You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.

BC&H BACHARELADO EM CINCIAS E HUMANIDADES ESTTICA BH1205 PROFESSORA: MARIN DE SOUZA PEREIRA

ESTTICA: DO CLSSICO AO SUBJETIVISMO SOB A PERSPECTIVA DE CASSIRER

Aluno: Vitor Fabrcio Machado Souza, RA: 21009812

So Bernardo do Campo, 22/03/2013

Em seu livro A filosofia do Iluminismo, o filsofo alemo Ernst Cassirer, traa um panorama do pensamento filosfico do sculo das luzes, suas influncias, seus frutos e embates deste perodo histrico. Uma importante parcela desse perodo de transformao est associada s artes e, em especfico, esttica enquanto cincia. Em um excerto do captulo sete desta obra, intitulado Os problemas fundamentais da esttica, Cassirer localiza e explora as vertentes de pensamentos circunscritas ao nascimento da esttica, assim como sua concepo e transformao trazidas no iluminismo. De um modo geral este recorte engloba a gnese da esttica como cincia e a forte influncia do racionalismo e determinismo prevalecente desde o sc XV, seus construtos para uma arte normatizada; passando pelas crticas trazidas a este modelo e, avanando no tempo, a emergncia de um novo paradigma fundamentado na subjetividade do homem. Indica ainda, ao trmino deste recorte as ideias que convergiram para diluio desta polaridade sobre a natureza esttica. A esttica ganhou contornos de cincias em uma poca cuja a primazia, na forma de pensamento, era do racionalismo e do cientificismo. A exemplo de outras reas do conhecimento que buscaram se estabelecer ou se enquadrar em um mtodo e buscar uma razo universal, tais como a sociologia, a antropologia e a psicologia, a esttica fundou suas bases amparada nestes preceitos. A apreciao e produo artstica no deviam representar particularidades escusas, facetas ou abstraes na sua manifestao. Ao contrrio, alinhada com determinismo filosfico de Descarte, Bacon, entre outros, a esttica busca um sentido lgico para arte. E mais que isso, busca definir critrios e objetivos beleza, assim como, normas para sua criao e sua elaborao. Assim, da mesma maneira que a natureza jaz aos nossos olhos e buscamos descobrir suas regras por meio de mtodos, para este pensamento, a obra de arte possui leis e regras inerentes natureza restando ao artista descobri-las sem que a imaginao interfira neste processo. Para Cassirer (1997), arte deve ser aferida pela razo, ser testada de acordo com as regras racionais: (p. 371). E prossegue: quanto mais se expande o esprito do cartesianismo... afirma:

... mais a nova lei energicamente estendida ao domnio da teoria esttica. Se essa teoria quer afirmar-se e justificar-se, se ela quer ser outra coisa que no um mero conglomerado algo confuso de observaes empricas e de regras empilhadas a esmo, necessrio que ela encarne o carter e a misso de uma teoria como tal, que seja marcada com o cunho prprio da teoria. (Cassirer, 1997, p. 372).

Historicamente a arte desperta como uma forma de imitao da natureza. Na pintura com retratos fieis do cenrio, na escultura da mesma forma e nas peas que a princpio representavam cnticos e ritos das crenas locais. No nascimento da esttica, o pensamento relativo as artes como imitao mantinha-se ainda mais apegado ao apreo cartesiano. De forma que se a natureza est submetida as leis universais inviolveis devem existir para a arte, como imitao deste mundo regrado, leis da mesma espcie e de igual dignidade (Cassirer, 1997, p. 373). Como parte do pensamento o qual este perodo histrico europeu foi acometido, a verdade se eleva a uma qualidade de todas as coisas. Devendo pois, ser buscada por todas as vertentes de produo intelectual da poca. Entrecortada pela lgica fsica e matemtica a produo de obras de arte ganhou contornos precisos e aferveis. A poesia bela a poesia exata. A geometria balizou a construo potica e musical e o teatro ganhou normas e um roteiro padro para passar uma determinada mensagem (racional) ao pblico. Todo o gnero da arte deveria possuir uma lei prpria de elaborao. E da mesma forma que a cincia, quanto mais simples e mais abrangente for uma frmula de construo, mais bela ser a obra. Um bom artista expressa seus intentos individuais, dentro do conjunto de leis do seu gnero, de forma original. Boileau-Drespreaux, poeta e crtico Francs do sculo XVII, simboliza esta apropriao metodolgica racional no advento do nascimento da esttica. Em sua obra a arte potica, composto por cantos de rigorosa mtrica potica, o poeta francs lana as leis e regras as quais os gneros artsticos devem estar submetidos. Pormenoriza-se na diferenciao dos gneros poticos e quais premissas de construo devem eles estar submetidos. Com forte resgate da potica de Horcio, o crtico Francs remodela os padres clssicos para buscar uma arte inteligvel, racional e regrada. Destaca-se dentre as suas defesas o valor da verdade como princpio universal. S o belo verdadeiro... afirma Boileau e continua:
s o verdadeiro agradvel. Ele deve reinar em toda parte, e mesmo na fbula; de toda a fico a hbil falsidade s tende a fazer brilhar aos olhos a verdade. (Boileau, 1979)

Durante grande parte do sc. XVIII esta normatizao vigorou na produo artstica europeia. Porm, sua slida estrutura comeou a encontrar fissuras, assim como grande parte dos construtos intelectuais daquela poca. Cassirer salienta um exemplo para ilustrar uma das
3

fragilidades desta premissa esttica. Segundo o exemplo do autor a doutrina das trs unidades e a defesa de Boileau sobre ela, revelam uma contradio entre os preceitos desta esttica e suas finalidades. A potica de Aristteles (Sc. IV ac.) serviu de base para que Castelvetro (1570) elaborasse para o teatro a doutrina das trs unidades (unidade de ao, de lugar e de tempo) que fundamenta o gnero do drama. Esta doutrina no originria do classicismo esttico e sua incorporao a ele no conseguiu ser muito bem justificada, segundo Cassirer. Boileau incorpora esta doutrina no conjunto de suas regras, porm, ao esmiuar-la revela uma falha conceitual no seu trabalho. Na medida em que esta doutrina parametriza a criao de uma pea e se intenta com ela o teatro lotado, o pblico passa a atribuir uma natureza emprica de sucesso arte. Tal medida no combina com a concepo cientfica de razo universal buscada pelo classicismo. Este precedente se apresenta com contundncia em meados do sc XVIII na forma de um problema para esttica clssica. Se h uma beleza imbricada na natureza, o gosto do homem pelo belo d-se de forma natural. No entanto, o receio pela aprovao do pblico implica em divergncias de gostos oriundas da diversidade do prprio pblico. Neste sentido Voltaire aparece com um papel importante para trazer tona as contradies da esttica clssica, na medida em que considera o gosto autntico baseado no instinto de sociabilidade do homem, o qual s pode ter origem na vida social. Ao considerar o bojo e a complexidade dessa sociabilidade do homem, surge a, um trao marcante de uma fase pr -paradigmtica da esttica: o subjetivismo. Para Cassirer, Lessing expressou de forma potica este perodo de revoluo:

Quando a pompa e a etiqueta convertem os homens em mquinas, tarefa do poeta fazer dessas mquinas homens de novo. (Lessing apud Cassirer, (1997), p. 392)

A discusso principal desta mudana se deu ento em torno da questo do gosto. Ao considerar esta caracterstica subjetiva e social, emergem novas correntes de pensamentos com a ideia de que a arte deve se libertar do despotismo, da deduo, da lgica, do cientificismo e das verdades universais. Isto, contudo, no implica em uma abdicao dos princpios, mas to somente a busca de uma elaborao deles em vistas aos fenmenos no lugar da ento vigente subordinao a princpios prdefinidos. Guardando uma similitude com os acontecimentos histricos da poca e, dialeticamente engendrando o motor desta transformao, a arte

e por conseguinte a esttica voltam-se para a natureza do homem, deixando as regras universais em segundo plano. Como explica Cassirer, no cabe mais agora ao sentimento justificar-se perante ao tribunal da razo; ela que se v citada perante o foro da sensao, a fim de responder a por suas pretenses. ( p. 403) Em uma espcie de mimetismo entre psicologia e esttica, na qual busca-se entender o nascimento do gosto e da conscincia esttica, esta ltima torna-se, outrossim, na finalidade da esttica enquanto cincia. No se trata, contudo, de abdicar de uma universalidade da esttica, mas de construir seus pilares frente a essa realidade. A ideia, portanto, de esttica no est mais associada a sua exatido, mas sim s relaes que ela traa e constroi ao permear os sentimentos humanos. O esttico j no se apresenta agora ao artista com seu cdigo em mos tal como quer mais impor ao pblico normas fixas e universalmente vlidas. (p. 401) A obra de Bouhours A maneira de bem pensar nos labores do esprito, um expoente dessa nova esttica muito mais associada ao subjetivismo humano. Em certos momentos tem-se a impresso de um relativismo extremo no qual o que imana do ser humano em si uma manifestao do belo. Em uma passagem de sua obra, Bouhours deixa claro este flerte apegado ao sujeito:
Todo sentimento est certo; porque o sentimento a nada se refere alm de si mesmo e sempre real, onde quer que um homem esteja consciente disso. Mas, nem todas as determinaes do entendimento so corretas porque tem uma referncia a algo alm delas mesmas, como os fatos reais.(Bouhours apud Cassirer, 1997, p 405)

Em um sentido oposto ao classicismo a nova esttica do sc. XVIII arvora-se de forma intensa das lacunas criticadas da escola anterior, caminhando assim para o extremo oposto: o do subjetivismo. A experincia de vida tambm uma fonte de julgamento esttico. Ela, individualmente constroi um sentido de beleza. Foi Diderot quem buscou amainar os extremos afirmando que o gosto simultaneamente objetivo e subjetivo. Objetivo pois, ecoa anos afins de experincias individuais compartilhadas; e subjetivo pois, repousa tambm na individualidade do sujeito.

Neste ponto, o filsofo e escrito Francs, Denis Diderot, no campo da poesia dramtica, mudou as perspectivas de toda uma estrutura do teatro vigente. Desta nova forma e defesa das finalidades e preceitos do teatro emerge uma oposio entre os dois pensadores. Porm, em um olhar mais contextualizado e histrico, tendo como epicentro a viso sobre a arte, ambos os autores apresentam pontos importantes em comum.

Boileau e Diderot: uma questo de forma e contedo

A arte pode ser considerada um advento intrinsecamente humano, originalmente relacionada uma forma de imitao da natureza. Junto a este trao, une-se a premissa de que este sistema de representao agrada o ser humano. A ideia de prazer associada ao reconhecimento de si em algo presente na tradio grega/romana, da qual surgiram as primeiras poticas (Aristteles e Horcio). Sendo o ser humano um ser histrico, sua atividade (LEONTIEV, 1978) tambm pautada pelo conjunto contextual das relaes sociais, polticas e tecnolgicas. Para aqueles perodos e conjunturas sociais e culturais destas civilizaes, este tipo de apreciao arte, muito associada s tradies mitolgicas e ao sistema de crenas. De um modo bem grosseiro podemos dizer que por um perodo grande da histria, a noo de esttica ficou a cargo das organizaes eclesisticas e suas temticas ecumnicas, ainda com a ideia de imitao, mas nestes casos, das cenas bblicas. O que, pode-se suspeitar se a ideia de prazer associado tais cenas permanecia acesa da mesma maneira vista pela tradio grega, seno pelo exerccio da f e, mais que isso, da devoo. Quando, porm, a organizao de vida europeia comea a viver um processo de transformao social, com a diluio dos feudos e o contato mais prximo de uma massa de pessoas, as cidades ganharam intercmbios culturais, as navegaes trouxeram uma outra perspectiva que a vigente. Estas transformaes modificam relao do ser humano com seu conjunto cultural. Emerge disto um movimento artstico-poltico denominado renascimento, cuja marca central estar em resgatar as ideias dos gregos. Neste sentido, as artes comeam a ganhar outros contornos. Um dos adventos mais importantes deste perodo, tambm impulsionado por uma conjuntura poltica favorvel de reforma da igreja, foi o nascimento do que chamamos hoje de Cincia. Kepler, Galileo, Descartes, Bacon entre tantos outros neste perodo procuraram elevar e assim o fizeram a razo e a lgica na busca pelo conhecimento. A dimenso da verdade a ser descoberta surge, o mtodo emprico e a matemtica tambm so trazidos
6

de uma tradio racional grega. Este advento se torna crucial para a histria da humanidade. De acordo com o filsofo e epistemlogo Paul Feyerabend, o germe do racionalismo ocidental est nos gregos. L, a razo se sobressai s outras estruturas de pensamento com ganho de fora, credibilidade e Flerte com a verdade. Ao ser resgatada, porm, a razo aliada ao empirismo e matemtica, esta fora para evocar a verdade ganha propores muito maiores. Para Feyerabend, a tradio objetivista, e o cientificismo iriam mudar radicalmente os rumos da humanidade com premissas falsas, como as da verdade universal e, afastando o pensamento humano dos sentidos e emoes. Este ltimo aspecto, segundo ele to influente no fazer cientfico quanto qualquer outro. Esta tradio objetivista trouxe como subproduto o nascimento das cincias, como formas de estudos organizadas, munidas de metodologias a fim de construir conhecimentos factveis a cerca de tudo. A sociologia, a filosofia, a fsica a poltica, quase todas as aeras de conhecimento abraaram a lgica cientificista. Filha desta tradio, a cincia esttica nasce neste perodo e, portanto bebendo das guas objetivistas. Decorre, porm, do dinamismo de uma sociedade cujas prticas sociais mudam, as relaes de trabalho e as tecnologias que mediam a relao do ser humano com seu mundo tambm mudam, a razo ganhou novos contornos. O iluminismo procurou mobilizar a razo a fim de transformar a sociedade, dando um papel maior ao homem como produtor, criador e ser determinante no espectro social. Com as mudanas sociais emergia uma nova classe sob a alcunha posteriori de burguesia, na qual eram caractersticas a desvinculao s cortes, mas ao mesmo tempo da plebe. Uma classe munida de poder aquisitivo, mas sem poder poltico. Neste turbilho de transformaes vividas na Europa neste perodo, no se torna difcil pressupor que os gostos e os prazeres dos seres histricos e humanos em questo tambm mudaram. Este , ademais, o ponto principal que aproximam Boielau e Diderot em suas respectivas concepes estticas. O primeiro representa a Almada da razo, da verdade e da descoberta de regras tal qual sua poca lhe impelia e tal qual seu pblico quereria, ou seja, a corte. O segundo, por sua vez, tambm representa a razo como filho de sua poca, tambm se impele em direo ao pblico, mas neste caso, o pblico outro: a burguesia. Devemos notar que as premissas fundamentais (clssicas) da concepo artstica so presentes nos dois: A simplicidade e a negao ao rebuscamento desnecessrio. A vocao do poeta para compor, seu dom, sua sensibilidade diante das temticas.

O prazer e gosto como forma de reconhecimento e admirao na razo potica quase como uma inerncia humana. O reconhecimento do pblico O conhecimento da natureza. A funo moral da arte Ambos concordam nestes pontos, porm, no caso especfico dos trs ltimos pontos, os contedos mudam, embora a forma permanea. Ou seja, o pblico que dialogam outro, o que muda os gostos; a natureza que buscam outra, para Boileau aquele da qual brotam as regras para a arte universal, para Diderot a natureza do ser humano; e a finalidade moral da arte outra. Para Boileau de afirmao das virtudes nobres e para Diderot, de mudana de costumes, de promoo de valores.Trata-se, portanto de uma mudana de perspectiva quanto ao entendimento ontolgico do ser humano e da arte buscar a afeio de seu pblico. Diderot exalta os pequenos dramas, domsticos, fugindo das temticas nobres. Expe as situaes mais reais da emoo, abusa dos gestos e do papel dos atores, exorta o silncio e a descrio das cenas, expe a passividade dos nobres. Neste sentido, o contedo de sua arte diverge drasticamente da de Boileau. Porm, quando pensamos pontualmente na concepo da arte e de seu papel, ambos buscam coisas parecidas. Por, fim, esta oposio salutar, pois a prpria forma de pensar estava mudando e hoje, ou ao menos para quem est escrevendo, o contedo ainda prevalece sobre a forma.

Referncias: ARISTTELES. Potica. So Paulo: Abril cultural, 1979 (Coleo Os pensadores). BOILEAU-DESPRAUX, Nicolas. A Arte Potica. So Paulo: Perspectiva, 1979. CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Trad. lvaro Cabral. So Paulo: UNICAMP, 1997 CASTELVETRO, L. La poetica di Aristotele vulgarizzata. Milano: Nicolo Bettoni, 1570. DIDEROT, D. Discurso sobre a poesia dramtica. Organizao e traduo de Franklin de Mattos. So Paulo, Cosac Naify, 2005. LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978

You might also like