You are on page 1of 7

O transporte de Substncia atravs da membrana CAPTULO 04 GUYTON LIC: Muito potssio, fosfato, protenas... LEC: Muito sdio, cloreto...

A barreira lipdica da Membrana Celular e as Protenas de Transporte da Membrana Celular

Toda clula revestida por uma membrana constituda de uma bicamada lipdica, que atravessada por vrias protenas incrustadas nela. Essa membrana no miscvel nos lquidos extra e intracelulares, sendo normalmente atravessada por substncia LIPOSSOLVEIS. As protenas canais, que atravessam a membrana, so extremamente seletivas e, por isso, tornam-se responsveis pelo transporte de gua e de vrios ons para dentro e para fora da clula.

DIFUSO: movimento aleatrio de substncias, molcula a molcula, atravs dos espaos intramoleculares ou em combinao com alguma protena transportadora. TRANSPORTE ATIVO: o movimento de ons, e outras substncias, atravs de uma protena, que ser responsvel pelo transporte a favor ou contra um gradiente energtico. Necessita de uma fonte extra de energia, alm da cintica.

DIFUSO

Todas as molculas do corpo esto em constante movimento, mesmo que minsculo, isso que os fsicos denominaram calor. Quanto maior a movimentao, maior ser a temperatura gerada por essa molcula. Durante essa movimentao aleatria, as molculas iro ficar se chocando, uma contra as outras, o tempo todo. A natureza eletrosttica delas, leva aquelas mais prximas a se mexerem e, dessa forma, mantem o sistema gerando energia cintica.

Difuso atravs da Membrana celular: se divide em dois tipos, simples e facilitada. No primeiro, as molculas se difundem atravs dos espaos intermoleculares ou por aberturas na membrana, sem que ocorra nenhuma interao com as protenas transportadoras, o que define a velocidade de difuso a concentrao de partculas quanto maior a concentrao, maior ser a energia cintica daquele meio e, consequentemente, maior ser a velocidade de difuso. O outro tipo, o facilitado, ocorre atravs da interao qumica das substncias ou ons, que esto sendo transportadas, com uma protena transportadora.

- Difuso simples: atravs de interstcios da membrana celular ou pelos canais aquosos das grandes protenas transportadoras.

Difuso das Substncias Lipossolveis Atravs da Bicamada Lipdica: um dos fatores primordiais para definir a velocidade de transporte das substncias atravs da membrana a lipossolubilidade. Oxignio, nitrognio, dixido de carbono e lcool so exemplos de possuidores de uma lipossolubilidade alta. Difuso de molculas de gua e outras molculas insolveis em lipdios pelos Canais Proteicos: graas a presena de protenas transportadoras especficas (aqua-porinas) o transporte de gua pela membrana lipdica , impressionantemente, rpido. Em mdia, a cada segundo passa-se atravs de uma hemcia 100 vezes o seu prprio volume em gua. Outras molculas hidrossolveis, juntamente com a gua, podem ser transportadas para o interior das clulas. A ureia, que 20% maior do que a molcula de gua, tem seu volume de transportao cerca de 1000 vezes menor do que o dessa substncia.

Difuso pelos Canais Proteicos e as Comportas desses Canais: Os poros da membrana so formados por protenas integrais que formam tubos que esto sempre abertos. Seu dimetro e sua carga eltrica, define uma seletividade prpria desses poros, que filtrar o que entra e o que sa por esse espao. As caractersticas principais desses cadanais proteicos so: - Permeabilidade seletiva. - Canais dependentes de voltagem: comportas que possuem sua abertura regulada por impulsos eltricos e condies fisiolgicas especificas. - Canais dependente de ligantes: so aquelas comportas que precisam de qumicos especficos para abrir ou fechar sua abertura.

PERMEABILIDADE SELETIVA DAS PROTENAS CANAIS: - Canais de Potssio: estrutura tetramrica, presena de alas que estreitam o filtro de seletividade e de oxignios carbonlicos. - Canais de Sdio: o mais importante, sua superfcie interna tem uma forte carga negativa. Esse alto grau de negatividade capaz de puxar ons sdios desidratados, tirando os das molculas de gua que os hidratam.

As Comportas das Protenas Canais: so responsveis por controlar a permeabilidade inica dos canais. Elas so controladas por dois mecanismos, um orientado pela voltagem e o outro por ligantes qumicos. 1) Por variaes de voltagem: o mecanismo bsico para a gerao de potenciais de ao responsveis pelos sinais nervosos. So do tipo tudo ou nada. 2) Por controle qumico (por ligantes): depende da ligao de algum composto qumico, que causar uma mudana conformacional da protena ou de suas ligaes qumicas ocasionando na abertura ou no fechamento do canal. essencial na

transmisso de sinais nervosos entre os neurnios e na contrao muscular.

MODELO DE FIXAO DE PLACA (PATCH-CLAMP): usado para registrar a corrente inica que flui atravs de um canal proteico.

Difuso Facilitada: tambm conhecida como difuso mediada por transportador, sendo esse o responsvel por tornar mais simples a difuso da substncia para o outro lado da bicamada lipdica. Diferentemente da difuso simples, que aumentar sua velocidade quanto maior for o grau de concentrao substancial, a facilitada tende sempre a Vmx. Esse mecanismo permite a o canal se mova atravs da membrana fluda da clula. comumente usada em transportes de glicose (GLUT-4, ativado pela insulina), aminocidos...

Fatores que AFETAM a Velocidade Efetiva da Difuso: - concentrao: a velocidade com que as partculas sero transportadas, do lado externo para o interno, depende totalmente de sua concentrao no mais externo.

Difuso Facilitada = (Ce Ci)

Efeito sobre o Potencial Eltrico da Membrana sob a Difuso dos ons O Potencial de Nernst: independentemente da concentrao das substncias, a carga eltrica permitir a movimentao delas atravs da membrana. Em suma, o valor de potencial que impede a difuso efetiva de ons em qualquer direo da membrana.

FEM (em milivolts) = +/- 61 log C1/C2

Efeito da Diferena de Presso Atravs da Membrana: caracterizada pela somatria de todas as foras geradas nos choques entre as substncias com um determinado canal da membrana. Quanto maior for a concentrao de molculas, maior ser o nmero de choques entre elas e entra as paredes de uma dada superfcie.

OSMOSE

Osmose Atravs de Membranas Seletivamente Permeveis Difuso Eletiva de gua. Presso Osmtica: a quantidade exata de presso necessria para interromper completamente a osmose que a passagem de gua para o meio mais concentrado. A Importncia do Nmero das Partculas Osmticas (Concentrao Molar) na Determinao da Presso Osmtica: a presso osmtica caracterizada pelo nmero de partculas e no pela massa delas, isso determinado devido ao fato de que cada partcula em

soluo, independentemente de sua massa, exerce em mdia a mesma quantidade de presso contra a membrana. Isso um reflexo da seguinte equao:

k = mv/2

CONCENTRAO MOLAR = concentrao da soluo em nmero de partculas, no caso de molculas no dissociadas.

Osmolalidade O Osmol: expressa a concentrao da soluo em termos do nmero de partculas. Em outras palavras, usa-se a unidade OSMOL ao invs da unidade gramas. 1 osmol corresponde ao peso de 1 molcula grama de soluto osmoticamente ativo, exemplo: 1)180 gramas de glicose = 1 molcula grama de glicose = 1 osmol de glicose (uma vez que ela no se. dissocia em ons). 2)Caso o soluto se dissocie em dois ons, um molcula grama dele equivaler a dois osmis. Logo, 1 molcula grama de cloreto de sdio = 58,5 gramas = 2 osmis.

O termo Osmolaridade: a concentrao expressa de osmis por litro de soluo, ao invs de osmis por quilograma de gua. Sua diferena, em valores, com a Osmolalidade de menos de 1% e, por ser mais prtica para medir, ela mais utilizada em estudos fisiolgicos do que essa.

TRANSPORTE ATIVO

Transporte Ativo de Substncias atravs das Membranas: quando a membrana transporta as molculas ou ons para cima, contra um gradiente de concentrao (ou de presso ou eltrico), utilizando, normalmente, alguma outra fonte de energia alm da cintica. Vrios ons (sdio, potssio, clcio, ferro, hidrognio, cloreto, urato), vrios acares diferentes e a maioria dos aminocidos so transportados dessa maneira. O transporte ativo dividido em dois tipos, ambos dependentes das PROTENAS TRANSPORTADORAS que so capazes de transferir energia diretamente para as substncias transportadas, afim de orient-las contra um gradiente:

- Transporte Ativo Primrio: a energia derivada diretamente da degradao do ATP (adenosina trifosfato) ou de qualquer outro composto fosfrico de grande energia. - Transporte Ativo Secundrio: utiliza da energia armazenada na forma de diferentes concentraes inicas e gerada, originariamente, em um transporte ativo primrio.

TRANSPORTE ATIVO PRIMRIO

Bomba de Sdio-Potssio: o processo de natureza eletrognica que bombeia, ao mesmo tempo, trs ons sdio para fora da membrana e dois ons potssio para dentro (NO EXATAMENTE INSTANTANEA, AFINAL UTILIZA-SE UMA PROTENA CARREADORA). o responsvel pela manuteno da diferena de concentrao, nos espaes intra e extracelular, desses ons e pelo estabelecimento da voltagem eltrica negativa dentro das clulas. A protena transportadora, responsvel por esse processo, composta por duas protenas globulares distintas a maior, chamada de subunidade- (P.M.: 100000), e a menor, chamada de subunidade- (P.M.: 55000). A funo da menor ainda no inteiramente conhecida, em contrapartida trs caractersticas valem a pena saber sobre a maior: 1) Contm trs receptores para a ligao dos ons sdios voltados para o interior da clula. 2) 3) Contm dois receptores para a ligao dos ons potssio em seu exterior. Sua poro interna tem atividade da enzima ATPase.

Quando os seus receptores so preenchidos pelos trs ons sdio e pelos dois ons potssio, a funo de ATPase ativada. Isso gera a clivagem de um ATP, dividindo-o em ADP (adenosina difosfato) e liberando uma ligao fosfato de alta energia. Acredita-se que essa energia liberada cause uma mudana qumica e conformacional no interior da molcula da protena transportadora, o que faz com que trs ons sdio sejam enviados para fora e os dois potssio para dentro. Caso a concentrao desses ons esteja invertida, o mecanismo da bomba pode funcionar de maneira inversa. Ocorrer a sntese de ATP, a partir do ADP mais o fosfato da forma fosforilada da bomba, e assim bombear os ons potssio para fora e os sdio para dentro (afim de atingir a homeostase) Importncia no controle do Volume Celular: caso esse mecanismo no existisse, a maioria das clulas do corpo iriam inchar at estourar. A presena de uma grande quantidade de protenas e outras molculas negativas no interior da clula, atrairia um grande nmero de ons para o seu interior. Essa grande concentrao inica provocaria a osmose de gua para o interior da clula, que se no fosse interrompido incharia a clula at o seu estouro. Como a bomba envia trs ons para fora e interioriza apenas dois, ela responsvel por manter a concentrao maior do lado externo da clula. Isso provoca a osmose de gua para fora. Esse potencial negativo o requisito bsico nas fibras nervosas e musculares para a transmisso dos sinais musculares e nervosos.

OUTROS TRANSPORTES ATIVOS PRIMRIOS E SUAS PRINCIPAIS FUNES: - dos ons Clcio: duas bombas clcicas atuam em conjunto para exteriorizar ons clcio e para bombe-los para o interior de uma ou mais organelas vesiculares intracelulares. - dos ons Hidrognio: extremamente importante em dois locais do corpo. 1) glndulas gstricas do estmago: nas clulas parietais, esse mecanismo funciona como base para a secreo do cido clordrico. 2) tbulos distais finais e tubos coletores corticais dos rins: nesse caso, grandes concentraes do on hidrognio so secretados do sangue para a urina, afim de promover a

eliminao de seu excesso nos lquidos corporais. ENERGTICA DO TRANSPORTE ATIVO PRIMRIO: Energia (em calorias por osmol) = 1400 log C1/C2

TRANSPORTE ATIVO SECUNDRIO

Cotransporte e contratransporte: O sdio gera um grande gradiente energtico do lado exterior da clula, pois, nesse lado, ele est em maior concentrao e, portanto, est sempre tentando adentrar para o espao interno. Esse gradiente gera um reservatrio de energia que, em condies apropriadas, pode auxiliar a entrada de outras substncias juntamente com a difuso do sdio. Esse fenmeno conhecido como cotransporte. Para que isso ocorra corretamente, necessria a presena de outra protena transportadora que possua um stio ligante para o on sdio e outra para a substncia que ser cotransportada. O contratransporte, o on sdio, novamente, tentar adentrar a clula atravs de uma protena transportadora, s que dessa vez a substncia que aproveitara o gradiente energtico se encontra no interior da membrana e estar tentando sair de dentro dela. o transporte na direo oposta do on primrio.

Contratransporte de Glicose e Aminocidos junto com os ons Sdio: essas substancias utilizam do cotransporte para enfrentar grandes gradientes de concentrao, para isso utilizaro da energia gerada pelo gradiente dos ons sdio. Eles ocorrem de modo especial na clulas epiteliais do trato intestinal e dos tbulos renais, para promover a absoro dessas substancias pelo sangue. Cotransporte sdio-glicose: Uma protena transportadora especial possui, em seu exterior, dois stios ligantes, um para o on sdio e outro para a glicose. Uma caracterstica especial dessa protena faz com que ela s faa sua mudana conformacional no momento em que ambas as peas desse quebra-cabea estejam conectadas, quando isso ocorre ela automaticamente transportar para dentro da clula a glicose e o on clcio. Cotransporte sdio-aminocidos: ocorre da mesma forma que o cotransporte da glicose, com a diferena que para esse j foram identificadas pelo menos 5 tipos de protenas transportadoras. Contratransporte de Sdio e dos ons Clcio e Hidrognio: O contratransporte de sdio-clcio ocorre atravs de quase todas as membranas celulares, razendo sdio para o interior e exteriorizando o clcio, sendo ambos ligados a mesma protena transportadora. O contratransporte de sdio-hidrognio ocorre em vrios tecidos, destaque para os tbulos proximais dos rins. Esse transporte bem menos potente do que o transporte primrio que ocorre com esse mesmo on em locais como o lmen desses tbulos, mas por transportar uma quantidade imensa de hidrognio, esse se torna etapa importante no controle dos ons hidrognio nos compartimentos corporais.

Transporte Ativo Atravs das Camadas Celulares:

Ocorre em vrios epitlios: intestinal, tubular renal, de todas as glndulas excrinas, da vescula biliar e do complexo coroide do crebro, alm de vrias outras membranas. O mecanismo combina alguns tipos de transporte: (1) transporte ativo atravs da membrana celular de um lado das clulas transportadoras da camada e, ento, (2) difuso simples ou facilitada do lado oposto da clula.

You might also like