You are on page 1of 8

A Trindade SNYN OLUWA EW

Sabemos o amplo conhecimento das tribos da frica Equatorial sobre as plantas e suas qualidades teraputicas. Para os Ioruba cada planta tem seu se, seu poder para salvar ou matar, curar ou enfermar. As plantas no somente se atribuem propriedades curativas, mas tambm qualidades mgicas de toda espcie; algumas transmitem longevidade, fertilidade, exorcizam, atraem amantes esquivos e outras so portadoras de desgraas, sendo potencialmente nocivas, txicas e tambm mortferas.

snyn, a divindade detentora deste conhecimento e do domnio sobre as plantas em geral para que exeram o seu poder, rs que rege o amplo reino vegetal, havendo algumas excees em algumas rvores frutferas das quais muitas pertencem a ymi Osoronga e so de domnios das Ancis da Noite. Pode ser chamado por diversos eptetos, como por exemplo gbnigi Aquele que vive na rvore, Els Kan - O que tem s uma perna ou por seu nome tradicional entre os Ioruba lsj Rei de sj, um povo ao norte do territrio Ioruba, em Kwara, um Estado da Nigria, onde snyn se tornou rei. Estima-se que esta divindade no teve pai ou mesmo me, seria dizer que no nasceu de ningum, que simplesmente apareceu, surgiu das entranhas da terra, assim como a vegetao.

snyn chega as Terras Iorubas por motivos de guerra, foi levado a Nigria pelos Takuas e os Magines, nesse tempo Erinle, o primeiro rs a ser venerado por suas qualidade de curar e salvar enfermos, visto que chega snyn demostrando o domnio absoluto das ervas e plantas. Desde ento Erinle tem sido visto como o mdico e snyn o curandeiro botnico . A medicina natural que utilizam-se de folhas, denomina-se gn.

Acredita-se que snyn, nasceu com conhecimento, o entendimento e a sabedoria milenar sobre as ervas e plantas. Trouxe estes segredos diretamente do rn Alm, porque ao que se sabe, neste mundo, ele no teve mestre algum. a primeira gerao de divindades da floresta entre ele esto Alaaye, Igba e Oge. snyn Els Kan, este poderoso rs fisionomicamente no tem mais que apenas uma perna, a direita, que se locomove com rapidez, com saltos e corridas; um brao, o esquerdo, que se move com agilidade e tudo alcana; somente um olho que tudo enxerga; uma orelha extremamente grande, pela qual no ouve absolutamente nada; a outra orelha muito pequena e to sensvel que capta os menores rudos, os passos dos insetos, o voar das mariposas e at mesmo a formiga cortar uma folha; uma cabea desproporcional ao seu corpo, que abriga os maiores segredos do mundo; uma boca grande e quando fala, o faz somente o necessrio, num tom baixo e fanhoso; fuma tabaco e aprecia o aguardente, dizem que snyn tem o desconcertante costume de aparecer de repente aos andarilhos para pedir-lhes fogo. H muitos tipos de snyn, sendo o Els Kan o mais poderoso e conhecedor da medicina botnica. Existe um snyn com dezesseis pernas, mas este no to poderoso como o primeiro.

snyn, emite um som peculiar atribudo ao pssaro chamado de Opere que representao mtica em sua ferramenta forjada em ferro. No existe snyn sem Opere, os mitos relatam que snyn voa a noite montado em seu pssaro.

Dentro de nossa religio, snyn e uma das mais importantes divindade, a redor deste rs giram todas as atividades da iniciao e de consagrao a um rs, seria como dizer Ko si Ew Ko si rs sem folhas, sem orix, que no h ritos sem os atributos herbrios de snyn. Este quem purifica cada fragmento tangvel, cada tributo, cada objeto a ser utilizado nos ritos de cerimnias de s e If. Sem deixar de mencionar sua capacidade curativa e mgica empregada em outra situaes fora das cerimnias sacramentais.

O Dono das Plantas um rs masculino, que representa a castidade do homem, j que esta entidade no teve esposa nem filhos e sim discpulos por sua exclusiva incurso dentro do segredos da natureza. Seu culto nasce no Odu Ogbe Otura.

snyn uma entidade de muita fora, de grande poder e justia, um grande protetor do mal para com seu filhos e as pessoas que cumpram com suas responsabilidades. Aqueles que so vitimas de feitiaria ou maldades pelas mos de seus inimigos, este rs se converte em um fiel protetor, uma arma potencial para a destruio dos inimigos ocultos e declarados na margem da Justia.

A representao fsica desta divindade, esta composto por: Obakere Aboran - uma imagem talhada em madeira; Elegidi ou Aweru - cabaa que esta dependurada; Ikoko Ogo recipiente de barro onde esto acomodado os principais segredos desta entidade e o Ematon Osun - emblema em ferro forjado constitudo por uma haste central, encimada por um pssaro, sustentada por uma base da qual se elevam seis outras hastes em forma de leque. Todas estas peas sagradas representam juntos a fora de snyn, cada um tem em seu interior uma carga secreta e mgica que faz a interao com este rs. Alem destes atributos existe o Edun-ara pedrade-raio e o Opon tabuleiro para a realizao de oferendas.

O fundamento de snyn tem uma grande complexidade, requer uma combinao de tantas potncias materiais, assim como espirituais e ademais seu culto muito amplo. Complicado por ser muito antigo, de antigos ancies, homens dedicados por completo a guarda e o controle desta fora em potencial. O assentamento de snyn no se descreve somente com boneco, terras, cascas, razes, folhas, pedras, minerais, ossos, hastes de ferro e outros; este muito mais que combinaes. Para muitos, grande, poderoso, intransigente, desconfiado e possuidor dos mistrios das cincias mdicas. O chamam para revelar o bem ou o mal deificado para o culto.

Adivinho e Senhor absoluto do Reino Vegetal, poderia cham-lo de Divindade da Farmacopia. Por isso se diz: Sem snyn no h medicina natural, no h esperana de cura, no h magia; sem ele no h vida, conseqentemente mdico e botnico por excelncia, benfeitor e protetor de todos, que sempre retorna ao nosso encontro, seja no reverdecer das plantas, o germinar de uma semente, o desabrochar de uma flor, o resplandecer de uma rvore, o saborear de um fruto, o degustar de uma raiz e cada vez mais descobrimos uma espcie nova que surge na natureza aos olhos do ser humano

Depois do iy ter sido criado e solo firme, foi delegado a quatro Divindades, entre elas Igb, Aliy, Oge e Okini Elejo, a tarefa de cobrir boa parte do planeta de campos, bosques e florestas, at o limite dos oceanos. Igb, deveria abrir o caminho entre o Cu e a Terra. Aliy, corrigir as irregularidades do solo, criar os vales, erguer colinas e montanhas. Okini Elejo, semear e expandir todo o tipo de vegetao. Oge, controlar os Espritos da Floresta que ali iriam se abrigar.

A Trindade formada por Oga Oge sanyn, emana uma fora poderosssima durante os ritos litrgicos, sobretudo os de carter inicitico. Essas Divindades esto acomodadas no quarto da iniciao ou criao diretamente no solo (ax plantado), de onde surgem trs distintas representaes em ferro forjado e cobertos por uma pequena cabana, do qual seu acesso permitido somente aos altos dignatrios da Comunidade Terreiro. Desconheo qualquer linhagem que acomode o Vodum Agu no referido espao.
Pouco ou nada sabemos de certas divindades. Desconheo qualquer individuo que tenha conhecimento absoluto sobre o culto de uma nica divindade. A nica informao disponvel que tenho sobre a Divindade intitulada de Igb, que este Ser, antes de deixar o iy e voltar para o run, deixou aqui seu smbolo, a cabaa e o segredo de seu uso litrgico. Inclusive observe que a cabaa leva o nome da prpria divindade. Quanto a Oga a nica informao que posso aqui transmitir, que se trata de uma Divindade Guardio das Florestas Sagradas, onde outrora se realizam ritos de iniciao. <st1:PersonName w:st="on"

ProductID="Em territrio Ioruba">Em territrio Ioruba</st1:PersonName> este ligado a Sociedade Ogboni e ao Culto de Oduduwa. No Novo Mundo, Oga continua com sua funo de guardio dos recintos de iniciao, impedindo ali que qualquer tipo de mal adentre o local sagrado. Oga tambm o guardio do ato de transmitir o segredo e o mistrio das divindades ao nefito, e estritamente ligado ao Culto de Ajaguna. Muitos adeptos do culto sequer ouviram falar sobre Oga, sua trilogia e onde est acomodado dentro de um Terreiro, informados aqui por minha pessoa, do qual recebi um e-mail dizendo que faltou pouco para violar um segredo desconhecido por muitos e que s faltava revelar qual a funo das trs divindades juntas nos ritos de iniciao. Bem, mais esse outro polmico caso... Se conheo outras divindades com poderes assim mais especficos? De certo que sim. As que aqui surgirem e estiverem ao alcance de meu conhecimento, com certeza informarei o que for permitido e relembrado que nem tudo pode ser transmitido.

A nica informao que possuo sobre a Divindade Aliy, foi a que postei anteriormente veio ao nosso mundo para corrigir as irregularidades do solo (plancie) criar os vales, erguer as colinas e montanhas.

A Divindade Okini Ew Elejo a primeira manifestao de Olwa Ew O Senhor das Folhas que aps ter coberto boa parte de nosso planeta de vasta vegetao, desaparece por completo no solo.

Atravs do poder de trs ancestrais femininas uma que so trs e trs que so uma da confraria das j conhecidas pelos nomes de Kamaja y A Me da Tragdia, Kamaja In A Lngua que Aborta e Kamaja Igb A Tragdia por Viver no Mundo, trazem das profundezas da Terra Olwa Ew e o batizam pelo nome de snyn. E o presenteiam com o pssaro Opere. Essas trs ymi so consideradas as Madrinhas de snyn Olwa Ew.

snyn retorna ao mundo com a essncia de sete e ao mesmo tempo nove Entidades:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Kamaja y In Igb o poder das feiticeiras. Igb os caminhos e os destinos. Aliy o mundo em toda a sua dimenso. Oge a bruxaria, a magia, os espritos das florestas. Okini Ew Elejo as plantas, as folhas, as rvores. Ewsel o esprito das folhas. Aragbanbo o esprito do tempo, o perodo, o infinito.

Esse

um dos segredos dos quais os iniciados e consagrados snyn terem relao com o numero 7 e 9, seja em oferendas assim como no Owo Merindilogun Od s d e d s

Assim entendemos que todas as entidades aqui citadas esto correlacionadas uma as outras, assim como Oga esta diretamente ligado a Oge e snyn. As obras do Professor Reginaldo Prandi, so referencias na Literatura Religiosa Afro Brasileira, admiro muito seus trabalhos de pesquisas e suas publicaes, ademas sou suspeito de falar, pois somos amigos. Acredito que ele esteja se referindo que existem 201 Divindades Femininas e no 201 ym.

Um tan (narrao) do Omo Od rsn s, vemos o seguinte ese (verso):

Ib Irunmol oj ktn Ib Igbamol oj Ks Ib tlnirn Imol Ti j tr n run gbangba

Saudaes as 400 Divindades (masculinas) da direita

Saudaes as 200 Divindades (femininas) da esquerda Saudaes as 460 Divindades Que esto nos caminhos do Alm

Como sabemos, as milenares Escrituras Sagradas de If consistem em parbolas, dessa maneira, devem ser interpretadas e no simplesmente traduzidas. O nmero 400 no tem conotao numrica alguma, seno a simbologia que do lado direito, existem mais Divindades do que o lado esquerdo, onde expressa que este Cl esta dividido em dois grupos distintos: o masculino e o feminino. Ao mencionar as 460 Divindades, e que em outros versos encontramos a frase: rnljo Imol Mil e setecentas Divindades esses nmeros mticos, tem como funo, conotar grandeza ao conceito da quantidade de Divindades desconhecidas do Panteo Iorub.

Dentro da prpria Religio dos Iorubs, existem controvrsias acerca do numero exato de Divindades do Panteo Iorub. A Tradio Oral de Ile-If revela que existem 401 Irunmol e 201 Igbamol. Entretanto esse mais um representa o Palcio do Ooni de If. Importante ressaltar que dentro dessa cultura milenar, o numero 1 (um) tem conotao figurativa e deve ser interpretado como aquilo que infinito.

A respeito de ym j trata-se de um ttulo de ym srng, onde expressa seu poder mtico Minha Me Feiticeira. O termo j refere-se as mulheres integrantes da Sociedade Gelede.

Quanto a Divindade Ihuns, no momento, desconheo completamente.

Alguns consideram Olbik irmo de snyn, outros acreditam ser o prprio Oluw Ew em determinadas regies da Nigria. O mesmo fato ocorre com a Divindade de nome kinj.

You might also like