You are on page 1of 3

Procedimento do Inventrio Judicial Prazo para abertura: 60 dias (prorrogveis pelo magistrado) (art. 983) o Sanes: 1.

. Abertura ex officio (Art. 989, do CPC) 2. Aplicao de multa prevista em lei estadual apenas ao administrador ou possuidor dos bens Prazo para encerramento: 12 meses (prorrogveis pelo magistrado) o Atraso resultante de atuao negligente do inventariante possibilidade de remoo. (art. 995 do CPC). Petio inicial: simples requerimento de abertura, acompanhado da certido de bito (documento essencial propositura da ao). (art. Art. 987 do CPC). Primeiras declaraes: recebida a inicial e nomeado o inventariante, aps a assinatura do termo de compromisso em 5 dias (art. 990, pargrafo nico), este apresentar, em vinte dias (art. 993), as primeiras declaraes, aps o que lavrar-se- termo circunstanciado, intimando-se o inventariante para assin-lo em 5 dias. o Conceito: petio do inventariante que confere um esboo inicial da situao patrimonial do de cujus e dos sucessores e as dvidas por aquele deixados, a fim de permitir que os interessados possam apurar eventuais omisses ou defeitos nesse panorama primeiro. (MARINONI, 2013, p. 133). o Contedo (art. 993, caput e incisos, do CPC) Identificao do morto e das circunstncias do bito, com o esclarecimento de existir ou no testamento a cumprir. Nomeao e qualificao de herdeiros e do cnjuge suprstite, com a indicao do respectivo regime de bens. Relao completa e individuada de todos os bens que formam a herana. Citao dos interessados; rol: art. 999 do CPC o Domiclio na mesma comarca do inventrio: citao por mandado em que constar cpia das primeiras declaraes. o Domiclio em comarca diversa: citao por edital, ou, facultativamente, por carta precatria. o Necessria citao dos cnjuges dos herdeiros: procedimento contencioso sobre bens imveis. Impugnao dos citados: prazo de 10 dias; trplice natureza (art. 1.000, do CPC). (No h dilao probatria oral ou pericial no inventrio). o Erro ou omisso do inventariante Acolhimento: retificao das primeiras declaraes o Reclamao contra a escolha do inventariante (destituio) Acolhimento: nomeao de outro inventariante o Contestao qualidade de herdeiro Hiptese de alta indagao: remessa s partes s vias ordinrias, com sobrestamento da entrega de seu quinho at o deslinde da controvrsia em outro feito. Herdeiro preterido: poder demandar sua admisso nos autos do inventrio, desde que o faa antes da partilha (Art. 1.001 do CPC). o Oitiva dos interessados em 10 dias.

o Questo de alta indagao: ao de petio de herana com reserva cautelar do quinho vindicado (reserva tambm passvel de aplicao concubina e ao herdeiro excludo). Divergncia quanto possibilidade de reserva para o filho ainda no reconhecido. Colao: reconstituio do acervo hereditrio, por meio da adio dos bens doados em vida (THEODORO JR., 2013, p. 244). Finca-se na necessidade de igualizao das legtimas. O dever de prest-la no desaparece com a renncia ou excluso do herdeiro. (art. 1.014) o Obrigados: herdeiros donatrios o Exceo imposio legal: dispensa de conferncia quando da liberalidade. o Formas: colao in natura ou em pecnia. o Momento processual: prazo para impugnao. o Valor dos bens: aquele atribudo ao bem no ato de liberalidade. o Controvrsia suscitada por outro herdeiro ou pelo inventariante: resoluo por incidente nos prprios autos ou em ao autnoma (declaratria negativa ou condenatria)., se matria de alta indagao, suspensa, no ltimo caso, a entrega do quinho cabvel ao herdeiro em questo, salvo prestao de cauo. Incidente: oitiva dos interessados em 5 dias e, rejeitada a oposio em colacionar, abertura de igual prazo para conferncia, cabvel o sequestro ou a imputao no respectivo quinho. Sonegao: ocultao dolosa e ilcita de bens do esplio praticada por um herdeiro contra os demais. (art. 1992 a 1995 do Cdigo Civil) o Discusso: ao de sonegados, pelo rito ordinrio. Herdeiro inventariante: perda do direito sucessrio sobre o objeto sonegado e remoo do cargo. Herdeiro apenas: perda do direito sucessrio sobre o objeto sonegado. Cnjuge meeiro: somente perde a inventariana, pois sua meao no integra o direito hereditrio. o Momento de arguio: a) contra o inventariante: aps as ltimas declaraes; b) contra o herdeiro: depois de sua declarao de no possuir bens abrangidos pelo inventrio ou colacionveis. o Prescrio da ao: dez anos. Avaliao dos bens - aps as impugnaes s primeiras declaraes, busca definir: a) o valor dos bens para preparar a partilha; b) a base de clculo do imposto de transmisso causa mortis. (arts. 1.003 a 1.010 do CPC) o Vista Fazenda Pblica, por 20 dias, para informar o valor cadastral dos bens imveis de raiz. o Obrigatoriedade da avaliao: presena de incapazes, discordncia dos herdeiros ou da Fazenda Pblica. Avaliador judicial, ou, em no havendo na comarca, perito. Prazo de 10 dias para impugnao aps a juntada do laudo de avaliao: a) discordncia quanto ao valor dos

bens; b) erro ou dolo do perito; c) modificao por defeito ou alterao abrupta da situao de fato. Determinao judicial da retificao do laudo de avaliao hipteses a) e b). Substituio do avaliador. Estabelecimento comercial ou quota de sociedade a inventariar: nomeia-se perito contbil para levantamento de balano ou apurao de haveres (autuao em incidente apenso se pleiteado o recebimento do valor dos haveres). o Dispensabilidade da avaliao: concordncia da Fazenda Pblica com os valores das primeiras declaraes ou concordncia dos herdeiros com os novos valores apresentados pela Fazenda. Discordncia parcial: avalia-se a parte controvertida. ltimas declaraes: retratam a situao definitiva da herana a ser partilhada; podem ser emendadas, aditadas ou complementadas pelo inventariante. (art. 1.011 do CPC) o Impugnaes em 10 dias, decididas de plano pelo juiz. Clculo do imposto causa mortis (art. 1.012 e 1.013 do CPC) : aps as ltimas declaraes, o contador do juzo calcula o imposto devido, cuja base de clculo ser o lquido da herana, isto , o monte total, deduzidas as dvidas, as despesas funerrias, as custas processuais, etc. o Manifestao dos interessados em 5 dias; aps, manifestao da Fazenda em 5 dias. Impugnao: decidida pelo juiz, se for o caso, determinando a retificao dos clculos. Recurso cabvel: agravo de instrumento. Pagamento de dvidas: os credores interessados formularo pedido em petio instruda com a prova literal da dvida, distribuda por dependncia, em apenso aos autos do inventrio. Abre-se vista aos interessados, que podero concordar ou discordar. (arts. 1.017 a 1.021) o Concordncia (unnime): habilitao do credor, com a separao (satisfativa semelhante penhora) de dinheiro ou de bens para pagamento. o Discordncia: remete-se o credor s vias ordinrias e, provada literalmente a dvida e no arguida quitao pelos interessados, reserva-se (cautelar semelhante ao arresto) bens para hipottico adimplemento. o Eventual partilha sobre bens separados ou reservados ser inoponvel aos credores seus beneficirios, independentemente de anulao de partilha.

You might also like