You are on page 1of 2

IBTED Editora e Terapias

Carlos Roberto Serro Haddad

________________________________________________________________________________

P Chato em Adultos
O banquinho de meditar em problemas da coluna ou nas pernas provocados por ps com pouco arco O que Tambm chamado de p plano. Quando o lado interno da planta do p encosta ou est bem perto do cho (m formao do arco plantar). Comum nas crianas, s costuma ser tratado quando provoca dor. H poucas dcadas os ortopedistas recomendavam o uso generalizado de bota ortopdica mas esta orientao caiu em desuso porque era ineficaz: o arco normalmente se faz sozinho por volta dos trs ou quatro anos de idade, independente do uso dessas botas. A maioria dos casos infantis no gera dor alguma. Quando ocorre dor, via de regra, esta difusa, sem uma localizao especfica. Andar em areia para forar o arco costuma ser recomendado e raramente a cirurgia necessria. No caso de adultos registram-se casos de desenvolvimento ou agravamento do p chato que podem chegar indicao cirrgica. Isto ocorre quando dois ossos do p se fundem: o processo evolui e a dor aumenta gradativamente, da a necessidade de tratar logo ao incio dos sintomas: mais fcil. Consequncias ignoradas do p chato O p chato pode provocar ou agravar vrios males. A m formao do arco plantar provoca compensaes na marcha e na postura. Isto facilita problemas articulares nos joelhos, nos tornozelos, na cintura plvica e na regio lombar. A compensao muscular costuma afetar at a regio cervical promovendo dores de cabea. Ciatalgia, cervicalgia, artrose, artrite, m circulao, tendinite, pata de ganso, entorse de p e muitos outros males sero identificados, responsabilizados e tratados em pessoas com esse problema. Mas com pouca eficcia: se no corrigimos pelo menos um pouco, manteremos algo que trabalha a favor do mal e contra a terapia. Se o cliente estiver um pouco acima do peso ento, sua obesidade ser responsabilizada tanto pelo p chato quanto pelos problemas artromusculares. O que no deixa de ter certa razo: o peso amplifica esses males. Orientao alternativa especial H mais de vinte anos o mestre Bartolomeu j orientava o uso complementar do banquinho de meditao para tratar os males articulares de pessoas com p chato, qualquer que fosse a regio dolorida. Desde esta poca eu e outros terapeutas fazemos o mesmo, com timos resultados. Existe uma posio de yoga que consiste em ajoelhar-se e sentar-se sobre as prprias pernas. A posio fora e muito o arco plantar. Mas tambm comprime por demais a circulao da perna e a sua estrutura, impossibilitando que idosos, obesos e muitas outras pessoas consigam se manter ou mesmo alcanar tal postura. a que entra o banquinho. Ele colocado por cima dos tornozelos de modo que a pessoa possa sentar sobre ele, aliviando quase todo o peso que incidiria sobre as pernas e os joelhos. Os joelhos ficam livres o suficiente at para que possam ser levantados. Como todo o peso sobre o banquinho, o cliente tem presso apenas no arco plantar: o que desejvamos. Voc viu essa pesquisa?

_____________________________________________________________________________
IBTED Editora e Terapias - Rua Conde de Bonfim, 310/908 - Saens Pena - Rio de Janeiro www.ibted.com.br - Central de Informaes: (21) 2264-7576 - editora.ibted@gmail.com

IBTED Editora e Terapias

Carlos Roberto Serro Haddad

________________________________________________________________________________
Em quais males artromusculares o uso dos banquinhos de meditar possui ao reabilitadora? Ela poderia: Reduzir o tempo de tratamento mdico e fisioterpico em casos de artroses e outros problemas artromusculares em pessoas com p chato. Em muitos casos, poderia at curar o mal. Certamente diminuir o consumo de remdios. Evitar que o mesmo problema - p chato - provoque ainda outros males. Orientaes gerais Vrios protocolos masso e fisioteraputicos possuem ao direta na reabilitao do quadro, com destaque s Maxmobilizaes Manuais, assim como uma boa orientao em Educao Fsica. Alimentao e vrias outras terapias tambm, como a Moxabusto. Detalhes de cada caso sero considerados na seleo destes recursos. Restries e outros usos do banquinho Basta olharmos para a foto acima para percebermos que o banquinho tambm colabora na reabilitao de casos de retificao do arco lombar e no alongamento dos quadrceps. Problemas lombares (hiperlordose lombar, listese de vrtebras lombares e outros) podem inviabilizar o uso do banquinho assim como obesidade mrbida e restries na flexo dos joelhos. Assim se torna altamente recomendvel que o uso deste banquinho com finalidade reabilitadora seja sob a orientao de um fisioterapeuta.

Cadastre-se para receber novos textos Programao atualizada de cursos IBTED - para imprimir Para acessar ou voltar ao Site da EDIBTED Para ver a listagem de Textos j disponveis Contatos com o autor: haddad.ibted@gmail.com ou (21)9187-3020.

_____________________________________________________________________________
IBTED Editora e Terapias - Rua Conde de Bonfim, 310/908 - Saens Pena - Rio de Janeiro www.ibted.com.br - Central de Informaes: (21) 2264-7576 - editora.ibted@gmail.com

You might also like