You are on page 1of 4

Semanrio da 1 semana de aula na Educao Infantil - 2013 Objetivos: Favorecer um ambiente rico em estmulos, onde a criana poder conhecer

e viver novas experincias, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoes livremente. Conhecer o espao fsico da escola, suas dependncias e funcionrios; Participar de atividades ldicas de conhecimento dos espaos e pessoas; Conhecer a escola como um ambiente onde todos tm algo a oferecer; Despertar o gosto pela escola e pela freqncia s aulas; Refletir sobre a importncia de ser responsvel e ter compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia; Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionrios da escola. 1 dia: Receber as crianas e os pais alegremente, tirar dvidas dos responsveis em relao aos horrios. Dispor na mesa brinquedos de montar, carrinhos, bonecas, massa de modelar, tampinhas e jogos. Deixar as crianas brincarem livremente, sempre observando. Acalentar as crianas que esto chorando. Convidar para uma roda da conversa onde possam se apresentar (utilizar um fantoche para apresentao, o fantoche passar por cada criana para que se expressem utilizando o mesmo)e conhecer a professora(colocar crach de pescoo para melhor socializao). Quem quer brincar de cantar? Com o som e CDS infantis, propor que as crianas cantem as msicas conhecidas. Apresentar os sanitrios e sugerir que usem se estiver com vontade. Preparao para o lanche(orao, lavar as mos) Atividade diagnstica: desenho livre Hora da sada brinquedos na mesa enquanto as crianas esperam os responsveis. Todas as crianas sairo com uma lembrancinha. Segue sugesto: Avaliao do dia.

2 dia: Receber as crianas com jogos nas mesinhas (ou massinha) enquanto esperam pelos coleguinhas; Em rodinha pedir que faam orao(segue uma sugesto)

Cantar algumas musicas ou parlendas que envolvam letras e nmeros(alfabeto da Xuxa,indiozinhos,mariana conta 1,etc.) Fazer a contagem dos meninos e meninas e registrar na lousa. Contar uma histria envolvendo amizade(Pedro e Tina) Este livro vale a pena conhec-lo. De uma singela beleza, onde os personagens apesar de todas as diferenas se completam. Mais um livro que impulsiona o valor da diversidade, da valorizao do diferente! Conversar com as crianas sobre respeito a diversidade e amizade sempre estimulando que participem da conversa. Levar para a sala jornal, para que as crianas confeccionem o chapu do Pedro.

Preparao para o lanche(orao, lavar as mos) Seguindo o horrio estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependncias,funcionrios e suas funes e tirarem dvidas. H alunos antigos que j conhecem, mas h os alunos novos, que ainda precisaro se adaptar. Portanto, este momento fundamental; Avaliao do dia e preparao para a sada. 3 dia: Receber as crianas com livros de histria e brinquedos na mesa. Entrada, orao, musica de rotina Hora da rodinha para conversao, quem gostou da escola, e da histria que a professora contou ontem? Atividade diagnstica: percursos fazer percursos diferentes no cho para que as crianas possam caminhar, o professor ir observar o equilbrio, a lateralidade, a coordenao dos membros inferiores. Preparao para o lanche(orao, lavar as mos) Brincadeiras de roda As cantigas e brincadeiras de roda so manifestaes folclricas onde as crianas se do as mos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou no ser acompanhadas de coreografia. Elas ajudam a sociabilizar e desinibir as crianas, uma vez que exige o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposio, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expresso corporal, senso rtmico e organizao coletiva. tambm um dos elementos importantes para a integrao e o lazer infantil. Uma das cantigas de roda mais conhecidas e cantadas em todo o Brasil era a Ciranda, Cirandinha. Hora da sada jogos diversos na mesa enquanto as crianas esperam os responsveis. 4 dia: Entrada, orao, musica de rotina Receber as crianas com jogos de encaixe. Acalentar as crianas que esto chorando. Rodinha de conversao como estou hoje? Apresentar carinhas com vrias expresses para que um aluno de cada vez pegue a carinha e diga como est. Estimular a oralidade. Preparao para o lanche Cineminha: organizar a turma para assistir filmes infantis(gosto de passar o Tarzan, onde se apresenta uma famlia diferente, retrata a adoo, as diferenas, reconhecer membros que compem a famlia). Hora da sada solicitar que cada criana traga um brinquedo amanh. 5 dia Entrada, orao, musica de rotina Receber as crianas, dispor nas mesas livros de histria.

Propor uma rodinha: apresentao dos brinquedos trazidos, nome do brinquedo, tamanho, cor etc. Explorar noes de tamanho, cores, formas e quantidade. Preparao para o lanche. Desfile de brinquedos: organizar um desfile na sala Cartaz coletivo: cada criana ir desenhar seu brinquedo. Hora da sada muita msica para que as crianas possam danar livremente. *Essa sugesto para a 1 semana um pouco curta visto que as aulas so para somente meio perodo(mais ou menos 2 horas)

"Educar crescer. E crescer viver. Educao , assim, vida no sentido mais autntico da palavra". (Ansio Teixeira)

You might also like