You are on page 1of 3

Judasmo Progressista - Fundamentos (*)

Nosso Lugar no Mundo

O Judasmo uma tradio antiga, porm viva, cuja contribuio para a vida da humanidade tem sido imensa. Nossa civilizao religiosa judaica tem sido moldada de diferentes formas. O Judasmo Progressista a resposta que nossos mestres e nossos ensinamentos encontraram para as idias do mundo ocidental moderno. Este tipo de influncia cruzada no constitui uma experincia indita na histria judaica. Constitui, sim, uma constante e, em cada uma das pocas da histria, garantiu a revitalizao do judasmo. Muitos so os aspectos assustadores da vida moderna: o menosprezo pela religio e pela tradio; a queda da importncia de Deus e a maior importncia dada humanidade. H ainda a f cega na cincia e no conhecimento cientfico, juntamente com o abuso da tecnologia como instrumento de tortura e destruio. Vivemos uma poca de excessivo materialismo, de explorao ilimitada dos recursos humanos e naturais visando apenas o lucro e de elevao do auto-interesse categoria de principal determinante dos relacionamentos humanos. Existem, no entanto, muitos aspectos altamente positivos da modernidade cuja aceitao s teria aspectos positivos - sua erudio, sua preocupao com os direitos humanos do indivduo, seu pluralismo cultural, suas percepes psicolgicas e o progresso em muitas reas cientficas e tecnolgicas que melhoram a qualidade da vida humana. Comeamos a compreender que temos uma responsabilidade na preservao da qualidade de vida em nosso planeta e a aceitar a disciplina implcita a nossa condio de parceiros do Criador e guardies da criao. Qualquer que seja nossa ambivalncia, o presente est conosco e devemos reconhecer que ele constitui o nosso verdadeiro ponto de partida.

Vivendo no Mundo

Reconhecemos, portanto, que a modernidade trouxe ao mundo tanto coisas positivas quanto negativas. O Judasmo acredita que essencial viver no mundo adotando uma postura descrita como de desajuste criativo. O encontro entre o Judasmo e o mundo nem sempre se mostrou positivo para a vida judaica. Mas, ainda assim, ns, judeus progressistas, no acreditamos na possibilidade de realizar nossas obrigaes como judeus voltando as costas ao mundo e buscando a sobrevivncia atravs do isolamento. Valorizamos nossa diferena e nossa especificidade, mas no desejamos preserv-las separando-nos da comunidade mais ampla.

Deus, Israel e o Indivduo

Deus nos faz exigncias. A comunidade tambm tem suas necessidades. Reconhecemos a autonomia do indivduo bem como o direito e a inevitabilidade de que as pessoas respondam por si prprias. Uma grande parte da vida judaica contempornea representada pela tentativa de resolver a interao e as tenses existentes entre Deus, a comunidade e seus ensinamentos, e o indivduo.

Verdade e Pluralismo

Compreendemos que a verdade, que equiparamos realidade divina e ao desejo divino para o mundo, multifacetria e que nenhuma nica expresso do judasmo ou de qualquer outra religio, capaz de abranger o mistrio da energia criativa e da inteligncia implcitas no universo. Reconhecemos, portanto, que qualquer forma de religio de certa forma, provisria. No h uma nica expresso do judasmo capaz de acomodar todos os judeus em todos os lugares e em todas as pocas. Compreendemos que o Judasmo no possui o monoplio da verdade e que esta pode ser encontrada em outras tradies religiosas, ou mesmo em ensinamentos e disciplinas sem qualquer rtulo religioso formal. A busca religiosa pelo significado teceu uma enorme tapearia que contem fios de muitas cores.

Dvida e Certeza

Reconhecemos que um nvel significativo de dvida religiosa endmico ao pensamento moderno. A busca pelo significado religioso tem sido contnua, desde que Abrao e Sara deram incio a sua jornada. Esta nfase na busca constitui um saudvel antdoto para as certezas que muitas geraes passadas apregoaram ter em relao verdade e um corretivo para a praga do fanatismo e do fundamentalismo que distorce o mundo religioso em nosso tempo. Reconhecemos, no entanto, que muitos judeus esto hoje menos seguros de sua crena em Deus do que muitas geraes que os precederam. Muitos outros tm dificuldades na orao, ainda que se sintam confortados e apoiados pelo ato de orar em grupo. Tais dvidas e ceticismos fazem parte da realidade judaica contempornea que temos que enfrentar.

Comeando com as pessoas onde elas esto

O Judasmo Progressista tem princpios firmes que sero apresentados neste texto, mas existe tambm um princpio operacional de firmeza equivalente. Comeamos com as pessoas onde quer que elas se encontrem e trabalhamos em parceria com elas, encorajando-as a uma expresso mais plena e dinmica de seu judasmo. Tentamos incluir as pessoas. Reconhecemos

que muitos fatores afetam o caminho de vida trilhado por cada indivduo. Podemos, no mnimo, oferecer aos judeus que buscam a verdade um lar judaico. Nossa experincia nos tem demonstrado que eles trazem consigo talentos, percepes e benefcios que podem beneficiar a todos.

Nuances de opinio

Cada indivduo nico e expressa sua f de forma singular. O judasmo jamais imps uma crena rgida a seus seguidores e a sabedoria desta abordagem torna-se ainda mais clara nos dias de hoje. O Judasmo Progressista, e mesmo o judasmo em si, ou qualquer tradio religiosa constitui uma federao de pontos de vista, um mundo rico em percepes e nuances. Nosso compromisso ouvir-nos uns aos outros com respeito, descartando qualquer viso seletiva ou limitada. Reconhecemos a necessidade de sermos, ao mesmo tempo, mais crticos em relao a ns mesmos e mais respeitosos em relao aos judeus de opinies divergentes. Levamos a srio o mandamento de cuidar da prpria alma e do bem-estar alheio e no do bem-estar prprio e da alma do outro.

Compromisso

Afirmamos o conceito Judaico da humanidade criada imagem divina. Somos dotados de livre arbtrio, capazes de bondade sublime, mas capazes tambm da maldade mais terrvel, mortais, mas dotados de um senso de eternidade, capazes de estabelecer um relacionamento direto e pessoal com Deus. Reforamos o respeito judaico pelos ensinamentos que podem ser derivados da histria humana - uma saga de progresso e derrotas, de triunfos e de tragdias, destinado, no entanto, a conduzir-nos a uma era em que todos adoraro um s Deus e na qual o reinado da liberdade, da justia, do amor e da paz ser permanentemente estabelecido no mundo inteiro. _______________________________________________________ *Material publicado originalmente pela Australian, Asian, & New Zealand Union for Progressive Judaism. Traduo para o portugus sob a superviso do Rabino Leonardo Alanati da Congregao Israelita Mineira.

You might also like