You are on page 1of 5

Transcinemaeaestticadainterrupo

Transcinema ocinema situao, ou seja, um cinema que experimenta novas arquiteturas, novasnarrativasenovasestratgiasdeinterao.

Seocinemadesdeoinciofoiexperimentalaocombinarmeiosetambmaomultiplicaros formatosdeexibio,hojecadavezmaisestesentidooriginaldediscussodoseudispositivo migrou para as experincias visuais, sonoras e sensoriais que encontramos nos museus e galerias.

Conceituamos comotranscinemauma imagem pensada para gerar ou criaruma construo


1 de espaotempo cinematogrfico em que apresena do participador ativa a trama que se

desenvolve. Transcinema uma forma hbrida entre a experincia das artes visuais e do cinemanacriaodeumenvolvimentosensorialparaoespectadorquecomoparticipadordo filme produz a prpria montagem, define velocidades, cores, dilogos em um fluxo combinatrio,experimentandosensorialmenteasimagensespacializadas,demltiplospontos de vista. Transcinema o cinema como interface, isto , como uma superfcie em que podemosiratravs.

Oparticipadorosujeitodaexperinciadasimagens,nomaisaquelequeestdiantede, comoosujeitorenascentista,masaquelequeestnomeiode,comonossistemasimersivos. Neste caso, o participador parte constitutiva da experincia proposta, no mais um espectador que assiste quilo que passa, mas um sujeito interativo que escolhe e navega o filmeem suacomposio hipertextual,emsuasdimensesmultitemporais,multiespaciais e descentradas, ao conectar uma rede de fragmentos de imagens e sons e ao multiplicar os sentidosnarrativos.

A pesquisa de novas modalidades da construo da experincia cinema contemporneo interativoeimersivonaformadasinstalaescontemporneasnoslevouareunirumasrie de trabalhos que discutem este momento de passagem em seus aspectos tericos e
1

ConceitocriadoporHlioOiticicaparacaracterizaroespectadorcomopartedaobra.Sema participaodoespectador,aobranoexiste.

experimentais apartirdeduasperspectivasprincipais:odispositivoeanarrativainterativa. Comodispositivoocinemaviveofimdamolduraecomonarrativaofilmeumaformaa seinterrompida.

Dispositivo:Ocinemaeofimdamoldura Aidiadetelacomooinfinitocinematogrficooudocampocomolimitedoplanoflmico estsendoredefinidapelosurgimentodenovasinterfaces.

Sedesdeafotografiafalamosdeumaartedotempo,comocinema,ovdeo,avdeoarteea arte digital aperfeioamos o controle deste tempo. E no que mais pensamos quando conceituamos a arte como interativa? Pensamos em uma situao que ativada dentro do tempo da obra. Entendemos a interatividade como uma interferncia do participador na temporalidadedestaobra.Aexperinciadocinemasempreesteveconfinadaaoscontornosda telaea linearidadetemporal.Oqueestnatelaofilmeeoqueseanunciaforadatelao extra filme, o que se convencionou chamar no cinema de campo e extracampo cinematogrfico.

Com as tecnologias recentes de produo e finalizao de imagens experimentamos uma situaocinema gerada pela agilidade de uma imagemsistema que permite um acesso de input e output em tempo real, o que significa que a imagem identifica a nossa presena e responde a esta circunstncia. Neste sentido vivemos uma esttica da interrupo. O que defineocomportamentodiantedaobranomaisumaduraocontidanoslimitesdeuma tela, mas o instantneo do corte, da ruptura, da montagem e combinao disponvel ao participador.Interromperparamodificar.Interrompersignificasuspenderatalharfazerparar poralgumtempo.

Em seu trabalho Experimentando cinema (2004/5) Rosngela Renn experimenta mover imagens em telas de gelo seco. Inventa filmes a partir da projeo na fumaa de fotos de arquivo:filmedeamor,filmedefamlia,filmedeguerraefilmepolicial.Cadafilmecontm 31 fotografias. Os gneros do cinema so homenageados na montagem da artista. O movimento quase instantneo, a fumaa faz aparecer e desaparecer a imagem, suspensa pelodesaparecimentomomentneodosuporte.Oitosegundosaduraodatelaentreofade

in ao fade out. O intervalo dura 30 segundos. O prprio dispositivo gera a intensidade do suspense no pblico. Outra homenagem ao cinema que nos lembra as experincias de EtienneJulesMareyquecriaumamquinadefumaaapenasparafotografarseusfluidos.

Masaki Fujihata cria um sistema que integra cmera e GPS para gerar uma imagem topolgica. Em um srie de entrevistas que realiza entre a Frana e a Alemanha o artista apontaoprpriopercursocomotemaeformadasuaexperincia.Quandoentramosemsua instalaoWorkfields@alsace(2003/4)vemos,pormeiodeculos3D,telasqueflutuamno espao diante de ns. As telas esto ligadas por fios virtuais que reproduzem o mapa topolgicodasentrevistas.Cadatelaumpontonomapa.Comoparticipadoresselecionamos asimagenspelasquaisdesejamosnavegar,criamosdiferentesatalhosquerelacionamumas imagenssoutras.

Com Soft cinema (2005) Lev Manovich e Andreas Kratky geram filmes randmicos que integramcinemaebasededados.OsautoresdisponibilizamtrsfilmesdiferentesMisso terra, Texas e Ausncias. Estas experincias combinam novas estruturas de produo e de consumodeimagenspermitadaspelasinterfacescomputadorizadas.Comtelasmultiplicadas queacessamdiretamenteosarquivosrandmicos,odesigndeSoftcinemafoipensadopara quecadausurioassistaaumaversodiferentedecadafilme.
2 Jeffrey Shaw na instalao imersiva EVE (1993) prope uma experincia na qual o

participadorpenetraemumespaocirculareassisteaumfilmeprojetadoapenas noponto emqueolhaenquantoorestantedodomopermanecesemimagens,istoemfunodacaptura deseusmovimentosporsensoresqueinformamaosistemaopontoparaoqualoespectador olha.AexperinciadeShawfazcoincidirnomesmoespaotempooespectadoreaimagem, pormeiodaonipresenadoolhar.

NainstalaoquerealizeiintituladaOndas:umdiadenuvenslistradasvindasdomar(2006) foto1(exposioZKMInterconnect@betweenattentionandimmersion), duasprojees eovisitanteestointegradospormeiodesensores.Emsituaoderepousoopisodasalaa imagem da areia da praia e a parede a imagem do mar. Ao identificarem a presena do participante os sensores disparam outras projees que esto sincronizadas. O que vemos,
2

EVEextendedvirtualenvironment1993.

ento, na tela frontal o processo de verticalizao do mar, enquanto no piso vemos a intensidade da movimentao de ida e volta de cada onda. Pensamos a presena do espectadorcomoagenteformadordaconexoentreasondasqueseacumulamnatelafrontal com a tela sobre um piso em que as ondas vem e vo. O efeito que sentimos o de transbordamento de uma imagem sobre a outra. Desta maneira, operamos com o fim do limiteentreumplanoeoutro,entreumatelaeoutra.

Consideramosessesexemplosformasdecinemainstalao,isto,umcinemainstaladoem um ambiente predeterminado no qual a espacializao da projeo essencial para que a experinciaflmicaserealize.Ofenmenodeumaartequesedeslocanotempoenoespao e que redefine a presena em sua relao com a obra se desdobra em muitas camadas de operaes tericas e experimentais. Os artistas que hoje realizam instalaes somam as noesdeprojeoenarrativasidiasdeinteratividade,conectividadeeimersividade.

Aconstruodeespaosoutroshmuitoconstituiumproblemaparaasartes.Ainvenodo espaotridimensionalrenascentista,arupturacomesteespaopelamodernidadeeacriao doespaoimersivonacontemporaneidadeindicamomovimentodestaidianotempo.No hcomopensarasproposiesdaartequeseconstriapartirdousodosnovosdispositivos tecnolgicos sem estabelecer continuidades entre os mltiplos extratos histricos. Se pensamosnamaneiracomo,noBrasil,oNeoconcretismoproblematizaaquebradamoldura e a espacializao da pintura esclarecemos um processo que ir resultar na incluso do espectadornaobra.

FerreiraGullar pensa, por meio da teoria do noobjeto, a impossibilidade de se definir os contornos e limites espaciais da obra em relao ao espao. Nas palavras do poeta no h maisfiguraefundo,porqueofundoomundo.Ocinemaenfrentaagoraaquestoento colocadapelosneoconcretos.Comosermundo?

Narrativasinterativas:Osujeitointerativoeanarrativadoespaotempo

Emseuincioocinema foiconstrudoapartirdodispositivofotogrficoeteatral,isto,a posiodoprojetorrepetiaaposiodacmeranasuarelaocomofotografadoeoqueera encenado repetia uma situao teatralizada. apenas quando a cmera se emancipa do

projetor com a montagem e com a filmagem em movimento que o cinema encontra uma linguagemprpriaeseafastadaidiadecena.

Hoje, as telas no se fixam mais em uma estrutura pr estabelecida, mas se apropriam do espaoemtornoecriamsituaesimersivasapartirdeprojeesqueassociadasaousode outros dispositivos, como o GPS, por exemplo, adquirirem uma forma topolgica. No estamosmaisdiantedastelas,masimersosemprojeesquesesofisticamnaconstruode mltiplosespaos.

AvariedadedeformasaquechamamosdeTranscinemas produzumaimagemrelao,que, comodefineJeanLouisBoissier,umaimagem queseconstituiapartirdarelaodeum espectadorimplicadoemseuprocessoderecepo.aesteespectadortornadoparticipador quecabeaarticulaoentreoselementospropostosenestarelaoqueseestabeleceum modelopossveldesituaoaservivida,umarelaoqueexterioraosseustermos,noo artistaquedefineoqueaobra,nemmesmoosujeitoimplicado,masarelaoentreestes termosqueinstituiaformasensvel.

aestecinemarelaocriadodesituaesdeluzemovimentoemsuperfcieshbridasque chamamosdeTranscinema.

You might also like