You are on page 1of 83

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof.

Moraes Junior

Aula 02
Patrimnio.

Conceitos de Capital.

Contedo
3. Patrimnio ................................................................................................................................... 2 3.1. Introduo .............................................................................................................................. 2 3.2. Aspectos Patrimoniais ........................................................................................................ 6 3.3. Bens, Direitos e Obrigaes............................................................................................. 7 3.4. Equao Fundamental do Patrimnio......................................................................... 13 3.5. Situao Lquida ................................................................................................................. 17 3.5.1. Situao Lquida Nula ou Compensada (SL = 0)............................................... 17 3.5.2. Situao Lquida Positiva ou Favorvel ou Superavitria ou Ativa (SL > 0) ....................................................................................................................................................... 17 3.5.3. Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passiva ou Passivo a Descoberto (SL < 0) .............................................................................................. 18 3.6. Conceitos de Capital ......................................................................................................... 26 3.7. Outros Conceitos que podem ser cobrados em prova:....................................... 30 3.8. Memorize para a Prova .................................................................................................... 32 3.9. 3.10. Exerccios de Fixao .................................................................................................. 34 Resoluo dos Exerccios de Fixao .................................................................... 45

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3. Patrimnio 3.1. Introduo Como vimos na aula anterior, o patrimnio o objeto da Contabilidade e representado pelos bens, direitos e obrigaes de uma entidade. Relembrando: Patrimnio: Objeto da contabilidade, formado por bens, direitos e obrigaes.

Os bens e direitos do patrimnio so localizados, na representao patrimonial, esquerda e tambm so denominados de ativo. Por outro lado, as obrigaes so localizadas direita, na representao patrimonial, e tambm so conhecidas como passivo. Patrimnio Bens + Direitos (Ativo) Obrigaes (Passivo)

- lado esquerdo: representa os bens e direitos do patrimnio (ativo). - lado direito representa as obrigaes do patrimnio (passivo).

J caiu em prova!(Contador-STM-2010-Cespe) O objeto da contabilidade o patrimnio, constitudo pelo conjunto de bens, direitos e obrigaes prprios de determinado ente. O objeto da Contabilidade o patrimnio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigaes referentes azienda ou entidade econmico-administrativa. Por azienda, entende-se toda entidade organizada passvel de ter um patrimnio (bens, direitos e obrigaes), ou seja, so pessoas jurdicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas pblicas, pessoas fsicas e etc. O item est correto.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Vamos relembrar os conceitos de ativo e passivo: Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefcios econmicos para a entidade. Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera que resulte em sada de recursos capazes de gerar benefcios econmicos. E o patrimnio lquido? Esqueceu? Ento veja a questo abaixo para relembrar. J caiu em prova!(Contador-STM-2010-Cespe) Patrimnio lquido o conjunto de recursos controlados e utilizados pela entidade, fruto de suas transaes passadas e cujo objetivo a gerao de benefcios futuros. Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. A definio do item se refere ao ativo. O item est errado. Agora, voc deve estar se perguntando: Tudo bem, professor, voc falou que o patrimnio dividido em bens, direitos e obrigaes, mas o que so bens, direitos e obrigaes? Bom, ento vamos ver a definio desses termos para que possamos entender melhor a matria. Bens: tudo aquilo que pode ser objeto de direito e suscetvel de ser utilizado e apropriado. So itens de propriedade da entidade, ou seja, a entidade possui o domnio sobre eles e so passveis de avaliao monetria. Exemplos: Terrenos, edifcios, salas, veculos. Direitos (ou Crditos): so os valores a receber ou a recuperar nas transaes com terceiros. Exemplos: ttulos a receber, emprstimos a receber, despesas pagas antecipadamente. Professor, mas por que as despesas pagas antecipadamente so direitos? Lembra do princpio da competncia? Nas despesas pagas antecipadamente, voc pagou por um servio que ainda no foi prestado ou por uma mercadoria que ainda no foi recebida. Portanto, o fato gerador da despesa, pelo princpio da competncia, ainda no ocorreu. Ocorrer somente com a efetiva entrega da mercadoria ou a prestao do servio.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior No entendeu? Ento veja o seguinte exemplo: se voc contrata um marceneiro para fazer os armrios de seu apartamento e d um sinal de 40% do valor cobrado para que ele faa o servio. Ele j te entregou os armrios? No. Portanto, voc pagou por um servio ainda no prestado e, com isso, possui o DIREITO de receber tal servio, ou pelo, menos uma parte do direito, tendo em vista que adiantou um valor de 40%. Entendido? Ento vamos em frente. Obrigaes (ou Dbitos): so os valores a pagar ou a recolher nas transaes com terceiros. Exemplos: ttulos antecipadamente. a pagar, emprstimos a pagar, receitas recebidas

Epa, epa, epa, professor! O que isso? Receitas recebidas antecipadamente so obrigaes? Como assim? Continuando o exemplo anterior, o marceneiro, por ter recebido uma parte do valor do servio a ser prestado, tem a OBRIGAO de prestar o servio ou entregar os armrios (pelo menos, a parte referente aos 40% j recebidos). Ou seja, foi uma receita recebida antecipadamente, pois o fato gerador da receita, que a entrega da mercadoria ou a efetiva prestao do servio, ainda no ocorreu. Outra definio que pode facilitar o entendimento : Bens da empresa, que esto em seu poder, correspondem aos BENS. Exemplos: Imvel, veculo, mquinas, dinheiro em caixa. Bens da empresa, que esto em poder de terceiros, correspondem aos DIREITOS. Exemplo: Venda a prazo de mercadorias. direito de a empresa receber o dinheiro referente venda de seus bens a terceiros (ttulo a receber), ou seja, a empresa comprou os bens (mercadorias) para revenda, vendeu e entregou a terceiros, para pagamento a prazo. Portanto, ela tem o direito de receber o valor acertado entre as partes por esta venda. Ou seja, o que diferencia os bens dos direitos a posse. Bens de terceiros, em poder da empresa, so as OBRIGAES da empresa.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Exemplo: Compra a prazo de mercadorias, visto que o fornecedor possui o direito de receber pela venda e a empresa possui a obrigao de pagar pela compra (ttulo a pagar). Ainda est em dvida? Vamos ver um exemplo de nosso cotidiano. Suponha que voc est sem grana e pede um dinheiro emprestado ao seu pai. O dinheiro, inicialmente, era de quem? Exato, de seu pai. Portanto, o dinheiro era um bem de seu pai. Seu pai pegou o dinheiro dele e te emprestou. Logo, o bem de seu pai (bem de terceiros) passou a ficar em seu poder, certo? Ou seja, bens de terceiros em seu poder correspondem a uma OBRIGAO sua. Sabemos que seu pai no vai te cobrar, mas uma obrigao sua pagar este emprstimo, pois o dinheiro no seu. E para o seu pai? Bom, como ele emprestou um bem dele (dinheiro) para voc, ele tem um DIREITO de receb-lo de volta. Ento, por favor, pague seu pai! Risos. Vamos ver mais um exemplo? Suponha que voc resolveu malhar em uma academia prxima a sua casa. Seu objetivo, no momento, ter um crebro de Einstein, para passar em um concurso pblico, e ter um corpo de Hulk ou da Feiticeira, para ficar sarado(a)! Risos. Ao comparecer academia para fazer a matrcula, voc faz o pagamento do primeiro ms, ou seja, voc pagou antes de comear, efetivamente, a academia. O que ocorreu aqui? Voc transferiu um bem seu para a academia (seu dinheiro) e no houve, ainda, uma contraprestao. Portanto, voc tem um DIREITO em relao academia. Voc pagou e ainda no recebeu o servio. Por outro lado, a academia possui uma OBRIGAO de prestar o servio para, tendo em vista que voc j efetuou o pagamento. Quando passar o ms e voc, efetivamente, tiver utilizado os servios da academia, seu direito acabar e a obrigao da academia tambm, pois o servio pelo qual voc pagou foi prestado. Tudo bem? Agora, voc pode perguntar: E se eu no for academia, ou seja, eu paguei para virar Hulk ou Feiticeira, mas no utilizei o servio? A, o problema seu! Risos. A academia estava a sua disposio e voc no utilizou o servio. Provavelmente, voc no conseguir seu dinheiro de volta. Outro ponto importante em relao ao patrimnio corresponde aos aspectos patrimoniais. Vamos estud-los.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.2. Aspectos Patrimoniais O patrimnio representado por dois aspectos: aspecto qualitativo e aspecto quantitativo. Aspecto Qualitativo: corresponde identificao compem o patrimnio (bens, direitos e obrigaes). dos elementos que

Aspecto Quantitativo: corresponde identificao dos elementos em valores monetrios. Aspecto Qualitativo Conta (*) Caixa Dinheiro Mveis e Utenslios Mesas e Armrios Mercadorias Mercadorias para Revenda Lucro Receitas > Despesas Dvidas por compras a prazo Fornecedores Direitos gerados em vendas Duplicatas a Receber a prazo Capital Social Investimento dos scios Elemento Patrimonial Aspecto Quantitativo Expresso Monetria 1.000,00 10.000,00 4.000,00 3.000,00 14.000,00 23.000,00 40.000,00

(*) Conta: Nome ou ttulo atribudo a atos e fatos contbeis de mesma natureza. A funo das contas representar os itens patrimoniais (bens, direitos e obrigaes) e de resultado (receita ou despesa). J caiu em prova! (Contador-CEB-2010-Funiversa) Assinale a alternativa que apresenta o aspecto que caracteriza-se pela natureza dos elementos que compem o patrimnio, tais como dinheiro, valores a receber ou a pagar, mquinas, estoques de materiais ou mercadorias. (A) Qualitativo. (B) Quantitativo. (C) Gerativo. (D) Rotativo. (E) Rotativo e gerativo. Aspecto Qualitativo: corresponde identificao da natureza dos elementos que compem o patrimnio (bens, direitos e obrigaes). A alternativa a a correta.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.3. Bens, Direitos e Obrigaes Vamos verificar de que maneira os bens, direitos ou obrigaes podem ser divididos: os bens podem ser divididos em materiais e imateriais. Alm disso, os bens materiais podem ser divididos em numerrios, de venda, de renda e fixos. Vamos aos conceitos: Bens Materiais (Tangveis ou Corpreos): possuem existncia fsica (podem ser tocados e so visveis). Exemplos: dinheiro em espcie, dinheiro em conta-corrente, imveis, terrenos, veculos, mveis e utenslios, equipamentos, instalaes eltricas e hidrulicas, ferramentas, estoques de mercadorias. Bens Materiais Numerrios: bens de liquidez imediata (disponvel): dinheiro em espcie, depsitos bancrios (*1), aplicaes financeiras de liquidez imediata (*1), numerrios em trnsito (*2). (*1) H autores que consideram os depsitos bancrios e as aplicaes financeiras de liquidez imediata como direitos. (*2) Numerrios em Trnsito: corresponde ao dinheiro que est em trnsito Exemplos: ordens de cobrana, remessas para filiais, cheques recebidos na empresa e ainda no depositados no banco. Bens Materiais de Venda: destinados venda pela empresa, representando o objeto de seu negcio. Exemplos: estoques de mercadorias, estoque de matrias-primas, produtos em elaborao e de produtos acabados. Bens Materiais Fixos (Bens de Uso): bens de carter permanente ou quase permanente que constituem os meios de produo da empresa Exemplos: imveis destinados s instalaes do estabelecimento industrial, mquinas e equipamentos, veculos, mveis e utenslios, instalaes. Bens Materiais de Renda: adquiridos com a finalidade de produzir renda para a empresa, que no so destinados manuteno das atividades da empresa. Exemplo: participaes societrias de carter permanente (sem a inteno de venda) ou temporrio (com inteno de venda), aplicaes financeiras de natureza no imediata, imveis para aluguel, obras de arte, terrenos no utilizados pela empresa.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Bens Imateriais (Intangveis ou Incorpreos): so bens que no existem fisicamente (no podem ser tocados e no so visveis), mas podem ser traduzidos em moeda. Exemplos: Programas de Computador, Marcas de Propaganda, Patentes da Empresa, Direitos Autorais, Ponto Comercial, Propriedade Cientfica, Concesses Obtidas, etc. Podemos dividir os direitos em crditos de financiamento e crditos de funcionamento. - Crditos (ou Direitos) de Funcionamento: valores a decorrentes da prpria atividade da empresa. Exemplo: contas a receber, duplicatas a receber, ICMS a recuperar. receber

- Crditos de Financiamento: valores a receber decorrentes de financiamentos a terceiros e que no so diretamente relacionados com o objeto da atividade da empresa. Exemplo: emprstimos compulsrios Unio, emprstimos a terceiros. H outra classificao que tambm costuma ser cobrada em prova: - Direitos Realizveis Reais: bens realizveis de propriedade da companhia. Exemplo: estoques de mercadorias e estoque de materiais de consumo. - Direitos Realizveis Pessoais: so os crditos da companhia. Exemplo: duplicatas a receber, ICMS a recuperar, adiantamentos fornecedores.

As obrigaes podem ser divididas em obrigaes com terceiros ou obrigaes com scios. Alm disso, as obrigaes com terceiros podem ser divididas em dbitos de funcionamento e dbitos de financiamento. Obrigaes (ou Dbitos) com Terceiros (Capitais de Terceiros): representam valores de propriedade de terceiros que estejam em poder da empresa. - Dbitos de Funcionamento: recursos obtidos para o funcionamento normal da empresa. Exemplo: fornecedores, salrios a pagar, impostos a pagar, adiantamento de clientes, impostos a recolher, dividendos a distribuir, contas a pagar. - Dbitos de Financiamento: recursos obtidos para a ampliao e desenvolvimento da empresa. Exemplo: emprstimos e financiamentos bancrios.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Obrigaes (ou Dbitos) com os Scios (Capitais Prprios ou Patrimnio Lquido): conjunto de contas representativas dos recursos dos scios que estejam em poder da empresa. O Patrimnio Lquido no uma dvida da Entidade para com seus scios ou acionistas, pois estes no emprestam recursos para que ela possa ter vida prpria, mas, sim, os entregam, para que com eles forme o Patrimnio da Entidade. Exemplo: capital social, reservas de lucros, reservas de capital. Memorize para a prova: Investimentos (Aplicaes) de Recursos Ativo Bens Numerrios Crditos de Funcionamento Bens de Venda Crditos de Financiamento Bens de Renda Bens Fixos Bens Imateriais

Financiamentos (Origem) de Recursos Passivo Total Capitais de Terceiros (Passivo Exigvel) Dbitos de Funcionamento Dbitos de Financiamento

Capitais Prprios (Patrimnio Lquido) Capital Social (-) Capital a Integralizar Reservas Prejuzos Acumulados Nota: Capital a integralizar uma exceo, pois est no PL e um crdito (direito) da empresa, pois os scios j se comprometeram com a empresa quando fizeram a subscrio do capital e ainda no fizeram a integralizao. J caiu em prova! (AFTN-Esaf) Ao examinarmos o patrimnio da empresa Comercial Ltda, encontramos os seguintes elementos: dinheiro: na tesouraria = 800,00 depositado no Banco = 2.500,00 mquinas: para uso prprio = 30.000,00 para revender = 25.000,00 material de consumo = 2.000,00 equipamentos para uso prprio = 10.000,00 duplicatas: emitidas pela empresa = 11.000,00 emitidas por terceiros = 13.500,00 notas promissrias: emitidas pela empresa = 5.500,00 emitidas por terceiros = 5.000,00 emprstimos: obtidos pela empresa = 26.000,00 concedidos a terceiros = 3.500,00 capital registrado na Junta Comercial = 40.000,00
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior A composio do patrimnio acima descrito e o conhecimento de que todos os ttulos a ele incorporados foram pela empresa ou contra ela emitidos evidenciam que a Comercial Ltda, em suas relaes com terceiros, possui crditos e dbitos, respectivamente, de: a) 42.500,00 e 22.000,00 b) 45.000,00 e 19.500,00 c) 85.000,00 e 89.800,00 d) 22.000,00 e 42.500,00 e) 19.500,00 e 45.000,00 Antes de resolver a questo, vamos aproveitar para ver mais dois conceitos importantes: Duplicatas: um ttulo de crdito emitido pelas empresas que efetuam vendas de mercadorias. A duplicata garante ao vendedor o direito de receber do comprador o valor das vendas de mercadorias efetuadas a prazo. Logo, temos: Duplicatas Emitidas (pela empresa) funcionamento). Duplicatas Recebidas (pela empresa) de funcionamento).

direito da empresa (crdito de obrigaes da empresa (dbito

Duplicatas Emitidas pela Empresa = Duplicatas Emitidas = Duplicatas Recebidas por Terceiros = Duplicatas a Receber Duplicatas Emitidas por Terceiros = Duplicatas Recebidas = Duplicatas Recebidas pela Empresa = Duplicatas Aceitas = Duplicatas a Pagar Nota Promissria: um ttulo de crdito utilizado em operaes financeiras (Exemplo: emprstimos efetuados por estabelecimentos bancrios a seus clientes). Pode ser emitida por pessoas fsicas ou pessoas jurdicas e representa uma promessa de pagamento. Por meio da Nota Promissria, o devedor se compromete a pagar o valor da dvida no local e data estipulados. Logo, temos: Notas Promissrias Emitidas (pela empresa) (dbito de financiamento).

obrigao da empresa

Notas Promissrias Recebidas (pela empresa) direito da empresa (crdito de funcionamento se for instituio financeira, cuja atividade fim tambm o financiamento; ou crdito de financiamento).

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

10

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Notas Promissrias Emitidas pela Empresa = Notas Promissrias Emitidas = Notas Promissrias Recebidas por Terceiros = Notas Promissrias a Pagar Notas Promissrias Emitidas por Terceiros = Notas Promissrias Recebidas = Notas Promissrias Recebidas pela Empresa = Notas Promissrias a Receber = Notas Promissrias Aceitas Portanto, memorize o quadro abaixo para a prova: Emitidas Direito Obrigao Recebidas Obrigao Direito

Duplicatas Notas Promissrias Vamos resoluo da questo:

I Crditos ou Direitos: duplicatas emitidas pela empresa = 11.000,00 notas promissrias emitidas por terceiros = 5.000,00 emprstimos concedidos a terceiros = 3.500,00 Total = 19.500,00 II Dbitos ou Obrigaes: duplicatas emitidas por terceiros = 13.500,00 notas promissrias emitidas pela empresa = 5.500,00 emprstimos obtidos pela empresa = 26.000,00 Total = 45.000,00 Demais contas: dinheiro: na tesouraria = 800,00 bem numerrio depositado no Banco = 2.500,00 bem numerrio (h autores que consideram como direito = crdito). mquinas: para uso prprio = 30.000,00 bem de uso para revender = 25.000,00 bem de venda material de consumo = 2.000,00 bem de uso equipamentos para uso prprio = 10.000,00 bem de uso capital registrado na Junta Comercial = 40.000,00 patrimnio lquido (no entra na resoluo da questo, pois foram pedidas as obrigaes com terceiros dbitos com terceiros e o patrimnio lquido corresponde a obrigaes com scios). A alternativa e a correta.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

11

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Repare que a Esaf considerou dinheiro depositado no banco como um bem numerrio. J caiu em prova! (Assistente de Saneamento-Tcnico Contbil-Embasa2009-Cespe) A respeito dos nomes utilizados para representarem os elementos patrimoniais e as mutaes sofridas pelo patrimnio, julgue os prximos itens. 1. A conta caixa representa um bem patrimonial e no um direito. Caixa: um bem numerrio. O item est correto. 2. A conta bancos conta movimento representa um direito da empresa junto ao banco depositrio dos recursos financeiros disponveis em conta-corrente. Bancos conta Movimento: h autores que consideram como bem numerrio e h autores que consideram como direito da empresa junto banco, tendo em vista que o dinheiro da empresa est depositado. Contudo, sinceramente, voc no deve se importar com a forma de pensamento deste ou daquele autor. O que importa para voc como a banca pensa, certo? isto que far diferena na hora da prova e que o levar a acertar a questo. Portanto, para o Cespe: Bancos Conta Movimento: representa um direito da empresa junto ao banco depositrio dos recursos financeiros disponveis em conta-corrente. E ponto final. Risos. O item est correto. 3. A conta adiantamentos a clientes considerada uma conta do passivo porque representa adiantamentos dos clientes empresa. Pegadinha mortal da banca!!!! O concurseiro mais desatento cairia como um cordeiro. Veja: Adiantamento de Clientes: uma conta representativa de um dinheiro que o cliente adiantou para empresa sem ainda ter recebido a mercadoria ou o servio. Ou seja, ainda no uma receita realizada pelo princpio da competncia (Lembra das quatro possibilidades do princpio da competncia? Espero que sim). Nesta situao o cliente possui um direito em relao empresa. Consequentemente, a empresa possui uma obrigao com seus clientes, sendo, portanto, uma conta do passivo. A voc diria (se no ler atentamente o item). Ento o item est correto. ERRADO! O item est ERRADO. A conta Adiantamento de Clientes e o item fala em Adiantamento a Clientes.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

12

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior No caso de Adiantamento a Clientes, foi a empresa que adiantou algum dinheiro ao(s) seu(s) cliente(s), ou seja, a empresa fez uma espcie de emprstimo ao(s) seu(s) cliente(s). Nesse caso, a empresa possui um direito em relao a seus clientes, sendo, portanto, um direito da empresa (ativo). Portanto, o item est errado. CUIDADO!!!! Leia os itens com ateno! 3.4. Equao Fundamental do Patrimnio A equao fundamental do patrimnio representada por: Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido Patrimnio Lquido = Ativo Passivo Repare que, at agora, estvamos considerando o passivo como todo o conjunto de obrigaes. Contudo, comum aparecer em provas e livros a palavra passivo como uma representao das obrigaes com terceiros (passivo exigvel), ficando, por conseqncia, o patrimnio lquido como uma representao das obrigaes com scios (passivo no-exigvel). Na Lei das Sociedades por Aes (Lei no 6.404/76), normalmente, a palavra passivo corresponde ao conjunto das obrigaes, ou seja, igual ao passivo total. Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido Ativo = Bens + Direitos Passivo = Obrigaes com Terceiros Patrimnio Lquido = Obrigaes com Scios Patrimnio Lquido = Bens + Direitos Obrigaes (com terceiros) Patrimnio Lquido = Ativo - Passivo Portanto, pela equao fundamental do patrimnio, o ativo, tambm conhecido como patrimnio bruto, representa a parte positiva do patrimnio, enquanto o passivo representa a parte negativa do patrimnio, sendo tambm denominado capital de terceiros (obrigaes com terceiros). O patrimnio lquido apresenta os seguintes sinnimos: situao lquida (*), capital prprio, recursos prprios ou passivo no-exigvel, grandeza patrimonial, riqueza da empresa e ativo lquido.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

13

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior (*) Considera-se patrimnio lquido como sinnimo de situao lquida positiva. Caso a situao lquida seja negativa haver uma ausncia de recursos prprios, sendo denominada de passivo a descoberto. Exemplo: Patrimnio Ativo Caixa Duplicatas a Receber Mercadorias Mveis e Utenslios Mquinas Total Passivo 10.000 Passivo Exigvel 3.000 Fornecedores 10.000 Ttulos a Pagar 5.000 Patrimnio Lquido 12.000 Capital Social Lucros Acumulados 40.000 Total

10.000 5.000 15.000 10.000 40.000

Elementos do Ativo: so organizados esquerda. Elementos do Passivo: so organizados direita. Elementos do Patrimnio Lquido: so organizados direita. Passivo Exigvel: representa as obrigaes da entidade com terceiros (Capital de Terceiros). Patrimnio Lquido (Capital Prprio): os scios emprestam recursos para que a empresa forme o seu patrimnio (no possui natureza de dvida). Passivo No Exigvel = Passivo No Circulante Receitas Diferidas (ser visto em aula posterior) + Patrimnio Lquido Passivo Total = Passivo Exigvel + Passivo No-Exigivel Capital Total a Disposio da Empresa = Capital de Terceiros + Capital Prprio Origens dos Recursos = Capital de Terceiros + Capital Prprio Aplicaes dos Recursos = Ativo

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

14

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior J caiu em prova! (APO-MPOG-2010-Esaf) O empresrio Juvenal Bonifcio ao organizar o que possua em sua microempresa, acabou encontrando a documentao que comprova a existncia de: Notas promissrias, por ele aceitas (R$ 200,00) e por ele emitidas (R$300,00). Duplicatas, por ele aceitas (R$ 1.200,00) e por ele emitidas (R$ 1.100,00). Salrios do perodo, quitados ou no (R$ 400,00), e dvidas decorrentes de salrios (R$ 350,00). Direitos (R$ 280,00) e obrigaes (R$ 450,00) decorrentes de aluguel. Dinheiro, guardado na gaveta (R$ 100,00) e depositado no banco (R$ 370,00). Bens para vender (R$ 700,00), para usar (R$ 600,00) e para consumir (R$ 230,00). Do ponto de vista contbil, pode-se dizer que esse empresrio possui um patrimnio lquido de a) R$ 1.280,00. b) R$ 3.580,00. c) R$ 3.180,00. d) R$ 1.480,00. e) R$ 880,00. Primeiramente, vamos verificar as contas do ativo (bens e direitos): Contas do Ativo Notas Promissrias Aceitas 200 direito Duplicatas Emitidas 1.100 direito Direitos 280 direito Dinheiro 100 bem numerrio Bancos 370 bem numerrio Bens para Vender 700 bens de venda Bens para Usar 600 bens de uso Bens para Consumir 230 bens de uso Total do Ativo 3.580 As contas do passivo seriam: Contas do Passivo Notas Promissrias Emitidas Duplicatas Aceitas Salrios a Pagar Obrigaes Total do Passivo

300 1.200 350 450 2.300

obrigao obrigao obrigao obrigao

Equao Fundamental do Patrimnio: PL = A P PL = 3.580 2.300 = 1.280 (*) Salrios do perodo, quitados ou no, so Despesas de Salrios (no so bens, direitos ou obrigaes). A alternativa a a correta. www.pontodosconcursos.com.br Prof. Jos Jayme Moraes Junior 15

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Vou aproveitar a questo para ensinar um macete: Contas a Pagar ou a Recolher Sempre que aparecer XXXXX a Pagar ou a Recolher, o a Pagar ou a Recolher indica que uma obrigao da empresa. Logo, ser uma obrigao da empresa (passivo). Exemplos: Salrios a Pagar e Impostos a Recolher. Repare que, se aparecer somente Salrios ou Impostos, ser uma conta de despesa (veremos receitas e despesas em aula posterior). Valores a Receber ou a Recuperar Sempre que aparecer XXXXX a Receber ou a Recuperar, o a Receber ou a Recuperar indica que um direito da empresa. Logo, ser um direito da empresa (ativo). Exemplos: Duplicatas a Receber e Impostos a Recuperar. J caiu em prova!(Administrao Financeira e Contbil-Seplag/DF-2010Funiversa) A empresa Coimbra Ltda. Apurou um lucro lquido de R$ 40.000,00 no exerccio de 2008. Este valor, somado a outros componentes do Patrimnio Lquido, resultou em R$ 160.000,00. No mesmo perodo, o Ativo Total registrado pela empresa foi de R$ 400.000,00. Considerando essa situao hipottica, assinale a alternativa correta. (A) Aps o fechamento do balano, o Ativo ficou maior que o Passivo em R$ 40.000,00. (B) Os recursos de terceiros totalizam no exerccio R$ 240.000,00. (C) Os recursos prprios totalizam no exerccio R$ 240.000,00. (D) Aps o fechamento do balano, o Ativo ficou menor que o Passivo em R$ 40.000,00. (E) Os recursos de terceiros totalizam no exerccio R$ 120.000,00. Empresa Coimbra Ltda. Patrimnio Lquido (Capital Prprio = Recursos Prprios) = R$ 160.000,00 Ativo Total = R$ 400.000,00 Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo Passivo = Situao Lquida 400.000 Passivo = 160.000 Passivo = 400.000 160.000 Passivo (Capital de Terceiros = Recursos de Terceiros) = 240.000 A alternativa b a correta.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

16

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.5. Situao Lquida A diferena entre o ativo e o passivo exigvel (considerando que o Passivo No Circulante Receitas Diferidas nulo) denominada situao lquida, que pode ser dividida em trs tipos: situao lquida nula, positiva ou negativa. Portanto, pela equao fundamental do patrimnio teramos: Ativo (A) = Passivo (P) + Situao Lquida (SL) Situao Lquida (SL) = Ativo (A) Passivo (P) Vamos estudar cada uma das situaes lquidas. 3.5.1. Situao Lquida Nula ou Compensada (SL = 0) Nesta situao, o ativo igual ao passivo exigvel. Equao Fundamental do Patrimnio: SL = A P Se SL = 0 0 = A P A = P Situao Lquida Nula: Ativo = Passivo Exigvel

A=P SL = 0

3.5.2. Situao Lquida Positiva ou Favorvel ou Superavitria ou Ativa (SL > 0) Nesta situao, o ativo maior que o passivo exigvel. Equao Fundamental do Patrimnio: SL = A P Se SL > 0 A P > 0 A > P

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

17

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Situao Lquida Positiva ou Favorvel ou Superavitria ou Ativa Ativo > Passivo Exigvel

P A SL

A > P (passivo maior que zero) SL > 0

A situao abaixo corresponde a um caso especial de situao lquida positiva, e ocorre na abertura da empresa, pela integralizao do capital inicial, ou seja, a empresa ainda no possui dvidas.

SL

A > P (passivo = 0) SL > 0 Nota: Integralizao do Capital: a sociedade, ao ser constituda, tem o seu capital subscrito pelos scios ou acionistas que, posteriormente o integralizam. Para a integralizao do capital social os scios podem utilizar dinheiro (moeda corrente) ou qualquer espcie de bens e direitos, desde que estes valores possam ser avaliados em dinheiro. 3.5.3. Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passiva ou Passivo a Descoberto (SL < 0) Nesta situao, o ativo menor que o passivo exigvel. Equao Fundamental do Patrimnio: SL = A P Se SL < 0 A P < 0 A < P

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

18

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passiva ou Passivo a Descoberto Ativo < Passivo Exigvel

A SL

A<P SL < 0

A pior situao possvel ocorrer quando no existir mais ativos para liquidar os passivos ainda existentes.

SL

A=0 SL = - P Algumas relaes importantes: Ativo: A > 0 ou A = 0 (no pode ter valor negativo) Passivo Exigvel: PE > 0 ou PE = 0 (no pode ter valor negativo) O ativo pode ser maior ou igual situao lquida, mas nunca menor. O passivo exigvel pode ser maior, igual, igual em mdulo ou menor que a situao lquida. Exemplos: I) Ativo = 100, Passivo = 20 SL = Ativo Passivo SL = 100 20 SL > Passivo Ativo > SL II) Ativo = 100, Passivo = 80 SL = Ativo Passivo SL = 100 80 SL < Passivo Ativo > SL

SL = 80

SL = 20

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

19

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior III) Ativo = 100, Passivo = 0 SL = Ativo Passivo SL = 100 0 SL = 100 SL > Passivo Ativo = SL IV) Ativo = 20, Passivo = 100 SL = Ativo Passivo SL = 20 100 SL = (80) em Contabilidade, quando aparecer um nmero entre parnteses, significa que esse nmero negativo. Nesse exemplo: (80) = - 80. SL < Passivo Ativo > SL V) Ativo = 100, Passivo = 50 SL = Ativo Passivo SL = 100 50 SL = Passivo Ativo > SL

SL = 50

J caiu em prova! (Procuradoria GeralRJTcnico Superior de Anlise Contbil2009FCC) A situao patrimonial superavitria quando o valor total do (A) Ativo superior ao valor total do Permanente. (B) Ativo maior do que o valor total do Passivo. (C) Ativo e valor do Passivo so iguais. (D) Passivo supera o valor total do Ativo. (E) Realizvel maior do que o valor do Permanente. A situao patrimonial superavitria quando o valor total do ativo maior do que o valor total do passivo (passivo circulante + passivo no circulante). Ativo > Passivo Situao Lquida > 0 (superavitria) A alternativa b a correta. J caiu em prova! (Analista Judicirio-Contabilidade-TRE/BA-2009Cespe) Entidade A Ano 1 Ano 2 Passivo Ativo Passivo Ativo

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

20

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Entidade B Ano 1 Ano 2 Passivo Ativo Passivo Ativo

Entidade C Ano 1 Ativo Passivo Ativo Ano 2 Passivo

Entidade D Ano 1 Ativo Passivo Ativo Ano 2 Passivo

Considere as representaes patrimoniais, em forma de diagrama de barras, de quatro entidades contbeis hipotticas A, B, C e D ilustradas acima, para o perodo de dois anos consecutivos. Com base nessas informaes e em relao situao lquida dessas entidades, julgue os itens abaixo. 1 Comparando o perodo, a situao lquida tornou-se desfavorvel apenas para uma das entidades contbeis apresentadas. Vamos analisar todos os casos: I Entidade A: Ano 1 Ativo Passivo

Ano 2 Ativo Passivo

Situao Lquida

Situao Lquida

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

21

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Ano 1: Ativo > Passivo Situao Lquida (Ano 1) = Ativo Passivo > 0 Ano 2: Ativo > Passivo Situao Lquida (Ano 2) = Ativo Passivo > 0 Repare que apenas ocorreu a diminuio do valor da situao lquida do ano 1 para o ano 2, tendo em vista que o passivo exigvel do ano 2 maior que o do ano 1 e o ativo no teve seu valor alterado. Situao Lquida (Ano 1) > Situao Lquida (Ano 2) no ano 2 as situaes lquidas so favorveis. II Entidade B: Ano 1 Passivo Ativo

Tanto no ano 1 como

Ano 2 Ativo Passivo

Situao Lquida Ano 1: Ativo > Passivo Ano 2: Ativo > Passivo

Situao Lquida

Situao Lquida (Ano 1) = Ativo Passivo > 0 Situao Lquida (Ano 2) = Ativo Passivo > 0

Repare que no houve alterao do valor da situao lquida do ano 1 para o ano 2, tendo em vista que o passivo exigvel e o ativo no sofreram alterao de valor. Situao Lquida (Ano 1) = Situao Lquida (Ano 2) no ano 2 as situaes lquidas so favorveis. III Entidade C: Ano 1 Passivo Ativo

Tanto no ano 1 como

Ano 2 Ativo Passivo

Situao Lquida Ano 1: Ativo > Passivo Ano 2: Ativo < Passivo

Situao Lquida

Situao Lquida (Ano 1) = Ativo Passivo > 0 Situao Lquida (Ano 2) = Ativo Passivo < 0

Repare que a situao lquida era favorvel no ano 1 e se tornou desfavorvel no ano 2 (passivo > ativo). Portanto, o Passivo (passivo exigvel) maior que o Ativo no ano 2, para a entidade C (situao lquida desfavorvel).

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

22

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior IV Entidade D: Ano 1 Ano 2 Passivo Ativo Passivo Ativo

Situao Lquida Ano 1: Ativo > Passivo Ano 2: Ativo > Passivo

Situao Lquida

Situao Lquida (Ano 1) = Ativo Passivo > 0 Situao Lquida (Ano 2) = Ativo Passivo > 0

Repare que apenas ocorreu o aumento do valor da situao lquida do ano 1 para o ano 2, tendo em vista que o passivo exigvel do ano 1 maior que o do ano 2 e o ativo no teve seu valor alterado. Situao Lquida (Ano 1) < Situao Lquida (Ano 2) no ano 2 as situaes lquidas so favorveis.

Tanto no ano 1 como

Portanto, comparando o perodo, a situao lquida tornou-se desfavorvel apenas para uma das entidades contbeis apresentadas (Entidade C). O item est correto. 2 A situao lquida de uma das entidades manteve-se inalterada no perodo, sendo correto afirmar que, nesse caso, no houve variao quantitativa no patrimnio dessa entidade. Percebe-se que a situao lquida da entidade B manteve-se inalterada no perodo. Contudo, no h como afirmar que no houve variao quantitativa do patrimnio da entidade. Aqui, foi uma pegadinha da banca examinadora. Vamos entender por meio de um exemplo: Ano 1: Ativo = 100 Passivo = 50 Patrimnio Lquido = 100 50 = 50 Ano 2: Ativo = 200 Passivo = 150 Patrimnio Lquido = 200 150 = 50 Ou seja, a situao lquida permaneceu inalterada, mas o patrimnio da entidade (patrimnio bruto), que igual ao ativo total ou ao passivo total, variou de 100 para 200. O item est errado.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

23

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3 Entre as entidades citadas, a entidade A, no ano 2, apresentou o maior percentual de capital de terceiros em relao aos recursos possudos pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros. O capital de terceiros corresponde s obrigaes da empresa com terceiros. A entidade que possui maior percentual de capital de terceiros, no ano 2, em relao aos recursos possudos pela entidade, isto , o capital total disposio da empresa ou seu passivo total, a entidade C. Repare que na entidade C o capital de terceiros maior que o capital total disposio da empresa (passivo total), tendo em vista que a situao lquida negativa. O item est errado. J caiu em prova! (Contador-Ceb-2010-Funiversa) Com relao ao patrimnio, quando o resultado da operao bens + direitos - obrigaes negativo, convenciona-se denomin-la (A) passivo desfavorvel. (B) passivo nulo. (C) passivo a descoberto. (D) ativo nulo. (E) ativo desfavorvel. Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passiva ou Passivo a Descoberto (SL < 0): Nesta situao, o ativo menor que o passivo exigvel. A alternativa c a correta. J caiu em prova! (Contabilidade-Iphan-2009-Funiversa) 1. Assinale a alternativa que indica situao patrimonial inconcebvel. (A) Situao Lquida igual ao Ativo (B) Situao Lquida maior que o Ativo (C) Situao Lquida menor que o Ativo (D) Situao Lquida maior que o Passivo Exigvel (E) Situao Lquida menor que o Passivo Exigvel Ativo: A > 0 ou A = 0 (no pode ter valor negativo) Passivo Exigvel: PE > 0 ou PE = 0 (no pode ter valor negativo) O ativo pode ser maior ou igual situao lquida, mas nunca menor. O passivo exigvel pode ser maior, igual, igual em mdulo ou menor que a situao lquida.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

24

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Exemplos: I) Ativo = 100, Passivo = 20 SL = Ativo Passivo SL = 100 20 SL > Passivo Ativo > SL II) Ativo = 100, Passivo = 80 SL = Ativo Passivo SL = 100 80 SL < Passivo Ativo > SL III) Ativo = 100, Passivo = 0 SL = Ativo Passivo SL = 100 0 SL > Passivo Ativo = SL

SL = 80

SL = 20

SL = 100

IV) Ativo = 20, Passivo = 100 SL = Ativo Passivo SL = 20 100 SL = (80) SL < Passivo Ativo > SL V) Ativo = 100, Passivo = 50 SL = Ativo Passivo SL = 100 50 SL = Passivo Ativo > SL

SL = 50

Portanto, a situao lquida nunca ser maior que o ativo. A alternativa b a correta. 2. Considere o quadro a seguir onde os valores so dados em reais. Empresa A B C Ativo 1.000,00 800,00 500,00 Passivo exigvel 400,00 600,00 600,00

De acordo com a Teoria das Equaes do Patrimnio, assinale a alternativa correta. (A) A empresa A revela Situao Lquida negativa. (B) A empresa B revela Situao Lquida negativa de R$ 200,00. (C) A empresa C revela Situao Lquida negativa de R$ 100,00. (D) A empresa C revela Situao Lquida positiva de R$ 200,00. (E) A empresa A revela Situao Lquida positiva igual a R$ 400,00. Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo Passivo = Situao Lquida
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

25

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior I Empresa A: Ativo = 1.000 Passivo = 400 Situao Lquida = Ativo Passivo = 1.000 400 = 600 (positiva) II Empresa B: Ativo = 800 Passivo = 600 Situao Lquida = Ativo Passivo = 800 600 = 200 (positiva) III Empresa C: Ativo = 500 Passivo = 600 Situao Lquida = Ativo Passivo = 500 600 = (100) (negativa) A alternativa c a correta. 3.6. Conceitos de Capital O conceito financeiro de capital adotado pela maioria das entidades na preparao de suas demonstraes contbeis. De acordo com o conceito financeiro de capital, tal como o dinheiro investido ou o seu poder de compra investido, o capital sinnimo de ativo lquido ou patrimnio lquido da entidade. Por outro lado, segundo o conceito fsico de capital, o capital considerado como a capacidade produtiva da entidade baseada, por exemplo, nas unidades de produo diria. A seleo do conceito de capital apropriado para a entidade deve ser baseada nas necessidades dos usurios das demonstraes contbeis. Assim, o conceito financeiro de capital deve ser adotado se os usurios das demonstraes contbeis esto principalmente interessados na manuteno do capital nominal investido ou no poder de compra do capital investido. Se, entretanto, a principal preocupao dos usurios com a capacidade operacional da entidade, o conceito fsico de capital deve ser usado. O conceito escolhido indica a meta a ser atingida na determinao do lucro, embora possa haver dificuldades de mensurao em se tornar operacional esse conceito. Outros conceitos importantes cobrados em prova: Capital de Giro = Ativo Circulante (*) Capital Social = Capital Subscrito
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

26

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Capital Fixo = Ativo No Circulante Imobilizado (*) Capital Alheio = Capital de Terceiros = = Passivo Circulante + Passivo No Circulante (longo prazo) (*) Capital Autorizado = Capital mximo autorizado no estatuto ou contrato social Capital a Subscrever = Capital autorizado no subscrito Capital a Realizar = Capital subscrito ainda no integralizado Capital Investido = Ativo Total Capital Integralizado = Capital Subscrito e integralizado = = Capital Subscrito Capital a Integralizar Capital Prprio = Ativo Lquido = Patrimnio Lquido (*) Veremos novamente na aula de Balano Patrimonial, mas, como esses termos j apareceram aqui e podem aparecer em algumas questes de prova, segue a diviso do ativo e do passivo em grupos e subgrupos: Ativo Ativo Circulante Ativo No Circulante Ativo Realizvel a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangvel Passivo Passivo Circulante Passivo No Circulante Patrimnio Lquido Capital Social (-) Aes em Tesouraria Ajustes de Avaliao Patrimonial Reservas de Lucros Reservas de Capital (-) Prejuzos Acumulados

J caiu em prova! (AFRF-2002-Esaf) Da leitura atenta dos balanos gerais da Cia. Emile, levantados em 31.12.01 para publicao, e dos relatrios que os acompanham, podemos observar informaes corretas que indicam a existncia de: Capital de Giro no valor de R$ 2.000,00 Capital Social no valor de R$ 5.000,00 Capital Fixo no valor de R$ 6.000,00 Capital Alheio no valor de R$ 5.000,00 Capital Autorizado no valor de R$ 5.500,00 Capital a Realizar no valor de R$ 1.500,00 Capital Investido no valor de R$ 8.000,00 Capital Integralizado no valor de R$ 3.500,00 Lucros Acumulados no valor de R$ 500,00 Prejuzo Lquido do Exerccio no valor de R$ 1.000,00
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

27

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior A partir das observaes acima, podemos dizer que o valor do Capital Prprio da Cia. Emile de a) R$ 5.500,00 b) R$ 5.000,00 c) R$ 4.000,00 d) R$ 3.500,00 e) R$ 3.000,00 Capital Prprio = Capital Investido Capital Alheio Capital Prprio = 8.000 5.000 = 3.000 ou Capital Prprio = Capital Social Capital a Realizar + Lucros Acumulados Prejuzos do Perodo Capital Prprio = 5.000 1.500 + 500 1.000 = 3.000 A alternativa e a correta. O capital social pode ser aumentado: I - por deliberao da assemblia-geral ordinria, para correo da expresso monetria do seu valor; II - por deliberao da assemblia-geral ou do conselho de administrao, observado o que a respeito dispuser o estatuto, nos casos de emisso de aes dentro do limite autorizado no estatuto; III - por converso, em aes, de debntures ou parte beneficirias e pelo exerccio de direitos conferidos por bnus de subscrio, ou de opo de compra de aes; IV - por deliberao da assemblia-geral extraordinria convocada para decidir sobre reforma do estatuto social, no caso de inexistir autorizao de aumento, ou de estar a mesma esgotada. O aumento mediante capitalizao de lucros ou de reservas importar alterao do valor nominal das aes ou distribuies das aes novas, correspondentes ao aumento, entre acionistas, na proporo do nmero de aes que possurem. Na companhia com aes sem valor nominal, a capitalizao de lucros ou de reservas poder ser efetivada sem modificao do nmero de aes. J caiu em prova! (Analista Administrativo-Cincias Contbeis-Antaq2009-Cespe) O aumento de capital nas companhias, com aproveitamento de
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

28

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior lucros ou reservas, poder ocorrer sem aumento do nmero de aes, com distribuio de aes novas ou com alterao do valor nominal das aes. O aumento de capital social nas empresas, que ocorrer por meio do aproveitamento das reservas de lucros, poder ser realizado: sem aumento do nmero de aes (aumenta-se o capital, por exemplo, por incorporao de reservas e, nas companhias com aes sem valor nominal, no h alterao do nmero de aes); com distribuio de novas aes (faz-se nova emisso de aes no mercado); ou com alterao do valor nominal das aes (aumenta-se o capital, por exemplo, por incorporao de reservas e aumenta-se o valor nominal das aes, sem alterar o nmero de aes).

Outros conceitos importantes na questo: Bnus de Subscrio: so ttulos de crdito emitidos por companhias no limite do capital autorizado no estatuto, que do aos seus titulares o direito de subscreverem aes da companhia, mediante a apresentao do referido ttulo e o pagamento do preo de emisso das aes (os atuais acionistas tm preferncia na aquisio dos bnus). Partes Beneficirias: so ttulos de crdito sem valor nominal, emitidos por companhias fechadas, por um prazo mximo de dez anos, que conferem a seus titulares o direito de participao, no mximo em 10%, nos lucros das referidas companhias. Caso no sejam resgatados no prazo de sua emisso, sero convertidos em aes da companhia, podendo haver gio na emisso de aes. Cabe ressaltar que as partes beneficirias s daro origem Reserva de Capital se forem vendidas, ou seja, se forem atribudas gratuitamente a acionistas ou terceiros, no daro origem Reserva de Capital. Debntures: so ttulos de crdito com valor nominal emitidos por companhias, os quais conferem a seus titulares (debenturistas) o direito de participao nos lucros da companhia (rendem juros e so atualizados monetariamente). Caso no sejam resgatados no seu prazo de emisso, sero convertidos em aes da companhia. O item est correto.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

29

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.7. Outros Conceitos que Podem ser Cobrados em Prova Aes de Fruio: Correspondem a aes emitidas em substituio s aes amortizadas integralmente, as quais atribuem a seus titulares direitos estabelecidos no estatuto, normalmente dividendos, no representando parcela de capital e nem direito a voto. Aes Ordinrias: As aes ordinrias de companhia fechada podero ser de classes diversas, em funo de: - conversibilidade em aes preferenciais; - exigncia de nacionalidade brasileira do acionista; ou - direito de voto em separado para o preenchimento de determinados cargos de rgos administrativos. A alterao do estatuto na parte em que regula a diversidade de classes, se no for expressamente prevista, e regulada, requerer a concordncia de todos os titulares das aes atingidas. Aes Preferenciais As preferncias ou vantagens das aes preferenciais podem consistir: i. em prioridade na distribuio de dividendo, fixo ou mnimo; ii. em prioridade no reembolso do capital, com prmio ou sem ele; ou iii. na acumulao das preferncias e vantagens de que tratam os itens i e ii. As aes ordinrias da companhia fechada e as aes preferenciais da companhia aberta (com aes em bolsa de valores) e fechada podero ser de uma ou mais classes. Reembolso: a operao pela qual, nos casos previstos em lei, a companhia paga aos acionistas dissidentes de deliberao da assemblia-geral o valor de suas aes. O estatuto pode estabelecer normas para a determinao do valor de reembolso, que, entretanto, somente poder ser inferior ao valor de patrimnio lquido constante do ltimo balano aprovado pela assembliageral, se estipulado com base no valor econmico da companhia, a ser apurado em avaliao. Se a deliberao da assemblia-geral ocorrer mais de 60 (sessenta) dias depois da data do ltimo balano aprovado, ser facultado ao acionista dissidente pedir, juntamente com o reembolso, levantamento de balano especial em data que atenda quele prazo. Nesse caso, a companhia pagar imediatamente 80% (oitenta por cento) do valor de reembolso calculado com base no ltimo balano e, levantado o
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

30

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior balano especial, pagar o saldo no prazo de 120 (cento e vinte), dias a contar da data da deliberao da assemblia-geral. Se o estatuto determinar a avaliao da ao para efeito de reembolso, o valor ser o determinado por trs peritos ou empresa especializada. O valor de reembolso poder ser pago conta de lucros ou reservas, exceto a legal, e nesse caso as aes reembolsadas ficaro em tesouraria. Se, no prazo de cento e vinte dias, a contar da publicao da ata da assemblia, no forem substitudos os acionistas cujas aes tenham sido reembolsadas conta do capital social, este considerar-se- reduzido no montante correspondente, cumprindo aos rgos da administrao convocar a assemblia-geral, dentro de cinco dias, para tomar conhecimento daquela reduo. Resgate: consiste no pagamento do valor das aes para retir-las definitivamente de circulao, com reduo ou no do capital social, mantido o mesmo capital, ser atribudo, quando for o caso, novo valor nominal s aes remanescentes. Amortizao: consiste na distribuio aos acionistas, a ttulo de antecipao e sem reduo do capital social, de quantias que lhes poderiam tocar em caso de liquidao da companhia. A amortizao pode ser integral ou parcial e abranger todas as classes de aes ou s uma delas.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

31

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.8. Memorize para a Prova Bens (corpreos e incorpreos) Direitos Obrigaes Bens (B) + Direitos (D) = Ativo = Patrimnio Bruto (PB) Obrigaes (O) = Passivo Exigvel (PE) B + D O = Ativo Passivo Exigvel = Situao Lquida (SL) B + D = O + PL (Equao Fundamental) Patrimnio Ativo Passivo Bens Direitos ou Crditos Obrigaes ou Dbitos (PE)

Patrimnio Lquido (PL) PL = B + D O

Situaes Patrimoniais: A>P SL positiva (Patrimnio Lquido) A=P SL igual a zero (SL nula, inexistente ou compensada) A<P SL negativa (Passivo a Descoberto) A = PL Passivo Exigvel (PE) igual a zero Origens e Aplicaes de Recursos: Origens: Passivo Recursos prprios PL (capital, lucros etc) Recursos de terceiros PE (emprstimos, financiamentos etc) Aplicaes: Ativo Os conceitos abaixo sero vistos com mais detalhes em aulas posteriores, mas j vale uma introduo: Conta: elemento que representa um componente patrimonial (bens, direitos, obrigaes ou patrimnio lquido) ou um componente de resultado (despesa ou receita). Despesas e Receitas: Fatos que alteram o total do PL, segundo o regime de competncia: Receitas: aumentam o PL Despesas: diminuem o PL

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

32

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Conceitos de Capital: Capital de Giro = Ativo Circulante Capital Social = Capital Subscrito Capital Fixo = Ativo No Circulante Imobilizado Capital Alheio = Capital de Terceiros = = Passivo Circulante + Passivo No Circulante (subgrupo longo prazo) Capital Autorizado = Capital mximo autorizado no estatuto ou contrato social Capital a Subscrever = Capital autorizado no subscrito Capital a Realizar = Capital subscrito ainda no integralizado Capital Investido = Ativo Total Capital Integralizado = Capital Subscrito e integralizado = = Capital Subscrito Capital a Integralizar Capital Prprio = Ativo Lquido = Patrimnio Lquido Questo referente a um assunto da ltima aula: Agora, que ver se voc est estudando mesmo. Resolva a questo abaixo (resoluo ao final da aula): (STF-Contador-2010) Considere que determinada companhia metalrgica fabricante de artefatos para cozinha tenha adquirido cinco toneladas de chapas de ao pelo valor de R$ 250.000,00, a serem pagos em trinta dias. Com base nessa situao, julgue os itens subsequentes. O momento adequado para contabilizao da transao mencionada independe da data de entrada da mercadoria na metalrgica.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

33

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.9. Exerccios de Fixao 1.(AFC-CGU-2008-Esaf) Em relao ao patrimnio de uma empresa e s diversas situaes patrimoniais que pode assumir de acordo com a equao fundamental do patrimnio, indique a opo incorreta. a) A empresa tem passivo a descoberto quando o Ativo igual ao Passivo menos a Situao Lquida. b) A Situao Lquida negativa acontece quando o total do Ativo menor que o passivo exigvel. c) Na constituio da empresa, o Ativo menos o Passivo Exigvel igual a zero. d) A situao em que o Passivo mais o Ativo menos a Situao Lquida igual a zero impossvel de acontecer. e) A Situao Lquida positiva quando o Ativo maior que o Passivo Exigvel. 2.(TRF-2003-Esaf) A empresa Primavera Ltda., no encerramento do exerccio de 2002, obteve as seguintes informaes, conforme segue: Valores em R$ Adiantamento a Fornecedores 1.000,00 Adiantamento de Clientes 2.000,00 Ativo Imobilizado 20.000,00 Capital Social 29.000,00 Contas a Pagar 40.000,00 Depreciao Acumulada 2.000,00 Despesas Antecipadas 1.000,00 Disponibilidades 1.000,00 Duplicatas a Receber 30.000,00 Estoques 20.000,00 Realizvel a Longo Prazo 2.000,00 Reserva Legal 2.000,00 Assinale a opo correta, que corresponde ao valor do Ativo que estar presente no Balano Patrimonial. a) R$ 71.000,00 b) R$ 72.000,00 c) R$ 73.000,00 d) R$ 74.000,00 e) R$ 75.000,00 3.(AFRF-2002.2-Esaf) Jos Rodrigues Mendes, Maria Helena Souza e Pedro Paulo Frota, tempos atrs, criaram uma empresa para comerciar chinelos e roupas, na forma de Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada, com capital inicial de R$ 20.000,00, dividido em quatro quotas iguais, sendo dois quartos para Jos Rodrigues, completamente integralizado.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

34

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Hoje, a relao de contas da empresa : Dinheiro = R$ 2.000,00 Ttulos a Receber = R$ 4.000,00 Duplicatas Emitidas = R$ 6.000,00 Mveis de Uso = R$ 5.000,00 Duplicatas Aceitas = R$ 2.500,00 Emprstimos Obtidos = R$ 5.800,00 Adiantamentos a Empregados = R$ 200,00 Adiantamento a scio = R$ 1.800,00 Os bens para vender esto avaliados em R$ 5.300,00; o aluguel da loja est atrasado em R$ 1.000,00; e o carro da firma foi comprado por R$ 8.100,00. No ltimo perodo, a empresa conseguiu ganhar R$ 4.900,00, mas, para isto, realizou despesas de R$ 2.600,00. Ao elaborar a estrutura grfica patrimonial com os valores acima devidamente classificados, a empresa vai encontrar capital prprio no valor de: a) R$ 20.000,00 b) R$ 21.300,00 c) R$ 23.100,00 d) R$ 22.300,00 e) R$ 24.300,00 4.(AFC-STN-2002-Esaf) O patrimnio da Indstria Luzes & Velas constitudo pelos elementos que abaixo apresentamos com valores apurados em 30 de setembro. Bens fixos Notas Promissrias emitidas Dbitos de Funcionamento Crditos de Financiamento Bens de Venda Crditos de Funcionamento Bens Numerrios Bens de Renda Dbitos de Financiamento Reservas de Lucros Reservas de Capital R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 2.100,00 600,00 900,00 600,00 900,00 1.200,00 450,00 750,00 300,00 750,00 1.800,00

Sabendo-se que essa empresa apresenta lucros acumulados correspondentes a 25% do valor do capital de terceiros, podemos afirmar que o valor do seu Capital Social

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

35

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior a) R$ 4.200,00 b) R$ 3.000,00 c) R$ 2.550,00 d) R$ 1.800,00 e) R$ 1.200,00 5.(TRF-2002-Esaf) O patrimnio da Empresa Alvas Flores, em 31.12.01, era composto pelas seguintes contas e respectivos saldos, em valores simblicos. Caixa Capital Social Emprstimos Obtidos LP Bancos c/Movimento Lucros Acumulados Fornecedores Contas a Receber Emprstimos Concedidos LP Dividendos a Pagar Duplicatas Emitidas Notas Promissrias Emitidas Adiantamento de Clientes Impostos a Pagar Equipamentos Clientes Reserva Legal Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Duplicatas Aceitas Patentes R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 100,00 350,00 150,00 200,00 200,00 100,00 100,00 100,00 150,00 800,00 500,00 200,00 50,00 100,00 450,00 100,00 500,00 250,00 1.000,00 200,00

A representao grfica do patrimnio que acima se compe evidenciar um ativo total no valor de a) R$ 2.400,00 b) R$ 2.600,00 c) R$ 2.800,00 d) R$ 2.850,00 e) R$ 3.050,00 6.(AFRF-2001-Esaf) Jos Henrique resolveu medir contabilmente um dia de sua vida comeando do nada patrimonial. De manh cedo nada tinha. Vestiu o traje novo (cala, camisa, sapatos, etc), comprado por R$ 105,00, mas que sua me lhe deu de presente. Em seguida, tomou R$ 30,00 emprestados de seu pai, comprou o jornal por R$ 1,20, tomou o nibus pagando R$ 1,80 de passagem. Chegando ao CONIC, comprou fiado, por R$ 50,00, vrias caixas de bombons e chicletes e passou a vend-los no calado. No fim do dia, cansado, tomou uma refeio de R$ 12,00, mas s pagou R$ 10,00, conseguindo um
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

36

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior desconto de R$ 2,00. Contou o dinheiro e viu que vendera metade dos bombons e chicletes por R$ 40,00. Com base nessas informaes, podemos ver que, no fim do dia, Jos Henrique possui um capital prprio no valor de: a) R$ 120,00 b) R$ 189,00 c) R$ 2,00 d) R$ 187,00 e) R$ 107,00 7.(AFC-STN-2000-Esaf) A empresa Comercial Aurfero foi constituda por trs scios, que integralizaram de imediato o capital de R$ 25.000,00, cabendo R$ 10.000,00 ao scio Abel Bastos, R$ 5.000,00 ao scio Caio Dantas e R$ 10.000,00 ao scio lcio Freitas. Aps determinado perodo, o histrico de resultados da empresa era o seguinte: lucros auferidos nas operaes: R$ 20.000,00, dos quais apenas R$ 5.000,00 foram distribudos e pagos aos scios. Os restantes R$ 15.000,00, por deciso dos prprios scios, foram reinvestidos na empresa coma reserva para aumento de capital. Por esta poca, o Sr. Caio Dantas resolveu retirar-se da sociedade oferecendo sua parte venda, com um gio de 10%. O Sr. Abel Bastos aceitou a compra, mas com desgio de 10%; o Sr. lcio Freitas fez proposta de compra a valor patrimonial. A empresa tem dvidas calculadas em 20% do patrimnio bruto. A partir dessas informaes, pode-se afirmar que a) Abel Bastos aceita o capital de Caio Dantas com desgio, por R$ 4.500,00 b) Abel Bastos quer vender seu capital com gio, por R$ 5.500,00 c) a empresa j tem um passivo de R$ 8.000,00 d) o valor patrimonial do capital de Caio Dantas atualmente R$ 9.000,00 e) o patrimnio bruto dessa empresa j soma o total de R$ 50.000,00 8.(AFTN-1998-Esaf) A Cia. Eira & Eira foi constituda com capital de R$ 750.000,00, por trs scios, que realizaram suas aes como segue: Ado Macieira Ben Pereira Carlos Pereira R$ 300.000,00 R$ 150.000,00 R$ 300.000,00

Aps determinado perodo, a empresa verificou que nas suas operaes normais lograra obter lucros de R$ 600.000,00, dos quais R$ 150.000,00 foram distribudos e pagos aos scios. Os restantes R$ 450.000,00 foram reinvestidos na empresa na conta Reserva para Aumento de Capital, nada mais
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

37

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior havendo em seu Patrimnio Lquido. Sabendo-se suas as dvidas da empresa representam 20% dos recursos aplicados atualmente no patrimnio bruto, podemos afirmar que o valor total dos seus ativos de: a) R$ 1.200.000,00 b) R$ 750.000,00 c) R$ 600.000,00 d) R$ 1.500.000,00 e) R$ 1.350.000,00 9.(AFTN-1998-Esaf) No ms de julho, a firma Papoulas Ltda foi registrada e captou recursos totais de R$ 7.540,00, sendo R$ 7.000,00 dos scios, como capital registrado, e R$ 540,00 de terceiros, sendo 2/3 como emprstimos obtidos e 1/3 como receitas ganhas. Os referidos recursos foram aplicados no mesmo ms, sendo R$ 540,00 em mercadorias; R$ 216,00 em poupana bancria; R$ 288,00 na concesso de emprstimos; e o restante em despesas normais. Aps realizados estes atos de gesto, pode-se afirmar que a empresa ainda tem um patrimnio bruto e um patrimnio lquido, respectivamente, de: a) R$ 1.044,00 e R$ 684,00 b) R$ 1.044,00 e R$ 864,00 c) R$ 1.044,00 e R$ 504,00 d) R$ 1.584,00 e R$ 1.044,00 e) R$ 7.540,00 e R$ 7.000,00 10.(AFTN-1998-Esaf) A Cia Bira & Bira foi constituda com capital de R$ 750.000,00, por trs scias, que integralizaram suas aes como segue: Amlia Macambira = R$ 300.000,00 Beatriz Itabira = R$ 150.000,00 Creuza Mambira = R$ 300.000,00 Aps determinado perodo, a empresa verificou que nas suas operaes normais lograra obter lucros de R$ 600.000,00, dos quais R$ 150.000,00 foram distribudos e pagos s scias. Os restantes R$ 450.000,00 foram reinvestidos na empresa na conta Reserva p/ Aumento do Capital, nada mais havendo em seu patrimnio lquido. Nesta oportunidade, Beatriz Itabira decide retirar-se da sociedade, vendendo sua participao s duas outras scias, com gio de 20% sobre o valor patrimonial. Considerando as informaes acima fornecidas, podemos afirmar que a Sra. Beatriz Itabira deve receber pela venda de sua participao acionria o valor de:

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

38

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior a) R$ 144.000,00 b) R$ 36.000,00 c) R$ 288.000,00 d) R$ 180.000,00 e) R$ 324.000,00 11.(Ministrio PblicoSEContabilidade2009FCC) Ao examinar o Balano Patrimonial de uma entidade verifica-se que o total do Passivo superior ao total do Ativo. Neste caso, essa demonstrao evidencia (A) um Ativo com valor negativo. (B) um Patrimnio Lquido positivo. (C) a obteno de um resultado nulo no perodo examinado. (D) um Passivo a descoberto. (E) que as Receitas obtidas do perodo so maiores que as Despesas. 12.(TCEMAAnalista de Controle Externo2008FCC) A apurao de uma Situao Lquida negativa indica (A) um passivo a descoberto. (B) um patrimnio lquido positivo. (C) ausncia de reservas estatutrias. (D) um ativo maior que as exigibilidades. (E) um resultado operacional negativo. 13.(Agente Fiscal de RendasSP2009-FCC) A empresa Capital Ltda. Aumentou seu capital em R$ 200.000,00. A sociedade formada por 4 scios, cada um com 25%. Dois scios fizeram a transferncia dos recursos no ato da reunio da diretoria e os demais acordaram em transferir os recursos em dois meses. A conta em que ficar registrado o direito da empresa em receber esses recursos Capital Social a (A) Autorizar. (B) Capitalizar. (C) Receber. (D) Integralizar. (E) Subscrever. 14.(CVM-Analista-Normas Contbeis e Auditoria-2008-NCE) Com base nos conceitos de origens e aplicaes de recursos, os recursos totais disposio da empresa so: (A) Capital Prprio + Capital de Terceiros; (B) Duplicatas a Pagar + Lucros Acumulados; (C) Capital Social + Duplicatas a Pagar; (D) Capital Social + Lucros Acumulados; (E) Capital Social + Capital Prprio.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

39

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 15.(CVM-Analista-Normas Contbeis e Auditoria-2008-NCE) Nos termos da Lei n 6404 de 15 de dezembro de 1976, a companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes e a responsabilidade dos scios ou acionistas est limitada ao seguinte parmetro: (A) valor do patrimnio lquido da companhia; (B) valor de mercado das suas aes; (C) preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas; (D) sua participao no capital social da sociedade; (E) valor econmico da companhia. As contas e saldos listados a seguir foram extrados, entre outras contas, do livro Razo da Cia KAPRISMA, no ltimo dia do exerccio social: Contas Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Juros Ativos Juros Passivos Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Notas Promissrias Emitidas Receitas a Receber Receitas a Vencer Saldos (em R$) 1.000,00 850,00 700,00 530,00 2.000,00 19.000,00 4.100,00 710,00 2.110,00 890,00 500,00 990,00 8.500,00 400,00 500,00 350,00 550,00 320,00 200,00

16.(Indita) Considerando os dados da acima, pode-se verificar que os crditos da empresa so: (a) R$ 7.580,00 (b) R$ 9.580,00 (c) R$ 10.930,00 (d) R$ 20.510,00 (e) R$ 22.200,00

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

40

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior (Contador-Advocacia-Geral da Unio-2010-Cespe) O objeto delimita o campo de abrangncia de uma cincia, tanto nas cincias formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as cincias sociais. Na contabilidade, o objeto sempre o patrimnio de uma entidade. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. 17 O patrimnio objeto de estudo tambm de outras cincias, como a administrao e a economia, mas o ponto de vista sob o qual esse objeto estudado difere de uma cincia para outra, cabendo contabilidade estudar seus aspectos quantitativos. 18 Em contabilidade, define-se patrimnio como um conjunto de bens, direitos e obrigaes pertencentes a determinada entidade, sendo autnomo em relao aos demais patrimnios existentes. 19 Um conglomerado econmico-financeiro, constitudo pela soma dos patrimnios dos entes que o compem, um exemplo tpico de entidade contbil. 20(Analista Judicirio-rea Administrativa-Contabilidade-TRT/21R2010-Cespe) Muitas so as condies em que a equao patrimonial de uma entidade pode apresentar-se, mas em nenhuma hiptese a situao lquida pode ser maior do que o ativo total. (Analista Administrativo-Cincias Contbeis-Antaq-2009-Cespe) 21 As aes ordinrias das companhias fechadas podero ser de diferentes classes, tendo como critrios a prioridade na distribuio de dividendos, a exigncia de disperso da propriedade e o direito de voto em separado para determinadas decises. 22 A operao de reembolso das aes poder ser efetuada diretamente, mediante reduo do capital, ou conta de lucros ou reservas exceto a legal , caso em que as aes ficaro em tesouraria, para recolocao, no prazo mximo de 120 dias. (Analista Judicirio-ContabilidadeTRT 17R-2009Cespe) 23 Crditos de funcionamento e crditos de financiamento so contas a receber distintas, porque os crditos de funcionamento referem-se a valores decorrentes de atividades normais da empresa e os crditos de financiamento consistem em valores de operaes estranhas s atividades da empresa. 24 Quando, na equao patrimonial de uma entidade, o ativo total, somado situao lquida, igual ao passivo total, a situao financeira da entidade pode ser considerada bastante confortvel.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

41

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior (Assistente de Saneamento-Tcnico Contbil-Embasa-2009-Cespe) Acerca da equao fundamental do patrimnio, julgue os itens seguintes. 25 O ativo corresponde soma do passivo e do patrimnio lquido. 26 Salrios a pagar, fornecedores e ferramentas so componentes do ativo. Com relao aos componentes patrimoniais classificados no ativo, passivo e patrimnio lquido, julgue os seguintes itens. 27 A conta mercadorias considerada um bem do ativo circulante. 28 Se o passivo e o patrimnio lquido de uma empresa totalizarem R$ 40.000,00 e R$ 50.000,00, respectivamente, o valor total do ativo ser de R$ 90.000,00. 29 Quando o valor do passivo maior que o do ativo, ocorre a situao de passivo a descoberto. 30 Se, em determinado patrimnio, os bens somam R$ 300,00, as obrigaes, R$ 500,00 e os direitos, R$ 400,00, ento o valor do patrimnio lquido de R$ 200,00. 31 Quando o dinheiro disponvel em caixa for R$ 100,00; o custo dos utenslios for R$ 200,00; as contas a pagar forem R$ 300,00; o custo dos veculos for R$ 120,00 e a depreciao acumulada for R$ 30,00, o valor total do ativo ser R$ 390,00. 32 A conta ICMS a recuperar uma obrigao da empresa junto ao fisco estadual. (Auditor-FUB-2009-Cespe) 33 Na equao fundamental do patrimnio, o capital disposio da empresa corresponde aos recursos aplicados na entidade por seus scios, somados aos lucros obtidos com as operaes. (Tcnico de Atividades do Meio Ambiente-Tnico em ContabilidadeIBAM-2009-Cespe) O patrimnio conhecido dentro do cenrio contbil como o objeto da contabilidade. Ele um dos temas mais discutidos e estudados na atualidade, tendo em vista os diversos elementos que o compem, que so da mais alta complexidade e dificuldade de avaliao atravs da mensurao monetria. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. 34 De acordo com a equao fundamental do patrimnio ativo passivo = situao lquida , sob o aspecto quantitativo do patrimnio de uma entidade, na maioria das vezes, o ativo bens e direitos suplanta o passivo
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

42

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior obrigaes , devido exclusivamente ao fato de o lucro superar o prejuzo por meio da apurao dos resultados conforme legislao vigente. 35 De acordo com os componentes patrimoniais da contabilidade, os bens so considerados coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica, e podem ser divididos em bens materiais mveis e imveis, e bens imateriais, que so determinados gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados como partes do patrimnio.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

43

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior GABARITO: 1 Anulada 2C 3C 4E 5C 6E 7E 8D 9A 10 C 11 D 12 A 13 D 14 A 15 C 16 B 17 Errado 18 Certo 19 Errado 20 Certo 21 Errado 22 Certo 23 Certo 24 Errado 25 Certo 26 Errado 27 Certo 28 Certo 29 Certo 30 Certo 31 Certo 32 Errado 33 Errado 34 Errado 35 Certo

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

44

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.10. Resoluo dos Exerccios de Fixao 1.(AFC-CGU-2008-Esaf) Em relao ao patrimnio de uma empresa e s diversas situaes patrimoniais que pode assumir de acordo com a equao fundamental do patrimnio, indique a opo incorreta. a) A empresa tem passivo a descoberto quando o Ativo igual ao Passivo menos a Situao Lquida. b) A Situao Lquida negativa acontece quando o total do Ativo menor que o passivo exigvel. c) Na constituio da empresa, o Ativo menos o Passivo Exigvel igual a zero. d) A situao em que o Passivo mais o Ativo menos a Situao Lquida igual a zero impossvel de acontecer. e) A Situao Lquida positiva quando o Ativo maior que o Passivo Exigvel. Resoluo Vamos analisar as alternativas: a) A empresa tem passivo a descoberto quando o Ativo igual ao Passivo menos a Situao Lquida. O Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expresso Patrimnio Lquido deve ser substituda por Passivo a Descoberto. Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passivo a Descoberto ou Passiva: Ativo < Passivo Exigvel Ativo < Passivo Ativo Passivo = Situao Lquida Exemplo: Ativo = 100; Passivo = 200 Ativo Passivo = - 100 = Passivo a Descoberto = Situao Lquida Negativa De acordo com esta alternativa, teramos: Ativo = Passivo SL 100 = 200 - (-100) 100 = 300 (FALSO) A alternativa est INCORRETA. Aqui, para que alternativa estivesse correta, teramos que considerar o valor em mdulo da situao lquida negativa (provavelmente, foi o pensamento da banca examinadora).

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

45

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Neste caso, no nosso exemplo, teramos: Ativo = 100 e Passivo = 200 Situao Lquida Negativa = -100 (Valor em mdulo = 100) Pela alternativa, teramos: Ativo = Passivo SL (em mdulo) 100 = 200 - (100) 100 = 100 (VERDADEIRA) Se foi esta a interpretao dada pela banca examinadora, a alternativa estaria CORRETA. b) A Situao Lquida negativa acontece quando o total do Ativo menor que o passivo exigvel. Se Ativo < Passivo Ativo Passivo < 0 (Situao Lquida Negativa) A alternativa est CORRETA. c) Na constituio da empresa, o Ativo menos o Passivo Exigvel igual a zero. Situao Lquida Nula ou Compensada: Ativo = Passivo Exigvel Ativo Passivo Exigvel = 0 Na constituio da empresa: Passivo Exigvel = 0 Ativo = Patrimnio Lquido Logo, a alternativa est INCORRETA. d) A situao em que o Passivo mais o Ativo menos a Situao Lquida igual a zero impossvel de acontecer. Passivo + Ativo Situao Lquida = 0 Passivo + Ativo = Situao Lquida. Esta situao impossvel. Logo, a alternativa est CORRETA. Contudo, tambm h a possibilidade de a alternativa estar incorreta. Por exemplo, se considerarmos a situao abaixo (com certeza, a banca examinadora no pensou nesta situao na hora de elaborar a alternativa): Passivo = 0 Ativo Situao Lquida = 0 Ativo = Situao Lquida (constituio da empresa) Ou seja, para esta situao, a alternativa estaria INCORRETA. e) A Situao Lquida positiva quando o Ativo maior que o Passivo Exigvel. Situao Lquida Positiva ou Favorvel ou Superavitria ou Ativa: Ativo > Passivo Exigvel Logo, a alternativa est CORRETA. GABARITO: ANULADA

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

46

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 2.(TRF-2003-Esaf) A empresa Primavera Ltda., no encerramento do exerccio de 2002, obteve as seguintes informaes, conforme segue: Valores em R$ Adiantamento a Fornecedores 1.000,00 Adiantamento de Clientes 2.000,00 Ativo Imobilizado 20.000,00 Capital Social 29.000,00 Contas a Pagar 40.000,00 Depreciao Acumulada 2.000,00 Despesas Antecipadas 1.000,00 Disponibilidades 1.000,00 Duplicatas a Receber 30.000,00 Estoques 20.000,00 Realizvel a Longo Prazo 2.000,00 Reserva Legal 2.000,00 Assinale a opo correta, que corresponde ao valor do Ativo que estar presente no Balano Patrimonial. a) R$ 71.000,00 b) R$ 72.000,00 c) R$ 73.000,00 d) R$ 74.000,00 e) R$ 75.000,00 Resoluo Ainda no vimos Balano Patrimonial, mas vamos identificar as contas do Ativo e do Passivo, para comearmos a nos familiarizar com o assunto. I Elaborao do Balano Patrimonial: Ativo Passivo Ativo Circulante Passivo Circulante Disponibilidades 1.000 Adiantamento de Clientes 2.000 Duplicatas a Receber 30.000 Contas a Pagar 40.000 Estoques 20.000 42.000 Adiantamento a Fornecedores 1.000 Despesas Antecipadas 1.000 53.000 Ativo No Circulante Realizvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido Realizvel a Longo Prazo 2.000 Capital Social 29.000 2.000 Reserva Legal 2.000 Imobilizado 31.000 Ativo Imobilizado 20.000 Depreciao Acumulada (2.000) 18.000 Total do Ativo 73.000 Total do Passivo 73.000 GABARITO: C
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

47

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3.(AFRF-2002.2-Esaf) Jos Rodrigues Mendes, Maria Helena Souza e Pedro Paulo Frota, tempos atrs, criaram uma empresa para comerciar chinelos e roupas, na forma de Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada, com capital inicial de R$ 20.000,00, dividido em quatro quotas iguais, sendo dois quartos para Jos Rodrigues, completamente integralizado. Hoje, a relao de contas da empresa : Dinheiro = R$ 2.000,00 Ttulos a Receber = R$ 4.000,00 Duplicatas Emitidas = R$ 6.000,00 Mveis de Uso = R$ 5.000,00 Duplicatas Aceitas = R$ 2.500,00 Emprstimos Obtidos = R$ 5.800,00 Adiantamentos a Empregados = R$ 200,00 Adiantamento a scio = R$ 1.800,00 Os bens para vender esto avaliados em R$ 5.300,00; o aluguel da loja est atrasado em R$ 1.000,00; e o carro da firma foi comprado por R$ 8.100,00. No ltimo perodo, a empresa conseguiu ganhar R$ 4.900,00, mas, para isto, realizou despesas de R$ 2.600,00. Ao elaborar a estrutura grfica patrimonial com os valores acima devidamente classificados, a empresa vai encontrar capital prprio no valor de: a) R$ 20.000,00 b) R$ 21.300,00 c) R$ 23.100,00 d) R$ 22.300,00 e) R$ 24.300,00 Resoluo Ativo Dinheiro 2.000 Ttulos a Receber 4.000 Duplicatas Emitidas 6.000 Mveis de Uso 5.000 Adiantamento a Empregados 200 Adiantamento a Scios 1.800 Estoques (bens para vender) 5.300 Veculos (carro da firma) 8.100 Ativo 32.400

bem numerrio direito direito bem de uso direito direito bens de venda bem de uso

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

48

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Passivo Exigvel Duplicatas Aceitas 2.500 obrigao Emprstimos 5.800 obrigao 1.000 obrigao Aluguis a Pagar (aluguel atrasado) Passivo 9.300 Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo (A) = Passivo (P) + Situao Lquida (SL) SL = A - P PL (Capital Prprio) = A P = 32.400 9.300 = 23.100 GABARITO: C 4.(AFC-STN-2002-Esaf) O patrimnio da Indstria Luzes & Velas constitudo pelos elementos que abaixo apresentamos com valores apurados em 30 de setembro. Bens fixos R$ 2.100,00 Notas Promissrias emitidas R$ 600,00 Dbitos de Funcionamento R$ 900,00 Crditos de Financiamento R$ 600,00 Bens de Venda R$ 900,00 Crditos de Funcionamento R$ 1.200,00 Bens Numerrios R$ 450,00 Bens de Renda R$ 750,00 Dbitos de Financiamento R$ 300,00 Reservas de Lucros R$ 750,00 Reservas de Capital R$ 1.800,00 Sabendo-se que essa empresa apresenta lucros acumulados correspondentes a 25% do valor do capital de terceiros, podemos afirmar que o valor do seu Capital Social a) R$ 4.200,00 b) R$ 3.000,00 c) R$ 2.550,00 d) R$ 1.800,00 e) R$ 1.200,00 Resoluo Ativo Bens Numerrios Bens de Venda Bens de Renda Bens fixos Crditos de Financiamento Crditos de Funcionamento Total do Ativo
Prof. Jos Jayme Moraes Junior

R$ 450,00 R$ 900,00 R$ 750,00 R$ 2.100,00 R$ 600,00 R$ 1.200,00 R$ 6.000,00


www.pontodosconcursos.com.br

49

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Passivo Capital de Terceiros Notas Promissrias emitidas Dbitos de Funcionamento Dbitos de Financiamento Total

R$ 600,00 R$ 900,00 R$ 300,00 R$ 1.800,00

Capital Prprio (PL) Capital Social (CS) Lucros Acumulados = 25% x 1.800 = R$ 450,00 Reservas de Lucros R$ 750,00 Reservas de Capital R$ 1.800,00 Ativo = Passivo + PL 6.000 = 1.800 + CS + 450 + 750 + 1.800 CS = 6.000 4.800 Capital Social = 1.200 GABARITO: E

5.(TRF-2002-Esaf) O patrimnio da Empresa Alvas Flores, em 31.12.01, era composto pelas seguintes contas e respectivos saldos, em valores simblicos. Caixa R$ 100,00 Capital Social R$ 350,00 Emprstimos Obtidos LP R$ 150,00 Bancos c/Movimento R$ 200,00 Lucros Acumulados R$ 200,00 Fornecedores R$ 100,00 Contas a Receber R$ 100,00 Emprstimos Concedidos LP R$ 100,00 Dividendos a Pagar R$ 150,00 Duplicatas Emitidas R$ 800,00 Notas Promissrias Emitidas R$ 500,00 Adiantamento de Clientes R$ 200,00 Impostos a Pagar R$ 50,00 Equipamentos R$ 100,00 Clientes R$ 450,00 Reserva Legal R$ 100,00 Mercadorias R$ 500,00 Notas Promissrias Aceitas R$ 250,00 Duplicatas Aceitas R$ 1.000,00 Patentes R$ 200,00 A representao grfica do patrimnio que acima se compe evidenciar um ativo total no valor de a) R$ 2.400,00 b) R$ 2.600,00 c) R$ 2.800,00 d) R$ 2.850,00 e) R$ 3.050,00
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

50

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Resoluo I Classificao das contas (j colocarei a caracterstica de acordo com o balano patrimonial, mas bastava saber se as contas so do ativo, do passivo ou do patrimnio lquido): Conta Caixa Capital Social Emprstimos Obtidos LP Bancos c/Movimento Lucros Acumulados Fornecedores Contas a Receber Emprstimos Concedidos LP Dividendos a Pagar Duplicatas Emitidas Notas Promissrias Emitidas Adiantamento de Clientes Impostos a Pagar Equipamentos Clientes Reserva Legal Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Duplicatas Aceitas Patentes Total ANC = Ativo No Circulante PNC = Passivo No Circulante II Ativo Total: Conta Caixa Bancos c/Movimento Contas a Receber Emprstimos Concedidos LP Duplicatas Emitidas Equipamentos Clientes Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Patentes Total GABARITO: C
Prof. Jos Jayme Moraes Junior

Ativo Circulante R$ 350,00 Patrimnio Lquido R$ 150,00 PNC Longo Prazo R$ 200,00 Ativo Circulante R$ 200,00 Patrimnio Lquido R$ 100,00 Passivo Circulante R$ 100,00 Ativo Circulante R$ 100,00 ANC Realizvel a LP R$ 150,00 Passivo Circulante R$ 800,00 Ativo Circulante R$ 500,00 Passivo Circulante R$ 200,00 Passivo Circulante Passivo Circulante R$ 50,00 R$ 100,00 ANC - Imobilizado R$ 450,00 Ativo Circulante R$ 100,00 Patrimnio Lquido R$ 500,00 Ativo Circulante R$ 250,00 Ativo Circulante R$ 1.000,00 Passivo Circulante R$ 200,00 ANC - Intangvel R$ 2.800,00 R$ 2.800,00

Saldo Devedor R$ 100,00

Saldo Credor

Caracterstica

Saldo R$ 100,00 R$ 200,00 R$ 100,00 R$ 100,00 R$ 800,00 R$ 100,00 R$ 450,00 R$ 500,00 R$ 250,00 R$ 200,00 R$ 2.800,00

Caracterstica Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante ANC Realizvel a LP Ativo Circulante ANC - Imobilizado Ativo Circulante Ativo Circulante Ativo Circulante ANC - Intangvel

www.pontodosconcursos.com.br

51

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 6.(AFRF-2001-Esaf) Jos Henrique resolveu medir contabilmente um dia de sua vida comeando do nada patrimonial. De manh cedo nada tinha. Vestiu o traje novo (cala, camisa, sapatos, etc), comprado por R$ 105,00, mas que sua me lhe deu de presente. Em seguida, tomou R$ 30,00 emprestados de seu pai, comprou o jornal por R$ 1,20, tomou o nibus pagando R$ 1,80 de passagem. Chegando ao CONIC, comprou fiado, por R$ 50,00, vrias caixas de bombons e chicletes e passou a vend-los no calado. No fim do dia, cansado, tomou uma refeio de R$ 12,00, mas s pagou R$ 10,00, conseguindo um desconto de R$ 2,00. Contou o dinheiro e viu que vendera metade dos bombons e chicletes por R$ 40,00. Com base nessas informaes, podemos ver que, no fim do dia, Jos Henrique possui um capital prprio no valor de: a) R$ 120,00 b) R$ 189,00 c) R$ 2,00 d) R$ 187,00 e) R$ 107,00 Resoluo I Doao de traje novo pela me (roupas) = R$ 105,00 (a doao classificada no patrimnio lquido). Ativo Roupas Passivo 105 Passivo Exigvel Patrimnio Lquido Doaes Total 105 Total

105 105

II Emprstimo do Pai = R$ 30,00 Ativo Caixa Roupas Passivo 30 Passivo Exigvel 105 Emprstimo Patrimnio Lquido Doaes 135 Total

30 105 135

Total

III Despesas: Jornal = R$ 1,20; Passagem de nibus = R$ 1,80 Total de Despesas = 1,20 + 1,80 = 3 (reduziram o caixa e geraram, por enquanto, um prejuzo do perodo de 3).

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

52

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Ativo Caixa Roupas Passivo 27 Passivo Exigvel 105 Emprstimo Patrimnio Lquido Prejuzos Doaes 132 Total

30 3 105 132

Total

IV Compra fiado de R$ 50,00 em caixas de bombom e chicletes (mercadorias para revenda) Ativo Caixa Mercadorias Roupas Passivo 27 Passivo Exigvel 50 Fornecedores 105 Emprstimo Patrimnio Lquido Prejuzos Doaes 182 Total

50 30 3 105 182

Total

V Despesa com Refeio = R$ 10,00 (foi R$12,00, mas conseguiu um desconto de R$ 2,00) Ativo Caixa Mercadorias Roupas Passivo 17 Passivo Exigvel 50 Fornecedores 105 Emprstimo Patrimnio Lquido Prejuzos Doaes 172 Total

50 30 13 105 172

Total

VI Receita da Venda de metade das caixas de bombom e chicletes = R$ 40,00 (somados ao caixa). Custo das Mercadorias Vendidas (Despesa) = metade do valor da compra de mercadorias = 25 (dar baixa no estoque de mercadorias, pois foram vendidas) Lucro na operao = Receita de Vendas Custo das Mercadorias Lucro na operao = 40 25 = 15

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

53

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Resultado do Perodo = Receitas - Despesas Receita de Vendas 40 (25) (-) Custo das Vendas (-) Despesas com jornal e nibus (3) (-) Despesa com refeio (10) Lucro do Perodo 2 transferido para o Patrimnio Lquido Ativo Caixa Mercadorias Roupas Passivo 57 Passivo Exigvel 25 Fornecedores 105 Emprstimo Patrimnio Lquido Lucro Doaes 187 Total

50 30 2 105 187

Total

Capital Prprio = Patrimnio Lquido = 107 GABARITO: E 7.(AFC-STN-2000-Esaf) A empresa Comercial Aurfero foi constituda por trs scios, que integralizaram de imediato o capital de R$ 25.000,00, cabendo R$ 10.000,00 ao scio Abel Bastos, R$ 5.000,00 ao scio Caio Dantas e R$ 10.000,00 ao scio lcio Freitas. Aps determinado perodo, o histrico de resultados da empresa era o seguinte: lucros auferidos nas operaes: R$ 20.000,00, dos quais apenas R$ 5.000,00 foram distribudos e pagos aos scios. Os restantes R$ 15.000,00, por deciso dos prprios scios, foram reinvestidos na empresa coma reserva para aumento de capital. Por esta poca, o Sr. Caio Dantas resolveu retirar-se da sociedade oferecendo sua parte venda, com um gio de 10%. O Sr. Abel Bastos aceitou a compra, mas com desgio de 10%; o Sr. lcio Freitas fez proposta de compra a valor patrimonial. A empresa tem dvidas calculadas em 20% do patrimnio bruto. A partir dessas informaes, pode-se afirmar que a) Abel Bastos aceita o capital de Caio Dantas com desgio, por R$ 4.500,00 b) Abel Bastos quer vender seu capital com gio, por R$ 5.500,00 c) a empresa j tem um passivo de R$ 8.000,00 d) o valor patrimonial do capital de Caio Dantas atualmente R$ 9.000,00 e) o patrimnio bruto dessa empresa j soma o total de R$ 50.000,00

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

54

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Resoluo I Constituio da Empresa: Ativo Caixa 25.000 Passivo Capital Social 25.000

Abel Bastos (AB) = 10.000 (40%) Caio Dantas (CD) = 5.000 (20%) lcio Freitas (EF) = 10.000 (40%) II Lucros Auferidos = 20.000 Ativo Caixa 45.000 Passivo Capital Social 25.000 Lucros Acumulados 20.000

III - Distribuio de Dividendos = 5.000 Ativo Caixa 40.000 Passivo Capital Social 25.000 Lucros Acumulados 15.000

IV Restante do lucro do perodo reinvestido em Reserva de Capital Ativo Caixa 40.000 Passivo Capital Social 40.000

AB = 10.000 + (40% de 15.000 = 6.000) = 16.000 CD = 5.000 + (20% de 15.000 = 3.000) = 8.000 EF = 10.000 + (40% de 15.000 = 6.000) = 16.000 Capital Prprio (PL) = 16.000 + 8.000 + 16.000 = 40.000 V Anlise das Alternativas: a) Abel Bastos aceita o capital de Caio Dantas com desgio, por R$ 4.500,00 Abel Bastos aceita a compra das aes de Caio Dantas com desgio de 10%. CD = 8.000 Compra com Desgio de 10% = 8.000 10% x 8.000 = 7.200 Logo, a alternativa est INCORRETA. b) Abel Bastos quer vender seu capital com gio, por R$ 5.500,00 Abel Bastos no quer vender seu capital. Logo, a alternativa est INCORRETA.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

55

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior c) a empresa j tem um passivo de R$ 8.000,00 De acordo com o enunciado, a empresa tem dvidas calculadas em 20% do Patrimnio Bruto. PE + PL = Patrimnio Bruto 20% x Patrimnio Bruto + 40.000 = Patrimnio Bruto Patrimnio Bruto = 40.000/0,8 = 50.000 Passivo = 20% x 50.000 = 10.000. Logo, a alternativa est INCORRETA. d) o valor patrimonial do capital de Caio Dantas atualmente R$ 9.000,00 Caio Dantas = 5.000 + (20% de 15.000 = 3.000) = 8.000. Logo, a alternativa est INCORRETA. e) o patrimnio bruto dessa empresa j soma o total de R$ 50.000,00 PE + PL = Patrimnio Bruto 20% x Patrimnio Bruto + 40.000 = Patrimnio Bruto Patrimnio Bruto = 40.000/0,8 = 50.000. A alternativa est CORRETA. GABARITO: E

8.(AFTN-1998-Esaf) A Cia. Eira & Eira foi constituda com capital de R$ 750.000,00, por trs scios, que realizaram suas aes como segue: Ado Macieira Ben Pereira Carlos Pereira R$ 300.000,00 R$ 150.000,00 R$ 300.000,00

Aps determinado perodo, a empresa verificou que nas suas operaes normais lograra obter lucros de R$ 600.000,00, dos quais R$ 150.000,00 foram distribudos e pagos aos scios. Os restantes R$ 450.000,00 foram reinvestidos na empresa na conta Reserva para Aumento de Capital, nada mais havendo em seu Patrimnio Lquido. Sabendo-se suas as dvidas da empresa representam 20% dos recursos aplicados atualmente no patrimnio bruto, podemos afirmar que o valor total dos seus ativos de: a) R$ 1.200.000,00 b) R$ 750.000,00 c) R$ 600.000,00 d) R$ 1.500.000,00 e) R$ 1.350.000,00

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

56

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Resoluo Ativo = Patrimnio Bruto I Patrimnio inicial: Ativo Caixa Passivo 750.000 Passivo Exigvel Patrimnio Lquido Capital Social Total II Patrimnio final: Lucro Obtido = 600.000 Distribuio de lucros aos scios = 150.000 Lucro incorporado ao patrimnio (Reserva para Aumento de Capital) = 600.000 150.000 Lucro Incorporado ao Patrimnio = 450.000 Passivo Exigvel = 20% x Patrimnio Bruto = 20% x Ativo Pela equao fundamental do patrimnio: Ativo Total = Passivo + PL Ativo Total = 20% x Ativo Total + PL PL = Ativo Total 20% x Ativo Total PL = 80% x Ativo Total Ativo Total = 1.200.000/0,8 = 1.500.000 Ativo Caixa 1.200.000 Direitos/Bens (*) 300.000 (*) No foi citado na questo, mas para fechar a equao fundamental do patrimnio, deve haver R$ 300.000,00 em direitos/bens. 1.500.000 Total GABARITO: D Passivo Passivo Exigvel Dvidas = 20% x 1.500.000 300.000 Patrimnio Lquido Capital Social 750.000 Reserva p/ Aumento de Capital 450.000 Total 1.500.000 750.000 Total

750.000 750.000

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

57

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 9.(AFTN-1998-Esaf) No ms de julho, a firma Papoulas Ltda foi registrada e captou recursos totais de R$ 7.540,00, sendo R$ 7.000,00 dos scios, como capital registrado, e R$ 540,00 de terceiros, sendo 2/3 como emprstimos obtidos e 1/3 como receitas ganhas. Os referidos recursos foram aplicados no mesmo ms, sendo R$ 540,00 em mercadorias; R$ 216,00 em poupana bancria; R$ 288,00 na concesso de emprstimos; e o restante em despesas normais. Aps realizados estes atos de gesto, pode-se afirmar que a empresa ainda tem um patrimnio bruto e um patrimnio lquido, respectivamente, de: a) R$ 1.044,00 e R$ 684,00 b) R$ 1.044,00 e R$ 864,00 c) R$ 1.044,00 e R$ 504,00 d) R$ 1.584,00 e R$ 1.044,00 e) R$ 7.540,00 e R$ 7.000,00 Resoluo Recursos obtidos = 7.540 Capital Social (Scios) = 7.000 Capital de Terceiros = 540 Emprstimos Obtidos (Passivo Exigvel) = 2/3 x 540 = 360 Receitas Obtidas = 1/3 x 540 = 180 Aplicao dos Recursos Obtidos = 7.540 Ativo (Patrimnio Bruto) Mercadorias Poupana Emprstimos Concedidos Total

540 216 288 1.044

Despesas do Perodo = 7.540 1.044 = 6.496 Passivo Exigvel = 2/3 x 540 = 360 Patrimnio Lquido = Ativo Passivo = 1.044 360 = 684 Ou Patrimnio Lquido Capital Social = 7.000 Resultado do perodo transferido para o patrimnio = Receitas Despesas Resultado do perodo transferido para o patrimnio = 180 6.496 = (6.316) Patrimnio Lquido = 7.000 6.316 = 684

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

58

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Passivo Ativo 540 Mercadorias Passivo Exigvel Poupana 216 Emprstimos Emprstimos Concedidos 288 Patrimnio Lquido Capital Social Prejuzo 1.044 Total Total GABARITO: A

360 7.000 (6.316) 1.044

10.(AFTN-1998-Esaf) A Cia Bira & Bira foi constituda com capital de R$ 750.000,00, por trs scias, que integralizaram suas aes como segue: Amlia Macambira = R$ 300.000,00 Beatriz Itabira = R$ 150.000,00 Creuza Mambira = R$ 300.000,00 Aps determinado perodo, a empresa verificou que nas suas operaes normais lograra obter lucros de R$ 600.000,00, dos quais R$ 150.000,00 foram distribudos e pagos s scias. Os restantes R$ 450.000,00 foram reinvestidos na empresa na conta Reserva p/ Aumento do Capital, nada mais havendo em seu patrimnio lquido. Nesta oportunidade, Beatriz Itabira decide retirar-se da sociedade, vendendo sua participao s duas outras scias, com gio de 20% sobre o valor patrimonial. Considerando as informaes acima fornecidas, podemos afirmar que a Sra. Beatriz Itabira deve receber pela venda de sua participao acionria o valor de: a) R$ 144.000,00 b) R$ 36.000,00 c) R$ 288.000,00 d) R$ 180.000,00 e) R$ 324.000,00 Resoluo I Patrimnio inicial: Ativo Caixa Passivo 750.000 Passivo Exigvel Patrimnio Lquido Capital Social Total 750.000 Total

750.000 750.000

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

59

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior II Patrimnio final: Lucro Obtido = 600.000 Distribuio de lucros aos scios = 150.000 Lucro incorporado ao patrimnio (Reserva para Aumento de Capital) = 600.000 150.000 Lucro Incorporado ao Patrimnio = 450.000 Ativo Caixa Passivo Passivo Exigvel

1.200.000

Patrimnio Lquido Capital Social 750.000 Reserva p/ Aumento 450.000 1.200.000 Total 1.200.000 Total Beatriz Itabira = 20% de participao = 20% x 1.200.000 = 240.000 Venda com gio de 20% = 240.000 + 20% x 240.000 = 1,2 x 240.000 = Venda com gio de 20% = 288.000 GABARITO: C 11.(Ministrio PblicoSEContabilidade2009FCC) Ao examinar o Balano Patrimonial de uma entidade verifica-se que o total do Passivo superior ao total do Ativo. Neste caso, essa demonstrao evidencia (A) um Ativo com valor negativo. (B) um Patrimnio Lquido positivo. (C) a obteno de um resultado nulo no perodo examinado. (D) um Passivo a descoberto. (E) que as Receitas obtidas do perodo so maiores que as Despesas. Resoluo Quando a questo falou em Passivo, considerou como o passivo total, ou seja, o somatrio do Passivo Circulante com o Passivo No Circulante. Passivo = Passivo Circulante + Passivo No Circulante Situao Lquida = Ativo - Passivo Passivo > Ativo Situao lquida < 0 (Passivo a Descoberto). GABARITO: D

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

60

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 12.(TCEMAAnalista de Controle Externo2008FCC) A apurao de uma Situao Lquida negativa indica (A) um passivo a descoberto. (B) um patrimnio lquido positivo. (C) ausncia de reservas estatutrias. (D) um ativo maior que as exigibilidades. (E) um resultado operacional negativo. Resoluo A situao patrimonial deficitria quando o valor total do ativo menor do que o valor total do passivo (passivo circulante + passivo no circulante), e indica a existncia de um passivo a descoberto. Ativo < Passivo Situao Lquida < 0 (passivo a descoberto) GABARITO: A 13.(Agente Fiscal de RendasSP2009-FCC) A empresa Capital Ltda. Aumentou seu capital em R$ 200.000,00. A sociedade formada por 4 scios, cada um com 25%. Dois scios fizeram a transferncia dos recursos no ato da reunio da diretoria e os demais acordaram em transferir os recursos em dois meses. A conta em que ficar registrado o direito da empresa em receber esses recursos Capital Social a (A) Autorizar. (B) Capitalizar. (C) Receber. (D) Integralizar. (E) Subscrever. Resoluo Capital a Realizar = Capital a Integralizar = Capital subscrito ainda no integralizado Diversos a Capital Social (PL) Caixa (AC) 100.000 Capital a Integralizar (PL - Retificadora) 100.000 GABARITO: D

200.000

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

61

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 14.(CVM-Analista-Normas Contbeis e Auditoria-2008-NCE) Com base nos conceitos de origens e aplicaes de recursos, os recursos totais disposio da empresa so: (A) Capital Prprio + Capital de Terceiros; (B) Duplicatas a Pagar + Lucros Acumulados; (C) Capital Social + Duplicatas a Pagar; (D) Capital Social + Lucros Acumulados; (E) Capital Social + Capital Prprio. Resoluo Capital Total a Disposio da Empresa = Capital de Terceiros + Capital Prprio Origens dos Recursos = Capital de Terceiros + Capital Prprio Aplicaes dos Recursos = Ativo GABARITO: A 15.(CVM-Analista-Normas Contbeis e Auditoria-2008-NCE) Nos termos da Lei n 6404 de 15 de dezembro de 1976, a companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes e a responsabilidade dos scios ou acionistas est limitada ao seguinte parmetro: (A) valor do patrimnio lquido da companhia; (B) valor de mercado das suas aes; (C) preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas; (D) sua participao no capital social da sociedade; (E) valor econmico da companhia. Resoluo Coloquei esta questo aqui para chamar a sua ateno, pois, muitas vezes, estudamos vrios pontos complicados da matria e esquecemos os conceitos mais simples, como este, que est determinado no artigo primeiro da Lei das SA: Art. 1 A companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes, e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. GABARITO: C

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

62

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior As contas e saldos listados a seguir foram extrados, entre outras contas, do livro Razo da Cia KAPRISMA, no ltimo dia do exerccio social: Contas Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Juros Ativos Juros Passivos Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas Notas Promissrias Emitidas Receitas a Receber Receitas a Vencer Saldos (em R$) 1.000,00 850,00 700,00 530,00 2.000,00 19.000,00 4.100,00 710,00 2.110,00 890,00 500,00 990,00 8.500,00 400,00 500,00 350,00 550,00 320,00 200,00

16.(Indita) Considerando os dados da acima, pode-se verificar que os crditos da empresa so: (a) R$ 7.580,00 (b) R$ 9.580,00 (c) R$ 10.930,00 (d) R$ 20.510,00 (e) R$ 22.200,00 Resoluo Ateno!!! Memorizar para a prova: 1 - Juros Ativos - Receita Juros Passivos - Despesa Logo, no so crditos, direitos ou obrigaes. 2 - Receita a Vencer = Receita recebida antecipadamente, ou seja, o fato gerador ainda no ocorreu. Por isso, uma obrigao. Exemplo: A empresa recebeu um adiantamento de clientes e ainda no entregou a mercadoria ou prestou servio.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

63

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 3 - Capital a Integralizar - uma obrigao dos scios com a empresa, visto que os scios subscreveram o capital, mas ainda no integralizaram. Logo, so crditos para a empresa. 4 Duplicatas: um ttulo de crdito emitido pelas empresas que efetuarem vendas de mercadorias. A duplicata garante ao vendedor o direito de receber do comprador o valor das vendas de mercadorias efetuadas a prazo. Logo, temos: Duplicatas Emitidas (pela empresa) funcionamento).

direito da empresa (crdito de obrigaes da empresa

Duplicatas Recebidas (pela empresa) (dbito de funcionamento).

Repare que o inverso das notas promissrias. Vamos repetir? Nota Promissria Emitida pela Empresa obrigao da empresa Duplicatas Emitidas pela Empresa direito da empresa Duplicatas Recebidas (Aceita) obrigaes da empresa Nota Promissria Recebida (Aceita) direito da empresa Duplicatas Emitidas por Terceiros obrigaes da empresa Nota Promissria Emitida por Terceiros direito da empresa Vamos resoluo da questo: Contas Aes de Coligadas Aluguis a Pagar Aluguis a Receber Caixa Capital a Integralizar Capital Social Clientes Duplicatas Aceitas Duplicatas Emitidas Fornecedores Mquinas e Equipamentos Materiais Mercadorias Notas Promissrias Aceitas
Prof. Jos Jayme Moraes Junior

Saldos Crditos (em R$) 1.000,00 850,00 700,00 700,00 530,00 2.000,00 2.000,00 19.000,00 4.100,00 4.100,00 710,00 2.110,00 2.110,00 890,00 8.500,00 400,00 500,00 350,00

Bens 1.000,00

Obrigaes

850,00 530,00 19.000,00 710,00 890,00 8.500,00 400,00 500,00

350,00 64

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 550,00 Notas Promissrias Emitidas 320,00 320,00 Receitas a Receber 200,00 Receitas a Vencer 9.580,00 10.930,00 Total - Os crditos da empresa so iguais aos direitos. - As obrigaes da empresa so iguais aos dbitos.

550,00

200,00 22.200,00

- Capital a integralizar uma exceo, pois est no PL e um crdito (direito) da empresa, pois os scios j se comprometeram com a empresa quando fizeram a subscrio do capital e ainda no fizeram a integralizao. GABARITO: B (Contador-Advocacia-Geral da Unio-2010-Cespe) O objeto delimita o campo de abrangncia de uma cincia, tanto nas cincias formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as cincias sociais. Na contabilidade, o objeto sempre o patrimnio de uma entidade. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. 17 O patrimnio objeto de estudo tambm de outras cincias, como a administrao e a economia, mas o ponto de vista sob o qual esse objeto estudado difere de uma cincia para outra, cabendo contabilidade estudar seus aspectos quantitativos. Resoluo De acordo com a Resoluo CFC no 774/94, que foi revogada pela Resoluo CFC no 1.282/10: O Patrimnio tambm objeto de outras cincias sociais por exemplo, da Economia, da Administrao e do Direito que, entretanto, o estudam sob ngulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. Ou seja, o item omitiu a palavra qualitativos, pois, como vimos na teoria, o patrimnio tem aspectos quantitativos e qualitativos. Vamos aproveitar para estudar o que so os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimnio: - Aspecto Qualitativo: corresponde identificao dos elementos que compem o patrimnio (bens, direitos e obrigaes). - Aspecto Quantitativo: corresponde identificao dos elementos em valores monetrios. GABARITO: Errado
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

65

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 18 Em contabilidade, define-se patrimnio como um conjunto de bens, direitos e obrigaes pertencentes a determinada entidade, sendo autnomo em relao aos demais patrimnios existentes. Resoluo Na Contabilidade, o objeto sempre o PATRIMNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigaes para com terceiros, pertencente a uma pessoa fsica, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituio de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou no, incluir o lucro. O essencial que o patrimnio disponha de autonomia em relao aos demais patrimnios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limite estabelecidos pela ordem jurdica e, sob certo aspecto, da racionalidade econmica e administrativa. GABARITO: Certo 19 Um conglomerado econmico-financeiro, constitudo pela soma dos patrimnios dos entes que o compem, um exemplo tpico de entidade contbil. Resoluo O Patrimnio da Entidade corolrio de notvel importncia, notadamente pelas suas repercusses de natureza prtica: as somas e agregaes de patrimnios de diferentes Entidades no resultam em nova Entidade. Tal fato assume especial relevo por abranger as demonstraes contbeis consolidadas de Entidades pertencentes a um mesmo grupo econmico, isto , de um conjunto de Entidades sob controle nico. A razo bsica a de que as Entidades cujas demonstraes contbeis so consolidadas mantm sua autonomia patrimonial, pois seus Patrimnios permanecem de sua propriedade. Como no h transferncia de propriedade, no pode haver formao de novo patrimnio, condio primeira da existncia jurdica de uma Entidade. O segundo ponto a ser considerado o de que a consolidao se refere s demonstraes contbeis, mantendo-se a observncia dos Princpios Fundamentais de Contabilidade no mbito das Entidades consolidadas, resultando em uma unidade de natureza econmicocontbil, em que os qualificativos ressaltam os dois aspectos de maior relevo: o atributo de controle econmico e a fundamentao contbil da sua estruturao.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

66

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Portanto, um conglomerado econmico-financeiro, constitudo pela soma dos patrimnios dos entes que o compem, no um exemplo tpico de entidade contbil. GABARITO: Errado 20(Analista Judicirio-rea Administrativa-Contabilidade-TRT/21R2010-Cespe) Muitas so as condies em que a equao patrimonial de uma entidade pode apresentar-se, mas em nenhuma hiptese a situao lquida pode ser maior do que o ativo total. Resoluo Vamos estudar os conceitos: Situao Lquida A diferena entre o ativo e o passivo exigvel denominada situao lquida, que pode ser dividida em trs tipos: situao lquida nula, positiva ou negativa. Portanto, pela equao fundamental do patrimnio teramos: Ativo (A) = Passivo (P) + Situao Lquida (SL) Situao Lquida (SL) = Ativo (A) Passivo (P) Situao Lquida Nula ou Compensada (SL = 0) Nesta situao, o ativo igual ao passivo exigvel. Equao Fundamental do Patrimnio: SL = A P Se SL = 0 0 = A P A = P Situao Lquida Nula: Ativo = Passivo Exigvel

A=P SL = 0

Situao Lquida Positiva ou Favorvel ou Superavitria ou Ativa (SL > 0) Nesta situao, o ativo maior que o passivo exigvel. Equao Fundamental do Patrimnio: SL = A P Se SL > 0 A P > 0 A > P
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

67

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Situao Lquida Positiva ou Favorvel ou Superavitria ou Ativa Ativo > Passivo Exigvel

P A SL

A > P (passivo maior que zero) SL > 0

A situao abaixo corresponde a um caso especial de situao lquida positiva, e ocorre na abertura da empresa, pela integralizao do capital inicial.

SL

A > P (passivo = 0) SL > 0 Nota: Integralizao do Capital: a sociedade, ao ser constituda, tem o seu capital subscrito pelos scios ou acionistas que, posteriormente o integralizam. Para a integralizao do capital social os scios podem utilizar dinheiro (moeda corrente) ou qualquer espcie de bens e direitos, desde que estes valores possam ser avaliados em dinheiro. Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passiva ou Passivo a Descoberto (SL < 0) Nesta situao, o ativo menor que o passivo exigvel. Equao Fundamental do Patrimnio: SL = A P Se SL < 0 A P < 0 A < P

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

68

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passiva ou Passivo a Descoberto Ativo < Passivo Exigvel

A SL

A<P SL < 0

A pior situao possvel ocorrer quando no existir mais ativos para liquidar os passivos ainda existentes.

SL

A=0 SL = - P Algumas relaes importantes: Ativo: A > 0 ou A = 0 (no pode ter valor negativo) Passivo Exigvel: PE > 0 ou PE = 0 (no pode ter valor negativo) O ativo pode ser maior ou igual situao lquida, mas nunca menor. O passivo exigvel pode ser maior, igual, igual em mdulo ou menor que a situao lquida. Exemplos: I) Ativo = 100, Passivo = 20 SL = Ativo Passivo SL = 100 20 SL > Passivo Ativo > SL II) Ativo = 100, Passivo = 80 SL = Ativo Passivo SL = 100 80 SL < Passivo Ativo > SL
Prof. Jos Jayme Moraes Junior

SL = 80

SL = 20

www.pontodosconcursos.com.br

69

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior III) Ativo = 100, Passivo = 0 SL = Ativo Passivo SL = 100 0 SL = 100 SL > Passivo Ativo = SL IV) Ativo = 20, Passivo = 100 SL = Ativo Passivo SL = 20 100 SL = (80) em Contabilidade, quando aparecer um nmero entre parnteses, significa que esse nmero negativo. Nesse exemplo: (80) = - 80. SL < Passivo Ativo > SL V) Ativo = 100, Passivo = 50 SL = Ativo Passivo SL = 100 50 SL = Passivo Ativo > SL

SL = 50

Portanto, o Ativo sempre ser maior ou igual situao lquida. GABARITO: Certo (Analista Administrativo-Cincias Contbeis-Antaq-2009-Cespe) 21 As aes ordinrias das companhias fechadas podero ser de diferentes classes, tendo como critrios a prioridade na distribuio de dividendos, a exigncia de disperso da propriedade e o direito de voto em separado para determinadas decises. Resoluo Antes de resolver o item, vamos estudar os diferentes tipos de aes (se voc me permite, vou retirar estes conceitos de um trecho de meu livro de Contabilidade Geral Ed. Campus Segunda Edio. estranho, mas aqui o autor citando o prprio livro - Risos): Aes de Fruio: Correspondem a aes emitidas em substituio s aes amortizadas integralmente, as quais atribuem a seus titulares direitos estabelecidos no estatuto, normalmente dividendos, no representando parcela de capital e nem direito a voto. Aes Ordinrias: As aes ordinrias de companhia fechada podero ser de classes diversas, em funo de: - conversibilidade em aes preferenciais; - exigncia de nacionalidade brasileira do acionista; ou - direito de voto em separado para o preenchimento de determinados cargos de rgos administrativos.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

70

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior A alterao do estatuto na parte em que regula a diversidade de classes, se no for expressamente prevista, e regulada, requerer a concordncia de todos os titulares das aes atingidas. Aes Preferenciais As preferncias ou vantagens das aes preferenciais podem consistir: i. em prioridade na distribuio de dividendo, fixo ou mnimo; ii. em prioridade no reembolso do capital, com prmio ou sem ele; ou iii. na acumulao das preferncias e vantagens de que tratam os itens i e ii. As aes ordinrias da companhia fechada e as aes preferenciais da companhia aberta (com aes em bolsa de valores) e fechada podero ser de uma ou mais classes. Portanto, analisando o item, teramos: As aes ordinrias das companhias fechadas: - podero ser de diferentes classes (ok); - tendo como critrios: - a prioridade na distribuio de dividendos (errado, pois o critrio de prioridade na distribuio de dividendos das aes preferenciais); - a exigncia de disperso da propriedade (errado, pois este critrio no est previsto na lei); e - o direito de voto em separado para determinadas decises (ok). GABARITO: Errado 22 A operao de reembolso das aes poder ser efetuada diretamente, mediante reduo do capital, ou conta de lucros ou reservas exceto a legal , caso em que as aes ficaro em tesouraria, para recolocao, no prazo mximo de 120 dias. Resoluo Outra questo literal da Lei das S.A. (Lei no 6.404/76) e est prevista no artigo 45. Vejamos: Reembolso: a operao pela qual, nos casos previstos em lei, a companhia paga aos acionistas dissidentes de deliberao da assemblia-geral o valor de suas aes. O estatuto pode estabelecer normas para a determinao do valor de reembolso, que, entretanto, somente poder ser inferior ao valor de patrimnio lquido constante do ltimo balano aprovado pela assembliaProf. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

71

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior geral, se estipulado com base no valor econmico da companhia, a ser apurado em avaliao. Se a deliberao da assemblia-geral ocorrer mais de 60 (sessenta) dias depois da data do ltimo balano aprovado, ser facultado ao acionista dissidente pedir, juntamente com o reembolso, levantamento de balano especial em data que atenda quele prazo. Nesse caso, a companhia pagar imediatamente 80% (oitenta por cento) do valor de reembolso calculado com base no ltimo balano e, levantado o balano especial, pagar o saldo no prazo de 120 (cento e vinte), dias a contar da data da deliberao da assemblia-geral. Se o estatuto determinar a avaliao da ao para efeito de reembolso, o valor ser o determinado por trs peritos ou empresa especializada. O valor de reembolso poder ser pago conta de lucros ou reservas, exceto a legal, e nesse caso as aes reembolsadas ficaro em tesouraria. Se, no prazo de cento e vinte dias, a contar da publicao da ata da assemblia, no forem substitudos os acionistas cujas aes tenham sido reembolsadas conta do capital social, este considerar-se- reduzido no montante correspondente, cumprindo aos rgos da administrao convocar a assemblia-geral, dentro de cinco dias, para tomar conhecimento daquela reduo. Ainda no falamos em reservas. Por enquanto, basta saber: I - Existem as reservas de capital e as reservas de lucros; II Todas as reservas so classificadas no Patrimnio Lquido; e III A Reserva Legal um tipo de reserva lucro. Outro conceito importante diz respeito s aes em tesouraria: Aes em tesouraria: so as aes da empresa adquiridas pela prpria empresa e mantidas em tesouraria, sendo limitadas pelo saldo dos lucros acumulados e reservas, exceto a legal. As aes em tesouraria no tero direito a dividendo e a voto. As aes em tesouraria devero ser destacadas no balano como deduo da conta do patrimnio lquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisio (conta redutora do patrimnio lquido).

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

72

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior J que estudamos o reembolso de aes, vamos estudar tambm o resgate e a amortizao, presentes no artigo 44 da Lei das S.A.: O estatuto ou a assemblia-geral extraordinria pode autorizar a aplicao de lucros ou reservas no resgate ou na amortizao de aes, determinando as condies e o modo de proceder-se operao. Resgate: consiste no pagamento do valor das aes para retir-las definitivamente de circulao, com reduo ou no do capital social, mantido o mesmo capital, ser atribudo, quando for o caso, novo valor nominal s aes remanescentes. Amortizao: consiste na distribuio aos acionistas, a ttulo de antecipao e sem reduo do capital social, de quantias que lhes poderiam tocar em caso de liquidao da companhia. A amortizao pode ser integral ou parcial e abranger todas as classes de aes ou s uma delas. GABARITO: Certo (Analista Judicirio-ContabilidadeTRT 17R-2009Cespe) 23 Crditos de funcionamento e crditos de financiamento so contas a receber distintas, porque os crditos de funcionamento referem-se a valores decorrentes de atividades normais da empresa e os crditos de financiamento consistem em valores de operaes estranhas s atividades da empresa. Resoluo Ateno, pois estes conceitos costumam aparecer em provas: - Crditos de Funcionamento: valores a receber decorrentes da prpria atividade da empresa: contas a receber, duplicatas a receber, ICMS a recuperar. - Crditos de Financiamento: valores a receber decorrentes de financiamentos a terceiros e que no so diretamente relacionados com o objeto da atividade da empresa: emprstimos compulsrios Unio, emprstimos a terceiros. Aproveitando, vamos estudar os dbitos de funcionamento e financiamento. O raciocnio o mesmo: - Dbitos de Funcionamento: recursos obtidos para o funcionamento normal da empresa: fornecedores, salrios a pagar, impostos a pagar, adiantamento de clientes, impostos a recolher, dividendos a distribuir, contas a pagar. - Dbitos de Financiamento: recursos obtidos para a ampliao e desenvolvimento da empresa: emprstimos e financiamentos bancrios. GABARITO: Certo
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

73

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 24 Quando, na equao patrimonial de uma entidade, o ativo total, somado situao lquida, igual ao passivo total, a situao financeira da entidade pode ser considerada bastante confortvel. Resoluo Questo que trata de situao lquida. Vamos aos conceitos (novamente): Situao Lquida (SL): a diferena entre o ativo e o passivo exigvel, que pode ser dividida em trs espcies: nula, positiva ou negativa. Situao Lquida Nula ou Compensada: Ativo = Passivo Exigvel

A A=P SL = 0

Situao Lquida Positiva ou Favorvel ou Superavitria ou Ativa: Ativo > Passivo Exigvel

P A SL A > P (passivo maior que zero) SL > 0 A situao abaixo ocorre na abertura da empresa, pela integralizao do capital inicial (a empresa ainda no possui obrigaes).

A A > P (passivo = 0) SL > 0

SL

Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passivo a Descoberto ou Passiva: Ativo < Passivo Exigvel

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

74

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior A SL A<P SL < 0 A pior situao possvel seria: no h mais ativos para liquidar os passivos ainda existentes. P

SL A=0 SL = - P

De acordo com a questo: Ativo Total + Situao Lquida = Passivo Total Repare que a frmula totalmente inconsistente, pois a equao fundamental do patrimnio : Ativo Total Passivo = Situao Lquida O Passivo da equao no o Passivo Total (Capital de Terceiros + Capital Prprio). Ou seja, o passivo total tambm engloba a situao lquida. Portanto, acredito que a banca tenha se equivocado na elaborao da questo, pois ela escreveu passivo total pensando em capital de terceiros somente. De qualquer maneira, o item est incorreto. Se considerssemos que a banca quisesse dizer o seguinte: Quando, na equao patrimonial de uma entidade, o ativo total, somado situao lquida, igual ao passivo, a situao financeira da entidade pode ser considerada bastante confortvel. Neste caso, teramos: Ativo + Situao Lquida = Passivo Ativo Passivo = - Situao Lquida (Passivo a Descoberto) Situao desfavorvel para a empresa GABARITO: Errado

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

75

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior (Assistente de Saneamento-Tcnico Contbil-Embasa-2009-Cespe) Acerca da equao fundamental do patrimnio, julgue os itens seguintes. 25 O ativo corresponde soma do passivo e do patrimnio lquido. Resoluo Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo = Passivo + PL GABARITO: Certo 26 Salrios a pagar, fornecedores e ferramentas so componentes do ativo. Resoluo Salrios a Pagar: qualquer coisa a pagar uma obrigao da empresa. Logo, componente do passivo. Fornecedores: sempre que aparecer o nome fornecedores, voc ter que entender que corresponde a uma dvida da empresa em virtude de compras a prazo (obrigao). Portanto, um componente do passivo. Ferramentas: so bens de uso da empresa. Portanto, se so bens, so componentes do ativo. GABARITO: Errado Com relao aos componentes patrimoniais classificados no ativo, passivo e patrimnio lquido, julgue os seguintes itens. 27 A conta mercadorias considerada um bem do ativo circulante. Resoluo Mercadorias: so bens de venda e so classificados no ativo. Ainda no vimos a diferena entre circulante e no circulante, que ser tratado na aula de balano patrimonial. Por enquanto, vamos guardar que mercadorias ou estoque de mercadorias esto classificados no ativo circulante. Veja o conceito de ativo circulante: No ativo circulante sero classificadas as seguintes contas: as disponibilidades, os direitos realizveis no curso do exerccio social subseqente e as aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte (art. 179, I, da Lei no 6.404/76): - Disponibilidades: elementos do ativo que representam dinheiro ou que possam ser convertidos em dinheiro imediatamente. Ex: Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicaes Financeiras de Liquidez Imediata e Numerrios em Trnsito;
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

76

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior - Aplicaes Financeiras de Liquidez Imediata: aplicaes cujo perodo para resgate no ultrapasse 90 dias. - Numerrios em Trnsito: corresponde ao dinheiro que est em trnsito (Ex.: ordens de cobrana, remessas para filiais, cheques recebidos na empresa e ainda no depositados no banco, etc). - Direitos Realizveis no Curso do Exerccio Social Subseqente: podem ser divididos em direitos realizveis reais (bens) e direitos realizveis pessoais (crditos): I - Direitos Realizveis Reais: so os direitos sobre a coisa prpria (bens realizveis de propriedade da companhia). Ex: Estoques de Mercadorias e de Materiais de Uso ou Consumo; e II - Direitos Realizveis Pessoais: so os crditos da companhia. Ex: Duplicatas a Receber, ICMS a Recuperar, Adiantamentos a Fornecedores, Impostos a Recuperar, Adiantamentos a Empregados. - Aplicaes de Recursos em Despesas do Exerccio Seguinte: so as despesas antecipadas (fato gerador ainda no ocorreu e, por conseguinte, ainda no so despesas pelo princpio da competncia), tais como as despesas com seguros, salrios, aluguis, etc. Ou seja, so despesas cujos fatos geradores ocorrero no exerccio seguinte, pelo princpio da competncia. No exerccio atual, so classificadas no Ativo Circulante, devido ao comportamento que possuem, que semelhante aos crditos da empresa. Exemplo: Suponha que o aluguel de janeiro de 2010, no valor de R$ 8.000,00, for pago em dezembro de 2009. Apesar de o pagamento ter sido realizado em 2009, esta despesa compete ao exerccio de 2010, isto , o fato gerador do aluguel ocorrer em 2010 (no ltimo dia do ms janeiro). Por essa razo, este aluguel deve ser classificado como Despesas Antecipadas (Ativo Circulante) em 2009, pois um direito da empresa usufruir do imvel em janeiro de 2010. No exerccio de 2010, no final do ms de janeiro, esta despesa dever ser apropriada (incorrida) no resultado (Despesas de Aluguel). GABARITO: Certo

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

77

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 28 Se o passivo e o patrimnio lquido de uma empresa totalizarem R$ 40.000,00 e R$ 50.000,00, respectivamente, o valor total do ativo ser de R$ 90.000,00. Resoluo Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido Repare que, quando a banca falar em passivo, temos que entender que o passivo exigvel e no o passivo total. Passivo = R$ 40.000,00 Patrimnio Lquido = R$ 50.000,00 Ativo = 40.000 + 50.000 = R$ 90.000,00 GABARITO: Certo 29 Quando o valor do passivo maior que o do ativo, ocorre a situao de passivo a descoberto. Resoluo Situao Lquida Negativa ou Desfavorvel ou Deficitria ou Passivo a Descoberto ou Passiva: Ativo < Passivo Exigvel

A SL A<P SL < 0

Ou seja, quando o valor do passivo maior que o do ativo, ocorre a situao de passivo a descoberto. GABARITO: Certo 30 Se, em determinado patrimnio, os bens somam R$ 300,00, as obrigaes, R$ 500,00 e os direitos, R$ 400,00, ento o valor do patrimnio lquido de R$ 200,00. Resoluo Ativo = Bens + Direitos = 300 + 400 = R$ 700,00 Passivo = Obrigaes = R$ 500,00
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

78

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido Patrimnio Lquido = Ativo Passivo = 700 500 = R$ 200,00 GABARITO: Certo 31 Quando o dinheiro disponvel em caixa for R$ 100,00; o custo dos utenslios for R$ 200,00; as contas a pagar forem R$ 300,00; o custo dos veculos for R$ 120,00 e a depreciao acumulada for R$ 30,00, o valor total do ativo ser R$ 390,00. Resoluo Dinheiro Disponvel em Caixa = R$ 100,0 (bem numerrio = Ativo) Custo dos Utenslios = R$ 200,00 (bem de uso = Ativo) Contas a Pagar R$ 300,00 (obrigao = Passivo) Custo dos Veculos = R$ 120,00 (bem de uso = Ativo) Depreciao Acumulada = R$ 30,00 (Esta uma conta do Ativo, e ser redutora da conta do bem a que est relacionada. No caso, ela est relacionada conta Veculos, que sofre depreciao pelo uso. Por enquanto, isso que precisamos saber). Portanto, para o clculo do ativo, teramos: Dinheiro Disponvel em Caixa 100 Custo dos Utenslios 200 Custo dos Veculos 120 Depreciao Acumulao (30) Total do Ativo 390 GABARITO: Certo 32 A conta ICMS a recuperar uma obrigao da empresa junto ao fisco estadual. Resoluo ICMS a Recuperar: qualquer conta a recuperar ser um crdito para a empresa, ou seja, um direito da empresa. No caso do ICMS a recuperar, ser um direito da empresa junto ao fisco estadual. Por enquanto, isso que precisamos saber sobre ICMS a Recuperar, pois falaremos mais desse assunto na aula de operaes com mercadorias. GABARITO: Errado

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

79

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior (Auditor-FUB-2009-Cespe) 33 Na equao fundamental do patrimnio, o capital disposio da empresa corresponde aos recursos aplicados na entidade por seus scios, somados aos lucros obtidos com as operaes. Resoluo Equao Fundamental do Patrimnio: Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido Capital Total Disposio da Empresa = Passivo + Patrimnio Lquido Ou seja, o capital total disposio da empresa corresponde s obrigaes com terceiros (passivo) somadas ao patrimnio lquido. O item est errado, pois s considerou o patrimnio lquido, que corresponde aos recursos aplicados na entidade por seus scios, somados aos lucros obtidos com as operaes. Portanto, faltaram as obrigaes com terceiros (passivo). GABARITO: Errado (Tcnico de Atividades do Meio Ambiente-Tnico em ContabilidadeIBAM-2009-Cespe) O patrimnio conhecido dentro do cenrio contbil como o objeto da contabilidade. Ele um dos temas mais discutidos e estudados na atualidade, tendo em vista os diversos elementos que o compem, que so da mais alta complexidade e dificuldade de avaliao atravs da mensurao monetria. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. 34 De acordo com a equao fundamental do patrimnio ativo passivo = situao lquida , sob o aspecto quantitativo do patrimnio de uma entidade, na maioria das vezes, o ativo bens e direitos suplanta o passivo obrigaes , devido exclusivamente ao fato de o lucro superar o prejuzo por meio da apurao dos resultados conforme legislao vigente. Resoluo Mais uma pegadinha da banca examinadora, para pegar o concurseiro mais desatento. Vejamos: Como apuramos o resultado do perodo? Lembra? Receitas menos despesas, certo? Se as receitas forem maiores que as despesas, h lucro no perodo. Se as receitas forem menores que as despesas, h prejuzo no perodo.

Prof. Jos Jayme Moraes Junior

www.pontodosconcursos.com.br

80

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior Agora, vamos verificar o item: De acordo com a equao fundamental do patrimnio ativo passivo = situao lquida , sob o aspecto quantitativo do patrimnio de uma entidade, na maioria das vezes, o ativo bens e direitos suplanta o passivo obrigaes , devido exclusivamente ao fato de o lucro superar o prejuzo por meio da apurao dos resultados conforme legislao vigente. Achou o erro? Ainda no? Repare o final do item: ...devido exclusivamente ao fato de o lucro superar o prejuzo por meio da apurao dos resultados conforme legislao vigente. Ateno! No o lucro que supera o prejuzo!!!! As receitas que superam as despesas, gerando um lucro no perodo. Alm disso, o exclusivamente tambm est errado, pois o ativo pode ser maior que o passivo, mesmo com prejuzo no perodo, tendo em vista o patrimnio lquido (situao lquida positiva) formado, entre outras contas, por capital social, reservas de lucros, reservas de capital. Portanto, se houver prejuzos acumulados (conta retificadora do Patrimnio Lquido), ainda assim o Patrimnio Lquido pode ser maior que zero. Vamos corrigir o item: De acordo com a equao fundamental do patrimnio ativo passivo = situao lquida , sob o aspecto quantitativo do patrimnio de uma entidade, na maioria das vezes, o ativo bens e direitos suplanta o passivo obrigaes , devido, entre outros fatores, ao fato de as receitas superarem as despesas por meio da apurao dos resultados conforme legislao vigente. GABARITO: Errado 35 De acordo com os componentes patrimoniais da contabilidade, os bens so considerados coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica, e podem ser divididos em bens materiais mveis e imveis, e bens imateriais, que so determinados gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados como partes do patrimnio. Resoluo Bens: tudo aquilo que pode ser objeto de direito e suscetvel de ser utilizado e apropriado. So itens de propriedade da entidade, ou seja, a entidade possui o domnio sobre eles e so passveis de avaliao monetria. Os bens so considerados coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica, e podem ser divididos em bens
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

81

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior materiais mveis e imveis, e bens imateriais. Os bens so determinados gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados como partes do patrimnio. O Patrimnio da empresa, portanto, pode apresentar trs formas diferentes: 1 Bens da empresa, que esto em seu poder. Exemplos: Imvel, veculo, dinheiro em caixa, mquinas, etc. 2 Bens da empresa, que esto em poder de terceiros. Nesta situao, temos os direitos da empresa. Exemplo: Venda a prazo de mercadorias. direito da empresa receber o dinheiro referente venda. Ou seja, o que diferencia os bens dos direitos a posse. 3 Bens de terceiros, em poder da empresa. So as obrigaes da empresa. Exemplo: Compra a prazo de mercadorias, visto que o fornecedor possui o direito de receber pela venda e a empresa possui a obrigao de pagar pela compra. GABARITO: Certo Resoluo de questo referente a um assunto da ltima aula: (STF-Contador-2010) Considere que determinada companhia metalrgica fabricante de artefatos para cozinha tenha adquirido cinco toneladas de chapas de ao pelo valor de R$ 250.000,00, a serem pagos em trinta dias. Com base nessa situao, julgue os itens subsequentes. O momento adequado para contabilizao da transao mencionada independe da data de entrada da mercadoria na metalrgica. Resoluo De acordo com o artigo 6o da Resoluo CFC no 750/93: Art. 6 O Princpio da Oportunidade refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas. Pargrafo nico. A falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao. Portanto, temos os seguintes pontos importantes: 1. O Princpio da OPORTUNIDADE exige a apreenso, o registro e o relato de todas as variaes sofridas pelo patrimnio de uma Entidade, no momento em que elas ocorrerem.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

82

Contabilidade Geral Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Moraes Junior 2. O Princpio da Oportunidade a base indispensvel fidedignidade das informaes sobre o patrimnio da Entidade, relativas a um determinado perodo e com o emprego de quaisquer procedimentos tcnicos. 3. O Princpio da OPORTUNIDADE abarca dois aspectos distintos, mas complementares: a integridade e a tempestividade, razo pela qual muitos autores preferem denomin-los de Princpio da UNIVERSALIDADE. 4. A integridade diz respeito necessidade de as variaes serem reconhecidas na sua totalidade, isto , sem qualquer falta ou excesso. 5. A tempestividade obriga a que as variaes sejam registradas no momento em que ocorrerem, mesmo na hiptese de alguma incerteza, na forma relatada no item anterior. Sem o registro no momento da ocorrncia, ficaro incompletos os registros sobre o patrimnio at aquele momento, e, em decorrncia, insuficientes quaisquer demonstraes ou relatos, e falseadas as concluses, diagnsticos e prognsticos. 6. Falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil: pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao. Portanto, o registro da aquisio de chapas de ao a prazo, de acordo com o Princpio da Oportunidade, de ser realizado de forma oportuna (no momento da entrada da mercadoria na metalrgica) e integra (pelo valor da transao). GABARITO: Certo Espero que tenha gostado desta aula. At a prxima aula! Bons estudos, Moraes Junior moraesjunior@pontodosconcursos.com.br Bibliografia Lei das Sociedades Annimas com as alteraes trazidas pela Lei n o 11.638/07 e pela MP no 449/08, convertida na Lei no 11.941/09. Normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). www.cfc.org.br Normas da Comisso de Valores Mobilirios (CVM). www.cvm.gov.br FIPECAFI, Manual de Contabilidade Societria sociedades). So Paulo. Editora Atlas. 2010. (aplicvel a todas as

MORAES JUNIOR, Jos Jayme. Contabilidade Geral. Rio de Janeiro. Elsevier Editora. Segunda Edio. 2010.
Prof. Jos Jayme Moraes Junior www.pontodosconcursos.com.br

83

You might also like