You are on page 1of 37

Teoria do Agir Comunicativo

ROGERIO VALLE

A TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE JRGEN HABERMAS

Traduo do primeiro captulo da tese La Thorie de l'agir communicatif face aux apports d'une sociologie comparative des organisations (Universidade Paris V - Sciences Humaines Sorbonne, junho 1989).

1. Introduo: Revendo a problemtica da racionalidade, a partir de uma nova relao entre a Filosofia e as Cincias Sociais.............................................................3 2. A Teoria da Racionalizao em Max Weber............................................................8 3. A Primeira Considerao Intermediria: o conceito de Agir Comunicativo.........15 4. De Lukcs a Adorno: o Esgotamento da Filosofia da Conscincia.......................18 5. Mead e Durkheim: a Mudana de Paradigma na Teoria da Ao..........................20 6. A Segunda Considerao Intermediria: a relao entre o Sistema e o Mundo da Vida.............................................................................................................................24

Teoria do Agir Comunicativo

7. Parsons e a Construo de uma Teoria da Sociedade............................................28 8. A Considerao Final..............................................................................................31

Teoria do Agir Comunicativo

1. Introduo: Revendo a problemtica da racionalidade, a partir de uma nova relao entre a Filosofia e as Cincias Sociais
A Teoria do Agir Comunicativo (TAC) constitui uma reformulao parcial do projeto terico de Habermas. Em A Lgica das Cincias Sociais, ele pensava ainda em uma fundamentao das Cincias Sociais numa teoria da linguagem. Agora, no se trata mais de dar continuidade, com outros meios, Teoria do Conhecimento; tal interesse metodolgico cedeu lugar a um interesse substancial:
A Teoria do Agir Comunicativo no nenhuma metateoria, mas o ponto de partida para uma teoria da sociedade que se esfora em justificar seus parmetros crticos. (I,17)

A anlise dos conceitos no pode mais prescindir da histria da teoria da sociedade; a obra ser portanto construda em torno de uma releitura dos clssicos da Sociologia (Weber, Mead, Durkheim, Parsons). Fique claro, no entanto, que esta associao com a anlise conceitual no imposta arbitrariamente s Cincias Sociais. Na Introduo, Habermas insiste que a problemtica conceitual de sua teoria, a da racionalidade, no exterior Sociologia. Ela foi, pelo contrrio, retirada do prprio Weber: trata-se do problema das formas tomadas pela racionalizao, durante a evoluo social. O conceito de agir comunicativo s ser portanto desenvolvido na primeira considerao intermediria, aps um estudo da teoria weberiana da racionalizao. Ele abrir caminho para a abordagem de trs temticas interligadas. - Em primeiro lugar, o conceito de racionalidade comunicativa dever revelar-se cptico diante dos apelos s ltimas instncias, por parte da metafsica e da religio; mas opor-se tambm a toda forma de reduo instrumental da razo, por parte da cincia e da tcnica. - O segundo tema a ser tratado a obteno de um modelo social de dois nveis, i.e., integrando, de modo no apenas retrico, os paradigmas fundamentais das abordagens fenomenolgica e sistmica em Cincias Sociais (respectivamente, o Mundo da Vida e o Sistema). - Finalmente, o autor deseja elaborar uma teoria da modernidade que explique os fenmenos, cada vez mais evidentes, de patologia social, atravs da idia de uma submisso dos domnios da vida que so estruturados pela comunicao aos imperativos dos sistemas de ao que so formalmente organizados e que se tornam autnomos (I,8). So estas trs temticas que explicam o interesse do autor pela problemtica da racionalidade. Porm, de que forma esta vem sendo tratada no debate terico contemporneo? So analisadas a tradio filosfica (1) e a sociolgica (2). (1) A Razo foi sempre o tema fundamental da Filosofia. Hoje, entretanto, a crise das vises de mundo totalizantes, e a exigncia de uma racionalidade prpria s cincias, transformaram o pensar filosfico numa Metafilosofia, i.e., numa teoria da racionalidade. Contudo, Habermas considera abstrata e estreita toda concepo da racionalidade enquanto propriedade daqueles enunciados que podem ser verificados, ou falsificados, por qualquer observador. Em outras palavras, no se pode admitir que pretenses validade (Geltungsansprche) apoiadas numa trans-subjetividade ideal (p.

Teoria do Agir Comunicativo

ex., quando algum invoca a verdade ou a eficincia para justificar suas afirmaes) sejam uma garantia de relaes pretensamente objetivas com os fatos. esta concepo da racionalidade, Habermas substitui a de uma racionalidade comunicativa, desenvolvida a partir da viso fenomenolgica: a objetividade de um mundo est ligada ao fato de que ele vale como um nico e mesmo mundo, para toda uma comunidade de sujeitos capazes de falar e de agir.
Neste modelo, os enunciados racionais tm o carter de aes dotadas de sentido, compreensveis em seu contexto, graas s quais o ator relaciona-se com qualquer coisa no mundo objetivo. As condies de validade (Gltigkeitsbedingungen) dos enunciados simblicos remetem a um saber de fundo, intersubjetivamente partilhado pela comunidade de comunicao. Para este pano de fundo do Mundo da Vida, cada dissenso representa um desafio de natureza prpria. (I,32)

Entretanto, o conceito de racionalidade proposto por Habermas deve ser capaz de englobar tambm o conceito no -fenomenolgico de racionalidade, o cognitivoinstrumental, desenvolvido a partir da viso realista do mundo, i.e., da pressuposio ontolgica de um mundo objetivo.
H, na verdade, certas relaes internas entre, por um lado, a capacidade de perceber de forma descentrada, e de manipular, as coisas e os fatos, e por outro lado, a capacidade de uma inter--compreenso (Verstndigung) intersubjetiva, a respeito das coisas e dos fatos. por esta razo que Piaget escolheu o modelo combinado da cooperao social, segundo o qual vrios sujeitos coordenam, atravs da atividade comunicativa, suas intervenes no mundo objetivo. (I,32)

De qualquer forma, a racionalidade prpria prtica comunicativa se estende sobre um espectro maior. Para obter e renovar, sob o pano de fundo do Mundo da Vida, um consenso que repousa sobre o reconhecimento intersubjetivo de pretenses validade, dispe -se no apenas dos atos de linguagem constativos (aqueles que tendem apenas a descrever uma coisa ou fato)1, mas tambm das aes reguladas por normas, das representaes do eu expressivas e dos enunciados avaliadores. Mesmo assim, preciso que, em todos estes casos, que cada membro da comunidade de prticas comunicativas d uma razo para justificar seus pontos de vista em cada um de trs domnios: o cognitivo-instrumental, o moral-prtico e o esttico. preciso convencer os outros a aceitar, num certo contexto, a pretenso validade ligada sua declarao. A TAC portanto dependente de uma teoria da argumentao. (2) Entre as Cincias Sociais, a Sociologia que mais ligada a uma teoria da racionalidade, pois ela no se limita a um nico subsistema, como a Antropologia, a Economia ou a Cincia Poltica. Seu tema as transformaes da integrao social nos pases europeus, provocadas pelo desenvolvimento sistmico do estado e da regulao econmica pelo mercado; assim, ela defronta inevitavelmente as estruturas do Mundo da Vida e no pode evitar uma trplice considerao da problemtica da racionalidade: (a) do ponto de vista metaterico, pode-se constatar que todas as vezes que o socilogo se encontra face ao problema, primordial, da definio do conceito de ao, ele deve empregar algum conceito de racionalidade. Mas os inmeros conceitos de ao utilizados, em geral de forma implcita, nas teorias das Cincias Sociais, podem ser essencialmente reduzidos a quatro conceitos fundamentais (I,126-151) : - o conceito de agir teleolgico, segundo o qual um ator isolado se encontra diante do problema da escolha dos meios que lhe permitiro atingir seu objetivo. Neste caso, o conceito central para a problemtica da racionalidade o da deciso entre
1

Foi Austin quem ops os enunciados performatrios (performative utterances) aos enunciados constativos. Uma expresso dita constativa se ela tende a simplesmente descrever uma coisa ou um fato; ela dita performatria se, alm dela descrever uma certa ao de seu locutor, sua simples enunciao significa a realizao desta ao (p. ex. a frase eu prometo que..., ou o sim dos noivos diante do altar, etc).

Teoria do Agir Comunicativo

alternativas de ao. O agir teleolgico pressupe a existncia de um s mundo, o mundo objetivo. As relaes entre o ator e este mundo objetivo permitem apenas expresses podendo ser julgadas segundo os critrios da verdade e da eficincia. Este modelo possui uma variante moderna, onde o ator inclui em seus clculos a expectativa que ele possui da deciso de outros atores: o modelo estratgico (teoria da deciso, teoria dos jogos, etc), que prev uma certa coordenao das aes, mas unicamente na medida em que isto corresponda ao clculo egocntrico de utilidade efetuado por cada ator. - o conceito de agir regulado por normas apia-se na idia de que os membros de um grupo social orientam sua ao segundo normas ou valores comuns. Para a problemtica da racionalidade, o conceito central , aqui, o de obedincia a normas. A teoria dos papis sociais, p. ex., est baseada neste modelo. Do ponto de vista das pressuposies ontolgicas, trata-se de um modelo com dois mundos: ao mundo objetivo dos fatos existentes vem juntar-se o mundo social, i.e., um contexto normativo que classifica as interaes segundo sua conformidade com as relaes interpessoais legtimas. - o conceito de agir dramatrgico supe a idia de um ator que produz em seu pblico uma certa imagem dele mesmo, desvelando, de forma mais ou menos intencional, sua subjetividade. Neste caso, o conceito central para a problemtica da racionalidade o de representao do eu estilizar a expresso de suas prprias experincias, tendo em vista o espectador. Este conceito, criado por Goffman, o primeiro a admitir a existncia de um mundo subjetivo ao lado dos dois outros. A autoencenao comporta uma pretenso veracidade subjetiva, mesmo se o ator no sincero e manipula falsas impresses. - o conceito de agir comunicativo supe sujeitos que buscam um acordo acerca de uma situao de ao, a fim de coordenar, de forma consensual, suas aes. O conceito central para a problemtica da racionalidade , neste caso, o de interpretao, uma vez que a linguagem tem um papel fundamental para a obteno do consenso. Segundo o prprio Habermas, foram Mead e, mais tarde, Garfinkel, os que primeiro admitiram esta pressuposio suplementar de um medium de linguagem. Antes, a problemtica da racionalidade interessava apenas ao socilogo; agora, ela torna-se patente para os prprios atores. Todos os outros modelos concebem a linguagem de forma unilateral, ou mesmo reducionista; eles lidam portanto com casos-limite da atividade comunicativa e podem ter suas dimenses -chave integradas neste quarto modelo. (b) do ponto de vista metodolgico, a questo da racionalidade ressurge todas as vezes que o socilogo decide ter acesso ao domnio dos objetos simblicos atravs da compreenso do sentido, pois nestes casos ele assume que a compreenso das orientaes racionais da ao o horizonte de referncia para a compreenso de todas as orientaes de ao (o que no significa que ele considere todas as aes empricas como racionais). Esta forma de acesso ao objeto quer esclarecer as relaes internas entre a explicao da significao de uma expresso simblica, e a tomada de posio em relao s pretenses validade, levantadas por esta expresso. A questo que se coloca , portanto, de saber como a compreenso pode ser objetiva. Por um lado, Habermas admite que as relaes entre um ator estratgico e seu mundo objetivo, ou entre um ator agindo segundo normas e o mundo social, ou entre um ator dramatrgico e o mundo subjetivo, podem sempre, em princpio, ser objetivamente apreciadas, no somente pelo observador, como pelo prprio ator (I,157). Mas, por outro

Teoria do Agir Comunicativo

lado, ele faz ver que, quando confrontamos o desdobramento efetivo de uma ao com modelos capazes de estiliz-la de acordo com um nico aspecto da racionalidade (i.e., de acordo com a verdade da proposio, a eficincia ou o sucesso instrumental, no caso do primeiro modelo; de acordo com a exatido normativa, no segundo; de acordo com a autenticidade ou veracidade, no terceiro), precisamos invocar uma descrio da ao que no dependa da interpretao racional. Ora, estes trs modelos no problematizam tal atividade hermenutica prvia, mas apenas a pressupem, de maneira ingnua.
A descrio do desenrolar efetivo de uma ao exige uma interpretao complexa, que j se serve, implicitamente, da conceituao ligada racionalidade comunicativa e que, exemplo das interpretaes cotidianas, possui as caractersticas de uma interpretao em princpio racional. A possibilidade de escolher entre uma interpretao descritiva e uma interpretao racional s surge quando um dos modelos no -comunicativos de ao obriga o observador abstrao, i.e., a acentuar cada vez um s aspecto do complexo constitudo por uma interao desenvolvida atravs de pretenses validade. (I,174)

No quarto modelo, o prprio xito de uma interao depende da possibilidade de um entendimento mtuo dos participantes, a respeito de uma apreciao intersubjetivamente vlida de suas relaes com o mundo. Ele o nico a exigir, desde o comeo, uma interpretao racional: o agir orientado para a intercompreenso possui uma estrutura interna racional. Ora, para que a exigncia de racionalidade seja respeitada, torna-se necessrio atribuir um valor universal a esta estrutura racional interna: o prprio uso do discurso implica numa exigncia de universalidade. O prprio Habermas reconhece que
esta uma exigncia muito forte para algum que opera sem cobertura metafsica e que no confia mais tampouco na executabilidade de um programa rigoroso de Pragmtica transcendental que assumisse as exigncias de ltima instncia. (I,198)

Se no se deseja recorrer, portanto, s garantias da grande tradio filosfica, restam ainda trs caminhos de pesquisa, capazes de fundamentar a universalidade da racionalidade comunicativa: - reconstruir, hipoteticamente, o saber pr-terico empregado pelos locutores competentes, quando eles utilizam frases nas aes orientadas para a intercompreenso; - tentar avaliar o valor da utilizao emprica das anlises obtidas pela Pragmtica Formal; - lanar-se numa releitura da histria das teorias sociolgicas, vendo-as como teorias da racionalizao social. Esta foi a escolha de Habermas.
Alis, a vantagem de reconstruir a histria das teorias de nos permitir um vai-e-vem na Teoria da Ao, entre os conceitos, as hipteses tericas e suas evidncias empricas ilustrativas; e ao mesmo tempo poder tomar como ponto de referncia o seguinte problema fundamental: saber se e, eventualmente, como, a modernizao capitalista pode ser concebida como um processo de racionalizao unilateral. (I,202)

(c) do ponto de vista emprico-terico, a problemtica da racionalidade traduz-se na seguinte questo: em que sentido a modernizao prpria das sociedades ocidentais pode ser compreendida como um processo de racionalizao cultural e social, tendendo a propagar-se universalmente? Sem dvida alguma, o agir orientado para a intercompreenso no o caso normal na prtica da comunicao: h, por um lado, uma contradio entre a compreenso mtica do mundo (sociedades arcaicas) e a compreenso moderna do mundo (sociedades modernas) e, por outro lado, contradio, no seio mesmo da sociedade moderna, entre o Mundo da Vida (Lebenswelt) e o Sistema. Habermas examina a seguir apenas a primeira destas contradies, deixando a outra para a Segunda Considerao Intermediria (cap. VI). Para isto, ele introduz o importante conceito de imagens do mundo (Weltbilder): sistemas culturais de

Teoria do Agir Comunicativo

interpretao, que refletem o saber de fundo dos grupos sociais e que garantem uma linha coerente na multiplicidade de suas orientaes de ao.
Os limites da racionalidade de cada imagem do mundo no so dados por suas propriedades lgicas e semnticas, mas pelos conceitos fundamentais que ela coloca disposio dos indivduos, para a interpretao de seu mundo. (I,75)

Habermas procura a pr-compreenso que se encontra no nvel mais profundo das posies modernas da conscincia. Tal pr-compreenso se distingue claramente das imagens do mundo das sociedades primitivas, pois as prticas mgicas desconhecem a diferena entre ao teleolgica e ao comunicativa: segundo a descrio da compreenso mtica do mundo feita por M. Godelier, o mito impediria uma diferenciao conceitual entre os objetos manipulveis e os sujeitos da ao. Porm, se Habermas quer adotar uma teoria da evoluo, quer tambm evitar um pr-julgamento das questes relativas dinmica da evoluo, ou seja: ele deseja rejeitar o relativismo generalizado, sem cair no entanto em uma causalidade idealista (um progresso contnuo, necessrio, etc). Ele introduz ento a hiptese de que a racionalizao das imagens do mundo se d atravs de processos de aprendizagem. Desta forma ele poder, p.ex., ler a teoria weberiana da evoluo das imagens religiosas do mundo, a partir de uma analogia com o modelo de aprendizagem que Piaget desenvolveu para descrever a ontognese das estruturas da conscincia, no qual as etapas do desenvolvimento cognitivo so caracterizadas no pelos novos contedos, mas pelos nveis de capacidade de aprendizagem, descritos em termos de estrutura (I,104). O mito, que era o sistema conceitual de base das sociedades primitivas, perdeu sua capacidade de explicar e de justificar; foi desta forma que se passou s grandes civilizaes, onde se interpreta as tradies por meio de figuras de pensamento religiosas, cosmolgicas ou metafsicas; mais tarde, estas seriam por sua vez desvalorizadas; entramos assim na modernidade. Segundo Habermas, no esta ou aquela razo que no convence mais, mas o tipo de razo empregada. Estas ondas de desvalorizao das interpretaes da tradio se explicam pela passagem a novos nveis de aprendizagem: as condies de aprendizagem se modificam, seja na dimenso do pensamento objetivante, seja na do discernimento moral-prtico, seja na da experincia esttica. A analogia com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget prossegue atravs do conceito de descentrao de uma compreenso egocntrica do mundo. A concepo descentrada aquela que no se considera mais como o centro do mundo, mas que reconhece ser apenas uma das interpretaes possveis do mundo, jamais idntica a ele. Trata-se de uma conquista maior da modernidade, que supera o dogmatismo realista dos primitivos. Piaget compreende o desenvolvimento cognitivo no apenas como a construo de um universo exterior, mas sobretudo como a construo de um universo de referncia, permitindo demarcar, ao mesmo tempo, os limites entre os mundos subjetivo e objetivo, e entre os mundos subjetivo e social. A descentrao das imagens do mundo provoca a racionalizao do Mundo da Vida: ela provoca a crise da tradio, insensvel a toda forma de crtica, e traz a necessidade de um acordo racional (i.e., obtido de forma comunicativa) a fim de restaurar o pacto social. Habermas chega mesmo a elaborar uma lista das propriedades formais que uma tradio cultural deve possuir para que o Mundo da Vida possa ser racionalizado, permitindo assim que as orientaes de ao se condensem em torno de uma conduta racional de vida: ela deve ser capaz de consentir a sua prpria crtica; ela deve permitir um desenvolvimento autnomo de suas componentes cognitivas e avaliadoras (i.e., das relaes com os mundos objetivo e subjetivo); finalmente, ela deve dar uma margem de

Teoria do Agir Comunicativo

liberdade atividade orientada para o sucesso, eximindo-a, ao menos parcialmente, dos imperativos de uma intercompreenso (Verstndigung) que est sempre se renovando atravs da comunicao.
Quando utilizamos o conceito piagetiano de descentrao como fio condutor para explicar a relao interna entre as estruturas de uma imagem do mundo, o Mundo da Vida como contexto de processos de intercompreenso e as possibilidades de uma conduta racional de vida, deparamo-nos novamente com o conceito de racionalidade comunicativa. Este conceito relaciona a compreenso descentrada do mundo com a possibilidade do resgate discursivo das pretenses criticveis validade. (I,110)

Habermas admite, porm, que o egocentrismo se renova em todas as etapas da evoluo; portanto, a modernidade possui tambm sua iluso especfica: uma racionalidade unilateral, limitada dimenso cognitiva-instrumental. No entanto, a crtica desta iluso poder ser feita por uma teoria do agir comunicativo, onde a descentrao da compreenso do mundo e a racionalizao do Mundo da Vida sejam as condies necessrias para a emancipao da sociedade. Este o propsito de Habermas.

2. A Teoria da Racionalizao em Max Weber


na obra de Weber que Habermas identifica a articulao exemplar dos trs nveis da problemtica da racionalidade na Sociologia. Segundo ele, Weber seria o nico socilogo clssico que teria conseguido pensar a modernizao como o resultado de um processo universal de racionalizao, sem sucumbir filosofia da histria ou ao evolucionismo. Mesmo assim, haveria uma inconsistncia na utilizao weberiana do conceito de racionalidade: ela seria bastante complexa na anlise do desencantamento do mundo (i.e., da histria da religio), mas muito limitada, na anlise da racionalizao social (i.e., do fenmeno da burocratizao). De qualquer forma, Weber no aprofunda a elucidao do conceito em nenhum dos dois casos. A reduo da racionalidade a uma simples racionalidade segundo um fim (Zweckrationalitt) seria comum a Weber, Marx, Horkheimer e Adorno. Para Marx, a racionalizao obra atravs do desenvolvimento das foras produtivas, mas as relaes de produo (i.e., as instituies) a entravam; para Weber, ao contrrio, o centro do processo de extenso do racionalismo ocidental est nas instituies da economia capitalista e do Estado moderno, impregnadas da racionalidade segundo um fim. Mas o prprio Weber ir logo temer que a burocratizao reifique as motivaes que impulsionam a conduta racional de vida. a partir desta perspectiva weberiana que Horkheimer, Adorno e Marcuse interpretam Marx: a autonomia da razo instrumental provoca, por meio das foras produtivas desenfreadas, uma estabilizao das relaes de produo alienantes. De Marx Escola de Frankfurt, passando por Weber, a racionalizao perde seu carter positivo e torna-se uma forma de violncia. Habermas acusa todos estes autores, de confundirem racionalizao social e crescimento da racionalidade instrumental e estratgica. Alm disto,
seja com o conceito de associao de livres produtores, seja com os modelos histricos de uma conduta de vida tica e racional, seja enfim com a idia de uma relao fraternal com a natureza redimida, todos estes autores manifestam a mesma vaga idia de uma racionalidade social e global, atravs da qual medido o valor relativo dos processos de racionalizao descritos empiricamente. Mas este conceito englobante de racionalidade deveria ter sido estabelecido no mesmo plano dos conceitos de foras produtivas, de subsistemas de ao racional segundo um fim e de suportes totalitrios da razo instrumental. Isto no ocorre. A primeira razo que vejo para isto so os impasses da teoria da ao: os conceitos de ao empregados por Marx, Max Weber, Horkheimer e Adorno no so suficientemente complexos para captar todos os aspectos das aes sociais, aos quais pode se aplicar a racionalizao social. A outra

Teoria do Agir Comunicativo

razo que vejo a mistura de conceitos fundamentais da teoria da ao e da teoria dos sistemas: a racionalizao das orientaes de ao e das estruturas do Mundo da Vida no a mesma coisa que o crescimento de complexidade dos sistemas de ao. (I,209)

O primeiro passo nesta releitura de Weber consiste em situ-lo do ponto de vista da Histria das Cincias. Quando Weber retoma a temtica da racionalizao e a transforma num problema a ser trabalhado experimentalmente, seu ponto de partida a crtica das duas correntes que a haviam introduzido entre os sculos XVIII e XIX: a filosofia da histria e o evolucionismo. Foi atravs de tomadas de posio em relao s controvrsias sobre o determinismo evolucionista, sobre o naturalismo tico, sobre o relativismo e sobre o racionalismo, que Weber veio a colocar sua questo central, sobre a relao entre racionalizao e modernizao: por que o desenvolvimento cientfico, esttico e poltico no engendrou, fora do espao cultural do ocidente, certas manifestaes tpicas do racionalismo ocidental? Segundo Habermas, haveria dois grandes impulsos a distinguir no processo de racionalizao descrito por Weber: - a racionalizao das imagens do mundo (trata-se do desencantamento do mundo e da diferenciao e autonomizao das ordens cognitiva, normativa e expressiva), a qual elabora as estruturas de conscincia modernas; - a corporificao destas estruturas de conscincia modernas, nas instituies: trata-se da institucionalizao do agir racional segundo um fim. Distinguir estes dois impulsos equivale a supor que a racionalizao cultural (no interior do domnio religioso) se converte em racionalizao social (praticamente, no interior da empresa capitalista e do Estado) (I,225-239). (a) Por um lado, Weber aplica a problemtica da racionalizao no plano das estruturas de conscincia, i.e., nos planos da personalidade e da cultura: (i) no plano da personalidade, a manifestao tpica do racionalismo ocidental a constituio de uma conduta metdica de vida, cujas razes se encontram entretanto em um outro plano, o da cultura, ou mais exatamente, na tica da convico (Gesinnungsethik), de origem religiosa. A tica protestante e sua representao da vocao se concretizam, no que diz respeito s interaes sociais no mundo do trabalho, em uma atitude cognitiva-instrumental. A conduta metdica de vida tem portanto um tal poder motivador (ela cria orientaes axiolgicas e disposies de ao), que Weber foi levado a consider-la como o fator mais importante do capitalismo. (ii) no plano da cultura, a manifestao tpica do racionalismo ocidental a diferenciao de trs esferas de valor, cada uma seguindo uma lgica prpria: a cincia e a tcnica; a arte autnoma e os valores ligados a uma representao do eu expressiva; finalmente, a conscincia jurdica e moral ps-convencional. Trata-se aqui no da racionalidade de orientaes de ao, como no plano da personalidade, mas de uma racionalidade dos pontos de vista sobre o mundo e de uma racionalidade das esferas de valor. (b) Por outro lado, os fenmenos de racionalizao que Weber quer explicar se situam no plano da sociedade: (iii) no plano da sociedade global, a manifestao tpica do racionalismo ocidental aquela estudada em Economia e Sociedade: a diferenciao entre uma economia capitalista e um Estado moderno, cujas relaes sero reguladas pelo direito formal. Estes fenmenos da racionalizao social sero relacionados com os conceitos elaborados a partir de outros fenmenos, principalmente, dos fenmenos da racionalizao das motivaes e da cultura (I,226-252).

Teoria do Agir Comunicativo

10

Realmente, se Weber elevou a figura histrica da conduta de vida prpria tica protestante ao patamar de tipo de ao, porque ela seria a melhor representao do conjunto das aes capazes de preencher integralmente as condies da racionalidade prtica, i.e., capazes de unir a atividade racional segundo um fim e a atividade racional segundo um valor. Compreendamos: h trs dimenses a considerar (o emprego dos meios, a fixao dos objetivos e a orientao segundo os valores), as quais se combinam entre elas, de forma a criar trs critrios de avaliao das aes: - a racionalidade instrumental de uma ao se mede pela eficincia na planificao dos meios empregados, dados certos fins prefixados; - a racionalidade na escolha (Wahlrationalitt) de uma ao se mede pela exatido dos clculos que fixam os fins, dados certos valores bem precisos, certos meios e certas condies; - a racionalidade normativa de uma ao se mede pelo poder (fora e profundidade) unificador e sistematizador exercido pelas escalas de valores e pelos princpios que servem de base s preferncias de ao (I,245). As aes que satisfazem aos dois primeiros critrios de avaliao so chamadas por Weber de racionais segundo um fim; as que satisfazem ao terceiro critrio so chamadas de racionais segundo um valor. Weber teme que a cultura ocidental moderna se desenvolva de forma a fazer com que os progressos na racionalizao segundo os fins, sejam obtidos em detrimento da racionalizao segundo os valores. No entanto, a ascese calvinista-puritana da vocao era ainda capaz de ligar o aspecto formal da racionalidade (i.e., tudo que diz respeito instrumentalidade e escolha dos fins) e seu aspecto material (i.e., tudo que diz respeito escolha de um sistema de valores). neste ponto que surge a crtica de Habermas a Weber, qual j aludimos: o conceito englobante de racionalidade (formal e material) no desenvolvido de forma explcita e aprofundada. Ele retirado de estruturas de conscincia que no se exprimem imediatamente nas aes e nas formas de vida, mas nas tradies culturais. Weber interrompe aqui a teoria da ao e transfere o estudo da racionalizao para uma teoria da cultura, i.e., para uma sistematizao das imagens do mundo pelos intelectuais (os quais elaboram as relaes internas dos sistemas simblicos) e para um progresso autnomo de cada uma das esferas de valor (cincia, moral e arte) a partir de seus prprios critrios. Na obra de Weber, este conceito englobante de racionalidade decisivo para a questo da situao da cultura ocidental diante das outras culturas. Weber julga que o pluralismo dos sistemas de valor irredutvel e escapa esfera das escolhas racionais; porm, podemos avaliar a maneira mais racionalizada ou menos racionalizada como as pessoas, no interior de cada sistema de crenas, se referem aos seus prprios valores fundamentais. Habermas julga que a conceituao empregada por Weber em sua problemtica da racionalidade incompatvel com todas as formas de relativismo. A posio universalista no implica, entretanto, em ocultar a incompatibilidade material, i.e., dos contedos culturais; ela afirma que cada cultura, ao atingir um determinado grau de conscientizao (Bewutmachung) ou de sublimao, passa a partilhar certas propriedades formais da compreenso moderna do mundo.
O universalismo se refere portanto s caractersticas estruturais necessrias do Mundo da Vida moderno, em geral. (I,255)

Teoria do Agir Comunicativo

11

Uma consistncia formal das estruturas de conscincia universais exprime-se nestas esferas de valores culturais que, por seu prprio movimento, desenvolvem-se segundo os critrios abstratos da verdade, da exatido normativa e da autenticidade; ou seja, tal consistncia formal exprime-se, respectivamente, no pensamento cientfico, nas representaes ps-tradicionais do direito e da moral, e na arte autnoma, que seriam assim propriedade da comunidade dos homens de cultura (die Gemeinschaft der Kulturmenschen, I,254). Weber d mostras, verdade, de certas restries relativistas, que podem dar mesmo a impresso de uma posio culturalista, como p. ex. quando ele escreve, no ensaio sobre a tica protestante: a vida pode ser racionalizada sob pontos de vista ltimos extremamente diferentes e segundo direes muito diferentes. Elas se explicam, no entanto, pelo fato de que Weber atribui a uma especificidade cultural a particularidade do racionalismo ocidental. Habermas retoma portanto sua crtica:
Porm, saber se e, eventualmente, como o relativismo dos contedos de valor atinge o carter universal da direo do processo de racionalizao, uma questo que depende do plano sobre o qual se estabeleceu o pluralismo dos pontos de vista ltimos. Uma posio culturalista deve exigir que possa ser designado para cada forma de racionalidade, e no mesmo plano, ao menos um ponto de vista abstrato sob o qual esta forma poderia ter sido simultaneamente descrita como 'irracional'. exatamente isto que Weber parece querer afirmar para os conceitos de racionalidade que ns percorremos. Mas ele no pde manter esta afirmao. (I,256)

Entretanto, quando Weber admite a existncia de elementos irracionais na tica protestante da vocao (a represso interna do indivduo), ele deveria situ-los no mesmo plano conceitual dos traos racionais desta figura histrica exemplar. Esta lacuna em Weber revela a necessidade de um conceito comunicativo de racionalidade. Habermas corrige ainda Weber no que diz respeito compreenso moderna do mundo. Weber d uma grande importncia ao papel desempenhado pelas esferas culturais de valor (a cincia, o direito e a moral, a arte) na diferenciao e na autonomizao dos sistemas parciais, ou esferas de vida modernas. Habermas julga que os pontos de vista ltimos da compreenso moderna do mundo no devem ser considerados como contedos particulares de valores culturais, mas como critrios abstratos que orientam o desenvolvimento autnomo das esferas de valor: trata-se da verdade e do sucesso, para as esferas de valor cognitivas (cincia); da legitimidade e da exatido normativa em geral, para as esferas de valor moral-prticas (direito e moral); da beleza, da autenticidade e da veracidade para as esferas de valor expressivas (arte, literatura, etc).
Estas pretenses validade formam um sistema, ainda que cheio de tenses internas, que provavelmente aparece primeiro na figura do racionalismo ocidental, mas que, indo alm da especificidade desta cultura determinada, reivindica uma validade universal, que se impe para todos os 'homens de cultura' (I,259)

Segundo Habermas, isto no retira a validade da tese que Weber desenvolve em suas Consideraes Intermedirias (segundo a qual, do ponto de vista de cada esfera de vida singular, a racionalizao de todas as outras pode parecer irracional), pois a autonomia das esferas de valor modernas conduz a uma incompatibilidade geral que fonte de conflitos. No entanto, ele julga que esta crtica no pode se referir ao desdobramento racional da lgica prpria s esferas de valor singulares, mas sim, autonomizao de certas esferas de vida, em detrimento de outras. Para Weber, por trs do racionalismo ocidental e de sua diferenciao das esferas de valor, h uma racionalizao das imagens religiosas e metafsicas do mundo. portanto preciso explicar a racionalizao religiosa, antes de passar racionalizao social (i.e., ao fenmeno da burocratizao). Weber no explicita seu pano de fundo terico: a filosofia neo-kantiana dos valores. O conceito sociolgico de ordem de vida (Lebensordnung) deve ser entendido

Teoria do Agir Comunicativo

12

a partir do conceito filosfico de realizao de valor (Wertverwirklichung). Segundo Rickert, os atores referem os fatos vividos, de maneira incessante, ao sistema de valores que lhes prprio. Assim surge a cultura. O socilogo pode tirar proveito desta caracterstica de seu objeto de relacionar-se com os valores, se ele ligar a descrio das ordens de vida sociais, com uma reconstruo das idias e valores que nelas esto incorporadas.
Weber no poderia jamais ter elaborado uma Teoria da Racionalizao, se ele no estivesse convencido, enquanto um neo-kantiano, que ele podia contemplar de dentro e de fora, simultaneamente, os processos de 'realizao de valor'; que ele podia ainda examin-los como fenmenos empricos e, ao mesmo tempo, como objetivaes do saber; que ele podia unir os aspectos da realidade e os aspectos da validade. este o tipo de exame exigido pelo desencantamento de imagens religioso-metafsicas do mundo. (I,263)

Este pano de fundo neo-kantiano se exprime atravs da articulao das idias e dos interesses: esta definida como uma articulao entre as respostas s necessidades interna e externa do homem, dentro portanto de uma antropologia que reflete perfeitamente o dualismo kantiano. As necessidades materiais dependem de idias para poderem ser legtimas; as idias, por sua vez, dependem de instrumentos de poder para poderem se impor. Contudo, o ponto de vista da legitimao , para Weber, o mais decisivo: - o agir movido pela dinmica dos interesses, mas esta quase sempre s se pe em ao no interior de regras normativas, cujo valor efetivo; - a validade destas regras normativas baseia-se na fora de convico das idias que podem ser mobilizadas para fundament-las; - tal fora de convico das idias depende tambm, por sua vez, do potencial de fundamentao e de justificao que estas idias, num dado contexto, representam. Portanto, para Weber, uma ordem legtima depende, para se manter, das limitaes estruturais que resultam do potencial de legitimao das idias e imagens do mundo disponveis (I,271). Mas, segundo Habermas, para analisar melhor a articulao entre idias e interesses (i.e., entre necessidades humanas internas e externas) no processo histrico de racionalizao religiosa, preciso separar os aspectos estruturais dos aspectos substanciais. preciso distinguir, mais claramente do que Weber, entre entre a problemtica dos contedos, que do o fio condutor para realizar a racionalizao, e as estruturas de conscincia, que provm da converso tica (Ethisierung) das imagens do mundo. Os contedos de imagens do mundo refletem as diversas solues trazidas para o problema da Teodicia; os aspectos estruturais, por sua vez, indicam a direo universal da racionalizao religiosa: uma compreenso desencantada do mundo.
Se admitirmos ento que a direo do desenvolvimento das religies pode ser explicado pela lgica prpria do problema central e das estruturas de imagens do mundo, enquanto que a inscrio, nos contedos, das possibilidades estruturalmente circunscritas, deve, por sua vez, ser remetida a fatores externos, ento obteremos uma clara distino metodolgica: o trabalho de reconstruo racional se estende at as ligaes internas de sentido e validade, com o objetivo de ordenar as estruturas de imagens do mundo segundo uma lgica evolutiva e de ordenar os contedos segundo uma tipologia; a anlise emprica, i.e., sociolgica, no sentido estrito, volta-se, ao contrrio, para os determinantes externos dos contedos de imagens do mundo e para as questes da dinmica da evoluo. (I,275)

Temos assim, de um lado, as estruturas de conscincia oriundas das snteses, cheias de tenses, das tradies judaico-cristos, rabes e gregas; de outro lado, os fatores externos que favoreceram a diferenciao de um sistema econmico de mercado e de um aparelho de Estado que o complementa. Sabendo-se que Weber considera idias e interesses como fatores de igual preeminncia, o processo de modernizao poderia ser lido tanto por cima, como por

Teoria do Agir Comunicativo

13

baixo, i.e., tanto enquanto consolidao motivacional e corporificao institucional de estruturas de conscincia, como enquanto soluo inovadora para superar os conflitos de interesse, que resultam dos problemas da reproduo econmica e da luta poltica pelo poder. Utilizados convenientemente, os dois caminhos podem levar a uma explicao complexa da modernidade, i.e., a uma explicao que leve em conta a interpenetrao de idias e interesses, sem fiar-se em apriorismos a respeito da dependncia causal (no sentido de um idealismo ou de um materialismo ingnuos). Mas Weber preferiu tomar as coisas por cima: ele descreveu a modernizao como uma racionalizao, segundo a perspectiva qual foi conduzido por seus estudos sociolgicos sobre a religio. Habermas no desaprova esta escolha; no entanto, ele lamenta que Weber no tenha sido capaz de empregar toda a riqueza terica de seu projeto. Weber se props a estudar como o potencial cognitivo oriundo da racionalizao das imagens do mundo tornou-se socialmente eficaz. Ora, a compreenso descentrada do mundo, elaborada no plano da tradio cultural, pode ser transferida para o plano do agir social seja atravs do surgimento de movimentos sociais, seja atravs da diferenciao de esferas culturais autnomas, seja atravs da institucionalizao da atividade racional segundo um fim na economia capitalista e no Estado moderno. Entretanto, s este ltimo fenmeno reteve a ateno de Weber. Na empresa capitalista e na administrao estatal moderna, os meios materiais so concentrados nas mo de um empresrio ou de um chefe que calcula racionalmente. Em Economia e Sociedade, podemos ler que
o capitalismo moderno baseia-se essencialmente sobre o clculo. Para existir, ele precisa de uma Justia e de uma Administrao cujo funcionamento poderia, ao menos em princpio, ser calculado a partir de normas fixadas e gerais, da mesma forma como se calcula o rendimento previsvel de uma mquina. (Weber, apud Habermas I,302)

Esta a leitura pelo alto da articulao entre idias e interesses, no processo de modernizao: uma racionalizao tica das imagens do mundo d origem a uma corporificao institucional das estruturas de conscincia. Tal interpretao certamente distingue Weber dos funcionalistas, mas no esgota o potencial explicativo de sua prpria teoria da modernizao. Habermas no aceita esta considerao apenas parcial do horizonte de possibilidades abertas pela compreenso moderna do mundo. Weber s as leva em conta, na medida em que elas servem para explicar o fenmeno nodal que ele identificou previamente: a institucionalizao da racionalidade dos meios em relao aos fins, racionalidade que caracterstica do empresrio. Weber julga que a explicao desta institucionalizao a chave da explicao da modernizao e que a deve ser visto uma forma exemplar e unvoca de manifestao de uma racionalidade socialmente eficaz; mas isto ocorre, segundo Habermas, porque Weber exagerou o papel da racionalidade instrumental na orientao da ao. A passagem da racionalizao cultural racionalizao social explicada sob o pano de fundo de um conceito abreviado de racionalidade. Weber no considera as figuras histricas do racionalismo ocidental segundo o ponto de vista das possibilidades contrafatuais (kontrafaktische) de um Mundo da Vida racionalizado, as quais so uma conseqncia direta (e feliz) de um novo nvel de possibilidades de aprendizagem, atingido dentro da lgica da evoluo. Habermas lamenta que Weber limite a racionalizao das imagens do mundo perspectiva de converso tica, sem examinar a transformao das componentes cognitivas e expressivas (i.e., cincias modernas e artes autnomas). Engenheiros e artistas da Renascena foram to importantes quanto as seitas protestantes para a liberao do potencial de imagens do mundo racionalizadas (I,298). Alm disto, Weber

Teoria do Agir Comunicativo

14

omite a possibilidade de que a tica protestante da convico possa ser substituda por uma forma no-religiosa, mas regida por princpios, de conscincia moral. Se acompanharmos a linha de argumentao que Weber abandonou, podemos chegar a um modelo de racionalizao social capaz de avaliar a via ocidental de desenvolvimento. Para representar a racionalizao social tal qual ela estruturalmente possvel, Habermas prope trs complexos de racionalizao: a racionalidade cognitiva-instrumental, a racionalidade moral-prtica e a racionalidade esttico-prtica. Todo modelo seletivo de racionalizao pode ser considerado como um desenvolvimento desequilibrado destas trs componentes (I,324-329). Isto no impede que Habermas reconhea que, nas Consideraes Intermedirias de Weber, os problemas refreados ressurgem, atravs da anlise do capitalismo da poca. Neste texto, Weber utiliza implicitamente critrios capazes de medir e criticar uma racionalizao restrita forma totalizante da atividade racional segundo um fim. Esta crtica o conduz a julgar que a racionalizao tende para uma perda do sentido e da liberdade. A tese da perda do sentido reflete a experincia nihilista de uma gerao, exprimida por Nietzsche. Com a diferenciao das esferas culturais autnomas de valor, a coerncia de uma viso de mundo baseada na unidade metafsica dos transcendentais d lugar a um politesmo dos valores, devido irreconciabilidade das ltimas instncias. A razo desencantada se decompe em uma pluralidade de esferas de valor e destri assim sua prpria universalidade. Weber sugere que se busque na esfera privada da prpria histria individual, a unidade que no pode ser mais encontrada na sociedade. Mas, ao mesmo tempo, ele constata que nas sociedades modernas impossvel viver tal autonomia interior, pois a liberdade do indivduo encontra-se assediada pela autonomizao dos subsistemas de atividade racional segundo um fim. A eficcia cognitiva-instrumental das organizaes econmicas e estatais encerra os indivduos numa priso de ao. Mesmo reconhecendo o valor emprico das teses da perda do sentido e da perda da liberdade, Habermas insiste em sua crtica fundamental a Weber: ao passar da racionalizao cultural racionalizao social, Weber abandona o conceito complexo de racionalidade. Este foi utilizado para a anlise da religio, mas no para a anlise das instituies. O fim do carisma da razo no significa que esta tenha explodido, porque no interior de cada esfera de valor, uma forma particular de pretenso validade resgatada, atravs de argumentos. Eis o plano formal, onde a unidade perdida reencontrada. Deve-se distinguir, mais claramente do que Weber, entre os contedos de valor, particulares, e os critrios de valor, universais: a pluralidade das pretenses diferenciadas validade (verdade das proposies; exatido das normas; veracidade ou autenticidade) se ope unidade do carter procedural da razo (i.e., a inteno de encerrar o debate em torno das pretenses hipotticas validade, atravs de um acordo, racionalmente motivado, entre os membros de uma comunidade de comunicao).
Falta at hoje uma Lgica pragmtica da Argumentao, capaz de captar satisfatoriamente as relaes internas entre formas de atos de fala. S uma tal teoria do discurso poderia indicar, explicitamente, em que consiste a unidade da argumentao e o que ns denominamos de racionalidade procedural, uma vez que todos os conceitos substanciais de razo tero sido criticamente dissolvidos. (I,340)

Habermas quer corrigir Weber, no que tange passagem da racionalizao cultural racionalizao social. Num primeiro momento, ele desenvolver o conceito de agir comunicativo, para eliminar os limites da teoria weberiana da ao, e deparar-se- assim com Mead e Durkheim. Num segundo momento, ele desenvolver os conceitos

Teoria do Agir Comunicativo

15

opostos de Mundo da Vida e de Sistema, a fim de suprimir os limites da teoria weberiana das instituies, e defrontar-se- desta vez com Parsons. Finalmente, relendo Marx, ele tentar integrar as duas perspectivas, com o intuito de retomar a problemtica da racionalizao social, lanada por Weber.

3. A Primeira Considerao Intermediria: o conceito de Agir Comunicativo


O ponto de partida para a introduo do conceito de agir comunicativo a crtica da teoria weberiana da ao: em conseqncia de uma conceituao inadequada, que ela acaba por supor que um dos trs complexos de racionalidade, que se diferenciaram aps a decadncia das imagens do mundo tradicionais, determina mais do que os outros, as ordens de vida das sociedades modernas. Quando Weber define o agir como o comportamento humano provido de sentido, este sentido no se refere a um medium lingustico da intercompreenso possvel, mas s intenes de um sujeito isolado. Weber parte de um modelo teleolgico; por conseguinte, a atividade racional segundo um fim ganha um valor fundamental. A teoria das intenes da conscincia, sobre a qual est baseado o conceito de sentido subjetivo, no permite que Weber introduza o conceito de agir social atravs da explicao do sentido. Para passar ao plano das interaes sociais, ser preciso que ele amplie o modelo da atividade racional segundo um fim, seja atravs da orientao segundo o comportamento de outros sujeitos, seja atravs da relao reflexiva das orientaes de ao que estabelecem, entre si, os vrios participantes da interao (I,378). Na verso oficial de sua teoria da ao, Weber se limita aos aspectos racionalizveis do agir que podem ser fornecidos pelo modelo do agir segundo um fim; mas na verso oficiosa, um Weber hesitante se pergunta se haveria outros aspectos segundo os quais as aes poderiam ser racionalizadas (I,377-385). A verso oficial prope uma tipologia em funo das caractersticas formais do ator racional segundo um fim, i.e., do ator que escolhe seus fins a partir de um conjunto de valores perfeitamente definido, e que organiza os meios apropriados a partir das conseqncias esperadas de cada alternativa. Os tipos possveis de ao correspondem portanto a uma contrao gradual da conscincia do sujeito da ao: a ao racional em valor no leva em conta as conseqncias; a ao afetiva, nem as conseqncias nem os valores; enfim, a ao tradicional, nem as conseqncias, nem os valores, nem os fins, mas somente os meios. A verso oficiosa distingue as aes sociais em funo dos mecanismos de coordenao da ao: uma relao social pode apoiar-se exclusivamente em situaes de interesse ou tambm em um acordo normativo. desta forma que Weber distingue entre o mero engrenamento efetivo de situaes de interesse, na ordem econmica, e o reconhecimento de pretenses normativas validade, na ordem jurdica. A conceituao desta segunda verso bem menos estreita que a da verso oficial, mas Weber no a desenvolveu. Habermas quer substitui-lo nesta tarefa, encontrando um conceito de racionalidade mais vasto do que a mera atividade racional segundo um fim e capaz, p. ex., de captar corretamente os efeitos, nos sistemas sociais de

Teoria do Agir Comunicativo

16

ao, de uma racionalizao tica. Para isto, a nova tipologia deve analisar as motivaes racionais que permitem a entrada num jogo de linguagem. Para uma teoria do agir comunicativo que queira avanar nas questes fundamentais de uma teoria sociolgica da ao, o ponto essencial admitir que a coordenao da ao se d atravs da intercompreenso pela linguagem. preciso portanto recorrer Teoria da Significao, disciplina central da Filosofia Analtica, desde que esta nos fornea uma anlise da estrutura da expresso lingustica, e no uma anlise das intenses do locutor. Uma teoria do agir orientado para a intercompreenso deve conseguir generalizar o conceito de validade, no o limitando mais unicamente verdade, ou no, das proposies. Tal teoria deve ser capaz de identificar as condies de validade no plano pragmtico, e no apenas no plano semntico2.
Minha sugesto de que o papel ilocutrio no seja mais oposto, como uma fora irracional, componente da proposio que fundamenta sua validade; ele deve, ao contrrio, ser concebido como a componente que especifica qual pretenso validade levantada pelo locutor, atravs de sua expresso, e ainda: como ele a levanta e para qu. Pela a fora ilocutria de uma expresso, um locutor pode motivar um ouvinte a aceitar a oferta de seu ato de fala e, desta forma, iniciar uma ligao racionalmente motivada. (I,375)

Passamos assim, de uma classificao de atos de fala, a uma de tipos de ao: oposio entre ato perlocutrio e ato ilocutrio, corresponde a distino entre dois tipos fundamentais de ao: aes orientadas para o sucesso (erfolgsorientiert) e aes orientadas para a intercompreenso (verstndigungsorientiert). importante ressaltar que: - trata-se de tipos de ao diferentes, e no apenas de duas dimenses de uma mesma ao; - sob condies apropriadas, esta distino deve poder ser percebida com o simples auxlio do saber intuitivo dos prprios participantes. A atitude dos participantes possui, portanto, uma importncia conceitual elevada.
A intercompreenso inerente linguagem humana, como seu telos. (I,387)

A intercompreenso equivale a um processo que visa obter um acordo entre sujeitos capazes de falar e de agir. H, sem dvida, interaes mediatizadas pela linguagem que no so orientadas para a intercompreenso; para explic-las, Habermas sustenta a tese de que o modo intercompreensivo da linguagem o modo original, em relao ao qual as insinuaes e indiretas so simples parasitas. A distino entre orientao para o sucesso e orientao para a intercompreenso serve de base para todas as outras tipologias do agir; assim, p. ex., a racionalidade segundo um fim de Weber pertence certamente ao primeiro tipo. Habermas prefere, no entanto, trabalhar com uma tipologia derivada, que distingue: - dois tipos de ao no plano social, o agir estratgico e o agir comunicativo;
2

Aps haver oposto enunciados constativos e performatrios, Austin desenvolveu esta ltima noo, incluindo-a dentro de uma teoria da pragmtica dos atos da fala. Estes foram classificados da seguinte maneira: - um ato locutrios simplesmente a articulao e combinao de sons para referir determinados significados, ou a evocao e associao sintxica de noes representadas pelas palavras; - num ato ilocutrio, ao se enunciar uma frase (p. ex., eu te prometo que...), cumpre -se igualmente um determinado ato (no caso, uma mudana nas relaes entre os dois interlocutores); - o ato perlocutrio contempla a possibilidade de que a enunciao sirva a outros fins, geralmente no explicitados (p. ex., perguntar algo de forma a embaraar algum, ou a bajul -lo). Num ato ilocutrio, o locutor visa obter diretamente um efeito sobre os sentimentos, os pensamentos ou a ao de quem o escuta; num ato perlocutrio, o ato locutrio serve para a obteno de um efeito indireto.

Teoria do Agir Comunicativo

17

- um tipo de ao no-social, o agir instrumental.


Incluo no agir comunicativo aquelas interaes mediatizadas pela linguagem, onde todos os participantes visam, atravs de suas aes de fala (Sprechhandlungen), objetivos ilocutrios, e apenas estes. Considero, pelo contrrio, como agir estratgico mediatizado pela linguagem, as interaes onde pelo menos um dos participantes quer suscitar, atravs de suas aes de fala, efeitos perlocutrios sobre seu interlocutor. (I,396) Chamamos instrumental uma ao orientada para o sucesso, quando a consideramos sob o aspecto do seguimento de regras tcnicas de ao e avaliamos o grau de eficincia de uma interveno em uma conexo de situaes e de acontecimentos; chamamos estratgica uma ao orientada para o sucesso, quando a consideramos sob o aspecto do seguimento de regras de escolha racional e avaliamos o grau de eficincia da influncia sobre as decises de um adversrio racional. As aes instrumentais podem ser ligadas a interaes sociais, enquanto que as aes estratgicas representam, elas prprias, aes sociais. Falo ao contrrio de aes comunicativas, quando os planos de ao dos atores participantes no so coordenados por clculos de sucesso egocntricos, mas por atos de intercompreenso. No agir comunicativo, os participantes no esto orientados primordialmente por seu prprio sucesso; eles seguem seus objetivos individuais, sob a condio de, tomando como base definies comuns de situao, poder conciliar mutuamente seus planos de ao. Por esta razo, o ajuste de definies de situao uma componente essencial do trabalho de interpretao requerido pelo agir comunicativo. (I,385)

So constitutivas para o agir comunicativo apenas as aes de fala s quais o locutor associou pretenses criticveis validade, i.e., as aes de fala onde o locutor pode motivar racionalmente um ouvinte a aceitar a oferta de seu ato de fala, porque ele pode assegurar que dar, se preciso for, as razes convincentes, que garantem, contra uma crtica do ouvinte, a pretenso validade. Todo locutor pode oferecer uma tal garantia, graas existncia de uma relao interna entre a validade de uma ao (ou da norma que a subentende), a pretenso validade (i.e., a pretenso de que as condies para a validade da ao estejam cumpridas) e o resgate da pretenso validade (i.e., as provas de que a pretenso validade foi resgatada. Eis porque tais aes de fala podem se tornar eficazes como mecanismos de coordenao das aes: porque a fora do vnculo criado pela ilocuo do locutor no devida validade do que dito, mas ao efeito de coordenao que resulta da garantia oferecida de resgatar, se preciso for, a pretenso validade levantada por sua ao de fala (I,406). Ocorre, entretanto, que estejamos diante de uma ao de fala onde o locutor no levante pretenses criticveis validade: - seja porque ele visa objetivos no declarados, atravs de atos perlocutrios (em relao aos quais o ouvinte no tem a possibilidade de tomar posio), - seja porque ele visa abertamente influenciar as decises de seu adversrio, atravs de atos ilocutrios (p. ex., as expresses imperativas da vontade, onde o ouvinte no pode tomar uma posio fundamentada na razo e onde preciso, portanto, apoiar-se sobre sanes complementares). Nestas condies, o potencial mantido permanentemente atravs da comunicao pela linguagem fica inexplorado para fins de uma ligao motivada pela inteligncia de razes (I,397-410). Conclumos que, a partir do ponto em que Habermas estabeleceu sua classificao fundamental das aes (os tipos orientada para o sucesso e orientada para a intercompreenso), ele pde prolongar a anlise das condies de verdade dos enunciados, j proposta anteriormente por Frege e Wittgenstein, em direo a uma anlise do reconhecimento intersubjetivo das pretenses validade correspondentes. Compreende-se portanto que ele tenha substitudo a tipologia das aes de fala estabelecidas anteriormente por ustin e Searle, por uma nova tipologia. Esta classificao das aes de fala permite a introduo de outra tipologia: a dos tipos puros de interaes mediatizadas pela linguagem. Esta compreende trs casos-limite puros de agir comunicativo e trs casos-limite puros de agir estratgico (cf. tabela).

Teoria do Agir Comunicativo

18

Ao fim desta Considerao Intermediria, Habermas no pode evitar uma primeira avaliao de seu projeto: ser que este recurso Pragmtica Formal pode realmente contribuir para uma teoria sociolgica da ao, um pouco mais complexa? Ele v ao menos dois mritos neste recurso: - se o agir estratgico for subdividido em agir estratgico aberto e agir estratgico dissimulado, podemos perceber facilmente que este ltimo compreende no apenas a iluso engendrada conscientemente (i.e., a manipulao), mas que preciso admitir ainda a existncia de uma iluso inconscientemente produzida. Trata-se da comunicao sistematicamente deformada, que Habermas considera como as patologias da comunicao: ao menos um participante ilude a si mesmo, no vendo que sua atitude na ao voltada para o sucesso e que ele apenas mantm a aparncia de um agir comunicativo. Antes, este fenmeno dizia respeito Psicanlise; ele pode agora ser esclarecido pela Pragmtica Formal. - Mas a principal vantagem da Pragmtica Formal outra: destacar os aspectos segundo os quais as aes sociais materializam tipos diferentes de saber. A Teoria do Agir Comunicativo pode emendar os pontos fracos da teoria weberiana da ao, porque ela no se apia sobre a racionalidade segundo um fim, fazendo desta o nico aspecto sob o qual as aes podem ser criticadas; ao contrrio, ela respeita os diferentes aspectos da racionalidade da ao, atravs dos tipos puros de interao mediatizada pela linguagem.

4. De Lukcs a Adorno: o Esgotamento da Filosofia da Conscincia


Entre a introduo do conceito de agir comunicativo, na Primeira Considerao Intermediria, e seu desenvolvimento, a partir de uma leitura de Mead e Durkheim, Habermas insere uma importante digresso, destinada a sustentar a tese de que a racionalizao social teria sido sempre pensada em termos de uma alienao ou reificao da conscincia. Isto seria conseqncia de uma linha alem de pensamento social, iniciada por Kant e Hegel e continuada inicialmente por Marx e Weber, mais tarde, por Lukcs e pela Escola de Frankfurt. Segundo Habermas, esta Filosofia da Conscincia leva a paradoxos que no permitem um desenvolvimento satisfatrio do tema da racionalizao social; fica assim justificado seu recurso a uma outra vertente da Histria das Teorias Sociais, onde ele descobrir, ainda que apenas subentendido, o paradigma da comunicao to desejado. Ao fazer a passagem da crtica da teoria da ao crtica da teoria das instituies, Habermas deseja acompanhar o curso da histria da teoria social; para provar que o paradoxo da racionalizao deve-se a uma concorrncia entre princpios de integrao social, e no entre tipos de ao, ele pretende no recorrer a nenhum elemento de fora da teoria weberiana. Lukcs, Horkheimer e Adorno fizeram uma primeira tentativa neste sentido, pois eles retomaram a teoria weberiana da racionalizao e ligaram-na dialtica do trabalho morto e do trabalho vivo (i.e., do capital e do Mundo da Vida dos trabalhadores) que eles buscaram em Hegel e Marx.

Teoria do Agir Comunicativo

19

Horkheimer e Weber possuem fundamentalmente o mesmo diagnstico ambivalente sobre nossa poca, no qual os processos de racionalizao cultural e de racionalizao social so derivados respectivamente das teses da perda do sentido e da perda da liberdade. Mas, enquanto Weber passa do diagnstico da perda da liberdade a consideraes teraputicas (ele desejava um modelo de organizao onde o carisma dos chefes pudesse rearticular, sobre a base de valores interpretados na histria de vida, os domnios de ao), Horkheimer e Adorno do um passo adiante, ao propor a crtica da autonomizao dos subsistemas de ao racional segundo um fim: esta autonomizao conduz a um depauperamento da individualidade, que no encontra mais apoio no domnio da reproduo cultural. Lukcs reala o fato de que os indivduos deparam com um mecanismo de coordenao da ao que eles consideram como exterior a eles prprios. Na medida em que as interaes no so mais coordenadas por normas e por valores, mas pelo valor de troca, os indivduos so obrigados a assumir uma atitude objetivante em relao aos demais. Lukcs se aproxima portanto de uma teoria do agir comunicativo, mas, infelizmente, seu entusiasmo pela relao marxista entre teoria e prxis revolucionria ir desvi-lo. Ainda assim, Lukcs restringe o otimismo de Marx em relao ao futuro da modernizao. Para Marx, as condies objetivas de superao do capitalismo so as foras produtivas desencadeadas pelo prprio capitalismo, as quais incluem tanto o progresso tcnico-cientfico, quanto o potencial subjetivo dos operrios. Portanto, o capitalismo produz, contraditoriamente, todas as condies, tanto objetivas quanto subjetivas, da libertao. Ainda que sem se afastar, fundamentalmente, desta posio, Lukcs assevera que o progresso tcnico-cientfico provoca no apenas um aumento da produtividade material, mas tambm uma tendncia reificao universal. Esta crtica ser ampliada por Horkheimer, Adorno e Marcuse; para estes, as foras produtivas da cincia e da tcnica fusionam com as relaes de produo. Para Lukcs, ao contrrio, h um limite interno para a racionalizao: o seu carter formal. Lukcs considera a natureza subjetiva do homem como uma reserva de resistncia reificao, enquanto Horkheimer e Adorno, ao invs, consideram-na como importante base de apoio para a reificao, pois esta a nica forma que tm para explicar a ascenso do fascismo e, mais tarde, a estabilidade das sociedades capitalistas: no primeiro caso, a revolta da natureza subjetiva desviada e utilizada em benefcio da racionalizao social, contra a qual ela se voltava anteriormente; no segundo caso, a integrao social da conscincia pelos meios de comunicao de massa provoca uma reduo da cultura aos padres do fetichismo da mercadoria. Em todo caso, para Habermas foram certas aporias, herdadas da Filosofia da Conscincia, que levaram ao fracasso a Teoria Crtica da Escola de Frankfurt:
A Filosofia que se recolhe atrs das linhas do pensamento discursivo e se concentra sobre a "Recordao da Natureza", paga caro pela fora excitante de seu exerccio: ela abandona o prprio objetivo do conhecimento terico- e assim, tambm o programa de um "Materialismo Interdisciplinar". (...) O fracasso do programa da primeira Teoria Crtica no se deve ao acaso; ele no vingou, devido ao esgotamento do paradigma da Filosofia da Conscincia. Mostrarei que uma troca de paradigmas, dirigida para a Teoria da Comunicao, permite o retorno a um empreendimento que foi a seu tempo interrompido com a crtica da razo instrumental; esta troca permite retomar as tarefas deixadas de parte de uma teoria crtica da sociedade. (I,516-518)

O conceito de racionalidade comunicativa permite a elucidao das idias de reconciliao e de liberdade, que Adorno no conseguia explicar. Preso, em ltima anlise, ao pensamento hegeliano, ele as capta unicamente atravs de sua dialtica

Teoria do Agir Comunicativo

20

negativa: o conceito de mimesis, que deveria dar conta de tudo o que foi destrudo pela razo instrumental, se mostra incapaz de gerar uma verdadeira teoria.
Adorno no pode esclarecer a faculdade mimtica a partir da oposio abstrata razo instrumental. As estruturas de uma razo, s quais Adorno apenas alude, s se tornam accessveis anlise, quando as idias de reconciliao e de liberdade so decifradas como indcios de uma forma, ainda que utpica, da intersubjetividade, a qual permite tanto uma intercompreenso no-coercitiva dos indivduos em suas relaes mtuas, quanto a identidade de um indivduo que se entende consigo mesmo, sem coero - socializao sem represso. Isto tem um duplo significado: por um lado, uma mudana de paradigma na teoria da ao, passando-se de um agir dirigido para um objetivo, para um agir comunicativo; por outro lado, uma mudana de estratgia na tentativa de reconstruir o conceito moderno de racionalidade, conceito que se tornou possvel com a descentrao da compreenso do mundo. Os fenmenos que precisam ser explicados no so mais o conhecimento e o tornar disponvel uma natureza objetivada, tomados em si mesmos; mas a intersubjetividade da intercompreenso possvel - tanto nos planos interpessoal como intrapsquico. O foco da investigao se desloca assim da racionalidade cognitivo-instrumental para a racionalidade comunicativa. Para esta, o que paradigmtico no a relao do sujeito solitrio com algo, representvel e manipulvel, no mundo objetivo; mas sim, a relao intersubjetiva estabelecida por sujeitos capazes de falar e de agir, quando eles se entendem, mutuamente, sobre algo. Neste caso, os agentes comunicativos movem-se no medium de uma linguagem natural; fazem uso de interpretaes culturalmente legadas; e se referem simultaneamente a algo no mundo objetivo nico, em seu mundo social comum e em cada mundo subjetivo prprio. (I,524-525)

Lembramos novamente que a crtica de Habermas aos tericos clssicos da ao de somente subentenderem uma outra racionalidade que, do ponto de vista lgico, deve ser explicitada. Segundo ele, s com G.H. Mead surgiria uma teoria da ao propondo-se a desenvolver esta outra racionalidade; ora, tal propsito faz com que se depare, inevitavelmente, com a utopia de uma comunidade ideal de comunicao.

5. Mead e Durkheim: a Mudana de Paradigma na Teoria da Ao


Quando buscamos completar a teoria da ao mediante o desvelar de outra forma de racionalidade, somos levados hiptese de uma comunidade de comunicao. O carter utpico desta comunidade de comunicao admitido pelo prprio Habermas; em todo caso, trata-se de uma utopia que serve reconstruo de uma intersubjetividade intacta e isto basta ao autor (I,524; II,9). Esta utopia de uma comunidade de comunicao deve tambm levar ao extremo e depois substituir, a dialtica tradicional entre liberdade e reconciliao, entre mundo pessoal e mundo social, entre representao do eu e identidade social. Contudo, a comunidade de comunicao tambm um modelo prtico, que deve ser capaz de fornecer um conceito empiricamente controlvel, do qual a sociologia possa se valer. Habermas julga que este modelo pode explicar a reproduo simblica dos grupos sociais, por meio de uma reconstituio, a partir de um ponto de vista interno, do Mundo da Vida destes grupos; no entanto, a dimenso sistmica da reproduo da sociedade situa-se fora do alcance deste modelo. Habermas vai buscar esta explicao reconstrutiva3 da reproduo simblica em G.H. Mead, o qual teria conseguido inserir no behaviourismo uma concepo no-reducionista da linguagem, reunindo assim as
3

Em alemo, reconstruir um processo significa relat-lo de memria; j reconstruir um ser vivo reproduzi-lo segundo sua natureza. O termo Rekonstruktion empregado por Habermas refere-se a uma explicitao puramente terica das regras generativas de uma competncia cognitiva. A Psicologia Cognitiva de Piaget sem dvida o modelo que Habermas tem em mente, ao falar de cincias reconstrutuivas. Habermas fala ainda de uma reconstruo do materialismo histrico (ttulo de um livro lanado em 1976).

Teoria do Agir Comunicativo

21

duas correntes que atacaram, no comeo do sculo XX, o modelo sujeito-objeto da filosofia da conscincia: a psicologia do comportamento e a filosofia analtica da linguagem. A reconstruo realizada por Mead comporta dois nveis. Primeiramente, ele explica a passagem da interao mediada por gestos interao mediada por smbolos: um novo medium emerge, quando a comunicao passa dos gestos expressivos que simulam o comportamento, ao emprego de smbolos. Em seguida, os papis sociais tornam obrigatrias, por meio de normas, certas significaes do comportamento (na caa, na reproduo sexual, etc); este segundo nvel corresponde portanto ao agir regulado por normas. Agora so estruturados simbolicamente no apenas os meios de comunicao, mas tambm o comportamento. No entanto, Habermas julga excessivamente rpida a forma como Mead passa da linguagem gesticulada ao comportamento regulado por normas, sem analisar suficientemente a interao mediatizada por smbolos.
Mead acompanha o desenvolvimento iniciado com a interao mediada por smbolos apenas segundo a linha que conduz ao regulada por normas, desprezando a linha que conduz a uma comunicao pela linguagem, atravs de proposies diferenciadas. (II,41)

Mead procura explicar o surgimento da linguagem de uma forma bem simples: o potencial semntico estabelecido pelas interaes mediatizadas por gestos torna-se simbolicamente disponvel para os participantes da interao, graas a uma interiorizao da linguagem gesticulada. Para aumentar a preciso desta explicao, Habermas utilizar as pesquisas de Wittgenstein sobre o conceito de regra. H uma conexo interna entre a competncia para seguir uma regra e a capacidade de tomar posio, atravs de um sim ou de um no, diante da questo de saber se um smbolo est ou no bem empregado, i.e., se ele est empregado segundo a regra mencionada. Pode-se assim aperfeioar a tese de Mead, supondo-se que os participantes da interao produzem enunciados simblicos segundo regras, i.e., na expectativa de que eles sejam reconhecidos pelos outros, como enunciados conforme s regras. Uma vez que o emprego de smbolos est fixado por convenes significantes, a identidade da significao est assegurada e o caminho para a intercompreenso est aberto. assim possvel distinguir, melhor do que Mead, entre a linguagem como meio de intercompreenso e a linguagem como meio para coordenar a ao e socializar os indivduos. Habermas parece querer assim corrigir o behaviourismo social de Mead, incapaz de valorizar o aspecto da linguagem que mais lhe interessa: a comunicao voltada para o consenso. Sem esta distino, a reconstruo de Mead revela uma lacuna importante. Para a anlise das relaes com os mundos objetivo, normativo e subjetivo, Mead adota a perspectiva ontogentica de uma criana que cresce, abandonando assim o ponto de vista filogentico utilizado para sua teoria da significao. Da resulta, apesar de todas as afirmaes contrrias, um verdadeiro primado metodolgico do indivduo socializado sobre a sociedade. Mead reconhece que o agir instrumental no pode ser analisado independentemente do fenmeno da cooperao, e que esta exige um controle social regulando as atividades do grupo; entretanto, para abordar este controle social, a perspectiva ontogentica de Mead dispe apenas do conceito do Outro generalizado. O controle social do trabalho em comum ser portanto explicado atravs da autoridade moral do Outro generalizado. Ora, Habermas adverte que esta explicao s pode ser vlida no plano ontogentico: preciso que primeiro os grupos se tenham constitudo em

Teoria do Agir Comunicativo

22

unidades capazes de ao, para s ento haver ameaas de sanes em seu nome... O programa de reconstruo exige portanto que seja dada uma explicao da constituio do grupo. Para completar esta lacuna filogentica de Mead, Habermas vai buscar a sociologia da religio de Durkheim, que explica a constituio da identidade de um grupo atravs da conscincia coletiva religiosa, profundamente enraizada em sua histria. Mead no tratou do surgimento do simbolismo sagrado a partir da interao mediatizada por smbolos, surgimento que anterior ao das normas e que constitui portanto a expresso mais arcaica do Outro generalizado. Durkheim, ao contrrio, atribui uma grande importncia conscincia religiosa: ela garantiria a identidade coletiva, que por sua vez permitiria a solidariedade social em sua forma mecnica. Inicialmente, Durkheim viu na conscincia coletiva o conjunto das representaes impostas pela sociedade e partilhadas por todos os seus membros; mais tarde, aps sua anlise dos ritos, ele ver nela nem tanto um contedo determinado, mas uma estrutura capaz de assegurar a identidade do grupo. Esta estrutura se constitui e se renova no rito, por meio de uma identificao comum com o sagrado. A identidade coletiva tem portanto a forma de um consenso normativo, que se desenvolve atravs semntica do sagrado. Entretanto, trata-se de um consenso no visado, porque a identidade da pessoa apenas a imagem no espelho da identidade coletiva. Assim, se Durkheim nos permite encontrar, no fenmeno da conscincia coletiva, a raiz pr-lingustica do agir comunicativo, para dar cabo da questo clssica das relaes entre indivduo e sociedade ser necessrio voltar a Mead e distinguir entre a comunidade baseada na prtica ritual e a intersubjetividade do saber produzida por atos de fala. A parte ilocutria de um ato de fala diz respeito relao interpessoal entre Eu e Tu, logo, a uma estrutura de intersubjetividade pela linguagem, a qual exerce uma presso sobre a criana, no sentido da individualizao. Esta dimenso intersubjetiva da conscincia coletiva se impor progressivamente, deixando ao rito o papel de sistema de comunicao residual. A evoluo vai da interao mediatizada por smbolos, interao regulada por normas. Por um lado, o sagrado torna-se um domnio isolado na vida cotidiana; seu nvel de comunicao j foi superado pelo da cooperao social profana, onde as relaes com os objetos perceptveis e manipulveis cada vez mais estruturado atravs de proposies. Por outro lado, o sistema de instituies e a estrutura dos indivduos socializados constituem-se ambos a partir da normalizao da ao. Ora, para Habermas, toda ao regulada por normas pressupe o discurso gramatical como medium da comunicao. Assim, a grande limitao de Durkheim de no perceber que o agir comunicativo o lugar onde todas as energias da solidariedade social se cruzam (II,90). A sociologia da religio de Durkheim permitiu-nos corrigir uma lacuna na reconstruo de Mead, mas agora preciso voltar a este ltimo, a fim de retomar a explicao da interao regida por normas e mediatizada pela linguagem. O ponto de passagem para este retorno a Mead ser a teoria durkheimiana da evoluo social do Direito. Durkheim havia visto a generalizao dos valores, a universalizao do Direito e da Moral e a autonomia crescente do indivduo como conseqncias da substituio da integrao social pela f, pela integrao por um acordo mtuo e uma cooperao obtidos atravs da comunicao. Habermas deseja compreender esta mudana como um processo de racionalizao e portanto ele o interpreta na linha de Mead: a mediao linguajar do

Teoria do Agir Comunicativo

23

agir regulado por normas que deu o primeiro impulso para a racionalizao do Mundo da Vida. Habermas imagina inicialmente o estado zero da sociedade, simplesmente postulado por Durkheim, como uma sociedade onde o domnio sagrado no tem ainda necessidade da mediao linguajar do rito e onde o domnio profano no permite ainda uma mediao linguajar da cooperao. Em seguida, ele imagina o efeito de desintegrao que os atos de linguagem provocam necessariamente sobre tal sociedade, devido estrutura que possuem (analisada acima: 3). Atravs deste Gedankenexperiment, a lgica da mudana analisada por Durkheim passa a ser vista como uma modificao da estrutura da ao regida por normas, medida que as funes de reproduo cultural, de integrao social e de socializao do indivduo passam da esfera do sagrado esfera da prtica comunicativa corrente. Para Habermas, a razo comunicativa se serve do rito para realizar seus objetivos prprios: aps haver tornado possvel a cooperao social, a comunidade de crena se transforma em comunidade de comunicao, submetida s exigncias da cooperao. A autoridade do sagrado progressivamente substituda pela autoridade do consenso tido em sua poca como fundamentado. O desencantamento compreendido ento como o processo pelo qual o consenso normativo fundamental, at ento garantido pelo rito, vai progressivamente assumindo uma forma linguajar (eine Versprachlichung des rituell gesicherten normativen Grundeinverstndnisses, que poderamos traduzir por: uma "linguagerizao" do consenso normativo fundamental garantido pelo rito). O desencantamento significa portanto uma entrada em ao do potencial de racionalidade presente no agir orientado para a intercompreenso:
A aura de encanto e de atemorizao que o sagrado irradia, a fora de fascnio do que santo, so sublimadas pela fora unificante das pretenses criticveis validade e, ao mesmo tempo, por ela tornadas cotidianas. (II,119)

Ainda que Durkheim tenha captado o sentido da evoluo social, ele no podia compreender a passagem das formas de solidariedade mecnica s de solidariedade orgnica como uma transformao da conscincia coletiva, transformao que pode ser reconstruda no interior do Mundo da Vida. Ele chega a evocar a "linguagerizao" (Versprachlichung) do sagrado, mas no consegue elabor-la. S mesmo a perspectiva reconstrutiva de Mead permite mostrar que, medida que a linguagem assume as funes de intercompreenso, de coordenao da ao e de socializao dos indivduos, a prpria racionalizao do Mundo da Vida dos grupos sociais que se coloca em marcha. Trata-se sobretudo da diferenciao das componentes estruturais do Mundo da Vida, que estavam antes imbricadas na conscincia coletiva: separam-se a cultura, a sociedade e a pessoa. A racionalidade desta tendncia "linguagerizao" pode ser apreciada atravs do fato de que estas trs componentes do Mundo da Vida tornam-se cada vez mais dependentes de atitudes que, quando problematizadas em termos de afirmao ou negao, remetem a pretenses crtiticveis validade. A superioridade da teoria de Mead aparece ainda na sua capacidade de explicitar uma tica do discurso, a partir da explicao da lgica da evoluo social. Apesar de ter vrias vezes sublinhado a necessidade de uma moral universalista para que uma sociedade secularizada possa se manter unida, Durkheim no foi capaz de mostrar que esta moral universalista o resultado da racionalizao comunicativa. Mead, ao contrrio, esboou o fundamento gentico de uma tica discursiva, apoiando-se numa crtica de Kant: o fato de que a autoridade das normas morais dependa da capacidade destas em encarnar o interesse geral muito importante no plano da socialidade, pois o

Teoria do Agir Comunicativo

24

que est em jogo com a salvaguarda deste interesse geral a unidade do grupo. Ora, medida que a linguagem se impe como princpio de socializao, as condies de socialidade convergem com as condies da intersubjetividade criada pela comunicao. O imperativo categrico kantiano deve ser substitudo por uma formao da vontade mediante as condies idealizadas de um discurso universal. Ao contrrio do que afirmado pela filosofia da conscincia, no jamais na sua pura individualidade, mas somente numa comunidade de intersubjetividade, que o sujeito pode saber se uma norma corresponde ou no ao interesse geral e se ela, por isso, adquire uma validade social. A relao entre a moral universalista e a teoria da evoluo apresentada simultaneamente como um imperativo moral e como uma tendncia histrica:
O conceito terico de base da tica comunicativa o discurso universal, o "ideal formal da intercompreenso linguajar". Como esta idia de uma intercompreenso racionalmente motivada j est presente na estrutura da linguagem, ela no uma simples exigncia da razo prtica; pelo contrrio, ela est instalada na reproduo da vida social. Quanto mais o agir comunicativo toma religio o fardo da integrao social, mais eficcia emprica deve ganhar, no seio da comunidade de comunicao real, o ideal de uma comunidade de comunicao ilimitada e sem distores. Tal como Durkheim, Mead prova isto atravs da difuso das idias democrticas, atravs das reformaulaes das bases de legitimao do estado moderno. (II,147)

Contudo, Habermas nega que o projeto utpico de uma comunidade de comunicao ideal possa servir de fio condutor a uma filosofia da histria, pois ele teria um valor metodolgico bem definido:
A construo do discurso ilimitado e sem distores pode ser atribuda s sociedades modernas que conhecemos, como um fundo cujo objetivo fazer sobressair as tendncias vagas da evoluo, dando -lhes contornos mais claros. Mead se interessa pelo modelo comum a estas tendncias, a dominao progressiva das estruturas do agir orientado para a intercompreenso ou, como dissemos, seguindo Durkheim, a "linguagerizao" do sagrado. (II,163)

De qualquer forma, Habermas procura se afastar de Mead no que se refere ao carter puramente formalista de sua tica do discurso, que s reconhece o critrio da universalizao comprovado nas formas de vida concretas das sociedades modernas. Mas Habermas critica ainda mais fortemente o idealismo da teoria da sociedade de Mead: sua reconstruo negligencia as limitaes externas, s quais est sujeita a lgica da mudana de forma da integrao social. Habermas refere-se aqui a tudo que diz respeito reproduo material da sociedade, que no pode ser compreendida a partir de uma imagem da sociedade como Mundo da Vida estruturado pela comunicao.
Os aspectos funcionais da evoluo social devem ser opostos a seus aspectos estruturais, se no se deseja cair na iluso de uma impotncia da razo comunicativa. Este o tema hoje dominante na Teoria Sistmica. (II,165)

Neste aspecto, a teoria da diviso do trabalho de Durkheim mais profunda do que a reconstruo de Mead; ela ser portanto o ponto de partida para uma nova tarefa: tomar em conta o ponto de vista sistmico.

6. A Segunda Considerao Intermediria: a relao entre o Sistema e o Mundo da Vida


A mudana de paradigma introduzida por Mead e Durkheim deu-se no seio da teoria da ao: tratava-se da passagem de um conceito de atividade orientada para uma finalidade, para um conceito de agir comunicativo. Devemos agora abordar o segundo problema fundamental de toda teoria da sociedade: a necessidade de conciliar o ponto de vista da ao e a abordagem sistmica.

Teoria do Agir Comunicativo

25

Durkheim ops inicialmente as sociedades com diferenciao segmentar s sociedades com diferenciao funcional: aquelas seriam integradas atravs do consenso normativo fornecido pela conscincia coletiva; estas, atravs da conexo sistmica dos diferentes domnios da diviso do trabalho. Mais tarde, seu debate com Spencer f-lo acrescentar uma preciso importante: mesmo esta segunda forma de solidariedade social, que ele chamou de orgnica, s pode ser garantida atravs de normas e valores. A existncia de mecanismos sistmicos (p. ex., um mercado coordenando aes guiadas por interesses) no implica no desaparecimento da conscincia coletiva, pois a diferenciao crescente do sistema social provocaria a formao de uma moral intrnseca cooperao social. Entretanto, Durkheim no conseguiu encontrar evidncias empricas em favor desta tese; ao contrrio, ele via as sociedades industriais capitalistas encaminharem-se para um estado de anomia. Durkheim no pde resolver este dilema, que corresponde ao paradoxo weberiano da racionalizao social. Entretanto, o que reteve a ateno de Habermas a maneira como o problema foi colocado: Durkheim tente encontrar conexes empricas entre os estratos de diferenciao do sistema e as formas de integrao social, relacionando portanto uma integrao sistmica (p. ex., o mercado) e uma integrao social (p. ex., a conscincia coletiva). Esta ltima forma de integrao corresponde perspectiva dos sujeitos que agem, os quais concebem a sociedade como o Mundo da Vida de um grupo social; a primeira forma de integrao, perspectiva de um observador no-participante, o qual s pode ver a sociedade como um sistema de aes com um valor funcional (i.e., definido segundo sua contribuio conservao do sistema). A TAC pretende justamente trazer um ponto de vista capaz de integrar estas duas perspectivas. Vimos na introduo que o modelo do agir comunicativo (e apenas ele) se apia num processo de interpretao cooperativo: os participantes se referem simultaneamente aos trs mundos (objetivo, social e subjetivo), ainda que em sua enunciao eles utilizem tematicamente apenas uma das trs componentes. Por exemplo, o consenso no se realizar se um participante, ao ouvir uma afirmao, reconhece sua verdade, mas ao mesmo tempo duvida da veracidade do locutor ou da justeza normativa de sua assero. Este processo de interpretao cooperativa pressupe uma definio comum da situao: o pano de fundo de uma enunciao deve ter um valor intersubjetivo e para isto os atores atribuem contedos a cada um dos trs mundos, definindo-se ao mesmo tempo em relao a estes mundos. Os participantes tm portanto necessidade de convices profundas que sejam no-problemticas e comuns, de maneira a que elas constituam sempre o contexto dos processos de intercompreenso. Este reservatrio de saber o Mundo da Vida. Ele coloca disposio dos participantes uma dada interpretao dos contedos dos trs mundos, assim como da conexo destes; esta interpretao deve ser levada em conta mesmo quando os participantes decidem negociar uma nova definio da situao. Ao contrrio de Husserl, criador do conceito, Habermas julga que o Mundo da Vida constitudo pela linguagem e pela tradio cultural, em relao s quais os participantes no podem tomar a mesma distncia objetivante que eles tomam em relao aos fatos, s normas ou s experincias vividas.
Este Mundo da Vida como que o lugar transcendental onde se encontram locutor e ouvinte, onde eles podem pretender reciprocamente que seus enunciados ajustam-se com o mundo (o mundo objetivo, o social e o subjetivo), e onde eles podem criticar e confirmar estas pretenses validade, resolver seus dissensos e visar um acordo. (II,192)

Teoria do Agir Comunicativo

26

Logo, preciso distinguir os conceitos comunicativo e fenomenolgico do Mundo da Vida. Este ltimo se situa dentro de uma filosofia da conscincia: Alfred Schtz parte do modelo de uma subjetividade ativa, para a qual as estruturas universais do Mundo da Vida so dadas como condies subjetivas necessrias da experincia corrente possvel. Se, ao contrrio, introduzimos o conceito de Mundo da Vida como noo complementar do conceito de agir comunicativo, podemos no apenas explicar os traos fundamentais do Mundo da Vida descritos pela fenomenologia, mas tambm evitar a reduo culturalista desta ltima. De fato, a sociedade e a personalidade tm uma dupla situao, pertencendo ao mesmo tempo ao Mundo da Vida e a um dos mundos (respectivamente: ao mundo social e ao mundo subjetivo). Elas devem ser consideradas no apenas como restries, mas tambm como recursos para a realizao das prestaes de intercompreenso entre os participantes. Assim, Habermas enumera trs componentes estruturais do Mundo da Vida: a cultura, a sociedade e a pessoa, s quais correspondem trs aspectos funcionais do agir comunicativo: - sob o aspecto da intercompreenso, o agir comunicativo serve para transmitir e renovar o saber cultural; - sob o aspecto da coordenao da ao, ele serve para integrar socialmente e estabelecer solidariedades; - sob o aspecto da socializao, ele serve para formar identidades pessoais (II,208). O conjunto das prticas comunicativas correntes constitui o medium graas ao qual cultura, sociedade e personalidade se reproduzem. Esta reproduo das estruturas simblicas do Mundo da Vida no deve ser confundida com a reproduo de seu substrato material, cujo medium a atividade orientada para um fim. A TAC procura integrar estas trs dimenses, ao contrrio da tradio da sociologia compreensiva, que sempre privilegiou uma delas: - o aspecto cultural, na sociologia do conhecimento de Peter Berger; - o aspecto da integrao social, em Durkheim e Parsons; - o aspecto da personalidade, em Mead. Contudo, a TAC quer tambm superar a representao da sociedade como sendo simplesmente o Mundo da Vida de um grupo social. Esta perspectiva incapaz de considerar tudo que exera uma influncia externa sobre o Mundo da Vida scio-cultural e reduz-se muitas vezes uma simples reformulao, mais ou menos trivial, do saber cotidiano. Quando se identifica a sociedade ao Mundo da Vida, pressupe-se trs fices: autonomia dos agentes, independncia da cultura e transparncia da comunicao. Por isto, preciso recorrer tambm a uma teoria dos sistemas, i.e., perspectiva externa de um observador, na qual a sociedade representada segundo o modelo de um sistema autoregulado. preciso dispor destas duas estratgias conceptuais para comear a abordar o paradoxo de uma racionalizao que parece fazer as sociedades encaminharem-se para a anomia. A evoluo social se apresenta como um duplo processo de diferenciao: - de um lado, a evoluo do Sistema medida pela capacidade deste em conduzir sua prpria evoluo, enquanto que a evoluo do Mundo da Vida consiste na diferenciao progressiva da cultura, da sociedade e da personalidade;

Teoria do Agir Comunicativo

27

-de outro lado, o Mundo da Vida e o Sistema se diferenciam um em relao ao outro. Em outras palavras, o aumento da complexidade do Sistema e a racionalizao do Mundo da Vida do-se de forma independente. O nvel inicial da evoluo o das sociedades tribais. Que elas sejam consideradas (a) como Mundos da Vida scio-culturais ou (b) como Sistemas autoregulados, h neste nvel uma estreita imbricao entre integrao social e sistmica: no caso (a), deve-se constatar que o mito impede a separao entre a ao orientada para o sucesso e a orientada para a intercompreenso; no caso (b), deve-se concluir que os mecanismos sistmicos (como os que regem a formao do poder ou a troca) ainda esto ligados s instituies voltadas para a integrao social, tais como a religio ou o sistema de parentesco. A partir deste estado inicial, uma dupla diferenciao progressiva vai levar as sociedades ao nvel da organizao tradicional ou estatal e, em seguida, ao da modernidade. A evoluo da integrao sistmica comandada por quatro mecanismos sucessivos: a diferenciao segmentar, a estratificao, a organizao do estado e finalmente o medium de regulao. Cada novo plano de diferenciao no sistema exige uma base institucional que lhe seja prpria: a apario do quadro institucional das sociedades de classes (classes polticas e, mais tarde, classes econmicas) depende de uma passagem a representaes convencionais, mais tarde, ps-convencionais do Direito e da Moral. Isto se explica pelo fato de que os novos planos de diferenciao do Sistema s podem se estabelecer quando a racionalizao do Mundo da Vida tiver atingido um nvel correspondente. Habermas supe assim que a racionalizao do Mundo da Vida vai tambm no sentido do universalismo. preciso portanto passar a uma anlise da evoluo social pelo lado do Mundo da Vida. A racionalizao deste pode ser compreendida como a liberao progressiva do potencial de racionalidade presente no agir comunicativo. Quanto mais as componentes estruturais do Mundo da Vida se diferenciam, mais os contextos de interao submetem-se s condies de uma intercompreenso racionalmente motivada, logo, s condies de formao de um consenso que se apia, em ltima anlise, sobre a autoridade do melhor argumento. O consenso, em caso de conflito, garantido num nvel cada vez mais abstrato; por conseguinte, assistimos a uma universalizao e formalizao das orientaes segundo os valores sugeridos institucionalmente aos agentes. Esta tendncia, que Parsons chamou de generalizao dos valores, tem, no plano da interao, duas conseqncias contrrias: por um lado, ela permite que o agir comunicativo se destaque das normas religiosas; por outro lado, ela provoca a separao entre o agir orientado para o sucesso e o agir orientado para a intercompreenso, criando assim subsistemas de ao racional segundo um fim. A presso no sentido da racionalizao se torna to forte, que acaba-se por solicitar demasiadamente o mecanismo da intercompreenso pela linguagem; este deve portanto ser substitudo por outros mediuns de comunicao4, sobretudo pelo dinheiro. portanto a busca da intercompreenso e a necessidade de evitar o risco de dissenso que provoca a substituio da linguagem pelos mediuns reguladores na coordenao da ao. Da resulta uma desvalorizao do Mundo da Vida, pois agora h

Talvez para evitar qualquer confuso com os Mass Media, Habermas no utiliza o plural latino de medium. Assim, traduziremos Steuerungsmedien por mediuns de regulao.

Teoria do Agir Comunicativo

28

interaes que no dependem dele para a coordenao das aes. Do ponto de vista do Mundo da Vida, este golpe aparece como uma tecnicizao do Mundo da Vida. Chegamos assim ao corao do paradoxo weberiano da racionalizao: o Mundo da Vida racionalizado possibilita o surgimento e crescimento de subsistemas, cujos imperativos se tornaro autnomos e se voltaro contra ele, para destru-lo. Mas Habermas tenta mostrar que esta evoluo, apesar de causar uma violncia estrutural, no deve ser vista como um destino trgico. Para tratar da questo da reificao, Habermas introduz o conceito de forma da intercompreenso:
A discreo subjetiva diante das exigncias sistmicas que instrumentalizam um Mundo da Vida estruturado pela comunicao toma o carter de uma iluso, de uma conscincia objetivamente falsa. Os efeitos do Sistema sobre o Mundo da Vida, que transformam na sua estrutura os contextos de ao dos grupos socialmente integrados, devem permanecer ocultos. As exigncias da reproduo, que instrumentalizam um Mundo da Vida sem prejudicar a aparncia autrquica deste ltimo, devem se ocultar como que nos poros do agir comunicativo. Da resulta uma violncia estrutural que, sem tornar-se aparente, apodera-se da forma de intersubjetividade de toda intercompreenso possvel. A violncia estrutural se exerce por meio de uma reduo sistemtica da comunicao; ela a tal ponto se incrusta nas condies formais do agir comunicativo que, para os participantes da interao, a conexo entre os mundos objetivo, social e subjetivo acaba por ser predeterminada de maneira tpica. Para este a priori relativo da intercompreenso, eu gostaria de introduzir o conceito de forma da intercompreenso (Verstndigungsform), por analogia com o a priori do conhecimento representado pela forma do objeto (Lukacs). (II,278)

As formas de intercompreenso aparecem ao longo de toda a Histria, sempre nos espaos onde as condies sistmicas da reproduo material penetram, furtivamente, nas formas de integrao social; ainda assim, elas esto associadas progressiva liberao do potencial de racionalidade presente no agir comunicativo. Ora, nas sociedades modernas, esta violncia estrutural no pode mais se dissimular atrs da racionalizao: a forma moderna da intercompreenso muito transparente e a concorrncia entre as formas de integrao sistmica e as formas de integrao social torna-se mais visvel. Quando a mediatizao atinge os domnios onde a coordenao consensual da ao insubstituvel, ela torna-se uma colonizao do Mundo da Vida, ameaando assim sua reproduo simblica. Antes de apresentar, na Considerao Final, sua ltima palavra sobre a problemtica da reificao, Habermas retoma o curso da Histria das Teorias, a fim de encontrar na obra de T. Parsons uma mediao mais concreta entre a teoria do sistema e a teoria da ao.

7. Parsons e a Construo de uma Teoria da Sociedade


Segundo Habermas, a construo terica de Parsons impressiona por conseguir unir as teorias da ao e do sistema, sem cometer o erro dos tericos sistmicos da recente gerao: estes omitem a constituio do domnio do objeto chamado ao ou sistema, interessando-se apenas pela aplicao do modelo sistmico a este domnio. A questo da relao entre as duas formas de integrao foi respondida por Hegel com a passagem idealista do esprito subjetivo ao esprito objetivo e, por Marx, com a noo de valor. Desde ento, estas respostas no so mais plausveis. Assim, podemos ver na teoria do Sistema (p. ex., a teoria econmica) e na teoria da ao (p. ex., a sociologia alem mais antiga) os membra disjecta da herana hegeliana e marxiana, incapazes de atingir um nvel aceitvel de complexidade. O mrito de Parsons o de ter novamente

Teoria do Agir Comunicativo

29

religado os fios da Histria da Teoria; contudo, sua soluo no satisfaz ainda s exigncias de uma TAC. No fim dos anos 50, Parsons decide substituir o primado da teoria da ao pelo da teoria do Sistema; isto ocorreu, segundo Habermas, porque nenhuma das duas verses de sua teoria da ao era suficientemente complexa para permitir a deduo de um conceito de sociedade, como nos casos de Durkheim e Mead. Parsons foi assim levado a crer que a passagem conceptual de ao para a conexo da ao representava toda uma mudana de perspectiva analtica. Habermas julga entretanto que esta assimilao da conexo da ao aos sistemas fruto de um desconhecimento das capacidades da teoria da ao e, sobretudo, da questo metodolgica da relao entre uma perspectiva objetivista e uma perspectiva interna. Os pattern-variables de Parsons servem apenas para descrever o ncleo estrutural onde cultura, sociedade e personalidade se interpenetram, sem contudo explicar a contribuio especfica de cada um destes trs sistemas de ao para a orientao das aes. Estas trs ordens permanecem portanto separadas; Parsons far delas sistemas autnomos, que se influenciam mutuamente, mas sem mediao alguma.
Se os pattern-variables tm apenas o sentido elementar de fazer considerar as diferentes culturas como combinaes diferentes dos mesmos modelos de deciso, se eles no descrevem tambm uma estrutura que submete a mutao destes modelos de deciso s limitaes internas, Parsons acaba sem nenhum instrumento terico para explicar a resistncia dos modelos culturais contumazes diante dos imperativos funcionais. (II,346)

Para evitar estes problemas, a TAC busca resolver a tenso entre as duas abordagens atravs da idia de que as estruturas simblicas do Mundo da Vida se reproduzem por meio do agir comunicativo. Trata-se de ter um ponto de referncia para analisar as contribuies devidas cultura, sociedade e personalidade na realizao das orientaes de ao, mas mais ainda, de ver como estas trs ordens resistem, em conjunto, como elementos do Mundo da Vida estruturado simbolicamente. No plano metodolgico, trata-se de distinguir entre duas perspectivas, uma e outra indispensveis: uma interna, que elabora uma integrao social como parte da reproduo simblica do Mundo da Vida, e uma externa, que elabora uma integrao funcional como reproduo material do Mundo da Vida (concebida como conservao do Sistema). Sentindo a ausncia de um conceito que correspondesse ao de Mundo da Vida, Parsons tentou valer-se do de sistema cultural, mas a conseqncia desta tentativa foi o surgimento de uma ambivalncia: o sistema cultural deveria ser um sistema cobrindo o sistema da ao e, simultaneamente, um sistema interno aos sistemas de ao. Tal fracasso fez com que Parsons no reivindicasse mais uma situao particular para o sistema cultural e passasse a rever sua construo terica, dando primazia aos princpios da Teoria dos Sistemas. Contudo, Parsons no consegue abandonar a idia, tomada a Durkheim, Freud e Weber, de considerar os sistemas de ao como encarnaes de modelos de valores culturais. Ele deseja portanto ligar seu funcionalismo sistmico a uma teoria da cultura neo-kantiana. Este compromisso se exprime no arranjo linear de quatro subsistemas, cultura, sociedade, personalidade e organismo, onde o subsistema cultural mantm uma posio dominante no que diz respeito regulao do conjunto, mas ao mesmo tempo depende do fornecimento de energia pelos outros subsistemas. Habermas busca mostrar que a fragilidade deste compromisso deve-se a uma articulao falha entre as conceptualizaes da ao e do sistema na obra de Parsons. Esta fragilidade levada ao extremo em sua filosofia antropolgica tardia, quando ele pede um estatuto transcendental para as estruturas finais. Mas a anlise de Habermas concentra-se evidentemente sobre a teoria dos mediuns de comunicao, elaborada por Parsons nos anos sessenta.

Teoria do Agir Comunicativo

30

Esta teoria se caracteriza por uma generalizao do conceito de medium. Cada meio de comunicao corresponderia a um subsistema social: o dinheiro ao sistema econmico, o poder ao sistema poltico, a influncia ao sistema de integrao social e o compromisso axiolgico (value- commitment) ao sistema de conservao dos modelos culturais. Mas, de um ponto de vista heurstico, estes quatro meios no so equivalentes: as Cincias Econmicas j analisaram bastante o dinheiro como um meio que regula a aplicao tima de recursos raros; alm do mais, de um ponto de vista histrico, o dinheiro foi o primeiro meio a ser institucionalizado. Por conseguinte, Parsons conclui que o dinheiro poderia servir como paradigma para compreender o funcionamento de todos os outros mediuns. Entretanto, esta analogia estrutural com o medium dinheiro se mostrar muito deficiente, sobretudo em sua filosofia antropolgica tardia. Habermas compreende esta teoria como uma hipergeneralizao, pois ele no cr que exista algo como um sistema de mediuns de regulao.
Uma vez que os tericos do sistema consideram a comunicao linguajar e, com ela, a intercompreenso (como mecanismo de coordenao da ao), apenas sob o ponto de vista da regulao, eles s podem partir do pressuposto de que todo tipo de mediuns de regulao pode se diferenciar a partir da linguagem. Eles no consideram nem mesmo a possibilidade de que a prpria estrutura da linguagem coloque limites a tal processo. Eu gostaria de mostrar que, pelo contrrio, s as esferas funcionais da reproduo material se deixam diferenciar do Mundo da Vida atravs de mediuns de regulao. As estruturas do Mundo da Vida s podem se reproduzir atravs do medium fundamental do agir orientado para a intercompreenso. (II;391)

Em outras palavras, a linguagem insubstituvel para explicar os sistemas de ao orientados para a reproduo cultural, a integrao social e a socializao. Sem dvida, atravs da crtica de Parsons insinua-se a controvrsia entre Habermas e Luhmann. Por um lado, Habermas condena a abordagem deste ltimo, pois a linguagem no pode ser considerada como um subsistema entre outros: ela a condio de possibilidade de uma teoria das sociedade. Por outro lado, Habermas reconhece, de forma irrestrita, a pertinncia do conceito de tecnicizao do Mundo da Vida, introduzido por Luhmann. Se o preo a pagar por uma dada tentativa de intercompreenso o risco de dissenso, preciso admitir que este risco aumenta medida em que aqueles que agem comunicativamente no aderem mais, de forma ingnua, ao consenso que eles j encontram dado no Mundo da Vida. preciso portanto que os participantes da ao recorram a mediuns como o dinheiro e o poder, que lhes poupam a alternativa entre acordo e fracasso na intercompreenso. Ainda assim, Habermas insiste que, apesar das organizaes ou tecnologias da comunicao que vm racionaliz-la, a intercompreenso no pode ser substituda por mediuns, i.e., no pode ser tecnicizada, nos lugares onde se trata da coordenao da ao nos domnios da reproduo cultural, da integrao social e da socializao. Em suma, Habermas julga que o dualismo dos mediuns irredutvel. Somente assim podemos explicar a resistncia que as estruturas do Mundo da Vida opem, em certos domnios de ao, converso da integrao social em integrao sistmica. Sem instrumentos para explicar as patologias sociais, a teoria da modernidade desenvolvida por Parsons s pode sugerir uma idia de harmonia. Parsons explica por uma teoria da evoluo, aquilo que Weber havia explicado como uma passagem de uma racionalizao cultural a uma racionalizao social; mas, ao mesmo tempo, ele associa a modernizao a um processo de diferenciao do Sistema. As sociedades modernas desenvolvidas se distinguem por uma forte complexidade que lhes seria inerente e que elas aumentariam simultaneamente em quatro dimenses: capacidade de adaptao, diferenciao de subsistemas regulados por mediuns, incluso e generalizao de valores.

Teoria do Agir Comunicativo

31

Haveria assim uma relao analtica entre, de um lado, a grande complexidade do sistema e, de outro lado, as formas universalistas de integrao social e o individualismo institucionalizado sem coero.
este esquema analtico que obriga Parsons a projetar uma imagem harmoniosa de tudo o que cai sob a descrio das sociedades modernas. (II,432)

Mas, segundo Habermas, quando se assimila a racionalizao do Mundo da Vida a um crescimento de complexidade do Sistema social, no se dispe mais de certas distines indispensveis para captar as patologias da modernidade. Estas sero reduzidas por Parsons a simples desequilbrios intra-sistmicos. Ora,
s uma resistncia interna pertinaz contra as revises funcionalmente propostas, onde as imagens do mundo e da sociedade so orientadas de forma unilateral, poderia explicar as crises, i.e., as perturbaes que tm um carter sistemtico e que representam algo bem diferente de simples desequilbrios temporrios. (II,436)

8. A Considerao Final
Diante da incapacidade de Parsons em explicar o surgimento das patologias sociais, Habermas prope uma segunda tentativa de acolhimento de Weber no esprito do marxismo ocidental (II,448). Mesmo ressaltando que esta tentativa igualmente uma crtica prpria tradio marxista, Habermas julga trazer um aperfeioamento crtico das hipteses fundamentais do marxismo. Neste sentido, interessante observar que as ltimas linhas desta Considerao Final sero dedicadas a uma retomada do projeto da Teoria Crtica da Escola de Frankfurt. Na anlise que dela havia feito Habermas, a sociologia de Weber apresentava quatro tipos de dificuldades: - a correta explicao da tica protestante da vocao (e da conduo metdica de vida que lhe corresponde) como encarnao de uma conscincia moral guiada por princpios, incompatvel com a falta de uma elaborao mais sistemtica da explicao do ascetismo nos negcios (Berufsaskese) como uma encarnao fortemente irracional da tica religiosa da fraternidade; - Weber sups erroneamente que a secularizao traria o desaparecimento da tica da vocao (Berufsethik), pois ele no podia imaginar uma conscincia moral guiada por princpios que no estivessem ligados ao interesse pessoal pela salvao; - a polarizao das condutas de vida entre a especializao e o prazer era explicada por Weber atravs do antagonismo entre as esferas autnomas de valores culturais; contudo, Habermas cr que uma racionalidade procedural pode salvaguardar a unidade de uma razo substancial em decomposio; - finalmente, a oposio weberiana entre racionalizao formal e racionalizao material no est altura dos problemas de legitimao suscitados por uma soberania legal minada pelo positivismo, pois o prprio Weber estava preso a concepes positivistas do Direito. As respostas trazidas por Habermas se desenvolvem em torno dos conceitos de Moral e Direito ps-tradicionais e de mediatizao e colonizao do Mundo da Vida (II,451/2). Habermas quer assim lanar uma nova luz sobre o surgimento e desenvolvimento da modernidade. A tese da burocratizao, em especial, pode ser reformulada por meio dos conceitos de Sistema e Mundo da Vida. Weber supe uma dependncia linear da

Teoria do Agir Comunicativo

32

racionalidade da organizao em relao racionalidade da ao de seus membros; ora, a moderna teoria das organizaes abandonou este modelo de explicao pela finalidade, ligando-se pelo contrrio a um funcionalismo que tem como ponto de referncia a racionalidade do sistema. Assim, quando Weber afirma que com a burocratizao se impem ao mesmo tempo a racionalidade social mxima e a subsuno mais eficaz dos sujeitos agentes sob o poderio de uma mquina burocrtica sem vida, ele est se apoiando num emprego ambivalente da expresso racionalizao. Habermas julga que, ao contrrio, a tese da perda da liberdade s pode ser plausvel se considerarmos a burocratizao como o sinal de um nvel mais elevado de diferenciao do Sistema. Mas ele acredita tambm que, mesmo no seio das organizaes, onde o Direito formal que constitui os contextos de ao, as interaes formam redes, graas ao mecanismo da intercompreenso.
Se todos os processos genunos de intercompreenso fossem banidos do interior da organizao, nem se manteriam as relaes sociais formalmente reguladas, nem se atingiriam os objetivos da organizao. No entanto, o modelo clssico da burocratizao tem razo quando afirma que o agir organizacional est sob as premissas de um domnio de interao formalmente regulado. Como este domnio eticamente neutralizado por uma organizao de forma jurdica, o agir comunicativo perde sua base de validade no quadro interno das organizaes . Os membros das organizaes podem agir comunicativamente com reservas. Eles sabem que eles podem recorrer s regulamentaes formais, no apenas em casos excepcionais, mas mesmo rotineiramente: eles no so obrigados a alcanar um consenso por meios comunicativos. Nas condies do Direito moderno, a formalizao das relaes interpessoais significa a delimitao legtima dos espaos de deciso, que podem eventualmente ser utilizados estrategicamente. (...) Com a organizao informal, o Mundo da Vida dos membros da organizao, que no jamais aniquilado, penetra na realidade da organizao. Em resumo, podemos dizer que as tendncias burocratizao se apresentam, do ponto de vista da organizao, como uma autonomia crescente face s componentes do Mundo da Vida, relegadas ao meio ambiente do Sistema. Na perspectiva contraditora do Mundo da Vida, o mesmo processo se apresenta como autonomizao. (II,459/61)

As relaes internas das empresas no eliminam a comunicao, mas deixam as bases de validade do agir comunicativo sem nenhum poder e privilegiam os mediuns de comunicao que independem da linguagem. Quanto possibilidade de que esta tendncia burocratizao atinja o grau previsto por Orwell, trata-se de uma questo em aberto.
Vejo a fraqueza metodolgica de um funcionalismo sistmico colocado em absoluto, justamente no fato de que ele escolhe seus conceitos tericos de base como se aquele processo, cujos pontos de partida foram apontados por Weber, estivesse j concludo, como se uma burocratizao j total tivesse desumanizado toda a sociedade (...). Este "Mundo administrado" era para Adorno a prpria viso do terror; em Luhmann, ele se transformou em uma hiptese trivial. (II,462).

Se o futuro da racionalizao uma questo em aberto, sua histria pode ser explicada por diferentes modelos: o de Marx parte dos problemas de integrao do Sistema (a teoria dos modos de produo), enquanto que o de Weber parte dos problemas da integrao social (racionalizao segundo um fim). O mtodo reconstrutivo de Habermas, inspirado em Piaget, prope um processo de aprendizado ao longo da evoluo histrica, o qual se traduz pelo aproveitamento de um potencial de aprendizagem. Este modelo possui os traos seguintes (II,463/4): - As capacidades de aprendizagem adquiridas por uma parte da sociedade acabam por se difundir; as estruturas de conscincia e reservas de saber so partilhadas coletivamente, instituindo um potencial cognitivo que colocado a servio da sociedade. - Ao longo de sua evoluo histrica, as sociedades podem aprender evolucionariamente, resolvendo problemas sistmicos que ultrapassam as capacidades de regulao disponveis nos limites de uma dada formao social. Para isto, elas assimilam em suas instituies as estruturas de racionalidade que j estavam presentes na cultura. Um novo nvel de aprendizagem assim atingido.

Teoria do Agir Comunicativo

33

- A instaurao de uma nova forma de integrao social permite o desenvolvimento do saber tcnico-organizacional necessrio ao aumento das foras produtivas. Os processos de aprendizagem no campo da conscincia moral-prtica tm portanto uma funo precursora para a evoluo social. O caminho da racionalizao estudado por Weber explica-se assim por uma diferenciao das estruturas simblicas do Mundo da Vida que, a partir de certo ponto, permite que as esferas de ao formalmente organizadas se separem dos contextos do Mundo da Vida. A formalizao jurdica das relaes sociais exige um certo nvel de generalizao dos valores, de liquidificao da tradio cultural e de separao entre moralidade e legalidade. Quanto ao paradoxo a que Weber se referia com sua tese da perda da liberdade, ele diz respeito no a uma diferena nos tipos de orientao da ao (racionalidade segundo os fins / segundo os valores), mas a uma diferena nos princpios de socializao (Sistema / Mundo da Vida). Mas como determinar o ponto a partir do qual a mediatizao do Mundo da Vida se transforma em colonizao? A monetarizao e a burocratizao da ao na vida cotidiana (i.e., na esfera privada ou no espao pblico) a causa dos modos de vida unilaterais e das necessidades insatisfeitas de legitimao, e no o carter irreconcilivel das esferas de valores culturais. As deformaes estudadas por Marx, Durkheim e Weber no podem ser atribudas propriamente nem racionalizao do Mundo da Vida, nem ao aumento de complexidade do Sistema: a racionalizao unilateral ou a reificao no so uma conseqncia da separao entre o Mundo da Vida e os subsistemas regulados pelos mediuns. Estas deformaes so atribuveis apenas entrada viva fora da racionalidade econmica e administrativa nas esferas de ao que so especializadas na transmisso cultural, na integrao social e na educao, que dependem da intercompreenso para a coordenao da ao e que portanto resistem a uma converso aos mediuns dinheiro e poder. Habermas critica a indiferena de Weber a respeito do mecanismo que d impulso a esta expanso sem freios dos sistemas econmico e estatal e o ope a Marx, que ao contrrio sublinhou este aspecto e acabou por descobrir que a racionalizao do Mundo da Vida leva no apenas a uma reificao induzida pelo Sistema, mas tambm a uma perspectiva utpica: as esferas de ao formalmente organizadas do bourgeois (a economia e o aparelho de Estado) constituem as bases para o Mundo da Vida ps-tradicional de um Homme (esfera privada) e de um Citoyen (espao pblico) (II,485). Mas a adeso de Habermas tradio marxista no sem reservas: se a dinmica do conflito de classes pode explicar o crescimento hipertrofiado da economia e do Estado, preciso no entanto admitir que os efeitos da reificao no so especficos das classes sociais. Apesar de sua concepo da sociedade combinar Sistema e Mundo da Vida, o marxismo no chega a explicar o capitalismo avanado, devido a trs pontos falhos na Teoria do Valor: - ela impede que Marx aprecie o valor prprio, para a evoluo histrica, dos subsistemas regulados pelos mediuns, pois ela concebe a sociedade capitalista como uma totalidade. A imbricao dialtica entre anlise do Sistema e anlise do Mundo da Vida impede uma separao rigorosa entre o nvel de diferenciao do Sistema no mundo moderno e as formas de sua institucionalizao, especficas das classes sociais;

Teoria do Agir Comunicativo

34

- ela impede a Marx de distinguir entre destruio das formas de vida tradicionais e reificao dos Mundos da Vida ps-tradicionais, pois ela no dispe de um conceito de racionalizao para contrabalanar o de alienao; - ela introduz um conceito muito limitado de reificao, que subestima a esfera privada e o espao pblico e se interessa apenas pelo mundo do trabalho. Habermas prope a substituio da Teoria do Valor marxista por seu modelo de trocas entre, de um lado, economia e Estado, e de outro, esfera privada e espao pblico, ao qual deve ser incorporada ainda a dinmica de um processo de acumulao que se tornou seu prprio fim. Poderiam ser ento explicados o intervencionismo do Estado, a democracia de massas e o Estado-providncia, trs caractersticas do capitalismo avanado que a ortodoxia marxista no pode captar, devido ao seu economicismo (a) e seu desconhecimento do papel da cultura (b). (a) o economicismo consiste em no compreender que o capitalismo avanado utiliza sua maneira a disjuno entre Sistema e Mundo da Vida:
A estrutura de classes, removida do Mundo da Vida para o Sistema, perde sua figura historicamente identificvel. A distribuio desigual das indenizaes sociais reflete um modelo de privilgios, que no se pode mais associar diretamente com a situao de classe. claro que as velhas fontes de desigualdade no se esgotaram de forma alguma; todavia, junto com elas interferem no apenas as compensaes do Estado social, mas ainda desigualdades de um outro modelo.

Habermas no entra em detalhes a respeito deste outro modelo; ele se interessa mais pela apario de uma reificao que no est ligada problemtica das classes sociais. O Estado social, sustentado pelo crescimento econmico capitalista, transforma as condies das quatro relaes entre Sistema e Mundo da Vida: os papis de consumidor e de cliente so exaltados e os de empregado e cidado so neutralizados. O mundo do trabalho pacificado, a participao poltica separada do processo de deciso. Contudo, a dinmica do capitalismo implica num contnuo aumento do crescimento do Sistema, que no demora a invadir as esferas do Mundo da Vida, provocando uma resistncia que Habermas chama de obstinada e auspiciosa (II,516). (b) no que se refere cultura, o marxismo tradicional dispe apenas de uma teoria da conscincia de classe, que de fato uma crtica da ideologia prolongando a teoria da reificao. Habermas prope substitu-la por uma teoria centrada em torno da estrutura de comunicao que ele chamou forma moderna de intercompreenso. Segundo ele, trata-se de explicar o empobrecimento cultural das sociedades modernas e no de criticar sua ideologia. Nos comeos da modernidade, estamos ainda diante de uma forma de compreenso global. Sob uma forma secularizada, o sagrado sobrevive numa cultura burguesa que ainda no se tornou totalmente profana. Mas, medida que este desencantamento progride, a racionalidade da vida corrente vem substituir a das imagens do mundo mticas ou religiosas na constituio das motivaes e das orientaes axiolgicas, provocando assim a perda de sentido que preocupava Weber. Assim, os movimentos de massa modernos, da Revoluo Francesa ao fascismo ou ao anarquismo, foram marcados pela ideologia e apresentavam todos a mesma forma de representaes totalizantes da ordem social, dirigidos conscincia poltica por companheiros de luta. Esta forma desmorona-se necessariamente com a estrutura comunicativa da modernidade avanada. A forma moderna de intercompreenso caracteriza-se por sua separao em relao aos contextos normativos e pela diferenciao das formas de argumentao, segundo as instituies: o discurso terico nos estabelecimentos

Teoria do Agir Comunicativo

35

cientficos, os discursos moral-prticos na vida poltica e no sistema judicirio, e a crtica esttica no mundo artstico e literrio. A cultura desencantada o apogeu de uma lgica inscrita na racionalizao:
Uma vez apagados os traos, repletos de aura, do Sagrado, partem voando os produtos da fora de imaginao sintetizadora de imagens do mundo; a forma de intercompreenso, totalmente diferenciada em sua base em sua base de validade, torna-se to transparente, que a prtica comunicativa cotidiana no guarda mais nenhum nicho para o poder estrutural das ideologias. Doravante, os imperativos dos subsistemas autonomizados devem exercer, do exterior, uma influncia reconhecvel sobre os domnios de ao socialmente integrados; eles no podem mais se dissimular atrs do declive de racionalidade existente entre os domnios de ao sacral e profano; eles no podem mais atravessar discretamente as orientaes de ao para subsumir o Mundo da Vida em contextos funcionais, intuitivamente inaccessveis. (II,520/1)

Logo, Habermas acredita que o desencantamento traz uma estrutura de comunicao desideologizada. A concorrncia entre a integrao sistmica e a social aberta. Contudo, ele admite tambm que o capitalismo avanado desenvolveu um equivalente funcional para substituir a ideologia: a fragmentao da conscincia corrente, qual ele retira a capacidade de sntese.
No lugar da "falsa" conscincia h hoje a conscincia fragmentada, que evita a Aufklrung por meio de mecanismos de reificao. S ento so preenchidas as condies para uma colonizao do Mundo da Vida: to logo caem seus vus ideolgicos, os imperativos dos subsistemas autonomizados invadem, do exterior, o Mundo da Vida como os colonizadores nas sociedades tribais -e obtm, pela fora, a assimilao; mas as perspectivas dispersas da cultura local no podem ser de tal forma coordenadas, que o jogo da metrpole e do mercado mundial possa ser descoberto a partir desta periferia. (II,522)

A tese da colonizao interior ilustrada pela extenso do Direito aos domnios da ao estruturados pela comunicao. Habermas justifica esta escolha pela ausncia de grandes problemas de mtodo e de contedo5; alm disto, trata-se de um tema sociolgico clssico e incontestado desde Weber e Durkheim (II,523). A substituio da integrao social pela integrao sistmica deu-se atravs de vrios processos de extenso do Direito (Verrechtlichungsprozessen): o que levou do absolutismo ao Estado burgus; o que levou ao Estado de Direito (p. ex., a monarquia alem do sculo XIX); o que levou ao Estado de Direito democrtico (Revoluo Francesa); finalmente, o que est hoje em curso e que leva a um Estado de Direito democrtico e social (o qual conseqncia do movimento operrio europeu). Habermas explica estes quatro impulsos de extenso do Direito luz da disjuno entre Sistema e Mundo da Vida: este, inicialmente submetido ao mercado e soberania absolutista, impe progressivamente suas pretenses, pois a legitimidade necessria ao Estado burgus deve fazer com que mediuns como o dinheiro e o poder tenham algum apoio no Mundo da Vida racionalizado, para que ela prpria esteja altura do nvel moderno de justificao.
No fim sobra, como nica fonte de legitimao, o Mundo da Vida estruturalmente diferenciado, do qual dependem funcionalmente os Estados modernos.

Mas, a partir de um exame das tendncias atuais da extenso do Direito na RFA, Habermas alerta quanto possibilidade de que o Direito se transforme num medium capaz de impor famlia, escola ou poltica social um princpio de socializao que lhes seria disfuncional. A anlise do economicismo e a crtica da ideologia conduzem Habermas a propor uma substituio da Teoria do Valor, cujo modo de ligao entre as afirmaes sobre o Sistema e as afirmaes sobre o Mundo da Vida no corresponde mais realidade social e jurdica do capitalismo avanado: para ela, tudo que pode ser descrito nos termos de uma teoria do Sistema deve ser simultaneamente decifrado como um processo de
5

Contudo, no prefcio edio francesa de TAC, Habermas afirma que, cinco anos aps o lanamento do livro na Alemanha, ele refletia sobre a relao complexa entre Direito, Moral e Eticidade (Sittlichkeit) e revia suas teses sobre a extenso do Direito, que talvez fossem muito radicais.

Teoria do Agir Comunicativo

36

reificao do trabalho vivo. Ora, segundo Habermas, o problema semntico que consiste em ligar as descries a partir do sistema e a partir da ao no deve ter repercusso sobre as questes de contedo:
(com a premissa do nvel avanado de diferenciao do sistema jurdico, inerente ao sistema econmico capitalista) a questo semntica - como esta ou aquela realidade pode ser traduzida de uma linguagem terica em uma outra? - se transforma na questo emprica - a partir de que momento o crescimento do complexo monetrio-burocrtico passa a tocar em esferas de ao que no poderiam ser submetidas a mecanismos de integrao sistmica sem que haja conseqncias patolgicas? (II,548)

Logo, no se pode falar de reificao, i.e., de uma deformao patolgica das infraestruturas comunicativas do Mundo da Vida (II,549), seno quando o Mundo da Vida obrigado a ceder ao Sistema as funes que dizem respeito reproduo simblica; a reproduo material, entretanto, pode ser abandonada sem dores nas mo do Sistema. Apesar de sua oposio em relao Teoria do Valor, a TAC segue o modelo de Marx no que se refere a sua atitude crtica diante das Cincias Sociais e da realidade social analisada. Diante da realidade do capitalismo, ela critica a incapacidade das sociedades desenvolvidas de esgotar o potencial de aprendizagem oferecido por sua cultura, ao mesmo tempo em que estas se deixam levar por um crescimento de complexidade que no controlam mais. Diante das Cincias Sociais, a TAC critica a incapacidade destas de decifrar os paradoxos da racionalizao, pois elas a cada vez escolhem apenas um aspecto abstrato segundo o qual a sociedade ser elevada ao nvel de objeto: enquanto a teoria da diferenciao estrutural (R. Bendix, C. W. Mills,...) no separa suficientemente Sistema e Mundo da Vida, a teoria do Sistema (Luhmann,...) e a teoria da ao (E. P. Thompson,...) isolam e hipergeneralizam um dos dois aspectos. Habermas tentou tornar fecundo um quarto caminho de pesquisa, o estruturalismo gentico da Psicologia do Desenvolvimento, para apropriar-se da sociologia da religio de Weber, da teoria da comunicao de Mead e da teoria da integrao social de Durkheim e assim explicar as patologias da modernidade que as outras correntes, por razes de mtodo, no podem captar. Segundo Habermas, os conflitos situam-se hoje na interseo do Sistema e do Mundo da Vida: eles no nascem dos problemas de redistribuio de bens materiais, mas de questes que referem-se gramtica das formas de vida, i.e., questes ligadas reificao das esferas de ao que s a comunicao pode estruturar (II,576). Habermas julga que a expanso destas esferas de ao nas sociedades modernas torna praticamente verdadeira a resistncia do agir comunicativo sublinhada por sua teoria. contudo significativo que as ltimas linhas do livro seja destinadas a provar, no plano metodolgico, que a TAC no utiliza o conceito de agir comunicativo como um fundamento original ou ltimo. Por um lado, ele admite que esta uma questo que pode ser levantada:
De fato, a TAC visa este momento de incondicionalidade que, com as pretenses criticveis validade, integra as condies do processo de formao do consenso - estas transcendem, enquanto pretenses, todas as limitaes espaciais e temporais, todas as limitaes provinciais do respectivo contexto. (II,586/7)

Mas, por outro lado, Habermas rebate esta crtica de fundamentalismo com dois argumentos: - A Filosofia se integra TAC apenas dentro de uma diviso de trabalho com as cincias reconstrutivas, i.e., com as cincias
cujo ponto de partida se liga tanto ao saber pr-terico dos sujeitos que falam, agem e julgam com competncia, quanto a sistemas transmitidos de saber coletivo, a fim de captar as bases da racionalidade da experincia e do julgamento, do agir e da intercompreenso linguajar. (...) Sob a perspectiva da histria das teorias, tentei mostrar, com ajuda dos trabalhos de G. H. Mead, Max Weber e E. Durkheim, como as tarefas de experimentao cientfica e de

Teoria do Agir Comunicativo

37

anlise filosfica-conceptual se engrenam mutuamente, neste tipo de teoria construda simultaneamente de forma emprica e reconstrutiva. A Teoria gentica do Conhecimento de J. Piaget o melhor exemplo desta diviso do trabalho cooperativa. (II,587/8)

- Ainda que ela reivindique a garantia das estruturas universais do Mundo da Vida, a TAC no se edifica sobre uma base transcendental. Ela deseja simplesmente estar altura da ratio essendi de seus objetos, sabendo que para isto preciso ainda que o contexto de vida objetivo onde est situado o pesquisador encarregue-se de abrir para este a ratio cognoscendi. Em outros termos, a TAC tem conscincia de sua relao com o contexto social onde ela emerge; ela leva em conta o fato de que saber de fundo que constitui o Mundo da Vida s se torna accessvel para o pesquisador, quando um desafio objetivo vem colocar o conjunto do Mundo da Vida numa situao problemtica. Tal desafio pode ser provocado pelo fenmeno da colonizao e revelar para ns (fr uns), por razes ainda a precisar, as estruturas do Mundo da Vida. Alheia a toda forma de transcendentalismo, a TAC est apta, segundo Habermas, a dar continuidade crtica do positivismo iniciada pela Teoria Crtica.

You might also like