You are on page 1of 31

______________________________ * _______________________________

Instituto Superior Politcnico de Tete


Despacho n. /2010, do Director-Geral

Tornando-se necessrio regulamentar a organizao e o funcionamento geral do Instituto Superior Politcnico de Tete e em cumprimento do disposto no artigo 19 da Lei n. 27/2009, de 29 de Setembro, Lei do Ensino Superior, ao abrigo e nos termos das competncias que lhe so atribudas pela alnea g) do nmero 2 do artigo 11 do Estatuto do ISPT, aprovado pela Resoluo da Comisso Interministerial da Funo Pblica n.24/2010, de 30 de Julho, o Director-Geral do Instituto Superior Politcnico de Tete determina:
1. aprovado o Regulamento Geral Interno do ISPT em anexo presente deliberao e que dela faz parte integrante; 2. O Regulamento Geral Interno do ISPT entra em vigor 15 (quinze) dias aps a data da sua publicao;

Envie-se ao Ministro da Educao para os devidos efeitos nos termos do artigo 42 do Estatutos do Instituto Superior Politcnico de Tete.

O Director-Geral, __________________________ Doutor Bernardo Miguel Bene.

Regulamento Geral Interno do Instituto Superior Politcnico de Tete

CAPTULO I Das Disposies Gerais Artigo 1 (Objecto) O presente Regulamento tem por objecto o estabelecimento de normas e princpios de organizao e funcionamento do Instituto Superior Politcnico de Tete. Artigo 2 (mbito de Aplicao) O presente Regulamento aplica-se aos rgos, unidades orgnicas e comunidade do Instituto Superior Politcnico de Tete.

Artigo 3 (Princpios) Como instituio do ensino superior, e sem prejuzo dos demais princpios legalmente estabelecidos, o ISPT actua de acordo com os seguintes princpios: a) Democracia e respeito pelos direitos humanos; b) Igualdade e no discriminao; c) Valorizao dos ideais da ptria, cincia e humanidade; d) Liberdade de criao cultural, artstica, cientifica e tecnolgica; e) Participao no desenvolvimento econmico, cientifico, social e cultural do pas, da regio e do mundo; f) Autonomia administrativa e cientifico pedaggica; g) Descentralizao administrativa das unidades orgnicas.

CAPITULO II Condies de Acesso ao ISPT Artigo 4 (Processo de Admisso) 1. O ISPT, sendo uma instituio do ensino superior, condiciona o seu ingresso aprovao, num processo de admisso, ao qual so elegveis todos os indivduos nacionais e estrangeiros que tenham concludo o nvel mdio do ensino geral, tcnico-profissional ou equivalente, em reas relevantes para o curso a que pretendam candidatar-se. 2. O processo de admisso ao ISPT, poder incluir a realizao de um exame escrito, uma avaliao documental e podendo ser complementado por uma entrevista. 3. As condies gerais e os requisitos e critrios especficos de admisso, assim como as formas de apuramento, vagas disponveis e sua distribuio, local e perodo de realizao dos exames de admisso sero fixados em cada ano acadmico por Despacho do Director-Geral, na base do disposto em cada programa de estudo. 4. O Director-Geral poder autorizar a dispensa, parcial ou total, do previsto no nmero 2 do presente artigo, a candidatos abrangidos por acordos de cooperao firmados entre ISPT ou o Estado moambicano e outras instituies ou Estados. 5. O processo de admisso conduzido por uma Comisso de Exames de Admisso, nomeada anualmente pelo Director-Geral do ISPT, nos termos do Regulamento Acadmico Pedaggico do ISPT.

Artigo 5 (Matrcula) 1. A matrcula o acto pelo qual o candidato formaliza o seu ingresso ao ISPT mediante o pagamento da respectiva taxa e deste acto que emerge o vnculo jurdico entre o estudante e a instituio do qual resultam direitos e deveres para ambas as partes. 2. S os candidatos admitidos ao ISPT nos termos do artigo 4 do presente Regulamento, podem efectuar a respectiva matrcula com a observncia dos prazos fixados para o efeito pelo ISPT. 3. O candidato que aps a sua admisso ao ISPT no formalize a sua matrcula no ano correspondente, perde automaticamente o direito de ingressar ao ISPT e ser obrigado a submeter-se novamente ao processo normal de admisso, caso deseje ingressar no ISPT.

4. As vagas no preenchidas no perodo ordinrio das matrculas podero ser ocupadas pelos candidatos da lista de espera. 5. O estudante dever renovar a matrcula nos termos do calendrio anualmente fixado. 6. Os direitos e deveres decorrentes da matrcula constam do Regulamento Acadmico -pedaggico do ISPT.

Artigo 6 (Procedimento da matrcula) 1. A matrcula pode ser presencial ou mediante procurao notarial e realiza-se na Direco dos Servios Estudantis e Registo Acadmico. 2. Os documentos a apresentar no acto da matrcula encontrar-se-o referenciados nos anncios de abertura do processo de admisso. 3. A matrcula por si s no confere ao estudante o direito de frequentar os cursos ministrados no ISPT, sendo necessrio proceder inscrio nas disciplinas do curso ao qual o estudante tenha sido admitido, assim como cumprir outros requisitos e formalidades exigidos.

Artigo 7 (Inscrio em Disciplinas) 1. A inscrio o acto pelo qual o estudante se vincula a disciplinas do curso a que est admitido, mediante o pagamento das respectivas taxas de inscrio e propina. 2. O no cumprimento do disposto na alnea anterior implica a anulao da matrcula. 3. O estudante s pode fazer a inscrio a disciplinas de, no mximo, dois anos consecutivos para cada grau acadmico. 4. Se o estudante pretender inscrever-se em disciplinas de mais do que um ano do plano de estudos, dever obrigatoriamente se inscrever primeiro em todas as disciplinas que tiver por fazer do ano mais atrasado. 5. A inscrio realiza-se durante o perodo estabelecido anualmente no calendrio acadmico. 6. A inscrio s vlida com a existncia de uma matrcula vlida. 7. O estudante deve inscrever-se apenas ao nmero de disciplinas oferecidas para cada ano do plano de estudos do Grau Acadmico em que estiver inscrito, sem prejuzo do disposto no nmero 3 e 4 do presente artigo.

CAPITULO III Sistema Orgnico SECO I Dos rgos

Artigo 8 (rgos) A direco e gesto do ISPT so exercidas pelos seguintes rgos: a) Conselho de Representantes; b) Director-Geral; c) Conselho Administrativo e de Gesto; d) Conselho Tcnico e de Qualidade.

SECO II Do Conselho de Representantes Artigo 9 (Composio do Conselho de Representantes) O Conselho de Representantes a estrutura superior de direco do ISPT e tem a seguinte composio: a) Presidente do Conselho de Representantes; b) Director Geral; c) Directores das Divises; d) Directores dos Centros de Investigao Cientfica; e) Directores dos Servios Centrais; f) Dois representantes do Corpo Docente; g) Um representante do Corpo Tcnico-Administrativo; h) Um representante do Corpo Discente; i) Seis representantes da sociedade civil local e regional, dos quais pelo menos quatro so provenientes da comunidade empresarial e das organizaes profissionais dos sectores directamente ligados s reas de ensino e formao ministradas no ISPT; j) Um representante do Governo Provincial local indicado pelo respectivo Governador da Provncia; 5

k) Um representante do Ministrio que superintende o sector do ensino superior indicado pelo respectivo Ministro.

Artigo 10 (Designao dos Representantes da Sociedade Civil) 1. O Director-Geral convidar a sociedade civil a eleger seis membros para o Conselho de Representantes. 2. As normas e procedimentos para a designao dos representantes da sociedade civil para o Conselho de representantes constam do regimento do Conselho de Representantes.

Artigo 11 (Designao de Representantes dos Corpos Docente, Tcnico Administrativo e Discente) Os representantes dos corpos docente, tcnico-administrativo e discente so eleitos em Assembleias-Gerais respectivas, especificamente formadas para o efeito, as quais so convocadas e presididas pelo Director-Geral.

Artigo 12 (Tomada de Posse e Mandato dos Membros do Conselho de Representantes) 1. O Presidente do Conselho de Representantes do ISPT eleito toma posse perante o Ministro que superintende o sector do ensino superior na presena dos restantes membros do rgo. 2. O Director Geral toma posse perante o Presidente do Conselho de representantes na presena dos restantes membros do rgo. 3. Os restantes membros do Conselho de Representantes tomam posse perante o Director Geral do ISPT; 4. A durao do mandato dos membros do Conselho de Representantes do ISPT de cinco anos.

Artigo 13 (Eleio do Presidente do Conselho de Representantes)

1. No prazo de quinze dias aps a composio do Conselho de Representantes, o Director-Geral do ISPT convoca e preside a reunio que elege, dentre os membros do Conselho de Representantes, o seu Presidente. 2. O Director-Geral do ISPT solicitar para integrar a Mesa da Reunio os membros do Conselho de Representantes de maior e menor idade. 3. O processo de votao inicia com o depsito das candidaturas junto da Mesa da Reunio, seguido do anncio e apresentao dos respectivos concorrentes. 4. O presidente da mesa concedera cinco minutos a cada concorrente para, querendo, fazer pronunciamentos, incluindo desistncias ou reafirmao da candidatura. 5. O processo de votao obedece ao sistema de escrutnio secreto e considera-se eleito o concorrente que obtiver ao nmero de votos favorveis superior ao de outros concorrentes. 6. A acta da Reunio que elege o Presidente do Conselho de Representantes assinada pelo Presidente da Mesa da Reunio e todos os membros presentes do Conselho de Representante e enviada, no prazo de quinze dias, aps a realizao da reunio ao Ministro que superintende o sector do ensino superior para homologao.

Artigo 14 (Incompatibilidades) Os cargos de Presidente do Conselho de Representantes e de Director-Geral so incompatveis entre si.

Artigo 15 (Convidados ao Conselho de Representantes) 1. O Presidente do Conselho de Representantes pode convidar a participar nas suas reunies, individualidades cuja presena seja considerada vantajosa para anlise dos assuntos em apreciao. 2. Os Directores Gerais Adjuntos so convidados permanentes do Conselho de Representantes. 3. Os convidados mencionados nos nmeros anteriores intervm nas discusses dos temas agendados mas no tm direito a voto.

Artigo 16 (Reunies do Conselho de Representantes)

1. O Conselho de Representantes rene-se, ordinariamente, de seis em seis meses, e, extraordinariamente sempre que for solicitado pelo respectivo presidente ou, pelos menos, por um tero dos seus membros. 2. As reunies ordinrias do Conselho de Representantes tm lugar durante a segunda quinzena dos meses de Fevereiro e Julho de cada ano. 3. As reunies do Conselho de Representantes so convocadas pelo respectivo presidente. Artigo 17 (Agenda de Trabalhos) 1. As agendas de trabalho das reunies ordinrias so estabelecidas pelo Presidente do Conselho de Representantes do ISPT, na qual dever incluir os assuntos que para esse fim lhe forem propostos por qualquer membro, desde que sejam da competncia do Conselho de Representantes e apresentados, por escrito, com a antecedncia mnima de cinco dias sobre a data da reunio. 2. O presidente, antes do incio da discusso da agenda prestar ao Conselho as informaes que julgar pertinentes. 3. Na fixao da agenda o Presidente do Conselho de Representantes auscultar os restantes rgos de Direco e gesto e unidades orgnicas do ISPT.

Artigo 18 (Objecto das Deliberaes) S podem ser objecto de deliberao os assuntos includos na agenda de trabalhos da reunio, salvo se, tratando-se de reunio ordinria, pelo menos dois teros dos membros reconhecerem urgncia de deliberao sobre outros assuntos no includos na agenda.

Artigo 19 (Qurum) 1. O Conselho de Representantes s pode deliberar achando-se presentes pelo menos mais de metade dos seus membros, salvo no caso da reunio que elege o seu Presidente em que s delibera achando-se presente pelo menos mais de oitenta e cinco por cento dos seus membros. 2. Caso se verifique atraso no incio ou continuao dos trabalhos por um perodo superior a trinta minutos devido a falta de qurum, o Presidente

declarar a falta de qurum e proceder marcao de uma outra data para a reunio. 3. Persistindo a falta de qurum realiza-se com os membros presentes e as suas deliberaes consideram-se vlidas. Artigo 20 (Forma de Votao) 1. A votao por escrutnio secreto. 2. A votao por escrutnio secreto realiza-se mediante o preenchimento do boletim de voto, que depositado na urna. 3. A cada membro corresponde um voto devendo todos os membros presentes votar, no se admitindo voto por procurao ou por correspondncia. 4. Em caso de empate, o presidente tem voto de qualidade.

Artigo 21 (Maioria Exigvel nas Deliberaes) 1. As deliberaes do Conselho de Representantes relacionadas com as matrias previstas nas alneas, c), d), e), f) e g) do n. 2 do Artigo 10 dos Estatutos do ISPT so tomadas por maioria absoluta atravs de escrutnio secreto. 2. Nos casos previstos na alnea a) e b) do n. 2 do Artigo 10 dos Estatutos do ISPT as deliberaes, so tomadas por uma maioria qualificada de mais de dois teros dos membros presentes atravs de escrutnio secreto. 3. Nos demais assuntos, as deliberaes podem ser tomadas por consenso ou por maioria absoluta atravs do escrutnio secreto.

Artigo 22 (Acta e Publicidade das Deliberaes) 1. De cada reunio ser lavrada acta, que conter, para alm de outros elementos prprios deste tipo de documentos, um resumo de tudo o que nela tiver ocorrido, indicando, nomeadamente, a data e o local de reunio, os membros presentes, os assuntos apreciados, as deliberaes tomadas e a forma e o resultado das respectivas votaes. 2. As actas so lavradas pelo Secretariado do Conselho de Representantes e postas aprovao e assinatura de todos os membros nos quinze dias subsequentes ao encontro.

3. At ao fim do encontro os membros do Conselho de Representantes podem manifestar a sua inteno de fazer constar da acta uma declarao escrita ou o seu voto de vencido. 4. Os membros do Conselho de Representantes podem ainda fazer registar em acta o resumo das intervenes por si feitas em relao a um determinado assunto, para o que tero de entregar esse resumo devidamente escrito ao Secretariado do Conselho de Representantes entendendo-se, no entanto, que esse registo no vincula os restantes membros aceitao ou confirmao do que nele expresso. 5. As actas das reunies do Conselho de Representantes so documentos pblicos e devem estar disponveis para todos quanto delas se interessem, em particular por parte dos membros da Comunidade do Politcnico.

Artigo 23 (Deveres dos Membros do Conselho de Representantes) Sem prejuzo de outros deveres legalmente estabelecidos, os membros do Conselho de Representantes tm, especialmente, os seguintes deveres: a) Comparecer e participar assdua e pontualmente s reunies do Conselho de Representantes; b) Exercer o direito de voto; c) Conhecer e respeitar as normas que regem a organizao e o funcionamento do ISPT e o Regimento do Conselho de Representantes; d) Salvaguardar e defender os interesses do ISPT; e) No usar para fins de interesse prprio ou alheios ao ISPT, as informaes ou documentos a que tenham acesso no exerccio das suas funes; f) No utilizar para benefcio prprio ou alheio, equipamentos ou instalaes a que tenham acesso em virtude do exerccio das suas funes; g) Denunciar ou participar, junto das autoridades competentes, as infraces de que tenham conhecimento.

Artigo 24 (Direitos dos Membros do Conselho de Representantes) 1. Sem prejuzo de outros direitos legalmente estabelecidos, os membros do Conselho de Representantes tm, especialmente, os seguintes direitos: a) Exercer o direito de voto; b) Participar nas reunies do Conselho de Representantes; c) Pronunciar-se, antes da agenda dos trabalhos, em relao a assuntos por si considerados de interesse para a vida do Politcnico e que no constem da agenda; d) Ter livre acesso e circulao nas instalaes do ISPT, sem prejuzo das regras sobre o normal funcionamento dos servios;

10

e) Ter acesso aos documentos, arquivos, informaes e dados pertinentes para o bom desempenho das suas funes, com autorizao do Director Geral; f) Ter um carto especial de identificao; g) Ser pago o transporte, seguro de viagem e ajudas de custos quando se desloquem em misso do Politcnico. 2. Para efeitos do nmero anterior, o valor das ajudas de custos, para os membros do Conselho de Representantes que no sejam funcionrios ou agentes do Estado ser o equivalente praticado na Funo Publica na categoria de um Assistente universitrio de acordo com a legislao vigente em relao as ajudas de custo.

Artigo 25 (Responsabilidade e Procedimento Disciplinar) 1. Os membros do Conselho de Representantes do ISPT so disciplinarmente responsveis pelos actos e omisses que praticarem no exerccio das suas funes, sem prejuzo da responsabilidade criminal ou civil que possa igualmente da decorrer. 2. A aplicao de qualquer medida disciplinar carece de participao escrita da ocorrncia no prazo de setenta e duas horas aps o conhecimento do acto ao Conselho de Representantes. 3. A participao pode ser feita por qualquer membro do Conselho de Representantes que tenha conhecimento da prtica do acto. 4. Para a instruo do processo ser formada uma comisso de inqurito composta por trs elementos eleitos dentre os membros do Conselho de Representantes, exercendo um deles a funo de relator. 5. O Conselho de Representantes indicar o prazo de que a comisso dispe para a concluso do processo que dever ser submetido para sua deliberao final. 6. Havendo voto vencido na elaborao do Relatrio Final do Processo Disciplinar, as declaraes de voto vencido sero juntadas ao relatrio. 7. Caso se decida pela excluso do membro a quem foi instaurado o processo disciplinar, caber ao Ministro que superintende o ensino superior homologar a referida deciso. 8. Havendo homologao da deliberao submetida nos termos do nmero anterior, o Conselho de Representantes solicitar ao rgo, entidade, organizao ou corpo competente, nos termos dos artigos 10 e 11 do presente Regulamento, a substituio do seu representante no Conselho de Representante do ISPT.

Artigo 26

11

(Regimento do Conselho de Representantes) O Conselho de Representantes dever elaborar, no prazo de 90 dias contados a partir da tomada de posse dos seus membros, o respectivo Regimento no qual fixada a sua organizao e funcionamento.

SECO III Do Director-Geral Artigo 27 (Director-Geral) 1. O Politcnico dirigido por um Director-Geral, coadjuvado por dois Directores-Gerais Adjuntos, nomeados pelo Primeiro-Ministro, sob proposta do Conselho de Representantes. 2. O Director-Geral do ISPT dirige, orienta e coordena as actividades e servios da instituio e representa o Politcnico em juzo e fora dele. 3. So elegveis ao cargo de Director-Geral e de Directores-Gerais Adjuntos, os membros do corpo docente, Directores das unidades orgnicas ou individualidades com reconhecido mrito e experincia na vida acadmica, com Grau de Doutor. 4. O mandato do Director-Geral e dos Directores-Gerais Adjuntos de cinco anos, renovvel apenas uma vez.

SECO IV Do Conselho Administrativo e de Gesto Artigo 28 (Conselho Administrativo e de Gesto) O Conselho Administrativo e de Gesto o rgo de deciso sobre assuntos especficos de administrao e gesto acadmica, econmica, patrimonial e financeira, garantindo a harmonizao do funcionamento das unidades orgnicas do Politcnico. Artigo 29 (Composio)

12

Compem o Conselho Administrativo e de Gesto: a) Director-Geral; b) Directores-Gerais Adjuntos; c) Directores das Divises; d) Directores dos Centros de Investigao Cientfica; e) Directores dos Cursos; f) Directores dos Servios Centrais.

Artigo 30 (Reunies) O Conselho Administrativo e de Gesto convocado e presidido pelo DirectorGeral e rene-se ordinariamente na primeira semana de cada ms ou, extraordinariamente sempre que necessrio.

Artigo 31 (Agenda de Trabalhos das Reunies) 1. A agenda de trabalhos das reunies ordinrias estabelecida pelo Director Geral, na qual devera incluir os assuntos que para esse fim lhe forem propostos por qualquer membro, desde que sejam da competncia do Conselho Administrativo e de Gesto e apresentados, por escrito, com a antecedncia mnima de cinco dias sobre a data da reunio. 2. O Director Geral, antes do incio da discusso da agenda prestar ao Conselho as informaes que julgar pertinentes.

Artigo 32 (Objecto das Deliberaes) S podem ser objecto de deliberao os assuntos includos na agenda de trabalhos da reunio, salvo se, tratando-se de reunio ordinria, pelo menos dois teros dos membros reconhecerem urgncia de deliberao sobre outros assuntos.

Artigo 33 (Deciso) As decises do Conselho Administrativo e de Gesto so tomadas por consenso.

Artigo 34

13

(Actas) 1. A acta de cada reunio, para alm de outros elementos prprios desta natureza de documentos, deve conter as presenas, agenda, o sumrio dos assuntos tratados, as decises tomadas e as declaraes de voto, e assinada por todos os membros presentes. A elaborao das actas fica a cargo da Direco de Administrao e Finanas

2.

SECO V Do Conselho Tcnico e de Qualidade Artigo 35 (Conselho Tcnico e de Qualidade) O Conselho Tcnico e de Qualidade o rgo de consulta do Conselho de Representantes, do Director-Geral e do Conselho Administrativo e de Gesto sobre a qualidade do processo de ensino aprendizagem, de formao e dos processos tcnicos e tecnolgicos que tm lugar no Politcnico.

Artigo 36 (Composio e Mandato)

1. O Conselho Tcnico e de Qualidade composto por trs a cinco membros do corpo docente e de investigadores do Politcnico, designados pelo Director Geral de entre os docentes e investigadores mais qualificados e de reconhecido mrito e elevada experincia em servio no Politcnico. 2. O mandato dos membros do Conselho Tcnico e de Qualidade de cinco anos renovvel apenas um vez.

Artigo 37 (Reunies) 1. O Conselho Tcnico e de Qualidade rene-se na primeira semana de cada ms e sempre que for necessrio.

14

2. As reunies do Conselho Tcnico e de Qualidade so dirigidas por um Presidente eleito pelos seus pares.

CAPTULO IV Unidades Orgnicas e suas Funes SECCAO I (Da Estrutura Orgnica) Artigo 38 (Estrutura) As Unidades Orgnicas tm a seguinte estrutura: a) Diviso; b) Centro de Investigao Cientfica; c) Servios Centrais; d) Gabinete do Director Geral.

SECO II Das Divises Artigo 39 (Diviso) 1. A Diviso uma unidade orgnica, que corresponde ao ncleo central de estruturao e organizao da actividade de estudo e formao profissional. 2. A Diviso organiza-se em Cursos e dirigida por um Director eleito por um colgio eleitoral constitudo pelo corpo de docentes e investigadores em servio na Diviso Acadmica no qual podem concorrer, no mximo, trs candidatos. 3. Os Cursos referidos no nmero anterior so dirigidos por um Director, nomeado pelo Director-Geral sob proposta do Director da Diviso.

15

4. Os Cursos referidos no nmero anterior organizam-se em Departamento e so dirigidos por um Chefe de Departamento, nomeado pelo Director-Geral, sob proposta do Director da Diviso. 5. O Director de Diviso eleito nomeado pelo Director-Geral em Comisso de Servio.

Artigo 40 (Tipos de Diviso) O politcnico funciona com as seguintes divises: a) Diviso de Engenharia; b) Diviso de Economia e Gesto. . Artigo 41 (Diviso de Engenharia) A Diviso de Engenharia integra os seguintes cursos: a) Curso de Engenharia de Minas; b) Curso de Engenharia Informtica; c) Curso de Engenharia Civil;

Artigo 42 (Curso de Engenharia de Minas) O Curso de Engenharia de Minas integra os seguintes Departamentos: a) Departamento de Minas; b) Departamento de Processamento mineral; c) Departamento de Topografia mineira;

Artigo 43 (Curso de Engenharia Informtica) O Curso de Engenharia Informtica integra os seguintes Departamentos: a) Departamento de Administrao de Sistemas; b) Departamento de Telecomunicaes.

Artigo 44 (Curso de Engenharia Civil)

16

O Curso de Engenharia Civil integra os seguintes Departamentos: a) Departamento de Estradas e Pontes; b) Departamento de Construes e Edifcios; c) Departamento de Hidrulica e Saneamento.

Artigo 45 (Diviso de Economia e Gesto) A Diviso de Economia e Gesto integra os seguintes cursos: a) Curso de Contabilidade e Auditoria; b) Curso de Economia. Artigo 46 (Curso de Contabilidade e Auditoria) O Curso de Contabilidade e Auditoria integra os seguintes Departamentos: a) Departamento de Contabilidade e Auditoria b) Departamento de Contabilidade e Gesto c) Departamento de Contabilidade e Administrao Pblica;

Artigo 47 (Curso de Economia) O Curso de Economia integra os seguintes Departamentos: a) Departamento de economia; b) Departamento de Informtica de Gesto; c) Departamento de Gesto de Empresas.

SECO III Do Centro de Investigao Cientifica Artigo 48 (Centro de Investigao Cientfica) 1. O Centro de Investigao Cientfica uma unidade orgnica que se dedica a pesquisa, desenvolvimento de experincias e integrao das actividades produtivas desenvolvidas. 2. O Centro de Investigao Cientfica dirigido por um Director, nomeado pelo Director Geral.

17

Artigo 49 (Tipos de Centros) 1. O Politcnico funciona com os seguintes Centros de Investigao Cientfica: a) Centro de Investigao Cientifica de Incubao de Empresas; b) Centro de Investigao Cientfica de Recursos Tcnicos e Tecnolgicos. 2. Os Centros organizam-se em Departamentos, os quais so dirigidos por um Chefe de Departamento central nomeado pelo Director Geral.

Artigo 50 (Centro de Investigao Cientifica de Incubao de Empresas) O Centro de Investigao Cientifica de Incubao de Empresas tem as seguintes funes: a) Servir de ponte entre os conhecimentos e habilidades adquiridas pelos formandos e a vida social orientada para o auto-emprego e a participao na actividade econmicas e na produo da riqueza; b) Prestar aos formandos, comunidade empresarial local, bem como da regio em que o Politcnico se localiza, o apoio no estudo e concepo, angariao de financiamentos, implementao de iniciativas empresariais e de negcios ligados com os conhecimentos e habilidades por eles adquiridos.

Artigo 51 (Estrutura do Centro de Investigao Cientfica Incubao de Empresas)

O Centro de Investigao Cientfica Incubao de Empresas comporta os seguintes Departamentos: a) Departamento de Desenvolvimento Empresarial; b) Departamento de Consultoria.

Artigo 52

18

(Departamento de Desenvolvimento Empresarial)

1. O Departamento de Desenvolvimento Empresarial responsvel: a) Pelo ensino aprendizagem terico e prtico de competncias e habilidades sobre a gerao e gesto de negcios, marketing, estudos de viabilidade, financiamento e de outras competncias e habilidades afins e pela pesquisa e prospeco de oportunidades de negcios e emprego. b) Pelo aconselhamento, assistncia e assessoria aos empreendedores na gesto do seu negcio mediante acordos preestabelecidos entre as partes. c) Pela sistematizao e divulgao da informao sobre oportunidades de negcios e emprego. 2. O Departamento de Desenvolvimento Empresarial dispe de um programa de estudos prprios e no fim de cada ciclo de formao emite para os formandos um Certificado. 3. Tratando-se de estudantes do ISPT, o Programa de formao indicar a modalidade e o regime em que o estudante frequentar os cursos ministrados pelo Departamento.

Artigo 53 (Departamento de Consultoria) O Departamento de Consultoria, responsvel: a) Pela prestao de servios de consultoria, elaborao de estudos e projectos. b) Pela divulgao das actividades da Incubadora junto dos potenciais parceiros.

Artigo 54 (Centro de Investigao Cientfica de Recursos Tcnicos e Tecnolgicos) O Centro de Investigao Cientfica de Recursos Tcnicos e Tecnolgicos tem as seguintes funes: a) Desenvolver as actividades viradas para a investigao, a experimentao mineira, a extenso, a prestao de servios ao Politcnico e s comunidades locais; 19

b) Propiciar a colaborao e integrao das actividades desenvolvidas pelas diferentes unidades orgnicas da instituio.

Artigo 55 (Estrutura do Centro de Investigao Cientfica de Recursos Tcnicos e Tecnolgicos) O Centro de Investigao Cientfica de Recursos Tcnicos e Tecnolgicos comporta os seguintes Departamentos: a) Departamento de Tecnologias de Informao e Comunicao ; b) Departamento de Comunicao e Lnguas; c) Departamento de Prticas Profissionais.

Artigo 56 (Departamento de Tecnologias de Informao e Comunicao) Compete ao Departamento de Tecnologias de Informao e Comunicao: a) Assistir a todas as unidades orgnicas e servios do Politcnico no ensino e prticas de tecnologia de informao e comunicao. b) Prestar assistncia tcnica em tecnologias de informao e comunicao; c) Prestar servios informticos ao pblico interessado e s comunidades locais no mbito da extenso do ISPT.

Artigo 57 (Departamento de Comunicao e Lnguas) Compete ao Departamento de Comunicao e Lnguas: a) Assistir a todas as unidades orgnicas e servios do Politcnico no ensino de tcnicas de comunicao e lnguas; b) Prestar servios de ensino de tcnicas de comunicao e lnguas ao pblico interessado e s comunidades locais no mbito da extenso do ISPT. Artigo 58

20

(Departamento de Prticas Profissionais) Compete ao Departamento de Prticas Profissionais, nomeadamente: a) Planificar as actividades das prticas profissionais; b) Assegurar a operacionalizao dos estgios, das prticas tcnico - laborais; c) Assegurar a gesto do estaleiro do ISPT; d) Servir todas as unidades orgnicas do Politcnico e prestar tambm servios ao pblico interessado e as comunidades locais no mbito da extenso do ISPT.

SECO IV Dos Servios Centrais Artigo 59 (Servios Centrais) 1. No Politcnico funcionam os seguintes servios centrais: a) Direco de Servios Sociais; b) Direco de Servios Estudantis e Registo Acadmico; c) Direco de Servios de Administrao e Finanas. 2. Os Servios Centrais so dirigidos por um Director de Servios Centrais, nomeado pelo Director-Geral. 3. Os Servios Centrais organizam-se em Departamentos Centrais, os quais so dirigidos por um Chefe de Departamento Central nomeado pelo DirectorGeral.

Artigo 60 (Direco de Servios Sociais) A Direco de Servios Sociais tem as seguintes funes: a) Assistir os rgos e outros servios na formulao das polticas de apoio social dos Estudantes; b) Assegurar uma adequada prestao de servios sociais aos estudantes. Artigo 61 (Estrutura da Direco dos Servios Sociais)

21

1. A Direco de Servios Sociais comporta o Departamento de Assuntos Sociais, ao qual compete, nomeadamente: a) Assistir os rgos e outros servios competentes do ISPT na formulao da poltica de apoio social dos Estudantes, incluindo a respectiva estratgias de implementao; b) Ocupar-se, no que concerne ao ISPT, das questes ligadas s bolsas e residncias dos estudantes, assim como de outros espaos afins como os destinados ao lazer e s actividades culturais e desportivas; c) Apoiar a capacitao e fortalecimento do corpo de Estudante e as outras formas de organizao e composio de interesses dos estudantes; d) Participar, em coordenao com outros servios, nos programas e aces que visem a preservao e melhoria da condio do estudante, incluindo a sade, higiene e ambiente; 2. O Departamento de assuntos sociais integra as seguintes reparties: a) Repartio de Desporto e Recreao; b) Repartio de Bolsas de Estudo; c) Repartio de Aconselhamento Estudantil.

Artigo 62 (Direco de Servios Estudantis e Registo Acadmico) A Direco de Servios Estudantis e Registo Acadmico tem as seguintes funes: a) Planificar e coordenar todas as actividades pedaggicas de investigao cientfica e de extenso; b) Monitorar e supervisionar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas diferentes reas. Artigo 63 (Estrutura da Direco de Servios Estudantis e Registo Acadmico)

22

1. A Direco de Servios Estudantis e Registo Acadmico comporta os seguintes departamentos: a) Departamento do Registo Acadmico; b) Departamento dos Servios Bibliotecrios; c) Departamento de Planificao, Monitoria e avaliao. Artigo 64 (Departamento do Registo Acadmico) Compete ao Departamento de Registo Acadmico, nomeadamente: a) Implementar o servio de matrcula, registo e arquivo relativo situao e desempenho acadmico e disciplinar dos estudantes; b) Gerir o processo de exames de admisso ao ISPT; c) Passar as declaraes, certides e outros documentos afins; d) Colectar e encaminhar aos servios competentes as taxas de pagamentos de propinas, inscries e outras; e) Assistir na elaborao das actas de exames e outras avaliaes; f) Criar e manter um banco de dados de natureza qualitativa e quantitativa sobre os estudantes, incluindo o registo estatstico geral do ISPT.

Artigo 65 (Departamento dos Servios Bibliotecrios) Compete ao Departamento dos Servios Bibliotecrios, nomeadamente: a) Catalogar todas as publicaes recebidas, de acordo com as normas nacionais e internacionais aplicveis e em uso nos servios de documentao, inserindo as respectivas referencias na base de dados bibliogrficos do politcnico; b) Assegurar o emprstimo de publicaes conforme as condies estipuladas no respectivo regulamento; c) Criar, desenvolver e disponibilizar aos utilizadores os meios necessrios para a pesquisa e acesso aos recursos informativos de carcter cientfico, tcnico e cultural disponveis no Politcnico;

23

d) Proceder a seleco, anlise e difuso de informao de interesse para os utentes; e) Realizar aces de formao e sensibilizao de utilizadores e disponibilizar guias de orientao para utilizao de recursos disponibilizados f) Proceder conservao e restauro das obras danificadas.

Artigo 66 (Departamento de planificao, monitoria e avaliao) Compete ao Departamento de planificao, monitoria e avaliao: a) Planificar actividades acadmicas, ingressos e novos cursos; b) Elaborar o calendrio acadmico; c) Produzir uma base de dados do corpo docente; d) Produzir estatsticas de avaliao de desempenho acadmico e um relatrio anual das actividades acadmicas; e) Assegurar a aplicao dos currculos; f) Garantir a produo de programas analticos; g) Assegurar a aplicao correcta do Regulamento acadmico pedaggico; h) Fazer estudos dos resultados apresentados e produzir apreciaes prticas de aspectos a melhorar no exerccio acadmico; i) Assegurar o funcionamento da Comisso Cientifica.

Artigo 67 (Direco de Servios Centrais de Administrao e Finanas) A Direco de Servios Centrais de Administrao e Finanas tem as seguintes funes: a) Elaborar a proposta do plano de actividades e oramento; b) Implementar as polticas de Administrao Financeira e Contabilista;

24

c) Pronunciar sobre a aplicao das normas vigentes no mbito da gesto financeira, administrativa e patrimonial; d) Apreciar o processo de distribuio harmoniosa dos recursos materiais e financeiros; e) Apreciar o relatrio sobre a utilizao, manuteno e conservao dos bens patrimoniais da instituio; f) Assegurar o cumprimento do EGFAE e demais legislao aplicvel aos funcionrios e agentes do Estado; g) Planificar, controlar e implementar normas de gesto de recursos humanos de acordo com as polticas e planos do governo; h) Gerir o quadro de pessoal propondo a admisso, promoo, progresso, avaliao de desempenho, e aposentao do pessoal de acordo com as normas definidas pelos rgos competentes; i) Organizar, controlar e manter actualizado o e-SIP do sector de acordo com as orientaes e normas definidas pelos rgos competentes; j) Implementar e controlar a poltica de desenvolvimento de recursos humanos do sector; k) Planificar, coordenar e assegurar as aces de formao e capacitao profissional dos funcionrios e agentes do Estado dentro e fora do pas; l) Coordenar as actividades no mbito das Estratgias do HIV e SIDA, Gnero e pessoa portadora de deficincia; m) Preparar, quando necessrio, actos administrativos e instruir processos referentes aos funcionrios e agentes do Estado; n) Gerir o sistema de remuneraes e benefcios dos funcionrios e agentes do Estado; o) Exercer as demais funes que lhes sejam superiormente determinadas nos termos do presente estatuto e demais legislao aplicvel.

Artigo 68

25

(Estrutura da Direco de Servios Centrais de Administrao e Finanas) A Direco de Servios Centrais de Administrao e Finanas comporta os seguintes Departamentos: a) Departamento de Planificao e Oramentos; b) Departamento de Finanas; c) Departamento de Auditoria Interna; d) Departamento de Recursos Humanos.

Artigo 69 (Departamento de Planificao e Oramento) 1. Compete ao Departamento de Planificao e Oramento, nomeadamente: a) Elaborar a proposta do plano de actividades e oramento; b) Elaborar relatrios de balano da implementao do plano e oramento; c) Elaborar planos de desenvolvimento institucional e seus relatrios; d) Exercer as demais funes que lhes sejam superiormente determinadas nos termos do presente estatuto e demais legislao aplicvel. 2. O Departamento de Planificao e Oramentos integra as seguintes reparties: a) Repartio de Planificao; b) Repartio de Oramento.

Artigo 70 (Departamento de Finanas) 1. Compete ao Departamento de Finanas, nomeadamente: a) Implementar as polticas de Administrao Financeira e Contabilista; b) Pronunciar sobre a aplicao das normas vigentes no mbito da gesto financeira, administrativa e patrimonial; c) Apreciar o processo de distribuio harmoniosa dos recursos materiais e financeiros; d) Apreciar o relatrio sobre a utilizao, manuteno e conservao dos bens patrimoniais da instituio; e) Exercer as demais funes que lhes sejam superiormente determinadas nos termos do presente estatuto e demais legislao aplicvel. 2. O Departamento de Finanas integra as seguintes reparties: 26

a) Repartio de Contabilidade; b) Repartio de Finanas; c) Repartio de patrimnio.

Artigo 71 (Departamento de Auditoria Interna) 1. Compete ao Departamento de Auditoria Interna, nomeadamente: a) Fiscalizar a correcta utilizao dos recursos do politcnico e a exactido e fidelidade dos dados contabilsticos; b) Garantir atravs da fiscalizao a uniformizao da aplicao das regras e mtodos contabilsticos; c) Verificar o cumprimento das normas legais e procedimentos aplicveis; d) Pronunciar sobre a aplicao das normas vigentes no mbito da gesto financeira, administrativa e patrimonial.

2. O Departamento de auditoria Interna presta contas directamente ao Director Geral. 3. O Departamento de auditoria interna estrutura-se nas seguintes reparties: a) Auditoria administrativa; b) Auditoria financeira. Artigo 72 (Departamento de Recursos Humanos) 1. Compete ao Departamento de Recursos Humanos, nomeadamente: a) Assegurar o cumprimento do EGFAE e demais legislao aplicvel aos funcionrios e agentes do Estado; b) Planificar, controlar e implementar normas de gesto de recursos humanos de acordo com as polticas e planos do Governo; c) Gerir o quadro de pessoal propondo a admisso, promoo, progresso, avaliao de desempenho, e aposentao do pessoal de acordo com as normas definidas pelos rgos competentes; d) Organizar, controlar e manter actualizado o e-SIP do sector de acordo com as orientaes e normas definidas pelos rgos competentes; e) Implementar e controlar a poltica de desenvolvimento de recursos humanos do sector;

27

f)

Planificar, coordenar e assegurar as aces de formao e capacitao profissional dos funcionrios e agentes do Estado dentro e fora do pas; Coordenar as actividades no mbito das Estratgias do HIV e SIDA, Gnero e pessoa portadora de deficincia;

g)

h) Preparar, quando necessrio, actos administrativos e instruir processos referentes aos funcionrios e agentes do Estado; i) j) Gerir o sistema de remuneraes e benefcios dos funcionrios e agentes do Estado; Exercer as demais funes que lhes sejam superiormente determinadas nos termos do presente estatuto e demais legislao aplicvel;

k) Garantir o apoio protocolar aos demais rgos do Politcnico. 2. O Departamento de Recursos Humanos estrutura-se nas seguintes reparties: a) Gesto de Recursos Humano; b) Desenvolvimento de Recursos Humanos; c) Secretaria-geral

SECO V Do Gabinete do Director-Geral Artigo 73 (Gabinete do Director-Geral) 1. O Gabinete do Director-Geral do ISPT uma unidade orgnica que garante o apoio tcnico, logstico e administrativo ao Director-Geral e aos DirectoresGerais adjuntos. 2. O Gabinete do Director-Geral do ISPT dirigido por um Chefe do Gabinete, designado pelo Director-Geral. 3. Compete ao Gabinete do Director-Geral do ISPT, nomeadamente: a) Coordenar o conjunto dos servios de apoio directo em secretariado, logstico, tcnico e outros ao Director-Geral e aos Directores-Gerais adjuntos do ISPT no desempenho das suas funes; b) Programar as actividades do Director-Geral e dos Directores-Gerais adjuntos do ISPT; e) Executar as tarefas que lhe sejam determinadas pelo Director-Geral e pelos Directores-Gerais Adjuntos do ISPT. f) Assegurar a capacitao e formao dos funcionrios afectos ao Gabinete do Director Geral. g) Gerir a documentao e informao entre o Director-Geral, Director Geral adjunto, comunidade do Politcnico e o pblico em geral; 4. O Gabinete do Director-Geral do ISPT composto pelo Departamento de Relaes Pblicas e Cooperao e pelas Reparties de Assessoria e de Secretariado.

28

Artigo 74 (Departamento de Relaes Pblicas e Cooperao) 1. O Departamento de Relaes Publicas e Cooperao um Departamento autnomo subordinado directamente ao Director-Geral e tem as seguintes competncias: a) Colaborar na preparao de acordos convnios e protocolos de cooperao com instituies congneres e com estabelecimentos de ensino superior universitrio ou com outros organismos pblicos e privados nacionais ou internacionais; b) Facilitar a coordenao institucional nas relaes que o ISPT estabelece com outras instituies e parceiros, em particular do ensino superior, assim como no contacto com o pblico no geral; 2. O Departamento de Relaes Pblicas e Cooperao dirigido por um Chefe de Departamento nomeado pelo Director-Geral.

CAPTULO V Comunidade do Politcnico Artigo 75 (Composio) 1. Integram a Comunidade do ISPT: a) O Corpo Docente; b) O Corpo Discente; c) O cCorpo Tcnico-Administrativo. 2. A Comunidade do Politcnico rene-se em Assembleia-Geral uma vez por ano e extraordinariamente sempre que necessrio.

Artigo 76 (Assembleia-Geral da Comunidade do Politcnico) 1. A Assembleia-Geral da Comunidade do ISPT integra todos os membros que fazem parte dos corpos da Comunidade do ISPT. e tem como objectivo principal a apresentao de informao global sobre o desenvolvimento do ISPT pelo Director-Geral. 2. A Assembleia-Geral da Comunidade do ISPT convocada e presidida pelo Director-Geral do ISPT;

Artigo 77 (Reunies)

29

1. A agenda inclui como ponto principal a prestao de informao global sobre o desenvolvimento do ISPT pelo Director-Geral, que apresentada aps a leitura da Acta da ltima Assembleia Geral; 2. A informao global do Director-Geral no submetida a debate mas pode ser objecto de comentrios ou observaes.

Artigo 78 (Actas) 1. A acta de cada reunio deve ser elaborada e depositado junto do DirectorGeral at quinze dias aps o trmino da reunio. 2. O Director-Geral manda circular e publicar a acta nos cinco dias subsequentes ao seu depsito. 3. A elaborao das actas fica a cargo do Gabinete do Director-Geral do ISPT

CAPTULO VI Disposies Finais

Artigo79 (remisso) 1. Sem prejuzo do estabelecido, quanto ao pessoal docente, no Regulamento da Carreira docente do ISPT, o corpo docente e Tcnico Administrativo regem-se pelas normas do EGFAE; 2. O Corpo Discente ser regulado nos termos do Regulamento Acadmico pedaggico, de bolsas de estudos e de Estgio, relativamente, a questes acadmico - pedaggicas e de bolsas de estudos. Artigo 80 (Dvidas e Omisses) As dvidas e omisses resultantes da interpretao do presente Regulamento sero esclarecidas por Despacho do Director-Geral.

30

31

You might also like