You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE CATLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS CURSO DE CINCIAS ECONMICAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

Semestre

2013/2

Professor Ailton da Cunha Rosal Disciplina Cdigo ECO 1134

Curso DIREITO

Nome ECONOMIA I

Carga Horria Turma Semanal Semestral MD43 04 60

EMENTA: Introduo ao estudo da cincia econmica: suas principais escolas. Anlise econmica: definio, natureza, objetivo e mtodos da cincia econmica. Sistema econmico: conceitos, agentes, organizao e funcionamento. Estudo do mercado: oferta, demanda, elasticidade e conceitos de estruturas de mercado. Evoluo da moeda e sistema monetrio contemporneo. Noes de contabilidade social: principais agregados e balano de pagamentos. Breve estudo do estado na economia. Noes de relaes econmicas internacionais. Tpicos de desenvolvimento econmico. CONTEXTUALIZAO: A disciplina introdutria e como tal apresenta fundamentos bsicos da microeconomia e da macroeconomia.O nvel matemtico foi restrito ao bsico e muitas situaes so apresentadas via grficos, o que d uma viso mais ampla dos diversos cenrios econmicos. A disciplina mostra como alguns dos mais importantes conceitos da teoria econmica esto relacionados ou dependem do direito econmico.

OBJETIVOS: Geral: Dotar o discente do conhecimento indispensvel para entender situaes econmicas no mundo moderno. So introduzidas noes bsicas da microeconomia e macroeconomia. Especficos: Entender a teoria econmica sob uma viso moderna e atual indispensvel ao futuro profissional da rea jurdica.

CONTEDO PROGRAMTICO: Introduo ao estudo da cincia econmica, a anlise econmica e o sistema econmico: conceito de economia; a questo da escassez, dos sistemas econmicos, a economia de mercado e a economia centralizada. Curva de possibilidade de produo, o conceito de custo de oportunidade. A economia e as demais cincias. Estudo do mercado: oferta, demanda, elasticidade e conceitos de estruturas de mercado. Economia monetria: evoluo da moeda e sistema monetrio contemporneo. Noes de contabilidade social: principais agregados e balano de pagamentos. Tpicos especiais: inflao. Breve estudo do Estado na economia. Noes de relaes econmicas internacionais. Tpicos de desenvolvimento econmico.

METODOLOGIA/ RECURSOS DIDTICOS: Aulas expositivas; na carga horria da disciplina esto previstas atividades escolares sob a forma de participao em seminrios, palestras, debates, mesas redondas e realizao de trabalhos simples e atuais sobre temas relevantes da economia.

AVALIAO DA APRENDIZAGEM: 1GQ Consta de prova terica em sala, avaliaes intermedirias e listas de exerccios. 2GQ Consta de prova terica em sala, listas de exerccios e trabalhos.

FONTES DE PESQUISA (Bibliografia):


BIBLIOGRAFIA

Bsica COOTER, R; ULEN, T. Direito & economia. Porto Alegre: Bookman. 2010. PASSOS, C. R. M.: NOGAMI, O. . Princpios de economia. So Paulo: Cengage Learning. 2012. VASCONCELLOS, M. A. S. Economia micro e macro. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2006. Complementar CANO, W. .Introduo economia. So Paulo: UNESP, 2007. CASTRO, A. B.; LESSA, C. F.. Introduo economia: uma abordagem estruturalista. Rio de Janeiro: Forense, 1999. HOLANDA, N.. Introduo economia. 6.ed. Petrpolis: Vozes, 1987. KRUGMAN, P., WELLS, R., OLNEY, M. L. . Princpios de economia. Rio de Janeiro: Campus, 2009. SINGER, P.. Aprender economia. 15.ed. So Paulo: Brasiliense, 1994.

You might also like