You are on page 1of 2

Gnero pico - Narrativo

Os textos literrios so organizados de diversas formas. De acordo com William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes a mais antiga classificao dos textos literrios baseia-se na obra Arte potica de Aristteles. Nessa concepo clssica existem trs gneros literrios: lrico, pico e dramtico. livro Ilada de Homero. O Gnero pico, em geral, apresenta um narrador que narra histrias de um povo ou uma nao. Assim, os textos picos tratam de aventuras, guerras e destacam os heris e seus feitos. Entretanto, importante afirmar que embora esses textos so escritos com base em fundamentos histricos, eles no representam esses acontecimentos com fidelidade. Ainda de acordo com William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes os poemas picos intitulam-se epopeias (epos = verso + poie = fao). A Ilada e a Odisseia de Homero, assim como a Eneida de Virglio e Os lusadas de Cames so exemplos de epopeias. A epopeia clssica, com o caso da Ilada de Homero, possui cinco partes: Proposio, Invocao, Dedicatria, Narrao e Eplogo. Abaixo, vamos compreender e demonstrar, a partir de trechos da Ilada, cada umas dessas partes. Proposio, onde apresentado ao leitor o tema e o heri. Na Ilada, a proposio aparece nos quatro primeiros versos do canto I:
Canta-me, deusa, do Peleio Aquiles A ira tenaz, que, lutuosa aos Gregos, Verdes no Orco lanou mil fortes almas, Corpos de heris a ces e abutres pasto:, (p.45).

O nosso objetivo neste

trabalho explicar o Gnero pico. Para isso, vamos nos apoiar em trechos retirados do

No trecho acima podemos notar as duas caractersticas que compem a proposio, ou seja, introduzido o heri dessa Epopeia, que Aquiles, e o tema que ser abordado, ou seja, a guerra entre gregos e troianos, na qual a ira tenaz de Aquiles acabou por lanar mil fortes almas verdes no Orco.

Invocao, neste trecho o narrador evoca as musas, as quais servem de inspirao para que seja possvel contar o acontecimento com engenho e arte. Na Ilada, a invocao est logo no primeiro verso do canto I:
Canta-me, deusa, do Peleio Aquiles

No trecho, acima, Homero invoca a sua musa inspiradora, Calope1. Dedicatria, as epopeias so dedicadas a algum ou algum acontecimento importante. No caso de Ilada essa epopeia dedicada ao ltimo ano de guerra... Narrao, o tema abordado contado. No caso da Ilada so os demais versos, nos quais narrada a histria. Eplogo, o encerramento da epopeia.

Em sntese, a Ilada de Homero um excelente exemplo do gnero pico. Nesta obra, podemos notar como as epopeias so compostas por uma estrutura, a qual, em alguns momentos, facilita a leitura da obra. Cabe, dizer, que ao longo da histria muitos autores se basearam na Ilada e em sua estrutura para escreverem suas obras.

Bibliografia:
CEREJA, Willian Roberto e MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus: Linguagens. 1. Ed. So Paulo: Atual, 2003.

Homero. Ilada. 2. ed. Cotia: Editora Unicamp, 2010. Disponvel em: http://www.portalsaofranciscom.com.br Acesso em: 24/03/13

Essa informao foi retirada da nota explicatria da edio da liada utilizada.

You might also like