You are on page 1of 5

Resenha

O homem: um primata hbrido


The man: a hybrid primate

WAAL, Frans de. Eu, primata: porque somos como somos. Traduo Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. 331 p.

Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

254

Somos mais propensos a culpar a natureza pelo que no gostamos em ns do que a dar-lhe crdito pelo que apreciamos. Esse o argumento central encontrado na abertura da obra Eu, primata: porque somos como somos, do etlogo holands Frans de Waal. Publicada no Brasil pela Companhia das Letras, essa obra busca, conforme as palavras do autor, evidenciar os paralelos entre o comportamento dos humanos e o de outros grandes primatas, com igual considerao para com o bom, o mau e o feio. Frans de Waal professor no Departamento de Psicologia da Universidade Emory e pesquisador no Centro Nacional Yerkes de Pesquisa sobre Primatas, em Atlanta (EUA). Tem vrias obras publicadas, mas apenas Eu, primata, foi lanada no Brasil. Desde os anos 70 do sculo XX, dedica-se observao da psicologia e do comportamento social de chimpanzs e bonobos que, adverte, so diferentes de macacos, como insistimos em cham-los. Considerando que o nosso DNA muito prximo ao dos chimpanzs e bonobos, De Waal ressalta o quanto temos em comum com esses primos-irmos que fazemos questo de ridicularizar. Para que essa comparao no se torne um exerccio vazio, ele o faz como um caminho para entender a natureza humana, ou [...] o lugar da nossa espcie na natureza. (p. 9). Podemos dizer que, em Eu, primata, o autor aplica os seus conhecimentos acumulados ao longo de muitos anos de pesquisas sobre essas duas espcies de primatas ao estudo do comportamento humano. do homem que ele trata em grande parte do texto. De acordo com De Waal, o chimpanz e o bonobo so espcies que derivam do mesmo ancestral que deu origem ao homem. Os chimpanzs
Revista Educao em Questo, Natal, v. 39, n. 25, p. 254-258, set./dez. 2010

Resenha

so corpulentos, vivem em sociedades rigidamente hierarquizadas e comandadas por um macho alfa, disputam permanentemente o poder e podem usar da violncia. J os bonobos, conhecidos como chimpanzs-pigmeus devido sua baixa estatura, so os primatas boas-praas. Mais sossegados, eles vivem em sociedades comandadas por uma fmea alfa e conhecem tantas ou mais posies sexuais que o Kama Sutra. As relaes sexuais no s entre elementos de sexos opostos, mas tambm entre aqueles do mesmo sexo so usadas para fazer alianas, conquistar o poder, distribuir os alimentos, superar as desavenas. Poderamos dizer que os chimpanzs fazem guerra para obter sexo, enquanto os bonobos fazem sexo para evitar a guerra. Apesar das distines ligadas luta pelo poder, o autor destaca que uma espcie no melhor que a outra, pois cada uma delas se adaptou da melhor forma possvel para sobreviver dentro de condies ambientais diferentes. A obra voltada para um pblico no especializado e permite uma leitura prazerosa, instigante, divertida e saborosa (considerando-se que saber e sabor, segundo Barthes, tm a mesma origem etimolgica). De Waal divide o seu livro em captulos que tratam de poder, sexo, guerra e bondade, nos quais vemos o quanto tnue, ou mesmo inexistente, o fio que separa natureza e cultura, razo e emoo, inato e adquirido, humano e no humano. Discusses sobre essas esferas, aparentemente opostas, mas que se complementam, so constantemente retomadas ao longo do texto. A forte identificao gentica entre ns e os outros primatas estudados pelo etlogo holands tem alertado para o fato de que no podemos mais considerar que comportamentos como amor, medo, reconciliao, competio, empatia, gratido, compaixo, produo e uso de ferramentas, dentre outros, sejam caractersticas genuinamente humanas. J no sculo XIX, o naturalista ingls Charles Darwin notou que nossas caractersticas humanitrias baseiam-se em instintos sociais que temos em comum com os outros animais. Entretanto, mais de um sculo depois, as consideraes de Darwin, retomadas e aprofundadas pelos estudos de etlogos, ainda constituem objeto de intensas discusses no interior da academia. Para aqueles que as aceitam, tornou-se mais fcil pleitear a nossa aproximao aos chimpanzs, dado que as brutalidades cometidas por estes contra seus prprios companheiros comprovariam a nossa natureza m e egosta. A decncia humana no seria uma herana, mas uma inveno, um verniz que encobre o assustador recheio por baixo de nossa casca.
Revista Educao em Questo, Natal, v. 39, n. 25, p. 254-258, set./dez. 2010

255

Resenha

De Waal no nos reduz aos chimpanzs ou bonobos, pois, como ele prprio adverte, as observaes e os experimentos no campo da etologia indicam que toda reduo arriscada e que a herana biolgica dos seres humanos muito mais complexa do que podemos imaginar. No entanto, para ele, o estudo sobre os grandes primatas no humanos crucial para o debate sobre a condio humana. Somos, nas suas palavras, primatas hbridos de chimpanzs e bonobos. Nossa natureza bipolar o casamento incmodo dessas duas espcies. O apreo que temos por poder, guerra e sexo a sntese do comportamento desses animais. Nossas contradies saltam aos olhos: se, por um lado, cometemos as maiores selvagerias, mesmo sendo dotados da capacidade de imaginar o que os outros sentem, em compensao, tambm podemos empreender o mximo de esforos para ajudar s outras pessoas em momentos de adversidades. Apesar de guerrearmos muito, somos os campees em manter a paz. Afirma o autor em tela que
[...] com um lado cruel e outro compassivo, como se olhssemos o mundo com a cabea de Jano: duas faces voltadas para sentidos opostos. Isso pode nos confundir a ponto de, s vezes, simplificarmos demais nossa identidade. Ora nos consideramos a jia da criao, ora os nicos viles de verdade no mundo. (WALL, 2007, p. 16).

256

Na obra, ora analisada, atribuda uma importncia mpar capacidade de empatia como definidora dos comportamentos dos grandes primatas. Ser afetados pelas necessidades ou sofrimentos do outro e, em seguida, atend-lo devidamente no uma qualidade apenas humana, conforme fica patente na obra. A solidariedade, o auxlio e a consolao so prticas comuns entre os primatas, conforme demonstram os muitos exemplos encontrados nesse livro. Um deles o caso de uma bonobo que protegeu um pssaro e ajudou-o a voar. Em vista disso, De Waal ressalta que [...] deveramos ficar felizes com a possibilidade de a empatia ser parte da nossa herana primata, mas no temos o hbito de aceitar de bom grado nossa natureza. (p. 13). De acordo com o raciocnio desse primatlogo, provvel que a empatia tenha evoludo ao propiciar a sobrevivncia dos nossos antepassados, que, por serem mamferos, precisavam estar atentos s necessidades de alimentao da prole. Alm disso, estavam sujeitos s relaes de reciprocidade, pois cuidar dos outros era, tambm, uma questo de interesse prprio.
Revista Educao em Questo, Natal, v. 39, n. 25, p. 254-258, set./dez. 2010

Resenha

De Waal faz etologia humana ao observar os nossos comportamentos na perspectiva da evoluo. Nossa linguagem corporal evidencia as semelhanas que temos com os outros grandes primatas. Conversas, afagos, aproximaes, posturas e mudanas no tom de voz podem revelar empatia, da mesma forma que o grooming, a prtica de limpar e arrumar os pelos do corpo, muito usada entre os primatas para manter a coeso social, resolver conflitos, selar a paz, consolar os derrotados, reconciliar os oponentes, fazer amizades, conseguir privilgios. Como podemos ver, a obra resenhada fecunda e polmica. Ela evidencia aspectos do nosso comportamento que, de to presentes, naturalizaram-se, ao mesmo tempo contribui, enormemente, para o debate sobre a natureza humana e a nossa condio de primatas. sabido que o divrcio entre natureza e cultura, com a supervalorizao desta ltima, conduziu a uma produo intelectual que superestimou a singularidade humana. As chamadas Humanidades salientam que somos racionais e culturais, ao passo que os animais seriam puramente instintivos. Da mesma forma, as cincias da natureza eximem-se de falar em intenes e emoes no mundo animal. Foi devido a essa lacuna nos livros de biologia que o autor recorreu leitura de O Prncipe, de Maquiavel, para melhor compreender as relaes de poder entre os chimpanzs. Apesar das contribuies dadas para que repensemos como espcie e como natureza, a obra no passa ao largo das crticas. Talvez a maior delas seja a tendncia ao antropomorfismo. De Waal parece no se incomodar com isso, como podemos perceber em vrias passagens do livro em questo. Ele considera o antropomorfismo no como um problema, mas como um artifcio de que lana mo, devido proximidade entre ns e os outros grandes primatas. Argumenta que a forma como os chimpanzs agem aps as brigas, normalmente se beijando e se abraando, no poderia ser chamada de outra coisa seno de reconciliao. Usar outro termo para isso seria, a seu ver, ignorar a ligao entre o comportamento daqueles primatas e a atitude humana de reatar as amizades. Para ele, a crtica tem a inteno de tornar invisvel a conexo entre o comportamento humano e o animal. Tal argumento nos parece convincente, visto que ntida a nossa preocupao em nos afastar da natureza e de qualquer aproximao ao mundo animal. Custa-nos aceitar que no apenas deixamos de ser o centro do mundo, mas tambm de ser a nica espcie com a capacidade de criar um artefato e de ser solidria.
Revista Educao em Questo, Natal, v. 39, n. 25, p. 254-258, set./dez. 2010

257

Resenha

De Waal finaliza o seu livro com doses de otimismo ao realar o que existe de bom no ser humano, contrariando o que, geralmente, tem sido feito h sculos no Ocidente. Por considerar que a natureza no costuma apresentar estados puros, ele opera o seu pensamento com base na juno e no da disjuno. Com isso, procura dar conta da multidimensionalidade da condio humana ao unir polos que se opem, mas que agem pela dialogia: competio e cooperao, egosmo e sociabilidade, antagonismo e harmonia. Se, num mundo bipolar, toda capacidade alude ao seu oposto, essas esferas esto estreitamente inter-relacionadas e contribuem para a sobrevivncia da espcie, pois as mesmas capacidades que promovem a paz no teriam evoludo na ausncia dos conflitos. Se, por um lado, somos capazes de destruir o nosso meio, por outro, possumos o maior reservatrio de empatia e de amor como jamais se viu noutra espcie. Com essas palavras, o primatlogo nos faz lembrar o mito da caixa de Pandora: ainda resta uma esperana!

258

Prof. Ms. Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte | Mossor Diretoria de Educao e Tecnologia Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Bolsista CAPES Grupo de Estudos da Complexidade | GRECOM E-mail | chagas.souza@ifrn.edu.br Recebido 28 jun. 2010 Aceito 2 ago. 2010

Revista Educao em Questo, Natal, v. 39, n. 25, p. 254-258, set./dez. 2010

You might also like