You are on page 1of 15

ARQUIDIOCESE DE NATAL PARQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIO SO TOM/RN

AO DE GRAAS:

50 ANOS DE PROFISSO DO SR. JOO MEDEIROS DE ARAJO.


CELEBRAO DO BATISMO:

MARIA HELENA

CELEBRANTE: PE. MARCELO DE ARAJO CUNHA 10 de agosto de 2013

RITOS INICIAIS Com.: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Irmos e irms, com f e alegria, nos reunimos nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceio, para dar graas a Deus pelos 50 anos de Profisso do Sr. Joo Medeiros de Arajo. Damos graas a Deus pelos seus 50 anos de fortes conhecimentos, tica e amor pela profisso, e por tantas bnos e benefcios que dele recebemos. A Eucaristia a ao de graas por excelncia. A gratido uma caracterstica do cristo. No se admite um fiel seguidor de Jesus sem gratido a Deus e aos irmos com quem convive e de quem tanto recebe. So muitos os motivos para agradecer. Por isso, fiquemos de p e acolhamos o presidente desta Celebrao, com o canto de entrada. 1) CANTO DE ENTRADA Vimos te louvar em tua casa, Senhor;/ somos a famlia que teu Filho congregou! 1. Teu povo, tua famlia/ vem hoje, com gratido./ Louvar Teu nome santo,/ unidos na adorao. 2. Cantamos a Tua graa,/ o Teu infinito amor./ A prece de nossas vidas,/ em casa j comeou. 3. Das faltas contra a unidade/ queremos pedir perdo./ falta todo egosmo/ que gera separao. 4. Comea em nossa casa/ a vida em fraternidade./ Possamos com Tua graa,/ viv-la na liberdade. Pr. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. As.: Amm! Pr.: A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a comunho do Esprito Santo e a proteo amorosa da Virgem Maria estejam convosco. As.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! APRESENTAO DA CRIANA Pr.: Queridos pais Watson e Juciane , vocs transmitiram a vida a Maria Helena e a receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. PEDIDO DO BATISMO Pr..: Queridos pais, o que vocs pedem Igreja de Deus para a vossa filha? Pais e Me: O Batismo e a vida eterna. Pr.: Pelo Batismo esta criana vai fazer parte da Igreja. Vocs querem ajud-la a crescer na f, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus?

Pai e me: Sim, queremos! Pr.: Padrinho e madrinha, vocs esto dispostos a colaborar com os pais de Maria Helena em sua misso? Padrinhos: Sim, estamos! Pr.: E todos vocs, queridos irmos e irms aqui reunidos, querem ser uma comunidade de f e de amor para estas crianas? As: Sim, queremos! SINAL DA CRUZ Pr.: Nosso sinal a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar esta crianas com o sinal do Cristo Salvador. Pr.: Assim, Maria Helena, ns a acolhemos na comunidade Crist. 2) ATO PENITENCIAL Pr.: Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por ns e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso esprito ao arrependimento, para sermos menos indignos de aproximar-nos da Mesa do Senhor. Supliquemos ao Senhor que tenha piedade de ns, pecadores. 1. Como a ovelha perdida, pelo pecado, ferida./ Eu te suplico perdo, Bom Pastor! Kyrie eleison! Kyrie eleison! Kyrie eleison! 2. Como o ladro perdoado, encontro o paraso ao teu lado./ Lembrate de mim, pecador, por tua cruz! Christe eleison! Christe eleison! Christe eleison! 3. Como a pecadora cada, derramo aos teus ps minha vida./ V as lgrimas do meu corao e salva-me! Kyrie eleison! Kyrie eleison! Kyrie eleison! Pr.: Deus Pai misericordioso, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. As.: Amm! 3) HINO DE LOUVOR Glria, glria, anjos do cu, cantam todos, seu amor./ E na terra, homens de paz,/ Deus merece o louvor. 1. Deus e Pai, ns vos louvamos;/ adoramos, bendizemos./Damos glria ao vosso nome./ Vossos dons agradecemos. 2. Senhor nosso, Jesus Cristo;/ unignito do Pai./Vs, de Deus cordeiro santo;/ nossas culpas perdoai! 3. Vs, que estais junto do Pai,/como nosso intercessor./Acolhei nossos pedidos,/ atendei nosso clamor! 4. Vs somente sois o santo;/ o altssimo, o Senhor./Com o Esprito Divino,/ de Deus Pai no esplendor!

ORAO DO DIA Pr.: OREMOS: Deus, que sempre escutais os vossos filhos e filhas quando padecem tribulaes, ns vos damos graas pela vossa bondade e vos pedimos humildemente que sejamos livres de todos os males e vos possamos servir sempre com alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. As.: Amm!

LITURGIA DA PALAVRA Com.: Do incio ao fim da Sagrada Escritura, encontramos apelos de gratido ao Pai celeste. Deixemos, portanto, que a Palavra de Deus penetre em nossos ouvidos e nos ilumine com os apelos propostos. Com ateno, participemos da Liturgia da Palavra. I LEITURA (Eclo 50, 24-26) Leitura do Livro do Eclesistico. Bendizei o Deus do universo, que por toda parte realiza grandes coisas: ele exaltou nossos dias desde o seio materno e age conosco segundo a sua misericrdia. Que ele nos d a alegria do corao e conceda em nossos dias a paz, paz em Israel, como nos dias do passado! Que sua misericrdia permanea fielmente conosco e nos resgate em nossos dias! Palavra do Senhor. As.: Graas a Deus! SALMO RESPONSORIAL (144) R.: Bendirei o vosso nome pelos sculos, Senhor! 1. Todos os dias haverei de bendizer-vos,/ hei de louvar o vosso nome para sempre./ Grande o Senhor e muito digno de louvores,/ e ningum pode medir sua grandeza. 2. Uma idade conta outra vossas obras/ e publica os vossos feitos poderosos;/ proclamam todos o esplendor de vossa glria/ e divulgam vossas obras portentosas! 3. Narrem todos vossas obras poderosas,/ e de vossa imensidade todos falam./ Eles recordam vosso amor to grandioso/ e exaltam, Senhor, vossa justia. 4. Misericrdia e piedade o Senhor,/ ele amor, pacincia, compaixo./ O Senhor muito bom para com todos,/ sua ternura abraa toda criatura.

5. Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem/ e os vossos Santos, com louvores, vos bendigam!/ Narrem a glria e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder! II LEITURA (Ef 1,3-14) Leitura da Carta de So Paulo aos Efsios. Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abenoou com toda a bno do seu Esprito em virtude de nossa unio com Cristo, no cu. Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundao do mundo, para que sejamos santos e irrepreensveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermdio de Jesus Cristo, conforme a deciso de sua vontade, para o louvor da sua glria e da graa com que ele nos cumulou no seu bem-amado. Pelo seu sangue, ns somos libertados. Nele, as nossas faltas so perdoadas, segundo a riqueza de sua graa, que Deus derramou profusamente sobre ns, abrindo-nos a toda sabedoria e prudncia. Ele nos fez conhecer o mistrio da sua vontade, o desgnio benevolente que de antemo determinou em si mesmo, para levar plenitude o tempo estabelecido e recapitular, em Cristo, o universo inteiro: tudo o que est nos cus e tudo o que est sobre a terra. Nele tambm ns recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a deciso de sua vontade, ns fomos predestinados a ser, para o louvor de sua glria, os que de antemo colocaram a sua esperana em Cristo. Nele tambm vs ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Esprito prometido, o Esprito Santo, que o penhor da nossa herana para a redeno do povo que ele adquiriu para o louvor de sua glria. Palavra do Senhor! As.: Graas a Deus! 4) ACLAMAO AO EVANGELHO Com.: Vinde a mim todos vs que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Em sinal de respeito e prontido, fiquemos de p e, com o nosso canto, aclamemos o santo Evangelho. Palavra de salvao,/ somente o cu tem pra dar./ Por isso o meu corao,/ se abre para escutar. 1. Por mais difcil que seja seguir;/ tua Palavra queremos ouvir./ Por mais difcil de se praticar./ Tua Palavra queremos guardar. 2. Com Simo Pedro diremos, tambm./ Que no fcil dizer sempre amm./ Mas no h outro na terra e no cu./ Mais companheiro, mais santo e fiel.

EVANGELHO (Mt 11,25-30) Pr.: O Senhor esteja convosco! As.: Ele est no meio de ns! Pr.: Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. As.: Glria a vs, Senhor! Naquele tempo, Jesus ps-se a dizer: Eu te louvo, Pai, Senhor do cu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sbios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ningum conhece o Filho, seno o Pai, e ningum conhece o Pai, seno o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vs que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao, e vs encontrareis descanso. Pois o meu jugo suave e o meu fardo leve. Palavra da Salvao. As.: Glria a vs, Senhor! HOMILIA ORAO DA ASSEMBLIA Pr.: Reunidos em assembleia para agradecer, confiantes a Deus Pai nossas preces, dizendo: As.: Ns vos damos graas, Senhor! 1. Pela santa Igreja Catlica, na pessoa doa santo Padre, o Papa Francisco, que nos mostra o caminho de Jesus e nos convida converso, digamos. 2. Pelos ministros da Igreja, que nos alimentam com os sacramentos e com a Palavra de Deus, digamos. 3. Pelas nossas Famlias, que nos legaram o dom da f e nos apontam os valores cristos, digamos. 4. Por Joo Medeiros, que com seu carter e sabedoria conseguiu trilhar, durantes esses 50 anos de profisso, pelos caminhos do conhecimento e da verdade, para que o Senhor nosso Deus continue iluminando seus passos, digamos. 5. Por Maria Helena, que hoje renasce da gua e do Esprito Santo, para que siga sempre o caminho de Cristo Jesus, digamos. 6. Pela nossa vida, maior dom que recebemos e do qual devemos cuidar com amor e carinho, digamos. apresentemos

Pr.: Acolhei, Deus, em vosso corao, as preces que vos apresentamos e dai-nos sempre o dom da gratido. Por Cristo, nosso Senhor. As.: Amm! RITO DO BATISMO INVOCAO DOS SANTOS Pr.: A invocao dos Santos um momento rico de significado e poder, por isso a Igreja declara e apresenta seus batizandos diante de seus Santos. Pr.: Santa Maria, Me de Deus... Rogai por ns! So Joo Batista... Rogai por ns! So Jos... Rogai por ns! So Pedro e So Paulo... Rogai por ns! Santa Maria Madalena... Rogai por ns! Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por ns! Santa Rita de Cssia... Rogai por ns! Todos os Santos e Santas de Deus... Rogai por ns! ORAO (Imposio das Mos) Pr.: Pai, Senhor da vida, enviaste vosso Filho ao mundo para nos libertar da escravido do pecado e da morte. Lembrai-vos desta criana que dever enfrentar muitas vezes as tentaes do mal. Libertai-a do poder das trevas. Dai-lhes a fora de Cristo e a luz do vosso Esprito, para que, livre do pecado original, viva sempre como vossa filha no seguimento de Jesus. Que vive e reina para sempre. As.: Amm! UNO PR-BATISMAL Pr.: A uno com o leo dos catecmenos significa a fora de Cristo para que os batizandos perseverem na f. Pr.: Bendito sejais vs, Senhor Deus, porque, no vosso imenso amor, criastes o mundo para nossa habitao. As.: Bendito seja Deus para sempre! Pr.: Bendito sejais vs, Senhor Deus, porque criastes a oliveira, cujos ramos anunciaram o final do dilvio e o surgimento de uma nova humanidade. As.: Bendito seja Deus para sempre! Pr.: Bendito sejais vs, Senhor Deus, porque, atravs do leo, fruto da oliveira, fortalecei vosso povo para o combate da f. As.: Bendito seja Deus para sempre! (O Celebrante unge o peito da criana com o leo do Batismo, dizendo:) Pr.: O Cristo Salvador lhes d sua fora, que ela penetre em sua vida como este leo em seu peito.

ORAO SOBRE A GUA Pr.: Meus irmos e minhas irms, sabemos que Deus quis servir-se da gua para dar sua vida aos que crem. Unamos nossos coraes, suplicando ao Senhor que derrame sua graa sobre os seus escolhidos. Pr.: Deus, pelos sinais visveis dos sacramentos realizais maravilhas invisveis. Ao longo da Histria da Salvao vs vos servistes da gua para fazer-nos conhecer a graa do Batismo. J na origem do mundo vosso Esprito pairava sobre as guas para que elas concebessem a fora de santificar. As.: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor! Pr.: Nas guas do dilvio, prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de modo que a mesma gua sepultasse os vcios e fizesse nascer a santidade. Concedestes aos filhos de Abrao atravessar o mar vermelho a p enxuto para que, livres da escravido, prefigurassem o povo nascido na gua do Batismo. As.: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor! Pr.: Vosso Filho, ao ser batizado nas guas do Jordo, foi ungido pelo Esprito Santo. Pendente da cruz, do seu corao aberto pela lana, fez correr sangue e gua. Aps sua ressurreio, ordenou aos Apstolos: Ide, fazei todos os povos meus discpulos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. As.: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor! Pr.: Olhai agora, Pai, a vossa Igreja e fazei brotar para ela a gua do batismo. Que o Esprito Santo d por est gua a graa de Cristo, a fim de que homem e mulher, criados vossa imagem, sejam lavados da antiga culpa pelo batismo e renasam pela gua e pelo Esprito Santo para uma vida nova. (O Celebrante toca na gua dizendo) Pr.: Ns vos pedimos, Pai, que por vosso Filho desa sobre esta gua a fora do Esprito Santo. E todos os que, pelo Batismo forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com ele para a vida. Por Cristo, nosso Senhor. As.: Amm! PROMESSAS DO BATISMO Pr.: Queridos pais e padrinhos. O amor de Deus vai infundir nesta criana uma vida nova nascida da gua pelo poder do Esprito Santo. Se vocs esto dispostos a educ-la na f, renovem agora suas promessas batismais. Pr.: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocs renunciam ao pecado? Pais e padrinhos: Renuncio!

Pr.: Para viver como irmos, vocs renunciam a tudo o que causa desunio? Pais e padrinhos: Renuncio! Pr.: Para seguir Jesus Cristo, vocs renunciam ao demnio, autor e princpio do pecado? Pais e padrinhos: Renuncio Pr.: Vocs crem em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do cu e da terra? Pais e padrinhos (todos): Creio! Pr.: Vocs crem em Jesus Cristo, seu nico filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao cu? Pais e padrinhos (todos): Creio! Pr.: Vocs crem no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio dos mortos e na vida eterna? Pais e padrinhos (todos): Creio! Pr.: Esta a nossa f, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razo de nossa alegria em Cristo, nosso Senhor. As.: Demos graas a Deus! BATISMO Pr.: Vocs querem que Maria Helena seja batizada na mesma f da Igreja que acabamos de professar? Pais e padrinhos: Queremos ! (Os Padrinhos conduzem Maria Helena Pia Batismal) Pr.: Maria Helena eu te batizo em nome do Pai... UNO PS-BATISMAL Pr.: Queridas criana, pelo Batismo, Deus a libertou do pecado e voc renasceu pela gua e pelo Esprito Santo. Agora voc faz parte do povo de Deus. Que o Cristo a consagre com este leo santo para que, inserida em Cristo, sacerdote, profeta e rei, continue no seu povo at a vida eterna. As.: Amm! (O Celebrante unge a fronte da criana com o leo do Crisma) Pr.: Maria Helena, voc nasceu de novo e se revestiu do Cristo; por isso traz a veste batismal. Que seus pais e padrinhos a ajudem por sua palavra e exemplo a conservar a dignidade de filha de Deus at a vida eterna. As.: Amm! RITO DA LUZ

Pr.: Meus irmos e irms, o Batismo nos d a luz interior e sobrenatural do Cristo. Somos iluminados por Ele e com Ele faremos nosso trabalho de luz, muitas vezes nos consumindo silenciosamente como velas. (O Padrinho de Maria Helena vai at o Crio Pascal para acender a vela) Pr.: Eis a luz de Cristo! As.: Demos graas a Deus! Pr.: Querida criana, voc foi iluminada por Cristo para se tornar luz do mundo. Com a ajuda de seus pais e padrinhos caminhe como filha da luz. As.: Amm!

LITURGIA EUCARSTICA Com.: A Eucaristia o gesto mais nobre de gratido a Deus. Apresentemos as oferendas do po e do vinho, smbolos de nossa gratido por todos os dons que de Deus recebemos, e que, sero transformados no Corpo e no Sangue de Cristo. Entoemos o canto do ofertrio! 5) CANTO DO OFERTRIO De mos estendidas, ofertamos,/o que de graa recebemos (2x). 1. A natureza to bela que louvor, que servio./O sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz./ O dia que nos trs o po,/ a noite que nos da repouso./ Ofertamos ao Senhor, o louvor da criao. 2. Nossa vida toda inteira, ofertamos ao Senhor;/como prova de amizade, como prova de amor./ Com o vinho e com o po, ofertamos ao Senhor,/nossa vida toda inteira, o louvor da criao. Pr.: Orai, irmos e irms, para que, levando ao altar as alegrias e fadigas de cada dia, nos disponhamos a oferecer um sacrifcio aceito por Deus Pai todo-poderoso. As.: Receba o Senhor por tuas mos este sacrifcio, para a glria do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja! Orao sobre as Oferendas Pr.: Deus, que para libertar-nos da morte e de todo mal nos destes o vosso Filho, acolhei com bondade este sacrifcio que, livres das nossas aflies, vos oferecemos em ao de graas. Por Cristo, nosso Senhor. As.: Amm!

ORAO EUCARSTICA III


(Prefcio: O louvor, dom de Deus)

Pr.: O Senhor esteja convosco! As.: Ele est no meio de ns! Pr.: Coraes ao alto! As.: O nosso corao est em Deus! Pr.: Demos graas ao Senhor, nosso Deus! As.: nosso dever e nossa salvao! Pr.: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao darvos graas sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Ainda que nossos louvores no vos sejam necessrios, vs nos concedeis o dom de vos louvar. Eles nada acrescentam ao que sois, mas nos aproximam de vs por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Por essa razo, os anjos do cu, as mulheres e os homens da terra, unidos a todas as criaturas, proclamamos, jubilosos, vossa glria, cantando a uma s voz: 6) SANTO Santo! Santo! Santo! o Senhor da luz!/ Santo! Santo! o Senhor Jesus! Numa cano sideral de um Hosana total/ a criao se extasia./ O cu e a terra tambm entoam seu grande amm!/ Bendito Aquele que vem! Aquele que vem! Aquele que vem em nome da luz!/Bendito Aquele que tem! Aquele que tem! Aquele que tem a paz: Nosso Senhor Jesus!... Pr.: Na verdade, vs sois santo, Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela fora do Esprito Santo, dais vida e santidade as todas as coisas e no cessais de reunir o vosso povo, para que vos oferea em toda parte, do nascer ao pr do sol, um sacrifcio perfeito. As.: Santificai e reuni o vosso povo! Pr.: Por isso, ns vos suplicamos: santificai pelo Esprito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo + e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistrio. As.: Santificai nossa oferenda, Senhor! Pr.: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o po, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAIS TODOS E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente e o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI TODOS E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR

TODOS, PARA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM. Pr.: Eis o mistrio da f! As.: Todas as vezes que comemos deste Po; e bebemos deste Clice, anunciamos Senhor a vossa morte, enquanto esperamos vossa vinda! Pr.: Celebrando agora, Pai, a memria do vosso Filho, da sua paixo que nos salva, da sua gloriosa ressurreio e da sua ascenso ao cu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, ns vos oferecemos em ao de graas este sacrifcio de vida e santidade. As.: Recebei, Senhor, a nossa oferta! Pr.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifcio que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentandonos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Esprito Santo e nos tornemos em Cristo um s corpo e um s esprito. As.: Fazei de ns um s corpo e um s esprito! Pr.: Que ele faa de ns uma oferenda perfeita para alcanarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria. Me de Deus, So Jos seu castssimo esposo, os vossos apstolos e mrtires e todos os santos, que no cessam de interceder por ns na vossa presena. As.: Fazei de ns uma perfeita oferenda! Pr.: E agora, ns vos suplicamos, Pai, que este sacrifcio da nossa reconciliao estenda a paz e salvao ao mundo inteiro. Confirmai na f e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Francisco, o nosso Bispo Jaime, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. As.: Lembrai-vos, Pai, da vossa Igreja! Pr.: Atendei s preces da vossa famlia, que est aqui na vossa presena. Reuni em vs, Pai de misericrdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. As.: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos! Pr.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmos e irms que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos tambm ns saciar-nos eternamente da vossa glria, por Cristo, Senhor nosso. As.: A todos saciai com vossa glria! Pr.: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graa. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. As.: Amm!

PAI NOSSO Pr.: Obedientes palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: As.: Pai nosso que estais nos cus... Pr.: Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, aguardamos a vinda de Cristo salvador. As.: Vosso o reino, o poder e a glria para sempre! Pr.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vs, que sois Deus, com o Pai e o Esprito Santo. As.: Amm! Pr.: A paz do Senhor esteja sempre convosco! As.: O amor de Cristo nos uniu! Pr.: Como filhos e filhas do Deus da paz, saudai-vos com um gesto de comunho fraterna. 7) ABRAO DA PAZ Paz, paz de Cristo./ Paz, paz que vem do amor, te desejo irmo./ Paz que a felicidade de ver em voc Cristo nosso irmo. 1. Se algum dia na vida, voc de mim precisar./ Saiba que sou teu amigo, pode comigo contar./ O mundo d tantas voltas, a gente vi se encontrar./ Quero nas voltas da vida, a sua mo apertar. As: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns! (bis)/ Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz! Pr.: Eu sou o Po vivo que desceu do cu. Se algum come deste po viver eternamente. Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo! As.: Senhor eu no sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a). 8) CANTO DE COMUNHO 1. Vou cantar teu amor, ser no mundo um farol./ Eis-me aqui, Senhor,/ vem abrir as janelas do meu corao./ E ento, falarei imitando tua voz./ Creio em ti, Senhor, nas pegadas deixadas por ti vou andar./ Vou falar do teu corao, com ternura nas mos e na voz./ Proclamar que a vida bem mais,/ do que aquilo que o mundo ensina e cantar.

Cantar o canto ensinado por Deus./ Com poesia ensinar nossa f. Plantar o cho, cultivar o amor,/ como poetas que querem sonhar./Pra realizar o que o mestre ensinou./ Viemos cear, restaurar o corao./ Fonte de vida no altar a brotar,/ a nos alimentar. 2. Celebrar meu viver pra no mundo ser mais./ Faz de mim, Senhor, aprendiz da verdade, justia e da paz./ Comungar teu viver neste vinho, neste po./ Quero ser Senhor, novo homem nascido do teu corao./ Vou falar do teu corao, com ternura nas mos e na voz./ Proclamar que a vida bem mais,/ do que aquilo que o mundo ensina e cantar. 9) CANTO PS COMUNHO 1. Cubra-me com seu manto de amor./ Guarda-me na paz desse olhar./ Cura-me as feridas e a dor me faz suportar./ Que as pedras do meu caminho, meus ps suportem pisar./ Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar./ Se ficaram mgoas em mim; Me tira do meu corao./E aqueles que eu fiz sofrer, peo perdo./ Se eu curvar meu corpo na dor, me alivia o peso da cruz./ Interceda por mim minha Me, junto a Jesus. Nossa Senhora me d a mo, cuida do meu corao./ Da minha vida, do meu destino./ Nossa Senhora me d a mo, cuida do meu corao./ Da minha vida, do meu destino, do meu caminho, cuida de mim. 2. Sempre que o meu pranto rolar/ ponha sobre mim suas mos./ Aumenta minha f e acalma o meu corao./ Grande a procisso a pedir, a misericrdia, o perdo./ A cura do corpo e pra alma, a salvao./ Pobres pecadores oh Me, to necessitados de Vs./ Santa Me de Deus, tem piedade de ns./ De joelhos aos Vossos ps, estendei a ns Vossas mos./ Rogai por todos, ns Vossos filhos, meus irmos. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Pr.: OREMOS: Deus todo-poderoso, que por este po da vida libertais do pecado os vossos filhos e filhas e renovais como Pai as nossas foras, dai-nos caminhar sempre na esperana da glria. Por Cristo, nosso Senhor. As.: Amm! RITOS FINAIS HOMENAGEM... BENO FINAL 10) CANTO FINAL

Glria, glria, a Virgem Pura;/ sol de augusta claridade./ Glria Me, toda ternura./ Padroeira da cidade (bis), 1. Nossa Senhora/ mais bela rosa./ Que Deus conserva/ nos seus rosais./ Mandai terra/ de paz sequiosa./ A vossa beno, cheia de paz. 2. Nossa Senhora/ manh sagrada;/ que surge sempre,/ para Jesus./ A nossa vida, noite serrada./ Mandai um raio/ de vossa luz. 3. Excelsa Virgem da Conceio,/ de olhos contritos para Jesus./ No cu pedindo com devoo./ Pelos que sofrem/ por amor santa Cruz.

You might also like