You are on page 1of 3

FILOSOFIA E TICA

______________________________________________________________________________________________________ Professora Ftima Amorim

O TEATRO GREGO

No princpio, havia o ritual. Nossos ancestrais tinham dvidas. Conviviam com os elementos da natureza. Lutavam pela sobrevivncia. Tinham medo! No princpio, era o mistrio. Havia dia e escurido. Havia sol, e tambm a chuva. Os animais matavam e eram mortos. As flores e as rvores brotavam, e depois morriam. Da convivncia, nasceu a busca da compreenso. Havia foras incontrolveis que pareciam pertencer a um mundo diferente, superior. dessa relao que provm as primeiras crenas. Pintar bises nas cavernas facilitava a lida com eles na caa. Vestir suas peles e carcaas e danar permitia a absoro de sua fora. Ento, o homem comeou a danar, entoar loas, cnticos. Depois, passou a louvar. Nomear os mentores de foras extraordinrias. O homem comeou a cantar, danar e interpretar. O Teatro nasceu de rituais; na sua origem, portanto, est a mescla do texto, da dana e do cntico. Ou seja, o Teatro nasceu mestio. Algumas teorias apontam a origem do teatro ocidental em festivais em louvor primavera. Louvava-se um deus que morria no outono e ressuscitava na primavera. Os participantes vestiam tnicas feitas de pele de cabra (smbolo de fertilidade e longevidade), bebiam vinho e entoavam cnticos em louvor ao deus Dionsio. O canto do bode. este o significado de tragdia: o canto do bode. Dionsio, de acordo com a crena grega (mitologia), era filho de Zeus com uma terrquea. Estando a me prxima da morte antes do parto, Zeus retirou Dionsio de seu tero e o gestou na prpria coxa. Ento Dionsio duplo. Deus e homem. Masculino e feminino. Trgico e sarcstico. Bom e mau. Alegre e triste. o deus do Teatro. No incio da primavera, os gregos comemoravam as Dionisadas. Grandes procisses com cnticos e danas dirigiam-se com a imagem de Dionsio ao seu templo. L chegando, em crculo, executavam canes e danas em seu louvor. Em coro. Ento nasceu o coro grego. Um dia, um corista fez um solo. Seu nome era Tespis. Nasciam ento o ator tespiano e o teatro, que depois evoluiu e se transformou. No sculo V a.C., atingia o auge de sua sofisticao clssica, com os grandes concursos de tragdias e comdias promovidos por Atenas. A tragdia atingia seu apogeu em termos de construo de linguagem. O teatro se fixava como uma arte com linguagem prpria.

Teatro: diagrama da vida. Fragmento do Ensaio de Carlos Gardin. Revista Cultura Crtica. Revista Cultural Semestral da APROPUC- Associao dos Professores da PUC-SP. Edio 3 1.Sem/2006.

Partindo dessa idia de que o teatro grego tem incio nas festas e cultos ao deus dionsio, precisamos compreender,inicialmente, em que consiste o dionisaco e o poder que ele exerce sobre os indivduos. Para o filsofo Friedrich Nietzsche, contemporneo e estudioso do assunto, o efeito mais imediato da tragdia dionisaca que as instituies polticas e a sociedade, em uma palavra, os abismos que separam os homens uns dos outros, desapareciam ante um sentimento irresistvel que os conduzia ao estado de identificao primria com a Natureza.( NIETSZCHE.O Nascimento da Tragdia. Fragmento ). Essa identificao com a natureza provocada pelo transe dionisaco, promovia um esquecimento, uma letargia, nos distanciando do cotidiano e nos aproximando da origem, do sentido da nossa existncia, denunciando as nossas razes.

A catarse: remdio da alma O filsofo grego Aristteles, fez uma interpretao diferente deste efeito que a tragdia provocava no indivduo. Para Aristteles, a arte mmesis (imitao). A funo do artista seria imitar outros seres por meio de sons, sabores, ritmos,.emoes, cores e formas e o resultado do seu trabalho dependeria da sua habilidade na obteno desse efeito imitativo. Para ele, a funo da tragdia era produzir o que ele denomina catarse, definida como purgao dos sentimentos de terror e compaixo, ou seja, das emoes dos espectadores, diante das paixes humanas representadas no palco.

A tragdia a imitao de uma ao importante e completa, de certa extenso; num estilo tornado agradvel pelo emprego separado de cada uma de suas formas, segundo as partes; ao apresentada, no com a ajuda de uma narrativa, mas por atores, e que, suscitando a compaixo e o terror, tem por efeito obter a purgao dessas emoo. ( ARISTTELES, Arte Potica )

Para que isso ocorresse era necessrio criar as condies adequadas identificao dos espectadores com a trama das aes e de seus personagens que, deveriam ocorrer a partir do verossmel, ou seja, o que se representava deveria ter a aparncia de verdadeiro, estar ligado ao campo das possibilidades do homem, para que ele se percebesse no contexto representado, ocorrendo a identificao e, com isso, a catarse. Assim o espectador, ao se identificar na cena, se projetava nos personagens, experimentando emoes que o levavam liberao dos seus prprios sentimentos e tristezas , diante do trgico fim destinado ao heri ao final do espetculo.

O heri trgico Geralmente, a pea trgica girava em torno do destino infeliz do heri, apresentado inicialmente, como um vencedor, no pice da vida, da coragem e da fora, que de repente, torna-se vtima de um acontecimento fatal que desestrutura o seu destino de glrias colocando-lhe um conflito interior, que exige posicionamento e escolha. O trgico se baseia numa contradio inconcilivel. To logo aparece ou se torna possvel uma acomodao, desaparece o trgico (...). No fundo, trata-se, simplesmente, do conflito que no admite qualquer soluo. ( Goethe, citado por Albin Lesky, A Tragdia Grega. Editora Perspectiva. 2000.) O trgico reside nesta tenso entre duas situaes fundamentais. O heri busca a reconciliao entre elas, mesmo que isso signifique a morte. As aes de desmedida do heri levam o espectador a refletir a tradio, a sua prpria vida, suas limitaes e fraquezas, a sua humanidade.

O heri trgico , em suma, a representao da individualidade pura, nua, daquele que no se divide. No se divide por no ser escravo de instituio alguma, seja da polis, seja do genos, mesmo dos prprios deuses. Somente pertence ao indivduo o seu destino e este, por mais desolador e derradeiro que seja, o predicado de sua individualidade total, a afirmao de sua existncia em si. o querer, o encerrar de sua purssima vontade de ser. o indivduo aquele que, tendo deflagrada toda sua potencialidade em si mesmo, ao mesmo tempo erigido e limitado pelas instituies que ele mesmo criou. No entanto o furor dionisaco que consigna ao homem ao ensejo do trgico, arrasta-o violentamente para o fundo de si mesmo, tornando-o capaz dos atos mais extremos possveis e suas inevitveis conseqncias, mas tambm inevitavelmente do reconhecer-se, do des-velar-se, atrado, de um lado pelo logos que lhe faz as mais intricadas perguntas e, do outro, por suas foras titnicas que tanto o destroam, como elevam e aliviam.

Fragmento do texto. Jos Luiz Araujo Dorea Junior. Comentrios sobre o desenvolvimento da individualidade na tragdia grega. http//www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/c00005.htm

Caractersticas do Teatro grego As peas teatrais eram apresentadas num teatro, construdo ao ar livre e aberto a toda comunidade. Era uma forma de educar, retratando sentimentos cotidianos com os quais o grego se identificava, refletindo a vida, a sociedade, o cosmo e a si mesmo. Existiam duas formas de gnero teatral: a comdia e a tragdia, que eram apresentadas em grandes festivais, com a presena de toda comunidade. Trs grandes nomes se destacam na produo das tragdias: Esquilo (525 e 436 a.C), Sfocles (497 - 406 a.C), considerado o mais clebre e Eurpedes (484 a 406 a.C.). Na produo das comdias, podemos citar Aristfanes (445 a 386 a.C), considerado o seu maior representante. Alguns aspectos comuns caracterizam o teatro grego, como o coro, composto por um grupo de pessoas que se posicionam numa rea restrita, onde danam, cantam e fazem intervenes atravs de preces ou comentrios sobre as aes e os personagens, simbolizando a coletividade, cuja existncia est ligada aos fatos representados e os atores representando os deuses ou heris. Mas, outros elementos so fundamentais e merecem destaque. So eles: - A relao humano/divino: a tragdia debate dois mundos: o pensamento jurdico-social da poca e as tradies mticas e hericas. - O choque ethos( carter) e a moira( destino): a personagem trgica se,debate entre duas ordens de fenmenos: pretende guiar-se por seu prprio carter (ethos), mas est pr-determinada por uma moira (destino). prprio do trgico no optar, mas revelar a conscincia trgica dessa ambigidade. - Os acontecimentos aterrorizantes: o trgico se nutre de situaes de intensa dramaticidade. Um acontecimento aterrorizante tem que estar em jogo, para se conseguir o clima trgico. Assim, os interditos do mundo cultural grego so mobilizados: o regicdio, o parricdio, o incesto. - Principais oposies temticas: poder, saber e querer so trs dos temas em que se insere a tenso trgica, em que se tematizam as relaes de violncia.

You might also like