Alugar um carro para se locomover na cidade uma pssima ideia. EnamoradaDelMar Para ir do aeroporto ao centro da cidade h dois servios regulares de nibus, um executivo, que custa R$ 16,90 e um convencional que custa R$ 7,35. EnamoradaDelMar

Conselhos de viajantes como voc


Economizar dinheiro Os mercados so os melhores lugares para comprar uma boa cachaa de Minas Gerais. Os preos so os melhores e existem muitas opes de marcas, tipos e sabores. Andreia-Lima Viajar de Belo Horizonte a So Paulo mais barato de nibus que de avio. Boa viagem!. agustin2234 Eventos Uma excelente poca para conhecer BH dezembro pois a prefeitura faz

Guia de Viagens

Belo Horizonte

11

Lembre-se que...
Para mais informaes sobre este destino visite: http://www.viajantes.com/destinos/belo-horizonte
Se voc notar que alguma das informaes deste guia est desatualizada, ou que a informao incorreta, por favor comunique-se pelo: guiasdeviagens@viajantes.com

Equipe

Guia de Viagens

Belo Horizonte
Lugares de interesse Gastronomia Compras Discotecas e Pubs Informaes

12

Mapa de Belo Horizonte

1) Feira Tom Jobim 2) Estdio Mineiro 3) Mercado Central 4) Dona Lucinha 5) Fogo de Cho 6) Nctar da Serra 7) Pinguim Choperia 8) Macau 9) Xapuri 10) Conjunto Arquitetnico da Pampulha 11) Praa da Liberdade 12) Parque das Mangabeiras 13) Parque Municipal Amrico Renn Giannetti 14) Mirante da Mata 15) Cidade Administrativa Tancredo Neves 16) Centro de Artesanato Mineiro 17) Museu de Artes e Ofcios (MAO) 18) Museu Mineiro 19) Museu das Minas e do Metal 20) Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimares 21) Museu de Arte da Pampulha 22) Mercado Central Belo Horizonte 23) BH Shopping 24) Ptio Savassi 25) Centro de Artesanato Mineiro 26) Diamond Mall 27) BH Outlet 28) Clube Chalezinho 29) Cinco 30) Mambo 31) Bar do Lopes 32) A Obra 33) Mscaras

You might also like