You are on page 1of 8

TECIDO MUSCULAR

O tecido muscular constitudo por clulas alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrtil, denominadas fibras musculares. A capacidade de contrao das fibras que proporciona os movimentos dos membros, das vsceras e de outras estruturas do organismo. As clulas musculares tm nomes especficos para as suas estruturas. Assim, a mbrana plasmtica denominada sarcolema, enquanto o citoplasma chamado de sarcoplasma. Tipos de tecido muscular Tecido muscular liso -- constitudo por fibras fusiformes dotadas de um ncleo alongado e central. Essas fibras, de contrao lenta e involuntria, ocorrem organizando certos msculos, como os do tubo digestivo (esfago , estmago e intestino) e dos vasos sanguneos. Tecido muscular estriado esqueltico -- Fibras cilndricas, com centenas de ncleos perifricos, organizam os msculos esquelticos, que so assim denominados por se acharem ligados ao esqueleto atravs dos tendes. A contrao desse tipo de tecido rpida e voluntria, como acontece com o bceps e o trceps, msculos do brao. Fonte: www.brasilescola.com
TECIDO MUSCULAR

Fundamentos Tericos
O tecido muscular responsvel pela locomoo e pelos movimentos de vrias partes do corpo.

Esta funo realizada por clulas especializadas chamadas fibras musculares, as quais se contraem sob estimulao apropriada. Este sistema tem a capacidade de transformar energia qumica em mecnica atravs da quebra enzimtica do ATP. No corpo dos vertebrados h trs tipos de msculo, cuja classificao baseada no aspecto e localizao de seus constituintes celulares: liso, esqueltico e cardaco. Os trs tipos so constitudos por clulas assimtricas, ou fibras, com o longo eixo disposto em direo ao movimento.

MSCULO LISO
As fibras musculares lisas maduras so fusiformes, apresentam um nico ncleo de forma ovide e localizado centralmente na clula. O msculo liso tem origem mesenquimal e tambem conhecido como msculo involuntrio. encontrado nas paredes de vsceras ocas, paredes dos vasos sanguneos, grandes ductos de glndulas salivares compostas, vias areas e em pequenos feixes na derme. O sarcoplasma nos polos nucleares contm muitas mitocndrias, moderada quantidade de RER, um bem desenvolvido complexo de Golgi e incluses do tipo glicognio. Cada fibra produz sua prpria lmina externa que consiste de material rico em proteoglicanas e colgeno do tipo III. Apresenta tambem, uma extensa rede de filamentos delgados e espessos entrelaados. Os filamentos delgados so compostos por actina (com sua tropomiosina associada, porem sem troponina) e esto ancorados em corpos densos contendo ?-actinina associados membrana plasmtica, enquanto os filamentos espessos so compostos por miosina. Os filamentos correm, principalmente, de forma paralela ao longo eixo das fibras musculares, porem eles se sobrepem em vrios graus e se aderem uns aos outros fusionando-se s suas bainhas endomisiais. As bainhas so interrompidas por muitas junes do tipo gap, as quais transmitem as correntes inicas que iniciam a contrao. A proporo entre filamentos delgados e espessos no msculo liso de cerca de 12:1. Logo abaixo da membrana celular encontram-se estruturas denominadas cavolas, que podem representar um esparso retculo sarcoplasmtico. Essas vesculas podem ser importantes na liberao e seqestro de ons calcio. O mecanismo de contrao do msculo liso uma modificao do mecanismo dos filamentos deslizantes. No incio da contrao, os filamentos de miosina aparecem e os de actina so puxados em direo e por entre eles.

O deslizamento dos filamentos de actina aproxima os corpos densos levando ao encurtamento da clula. As fibras musculares individuais podem sofrer contraes peristlticas parciais. Durante o relaxamento, os filamentos de miosina diminuem em nmero, desintegrandose em componentes citoplasmticos solveis. As fibras musculares lisas so capazes de contrao espontnea que pode ser modulada pela inervao autnoma. Ambas as terminaes nervosas, simptica e parassimptica, esto presentes e exercem efeitos antagnicos. Em alguns rgos, a atividade contrtil aumentada pelos nervos colinrgicos e diminuda pelos nervos adrenrgicos, enquanto em outras ocorre o oposto.

MSCULO ESQUELTICO
A unidade do msculo esqueltico a fibra muscular, uma clula cilndrica, Multinucleada, no ramificada e de origem mesenquimal. Os ncleos achatados e localizados perifericamente, dispem-se logo abaixo do sarcolema; a maior parte das organelas e do sarcoplasma localizam-se prximos aos plos nucleares. O sarcoplasma contm muitas mitocndrias, grnulos de glicognio e uma protena ligadora de oxignio chamada mioglobina. As fibras musculares maduras no se dividem. Os msculos esquelticos apresentam, alm das fibras, um tecido conjuntivo de sustentao organizado sob a forma de epimsio, perimsio e endomsio. O tecido conjuntivo transmite a fora de contrao, contm fibras nervosas, vasos sanguneos, linfticos e so responsveis pela nutrio das fibras musculares, que se d por processo de difuso. Com a microscopia de luz, o msculo esqueltico exibe bandas de colorao claras e escuras, alternadas, que correm perpendicularmente ao longo eixo da fibra. As bandas escuras so conhecidas como Bandas A (anisotrpicas pela luz polarizada) e as bandas claras como Bandas I (isotrpicas pela luz polarizada). O centro de cada banda A ocupada por uma rea plida conhecida como Banda H, a qual cortada por uma delgada Linha M. Cada banda I cortada por uma linha escura chamada de Linha Z. A regio da miofibrila entre duas linhas Z sucessivas, conhecida por sarcmero, apresenta 2,5 ?m de comprimento e considerada como sendo a unidade contrtil das fibras musculares esquelticas. Ao nvel de microscopia eletrnica, o sarcolema se continua no interior da fibra muscular esqueltica por meio de numerosos tbulos T (tbulos transversos), que so longas invaginaes tubulares que se interpem pelas miofibrilas. Os tbulos T atravessam transversalmente a fibra e localizam-se, em mamferos, especificamente entre as bandas A e I. Estes tbulos ramificam-se e anastomosam-se mas, geralmente, permanecem num nico plano. Assim, cada sarcmero possui dois conjuntos de Tbulos T. Associados a este sistema de tbulos T, est o retculo

sarcoplasmtico, o qual mantido em ntimo contato com as bandas A e I como tambm, com os tbulos T. Esta estrutura armazena o clcio intracelular, forma uma rede em torno de cada miofibrila e se dispe sob a forma de cisternas terminais dilatadas a cada juno A-I. Assim, duas dessas cisternas esto sempre em ntima aposio a um tbulo T, formando uma trade, no qual o tbulo T flanqueado por duas cisternas. A organizao da fibra muscular esqueltica mostra filamentos contrteis dispostos longitudinalmente (miofilamentos) que so de dois tipos distintos. Os filamentos delgados contm actina juntamente com troponina e tropomiosina. Estas ltimas, so protenas que medeiam a regulao da contrao por meio dos ons Ca2+. O principal componente do filamento delgado a actina F, um polmero da actina G. Cada filamento delgado contm dois filamentos de actina F dispostos em dupla hlice. A tropomiosina uma longa cadeia polipeptdica enrolada sob a forma de dupla hlice que se localiza nos sulcos da dupla hlice de actina a cada intervalo de sete monmeros de actina G. A troponina um complexo de trs protenas globulares: TnT (troponina T), une cada complexo a um stio especfico na molcula de tropomiosina; TnC (troponina C) liga ons clcio e TnI (troponina I) que inibe a interao entre filamentos delgados e espessos. Os filamentos espessos contm miosina. A molcula de miosina formada por uma longa cadeia polipeptdica com a forma de um taco de golfe. Quando tratada pela papaina (uma enzima proteoltica), a molcula de miosina clivada em 2 peas num local prximo sua cabea. A pea que contm a maior parte do basto chamada de meromiosina leve; a cabea e parte do basto a ela associado conhecido por meromiosina pesada. A poro da cabea da meromiosina pesada tem um stio de ligao ao ATP e um stio de ligao actina, ambos necessrios para o processo de contrao. O mecanismo de contrao, de acordo com a hiptese dos filamentos deslizantes, iniciada quando o impulso nervoso carreado ao longo do axnio do neurnio motor pela chegada do impulso nervoso e a conseqente despolarizao da membrana prsinptica, que causa a fuso das vesculas sinpticas com a membrana pr-sinptica e exocitose da acetilcolina na fenda sinptica. A acetilcolina se liga aos seus receptores na membrana ps-sinptica, provocando a despolarizao do sarcolema, dos tbulos T e do retculo sarcoplasmtico. Esses eventos provocam a liberao de Ca2+ do retculo sarcoplasmtico para o sarcoplasma em torno das miofibrilas. O Ca2+ liga-se subunidade TnC da troponina modificando sua conformao. A mudana conformacional na troponina aprofunda a tropomiosima no sulco da actina e libera o seu stio ativo.

O ATP presente na cabea da miosina hidrolizado em ADP e Pi. O Pi liberado, resultando no somente no aumento da fora de ligao entre actina e miosina, mas tambm na alterao conformacional da cabea de miosina. O ADP tambm liberado e o filamento delgado puxado em direo ao centro do sarcmero (fra de contrao). Uma nova molcula de ATP se liga cabea de miosina levando a uma liberao da ponte entre actina e miosina.

MSCULO CARDACO
O msculo cardaco encontrado nas paredes do tubo cardaco embrionrio e no corao do adulto e derivado de uma massa restrita do mesnquima esplncnico. As fibras so longas, ramificadas e apresentam um ou dois ncleos localizados centralmente na clula. O sarcoplasma prximo aos polos nucleares contem muitas mitocndrias que localizamse em cadeias entre os miofilamentos e os grnulos de glicognio. A disposio dos miofilamentos forma estriaes semelhantes s do msculo esqueltico. O retculo sarcoplasmtico no msculo cardado menos organizado que o do msculo esqueltico. Os tbulos T cardacos ocorrem ao nvel da linha Z. Na maioria das clulas, os tbulos T se associam com uma cisterna nica e expandida do retculo sarcoplasmtico, formando dades ao invs de trades. As clulas musculares cardacas formam reas juncionais altamente especializadas nas extremidades celulares, conhecidas como discos intercalares. Na microscopia eletrnica, os discos exibem 3 componentes principais dispostos de forma escalariforme:

1) A fascia adherens
Rrepresenta a metade de uma linha Z na poro vertical (transversal) da escada. Sua ?actinina ancora os filamentos delgados dos sarcmeros terminais;

2) A macula adherens (desmossoma)


Evita o afastamento das fibras musculares cardacas durante a contrao;

3) As junes gap
Formam a poro horizontal (lateral) da escada. Elas favorecem o acoplamento eltrico entre fibras musculares cardacas adjacentes e transmitem o estmulo para a contrao de clula a clula. H dois tipos de fibras musculares cardacas. As fibras musculares cardacas atriais so pequenas e possuem menos tbulos T que as fibras ventriculares.

Elas contm pequenos grnulos com um precursor do fator natriurtico atrial, um hormnio secretado em resposta ao aumento do volume sanguneo e que atua sobre os rins causando perda de sdio e gua. As fibras musculares cardacas ventriculares so maiores, contm mais tbulos T e no apresentam grnulos. As fibras musculares cardacas se contraem espontaneamente com um ritmo intrnseco. O corao recebe inervao autnoma atravs de axnios que terminam prximos s fibras, mas nunca formam sinapses com as clulas musculares cardacas. Os estmulos autnomos no podem iniciar a contrao, mas podem acelerar ou retardar os batimentos intrnsecos. O estmulo que inicia a contrao gerado por um conjunto de clulas musculares cardacas especializadas localizadas no ndulo sinoatrial e conduzido por outras clulas especializadas denominadas clulas de Purkinje para outras clulas musculares cardacas. O estmulo passado entre clulas adjacentes atravs de junes gap que estabelecem uma continuidade inica entre fibras musculares cardacas e que permite que elas trabalhem juntas como se fossem um sinccio funcional. Fonte: www2.uerj.br
TECIDO MUSCULAR

Comparao entre os trs tipos de msculo


Caracterstica Estriado Esqueltico Multinucleado, ncleos alongados na periferia Estriado Cardaco Um ou dois ncleos centrais Liso

Ncleos

Um ncleo central No. Corpos densos e placas densas apoiam microfilamentos em rede no citoplasma. No expressa troponina

Sarcmeros

Sim

Sim

Clulas Morfologia das Clulas longas e ramificadas com Clulas fusiformes, sem Clulas cilndricas discos estriaes intercalares Citoesqueleto na contrao Sarcmeros, Actina-f, Tropomiosina, Sarcmeros, Actina-f, Tropomiosina, Actina-f, tropomiosina, Filamentos Intermedirios

Troponina, Miosina Inervao efetora Contrao

Troponina, Miosina

(Vimentina, Desmina) SN Autnomo Involuntria; lenta e vigorosa Pouco REL, mas no envolvido no armazenamento de Ca2+ Nenhum Calmodulina Cavolas

Motora somtica: SN Autnomo Placa Motora Voluntria, tudo ou nada Bem desenvolvido, com cisternas terminais Sim. Formao da TRADE Troponina C Involuntria, rtmica e espontnea Pouco definido Sim. Formao da DADE Troponina C

Retculo sacroplasmtico Tbulos T Ligao de Clcio Controle do Clcio Bainhas envoltrias

Calseqestrina nas cisternas Ca+2 extracelular terminais Epimsio, Perimsio, endomsio Endomsio e bainhas Discos intercalares ou estrias escalariformes (desmossomas e nexus ou junes comunicantes)

Endomsio

Junes celulares

Nenhuma

Nexus ou junes comunicantes

Distribuio

Musculatura associada ao esqueleto, lngua e parte anterior do esfago, Fuso muscular, rgos Tendinosos de Golgi

Corao

Parede de vasos sanguneos, vsceras, derme

Inervao sensorial (Ver O. dos Sentidos) Secreo

Aferentes SNA

Aferentes SNA Colgeno, elastina, fatores de crescimento, proteoglicanas e glicosaminoglicanas Sim Sim

Peptdeo Natriurtico Atrial Sim: Clulas satlite No No No

Regenerao Mitose Fonte: www.icb.ufmg.br

TECIDO MUSCULAR

O tecido muscular uma parte do corpo humano e caracterizado por sua contratibilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estmulos claros e utilizando o ATP como forma de energia. As clulas desse tecido so de origem mesodrmica, e sua diferenciao se d atravs da sntese de protenas especficas com uma organizao determinada, tais como os diferentes tipos de actinas, miosinas e protenas motoras filamentosas. Os tecidos musculares so diferenciados por suas caractersticas morfo-funcionais em Tecidos musculares estriados esqueltico e cardaco e Tecido Muscular Liso. Os tecidos estriados apresentam estriaes visveis em microscopia ptica, o que no existente no Tecido Muscular liso, cujas clulas, de formato fusiforme, se apresentam randomicamente dispostas. Os msculos esquelticos so voluntrios e de contrao rpida. So eles os msculos comuns geralmente envolvidos na locomoo ou no envolvimento de vsceras, como o Bceps Braquial ou o Deltide. O tecido estriado cardaco est na constituio do corao, a bomba propulsora do sistema circulatria humano. Esse tecido tem contrao rpida , involuntria e rtmica, possuindo clulas ramificadas que se associam por discos intercalares. O msculo liso est principalmente presente nas vsceras e tem contrao lenta e involuntria. Fonte: pt.wikipedia.org

You might also like