You are on page 1of 14

A AFETIVIDADE NA PERSPECTIVA DE HENRI WALLON

Mrcia Moreira Veiga

Ol aluno(a), bem-vindo(a)! Gostaria de comear este mdulo fazendo-lhe a seguinte pergunta: voc j pensou na importncia que tem a emoo na sua vida? Se voc ainda no tinha pensado sobre isto, este momento. Embora nossas experincias estejam carregadas de sentimentos, emoes, enfim, de afetividade, nem sempre pensamos no que estamos sentindo em determinada situao, e nem sempre temos controle sobre nossas emoes. Vamos entender melhor o que isso quer dizer? Bons estudos!

APRESENTAO
Neste mdulo voc ir conhecer os estudos de um grande psiclogo francs, Henri Wallon, a respeito de um assunto muito importantepara a atuao do professor: a afetividade. Muitos problemas de aprendizagem tm como causa ou como conseqncia questes de ordem emocional, e nem sempre alunos e professores sabem como lidar com isso. Espero que os conhecimentos aqui obtidos possam enriquecer sua prtica profissional, alm de lhe proporcionar crescimento no plano pessoal. Vamos aos estudos!

OBJETIVOS
Ao final do Mdulo espera-se que o aluno seja capaz de: Definir afetividade, dentro da concepo walloniana. Conhecer a natureza das emoes e os componentes fisiolgicos e psicolgicos que a constituem. Identificar as principais contribuies da teoria de Henri Wallon para a compreenso dos aspectos emocionais e sua relao com outros aspectos do desenvolvimento humano. Reconhecer a importncia da afetividade para o processo ensino-aprendizagem.
Autoria: Mrcia Moreira Veiga Psicloga, mestre em educao, especialista em Psicologia Escolar/ Educacional. Professora no curso de Psicologia da Universidade FUMEC e no curso de Pedagogia da Faculdade de Educao da UEMG.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

O que emoo?
O controle das emoes no algo que se adquire facilmente, mas conquistado paulatinamente, na interao com os outros e na medida em que nos conhecemos mais profundamente. O desenvolvimento emocional do ser humano , por vezes, permeado por encontros, satisfaes, alegrias e acertos e, outras vezes, por conflitos, desencontros, sofrimento e crises. Desse modo, as emoes podem ser prazerosas ou desagradveis, conforme estejam ligadas a estmulos negativos ou positivos. De qualquer maneira, a afetividade um aspecto fundamental na construo da personalidade humana, e relaciona-se com todos os outros aspectos do desenvolvimento: o fsico, o motor, o social, o moral, o sexual e o intelectual. Est presente em todos os contextos de atuao do indivduo, definindo modos de ao e de interao: na famlia, na comunidade, na escola, no trabalho, no lazer, entre outros.

Mas como se desenvolve a afetividade no ser humano?

Ao nascer, a criana trs consigo os equipamentos de que necessita para sua sobrevivncia. Ela j capaz tambm de expressar suas emoes, mas a maneira como vai aprender a demonstrar seus sentimentos depender das circunstncias sociais e de suas caractersticas pessoais. Assim, podemos dizer que existem diferenas individuais e culturais na forma do ser humano manifestar suas emoes, e essas formas so socialmente aprendidas. A afetividade humana sofreu modificaes na medida em que a atividade humana foi se complexificando, determinando novas maneiras do homem se relacionar entre si e com o mundo sua volta.

H um tempo atrs, acreditava-se que, quanto mais civilizado fosse o homem, mais controle ele detinha sobre suas emoes. A razo deveria predominar sobre a emoo, o intelectual sobre o biolgico. Dentro dessa lgica, demonstrar emoes era sinal de fraqueza e de desequilbrio, chegando a ser considerado inapropriado expressar afeto em algumas ocasies. claro que h maneiras consideradas mais ajustadas de expressar as emoes, mas no devemos deixar que os condicionamentos sociais suprimam nossas manifestaes afetivas, pois este um aspecto importante no relacionamento humano.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

Tambm no podemos nos deixar tomar pela emoo ao ponto de prejudicar nossa relao com as pessoas. O que se espera que, na medida em que o ser humano se desenvolva, ele aprenda a lidar de maneira cada vez mais equilibrada com suas emoes e, consequentemente, com as manifestaes emocionais dos outros.

REFLITA
Lembre-se de alguma situao, em que voc teve que reprimir suas manifestaes emocionais para no ser desaprovado socialmente. Relembre como foi essa experincia e os motivos que o levaram a fazer isso: Agora reflita: Como voc se sentiu? Que conseqncias isso trouxe para voc? Se fosse hoje, como voc reagiria diante dessa situao?

Mas afinal, o que afetividade?


Alguns estudiosos da Psicologia fazem uma distino entre os termos emoo, sentimento e afetividade: A emoo se distingue dos sentimentos por ser um estado mais complexo, que envolve o organismo como um todo. Abrange a experincia individual, interna e a expresso comportamental, externa. Os sentimentos se caracterizam por serem mais brandos e por conterem mais elementos intelectuais. Sentimentos de prazer, desprazer ou indiferena so dirigidos a objetos, idias ou pessoas, e podem provocar algumas reaes emocionais no indivduo. Os estados emocionais e os sentimentos formam a afetividade, que um termo mais abrangente. Como no h consenso entre os psiclogos a respeito do uso diferenciado destes termos, vamos utiliz-los de modo indiferenciado neste texto. Embora seja uma experincia subjetiva, a emoo pode ser expressa por meio de sinais externos, como rubor da face, tremores musculares, sudorese intensa, enrijecimento muscular e outras respostas fisiolgicas. Podemos tambm expressar nossas emoes verbalmente, ou mesmo tentar supor o que o outro estaria sentindo diante de certas circunstncias com base em nossa maneira de reagir emocionalmente a elas. Nesse caso, devemos ter cuidado, pois nem sempre nosso julgamento a respeito do que o outro est sentindo est correto.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

Os componentes da emoo
A emoo pode ser identificada por alguns indicadores, como: O relato verbal da experincia; A observao do comportamento por meio de gestos, postura corporal e expresso facial; Alteraes fisiolgicas como tenso muscular, sudorese e alteraes no ritmo cardaco, por exemplo. Assim, a emoo tem bases neurolgicas, que podem ser manifestadas por indicadores fisiolgicos e comportamentais. A base neural da emoo composta pelo Sistema Nervoso Central (SNC), pelo Sistema Nervoso Autnomo (SNA) e pelas glndulas suprarrenais. Estes sistemas so responsveis por ativar, manter e integrar as respostas nos circuitos neurolgicos (SNC), por eliciar ou inibir os recursos do organismo (ramificao simptica e parassimptica do SNA) e por manter o corpo alerta e ativo quando ocorrem experincias que ameaam de alguma forma o indivduo, atravs da liberao de substncias pelas glndulas suprarrenais (adrenalina e noradrenalina). (PISANI, 1985). Os comportamentos de ameaa e fuga diante do medo ou de agresso diante da raiva so elucidativos do modo como agem estes complexos sistemas, envolvidos na experincia emocional do indivduo. Vamos fazer um exerccio para saber se conseguimos identificar as reaes emocionais das pessoas.

Acesse a(s) atividade(s) de fixao deste mdulo no material didtico online da disciplina.

As manifestaes emocionais variam de acordo com o tipo de emoo e com as caractersticas da personalidade do indivduo. Alm disso, uma mesma resposta pode estar presente em vrios tipos de emoo, como tambm uma mesma experincia pode provocar reaes emocionais diferentes em cada pessoa. Assim, a altura pode provocar medo em algumas pessoas e pode provocar fascnio em outras, como o caso dos paraquedistas. As emoes esto intimamente relacionadas aos aspectos cognitivos e motivacionais do ser humano. Assim, buscamos ou mantemos experincias agradveis, que nos provocam prazer e rejeitamos ou fugimos das experincias desagradveis, que nos provocam dor, sofrimento, desprazer ou que so ameaadoras para o nosso ego ou para a nossa sobrevivncia.

A seguir, voc ir conhecer os estudos de Henri Wallon, um mdico e psiclogo francs que buscou compreender de que modo a emoo se relaciona com a inteligncia, a motricidade e a personalidade, de modo integral e totalizante.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

Henri Wallon e a teoria da pessoa total


Quem foi Wallon? Henri Wallon, mdico, psiclogo e filsofo francs de orientao humanista, foi um dos fundadores da psicologia moderna, ao lado de Gesell e Piaget, considerados cones do estudo da psicologia infantil. Sua teoria, fortemente influenciada pelo materialismo dialtico marxista, tornou-se um marco na trajetria da psicologia da criana na Frana. Criado em uma atmosfera acadmica e poltica, engajou-se em projetos educacionais relevantes, dentre eles a reforma de ensino francs, quando props, aps a Segunda Guerra Mundial, o Plano Langevin-Wallon, que ajudou a idealizar, mas que no chegou a ser implantado em sua totalidade. Ao atuar como mdico nas duas guerras mundiais, despertou o interesse pela psiquiatria e pelas razes que movem o comportamento humano. O trabalho com crianas com deficincias neurolgicas e distrbios do comportamento em hospitais psiquitricos, ao lado da experincia como docente, ajudaram a direcionar seu interesse para a psicologia e para a educao. Quando lecionava filosofia em uma escola de ensino mdio, manifestou, publicamente, suas idias sobre a educao, algumas bastante inovadoras para sua poca. Dentre elas se destacam: O valor da escola para a formao da personalidade da criana e para o desenvolvimento e a transformao da sociedade. A crena no direcionamento democrtico e humanista da educao e seu compromisso com as questes sociais. A preocupao com a produo e a difuso cientfica. O questionamento aos mtodos disciplinares empregados nas escolas na poca e a crtica reprovao, ao conteudismo e ao tecnicismo. O cuidado que devem ter as escolas ao organizar o ensino, tendo sempre em vista o desenvolvimento integral da criana e o respeito s caractersticas prprias de cada etapa (ciclos de formao). Temos o costume de nos referir a Wallon como o terico da afetividade, mas este um ttulo inapropriado, j que este estudioso nunca pretendeu compreender a pessoa destacando apenas um aspecto de seu desenvolvimento, como o fizeram alguns eminentes tericos de sua poca, como Freud, Piaget e Vygotsky - embora estes tivessem sido uma forte referncia em sua produo terica.

Henri Wallon (Paris-Frana, 1879-1962)

IMPORTANTE
Lembre-se, aluno(a)! Wallon considerava a pessoa em sua totalidade, como um ser integral e uma personalidade integradora, de modo que cada aspecto relaciona-se a vrios outros na dinmica do desenvolvimento.

Entretanto, para dar conta da difcil tarefa de compreender o homem em sua complexidade e abrangncia, elegeu a infncia como foco de interesse e enfatizou quatro dimenses do desenvolvimento em seus estudos:

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

O intelecto, A emoo, A motricidade, O eu (pessoa). A observao o mtodo por excelncia adotado por Wallon para compreender a criana, embora este possa estar sujeito interpretao subjetiva do observador. Desse modo, a criana deve ser estudada tomando-se como referncia ela prpria, e no o adulto, buscando suas singularidades e as especificidades de cada etapa de seu desenvolvimento. Assita ao vdeo Henri Wallon
1

1 http://www.youtube.com/watch?v=5yBj9H3FFgI&feature=related

Considerando o carter psicogentico da teoria walloniana, o ornganismo e o meio interagem na formao da personalidade do indivduo. Mas o que o Wallon define como meio social?

Galvo ressalta a importncia do meio na teoria walloniana ao dizer que este conceito inclui a dimenso das relaes humanas, a dos objetos fsicos e a dos objetos de conhecimento, todas elas inseridas no contexto das culturas especficas. O meio o campo sobre o qual a criana aplica as condutas de que dispe, ao mesmo tempo, dele que retira os recursos para sua ao. (1995, p. 100). A criana, ento, necessita do Outro para realizar algumas atividades, para as quais ela ainda no tem recursos suficientes para realizar sozinha, mas consegue, a partir do seu nascimento mobilizar este Outro para sua execuo. a que reside sua competncia: saber valer-se dos equipamentos e recursos que detm naquele momento para, mesmo com a ajuda do adulto, satisfazer suas necessidades fundamentais. Nesse momento, a emoo cumpre um papel importante: o de expressar as necessidades da criana ao mundo como ela faz quando chora, por exemplo. A emoo, portanto, tem um carter eminentemente social, j que um instrumento privilegiado de interao do indivduo com o meio, ou segundo o prprio Wallon, a base das relaes interindividuais. Assim, as funes de expresso precedem de longe as de realizao. Antecipando a linguagem propriamente dita, so elas que primeiramente marcam o homem, animal essencialmente social. (WALLON, 1968, p. 61).
realizar sozinha
Estado de impercia ou de inpcia, nas palavras de Wallon

A emoo seria, neste sentido, uma primeira forma de linguagem, j que expressa uma mensagem e tem o poder de mobilizar as outras pessoas.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

No decorrer do desenvolvimento humano, inteligncia e afetividade se alternam, ora predominando um, ora o outro, numa sucesso cronolgica marcada pela descontinuidade, por oscilaes e sobreposies, por avanos e recuos, por mudanas significativas nos mecanismos que levam ao desenvolvimento e fazem surgir novas formas de funcionamento mental (WALLON, 1968). A esse processo Wallon chamou de alternncia funcional, que caracteriza a evoluo psicolgica do ser humano. Este, por sua vez, se divide em cinco estgios, aos quais denominou: impulsivo-emocional, sensrio-motor e projetivo, personalismo, e neles ora predomina a emoo, ora a cognio.

Segundo Werebe (1999), no decorrer do desenvolvimento emocional do indivduo podero ocorrer conflitos e crises de oposio, marcados por contradies e inseguranas, de onde podero surgir surpresas e novidades. Veja, a seguir, o que estes conflitos e crises significam na psicologia walloniana.
Em nosso meio, as palavras crise e conflito tm conotao bastante negativa, referindo-se a situaes que dificultam ou mesmo impedem o desenvolvimento saudvel do indivduo. No entanto, na perspectiva walloniana, a crise algo que leva ao desenvolvimento psquico, que caracteriza um momento de transformao estrutural ou funcional, como o caso, por exemplo, da crise pubertria que antecede o ingresso na adolescncia. J os conflitos agem como uma mola propulsora do desenvolvimento. Diante de um impasse cognitivo, por exemplo, a pessoa ir reunir todos os instrumentos e informaes que possui para solucion-lo, ou mesmo agregar aos existentes novos recursos, e isso ir provocar uma reformulao de idias e pensamentos, levando a uma transformao cognitiva ou ao desenvolvimento de alguma habilidade, como por exemplo, a capacidade de tomar decises.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

Mas veja bem, caro aluno, o desenvolvimento nem sempre ocorre de maneira estvel e tranquila. No decorrer do desenvolvimento emocional do indivduo podero ocorrer conflitos e crises de oposio, marcados por contradies e inseguranas, de onde podero surgir surpresas e novidades. Veja, a seguir, o que estes conflitos e crises significam na psicologia walloniana.

Em nosso meio, as palavras crise e conflito tm conotao bastante negativa, referindo-se a situaes que dificultam ou mesmo impedem o desenvolvimento saudvel do indivduo. No entanto, na perspectiva walloniana, a crise algo que leva ao desenvolvimento psquico, que caracteriza um momento de transformao estrutural ou funcional, como o caso, por exemplo, da crise pubertria que antecede o ingresso na adolescncia. J os conflitos agem como uma mola propulsora do desenvolvimento. Diante de um impasse cognitivo, por exemplo, a pessoa ir reunir todos os instrumentos e informaes que possui para solucion-lo, ou mesmo agregar aos existentes novos recursos, e isso ir provocar uma reformulao de idias e pensamentos, levando a uma transformao cognitiva ou ao desenvolvimento de alguma habilidade, como por exemplo, a capacidade de tomar decises.

Agora que voc j estudou a respeito da afetividade e de seu valor na vida do ser humano, vamos pensar sobre a importncia das emoes para o processo de ensino-aprendizagem. Creio que esta aula trar valiosas reflexes para a sua formao profissional, especialmente para a prtica docente. Ento vamos l!

At agora, vimos o quanto a dimenso afetiva relevante para o desenvolvimento humano. Mas voc j pensou sobre a importncia que tem a afetividade para a aprendizagem do indivduo? Muitos problemas de aprendizagem ou mesmo de comportamento do aluno podem estar ligados a aspectos emocionais, e por isso fundamental que o professor conhea muito bem como se d este processo. Por isso te convido a pensar com mais profundidade neste assunto.

Afetividade e cognio
As emoes esto intimamente ligadas aos aspectos cognitivos e motivacionais do ser humano. A emoo e a razo so as funes mais complexas que o crebro humano capaz de realizar. Embora a questo da afetividade seja pouco abordada teoricamente nas escolas e na formao de educadores, no h como negar o papel da emoo no desenvolvimento cognitivo do indivduo em qualquer etapa da vida, sobretudo na infncia, quando a criana ainda no aprendeu a identificar e a lidar com seus sentimentos e age mais por impulso do que racionalmente.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

REFLITA
Na sua experincia escolar, voc se lembra de algum fato marcante, como aluno ou como professor, em que o aspecto afetivo tivesse interferido na aprendizagem? Reflita sobre isso. Como voc avalia essa experincia hoje? Foi positiva ou negativa na sua vida? Essa experincia trouxe alguma conseqncia para sua trajetria escolar? Que outros aspectos, alm do afetivo e do cognitivo, foram significativos nessa experincia?

Pois bem, como voc pode perceber, nossas experincias pessoais so atravessadas por vrios acontecimentos que marcam, de alguma maneira, nossa vida. Essas experincias envolvem vrios aspectos: orgnicos, sociais, culturais, morais, cognitivos, psicomotores, mas o aspecto afetivo que vai conferir sentido e significado a estas experincias. Afinal, como se diz por a, as emoes que do o colorido vida.

No plano educacional, podemos dizer que sem afetividade no h aprendizagem, pois o indivduo aprende na mediao com o outro e com os elementos da cultura, conferindo diferentes sentidos s suas experincias escolares. A relao com o conhecimento se constri nesse contexto, sendo que a famlia e a escola exercem um papel fundamental nesse processo. O valor que uma criana, adolescente ou adulto confere sua experincia escolar pode ser marcado, tambm, pelo valor que os prprios pais ou professores deram escola e formao educacional. Assim, pais com baixa escolaridade podem achar que a escola no prepara para a vida, que estudar perda de tempo, que algo desnecessrio, e no incentivar seus filhos aos estudos. Por outro lado, outros pais na mesma situao podem atribuir muito valor escola e fazer de tudo para que seus filhos estudem, seja porque gostariam, eles mesmos, de ter prosseguido nos estudos ou porque acreditam que a formao acadmica pode alterar o destino das pessoas, sobretudo no plano socioeconmico, e da realizao pessoal.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

Ento, podemos depreender que as vivncias escolares dos pais e professores e o significado que estes atriburam a elas podem gerar expectativas diferentes quanto escolarizao dos filhos ou dos alunos, interferindo positiva ou negativamente em seu processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, em sua trajetria escolar. Afinal, como afirma Wallon, a emoo contagia, mobiliza o outro. (DANTAS apud LA TAILLE, 1992). Isso pode ajudar a explicar alguns casos de insucesso ou de excluso, de dificuldades de aprendizagem e at mesmo de alguns problemas de comportamento to recorrentes nas escolas, como apatia, falta de interesse e de motivao para os estudos, indisciplina, agressividade e violncia, to presentes hoje nas queixas escolares apresentadas aos profissionais que lidam com a educao.

Portanto, caro(a) aluno(a), compreender e analisar a questo da afetividade e sua implicao no processo de ensino e aprendizagem uma tarefa essencial para a prtica do docente comprometido com a qualidade da relao entre o sujeito que aprende e o objeto de conhecimento.

A relao professor-aluno
A emoo, como nos diz Wallon (1968), tem o poder de mobilizar o outro. Sentimo-nos muitas vezes contagiados pela emoo que o outro nos revela: choramos pelo sentimento de dor de quem perdeu um ente querido, rimos ao ouvir o relato de algum sobre uma situao engraada vivenciada por ele; enfim, nem sempre ficamos alheios aos sentimentos expressos por outras pessoas. Isso pode ocorrer em diversas situaes, dentre os quais podemos destacar o contexto escolar. Sempre ouvimos falar, e sobretudo vivenciamos, enquanto agentes envolvidos no processo na educao, que a qualidade da relao professor-aluno interfere no processo ensino-aprendizagem. Isso requer do professor um preparo para lidar com as manifestaes afetivas dos alunos e at mesmo dos colegas de trabalho, no mesmo? Entretanto, o controle das emoes algo que deve ser aprendido no mbito das relaes humanas. Se o aluno no tem condies de lidar adequadamente com suas emoes, cabe ao adulto saber administrar esta situao, no se deixando contagiar por ela. Mas ser que os professores esto preparados para isso?

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

10

Pois bem, ao trazer algumas contribuies da teoria walloniana para a prtica educativa, Heloysa Dantas, uma grande estudiosa de Wallon, nos lembra que:

necessrio que o ensinante se d conta de que, enquanto processo social, a emoo um circuito que o envolve e no um estado exterior a ele, localizado na criana. A sua prpria reao emoo infantil crucial. Se ele no puder manter controle sobre a sua tendncia irritao diante da resistncia ou hostilidade da criana, pouco til ser a sua atuao. (DANTAS, s.d., p.2)
Portanto, o professor deve estar atento s manifestaes afetivas na sala de aula, no s as que partem de seus alunos, mas tambm s que ele prprio manifesta. Essas manifestaes esto presentes no dia-a-dia da sala de aula, podendo ser observadas: Na forma como o professor se dirige aos alunos: sua postura corporal; seus gestos; expresses faciais ou verbais; seu modo de se relacionar com os outros; suas concepes, crenas e expectativas a respeito do sujeito que aprende, bem como do processo ensino-aprendizagem e da escola; Na maneira como organiza o ambiente e os contedos: como promove a dinmica em sala de aula, como planeja suas aulas e avalia o desempenho de seus alunos. Essas atitudes do professor, bem como o modo como se sente em relao sua prpria profisso, so carregados de significados e de contedo afetivo, e podem servir como incentivo ou como barreira para a aprendizagem dos alunos. Aprendendo a lidar com seus prprios sentimentos e com os de seus alunos, o professor estar desenvolvendo habilidades de relacionamento interpessoal e facilitar a integrao entre intelecto e emoo, propiciando um clima afetivo favorvel aprendizagem.

Os conflitos como dinamizadores do desenvolvimento


Conforme foi dito anteriormente, Wallon concebe a infncia o desenvolvimento humano como um processo de desenvolvimento e de autoconstruo, o qual pressupe alguns estgios. Sendo assim, na passagem de um estgio ao outro, ocorrem avanos e recuos, e algumas reformulaes so feitas, o que pode representar um momento de crise para a pessoa naquele momento. Os momentos de crise so marcados por conflitos, e estes podem ser positivos ou negativos para o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criana. Estes conflitos esto presentes tambm no ambiente escolar, e sua resoluo constitui-se s vezes como um desafio para gestores e educadores. O educador deve saber administrar os conflitos pelos alunos sem se deixar mobilizar por eles. preciso enxergar o conflito como uma possibilidade de crescimento, de aprendizagem nas relaes humanas. A esse tipo de conflito Wallon chama de dinamizador, pois ele possibilita que a pessoa saia do lugar no qual se encontra e realize novas aprendizagens, atuando, portanto, como propulsor do desenvolvimento. Isso pode ocorrer quando algum, aps vivenciar uma situao de conflito, aprende a negociar, a refletir sobre suas atitudes, rever posies e assim tomar decises mais acertadas em sua vida.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

11

Mas existe tambm, para Wallon, outro tipo de conflito, denominado entrpico. Ao contrrio do conflito dinamizador, ele negativo para a formao do indivduo, pois tem um efeito desagregador do ponto de vista psquico. Esse tipo de experincia pode criar um empecilho, uma barreira para o crescimento do indivduo e para o estabelecimento de uma relao saudvel com algum com quem vivenciamos uma situao conflituosa.

Como j dissemos, caro(a) aluno(a), esses dois tipos de conflitos podem ocorrer no meio escolar, trazendo consequncias para as relaes que se estabelecem neste contexto. Mas como o professor pode atuar junto s situaes de crise ou conflito, vivenciadas por seus alunos?

Diante do antagonismo razo-emoo vivenciado numa situao de conflito, o professor dever ter clareza da situao e tentar controlar suas reaes emocionais para que possa agir da melhor maneira possvel, evitando prejuzos ao processo de ensino-aprendizagem. Como nos diz Galvo:

O exerccio de reflexo e avaliao que o professor faa das situaes de dificuldade, buscando compreender seus motivos e identificar suas prprias reaes (se ficou irritado, assustado ou indiferente) j , por si s, um fator que tende a provocar a reduo da atmosfera emocional. Afinal, a atividade intelectual voltada para a compreenso das causas de uma emoo reduz seus efeitos. Atuando no plano das condutas voluntrias e racionais, o professor tem mais condies de enxergar as situaes com mais objetividade, e ento agir de forma mais adequada. (1995, p. 104-5).
Sendo assim, diante das situaes de conflito vivenciadas pelos alunos, preciso que o professor reflita, avalie e compreenda a situao e todos os seus meandros, e demonstre ele prprio ter controle de suas emoes. Deste modo estar servindo como referncia positiva para as pessoas com as quais trabalha e que se encontram em processo de construo de habilidades e competncias necessrias ao bom desempenho profissional.

1 Acesse o link do vdeo , que apresenta um trecho do filme Entre os muros da escola, que retrata bem o que estamos estudando a respeito da relao professor-aluno. Observe a forma como o professor tenta resolver os conflitos. Como voc faria se estivesse nessa situao?

Assita ao vdeo Entre os muros da escola


1 http://www.youtube.com/watch?v=YD7CFS0mLaY

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

12

Acesse a(s) atividade(s) de fixao deste mdulo no material didtico online da disciplina.

Sntese
Ao estudar a teoria de Henri Wallon, vimos como este terico relaciona a dimenso afetiva a outras dimenses do desenvolvimento humano, especialmente cognio, psicomotricidade e dimenso pessoal. Para Wallon, as emoes tm um carter social, da a importncia do papel do Outro para a construo da pessoa. Tem tambm um aspecto orgnico e adaptativo, ou seja, est relacionada sobrevivncia dos indivduos e da sua espcie. Ao longo do desenvolvimento do ser humano, h uma alternncia entre a emoo e a razo. Quando predomina a emoo, prevalece a necessidade de construir relaes interpessoais, com o objetivo de satisfazer suas necessidades internas. Quando predomina a razo, o indivduo se volta para a realidade externa, em busca da construo do conhecimento e da compreenso dos fenmenos do mundo fsico. Os conflitos fazem parte do desenvolvimento humano e podem ser positivos (dinamizadores) ou negativos (entrpicos) para o desenvolvimento da personalidade. Por isso, os professores devem estar preparados para lidar com as manifestaes afetivas dos alunos e com suas prprias emoes, de modo a garantir que haja um clima favorvel ao ensino. A afetividade est presente em vrios contextos da vida do ser humano, e a instituio escolar um deles. Podemos dizer que sem afetividade a aprendizagem no ocorre, e que o professor, ao lado da famlia e dos grupos, tem um papel importante no sentido de compreender as diversas formas de manifestao emocional do aluno e de mediar as situaes de conflito que possam surgir na sala de aula.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

13

Referncias
BSICA DANTAS, Heloysa. A afetividade e a construo do sujeito na psicogentica de Wallon. In: LA TAILLE, Yves de, OLIVEIRA, Marta Kohl de, DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992. DANTAS, Heloysa. Algumas contribuies da psicogentica de H. Wallon para a prtica educativa. (mimeo, s.d.). GALVO, Izabel. Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995. (Educao e conhecimento) COMPLEMENTAR GALVO, Izabel. Wallon e a criana, esta pessoa abrangente. Revista Criana, Braslia: MEC, n. 33, p. 3, dezembro de 1999. PISANI, Elaine Maria. Psicologia Geral. Porto Alegre: Vozes, 1985. TRAN THONG. Estgios e conceitos de estgio de desenvolvimento na psicologia contempornea. Porto: Afrontamento, 1981. WALLON, Henri. A evoluo psicolgica da criana. So Paulo: Persona/Martins Fontes, 1968. WEREBE, Maria Jos Garcia; NADEL-BRULFERT, Jacqueline (Org.). Henri Wallon. So Paulo: tica, 1999. (Coleo grandes cientistas sociais, n. 52).

UNIVERSIDADE FUMEC Reitor Prof. Antonio Tom Loures Vice-Reitora Profa. Maria da Conceio Rocha Pr-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extenso Prof. Eduardo Martins de Lima Pr-Reitor de Planejamento e Administrao Profa. Eduardo Leopoldino de Andrade FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SADE (FCH) Diretora Geral Profa. Thas Estevanato

FUNDAO MINEIRA DE EDUCAO E CULTURA FUMEC CONSELHO DE CURADORES Conselheiros Efetivos Prof. Custdio Cruz de Oliveira e Silva - Presidente Prof. Air Rabelo - Vice-Presidente Prof. Clio Freitas Bouzada Prof. Eduardo Georges Mesquita Prof. Estevam Quintino Gomes Prof. Tiago Fantini Magalhaes

Diretor de Ensino Prof. Joo Batista de Mendona Filho Diretor Administrativo-Financeiro Prof. Antnio Marcos Nohmi Coordenadora do Curso Profa. Vera Lcia Nogueira SETOR DE EDUCAO A DISTNCIA - FUMEC VIRTUAL Gesto Pedaggica Assessoria ao Professor Gabrielle Nunes P. Arajo (Coorda.) Flvia Juliana da Silva Assessoria ao Aluno Jandayra Salgado G. Oliveira (Coorda.)

Gesto Tecnolgica Produo de Design Instrucional Rodrigo Tito M. Valadares (Coord.) Alan Galego Bernini Marcela V. Scarpelli Raphael Gonalves Porto Nascimento Infra-estrututura e suporte Anderson Peixoto da Silva Maximiliano Ponce

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I A afetividade na perspectiva de Henri Wallon

14

You might also like