You are on page 1of 1

Escola BI de Ginetes

Departamento de Cincias Fsico Naturais


Professor Joo Pinto

A resoluo de problemas com a utilizao de um organizador grfico 4ED

Resumo A resoluo de problemas nos primeiros trs ciclos com recurso a organizadores grficos, pode promover o desenvolvimento da organizao da informao, a sua compreenso interpretao e comunicao. Este trabalho visa dar conhecimento de uma estratgia utilizada em contexto educativo, que melhora as habilidades de resoluo de problemas at mesmo nos alunos com mais habilidades.

1. Introduo A ideia original veio de uma publicao em 2006, intitulada Students use graphic organizers to improve problem solving communications de Allan Zoolman, o autor faz uso de uma folha de papel branca dobrada em quatro partes e por sua vez dobrada no centro para criar um pequeno espao no centro para registar o que eu precisei saber. Zolman (2006), utilizou este modelo num processo de investigao aco, com professores e alunos da escola Nova Aurora, estado Illinois. Esta forma grfica de organizar e estruturar a informao permite aos alunos estruturar a informao e os conceitos de modo a promover o pensamento e as relaes entre conceitos, alm de ajudar na organizao espacial. Um organizador grfico permite ao estudante e ao professor identificar informao em falta ou ligaes ausentes no pensamento estratgico de um aluno (Ellis, 2004 citado por Zollman, 2006) Quando os alunos concluem um organizador grfico, o aluno no precisa processar demasiada informao semntica especfica, para compreender o problema (Ellis, 2004). Os organizadores grficos(OG) permitem e frequentemente requerem: que o aluno ordene a informao; classifique o essencial do no essencial; estruture a informao e os conceitos; identifique as relaes entre conceitos e organizem a comunicao sobre um determinado problema. O mais importante deste organizador grfico que se valoriza em absoluto o processo de resoluo, mais do que a simples obteno de respostas certas, no entanto no esperado que o aluno resolva o problema de forma linear. Assim como que a utilizao do OG quatro esquinas e o diamante difere da organizao tradicional hierrquica dos quatro passos de Plya, para a resoluo de problemas? Em termos objectivos e meramente tericos pareceu-nos no haver grandes diferenas, entre as fases de resoluo de problemas. Obviamente que o organizador grfico das quatro esquinas e o diamante OG4ED desenhado para ajudar os alunos a compreender o problema, desenvolver um plano, executar um plano, e olhar para trs (Plya, 1944). Contudo, ao ter um modelo no linear do organizador grfico, no esperado que o aluno faa os passos de forma hierrquica, que alguns alunos de forma procedimental, aplicam erradamente. o processo de implementao, a forma como os alunos formam a sua resposta, que o aspecto importante do organizador grfico quatro esquinas e o diamante. (Zollman, 2006a) 2. Fase de lanamento

a)

b)

c)

d)

Esquema de Zolman
1. O que eu j sei. 2. Estratgias para resolver .

5. O que precisei saber?

Durante a fase de lanamento o professor deve colocar os alunos a trabalhar em grupo, para a introduo do organizador grfico. Isto permite que os alunos na sua observao constatem que os colegas comeam em diferentes lugares e utilizam diversas estratgias. Em pequenos grupos de discusso, os alunos identificam as relaes entre reas no organizador grfico. Os passos para a escrita de resposta aberta so os seguintes: 1 escrever o problema; 2 listar a informao dada; 3 explicar os mtodos de resolver o problema; 4 identificar os procedimentos matemticos e 5 especificar a resposta final e concluses. Como Podemos ver no esquema de Zolman. 3. O impacto dos organizadores grficos

3. Resoluo

4. Explicar o que eu fiz. O que eu aprendi ao fazer.

Todos os professores relataram melhoramentos dramticos na pontuao dos testes de matemtica de resposta aberta depois de implementar o organizador grfico 4ED de Zollman (2006), como se pode observar na tabela que se apresenta em baixo, aps se ter implementado o OG, as categorias conhecimento Matemtico e Comunicao matemtica e Capacidade de Comunicao nmelhoraram de forma significativa, depois de se ter aplicado o ps teste, a investigao comprova devidamente as potencialidades desta metodologia, com variaes de uma magnitude bastante elevada.
Categoria de avaliao Conhecimento matemtico Conhecimento estratgico Comunicao Pr teste 4% 19% 8% Ps -teste 75% 68% 68%

(Zollman 2006, 2006b) pg, 8 Partindo deste princpio que a inteligncia pode ser desenvolvida, acreditamos que o desenvolvimento cognitivo do aluno passa pela aprendizagem e treino dos processos cognitivos requeridos para a resoluo de problemas. Assim, para que seja possvel alterar o potencial dos alunos, torna-se necessrio intervir a este nvel de forma organizada e sistemtica.
Zollman, A. (2006). Students use graphic organizers to improve mathematical problem-solving communications. Presented at the Annual Conference of the National Council of Teatchers of Mathematics, ST Louis, MO. Plya, G. (1973). How to solve it. Princeton, Princeton University Press, New Jersey.

You might also like