You are on page 1of 52

Luciane Schulz Fonseca

Prof. Conferencista

Jos Carlos Pereira


Prof. Web

Relembrando
Gesto Participativa na CF: representao e participao Direitos Polticos: direito ao sufrgio; alistabilidade; elegibilidade; iniciativa popular de lei; ao popular; organizao e participao de partidos polticos.

Relembrando
Soberania popular: plebiscito, referendo e iniciativa popular

Relembrando
Alistamento eleitoral e o voto: obrigatrio (maiores 18 anos) e facultativo (analfabetos, maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 anos).

Relembrando
Condies de elegibilidade: nacionalidade brasileira; pleno exerccio dos direitos polticos; alistamento eleitoral; domiclio eleitoral; filiao partidria e idade mnima.

Programa
Aula 06 - Direitos Polticos III

Aula 07 - Direitos Polticos IV Aula 08 - Direitos Polticos V

Aula 6
Direitos Polticos III
Aula 06 P. 47

Inelegibilidade
Art. 14. (...) 4 So inelegveis os inalistveis e os analfabetos. Inelegibilidade: ausncia de capacidade eleitoral passiva (para ser candidato);

Aula 06 P. 47

Inelegibilidade
Absoluta: para qualquer cargo. Relativa: exerccio de certas funes; grau de parentesco; inexistncia de domiclio eleitoral.

Aula 06 P. 47

Art. 14. (...) 5 O Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos podero ser reeleitos para um nico perodo subseqente.
Aula 06 P. 48

Reeleio Inelegibilidade relativa por motivos funcionais.

Aula 06 P. 48

Art. 14. (...) 6 Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito.
Aula 06 P. 49

Desincompatibilizao dos chefes do Poder Executivo; (renncia) Candidatar-se a cargos diferentes dos que ocupam.

Aula 06 P. 49

Art. 14. (...) 7 So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal,(...)
Aula 06 P. 49

(...) de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio.

Aula 06 P. 49

O cnjuge, parente e afins at o segundo grau do prefeito no podero candidatar-se a vereador ou prefeito no mesmo municpio;

Aula 06 P. 49

O cnjuge, parente e afins at o segundo grau do governador no podero candidatar-se a qualquer cargo no Estado, isto , vereador ou prefeito de qualquer municpio da circunscrio estadual; a deputado estadual e a governador; e, tambm, a deputado federal e senador;
Aula 06 P. 49

O cnjuge, parente e afins at o segundo grau do Presidente, no podero candidatar-se a qualquer cargo no Pas;

Aula 06 P. 49

Aos que substituram os chefes do Poder Executivo dentro de seis meses anteriores so aplicadas essas mesmas regras.

Aula 06 P. 49

IMPORTANTE!!!
So inelegveis: pai, me, av, av, filho (a), neto (a), padrasto, madrasta, genro, nora, enteado (a), cunhado (a), sejam consanguneos ou por adoo. So elegveis: tio, sobrinho e primo.
Aula 06 P. 50

Art. 14. (...) 8 O militar alistvel elegvel, atendidas as seguintes condies: I - se contar menos de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade;

Aula 06 P. 51

II - se contar mais de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade.

Aula 06 P. 51

Condies de Elegibilidade do Militar


a) a inscrio eleitoral permitida aos militares, com exceo dos conscritos; b) o militar na ativa e alistvel, torna-se elegvel se: contar com menos de 10 anos de servio, dever afastar-se da atividade;
Aula 06 P. 52

Contar com mais 10 anos, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, dever passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. c) o militar da reserva dever ser filiado a partido poltico um ano antes do pleito.
Aula 06 P. 52

O art. 142, 3, V da CF: probe o militar da ativa de estar filiado a partido poltico.
Para o TSE o registro da candidatura apresentada pelo partido poltico do militar da ativa, desde que devidamente autorizada pelo candidato, satisfaz a exigncia da filiao partidria prvia.
Aula 06 P. 52/53

Art. 14. (...) 9 Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato,(...)
Aula 06 P. 52

(...) e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta.

Aula 06 P. 52

FICHA LIMPA: A Lei Complementar n 64/1990, recentemente alterada pela Lei Complementar n 135/2010, trata dos casos de inelegibilidades: Ex: deciso transita em julgado ou proferida por rgo judicial colegiado 08 anos

Aula 06 P. 53

Espcies de crimes: eleitorais; lavagem de dinheiro; trfico de drogas; racismo; tortura; terrorismo; crimes hediondos; patrimnio pblico; meio ambiente; condio anloga a escravo; contra a vida; etc.

Aula 06 P. 53

Aula 7
Direitos Polticos IV
Aula 07 P. 55

Impugnao do mandato eletivo


Art. 14. (...) 10 O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude.
Aula 07 P. 55

Art. 14. (...) 11 A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f.

Aula 07 P. 55

Peculiaridades da Ao de Impugnao de Mandato Eletivo:


Autoridade Competente: Justia Eleitoral Prazo: 15 (quinze) dias contados da diplomao; Instruo: Provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude.
Aula 07 P. 55/56

Trmite: Segredo de Justia Legitimidade: qualquer candidato, partido poltico, coligao e o Ministrio Pblico. Responsabilidade do autor: se temerria a argumentao ou devida m-f.
Aula 07 P. 55/56

Cassao dos direitos polticos


Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado;

Aula 07 P. 57

Cassao dos direitos polticos


II - incapacidade civil absoluta; III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

Aula 07 P. 57

Art. 15. (...) IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4.

Aula 07 P. 57

Vigncia da legislao eleitoral


Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia.

Aula 07 P. 58

Aula 8
Direitos Polticos V
Aula 07 P. 55

Organizao e participao dos partidos polticos


Constituio Federal: artigo 17

Liberdade de criao e preceitos: caput e incisos Garantia e vinculao: 1

Organizao e participao dos partidos polticos


Personalidade jurdica: 2 Recursos: 3

Vedao: organizao paramilitar

STF decidiu que os mandatos pertencem ao partidos polticos: princpio da fidelidade partidria!!!

Resoluo 22733/2008 do TSE disciplina o processo de perda do cargo eletivo, bem como a justificao de desfiliao partidria.
Aula 08 P. 60

Servidor Pblico no Exerccio de mandato eletivo


Regras: art. 38 da CF Mandato eletivo federal, estadual, distrital: afastado da funo Prefeito: afastado (optar pela remunerao)

Servidor Pblico no Exerccio de mandato eletivo


Vereador: continua na funo, desde que haja compatibilidade de horrio Benefcio previdencirio.

Reviso
Inelegibilidade: inalistveis e os analfabetos Inelegibilidade relativa: motivos funcionais e parentesco LC n 64/90 alterada pela LC n 135/2010: enumera outros casos de inelegibilidade

Reviso
Impugnao mandato eletivo.

Cassao direitos polticos


Partidos polticos Servidor Pblico / mandato eletivo

Discusso para Tutoria


Analise as situaes prticas abaixo e apresente a melhor soluo: a) possvel no mesmo pleito eleitoral o marido ser candidato a governador e a cnjuge ser candidata a deputada federal?
Aula 07 P. 54

Discusso para Tutoria


b) O sobrinho do prefeito elegvel? Pode ser candidato a vereador?

Aula 07 P. 54

Discusso para Tutoria


c) Pode a esposa do prefeito em exerccio ser candidata para o cargo eletivo do Poder Executivo e/ou Legislativo no mesmo municpio?

Aula 07 P. 54

You might also like