You are on page 1of 7

Notas de Aula Ensino Mdio

3o Bimestre / 2013 - Professora: Andra Barreto BIOLOGIA


Cadeia Alimentar

Aula:

Todos os seres vivos precisam de energia para Data: produzir as substncias necessrias manuteno da vida e reproduo. Os seres vivos obtm a energia basicamente de duas maneiras: Os clorofilados, atravs da energia do Sol, e os no-clorofilados, a partir da alimentao dos clorofilados A matria est constantemente ciclando dentro de um ecossistema, ou dito de outra forma, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde do incio da existncia da vida da terra, at os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno. Alm da matria, a energia tambm passa por todos os componentes de um ecossistema, s que, no entanto, enquanto a matria circula, a energia flui.

Fluxo de energia nos ecossistemas A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas no conseguem manter-se. A transformao (converso) da energia luminosa para energia qumica, que a nica modalidade de energia utilizvel pelas clulas de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, feita atravs de um processo denominado fotossntese. Portanto, a fotossntese - seja realizada por vegetais ou por microorganismos - o nico processo de entrada de energia em um ecossistema. A cada nvel trfico h uma perda de energia para o ambiente:

Data:

Data:

Nvel Trfico: 1. O conjunto de indivduos que se nutre no mesmo patamar alimentar, ou seja, alimentamse basicamente dos mesmos nutrientes e esto colocados em um mesmo nvel trfico. 2. Os produtores esto colocados no 1. nvel trfico.
Data:

3. Os consumidores primrios, aqueles que se alimentam dos produtores, so herbvoros e constituem o 2. nvel trfico. 4. Os consumidores secundrios compem o 3. nvel trfico, sendo os carnvoros. 5. Aps esses, existe o 4. nvel trfico, e assim por diante. 6. Os decompositores ocupam sempre o ltimo nvel da transferncia de energia, formando um grupo especial que degrada tanto produtores quanto consumidores. Outro aspecto importante o fato de que a quantidade de energia disponvel diminui medida que transferida de um nvel trfico para outro. Assim, nos exemplos dados anteriormente de cadeias alimentares, o gafanhoto obtm, ao comer as folhas da rvore, energia qumica; porm, esta energia muito menor que a energia solar recebida pela planta. Esta perda nas transferncias ocorrem sucessivamente at se chegar aos decompositores. Fluxo de Matria e Energia Como a energia utilizada no e reaproveitada pelos seres vivos, diz-se que o fluxo de energia num ecossistema e unidirecional. Contrariamente a energia, que se transfere num fluxo unidirecional, a matria circula nos ecossistemas de uma forma cclica e continua. Nos ecossistemas, a matria orgnica circula dos produtores para os consumidores e regressa ao solo e regressa ao solo, sob a forma de matria mineral, pela ao dos decompositores. No solo, esta matria mineral fica disponvel para os produtores, ocorrendo um novo ciclo.
Data: Data:

Livro pg.:

Data:

Avisar Fazer a aula de reviso Cadeia alimentar at 16 de setembro Pirmides Ecolgicas: As pirmides ecolgicas so teis na representao dos nveis trficos de um ecossistema, sendo que os decompositores no so includos nas pirmides. Pirmide de nmeros Representa a quantidade de indivduos em cada nvel trfico da cadeia alimentar proporcionalmente quantidade necessria para a dieta de cada um desses.

Data:

Aula: Data:

Data:

Em alguns casos, quando o produtor uma planta de grande porte, o grfico de nmeros passa a ter uma conformao diferente da usual, sendo denominado pirmide invertida.

Data:

Pirmide de biomassa Pode-se tambm pensar em pirmide de biomassa, em que computada a massa corprea (biomassa) e no o nmero de cada nvel trfico da cadeia alimentar.

O resultado ser similar ao encontrado na pirmide de nmeros: os produtores tero a maior biomassa e constituem a base da pirmide, decrescendo a biomassa nos nveis superiores.

Data:

Geralmente expressa em peso seco (pois a gua presente nesse material no matria orgnica, portanto no utilizada como energia), por unidade de rea (g/m2 ou kg/m2). A forma da pirmide de biomassa pode variar de acordo com o ecossistema. Pirmide de energia: A pirmide de energia indica a produtividade do ecossistema, considerando sempre o fator tempo. Por esse motivo, a pirmide de energia nunca invertida. Nessa pirmide h a representao, em cada nvel trfico, da quantidade de energia acumulada em determinada rea (ou volume) por unidade de tempo.
Data:

A energia solar captada pelos produtores vai-se Data: dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que no utilizvel pelos seres vivos.

Debater por que no pode haver pirmide invertida na pirmide energtica?


Data:

As cadeias alimentares esto geralmente limitadas a 4 ou 5 nveis trficos, porque h perdas de energia muito significativas nas transferncias entre os diferentes nveis. Consequentemente, a quantidade de energia que chega aos nveis mais elevados j no suficiente para suportar ainda outro nvel trfico.
OK?

Avisar: Pequena avaliao: no site- aberto no dia at o dia

Data:

You might also like