You are on page 1of 4

QUESTES IBFC- LISTA DE EXERCCIOS 11- LDB

(IBFC- Hemominas- analista de hematologia e hemoterapia- Pedagogia- 2013) 1. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB 9394/96), o ensino dever ser ministrado com base em alguns princpios: I- Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola. II- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. III- Pluralismo de ideias e de concepes pedaggicas. IV- Respeito liberdade e apreo tolerncia. V- Coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino. VI- Gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais. VII- Valorizao do profissional da educao escolar. VIII- Gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino. IX- Garantia de padro de qualidade. X- Valorizao da experincia extraescolar. XI- Vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. a) Apenas I, II, III, IV, VII e X esto de acordo com a lei. b) Como uma Lei, no h princpios, apenas artigos. c) Todos esto propostos no texto legal. d) Apenas V e XI no esto relacionados Lei de Diretrizes e bases da Educao (LDB 9394/96).

2. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB 9394/96), podemos afirmar que: I- Educao bsica inclui a Educao Infantil, Ensino fundamental e Ensino Mdio II- Educao bsica diz respeito apenas ao Ensino fundamental de 9 anos III- Educao superior um dos nveis de formao da Educao escolar IV- Educao bsica inclui apenas Educao Infantil e Ensino fundamental de 9 anos. a) Apenas a afirmao I est correta. b) As afirmaes I e III esto corretas. c) Apenas a afirmao IV est correta. d) Apenas a afirmao II est correta.

(IBFC- SEPLAG/FHA- Professor de Educao Superior- Arte- 2012) 3. A LDBEN 9394/96 prev que a organizao da educao nacional se d por meio do regime de colaborao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. A este respeito, lei atentamente as afirmaes abaixo:

Questes organizadas pela Professora Fabiana Lagar para a distribuio gratuita aos alunos.

I. Unio cabe a coordenao da poltica nacional de educao, articulando os diferentes nveis e sistemas e exercendo funo normativa, redistributiva e supletiva em relao s demais instncias educacionais. II. Aos Estados compete elaborar e executar polticas e planos educacionais, em consonncia com as diretrizes e planos nacionais de educao, definindo as aes dos Municpios sob sua jurisdio. III. Aos Municpios compete oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia. Assinale a alternativa correta: a) Todas so corretas b) Somente I correta c) Somente II incorreta d) I e III so incorretas 4. O artigo 26 da Lei 9394/96 define que os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum. Sobre esta base comum, correto afirmar que2: a) a msica contedo obrigatrio de ensino devendo ser garantido por meio de componente curricular exclusivo para esse fim. b) os currculos do ensino fundamental e mdio devem incluir os princpios da proteo e de defesa civil e a educao ambiental de forma complementar aos contedos obrigatrios. c) o ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgenas, africana e europia. d) a educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da educao bsica, sendo sua prtica facultativa somente ao aluno maior de 30 anos de idade.

Texto atualizado da LDB (com a publicao da Lei n12.796/2013): Os currculos da educao infantil, do ensino fundamental e do ensino mdio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

5. Com base no enunciado abaixo assinale apenas a alternativa incorreta. O art. 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional determina que os sistemas de ensino devem promover a valorizao dos profissionais da educao, assegurando-lhes: a) condies adequadas de trabalho. b) progresso funcional baseada prioritariamente na experincia e no tempo efetivo de servio. c) piso salarial profissional d) aperfeioamento profissional continuado, inclusive com licenciamento peridico remunerado para esse fim.

(IBFC- INEP- Pesquisador-Tecnologista em Informao e Avaliaes Educacionais- 2012) 6. Com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96), analise as afirmaes abaixo. I. A passagem da Educao Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental se d aps a comprovao de aproveitamento mnimo por parte da criana. II. Nas matrizes curriculares do Ensino Mdio, foram includas as disciplinas Sociologia e Filosofia. III. O nvel fundamental de educao deve ser oferecido pelo Estado e pelos Municpios em regime de colaborao. Est correto o que se afirma em a) todas b) somente I e II c) somente I e III d) somente II e III e) somente III 7. Considere as afirmaes abaixo. I. De acordo com a LDB, os contedos referentes histria e cultura afro-brasileira devem ser ministrados apenas na disciplina de Histria Geral, no Ensino Mdio. II. O estudo da histria e cultura afro-brasileira deve ser componente dos contedos das disciplinas porque o Brasil um pas multitnico e pluricultural. III. A obrigatoriedade do ensino da histria afro-brasileira prevista pela lei apenas para as escolas pblicas. Est correto o que se afirma em a) todas b) somente I e II c) somente I e III d) somente II e III e) somente II

8. Considerando a LDB (9394/96), analise as afirmaes abaixo. I. Prev-se um ncleo comum para o currculo do Ensino Fundamental e Mdio3 e uma parte diversificada em funo de caractersticas locais. II. Prev-se gesto democrtica do ensino pblico e progressiva autonomia pedaggica e administrativa das unidades escolares. III. Prev-se a formao dos especialistas da educao em Curso Superior de Pedagogia ou em Programas de Ps- Graduao. Est correto o que se afirma em a) todas b) somente I e II c) somente I e III d) somente II e III e) somente III

9. Sobre a educao indgena na LDB (9394/96), considere as afirmaes abaixo. I. Os programas de educao indgena devem focar a relao intercultural, promovendo a superao dos hbitos nativos para que os ndios possam efetivamente integrar a sociedade. II. A educao indgena deve se preocupar com a recuperao da memria histrica dessas comunidades e com a reafirmao da identidade tnica. III. A educao indgena deve se preocupar com a substituio das lnguas maternas pela Lngua Portuguesa. Est correto o que se afirma em a) todas b) somente I e II c) somente III d) somente II e) somente I (IBFC- INEP- Tcnico em Informaes Educacionais- 2012) 10. Assinale a alternativa que, de acordo com a LDB, no integra a Educao Bsica. a) Educao infantil b) Ensino Fundamental I c) Ensino Fundamental II d) Ensino Mdio e) Ensino Superior
Gabarito 1- C 2-B 3-C 4-C 5-B 6-D 7-E 8-A 9-D 10-E

Texto atualizado da LDB (com a publicao da Lei n12.796/2013): os currculos da educao infantil, do ensino fundamental e do ensino mdio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos .

You might also like