You are on page 1of 2

Edio do dia 14/07/2011 14/07/2011 13h03 - Atualizado em 14/07/2011 14h13

Conhea os benefcios do azeite


Saiba qual a quantidade ideal para ser usada na salada, o tempo mximo de fritura dos alimentos e aprenda receitas de azeite aromatizado.
Cristiane LeiteBelo Horizonte
imprimir

Uma pesquisa da Universidade de Bordeaux, na Frana comprovou: usar regularmente o azeite no cardpio reduz em 41% o risco de derrames. Ele tambm controla o colesterol. "O azeite ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL), a baixar o ruim (LDL), ajuda a manter a presso e evitar problemas cardiovasculares e diabetes", diz a nutricionista Luciana Drumond. O ideal usar, no mximo, duas colheres de sopa por dia - cada uma tem 90 calorias. Quanto menor a acidez do azeite, maior o valor nutricional. O azeite extra virgem considerado o melhor, porque a primeira prensagem da azeitona, a frio, e vai ter acidez de no mximo 1%. Acompanhe o Jornal Hoje tambm pelo twitter e pelo facebook. A prensagem a frio e em menor quantidade mantm o aroma e ideal para preservar as propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento. Por isso, o virgem extra considerado inferior ao extra virgem. O virgem extra um azeite que tem a concentrao de acidez de 1% a 2% e vai ser a segunda prensagem da azeitona, que nem sempre pode ser a frio. Tanto o extra virgem como o virgem extra s podem ser usados em alimentos frios, como saladas. O chef Bruno Faro aconselha: Seque as folhas antes de temperar. gua e azeite no se misturam, porque o azeite vai descer e s a gua vai ficar presa na folha. A gente vai desperdiar azeite. Para ser usado no cozimento, o azeite precisa ter a acidez acima de 2%, como o virgem, mas a preparao precisa ser muito rpida. Ele no deve passar de um minuto e sempre em fogo baixo. Eu tenho aqui uma batata j pr-cozida, que eu vou s finalizar no azeite. A vantagem que o azeite bem mais saboroso do que o leo neutro, ensina o chef. A dica principal assim que mudar de cor, desligar o fogo. Para frituras use o refinado ou o puro. A acidez dele tem que ser acima de 3% e deve ser usado nas preparaes. A gente vai conseguir um bolinho mais saboroso, mais crocante por fora, porque no vai absorver tanto como no caso do leo de soja. Fica muito melhor, diz Bruno. Aprenda receitas para aromatizar o azeite, com dicas da nutricionista Andrezza Eufrzio. Azeite perfumado Ingredientes: - 1 ramo de manjerico fresco - Folhas de slvia fresca

- 1 colher de caf de organo - 1 ramo de alecrim fresco - 500ml de azeite extra virgem Modo de preparo: Num vidro prprio, coloque o manjerico, a slvia, o organo, o alecrim e complete o vidro com o azeite. Tampe bem - para oxidar o ar - e guarde em local escuro e fresco. Validade: 3 meses. Azeite especial da chef Ingredientes: - 3 dentes de alho fresco - 2 pimentas dedo de moa frescas - 3 folhas de louro - 1 galho de alecrim - 500 ml de azeite extra virgem Modo de preparo: Num vidro prprio, coloque os dentes de alho, o organo, a pimenta dedo de moa lavada e seca, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Validade: 3 meses. Azeite com alho frito Ingredientes: - 5 dentes de alho frito - 500 ml de azeite extra virgem Modo de preparo Num vidro prprio, coloque o alho frito escorrido e complete o vidro com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Validade: 3 meses. Azeite com trs pimentas Ingredientes: - 25g de pimenta do reino preta - 25g de pimenta do reino branca - 25g de pimenta do reino rosa - 500ml de azeite extra virgem Modo de preparo: Num vidro prprio, coloque os gros de pimenta e complete o vidro com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Validade: 3 meses. Dicas importantes: - Compre sempre o azeite com a fabricao mais recente. - Prefira os que vm em vidro, do que em latas. Vidro mais fcil de manter fechado e no oxida to fcil.

You might also like