You are on page 1of 3

Existem pessoas ms? Ediovani A. Gaboardi Professor de Filosofia UPF gaboardi42@gmail.

.com Nossa sociedade repleta de leis e de instituies encarregadas de vigiar seu cumprimento. E mesmo assim as pessoas continuam cometendo crimes. Por que as pessoas so ms? Ser que a maldade causada pela sociedade? Existem pessoas intrinsecamente ms? Thomas Hobbes, um filsofo ingls do sculo XVII, defendeu uma tese no mnimo interessante sobre esse assunto. Ele afirmou literalmente que o homem lobo para o homem. E ele no estava se referindo a pessoas anormais. Para ele, o ser humano essencialmente assim. Vamos tentar entender o pessimismo de Hobbes. Na sua viso, at possvel que muitas pessoas sejam boas. O problema que, na vida em sociedade, no sabemos quem bom e quem no . Consequentemente, precisamos nos prevenir dos outros. Por exemplo, quando compramos ou vendemos alguma coisa de valor, estabelecemos contratos com as outras pessoas para assegurar que elas cumpram a sua parte. Talvez muitas delas cumprissem mesmo sem o contrato, mas de modo geral no confiamos tanto assim na bondade alheia. Preferimos at gastar algum recurso em troca de uma segurana maior nas transaes. As leis existem justamente porque existem pessoas dispostas a desobedeclas. Se todos agissem de acordo com o bem comum, as leis seriam desnecessrias. E mais. Aceitamos nas leis porque preferimos viver em segurana, mesmo tendo que obedecer a uma autoridade, do que viver na liberdade plena, mas constantemente sob a ameaa da maldade alheia. Essa idia de Hobbes nos permite entender melhor o que a maldade humana. A primeira vista, o mal simplesmente aquilo que nos desagrada individualmente. Eu no gosto de sentir dor. Ento, se pressinto que uma pessoa ameaa ferir-me, considero-a m. Esse o modo mais primitivo de entender a maldade. Mesmo crianas pequenas buscam fugir da dor e daquilo que consideram ser a causa da dor.

Em sociedades complexas, entretanto, a maldade pode tornar-se mais indireta. Por exemplo, eu considero a nomeao sigilosa de parentes dos senadores um ato de maldade, pois utiliza o dinheiro pblico para fins no esclarecidos sociedade. De alguma forma, eu e os demais cidados fomos lesados. A maldade pode ser classificada, assim, como uma ao egosta, que traz prejuzo a algum em particular ou a toda sociedade. Mas, possvel dizer que no s a ao, mas tambm a pessoa m? Alguns podero dizer que, se uma pessoa comete atos maus, ento automaticamente m. O problema que ento todos ns seremos pessoas ms. difcil encontrar algum que no tenha praticado um ato que prejudicou outra pessoa. Quem no tem maldade, que atire a primeira pedra, esse o ditado cristo. Mas se cometer um ato mau no torna uma pessoa necessariamente m, ento no existem pessoas ms? Certamente o egosmo algo natural ao ser humano. Desde crianas ns buscamos nossa prpria felicidade antes de qualquer outra coisa. Alis, a ingenuidade das crianas no as torna puras. Muito pelo contrrio, se olharmos de perto, ela que nos permite ver aquelas pequenas demonstraes do egosmo infantil que todos ns consideramos normais: eu quero, meu, me d etc. Ao crescermos, aprendemos que melhor colaborar com os outros para sermos bem sucedidos. Podemos dizer que nosso egosmo natural continua l guardado, apenas descobrimos formas mais civilizadas de realiz-lo. Isso tem algum custo. Muitas vezes precisamos deixar de realizar nossos desejos mais imediatos. Mas, na maioria das vezes, preferimos isso a um estado de anarquia, em que todos poderiam fazer o que quisessem e ningum estaria a salvo do arbtrio alheio. Ser egosta no sinal de maldade. Entretanto, demonstrar esse egosmo em todo momento, no aceitar as regras da sociedade, isso sim torna algum mau. Ou seja, uma pessoa m no fundo uma pessoa no civilizada, que no consegue frear seus desejos e viver de acordo com as regras compartilhadas. Assim, todos ns somos um pouco maus e claro que existem graus diferentes de maldade. Acredito que o grau mximo seja aquele em que a pessoa conhece as regras e expectativas da sociedade, mas no sente qualquer remorso ao fazer algo que prejudica os outros. Ou seja, a pior pessoa aquela que m no por ingenuidade, mas porque quer.

Tudo isso serve para mostrar, acredito, que a maldade, que consideramos algo do interior da pessoa, na verdade fruto do desenvolvimento social. Consequentemente, no podemos simplesmente confiar nas pessoas, acreditando que h uma bondade interior que poder permear as relaes. Naturalmente no somos nem bons nem maus. Apenas temos necessidades e desejos e queremos satisfaz-los. A maldade uma idia que surge na vida em sociedade para classificar como negativos aqueles atos que comprometem a vida dos demais. Assim, maus so aqueles que no limitam seu egosmo para deixar algum espao para os outros.

You might also like