You are on page 1of 73

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA Estudo 01 ERA UMA VEZ ...

um fato absolutamente normal desejarmos conhecer mais acerca de nossas origens, de nossa histria primeva e especialmente de nossa histria ancestral. Na prtica, o que o homem e de onde veio ele? Aprendemos do primeiro livro da Bblia que Deus no gerou o homem, mas Deus criou o homem.

Estude: Gn.1:26-27; 2:7; 5:1-2 Observe as palavras usadas: "faamos", "criou", "formou", "fez". Este fato importante no sentido de demonstrar que o homem no um filho gerado de Deus. Ele uma criatura de Deus. O homem foi criado por Deus segundo a sua imagem e semelhana.

Estude: Gn.1:26-27; 5:1 Isto significa principalmente que ele um ser pessoal, racional e moral. O homem possui os elementos de sua personalidade semelhantes aos da Pessoa divina:

Veja: pensamento - Gn.2:19-20 sentimento - Gn.3:6 vontade - Gn.3:6-7 Ele possui uma natureza moral - bastante evidente nas pginas do N.T.:

Estude: Ef.4:23-24; Cl.3:10 Ser criado a imagem de Deus significa ser dotado das faculdades de raciocinar, de expressar emoes e de agir voluntariamente. Particularmente, indica a capacidade que o homem tem de manter ntima comunho com seu criador. O homem foi criado natural e moralmente semelhante a Deus. Ao pecar, perdeu a semelhana moral, que era sua impecabilidade, mas a semelhana natural de intelecto, emoes e vontade, ele ainda retm.

Estude: Gn.9:6; Tg.3:9 Nos relatos da criao percebemos que Deus criou o homem com dignidade pessoal. A origem dele divina. No o resultado de um processo de evoluo natural. O homem foi criado para ser o representante de Deus na terra. Nessa condio deveria sujeit-la e domin-la. Leia: Gn.1:26,28 Ele foi colocado como soberano sobre a terra, coroado com glria e honra.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Leia: Sl.8:5-8 Mas sujeito a Deus, seu criador. Leia: Gn.2:15-17 A inteno divina era e , que o homem tivesse comunho com Deus, em obedincia. Tragicamente o homem caiu de seu estado de graa. Pecou contra Deus. Em essncia, o pecado a rebeldia deliberada contra a vontade de Deus. Com isso: o homem separou-se de Deus - Gn.3:8-10 e perdeu a soberania sobre a terra - Gn.3:17-19 O alvo de Deus restaurar o homem pecador sua semelhana, comunho e domnio:

Estude: Rm.8:29; Ap.21:3; 20:6; 22:5 Somente na narrativa bblica percebemos que o homem, bem como toda a criao, em seu estado original, eram bons e dignos. Deus considerou todo o trabalho de suas mos como "muito bom". Leia: Gn.1:31 O homem foi criado com dignidade. No era um servo humilde que providenciava alimento e oferendas para os deuses, como encontramos nos relatos do Antigo Oriente acerca da criao. Lamentavelmente, a terrvel corrupo do pecado desfigurou toda a boa obra criada por Deus. O primeiro homem e a primeira mulher foram criados santos e, por algum tempo, serviram ao seu criador de maneira aceitvel.

Estude: Gn.1:27,31; Ec.7:29 No sabemos por quanto tempo o primeiro casal permaneceu em seu estado original de inocncia e felicidade. Havia um relacionamento franco com o criador. O primeiro casal estava rodeado de beleza, abundncia e conforto. Saiu das mos do criador para um viver santo e feliz. como disse o Dr. John L. Gagg: "A felicidade desfrutada por Ado e Eva, enquanto permaneceram no estado de inocncia, era como um crrego que fluia do manancial de bem-aventurana que o Deus eterno". O homem foi criado para glorificar a Deus e lhe dar alegria.

Estude: Is.43:7; cf. Ef.1:11-12 Portanto, devemos fazer "tudo para a glria de Deus"

Veja: 1Co.10:31 As Escrituras afirmam que fomos criados para glorificar a Deus. Isto d a dimenso de nossa importncia para o prprio Deus. Exatamente nesta medida e nesta perspectiva devemos entender a verdadeira importncia e relevncia da nossa vida. Deus no precisava criar o homem. Alis Ele no precisa de ns para nada. Nos criou para sua prpria glria. Sendo assim, a razo de nossa existncia glorific-lo!! No glorificamos a Deus quando estamos preocupados com nossos prprios interesses, sentimentos e vontade. Eva, antes da queda, viu que "a rvore era boa para se comer, agradvel aos olhos e rvore desejvel para dar entendimento".

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Veja: Gn.3:6

Seu corao se ocupou mais consigo mesmo do que com Deus. Pensou mais em seu proveito e benefcio pessoal do que em glorificar a Deus atravs da obedincia. O homem s realmente feliz quando encontra prazer e alegria em um relacionamento ntimo e verdadeiro com Deus, seu criador. Certa vez disse Jesus: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia".

Veja: Jo.10:10 Davi diz a Deus: "Na tua presena h plenitude de alegria, na tua destra, delcias perpetuamente"

Veja: Sl.16:11 A alegria est em conhecer a Deus e deleitar-se com a excelncia de seu carter. Estar na presena de Deus e desfrutar de sua comunho, a bno maior que podemos imaginar e almejar. Quando analisamos mais demoradamente o captulo um de Gnesis (Gn.1), percebemos que a criao do homem e da mulher foi o clmax dos atos criativos de Deus. O esquema lgico dessa narrativa demonstra que Deus tinha um plano, o qual cumpriu integralmente. J declarou: "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado".

Veja: J 42:2 Somos encorajados a crer que Ele tambm levar a cabo o plano de nossa redeno, na vinda de Jesus Cristo. Ressoa, em alto e bom som, das pginas da Bblia, que Deus tem um plano eterno e salvfico para suas criaturas. O homem, criatura de Deus, formado do p (Gn.2:7), conheceu a corrupo e a degenerao em funo de seu ato de desobedincia. Contudo nos ensina o apstolo Paulo que "... , pela desobedincia de um s homem, muitos se tornaram pecadores, assim tambm, por meio da obedincia de um s, muitos se tornaro justos".

Veja: Rm.5:19 Nossa herana Admica nos conduz ao cativeiro da corrupo. Mas, graas a Deus, no precisamos permanecer cativos. Podemos ser transportados do imprio das trevas para o reino de Deus. Cristo morreu pelo pecador cado. Sua obra vicria na cruz potencialmente suficiente para operar nossa redeno. Ele o nosso Resgatador. Ele pode nos reconciliar, devolvendo-nos a comunho e paz com Deus que tragicamente foram perdidas no Jardim do den. Voc cr nisso?? Leia tambm: Rm.5:1-11

AVALIAO - ESTUDO 1
1. Prove com um verso bblico que o ser humano uma criatura de Deus: Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Segundo qual modelo Deus criou o homem? Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

2.

Qual a essncia do pecado? Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

3.

Como era a qualidade da criao divina? Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

4.

5.

6.

7.

O que o ser humano tem de Deus? Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Para que o homem foi criado? Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Que qualidade de vida Deus prometeu ao homem? Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ De que maneira o pecador pode ser justificado perante Deus? Resposta:___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA Estudo 2 UMA ESCOLHA INFELIZ!!

Como vimos no captulo anterior, o homem no foi criado pecador. O pecado entrou na experincia humana atravs de uma escolha consciente e voluntria do homem. Neste momento importante que examinemos o captulo 3 do livro de Gnesis.

Estude: Gn.2:16-17 e todo o captulo 3 Esta narrativa da queda no deve ser considerada como um mito, mas como uma histria autntica. No final do captulo 2, encontramos o Pacto Ednico. Pacto, nas Escrituras, pode significar: Uma ordenana imutvel - Jr.33:20 Uma irrevogvel vontade ou testamento - Hb.9:15-17 Uma promessa firme e estvel - At.3:25; Is.59:21 Um preceito - x.34:28 Um acordo mtuo - Gn.31:44; 26:28-29; 1Sm.18:3 Em Osias 6:7 lemos: "Mas eles transgrediram a aliana, como Ado; eles se portaram aleivosamente contra mim". A aliana estabelecida com Ado continha uma ordenana imutvel. Era uma lei com uma penalidade determinada. Leia: Gn.2:16-17 A proibio de comer do fruto da rvore da vida se constituiu na nica exceo ao domnio do homem sobre a criao. Esta determinao confrontava o homem com o domnio do criador sobre ele. Precisamos examinar a queda sob trs perspectivas diferentes, a saber: a)Oteste b) O tentador e a tentao c) Os resultados da queda a) O Teste (Gn.2:16-17) O teste de obedincia determinado a Ado era fcil, o que torna ainda mais indesculpvel a sua transgresso. Ele era necessrio a fim de capacitar o homem completa expresso e exerccio de sua liberdade intelectual e moral. Como ser moral, tinha o direito e a liberdade de escolher tanto o mal como o bem. Os resultados deste teste seriam: ou o favor continuado de Deus, por motivo de sua obedincia; ou a imposio da penalidade da morte por motivo de sua desobedincia. A legitimidade do teste est na necessidade de se comprovar a fora fsica e espiritual bem como desenvolver habilidades e treinamento para a maturidade. O autor da epstola aos Hebreus lembra que nossas faculdades so exercitadas para discernirmos o bem e o mal pela prtica da Palavra de Deus.

Veja: Hb.5:14 O homem ainda no havia testado seu livre-arbtrio. At aqui, Deus lhe tinha providenciado tudo, inclusive a iluminao apropriada para que tivesse uma boa conduta. O homem foi exposto a uma prova de capacitao. Ao longo da histria bblica, Deus nunca exigiu do homem algo que no fosse possvel cumprir, "pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos p".

Veja: Sl.103:14 E quanto a tentao, o apstolo Paulo enfatiza que "no vos sobreveio tentao que no fosse humana; mas Deus fiel e no permitir que sejais tentados alm das vossas foras; pelo contrrio, juntamente com a tentao, vos prover livramento, de sorte que a possais suportar".

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Leia: 1Co.10:13 Veja tambm: Tg.4:7

interessante perceber que anos mais tarde quando Abrao foi provado por Deus, que lhe pediu Isaque, seu filho, em holocausto, ele tinha esta perspectiva de que Deus haveria de prover para si, o cordeiro para o holocausto. Abrao chamou o lugar designado por Deus de "O monte do Senhor se prover".

Veja: Gn.22:8+14 Obviamente que entre no comer de determinado fruto e oferecer um filho em holocausto, este ltimo parece exigir muito maior medida de f e confiana em Deus. sintomtico que Abrao figure na galeria dos heris da f de Hb.11, ao passo que Ado no mencionado. Com o teste, Deus estava provando Ado em sua f e obedincia. Ele no devia comer do fruto (atitude negativa - obedincia) e, Ele devia Crer que Deus realmente cumpriria seu decreto (atitude positiva - crer). Aqui temos um paralelo importante com o ensino de Tiago sobre a F e as Obras.

Estude: Tg.2:14-26 As boas obras no justificam o homem diante de Deus mas, elas so evidncias de um corao que cr em Deus. A confiana e o respeito de Ado por Deus deveriam lev-lo a se afastar do fruto proibido. Nossa f em Cristo deve nos levar a um viver santo, justo e piedoso. Se no damos esses frutos, nossa f morta. Talvez Ado no entendesse a extenso de todo o mandamento de Deus. Provavelmente no conseguiu enxergar o que representaria, na prtica, comer do fruto. Mas isso no era o mais importante. As determinaes de Deus existem para serem cumpridas e no para serem questionadas, at que faam sentido ao nosso raciocnio. O viver pela f contemplar o invisvel, "visto que andamos por f e no pelo que vemos".

Veja: 2.Co.5:7 Desobedecer nos limites do que possvel criatura tentar destronar. Aquele que desobedece a Deus, rejeita seu reinado. Nos dois subsequentes perodos da histria bblica (Lei/Graa) as obras voltam a aparecer. Na lei encontramos as obras da lei. A essncia da Lei era "faz e vive". No perodo da Graa, temos as obras da f. A esssncia da Graa "cr e vive".

b) O Tentador e a Tentao (Gn.3:1-6) Deus permitiu que o den fosse invadido por Satans que enganou Eva com astcia. A tentao foi permitida, verdade. Mas, lembre-se, o tentador podia somente tentar, no era necessrio haver pecado. E no havia razo para ceder! Em Gn.3:1 lemos: "Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selvticos que o Senhor Deus tinha feito, ...". No podemos afirmar se, a serpente era simplesmente influenciada pelo maligno ou se era uma

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


positiva materializao ou personificao de Satans. Porm podemos afirmar com seguraa que Satans foi o agente original da tentao. Leia: Ap.12:9 e 20:2 O fato de Satans ser o tentador indica que a tentao veio do exterior para o homem; no teve sua iniciativa dentro da esfera do prprio ser. Esta considerao importante no sentido de relevar um pouco a transgresso do homem. Ele cedeu a tentao. Se ele tivesse desobedecido sem a tentao, isto seria hediondo, pois tal iniciativa teria se originado dentro de seu prprio corao. Neste caso, talvez nunca tivesse sido providenciado um Salvador. Satans fez sua opo pela serpente. Aparentemente ela era uma bela criatura, antes de ser sujeita maldio. Ela lhe era oportuna por sua malvola inteligncia. Leia: 2.Co.11:3+13-15 Devemos ter muito cuidado com a retrica de Satans. Ele s pode ser resistido com a ajuda da esplndida armadura de Deus.

Estude: Mt.4:1-11; Ef.6:10-20 Quanto a tentao, notamos primeiro que ela foi permitida. Alguns aspectos que descrevem o mtodo do tentador, so dignos de nota: a tentao foi dirigida a Eva isoladamente; ela estava vinculada a beleza enquanto seu verdadeiro carter estava oculto; a tentao foi aumentada gradualmente; primeiramente a Palavra de Deus apenas posta em dvida (Gn.3:1); posteriormente a Palavra de Deus pervertida (Gn.3:4-5). A tentao primeiramente veio com uma dvida sobre o que Deus dissera: " assim que Deus disse?" A resposta de Eva no categrica. Cita a Palvra de Deus com acrscimos desnecessrios e desautorizados. Acrescenta "nem tocareis nele".

Veja: Gn.3:3 perigoso torcer a Palavra de Deus. O conhecimento inseguro da Palavra de Deus oferece a Satans a oportunidade necessria para pervert-la. Eva continuou a dar ouvidos a Satans. Pelo relato percebemos que Satans primeiro cativou o ouvido, depois os olhos, a seguir o desejo interior e finalmente a vontade. Leia: Gn.3:6 Eva deu ouvidos ao tentador, permitindo depois que seus olhos contemplassem o objeto da tentao. Seu desejo ento superou a vontade. As trs reas do auto-engano de Eva estavam nas mesmas categorias de tentao encontradas em 1.Jo.2:16: "Vendo a mulher que a rvore era boa para se comer" a concupiscncia da carne. "Agradvel aos olhos" a concupiscncia dos olhos. "E rvore desejvel para dar entendimento" a soberba da vida.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


A primeira tentao no den, assim como milhares de tentaes que levaram homens e mulheres a pecar desde ento, so fundamentalmente idnticas. O principal objetivo do tentador sempre separar cada vez mais a vontade do homem da de Deus. O aviso de Deus tinha sido enftico.

Veja: Gn.2:17 No havia dificuldades em obedecer, pois Deus os cercara de inmeras satisfaes e lhes dera o lugar mais elevado na criao. O pecado essencialmente a falha do homem em confiar em Deus, um ato ou estado de descrena, uma afirmao de autonomia. A verdadeira religio consiste na comunho com Deus baseada em confiana que leva obedincia. Em Joo 14:15 o Senhor Jesus ensinou este conceito aos seus discpulos quando disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos". Ado e Eva ao desobedecerem, pecaram, e trocaram sua inocncia por uma conscincia acusadora, sua ignorncia por um conhecimento do bem que tinham desprezado e do mal que no podiam remediar. Tinham agora seus olhos abertos para descobrir o que teria sido mais feliz ignorar; e, impelidos por um sentimento de vergonha, trabalharam (inutilmente) para cobrir a sua nudez. De acordo com R. N. Champlin (na obra O Antigo Testamento Interpretado - Vol.01, pag.39), os passos na vereda da tentao podem ser resumidos da seguinte forma: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. O instrumento da tentao pode ser alguma autoridade respeitada e racional: Gn.3:1 Essa autoridade respeitada contradiz o mandamento divino: Gn.3:1 O homem cede diante da tentao, embora reconhea que est errado: Gn.3:2 O homem faz adies Palavra de Deus, pervertendo-a dessa maneira: Gn.3:3 A autoridade respeitada contradiz abertamente a Palavra de Deus: Gn.3:4 O tentador diz uma verdade, embora lhe d um sentido distorcido: Gn.3:5 A coisa oferecida pelo tentador parece boa, concupiscncia dos olhos: Gn 3:6 O homem cede diante da tentao: Gn.3:6 A pessoa que cai no demora a influenciar outras para cometerem o mesmo erro: Gn 3:6 O juzo divino executado: Gn.3:7 O homem tenta um remdio falso e inadequado para sua queda: Gn.3:7 O homem, tendo cado, oculta-se de Deus: Gn.3:8 O homem lana a culpa em outrem, diante de seu fracasso, at mesmo em Deus Gn.3:12 A proviso divina ainda assim prov restaurao; Gn.3:21 O horrendo julgamento divino executado: Gn.3:23

Naturalmente, na tentao, na queda e na restaurao h outros elementos, mas esses quinze passos contm, em si mesmo, muitas lies, porquanto refletem as condies do homem moderno. A melhor maneira de cuidarmos da tentao consiste em fugirmos dela:

Estude: 1.Co.6:18; 10:14; 1.Tm.6:11; 2.Tm.2:22 c) Os Resultados da Queda (Gn.3:7-24) No que tange aos resultados da queda, note os seguintes pontos: Primeiramente perceberam que estavam ns:

Veja: Gn.3:7 A inocncia desapareceu dando lugar a vergonha. O pecado causou a eles a sensao de estarem inadequados na presena de Deus e, talvez na presena um do outro. Ado e Eva podiam estar tranqlos com os aventais de folhas que fizeram, enquanto lhes parecia que Deus estava longe, mas em vindo o Senhor, logo se esconderam, sentindo-se, aos olhos divinos, descobertos e envergonhados. Em segundo lugar, passaram a ter medo de Deus:

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Veja: Gn.3:8-10 Antes da queda, Ado e Eva naturalmente tinham um santo temor de Deus. Mas era um temor que lhes proporcionava alegria e prazer na presena de Deus. Agora, em funo de sua desobedincia passaram a ter uma atitude acovardada em suas mentes e coraes. Tal atitude os impeliu a fugirem e se esconderem da presena de Deus. Sairam da inocncia para a conscincia despertada. Tentaram ocultar-se de Deus mas, nada lemos sobre qualquer contrio humilde, mesmo quando o pecado foi exposto diante de Deus. Em terceiro lugar, a queda de Ado e Eva trouxeram penalidades para a raa em geral: a) a terra foi amaldioada para no produzir apenas o que bom, exigindo trabalho laborioso por parte do homem Leia: Gn.3.17-19 b) passou a haver tristeza e dor para a mulher no parto, bem como sua sujeio ao homem Leia: Gn.3:16) c) todos os homens se tornaram pecadores e esto debaixo da condenao Leia: Rm.3:9+10+19+22+23; 5:12; Gl.3:10; Ef.2:3; Jo.3:36 e Is.53:6 d) finalmente resultou na morte fsica e espiritual, dentro do tempo, e na penalidade ameaadora da morte eterna Leia: Gn.2:17; 3:19; 5:5!; Ez.18:4; Rm.5:12; 6:23 Em quarto lugar houve a expulso do jardim, sendo o casal removido da presena de Deus.

Veja: Gn.3:23-24 Vamos recordar novamente as palavras de Deus em Gn.2:17: "... porque, no dia em que dela comeres, certamente morrers". Certamente que est em foco aqui a morte natural. Mas no somente isso. Ado e Eva no faleceram no mesmo dia da sua transgresso mas, para todos os efeitos morreram:

Veja: Gn.5:5 Ficaram sujeitos a lei da mortalidade. A corruptibilidade haveria de atingir seus corpos naturais fazendoos voltar ao p. Por outro lado a morte espiritual tambm aqui focalizada. Essa muito mais temvel que a morte corporal. A morte corporal se verifica quando o esprito abandona o corpo, ao passo que a morte espiritual ocorre quando Deus abandona o esprito do homem. O rompimento da unio, da comunho e da intimidade com Deus algo to trgico que a palavra morte se faz necessria para descrever esta realidade. Este afastamento espiritual entre o homem e Deus foi produzido pelo pecado. O reino da morte espiritual fora estabelecido. O homem acaba sendo expulso do jardim onde se encontra a rvore da vida tendo que conviver com uma conscincia culposa que, se tornou sua miservel companheira. A culpa por ter violado o propsito de Deus para a humanidade, atrai para o homem justo castigo e punio. O fato de o homem ter sido impedido de comer do fruto da rvore da vida revela uma atitude misericordiosa da parte de Deus. A imortalidade em um corpo cado, depravado e amaldioado pelo pecado, teria sido uma penalidade mais negra, mais profunda, do que aquela que Deus desejou para o homem.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Percebemos que aps a queda, o homem entrou em um espiral descendente e miservel de pecado. Antes do dilvio, cada cada captulo paga seu prprio tributo a misria . No capitulo 4 de Gnesis encontramos o primeiro homicdio com Caim, a violncia e bigamia com Lameque; no capitulo 5 a operao do princpio da morte fsica; no captulo 6 a corrupo total do gnero humano que levou Deus a arrepender-se de ter feito o homem na terra e a destru-lo por meio de um dilvio universal.

10

Os efeitos do pecado alm de alcanarem a terra e toda a criao, atingiram tambm toda a descendncia Admica:

Veja: Rm.5:12-21 > "Todos pecaram" (V.12) O apstolo Paulo est dizendo a que por meio do pecado de Ado, todos os homens pecaram. Deus considerou que todos ns pecamos quando Ado lhe desobedeceu. Nos Vs.18-19, Paulo afirma explicitamente que pela transgresso de um s homem, "muitos se tornaram pecadores". Quando Ado pecou, Deus considerou todos os futuros descendentes de Ado como pecadores. Embora ainda no existssemos, Deus, perscrutando o futuro e sabendo que iramos existir, passou a nos considerar culpados como Ado. Essa idia tambm compatvel com a afirmao de Paulo de que "Cristo [... morreu] por ns, sendo ns ainda pecadores"(Rm.5:8). A concluso a tirar desses versculos que todos os membros da raa humana estavam representados por Ado no tempo da provao no jardim do den. Como representante nosso, Ado pecou, e Deus nos considerou culpados tanto quanto Ado. Deus considerou que a culpa de Ado pertencia a ns, e como Deus o juiz supremo de todas as coisas do universo, e como seus pensamentos so sempre verdadeiros, a culpa de Ado de fato pertence a ns. Deus com justia, imputou a ns a culpa de Ado. (No capitulo 5 veremos como o supremo juiz lidou com a culpa do homen!) Em meio a este trgico cenrio de julgamento, Deus se lembra da misericrdia, e a primeira grande promessa sobre a vinda de um Salvador dada em Gn.3:15: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar" . A melodia inteira ser desenvolvida no correr do tempo e conforme a revelao da Escritura se desenrola; mas aqui em Gn.3:15 as primeiras notas se fazem ouvir, na promessa de que o "descendente" da mulher feriria a cabea da serpente. Aqui est o que se denomina de Proto-Evangelho, isto , a primeira referncia feita ao necessrio Redentor, capaz de efetuar a purificao pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que este acarreta. Observe-se que o termo "descendente" encontra-se no singular, portanto, uma referncia clara feita a certa pessoa (o Cristo), descendente de Eva, e no a toda a raa humana.

Veja: Gl.3:16 Um indivduo dentre a descendncia da mulher, ou seja Cristo, infligiria um golpe mortal contra a cabea de Satans, ao passo que Satans (tu) feriria o calcanhar de Cristo (f-lo-ia sofrer). Antes da sua gloriosa vitria, o descendente da mulher deve sofrer para conquistar a nova comunidade do domnio da serpente:

Estude: Is.53:12; Lc.24:26+46; 2.Co.1:5-7; Cl.1:24; 1.Pe.1:11 Todavia o sofrimento de Cristo vitorioso. Ele j alcanou a vitria na cruz, provendo expiao para os pecadores,

Veja: Cl.2:13-15

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


e a consumar na sua segunda vinda.

11

Veja: 2.Ts.1:5-10 O calcanhar ferido aponta para o calcanhar de Cristo ferido na cruz, e, por extenso, todo o sacrifcio da cruz, a expiao ao preo do sangue do Senhor. E a cabea ferida o golpe fatal recebido pelas foras do mal, encabeadas por Satans. O bem vencer, afinal, o mal. Os ferimentos infligidos por Satans prosseguem: o mundo jaz no maligno; a misria humana prevalece por toda a parte; o pecado parece triunfar; os homens continuam blasfemando; o mal aparentemente triunfa por toda parte; a maioria dos homens endurece o corao diante da mensagem da redeno; a iniquidade opera universal e eficazmente. No terceiro captulo de Gnesis encontramos morte, labuta, suor, espinhos, a rvore, o conflito e as descendncias. Metaforicamente, tudo isso gira em torno de Cristo. Ele o segundo Ado, que se tornou maldito em nosso lugar, que suou como que grandes gotas de sangue, na mais amarga agonia, que recebeu a coroa de espinhos, que foi pendurado em um madeiro at a morte, e que foi depositado no p do sepulcro. Gnesis 3:15 a primeira profecia de Cristo, o primeiro raio plido da "brilhante estrela da manh". Embora plido foi o suficiente para iluminar o caminho de Ado e salvar sua alma. Foi como se Deus dissesse a Ado e Eva: "Por sua prpria escolha vocs se transformaram em perdidos, mas existe uma esperana. Atravs dEle, o Descendente da mulher, seu inimigo ser conquistado. Aguardem por Ele." Note que no caso de Ado e Eva, foi Deus quem procurou o pecador; no o pecador a Deus. E essa atividade divina resultou na chamada, na descoberta, na interrogao, na confisso, na justificao (as vestimentas de pele), e na disciplina: foram expulsos do den. Ao aceitarem as vestimentas de pele, Ado e Eva demonstraram f em Deus. Um animal foi sacrificado para prover cobertura pelo pecado humano. Houve sangue derramado. Este princpio foi consolidado e o autor de Hebreus esclarece que "..., quase todas as cousas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, no h remisso"

Veja: Hb.9:22 A cobertura que Ado e Eva fizeram para si (cintas de folhas de figueiras), representam as obras humanas que no so satisfatrias nem para o homem e nem para Deus. Nossas obras no podem nos justificar vista de Deus. Apesar do poder transformador do cristianismo, muitos ainda vivem nas trevas, em estado deplorvel, ignorantes quanto ao perigo iminente da perdio eterna. Muitos pensam que, na hora da morte, o esprito do pecador ser liberto e gozar plena felicidade, mas acontece que o pecado arruinou tanto o esprito quanto o corpo, de modo que o sofrimento persistir depois da morte, a no ser que Deus cure os efeitos do pecado, queles que se arrependem e se convertem a Cristo Jesus. Precisamos de um Redentor. Deus j proveu este redentor. Cristo Jesus. "Justificados, pois, mediante a f, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".

Veja: Rm.5:1

AVALIAO - ESTUDO 2
1. Gnesis captulo 3 nos revela o qu? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


2. Quais eram as exigncias para Ado na aliana de Deus com o homem no jardim do den? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Segundo Hb.5:14 a Bblia nos capacita para qu? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Qual a evidncia de que o homem possui o livre-arbtrio? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ O que Deus nos promete concernente as tentaes e provas da vida? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Para que servem as "boas obras"? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Quais so os 3 meios que Satans usa para seduzir o homem? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Em que consiste essencialmente o pecado? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ O que o resultado do pecado na vida do ser humano? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Como devemos reagir s tentaes? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Qual o sentimento do homem pecador para com Deus? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

12

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


12.

13

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

Quais foram os efeitos da expulso do jardim do den para o ser humano? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Qual a conseqncia para, a raa humana, que trouxe o pecado de Ado e Eva? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Quais so as duas mortes na vida do homem? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ O que a morte espiritual? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Quantos seres humanos pecaram? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Onde lemos pela primeira vez na Bblia a respeito de "salvao"? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Por qu Jesus Cristo morreu na cruz? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Qual princpio espiritual e divino que Hb.9:22 nos revela? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Por meio de quais "obras" Ado e Eva tentaram se justificar perante Deus? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ De que maneira podemos ter paz com Deus? Resposta:_________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA Estudo 03 O SALVADOR PROMETIDO

14

To logo entrou o pecado na experincia humana, apareceu tambm em radiante e transcendente forma, o amor de Deus, a promessa de um salvador. A revelao divina de sua promessa to antiga quanto a queda do homem. Alis, foi em razo do rompimento da comunho com Deus, fato este determinado pela desobedncia do homem, que Deus tomou a iniciativa de reaver e restaurar o ser humano, estabelecendo critrios legais diante dos quais a sua justia seria satisfeita e a sua misericrdia se revelaria de maneira triunfal. Naturalmente que, nem Ado nem seus descendentes imediatos compreenderam todo o significado da vinda e morte deste Salvador como nem ns, tambm o compreendemos perfeitamente. Contudo, o Deus eterno, compreendeu. Em sua oniscincia, Ele anteviu o nascimento, a rejeio, o julgamento e a crucificao de seu filho unignito. Ele anteviu tudo isto antes da criao do homem:

Estude: Ap.13:8; 2.Tm.1:9-10; 1.Pe.1:18-21; Ef.1:4-5; Tt.1:2; At.2:23 Aps a queda, instantaneamente, a comunho com Deus foi rompida e Satans tornou-se o senhor absoluto do homem. Ele se constituiu no dspota da humanidade.

Leia: At.26:17-18 Atrs de toda a tentativa e vitria de "derrubar"o homem havia um plano sutil. Havia uma inteno satnica muito clara de colocar Deus na "parede", imprensado entre o seu amor e a sua justia. O nosso astuto inimigo era e bastante engenhoso. Num tempo misterioso na eternidade, anterior criao da ordem existente, Satans rebelou-se contra a soberania de Deus e caiu como consequncia de sua soberba.

Estude: Ez.28:11-19; Is.14:12-17; 1.Tm.3:6 Ao levar o homem a cair, seu plano era o de fazer com que Deus revogasse o seu decreto de punio eterna do pecado e transgresso da rebelio satnica. Satans almejava isso mas no atravs de uma atitude de humildade sua, chamando, suplicando, implorando a Deus em genuno arrependimento. Ele queria que Deus mesmo voltasse atrs, sendo Ele (Deus) manipulado por seus prprios sentimentos. Satans pensou que, se fizesse cair o homem, ser pessoal, com capacidade de reproduo de espcie, alvo de um grande amor e fruto da ao trina de Deus, ele estaria forando Deus a esquecer-se do julgamento da rebelio angelical. Se Deus julgasse a primeira rebelio, a de Satans, esquecendo-se da segunda, a do homem, estaria sendo injusto. Um ato de injustia seria incompatvel com seu estado de perfeio. E ento, sendo Deus imperfeito, Ele no poderia ser Deus. O grande erro de Satans, que ele no poderia esperar que Deus cumprisse toda a sua justia no homem, condenando-o, rompendo com ele e manifestando assim a sua santidade. No entanto, o que mais desconcertou a Satans que ele jamais poderia esperar que Deus fosse capaz de Ele prprio assumir a forma humana, isento do grmen moral e espiritual do pecado, para fazer convergir sobre si o pecado do homem, sendo ao mesmo tempo justo e justificador, juiz e advogado de defesa, executor e salvador. Isto um mistrio maravilhoso. a obra do mais profundo amor e da mais completa sabedoria. a realizao do maior poder e da mais transparente justia. Nossa mente finita, de fato no consegue esquadrinhar este mistrio. uma obra de soberania do nico soberano do universo. Foi nos momentos imediatamente posteriores queda, que Deus fez a primeira e fundamental promessa para a espcie humana cada.

Leia: Gn.3:15!! O pecado precisa ser tirado, mas como poderia o homem fazer isso se foi justamente por ele que entrou o pecado no mundo? (Ver Rm.5:12). A cabea da serpente, que tipificava e encarnava o prprio Satans, tinha de ser esmagada, mas como, se o homem havia se deixado subjugar pelo pecado e por Satans? Ele tambm "o prncipe das potestades do ar" e o "esprito que agora atua nos filhos da desobedincia" (Ef.2:2). As reinvindicaes de justia de Deus precisavam ser satisfeitas. Mas como, se o homem havia infringido pela desobedincia a lei de Deus?

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Veja: Rm.7:22-23

15

A morte tinha de ser abolida, mas como se, pelo pecado, ela havia entrado no mundo trazendo to horrvel aguilho?

Leia: Hb.9:27 No obstante a tudo isso, foi mediante uma maldio, que Deus pronunciou contra Satans, que surgiu a primeira promessa de redeno para o homem. Deus pronunciou: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar" .

Veja: Gn.3:15 de suma importncia notar que a inimizade no seria contra a descendncia da mulher mas sim, contra o descendente da mulher. Deus no falava de muitos mas sim, de um. A promessa envolvia a mulher e o seu descendente. No a humanidade. Quando o Redentor veio ao mundo, Ele veio nascido apenas de mulher (Lc.1:35-37). As palavras de Gnsis 3:15 deixam claro que a vitria estaria do lado do homem. O homem foi derrotado mas ao lado do "Filho do homem" estaria a vitria. O "Filho do homem" que efetuaria o triunfo.

Leia: Rm.5:17-19 Observamos tambm que o descendente da mulher seria ferido no calcanhar pelas mordeduras da serpente. Seria mortalmente ferido, mas ganharia a vitria esmagando a cabea da serpente.

Leia agora os seguintes textos bblicos: Jo.12:24; Rm.5:6; 6:9; 14:9 e Ap.5:9-10 Estas passagens nos mostram que dessa forma, o descendente mortalmente ferido alcanou a vitria saindo da morte pela ressurreio.

Leia agora: Rm.4:25 Essa foi a primeira promessa que Deus fez mediante sua revelao oral, cuja importncia bsica na esperana de que o homem possa ter de sua prpria redeno. Resumindo, podemos afirmar que: Deus fez a revelao de sua promessa de redeno ao homem e a sua companheira, logo, humanidade ali representada; A promessa de redeno para a humanidade implicava, inerentemene, na prpria condenao do diabo e seus agentes. Por isso afirmamos que a promessa de salvao do homem tambm a sentena de condenao do diabo. Deus revelou redeno ao homem, mas condenao ao diabo. J afirmamos anteriormente, que Deus tomou a iniciativa de procurar o pecador e se comunicar com ele. Na verdade Deus sempre falou com o homem (Ver Hb.1:1-2). A iniciativa foi divina. S Deus poderia romper, entre si e o homem, o grande silncio que o pecado provocou. A fala de Deus tem um papel importante no universo. Pela fala Deus o criou.

Veja: Hb.11:3 Deus sempre quer se revelar ao homem. Quer trazer s nossas mentes finitas, a sua mente infinita.

Veja: Is.55:9

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


No passado Ele fez uso dos profetas, homens santos aos quais falou e, falou sempre de muitas maneiras diferentes. Talvez as expresses mais repetidas no Antigo Testamento sejam: "- Assim diz o Senhor"; "- O Senhor me falou", "- Veio a mim a Palavra do Senhor" . Mas o plano de Deus, era o de encarnar a sua prpria palavra e assim em Jo.1:1-4 lemos a respeito da encarnao do Verbo de Deus. Deus, em tempos passados, usou "homens santos" que falaram de sua parte, "movidos pelo Esprito Santo"

16

Leia: 2.Pe.1:22 Em vindo a plenitude dos tempos (Gl.4:4), falou-nos Deus pelo seu prprio Filho, a palavra encarnada, o qual nos revelou de modo pessoal a plenitude da Divindade, porque "Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade".

Veja: Cl.2:9 Atualmente Deus no tangvel, mas durante 33 anos da histria, ELE apresentou-se num corpo que podia ser visto e tocado. Seu nome era Emanuel (= Deus conosco - Mt.1:23). A idia da promessa feita em Gn.3:15, encontrada em quase todas as culturas dos povos do planeta. Tem se concludo que o pensamento de quase todos os povos, abriga a idia de que Deus, um dia, visitaria os homens. Obviamente que houve uma distoro, quase que integralmente, da promessa de Deus, permanecendo um entendimento genrico e abstrato acerca da verdadeira inteno de Deus. Para a nossa considerao aqui, abandonaremos a universalidade da promessa de Gnesis 3:15 e nos deteremos, objetivamente, na linha histrica e bblica que o prprio Deus nos revelou em sua Palavra. Vamos comear a abordar esta "visita maravilhosa" que o mundo receberia, acompanhando os eventos, cronologicamente, tais como a prpria Bblia revela, apartir do patriarca Abrao.

Leia agora Gnesis 12:1-3 Foi precisamente nesse dia, em que o Senhor chamou a Abrao para serv-lo e dedicar-lhe a sua descendncia, que o povo judeu foi constitucionalmente estabelecido na terra mediante a Promessa de Deus. Abrao teve dois filhos (no contando seus descendentes com Quetura):

Leia: Gn.25:1-6 Ele teve o primeiro filho, com a escrava Hagar, em razo da esterilidade de Sara, sua mulher. Ao filho de Hagar, Abrao chamou de Ismael que historicamente, o pai das tribos rabes.

Veja: Gn.16:1-16 O segundo era filho de Sara, e tambm o filho da sua velhice. Este segundo filho de Abrao foi eleito como o filho da promessa que Deus lhe tinha feito. A este Abrao chamou de Isaque.

Leia: Gn.21:1-21 Ao determinar que no segundo (em Isaque) e no no primeiro (em Ismael) que seria chamada a descendncia de Abrao, Deus estava revelando que a linha de Isaque que seria a linha da promessa da vinda do Salvador ao mundo. Isaque tambm teve dois filhos. O mais velho chamou-se Esa e o mais novo Jac. A Bblia nos revela que Deus escolheu a descendncia de Jac para ser a que daria seguimento promessa da vinda do Messias.

Estude: Gn.25:19-26 e Ml.1:2-3 Jac foi muito mais fecundo do que o pai e o av, e teve doze filhos. Pela ordem de idade, so esses os filhos de Jac, conforme Gn.29:31 30:24 e Gn.35:16-19:

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


1) Rbem 2) Simeo 3) Levi 4) Jud 5) Zebulon 6) Issacar 7) D 8) Gade 9) Aser 10) Naftali 11) Jos 12) Benjamim

17

Desses 12 filhos de Jac, um foi escolhido. Trata-se de Jud, de quem o prprio Jac, profeticamente, antes de morrer disse: "O cetro no se arredar de Jud, nem o basto de entre seus ps, at que venha Sil; e a ele obedecero os povos" .

Veja: Gn.49:10 O que significa "Sil"? Esta palavra hebraica uma referncia ao Messias. Significa: "o Enviado". Logo, trata-se de uma escolha da tribo de Jud para ser aquela que reinaria at a vinda do Messias. A histria da tribo de Jud das mais eletrizantes de toda a narrativa sagrada. So muitas as referncias histricas descritas na Bblia, concernente a essa tribo. Os membros de to grande tribo so praticamente inumerveis, at mesmo fazendo-se um levantamento minucioso a respeito de sua genealogia. Somente nas cronologias das genealogias bblicas conseguimos acompanhar os nomes dos cabeas da tribo.

Estude: 1.Cr.2 e 4 No curso dos anos, entre as muitas famlias da tribo de Jud, Deus escolheu a casa de Jess, natural de Belm, para ser a da linha que conduziria ao Messias. Jess tinha oito filhos (Veja 1.Sm.16:10-11). Deus continuou a objetivar ainda mais a sua revelao. Ele a direcionou de modo inconfundvel para Davi, o filho mais novo de Jess. De Davi disse Deus: "Achei Davi, filho de Jess, homem segundo o meu corao" .

Leia: At.13:22; 1.Sm.13:14 Davi foi o pai de vinte filhos (1.Cr.3:1-3). E desses, Deus suscitou em um deles a raz de Davi (2.Cr.1:9). Salomo foi o escolhido. Depois do governo de Salomo, durante o tempo do reinado de Roboo, seu filho, Israel foi dividido em dois reinos: 1. 2. O Reino do Norte (Israel >10 tribos) - ficou sob o governo de Jeroboo e, O Reino do Sul (Jud > 02 tribos) - ficou sob o governo de Roboo (2Cr.10 e 11). Para sabermos a linha genealgica do Messias s acompanhar o primeiro captulo do Evangelho de Mateus. Entre Salomo e um menino nascido numa cama de feno na cidade de Belm, filho de um humilde carpinteiro chamado Jos h, mais ou menos, vinte e cinco cabeas de genealogias suscitadas. De Abrao, que foi o primeiro a receber a promessa, at Jesus Cristo, quarenta e duas geraes se cumpriram na histria de Israel como nao que Deus escolheu para a revelao histrica de sua visita ao mundo. H um impressionante volume de testemunhos a respeito do Salvador que viria. Tudo isso era necessrio, a fim de que os homens que viveram antes da Sua vinda pudessem crer e ser salvos. Tais testemunhos tambm eram oportunos aos contemporneos vinda do Salvador, para que eles pudessem ser convencidos de quem Ele era. Finalmente, para ns que vivemos depois dEle, todos esses relatos so significativos para que tenhamos plena certeza de f, baseada em suficientes evidncias histricas, o que torna nossa crena tambm racional e no meramente mstica. Ao examinarmos as vestimentas de peles que Deus fez para Ado, a aceitao do sacrifcio de Abel, a arca que Deus planejou para a salvao de No e sua famlia, a serpente de bronze do deserto, todos os sacrifcios sangrentos do culto judeu - tudo isto o dedo de Deus apontando para o Calvrio do Salvador. No podemos rasgar as pginas da histria. Por outro lado, o Salvador prometido j veio. J cumpriu sua misso. Preste ateno nessas palavras do autor da carta aos hebreus: "Quando, porm, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens j realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernculo, no feito por mos, quer dizer, no desta criao, no por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu prprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redeno"

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Veja: Hb.9:11-12 A redeno uma aquisio atravs do pagamento de um preo ou resgate. O efeito da redeno de Cristo permanente, porque ela foi efetuada por seu prprio sangue.

18

ESTUDO 3 - AVALIAO
1. O que nos prova a morte vicria de Jesus Cristo na cruz do calvrio? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 2. O que aprendemos de Atos 26:14-18 sobre a situao espiritual do homem? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 3. Como Satans chamado em Ez.28 e Is.14? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 4. Qual foi a causa da queda de Satans? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 5. Como o Diabo chamado pelo apstolo Paulo em Ef.2:2? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 6. O que significa a mordida da serpente (= Diabo) no calcanhar do "filho" da mulher? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 7. O que significa dizer que o "filho" da mulher esmagaria a cabea da serpente? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 8. Quem tomou a iniciativa para a salvao do homem? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 9. Segundo Jo.1:1-4 quem Jesus Cristo? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 10. De que maneira Deus falou antigamente e como Deus fala hoje? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

19

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 11. O que significa o nome Emanuel dado a Jesus Cristo? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 12. Como podemos hoje "ouvir" Deus falar? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 13. Onde lemos na Bblia a respeito da chamada de Abrao? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 14. Quais foram as 3 promessas que Deus fez a Abrao na sua chamada? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 15. Como se chamam os dois filhos principais de Abrao e quem so os seus descendentes? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 16. Quem o pai das 12 tribos judaicas? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 17. Qual dos 12 filhos de Jac se tornou o herdeiro da promessa do Messias? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 18. Davi, o grande rei de Israel, era filho e descendente de quem? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 19. De Abrao at Jesus Cristo passaram-se quantas geraes? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________ 20. Segundo Hb.9:11s qual o perodo de durao da redeno? Resposta:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

20

Estudo 04

O CORDEIRO OFERECIDO

Vamos examinar agora mais um ato dramtico do plano de salvao, idealizado por Deus para sua criatura cada. O texto de nossa reflexo ser: Isaas 52:13-15 e, Isaas 53:1-12 Nestas passagens, de uma maneira dramtica, Deus se revela a si mesmo como sendo nosso Salvador. Isaas, atravs de uma linguagem inspirada por Deus, traa um quadro proftico que se cumpriria futuramente. Ele faz aqui uma descrio vvida, dramtica, num clima de suspense intenso, do prprio cordeiro de Deus. Os ltimos trs versculos do captulo 52 (13,14,15) so reputados por muitos estudiosos como pertencentes ao captulo 53. Nestes versculos, Isaas nos apresenta a espantosa vitria de Cristo atravs da humilhao. Ele mostra que, o ministrio do Senhor Jesus, o Servo sofredor, representaria enfrentar o sofrimento na sua expresso mais profunda para ento ser glorificado. Observe que nestes versculos, Isaas se manifesta de tal forma como se o Messias estivesse na sua presena, diante de seus olhos. Estes trs versculos servem para apresentar a proclamao mais completa que ocorrer no captulo 53. , portanto uma introduo a este captulo. Leia agora Isaas 52:14. Diz a passagem que "pasmaram muitos vista dEle...". Sua aparncia estava desfigurada. Esse desfiguramento, como o sabemos agora, seria o resultado dos maus tratos que Ele receberia das mos dos soldados de Pilatos. Ele estava to desfigurado que no parecia mais um homem. Toda a dignidade, prpria da aparncia humana, lhe fora roubada. Dificilmente se poderia reconhec-lo como ser humano. No entanto, apesar desta terrvel humilhao, o Servo haveria de prosperar. Ele contemplaria o fruto do seu trabalho e veria a sua luta coroada de vitria. Toda esta desonra e misria seria igualada, e at ultrapassada em sua glorificao e exaltao para onde seria elevado. No versculo 13 (52:13), vemos que o servo: ser exaltado ser elevado e, ser mui sublime. Ser exaltado, referindo-se ao seu surgimento saindo da humilhao. Ser elevado, referindo-se a sua exaltao contnua e, ser mui sublime, referindo-se a posio de honra que Ele assim adquiriu. Compare isso com Atos 2:32-36. por esta razo que alguns intrpretes insistem que Isaas 52:13 lembra: a ressurreio a ascenso e, a entronizao de Cristo direita do Pai Celestial. Isaas mostra que, tudo isso causaria "admirao s naes", "fecharia a boca dos reis". Muitos pasmaram diante do sofrimento do Cordeiro de Deus. Mas, um nmero muito maior de naes e reis ficariam maravilhados ao serem testemunhas da glria que foi transmitida a este Cordeiro sofredor. Em outras palavras a mensagem da salvao, do Evangelho, do Calvrio, da Cruz, alcanaria naes gentlicas de todo o mundo e reis gentios de toda a terra. Aquilo que no lhes foi anunciado vero, e aquilo que no ouviram entendero

Veja: Is.52:15 Como nos ensina Paulo em Tito 2:11: "A graa de Deus se manifestou salvadora a todos os homens". No seria monoplio de Israel.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Ver tambm: Is.49:7

21

Agora vamos passar ao captulo 53 de Isaas. Neste captulo vemos exposto, perante os olhos dos homens de todos os tempos, o Cordeiro imolado. O Cordeiro de Deus foi imolado, no apenas para o seu povo, mas para toda a raa humana. Este texto, como tantos outros na Bblia, mostra que Deus nunca deixou o homem na ignorncia quanto aos seus propsitos. Deus sempre mostrou todos os passos que deu, todos os atos que praticou em favor de suas ovelhas perdidas, de seu povo perdido. Ao comear o captulo 53, Isaas parece se voltar diretamente para o povo. Ele comea sua profecia com um questionamento: "Quem creu em nossa pregao? E a quem foi revelado o brao do Senhor?" (Is.53:1). Isaas, falando ao povo de Israel, est chamando a ateno para o fato que poucos, realmente muito poucos, davam ouvidos as revelaes e orculos que ele profeta recebia diretamente de Deus. Por outro lado, pode ser tambm uma referncia a rejeio ao prprio Logos de Deus (O Senhor Jesus Cristo, quando estaria na terra). Em Atos 4:11 lemos: "Este Jesus a pedra rejeitada por vs, os construtores, a qual se tornou a pedra angular". Mas por que razo o povo no quer crer? A resposta no muito difcil. O ser humano simplesmente se recusa a aceitar o seu verdadeiro problema espiritual e se recusa tambm a aceitar a soluo que Deus apresenta para ele. A sociedade quer acreditar que o ser humano algum que est evoluindo. Que, de uma maneira geral, a maior parte dos homens constitui um grupo bastante respeitvel de pessoas. O ser humano se esquece depressa das perversas atrocidades que se tem cometido contra a humanidade em toda a histria. Ns fechamos os olhos para a realidade que se acha bem a nossa frente. Uma realidade que nos mostra: Assassinatos, ambies, crueldades, estupros, torturas, guerras, escndalos e etc... Temos a tendncia de pensar que os seres humanos, na sua maioria so nobres e generosos. Que so pessoas que esto buscando apenas a realizao de ideais elevados e aspiraes justas. O homem no acredita no relato que o profeta faz da condio humana. Tampouco cr na soluo divina para esse problema. As pessoas no querem crer que Deus pudesse assumir um corpo desfigurado, e que, Ele pudesse ser rejeitado e desprezado, exatamente por aqueles que viera salvar. Assim, a humanidade hoje ainda continua escondendo o rosto dEle. No precisamos olhar com desdm para o povo do tempo de Jesus, que o crucificou. Crueldade, dio, injustia e fria no so prerrogativas de uma raa apenas ou de uma certa gerao. O homem do sculo vinte, com o seu verniz de civilizao e com a sua sofisticao, tambm faz parte daquela multido ruidosa que levou o Senhor Jesus para a cruz. Nesta passagem ento, Isaas est gritando: "O Deus eterno vem ao mundo disfarado como um servo sofredor. Ele vai cumprir com xito a sua misso. Ele vai buscar e salvar as ovelhas perdidas". E Ele fez isso entregando a sua vida para ser imolada em lugar da nossa. Ser que podemos entender o imenso peso desta frase? "entregar a sua vida por ns". Muitas vezes nos aconchegantes sales e confortveis bancos do segmento evanglico tem-se a tendncia de esquecer-se que o rosto do Senhor ficou desfigurado, quase irreconhecvel! Ele que nunca tinha conhecido o menor resqucio de culpa, agora carrega em si a culpa de todos que j viveram neste mundo.

Veja: Is.53:6

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Leiamos agora o versculo 7 (Is.52:7). Pense um pouco na crucificao de Cristo. Homens pecadores zombaram e menosprezaram a sua morte. Satans e suas hostes devem ter dado gargalhadas pelo sucesso aparente de sua trama. Achavam que haviam frustrado o melhor plano de Deus. Por alguns momentos, acreditaram que o representante do Rei no era mais preocupao para eles. Estas comemoraes de vitria duraram pouco tempo. Aps a crucificao do Senhor, vieram as manifestaes da ira divina sobre a terra. Trs horas de trevas ao meio-dia. O vu do templo se rasgou de alto a baixo. Houve um terremoto. As rochas explodiram. Tmulos se abriram. Os soldados mpios concluram: "verdadeiramente este era Filho de Deus" (Mt.27:45-54). O triunfo de satans foi passageiro. A verdade que Deus tinha planejado aquela morte de seu Filho desde os primrdios da eternidade. Satans e suas hostes, cooperaram para sua prpria destruio. por isso que a cruz no o ponto culminante do plano redentor de Deus. Mas o tmulo vazio. A cruz de Cristo foi apenas um passo em direo a sua ressurreio. A cruz, que parecia uma tragdia, na verdade um triunfo perptuo, no plano da eternidade. Vendo esse triunfo, Isaas declara a mensagem de 52:15. Mas, apesar de toda essa boa-nova, a maioria dos homens no crer nEle. No crer naquele que intercedeu pelos transgressores. Hoje em dia, a palavra crer est sendo empregada muito levianamente. Tem se usado a frase crer em Cristo com certo descaso e indiferena e, at com irresponsabilidade. O que significa realmente a palavra crer quando empregada na Bblia? Ser que apenas um assentimento mental? Ser que aceitar determinada idia como correta? Ser que aceitar o conceito de um Jesus Cristo histrico? Crer, biblicamente, no apenas acreditar que: Jesus nasceu em Belm Que Ele viveu e mourejou entre os homens durante 33 anos e que, Finalmente morreu numa cruz romana. Existem milhes de muulmanos que crem nesses fatos acerca de Jesus!! O "evangelho" que se prega hoje em dia oferece uma falsa esperana aos pecadores. Promete a eles que tero vida eterna, apesar de continuarem em rebeldia contra Deus. um "evangelho" que encoraja as pessoas a reivindicarem Jesus como Salvador, permitindo-lhes deixar para mais tarde o compromisso de obedec-lo como Senhor. um "evangelho soft, light e diet", que oferece uma falsa segurana de salvao s pessoas que folgam nos pecados da carne e desprezam o caminho da santidade. O resultado dessa tragdia que assistimos boquiabertos a produo de uma gerao de cristos professos cujo comportamento raramente se distingue da rebeldia em que vive o no regenerado. Crer, biblicamente, algo muito mais srio. Crer significa que a pessoa possui um amor profundo por Jesus Cristo. Uma fome espiritual que s pode ser saciada recebendo-se a vida e o Esprito dEle.

22

Veja: Jo.6:35; 7:37-38 Crer implica em que a prpria vida de Deus, em Cristo, deve ser assimilada pelo nosso esprito e alma. Crer uma rendio completa. ter conscincia que no posso dirigir minha vida . aceitar o fato que naturalmente estou longe de Deus. Estou afastado. Os meus pecados me separam de Deus. Por estar separado de Deus, minha vida incompleta, vazia e sem paz. Somente o Senhor Jesus pode mudar isso. Somente Ele pode nos reconciliar com Deus. Somente Ele pode suportar a penalidade do pecado. Somente Ele pode aplacar a ira de Deus contra a humanidade cada. O resultado deste tipo de crena implicar numa mudana radical em ns mesmos. No seremos mais pessoas que acreditam em um Cristo histrico. No seremos mais pessoas que falam de um Cristo terico. Deus j no ser uma divindade distante, desligado de ns, longe l na imensido do espao sideral. Isaas diz que Ele seria chamado Emanuel (Is.7:14) e, Mateus nos explica o que quer dizer Emanuel (Mt.1:22-23). Deus conosco. Cristo deve se tornar a fonte de nossa prpria existncia. Ele deve ser o nosso companheiro constante. Sua presena em ns deve se tornar uma realidade vvida. Sua vontade, seus desejos, suas

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

23

intenes e propsitos passam a ser nossos. Ele o confidente que nos auxilia nas tomadas de descises. Crer em Cristo t-lo como parte de ns a cada momento. Por outro lado, somente quem estiver disposto a aceitar a avaliao e o veredito divino sobre sua verdadeira condio de pecador que se volta para Cristo. para estes que o Salvador vem. para eles que revela sua compreenso, compaixo e fora (veja Is.57:15). So para os abatidos e contritos que o Senhor se revela. para esses que oferece perdo, aceitao e amor.

Veja ainda: 1.Jo.5:11-12 Vamos ver ainda Isaas 53:6: "Todos ns andvamos desgarrados como ovelhas; ...". O que significa ser como ovelha? O que andar desgarrado? Se essas comparaes fossem compreendidas plenamente, muitas pessoas se ofenderiam. A maioria das pessoas pensa nas ovelhas como animais dceis, branquinhos, macios, inofensivos, espalhados pelas colinas. Parecem bichinhos muito atraentes com sua capa de l. Isso tudo est longe da realidade. uma compreenso potica e ocidentalizada do assunto. A verdade nua e crua que as ovelhas no so assim to belas. Talvez elas o sejam a distncia ou na imaginao potica daqueles que as contemplam. As ovelhas so animais estpidos e teimosos ao extremo. Exalam um odor muito desagradvel e adoecem com facilidade. So suscetveis a diversos parasitas e enfermidades. So criaturas medrosas, indefesas. Elas andam sempre em grupos seguindo um estinto cego. Se, elas no forem bem vigiadas, se ficarem entregues a si mesma, podem destruir um terreno. Alm disso elas tambm so bruscas e cruis umas com as outras. Com muita facilidade se perdem e, com muita facilidade se tornam presa fcil de predadores. Cuidar de ovelhas exige muito trabalho e muita ateno. Leia novamente este versculo 6 (Is.53:6). As ovelhas no so animais cativantes, tampouco o homem o . O homem orgulhoso, arrogante, altivo. Com toda a sua ignorncia, estupidez e pecaminosidade, ele chega ao cmulo de dizer que Deus no existe. Neste versculo, de um lado Isaas est tratando da misria de Israel, mas de outro ele est trazendo uma descrio clara da humanidade desviada e atolada no pecado. Vejam: "cada um se desviava pelo caminho,...". A humanidade est desviada dos caminhos do Senhor. Ela se perdeu pelo caminho. Ela vagueia desesperada. Ela presa em potencial dos predadores que a espreita. Na maneira do profeta se expressar, ele est dizendo que, todos passaram a viver para si mesmos, no se preocupando pela sorte dos outros. Cada pessoa simplesmente procura cuidar de si mesma. Mas exatamente isso que no pode ser feito - ovelhas no podem cuidar de si mesmas. Cada um prefere o seu prprio caminho e no o de Deus. Isso a essncia do pecado. Desviar-se pelo caminho nada mais que rejeitar a Deus. Apesar deste quadro dramtico, o profeta v esperana. "O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Is.53:5). "..., mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de ns todos" (Is.53:6). Na tradio dos pastores orientais, as ovelhas desgarradas eram sempre reencontradas e reconduzidas de volta ao pastor por um "cordeiro de estimao" dele. Todo criador tinha seu cordeiro de estimao. Esse cordeiro era criado pelo prprio pastor. Comia em sua mo e era considerado quase um filho. O cordeiro de estimao era chamado de carneiro-guia. Era ele que se aproximava da ovelha perdida, que pastava ao lado dela, que a chamava e a convencia a acompanhar o pastor de volta ao curral. Era ele que trazia as ovelhas que haviam se desgarrado. O Cordeiro de Deus, Jesus Cristo o nosso "carneiro-guia". Ele quem nos traz de volta a Deus. Para que isso fosse possvel Ele precisou ser oprimido, humilhado. Ele foi levado ao matadouro. Pelas suas

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


pisaduras fomos sarados. Ele no foi crucificado por causa de sua prpria condenao. Foi nossa culpa que o levou a morte. Veja ainda Mateus 27:41-44. A verdade que o Senhor Jesus no quis salvar-se a si prprio. Se Ele tivesse feito isso, todos ns teramos perecido. Ele se deixou prender. Se deixou condenar voluntariamente (Ele no abriu a sua boca - Is.53:7). Se deixou crucificar. Por que razo? Para que eu e voc pudssemos sair livres, perdoados e recebssemos a vida eterna. Joo Batista , vendo Jesus passar, disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo.1:29+36). Que viso singela! Que compreenso profunda da misso sublime de Cristo. Ningum tem maior amor do que este: de dar algum a prpria vida em favor dos seus amigos.

24

Veja: Jo.15:13 Isso j por demais nobre e elevado. o climax do altrusmo. Ocorre porm que Cristo entregou sua vida por ns, como uma ovelha entregue ao matadouro, quando ainda ramos seu inimigos.

Veja: Rm.5:5-11 Que amor incomparvel! Que atitude inefvel! Que sacrifcio imensurvel! Queira Deus que possamos ser encontrados por seu "carneiro-guia" to somente para nos tornarmos humildes escravos e seguidores do cordeiro de Deus. Leia: Mt.27:45-54

ESTUDO 04 - AVALIAO

1.

Qual o assunto principal de Is.52 e 53?


Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

2.

Quais as trs verdades espirituais que aprendemos em Is.52:13 acerca de Jesus Cristo?
Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

3.

Segundo Tt.2:11 a salvao est a disposio de quem?


Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

25

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

4.

Por qu os judeus no aceitaram o Messias?

Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

5.

Qual a mensagem principal de Is.52:15 e Is.53?

Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

6.

O que significa crer biblicamente?

Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

7.

Para quem Cristo oferece a salvao?

Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

8.

O que significa ser uma "ovelha desgarrada"?

Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

9.

Por qu Joo Batista chamou o nosso Senhor Jesus de "cordeiro de Deus" em Jo.1:29+36?

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Resposta:__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

26

Estudo 05

JUSTIFICADOS, GRAAS A DEUS!

Vimos no captulo anterior que o Senhor Jesus foi entregue como uma ovelha para o matadouro, por causa de nossas transgresses. E Paulo afirma categoricamente que Ele ressuscitou por causa da nossa justificao. Leia: Rm.4:25 Uma vez que consideramos o que levou nosso Senhor a morte, precisamos igualmente considerar o que o levou a ressurgir dos mortos. Vamos comear nos questionando acerca da necessidade de nossa justificao. Por que o homem necessita estar justificado diante de Deus? E a prxima pergunta : Como pode o homem relacionar-se devidamente com Deus? No livro de J, provavelmente o livro mais antigo da Bblia, J coloca esta questo de outra forma: "Ento, J respondeu e disse: Na verdade, sei que assim ; porque, como pode o homem ser justo para com Deus?" (J 9:1-2). J ergue um clamor, que vem das profundezas de seu corao, indagando como um homem pecaminoso pode postar-se na presena de um Deus santo. Ele est a, apresentando o problema dos sculos. O problema que tem deixado perplexa a mente do homem desde que ele se tornou pecador. O senso do pecado e o senso da existncia de Deus so universalmente inatos na natureza do homem. Este sentido do pecado e da existncia de Deus fluem para dentro da conscincia do homem. A simples observao e reflexo nos convencem tanto de uma realidade quanto de outra. O resultado disso que o homem passa a ter o senso da necessidade. Ele possui naturalmente um senso abstrato de retido e de erro. A isso chamamos de conscincia. O homem tambm percebe que se encontra por natureza aliado ao erro e divorciado da retido. Isso o leva a ter um senso paralelo de auto-condenao e de culpa em relao a Deus. E, exatamente apartir desta experincia que o homem sente a necessidade consciente de que precisa corrigir sua posio, ajustando-se em termos justos e retos perante Deus. Voltando a pergunta formulada po J, ns vemos que em certo sentido, ela representa o clamor de incontveis milhes de pecadores atravs dos sculos. Estranhamente na atualidade parece ser um clamor quase inaudvel. Em At.16:30, o carcereiro, com sinceridade, interroga a Paulo e Silas: "Senhores, que devo fazer para que seja salvo?" Tanto J, como o carcereiro querem saber como o homem pode acertar sua vida perante Deus e ter certeza da aprovao divina. Parece que, de modo geral, hoje no h tanto esta preocupao. E a razo disso no difcil de ser descoberta. O ser humano est to completamente alienado de Deus (caracterstica bsica de um viver fora do "jardim", "expulso" da presena de Deus) que, simplesmente ignora que esteja separado dEle. O homem parece no sentir qualquer remorso pelo pecado. Ele no tem conscincia da retido e da santidade de Deus e, em consequncia disso, no sente de maneira alguma a necessidade de justificao. Aos prprios olhos, o homem se sente perfeitamente justificado.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

27

Quando surpreendentemente algum pecado chega a ser considerado pelo homem, ele o julga como um "pecadilho" do qual pode livrar-se por meio de racionalizaes, ou outro subterfgio qualquer, atravs do qual possa ludibriar sua conscincia cauterizada. Voltando novamente as perguntas de J e do carcereiro, a resposta que naturalmente no podemos entrar em boas relaes com Deus. A razo disso que estamos todos errados diante dEle. E assim porque temos a natureza do pecador (natureza Admica) e, estamos muito aqum de sua glria.

Veja: Rm.3:23 Os homens, com frequncia no percebem a gravidade deste fato. No se do conta da realidade do pecado, nem da realidade da ira de Deus contra todos ns, por causa de nossos pecados. O pecado, hoje em dia, considerado um pouco mais do que um infortnio ou um mal ajustamento. Ele est sendo desculpado, ignorado ou escarnecido. Ocorre porm que Deus no se deixa impressionar pela atitude negligente do homem em relao a tudo que Ele odeia. Veja Salmo 89:32. Deus jurou que punir com "vara as suas trangresses, e com aoites a sua iniquidade (do homem)". H um castigo divino contra o pecado. O homem do sculo XX tem se esforado para esquecer, para negar, para ignorar, para voltar as costas a esta realidade. O homem deste sculo prefere afastar-se, escapar, embalar totalmente a esperana de que, de alguma maneira, o castigo ser suspenso e o deixar em paz. Porm tal coisa no acontecer. "Como pode o homem ser justo para com Deus?" Para enfrentarmos a nossa realidade, tal como ela , precisamos buscar o remdio divino para ela e no como disse certo telogo "passarmos nossas prprias pomadas nas manchas superficiais de nosso fatal cncer espiritual". Como pode o homem acertar sua vida perante Deus e ter certeza de sua aprovao divina? Como se justificar o homem para com Deus? O que necessrio fazer para que seja salvo? A resposta a estes questionamentos encontra-se, particularmente, na epstola de Paulo aos Romanos. Aqui Paulo nos apresenta, de maneira sistemtica, O Plano de Salvao de Deus.

Vejamos inicialmente Rm.1:16-17 Paulo est dizendo que o Evangelho o poder de Deus para a salvao dos homens. Por qu? Porque o Evangelho revela aos homens como se pode mudar de posio e de condio, de maneira que os homens sejam declarados justos perante Deus. Uma das expresses mais importantes de Romanos a "justia de Deus". Paulo demonstra que todos os homens necessitam dessa "justia de Deus", porque conforme j estudamos, toda a raa pecou. Os gentios esto sob condenao. Vamos ver os passos de sua degradao: Outrora conheceram a Deus (Rm.1:19-20). O universo uma revelao do poder e da divindade de Deus Tendo conhecimento de Deus, falharam em o servirem e em o adorarem, e o seu corao insensato se obscureceu (Rm.1:21-22) A cegueira espiritual os conduziu a idolatria (Rm.1:23) A idolatria os conduziu corrupo moral (Rm.1:24-31) Paulo diz que eles so indesculpveis porque tinham a revelao de Deus na natureza: Veja: Rm.1:19-20 e na sua conscincia que aprova ou desaprova os seus atos.

Veja: Rm.2:14-15

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Paulo tambm demonstra que o judeu est sob condenao. verdade que ele pertence a nao escolhida, e conhece a Lei de Moiss h muitos sculos. Mas tambm verdade que ele transgrediu essa Lei em pensamentos, em atos e em palavras. O captulo 2 de Romanos trata desse assunto. Assim, quase de forma estrondosa, Paulo encerra toda a raa humana sob a condenao, "visto que ningum ser justificado..." Leia: Rm.3:19-20 Qual ser essa justia de que tanto necessita o homem? Paulo declarou que pelas obras da Lei ningum ser justificado. Essa declarao no uma crtica a Lei que santa e perfeita. Significa simplesmente que a Lei no foi dada com o propsito de fazer justo o povo. Ela pode ser comparada a uma fita mtrica que pode medir o comprimento de uma superfcie mas no pode aumentar o comprimento dela. Ou ainda podemos compar-la com uma balana que pode determinar o nosso peso mas que no pode contudo, aument-lo. Paulo afirma que pela Lei nos vem o pleno conhecimento do pecado. Ela no cria em ns a natureza do pecador, pelo contrrio ela nos revela esta natureza.

28

Veja: Rm.7:7 Vamos ler agora Rm.3:21. Notem a a palavra "agora". Algum j disse que Paulo dividiu todo o tempo em "agora"e "depois". Em outras palavras, a vinda de Cristo operou uma grande mudana nas transaes de Deus com os homens. A obra de Cristo pode ser dividida em duas pores: a obedincia ativa e a obedincia passiva de Cristo. A obedincia ativa do Senhor tem a ver com os seus trinta e trs anos de existncia terrena. Durante estes anos, Ele teve uma vida perfeita, obedecendo perfeitamente cada mandamento de Deus. Isto obedincia ativa. A obedincia passiva de Cristo consiste naquilo que Ele padeceu em nosso lugar. O seu sofrimento por ns na cruz do Calvrio. Foi na cruz que Cristo tirou os nossos pecados e pagou toda a nossa dvida. Como tudo isso est ligado a nossa justificao? No ato da justificao, Deus realiza duas coisas. Em primeiro lugar, Ele nos constitui justos, lanando em nossa conta a pefeita retido de Jesus Cristo. Tendo feito isso, Deus declara qual nossa situao diante de seus olhos. Ele declara que as exigncias da lei foram plenamente satisfeitas porque Jesus Cristo cumpriu todas as obrigaes que tnhamos diante da Lei. Ele nos constitui justos e ento nos declara justos. Mas isso somente por causa da justia de seu Filho Jesus. Ele nos declara justos somente porque imputa a ns a justia de Jesus Cristo nosso Senhor. Algum dia todos teremos de nos apresentar diante de Deus. Com qual retido haveremos de nos aproximar diante do trono? Somente com base na justia, na retido e no sangue do cordeiro de Deus, Cristo Jesus. Leia: Rm.3:20+24 Sobre qual base pode Deus ento, justificar os mpios sem comprometer sua prpria justia como juiz? Ele leva em conta a justia de Cristo que, agindo em favor dos pecadores, satisfez as exigncias da Lei de Deus contra eles. A lei impe uma dupla exigncia aos pecadores: ela requer a plena obedincia dos pecadores aos seus preceitos como criaturas de Deus e, ela requer tambm que os transgressores suportem plenamente a sua penalidade. Como poderiam os pecadores satisfazer essa dupla exigncia? A resposta, apesar de simplssima, tremendamente profunda: essa dupla exigncia foi satisfeita pelo Senhor Jesus que agiu em nome dos pecadores.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

29

Vamos considerar primeiramente a necessidade de justia. O nosso corpo fsico necessita de roupa (pelo menos em uma civilizao normal). Assim tambm, a nossa alma necessita de um carter. Para ns nos apresentarmos em pblico, precisamos estar decentemente vestidos. Para o homem se apresentar diante de Deus necessrio que ele se vista da roupagem de um carter perfeitamente justo. Esta idia aparece de forma simblica em Ap.3:4; 7:13-14 e 19:8. Porm a Bblia afirma que as vestes do pecado esto sujas e rasgadas.

Veja: Zc.3:1-4 Ou seja, se o pecador se vestir de sua prpria bondade e de seus prprios mritos, alegando serem boas as suas obras, Deus considera tudo isso como "trapos de imundcia" (Is.64:6). A nica esperana do homem adquirir a justia que Deus aceita, ou seja "a justia de Cristo". O homem, por natureza est destitudo dessa justia. Esta justia precisa ser provida para o homem. Ter que ser uma justia que lhe seja imputada e no uma justia que lhe seja merecida. aqui precisamente que entra a justia de Cristo. O Senhor Jesus, o eterno Filho de Deus "nasceu sob a lei".

Veja: Gl.4:4 O objetivo do Senhor ter nascido sob a lei o de cumprir a sua dupla exigncia, ou seja, O Senhor sob a lei cumpriu o preceito da Lei e levou sobre si a penalidade da Lei em lugar dos pecadores. Ele cumpriu inteiramente os preceitos da Lei.

Veja: Fp.2:8 A vida de retido de Cristo culminou em sua morte. A morte que era prpria dos injustos, segundo a vontade de Deus. Ele tambm levou sobre si a maldio penal da Lei em lugar dos homens.

Veja: Gl.3:13 Est a ento, demonstrado o cumprimento das duas exigncias da Lei. A morte de Jesus foi um ato perfeito de justia, porque satisfez a Lei de Deus. Ela foi tambm um ato perfeito de obedincia. Tudo isso foi feito por ns e posto ao nosso crdito.

Veja: Cl.2:13-14 Deus nos aceita como justos aos seus olhos somente por nos ter sido imputada a justia de Cristo, a ns os que cremos. Essa justia foi comprada por intermdio da morte expiatria de Cristo. O ato pelo qual Deus credita essa justia na conta do pecador arrependido chama-se imputao. Imputao levar conta de algum as consequncias do ato de outrem. As consequncias do pecado do homem foram levadas conta de Cristo e, as consequncias da obedincia de Cristo foram levadas conta do crente. Nesse caso, o Senhor Jesus tornou-se o nosso substituto, de maneira que, estando unidos a Ele pela f, sua morte torna-se nossa morte e a sua obedincia torna-se a nossa obedincia. Deus ento aceita o pecador arrependido, no por qualquer bondade prpria que ele tenha, nem pelas coisas imperfeitas que so as suas obras, nem por seus mritos. Deus aceita o pecador arrependido porque foi creditado ele, a perfeita e toda-suficiente justia de Cristo. Por causa de Cristo, Deus trata o homem culpado, quando este se arrepende e cr, como se fosse justo. Os mritos de Cristo so creditados a ele. dessa maneira que os crentes se tornam "justia de Deus". atravs dAquele que "no conheceu pecado" pessoalmente, mas que representativamente foi feito pecado (2.Co.5:21) quer dizer, foi tratado como pecador e devidamente punido. Por esse motivo, Cristo se tornou para ns, da parte de Deus, a nossa justia.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Veja: 1.Co.1:30 A grande "boa-nova" de tudo isso que, Deus trata os pecadores, que se arrependem e crem, de conformidade com o merecimento de Cristo. No h nada de arbitrrio ou de artificial nisso tudo. Deus reconhece a existncia de uma real unio entre Cristo e o pecador arrependido Para Paulo, a unio do crente com Cristo no nenhuma fico, mas antes um fato. um fato bsico. um fato essencial dentro do cristianismo. em Cristo que os pecadores so justificados. Deus os declara justos no porque os considere indivduos que observaram pessoalmente a Lei. Isso seria um julgamento falso. Mas Deus declara justo o pecador que se arrepende porque o v em Cristo, que observou a Lei, representativamente, em lugar desse pecador. E isso um julgamento verdadeiro. Concluido, Quando Deus justifica os pecadores, que se arrependem e crem no Evangelho, o faz na base da obedincia e da morte de Cristo. Dessa maneira, longe de comprometer sua retido judicial, esse mtodo de justificao em realidade manifesta a excelsa justia de Deus. Deus manifestou a sua justia ao apresentar a Cristo como propiciao. Propiciao aquilo que assegura o favor de Deus para com os que no merecem. Leia: Rm.3:25 Cristo foi apresentado como propiciao por nossos pecados. Nele o pecado humano foi realmente julgado e punido como merecia. A justia de Cristo, ou seja, a sua obedincia e a sua morte vicria, a base justa sobre a qual Deus foi capaz de perdoar e aceitar pecadores arrependidos. Assim foi no tempo do Antigo Testamento, como tambm agora na era crist.

30

ESTUDO 05 - AVALIAO
1. Por que Jesus Cristo ressuscitou? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________ O que nos ensina Rm.3:23? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ O que o "evangelho" segundo Rm.1:16s? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ A Lei de Deus traz salvao? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ O que nos revelado pela observncia da Lei de Deus? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ O que nos justifica perante Deus? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Como Deus considera a bondade, as boas obras e os mritos humanos, segundo Is.64:6, no que se refere salvao?

2.

3.

4.

5.

6.

7.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

31

8.

9.

Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ Qual relao entre a obra salvadora de Jesus Cristo na cruz do calvrio e a Lei de Deus? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Como o pecador adquire a justificao perante Deus? Resposta:__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

6. IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO!


Chegamos a um momento muito importante de nossos estudos.Vimos at aqui que, o homem originamente foi criado santo e sem pecado. Posteriormente, por desobedecer a Deus, dando ouvidos as mentiras de satans, foi lanado fora da presena de Deus. Lembre-se que todos que se seguiram aps Ado, nasceram fora do Jardim do den, por conseguinte, fora da comunho com Deus. Deus em seu imenso amor e misericrdia, decidiu resgatar o homem de sua triste queda. Para isso enviou seu Filho unignito para ser nosso Salvador e Resgatador. O Senhor Jesus morreu na cruz do Calvario para nos salvar. Tudo o que Ele poderia ter feito pelos pecadores j o fez. Mas de que forma seu sacrifcio vicrio se torna potencialmente eficaz para o pecador? Como nos beneficiamos, na prtica, dos sofrimentos de Cristo a nosso favor? Como podemos voltar realmente a ter paz com Deus? Primeiramente precisamos entender o uso da palavra salvao nas Escrituras. Salvao o livramento do homem de sua condio de escravo do poder do pecado. a reconciliao do homem cado com Deus, mediante o sacrifcio nico e eficaz de Jesus Cristo. a justificao do pecador perante Deus, ou seja, Deus cancela os pecados do homem pecador, por sua Graa, mediante a f em Jesus Cristo. a transformao do homem pecador, pela operao do Esprito santo, em uma nova criatura. Considere as seguintes passagens: Lc.19:9-10; At.4:11-12; Rm.1:16; 1.Ts.5:9 e Hb.5:7-9 A salvao inclui tudo quanto Deus opera, tanto na vida presente como na eternidade, em favor daqueles que depositam em Cristo sua confiana. Estude o grfico abaixo: A Salvao em trs tempos: 1. 2. 3. Salvao no passado: Tt. 3:5-7; 2.Tm.1:9 Salvao no presente: Ef.2:8-10; Rm.8:3-4 Salvao no futuro: Hb.10:36-37; Rm.13:11-14

A Salvao em trs operaes: 1. Justificao - a obra de Cristo em nosso favor 2. Santificao - a obra de Cristo e do Esprito santo que habita em nosso corao: Gl.2:20; Fp.2:12; Gl.5:22-23 3. Glorificao - quando Cristo vier nos buscar para estarmos sempre com Ele: 2.Tm.2:10; 1.Pe.5:10 A Salvao sob trs aspectos: 1. 2. 3. A Salvao da penalidade do pecado: 1.Pe.2:24; At.13:8+39 A salvao do poder do pecado: Rm.6:12; 1.Ts.5:23 A salvao da presena do pecado: Jd.24; Ap.21:10+11+27 SALVAO No passado Justificao Salvao da penalidade do pecado

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


No presente No futuro Santificao Glorificao Salvao do poder do pecado Salvao da presena do pecado

32

A salvao do pecador compreende duas iniciativas: A Converso e, O Novo nascimento A converso a iniciativa humana de voltar-se para Deus. a deciso do pecador de, mediante a f em Jesus Cristo, ir ao encontro de Deus. um exerccio de arrependimento e f. uma mudana de atitude mental e de corao para com Deus. Estude: At.14:15; 1.Ts.1:5-10; 1.Pe.2:25; At.26:20 As seguintes expresses: arrependimento, f salvadora, aceitar a Cristo, receber a Cristo, entregar a vida a Cristo, iniciar uma nova vida obedecendo a Jesus Cristo - so todos termos gerais que descrevem a realidade da converso do pecador. Leia ainda: Am.4:4-13; Ne.1:9; J 22:23; Sl.51:13 (repare o uso do termo converter) A converso bblica no uma mudana de religio, de igreja ou simplesmente mudanas de hbitos como deixar de fumar, beber e falar palavres. A converso a Jesus Cristo uma mudana total, completa e integral do ser (da personalidade) do pecador. O requisito essencial para que haja verdadeira converso o arrependimento para a salvao. Este arrependimente diferente do arrependimento para a purificao que, tem a ver com a santificao do cristo. Em que circunstncias ocorre o arrependimento para a salvao? Os passos prticos so os seguintes: 1) Ouvir o Evangelho da Salvao que h em Jesus Cristo Leia: Ef.1:13-14; Rm.10:10ss 2) Reconhecer o erro (pecado e pecados) Leia: Lc.15:18; At.16:30b; 2:37b 3) Sentir profunda tristeza Leia: Hb.12:11 4) Confessar o pecado (perante Deus e homens) Leia: Lc.5:8; 18:13; Mt.3:6; At.19:18; 1.Jo.1:9; Dn.9:7+20; Sl.32:5; Ne.9:2; Nm 5:7 5) Deixar o pecado Leia: At.19:19; Pv.28:13; Lc.19:8; Ef.4:25-28 6) Restituir o dano ao prximo Leia: Lc.19:8; Nm.5:7 Uma converso bblica implica em humilhao, algo muito difcil para o homem que, por natureza muito orgulhoso, soberbo, auto-suficiente e muito convicto de todas as suas "qualidades boas". Estude os seguintes exemplos abaixo: 1. 2. x.10:3 - Fara em todo o seu orgulho Lv.26:41-41 - O caminho de salvao para Israel (Dt.8:2)

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 2.Rs.22:19 - A converso do rei Josias 2.Cr.7:17 - se humilhar + orar + buscar o Senhor + se converter 2.Cr.30:15 - se envergonhar (por causa dos pecados confessados!) Tg.4:10 - Humilhai-vos!! (1Pe.5:6) 1.Co.1:28 - Deus escolheu as cousas humildes Mt.11:29 - Devemos aprender de Cristo Jesus Tg.4:6 - Deus resiste aos soberbos ...

33

O novo nascimento a iniciativa divina, por meio da qual, Deus opera na natureza humana cada, produzindo uma mudana inteira no indivduo. Tal indivduo descrito como um novo homem que busca, encontra e segue a Deus. H comunicao de vida e natureza. O novo homem passa a ter a vida eterna e a natureza divina. Esta obra divina inclui: Uma Gerao Espiritual: 2.Pe.1:4; Tg.1:18; 1.Pe.1:23 Uma Revivificao Espiritual: Ef.2:1+5+6 Uma Trasladao Espiritual: Cl.1:13 e, Uma Criao Espiritual: Ef.2:10; Gl.6:15 Leia tambm: Jo.3:3+5+7; Ef.1:13-14; 2.Co.5:17; Gl.2:19-20

Se a converso aconteceu de forma bblica, Deus efetua simultaneamente, o novo nascimento, no arrependimento e na converso do pecador. Existem trs condies bsicas para que ocorra o novo nascimento: 1. 2. 3. ouvir reconhecer e, converter-se

O resultado sempre a nova vida com a nova natureza. O cristo verdadeiro no quer mais pecar, ao contrrio, ele agora deseja profundamente viver uma vida em retido e santidade.

Veja: Rm.7:15-8:11; Gl.2:19-21 O cristo certamente ainda lutar com a presena do pecado mas, no estar mais debaixo do domnio do pecado. At aqui, consideremos estes aspectos mais gerais da salvao. fundamental que saibamos responder a inquietante questo: somos pessoas convertidas e nascidas de novo ou no? Todo nosso destino eterno depende de uma resposta a essa questo bsica.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


perturbador perceber, especialmente no meio evanglico atual, a existncia de tantos falsos cristos. Pessoas que na sua ingenuidade esto enganadas. Estatsticas recentes revelam que 1 bilho e seiscentos milhes da populao da terra so considerados cristos. Este nmeros, com certeza, representam milhes de pessoas que esto tragicamente enganadas. O que elas tm uma falsa garantia, passvel de condenao eterna. Hoje se diz s pessoas que o nico requisito para a salvao saber e crer em alguns fatos a respeito de Cristo. Nada mais se fala a respeito de arrependimento e obedincia. O Evangelho tem sido, na maioria das vezes, apresentado aos pecadores da seguinte forma: "aceite a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal"; "convide a Cristo para que entre em seu corao"; "convide a Cristo para que entre em sua vida"; "faa uma deciso por Cristo"; "aceite o evangelho de Cristo" para sua salvao; "venha para frente", "fique em p", ou "levante a mo" para a sua salvao. Esses so os famosos apelos, muito em voga hoje em dia. Eles no tm base em terminologia bblica. O Evangelho que Jesus proclamava era um chamado ao discipulado. Jesus chamava as pessoas para segu-lo em obedincia submissa. O chamado de Jesus no era um mero apelo a que se fizesse uma deciso ou uma orao. Ao contrrio, a mensagem de Jesus libertava as pessoas de sua escravido do pecado, ao mesmo tempo em que confrontava e condenava a hipocrisia. Jesus oferecia vida eterna e perdo a pecadores arrependidos, mas tambm censurava os religiosos de fachada. Aqueles em cuja vida no havia evidncias de verdadeira justia. A mensagem de Jesus era um alerta aos pecadores, para abandonar o pecado e abraar a justia de Deus. Jesus nunca falou a respeito de uma f fcil. As pessoas que queriam segu-lo sempre eram incentivadas a calcular o custo de segu-lo. Ele sempre alertou as pessoas sobre o perigo de encarar a salvao com leviandade. Vamos ler agora Mt.7:13-23 Disse o Senhor Jesus que o caminho estreito e apertado, e poucos o encontram. Ele disse ainda que muitos que O chamam de Senhor sero probidos de entrar no reino dos cus. Hoje em dia se ignoram esses alertas. Qualquer um que se declare cristo ser aceito como cristo, sem importar se o seu comportamento demonstra ou no alguma evidncia de converso, novo nascimento e rendio a Cristo. Este "evangelho", que um outro "evangelho", sugere que a converso a Cristo no envolve compromisso espiritual algum. E, dessa maneira que muitos que se dizem crentes esto vivendo hoje. O que se diz para os pecadores que eles simplesmente precisam crer nos fatos histricos a respeito de Cristo. No h mais necessidade de se abandonar o pecado. No h mais necessidade de se submeter ao Senhorio de Cristo. A vida crist se tornou muito fcil de ser vivida. Mas o resultado final uma salvao deficiente. "regenerao" sem santificao. uma igreja composta de pessoas que foram trazidas a um sistema que encoraja a f superficial e ineficaz. Observe uma vez mais a admoestao do Senhor em Mt.7:21-23. muito claro nessa passagem que nenhuma experincia, seja ela profecia, expulso de demnios ou at mesmo a operao de sinais, milagres e maravilhas, pode ser tomada como evidncia de salvao, se estiver separada de uma vida de obedincia. O Senhor no estava falando acerca de um grupo isolado de seguidores pouco comprometidos. Haver muitos naquele dia que estaro diante de dEle, assombrados, ao descobrirem que no esto includos no reino.

34

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

35

Muitos pensam que, porque repetiram uma orao, assinaram um carto de deciso, foram a frente em alguma reunio pblica, falaram em lnguas, foram arrebatados em esprito ou, tiveram algum outro tipo de experincia, esto salvos e jamais deveriam questionar a sua salvao. H conselheiros cristos que ensinam aos "convertidos" que, qualquer dvida quanto sua salvao, de origem satnica e deve ser repudiada. Isso um erro grosseiro. As Escrituras encorajam-nos a examinarmos a ns mesmos a fim de verificar se estamos na f ou no. Considere: 2.Co.13:5; 2.Pe.1:10 correto examinar nossas vidas e avaliar o fruto que estamos produzindo. Leia: Lc.6:44 "Cada rvore conhecida pelo seu prprio fruto". A Bblia ensina claramente que a evidncia da obra de Deus na vida de uma pessoa o fruto inevitvel de um comportamento transformado.

Veja: 1.Jo.3:10 A f que no opera um viver santo est morta e no pode salvar ningum.

Veja: Tg.2:14-17 Crentes professos, em cujas vidas h ausncia completa do fruto da verdadeira justia e santificao, nunca encontraro qualquer base bblica que lhes assegure a sua salvao (1.Jo.2:4 e Gl.5:22-23). Qual ento, a essncia do verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo? A W. Tozer certa vez escreveu o seguinte: "O Senhor no ir salvar aqueles em quem Ele no pode mandar. Ele no ir dividir os seus ofcios. Voc no pode crer num meio Cristo. Ns o recebemos como Ele : O Salvador ungido e o Senhor que Rei dos reis e Senhor de todos os senhores! Ele no seria quem se nos salvasse e nos chamasse e nos escolhesse sem que compreendssemos o fato de que Ele tambm pode guiar e controlar nossas vidas". Nesta declarao de Tozer, encontramos a verdade mais elementar do Evangelho de Cristo. Ele deve ser o nosso Salvador tanto quanto ser o Senhor de nossas vidas. Obedincia e submisso ao senhorio de Jesus no esto alheias a f salvadora. Considere: Lucas 14:25-33... Quem quer andar na companhia do Senhor ter que aborrecer sua famlia, sua prpria vida, tomar sua cruz, calcular o preo do discipulado e renunciar a tudo quanto tem. Essas palavras foram dirigidas a pessoas no salvas. Esse foi o apelo do Senhor. Se converter a Jesus Cristo tornar-se seu discpulo. reconhecer o seu senhorio. Algo menos do que isso simplesmente incredulidade. A Salvao bblica envolve, alm dos elementos gerais j vistos (converso e novo nascimento), elementos especficos, a saber: 1. 2. 3. A Graa de Deus A F Salvadora O Arrependimento para a Salvao

1. A Graa de Deus: Muitos so levados a pensar que a graa de Deus um atributo pelo qual Ele recebe passivamente pecadores endurecidos e impenitentes. demasiadamente difcil compreendermos o atributo da graa na sua plenitude.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Deus demonstrou a sua graa, prometendo e oferecendo um eficaz remdio para a doena espiritual do homem. Ele sabia como iria terminar a experincia do homem com o pecado. Cheio de compaixo por sua criatura cada ofereceu-lhe um meio para sair de sua mais vil degradao. A graa de Deus quando aplicada ao homem pecador, operar transformaes no carter desse homem. O que a graa de Deus faz no pecador arrependido?

36

Veja: Tito 2:11-12 Ensina-o a renegar a "impiedade e as paixes mundanas". Pela graa recebemos da parte de Deus aquilo que no merecemos e, pela misericrdia no recebemos de Deus aquilo que merecamos receber. 2. A F Salvadora: A F Salvadora mais que compreender fatos e concordar mentalmente com eles. Ela inseparvel do arrependimento, da rendio e de um desejo sobrenatural de obedecer. A Salvao bblica sempre pela Graa e pela F. F que nos leva ao arrependimento, rendio e obedincia completa e, Graa que nos leva a viver neste sculo de uma maneira sensata, justa e piedosa. O verdadeiro cristo aquele que evidencia um testemunho de: arrependimento rendio obedincia viver santo, justo e piedoso. A F Salvadora manifestada na confiana que um indivduo tem em Jesus Cristo como seu nico e suficiente Salvador. Este indivduo percebe que nada pode fazer alm de confiar no sacrifcio vicrio do Cordeiro de Deus. Sua f salvadora leva-o a compreender que, a parte de Cristo, seu destino a perdio eterna. Que nada pode aplacar a ira de Deus contra o pecado, exceto a justia de Cristo. Sendo assim, este indivduo se rende ao Senhor Jesus Cristo, oferecendo sua vida a Ele e se comprometendo a ser-lhe fiel, at o dia em que se encontrar pessoalmente com o seu Salvador. 3. O Arrependimento para a Salvao: Vamos ver Lucas 18:13. Esta a histria do publicano arrependido. Ele no ousava levantar os olhos para os cus. Ele s podia bater no peito e clamar: " Deus, s propcio a mim, pecador"! Jesus declarou que o resultado desta orao desesperada foi a salvao deste homem. Ele no tinha qualquer obra humana para oferecer a Deus. No fez nenhuma tentativa humana de alcanar a salvao. Desistiu completamente de confiar no mrito de obras religiosas. Compreendeu que a nica maneira pela qual poderia ser salvo seria pela misericrdia de Deus. Ele chegou ao fim de si mesmo e ento encontrou a salvao no Senhor (Lc.18:14). Jesus relatou este incidente para demonstrar que o arrependimento tambm parte importante da salvao. Ele inclui o reconhecimento de minha prpria pecaminosidade. Inclui tambm dar as costas para o pecado e finalmente inclui a atitude interior de voltar-se para Deus. Foi isso que aconteceu com os Tessalonicenses. Leia: 1.Ts.1:9 A f verdadeira sempre inclui este elemento de arrependimento ativo. A obra salvadora de Deus ir produzir: arrependimento f santificao rendio pessoal obedincia e, finamente a glorificao de nossos corpos quando formos arrebatados para juntos do Senhor Jesus Cristo nos ares. Por favor, neste momento, tire um tempo para examinar sua vida. Ser que voc j se converteu de verdade? Voc consegue enxergar no seu viver, os frutos de uma verdadeira converso? Jesus Cristo realmente Senhor da sua Vida?

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

37

Talvez voc j o tenha rejeitado vezes sem conta. Talvez tenha rejeitado a oferta divina e desdenhado sua voz. Mas no tarde ainda! Reconsidere. Mude de atitude agora mesmo. Confesse e admita sua pecaminosidade diante de Deus agora mesmo. Aceite o Evangelho bblico. Mude de atitude mas, faa isso agora. O porto para o reino ainda est aberto. Deus em Cristo ainda est pronto a receb-lo. Pecados e rejeies do passado sero esquecidos e, na verdade tudo se tornar novo. Que oferta! Que amor divino! Deus no manda ningum para o inferno. Ele deseja que ningum perea. Leia: 2.Pe.3:9 escolha dos homens sofrer a agonia do inferno. Seus pecados os enviaram para l, e a rejeio dos benefcios da morte de Cristo impede que de l escapem. Como afirma C.S. Lewis, pecar a pessoa dizer a vida inteira para Deus: "V embora e me deixe em paz". O inferno Deus finalmente dizendo ao indivduo: "Seu desejo foi atendido". Deus deixando a pessoa merce de si mesma, de acordo com o que ela escolheu. "de novo, determina certo dia, HOJE, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado:

HOJE, se OUVIRDES a sua voz, no ENDUREAIS o vosso CORAO" (Hebreus 4:7).

ESTUDO 6 - AVALIAO
1. O que significa o termo salvao conforme usado nas Escrituras? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 2. A Salvao envolve a justificao, a santificao e a glorificao. De que forma a salvao est relacionada a cada uma destas realidades espirituais? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


3. O que a converso? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 4. Quais os passos prticos necessrios converso? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 5. O que o novo nascimento? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________ 6. No novo nascimento h comunicao de vida e natureza. Explique: Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 7. Com o novo nascimento ocorre mudanas na condio espiritual do convertido. Cite as quatro mudanas que esto includas nesta obra divina: Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 8. Quais as trs condies bsicas para que ocorra o novo nascimento? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 9. A salvao bblica alm da converso e do novo nascimento (elementos gerais) envolve tambm trs elementos especficos. Quais so? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 10. De que forma a Graa de Deus relaciona-se com a salvao do pecador? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 11. O que a f salvadora? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

38

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

39

____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 12. O que significa o arrependimento para a salvao? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 13. O que produz a obra salvadora de Deus na vida do pecador arrependido? Resposta: ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________

Estudo 07

A SALVAO ETERNA

No devemos confundir a salvao com o galardo. De tudo que at aqui j foi estudado, enfatizamos que a salvao da penalidade do pecado inteiramente de graa. O galardo, por sua vez concedido pelo servio prestado no regime da graa. A aceitao da salvao como um dom gratuito por meio de Cristo dnos o direito e a segurana dos cus; mas a nossa posio nos cus ser determinada pelo nosso servio depois que somos salvos. Observe o seguinte grfico: SALVAO: a) eterna b) incondicional c) de graa (dom) d) nunca se perde e) por Jesus Cristo GALARDO: a) para o dia do Tribunal de Cristo b) condicional c) pelas obras d) pode perder-se e) pelo andar do salvo

Aqueles que verdadeiramente nasceram de novo, que so realmente cristos, tem a vida eterna. Leia: Jo.6:38-39 Vrias outras passagens afirmam que aqueles que crem tm "vida eterna". Um exemplo Joo 3:36: "Quem cr no Filho tem a vida eterna."

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Estude tambm: Jo.5:24; 6:4-7; 10:28; 1.Jo.5:13 Ora, se realmente vida eterna que tm os crentes, ento uma vida que dura para sempre ao lado de Deus. Alm disso, outra prova de que Deus guarda os que nascem de novo para a eternidade o "selo" que Ele coloca no crente. Tal "selo" o Esprito Santo que habita no cristo e que, funciona como um "penhor" divino de que receberam a herana que lhes foi prometida.

40

Estude: Ef.1:13-14 Ainda em Fp.1:6 o apstolo Paulo afirma aos filipenses: "Estou certo de que aquele que comeou boa obra em vs h de complet-la at ao Dia de Cristo Jesus." A obra que Deus comea na vida de um crente ser completada no dia da volta de Cristo. O apstolo Pedro diz aos seus leitores que eles so "guardados pelo poder de Deus, mediante a f, para a salvao preparada para revelar-se no ltimo tempo". Leia: 1.Pe.1:5 A palavra "guardados" (gr. phroure) pode significar tanto "impedidos de fugir" quanto "protegidos de ataque", e talvez os dois sentidos estejam implcitos aqui: Deus impede que os crentes fujam de seu reino, e os protege de ataques externos. A garantia de salvao no o procedimento (o andar) do salvo, mas sim, nica e exclusivamente a fidelidade de Deus. Leia as seguintes passagens: 1.Ts.5:24; 2.Tm.2:13; Gl.3:15; Rm.11:29 (irrevogveis) necessrio compreender os conceitos de Certeza de Salvao e a Segurana de Salvao. A Certeza de Salvao obra do Esprito Santo no corao do novo convertido. No momento da converso Deus d o Esprito Santo e, este concede esta certeza no ato de salvao, atravs do arrependimento, confisso de pecados, e etc.. (A certesa de salvao vem atravs do testemunho do Esprito Santo.)

Veja: Rm.8:16; Gl.4:6; Ef.1:13-14 A Segurana de Salvao vem, no atravs de emoes, mas atravs do testemunho da Bblia Sagrada de que a salvao em Jesus Cristo irreversvel. Como vimos anteriormente a nova vida do convertido eterna. (A segurana de salvao vem atravs do testemunho da Bblia.) EVIDNCIAS BBLICAS DA SEGURANA DE SALVAO No possvel perder-se a salvao em Cristo. Veja as seguintes razes: Jo.10:27-29 Jo.5:24 Rm.8:38-39 Ef.1:13-14 1.Co.12:13 1.Co.5:5 1.Co.3:15 Hb.6:4-6 Ap.20:15 Rm.8:17 ningum as arrebatar!! vida eterna (incondicionalmente) Jo.3:16+36; Ef.2:1+5; 1.Jo.5:12-13 nada pode separar-nos (v.31-39 - "10 vezes seguro") selo do E. Santo at o resgate - Ef.4:30; 2.Co.1:22 batizados em um corpo (fundidos com Cristo Jesus) salvao do esprito (veja v.1-5), mesmo sendo expulso da igreja local para sua destruio fsica (morte fsica # morte espiritual!!) ser salvo ... (veja v.11-15) impossvel salvar-se duas vezes!! Jo.3:4; 4:13-14; 6:27+35 inscrito no livro da vida (eterna com Deus) herdeiros de Deus/ co-herdeiros com Cristo Ef.1:3+11

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Jo.1:12 Ef. 1:6 Jo.14:1-2 2.Co.5:1 Ef.2:7+10 1.Ts.1:4 1.Ts.5:24 Rm.5:10 Rm.8:28-30 1.Ts.1:1 3 1.Pe.1:18-19 2.Co.5:17 Fp.3:20 Jo.3:16-18 Jd.24 Rm.8:34 Lc.15:21 Hb.5:9 comprados pelo sangue de Jesus Cristo uma nova criatura cidadania celestial nunca mais entraro juzo Deus guarda os seus temos um mediador a filiao divina no afetada por pecados a salvao eterna adoo como "filhos de Deus" Ef.1:5; Rm.8:23+44-45; Gl.4:5+7 j temos a ressureio Ef.2:5-6; 1.Co.15:51-57 as moradas celestes preparadas por Jesus Cristo. temos corpos glorificados j preparados salvos pela GRAA, e no por obras a eleio para a vida eterna Deus fiel paz eterna com Deus j somos glorificados - Rm.8:18 estar em Deus

41

Cl.1:1 j transportados para o reino de Deus

Nossa segurana eterna sempre deve se basear no tetemunho da Palavra de Deus e, no em nossos pensamentos humanos ou em profisses de f que possamos fazer. Alguns tm ensinado que aqueles que um dia fizeram uma profisso de f e foram batizados esto "eternamente seguros". O resultado que algumas pessoas que no se converteram verdadeiramente podem "ir frente" ao final de um sermo evangelstico e confessar f em Cristo, e podem ser batizadas logo depois disso; porm mais tarde podem deixar a comunidade da igreja e levar uma vida igual que viviam antes de obter essa "segurana eterna". Desse modo d-se uma falsa certeza, enganam-se cruelmente as pessoas, que ento passam a crer que iro para o cu, apesar de no ser isso verdade.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

42

ESTUDO 07 - AVALIAO
1. Cite cinco (05) diferenas importantes entre a salvao do crente e o seu galardo:
Resposta: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

2.

Por qu, o Esprito Santo, que habita no corao do crente, tambm uma garantia de sua salvao?
Resposta: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

3.

O que d ao cristo a certeza de sua salvao?


Resposta: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

4.

O que d ao cristo a segurana de sua salvao?


Resposta: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

5.

Cite alguns casos em que possvel ter-se uma falsa certeza e segurana de salvao:
Resposta: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

6.

Por qu as pessoas que no se converteram verdadeiramente no esto eternamente seguras?


Resposta: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

43

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

7.

Cite duas passagens bblicas que mostram ser impossvel perder-se a salvao em cristo Jesus:
Resposta: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Queridos discpulos chegamos ao final dos estudos da DOUTRINA DA SALVAO (Soteriologia) e agora vamos iniciar o estudo sobre a PESSOA DO ESPRITO SANTO (Pneumatologia). preciso que voc como discpulo de Cristo no tenha dvidas nem insegurana em relao a estas duas importantes doutrinas bblicas. Vamos em frente!

UMA INTRODUO AO ESTUDO DO ESPRITO SANTO


Enquanto comeamos nossos estudos sobre a pessoa e a obra do Esprito Santo, importante que tenhamos atitudes apropriadas. Se realmente aproveitamos o estudo da Palavra de Deus lembremo-nos de: 1. Orar para que o Esprito Santo nos ensine. Joo 14:26; I Corntios 2:11-13. 2. Submeter-nos s Escrituras como a nossa nica regra de f e prtica. Especialmente no estudo da obra do Esprito Santo aonde muitos tm feito de sua prpria experincia a autoridade final. Outros afirmam, em nome do Esprito Santo de Deus, terem recebido revelaes extra-Bblicas. II Timteo 3:16-17, Isaas 8:19-20; Mateus 15:9. 3. Crer que Deus deseja que compreendamos as doutrinas da Sua Palavra. A existncia de ensinamentos contraditrios entre vrios grupos religiosos nunca deve ser vista de forma que algum possa dizer que a Bblia por demais obscura para que seja interpretada com exatido. O Nosso Salvador prometeu-nos que o Esprito nos guiar em toda a verdade. II Timteo 2:15; Atos 17:11-12; Joo 16:13. 4. Relembrar-nos de comear o estudo da Palavra de Deus com humildade. A Bblia no contm tudo o que queremos, mas tudo o que devemos saber. H verdades reveladas (por exemplo o inter-relacionamento da Trindade), as quais devem ser cridas, mesmo que no possam ser entendidas, completamente, pelo homem mortal. Deuteronmio 29:29; J 11:7; II Pedro 3:15-16. 5. Desejar crescer espiritualmente, enquanto aprendemos. O conhecimento, sozinho, apenas produzir orgulho. triste pensar que alguns possam estudar sobre o Esprito Santo, e, no entanto, no esto cheios do Esprito Santo e as suas vidas no produzem os frutos do Esprito. I Pedro 2:2; I Corntios 8:1; Tiago 1:22. I. O OBJETIVO DO NOSSO ESTUDO O objetivo do nosso estudo a terceira pessoa do Deus Trino. Pode ser til se comearmos vendo os ttulos atribudos a esta Pessoa Divina. A. O Esprito - Romanos 8:23 A palavra "esprito" a traduo, no Velho Testamento, da palavra Hebraica ruach e, no Novo Testamento, da palavra Grega pneuma. Estas palavras tambm so traduzidas como "vento" (Salmos 1:4; Joo 3:8). Estas palavras podem referir-se tambm ao esprito humano (I Tessalonicenses 5:23), aos anjos (Hebreus 1:7), ou a natureza de Deus (Joo 4:24). A idia central a do poder invisvel. O Esprito Santo, todavia, uma Pessoa Divina e nunca deve ser visto como um esprito criado (que nega a sua divindade) ou, como a mera presena ou poder de Deus (que nega a sua personalidade). B. O Esprito Santo - Lucas 11:13 Ele chamado Esprito Santo porqu: 1. A Sua natureza eterna e essencialmente santa. 2. Ele o autor de toda a santidade no homem. C. O Consolador - Joo 14:16

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


D. Ttulos que revelam o Seu relacionamento com o Pai: Esprito de Deus (Mateus 3:16), Esprito do Senhor (Lucas 4:18), Esprito do SENHOR (Jeov, Juzes 3:10) e Esprito do vosso Pai (Mateus 10:20). E. Ttulos que revelam o Seu relacionamento com o Filho: Esprito de Cristo (Romanos 8:9), Esprito de Jesus Cristo (Filipenses 1:19) e Esprito de Seu Filho (Glatas 4:6). F. Ttulos que revelam os Seus atributos: Esprito eterno (Hebreus 9:14), Esprito de santificao (Romanos 1:4) e os Sete Espritos (Apocalipse 3:1). [Isto mostra a Sua perfeio]. G. Ttulos que revelam a Sua obra: Esprito da verdade (Joo 14:17), Esprito de vida (Romanos 8:2), Esprito de graa (Hebreus 10:29) e Esprito de adoo (Romanos 8:15). H, aproximadamente, cinqenta ttulos atribudos ao Esprito Santo na Bblia e cada um deles nos revela um aspecto da Sua pessoa ou obra. II. A IMPORTNCIA DO NOSSO ESTUDO O estudo do Esprito Santo de Deus importante devido a Quem Ele , o que Ele fez e ainda far. A. Sua Pessoa - O Esprito Santo Deus e aquilo que se conhece verdadeiramente de Deus o alicerce da religio. B. Sua Obra - Enquanto o mundo parece somente associar o Esprito Santo ao fanatismo religioso, Ele se mantm ativo em todas as reas da vida. Ele o Criador, tambm trabalha na providncia, na natureza, na poltica, nos talentos humanos, na salvao e no crescimento espiritual. Ele inspirou a Bblia e agora ilumina as nossas mentes para que possamos entend-la. Sua vinda ao mundo era to necessria para a nossa salvao quanto a vinda de Cristo. Sem o Esprito nossa religio vazia e no temos prova de nossa salvao (Romanos 8:9). O Esprito Santo nos d vida fsica, espiritual e ressurrecta (J 33:4; Joo 3:5; Romanos 8:11) O Esprito Santo o autor de tudo que bom e agradvel em nossa existncia (Glatas 5:19-22).

44

Concluso
Como precioso o Esprito de Deus para o Cristo. Podemos dizer, como os autores do Credo Niceno, "Eu creio no Esprito Santo, o Senhor e doador da vida, Quem procedeu do pai e do Filho, Quem, conjuntamente, com o Pai e o Filho adorado e glorificado."

ESTUDO 01
INTRODUO

A DIVINDADE DO ESPRITO SANTO

Estudando a divindade do Esprito Santo encontramos uma tendncia moderna que procura minimizar a importncia das doutrinas. Em nenhum lugar essa apatia em relao as doutrinas to perigosa, a no ser quando tem em vista o conhecimento de Deus. Errar em relao doutrina acerca de qualquer Pessoa de Deus o mesmo que perverter a doutrina da Trindade, perdendo assim a pureza do real conhecimento que proveniente do Deus verdadeiro. No h salvao ou servio quando no existe um conhecimento puro a respeito da Pessoa de Deus (Jer 9:23,24; Joo 17:3; Daniel 11:32; Osias 6:6). Estudar a pessoa de Deus a atividade de maior proveito na qual o Seu povo pode se ocupar (Fil 3:8). Nada mais expande a nossa mente enquanto nos humilha. Quando aprendemos de Deus fica fortalecida a nossa comunho com Ele e nossos coraes ficam tranqilizam-se (J 22:21). Sabendo que temos o Esprito Santo habitando em ns recebemos gozo e confiana de Deus. Estas verdades devem animar a nossa f ( I Joo 4:4) e provocar repdio do pecado (I Cor 6:18,19). Que Deus use essa lio para confirmar essa grande verdade da divindade do Esprito Santo. I A TRINDADE

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

45

A Bblia nos ensina que enquanto h um s Deus (Deuteronmio 6:4), h trs personalidades na divindade (Mateus 28:19; I Joo 5:7). Neste estudo da divindade do Esprito Santo seria ajudador se relembrssemos do relacionamento entre as Pessoas do Deus Trino. A. Deus, o Esprito Santo - Teologicamente falamos do Esprito Santo como a Terceira Pessoa da Trindade e Ele quem Procede do Pai e do Filho (Joo 15:26; Salmos 104:30; Glatas 4:6; Filipenses 1:19). "Processo Eterna" esta frase usada para descrever o relacionamento do Esprito Santo com o Pai e o Filho. B. Deus, o Filho - Jesus Cristo o Filho unignito do Pai. Cristo tem sido sempre o Filho do pai (Glatas 4:4; Joo 3:16; Isaas 9:6). "Gerao Eterna" esta frase usada para descrever o relacionamento do Filho entre o pai. Teologicamente falamos de Cristo como a Segunda Pessoa da Trindade. C. Deus, o Pai - O pai nem "procede" e nem "gerado" por ningum e assim falamos dEle como a Primeira Pessoa da Trindade. Devemos lembrar-nos que estes termos nunca podem implicar inferioridade s Pessoas Divinas. Mesmo que estes relacionamentos a nos no sejam compreendidos mentalmente, eles devem ser aceitos ou logo nos afastaremos da doutrina do Trinitarianismo para o Unitarianismo. Talvez fosse bom concluirmos esta parte do estudo com uma citao da velha Confisso da F Batista da Filadlfia: "Neste Ser divino e infinito h trs Pessoas, o Pai, a Palavra (Filho), e o Esprito Santo, de uma s substncia, poder e eternidade, cada uma tendo toda a essncia divina, sem dividir a tal: O pai no gerado nem procedido de; o Filho gerado eternamente pelo Pai; o Esprito Santo procede do Pai e do Filho; completamente infinito, sem comeo, portanto, s um Deus, Que no dividido em natureza nem ser, mas distingido por propriedades peculiares e relativas, e por relaes pessoais; qual doutrina seno a da Trindade o alicerce de toda e qualquer comunho com Deus, e dependncia confortvel nEle." II. A Divindade do Esprito Santo As provas da divindade do Esprito Santo podem ser divididas em cinco categorias. A. O Esprito Santo chamado Deus - (Atos 5:3-4, 9; I Corntios 3:16; Efsios 2:22; II Corntios 3:17). O Esprito chamado Adonai (Compare Atos 28:25 com Isaas 6:8-9). O Esprito chamado Jeov (Compare Hebreus 10:15-16 com Jeremias 31:31-34).1 B. O Esprito Santo est associado ao Pai e ao Filho num mesmo nvel de igualdade - (Mateus 28:19) [Observe que a palavra "nome" est no singular significado assim que o poder, a glria e a autoridade do Pai, do Filho, e do Esprito Santo uma s] (I Joo 5:7; II Corntios 13:14). C. Os atributos de Deus so dados ao Esprito Santo. 1. Eternidade - Hebreus 9:14. 2. Vida - Romanos 8:2. 3. Onipresena - Salmos 139:7-8. 4. Santidade - Mateus 28:19. 5. Oniscincia - I Corntios 2:10. 6. Soberania - Joo 3:8; I Corntios 12:11. 7. Onipotncia - Gnesis 1:1-2; Joo 3:5 D. As obras de Deus so dadas ao Esprito Santo. 1. A criao - J 33:4. 2. A incarnao - Mateus 1:18 3. A Regenerao - (Compare Joo 3:8 com I Joo 4:7). 4. A Ressurreio - Romanos 8:11 5. A inspirao da Palavra de Deus - (Compare II Pedro 1:21 com II Reis 21:10). E. A natureza do pecado sem perdo revela a dignidade do Esprito Santo - Mateus 12:31-32. Concluso A importncia desta lio tem nfase quando contabiliza o grande nmero de seitas que Satans tem instigado a atacar a verdade da divindade do Esprito Santo. Que isso possa incitar-nos a um maior cuidado ao darmos ao Esprito Santo Seu devido lugar em nosso amor e adorao.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

46

ESTUDO 02

A PERSONALIDADE DO ESPRITO SANTO

A PERSONALIDADE DO ESPRITO SANTO


INTRODUO
A personalidade (quer dizer, a qualidade ou fato de ser uma pessoa) do Esprito Santo um fato descrito na Bblia tanto quanto a personalidade do Pai e do Filho. Quando o homem nega essa verdade fica evidente uma cegueira Satnica. Sat, quem ataca toda a verdade, tem atuado em duas frentes contra a doutrina da personalidade do Esprito Santo: 1. Negao doutrinria O herege antigo, Arius, falou do Esprito como a "energia exercida por Deus". Isso reduz o Esprito de Deus uma mera amostra do poder do Pai. Este erro ainda divulgado por vrias seitas. 2. Negao prtica H muitos religiosos que, mesmo no negado a doutrina da personalidade do Esprito em suas confisses de f, na prtica vem a Ele como um simples poder. Devido a obra do Esprito ser invisvel eles o confundem com as suas obras e dons. Este povo freqentemente refere-se ao Esprito como se fosse possvel ter "muito" dEle. O autor lembre se de uma ocasio quando um Pastor Batista disse, "o Esprito esteve a com grande poder". Este homem piedoso ento corrigiu a si mesmo dizendo, "O Espirito esteve a com infinito poder e manifestou grande poder." Que sejamos cuidadosos quando falamos do Esprito bendito de Deus. As igrejas primitivas conheciam o Esprito Santo como uma Pessoa Divina que poderia ser seguida (Atos 13:2) e com Quem poderiam ter comunho (II Corntios 13:14). Devemos estar alertas para notarmos quando perdemos o reconhecimento da Sua presena e Pessoa. I. O ESPRITO SANTO EST ASSOCIADO AO PAI E AO FILHO. impossvel entender como algum pode negar a personalidade do Esprito e ainda ter bom senso com as Escrituras (Mateus 28:19; II Corntios 13:14; I Joo 5:7). Algum mencionaria um mero "exerccio de esforo" em uma lista de personalidades. II. O ESPRITO SANTO TEM TODOS OS ATRIBUTOS DE UMA PESSOA A. Ele pensa - I Corntios 2:10-11; Atos 15:28. B. Ele sente 1. Ele pode ser entristecido - Efsios 4:30 2. Ele pode ser contristado - Isaas 63:10 3. Ele ama - Romanos 15:30 (podemos mencionar aqui que impossvel entristecermos a uma pessoa que no nos ama). C. Ele exercita volio (poder de escolha) - I Corntios 12:11. D. Ele age 1. Ele inspirou as Escrituras - II Pedro 1:21 2. Ele ensina - Joo 14:26 3. Ele guia - Romanos 8:4 4. Ele fala - Atos 8:29; 13:2 5. Ele convence - Joo 16:8-11 6. Ele regenera - Joo 3:5 7. Ele conforta - Joo 14:16 8. Ele testifica - Joo 15:26

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


9. Ele intercede - Romanos 8:26 10. Ele chama para o ministrio - Atos 13:2; 20:28 11. Ele cria - J 33:4 E. O Esprito Santo nunca deve ser confundido com os Seus dons - (I Corntios 12:4, 7-11; Atos 2:38). Todos os Cristos tm o "dom do Esprito Santo," mas ningum tem toda a "diversidade de dons". F. Cristo confortou os Apstolos com a promessa da presena de uma outra pessoa divina em sua ausncia - Joo 14:16.

47

A palavra 'parakletos', traduzida como "Consolador" em Joo 14:16, traduzida como "Advogado" em I Joo 2:1 e neste versculo refere-se a Jesus Cristo. Jesus Cristo nosso Consolador e assim segue o Esprito, "outro Consolador" que deve ser igualmente uma pessoa divina. A palavra grega usada em Joo 14:16 para "outro" allos que significa "um outro do mesmo tipo" ao invs de heteros que Significa "um outro de um tipo diferente." G. As aes do homem para com o Esprito provam que Ele uma pessoa 1. O homem blasfema contra o Esprito - Mateus 12:31. A natureza do pecado que no tem perdo prova a personalidade do Esprito. A blasfema contra uma pessoa e no contra um poder que no tem perdo. 2. O homem mente ao Esprito Santo - Atos 5:3. 3. O homem tenta o Esprito Santo - Atos 5:9. 4. O homem resiste o Esprito Santo - Atos 7:51. 5. O homem obedece o Esprito Santo Atos 13:2,3. H. So pronomes pessoais usados em referncia ao Esprito Santo. Em Atos 13:2 usado o pronome me e o verbo na primeira pessoa tenho ; em Joo 15:26 o pronome ele usado, tambm, em Joo 16:8,13. Concluso Nas lies seguintes estudaremos os dons e as operaes do Esprito Santo. Antes de comearmos, deixe me implorar para que voc entenda Quem o Esprito Santo. Como um jovem crente eu vi muitas igrejas pregarem a obra de Cristo e o plano da salvao, mas, evidentemente, esqueceram-se da pessoa de Cristo. No devemos cometer o mesmo erro em se tratando do Esprito Santo.

ESTUDO 04
INTRODUO

AS FIGURAS SIMBLICAS DO ESPRITO SANTO

Algum disse uma vez que o ensino adequado "torna os ouvidos dos homens em olhos". Isto exemplificado na Bblia por tipos, parbolas, comparaes e metforas. As verdades espirituais so apresentadas numa multiplicidade de figuras terrestres. A pessoa e a obra do Esprito Santo so ilustradas nas Escrituras por vrias figuras simblicas. Essas figuras simblicas podem ser objetos, pessoas ou evento, que prefiguram um outro objeto, pessoa ou evento. Nessa lio queremos examinar algumas destas figuras simblicas do Esprito Santo. Deve ser lembrado que h figuras que podem especificar mais de uma pessoa ou evento. I. POMBA Em Joo 1:32, encontramos o Esprito tomando a forma de uma pomba. As caratersticas da pomba fazem dela um tipo apto do Esprito que so a sua beleza, suavidade, limpeza e a caracterstica de ela ser facilmente incomodada (Efsios 4:30). A pomba tambm inofensiva (Mateus 10:16) e calma. Outras referncias nas Escrituras onde este tipo usado so as seguintes:

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


A. Gnesis 1:2, pois o Esprito visto afagando a criao como um pssaro sobre o seu ninho. B. Gnesis 8:6-12, uma pomba solta da arca por No. Aqui encontramos pelo menos duas figuras do Esprito Santo. 1. A pomba, no como o corvo, recusou-se a continuar do lado de fora da arca, onde nenhum lugar limpo podia ser encontrado. O Esprito, obviamente, s habita naqueles que tm sido lavados pelo sangue de Cristo. 2. A pomba trouxe de volta uma folha de oliveira como um sinal de esperana para aqueles que estavam na arca. Isso prefigura o Espirito que traz a segurana da salvao para os que esto em Cristo. Observao: interessante notar que o corvo era um pssaro abominvel (Levtico 11:15). Aves tambm so usadas na Escritura como figuras de espritos demonacos (Mateus 13:4, 19; Apocalipse 18:2). II. LEO / AZEITE O leo de oliveira (azeite) foi um artigo de grande importncia na Palestina, sendo usado como comida, remdio, iluminao e uno. um tipo constante do Esprito Santo tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento. A. Em xodo 40:9-11, aprendemos que o tabernculo e os mveis deveriam ser ungidos com azeite. Como o tabernculo era uma figura de Cristo, o azeite figurou Cristo sendo ungido pelo Esprito. B. Em xodo 27:20-21, notamos que o interior do tabernculo era iluminado pelo uso de leo de oliveira. Como os pertences eram figuras de Cristo, a interpretao fcil. Sem a iluminao do Esprito de Deus ningum poderia ver as glorias do nosso Salvador. C. Em Levtico 14:14-18, aprendemos que na purificao de uma lepra, foram usados tanto o sangue quanto o azeite. Isto revela que: quando algum convertido e curado do pecado, operam tanto o sangue de Cristo quanto a pessoa do Esprito Santo. D. Os profetas, sacerdotes e reis sendo ungidos prefiguravam a Cristo como nosso profeta, sacerdote e rei. E. Em Levtico 2:1, encontramos a flor de farinha (um tipo da carne imaculada de Cristo) que foi ungida com azeite (um tipo do Esprito Santo). F. O leo freqentemente associado, na Bblia, a curas (Isaas 1:6; Lucas 10:34; Marcos 6:12-13). O Esprito Santo sara espiritualmente. III. GUA A gua um tipo comum do Esprito Santo na salvao. O espao probe-nos de nos aprofundarmos neste tipo como gostaramos: A. A gua a fonte da vida. Sem gua este mundo seria um cemitrio desolado e ressecado. Da mesma forma a presena do Esprito que traz vida e fruto espiritual para as nossas vidas (Galtas 5:22; Isaas 44:3; Atos 2:17). B. A terra tem abundncia de gua. Os remidos tambm tm uma fonte abundante do poder do Espirito (Joo 7:38). C. necessria gua para a limpeza. o Esprito quem limpa nossos coraes na regenerao e, continua nos purificando quando diariamente nos aproximamos de nosso Pai celestial (Tito 3:5; xodo 29:4). D.O Esprito Santo comparado gua viva vinda de um crrego constante. Ele de todas as formas superior aos poos e s poas estagnadas deste mundo. Enquanto os prazeres desta vida desaparecem e acabam, o Espirito de Deus continua sendo uma fonte interior de vida e gozo (Joo 4:14; 7:37-39). IV. VENTO O vento um tipo especial do Esprito porque a palavra "espirito" tambm pode ser traduzida como "vento" (veja captulo 1). Nosso Senhor usa vento como um tipo do Espirito (Joo 3:8).

48

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

49

A. O vento invisvel na sua obra (Joo 3:8). Cristo assim revelou a insensatez de conectar a regenerao com sinais visveis como o batismo. B. O vento no controlado pelos homens (Joo 3:8). O Esprito Santo soberano em Suas operaes. C. A presena do vento percebida pela sua influncia (Joo 3:8). Da mesma forma a presena do Esprito Santo conhecida pela Sua influncia nos coraes. D. O vento poderoso (Atos 2:1-2). O Esprito Santo pode quebrar o corao mais duro. E. Assim como que o vento move um barco a velas, o Esprito de Deus moveu aqueles que escreveram as Escrituras (II Pedro 1:21). F. Da mesma maneira que o vento seco pode murchar a beleza da natureza, o Esprito Santo pode secar o corao orgulhoso atravs da Sua obra de convico (Isaas 40:6-7). V. FOGO A. Em Atos 2:3, vemos que o fogo era um sinal da presena do Esprito. Vemos no Velho Testamento que o fogo uma evidncia da presena do Senhor (xodo 3:2), da aprovao do Senhor (Levtico 9:24) e da proteo do Senhor {xodo 13:21}. Talvez, todas essas idias estejam includas em Atos 2:3. B. Em Apocalipse 4:5, o Esprito simbolizado por sete lmpadas de fogo. O nmero sete tem confundido algumas pessoas, mas parece referir-se ao perfeito conhecimento dado a Cristo, o ungido de Deus (Isaas 11:1-4; Apocalipse 5:6). Concluso De forma alguma temos tratado de todas as figuras simblicas do Esprito na Bblia, e no temos nos profundado em cada figura j tratada. Que est lio sirva para encorajar o leitor em seus estudos.

ESTUDO 05
INTRODUO

A OBRA PREPARATRIA DO ESPRITO NA SALVAO

H uma obra comum que preparatria regenerao e que acontece no corao do pecador. Devido a salvao ser tanto uma obra moral quanto legal deve ser esperada essa preparao. Aqueles que vo gozar eternamente dos benefcios da f em Cristo so primeiramente tocados para que vejam a necessidade de terem a Cristo. O homem egosta deve ser quebrado para que o Salvador possa receber toda a glria na salvao. Antes de comear este tpico, devemos ser alertados para que nos lembremos que o Esprito Santo um agente soberano na salvao. Ele opera como quer, e a experincia de uma pessoa no deve tornar-se um padro para os outros. Algumas pessoas tm convico por meses, enquanto outros logo reconhecem a plena certeza da salvao (Atos 8:25-39; 16:25-34). Alguns, com Paulo, encontram o Senhor sem O estar procurando (Romanos 10:20). Para alguns parece ser permitido ver a profundidade da sua depravao antes que achem a paz, enquanto outros reconhecem o seu pecado por completo s depois da salvao. Podemos regozijar porque s Deus conhece nossos coraes, s Ele sabe o que melhor para cada pessoa. Tendo o cuidado de lembrar estes fatos, estudaremos algumas das obras preparatrias do Esprito na salvao. I. DESPERTAR Ningum pode superestimar o perigo em que se encontram os homens pecadores (Joo 3:18; Hebreus 10:31), a Bblia retrata-os como sendo adormecidos, cegos, mortos e inconscientes. A morte, o

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


pecado, o julgamento e a eternidade no so realidades para os no regenerados (Isaas 28:15). Os homens dormem a beira do inferno. No despertar do pecador, o Esprito de Deus impressiona a mente sobre a realidade da eternidade e do juzo. O pecador torna-se consciente de que est perigosamente sob a ira de Deus. Os assuntos espirituais tornam-se importantes. Nem todos os despertados vm salvao. Alguns voltam a dormir atravs de uma confisso vazia de religio ou pela fora do mundo (Atos 24:25). II. ILUMINAO Enquanto apenas os regenerados so "renovados para o conhecimento" (Colossenses 3:10) os no salvos podem receber um grau de iluminao. Quando um pecador est convicto, ele pode ser ignorante em relao a natureza da f, mas v claramente o perigo do pecado e a gravidade da eternidade. Pela primeira vez, a sua alma torna-se importante. No requer tudo isso um grau de iluminao? At mesmo o homem natural pode ser movido a temer o Inferno e a estar preocupado com o seu eterno bem. Isto claramente diferente da luz da regenerao que capacita o homem para amar a Deus. Esta iluminao simplesmente um alerta na mente natural do homem para que ele veja o perigo do pecado e do juzo.

50

III. CONVICO Enquanto o "despertar" trata mais com o perigo, a "convico" a obra de Deus pela qual revelada a causa do perigo. Pela convico, o homem convencido e reprovado a respeito de sua condio pecaminosa. S esta pode dar ao pecador o desejo de conhecer a Cristo. "Uma forma de palavras, mesmo bem elaboradas, Nunca pode salvar almas; O Esprito Santo deve lhes golpear, E a ferida por completo sarar." A. As reas de convico - Em Joo 16:8-11, achamos trs reas pelas quais o homem convencido. 1. Do pecado - Deus convence os homens dos pecados grossos que tenham feito (Atos 2:36-37), do pecado original, da falha ao cumprir os deveres e do pecado da incredulidade. 2. Da justia - Os homens so convencidos da justia de Cristo, e da necessidade de Sua justia (Mateus 5:6). 3. Do juzo vindouro - Juzo geralmente refere-se a domnio. Os homens so convencidos que Satans ser vencido, e Cristo ser o Rei, e a resistncia tolice. Os poderes do mal no tero oportunidade de vencer, mas todos ficaro diante de Deus. B. Necessidade de convico. 1. Sem a convico, os homens nunca estariam prontos para admitir a sua total profanao, nem viriam a Cristo como mendigos desesperados. "Cristo tudo" (Colossenses 3:11) na salvao, e Deus gostaria que os remidos entendessem isso. A convico, ento, prepara a alma para a f em Cristo. 2. A convico preparatria ao arrependimento. A tristeza segundo Deus (II Corntios 7:10) precede o arrependimento que uma mudana permanente do corao e da mente acerca do pecado. C. Os meios para a convico. Mesmo a convico sendo um trabalho do Esprito de Deus, Ele se agrada por usar certas verdades neste trabalho. Assim como Ele usa freqentemente as verdades da ira divina para despertar os pecadores, para a convico, Ele tambm usa: 1. A lei (Romanos 3:19-20; 7:7-13). Os homens geralmente julgam-se pelas aes do seu prximo, mas pela convico eles entendem que a glria de Deus o que falta para eles (Romanos 3:23). 2. A bondade de Deus (Romanos 2:4). Muitos tm dado testemunho de que foi o entendimento da bondade de Deus que lhes convenceu dos seus pecados. D. As marcas da verdadeira convico. 1. A verdadeira convico faz com que os homens aceitem suas culpas (Salmos 51:4; Lucas 18:9-14). 2. A verdadeira convico destri o egosmo do homem (Lucas 18:9-14; Isaas 64:6). 3. A verdadeira convico encara o pecado como sendo contra Deus (Salmos 51:4; Lucas 15:18). 4. A verdadeira convico guia o convencido a Cristo, e no ao desespero mundano (II Corntios 7:10).

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

51

A convico pode no ser uma obra agradvel, mas necessria. Ver como somos, um prrequisito para que vejamos a Cristo. Nas primeiras quatro bem-aventuranas (Mateus 5:3-6) nosso Senhor explica que s os que conhecem a verdadeira convico so realmente abenoados. IV. UM DESEJO PARA OS MEIOS DA GRAA Antes de uma alma ser convertida, o Esprito Santo freqentemente produz no sujeito o desejo de orar e ouvir a Palavra de Deus. Concluso - Tomara que cada aluno da Palavra de Deus possa agora ver que o propsito da obra preparatria do Esprito fazer com que o pecador estime ao Senhor Jesus Cristo. Cada obra do Esprito leva o pecador mais perto da realizao, pois s a f em Cristo pode salvar a alma. "Aquele que conduz a alma a se orgulhar Ou gabar-se de qualquer feito, A no ser Cristo crucificado, No do Esprito Santo. O Esprito Santo deixa de falar O que Ele mesmo tem sido, Mas move o pecador a procurar A Salvao pelo Filho. Ele nunca leva o homem a dizer "Graas a Deus, Sou to jus." Mas muda o Seu olhar para ver O sangue de Jesus. Imensas graas Ele nos d Mas tudo a Jesus - O Verdadeiro Ele felizmente diz e cr "A salvao pelo Cordeiro." Joseph Hart

ESTUDO 06
INTRODUO

A OBRA DO ESPRITO SANTO NA REGENERAO

As palavras "novo nascimento" tm se tornado comuns nos crculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satans um mestre para redefinir termos bblicos necessrio portanto reafirmar continuamente o significado bblico destas palavras. I. A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Em Joo 3:3 e 5, nosso Senhor afirma claramente que a regenerao necessria para a salvao. O homem no s precisa de perdo para que tenha comunho com Deus, como tambm a sua natureza deve ser renovada. O homem cado natural (I Cor 2:14), sensual (Judas 19) e carnal (Rom 8:5-7), o oposto ao espiritual (I Cor 2:15). Cristo revela que h uma distino imutvel entre o que nascido da carne e o que nascido do Esprito. A carne pode ser religiosa, refinada, educada e ter aparncia moral, mas ainda carne (Joo 3:6). Cada parte do homem natural corrompida pelo pecado. A sua mente entenebrecida s coisas de Deus (I Cor 1:18; 2:14; Efs 4:18). Seu corao est numa condio de inimizade contra Deus (Rom 8:7; Jer 17:9). A sua vontade livre somente para cumprir os desejos de uma natureza depravada (Joo 1:13; Rom 9:16; Fil. 2:13). A carne torna-se completamente intil para as coisas de Deus (Joo 6:63).

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


II. A NATUREZA DO NOVO NASCIMENTO A. Regenerao definida. A mudana exigida pela alma do homem capacitando-o a entrar no reino de Deus chamada "regenerao" (Tito 3:5), "nascer de novo" (Joo 3:3) ou "nascido do Esprito" (Joo 3:6). A regenerao uma obra instantnea do Esprito de Deus pela qual uma disposio santa dada alma. As afeies so renovadas pelo amor a Deus, e a mente iluminada e capacitada para o entendimento do reino espiritual. Assim como a mudana que acontece na terra durante o milnio chamada regenerao (Mateus 19:28), o novo nascimento a renovao da alma do homem. B. Regenerao ilustrada. A maravilhosa mudana que acontece na regenerao ilustrada de muitas maneiras. Examinamos algumas terminologias aplicadas ao Novo Nascimento para melhor ilustrarmos a sua natureza. 1. "Regenerao" ou "Novo Nascimento" - No so estas palavras meras comparaes daquilo que acontece no milagre da graa, na alma do homem? Na gerao fsica, nova vida dada e os traos familiares so reproduzidos. No so estas verdades que fazem do nascimento uma figura maravilhosa da obra da graa de Deus no homem? 2. Ressurreio - Efs 2:1,5 3. Renovao - Col 3:10 4. Translado - Col 1:13 5. Novo corao - Ezequiel 36:26 6. A lei escrita no corao - Hebreus 8:10 7. Nova natureza - II Corintos 5:17 8. Resplandecer com luz - II Cor 4:6 9. Uma rvore boa - Mat. 7:17 10. Criao - Efs 2:10 C. Regenerao experimentada. A regenerao no experimental (algo que pode ser experimentado), mas acontece num nvel alm da conscincia humana. Isso no quer dizer que o novo nascimento nunca acompanhado por fortes emoes, porm a obra da regenerao em si no algo sentido, mas reconhecido pelo seu fruto na vida. A converso resultado do novo nascimento e isto ns experimentamos. A regenerao uma ao de Deus, mas a converso uma ao do homem, produzida pelo novo nascimento. III. O AGENTE NA REGENERAO A regenerao no produzida pelo batismo, pela vontade humana (Joo 1:13), ou qualquer outra obra, mas uma obra especifica de Deus na alma. Como o vento (poderoso, fora do controle do homem e invisvel) esta obra no produzida, controlada ou entendida pelo homem (Joo 3:8). Esta obra freqentemente atribuda ao Esprito Santo uma ao instantnea e completa de Deus sobre a alma. Mesmo que Deus venha a usar meios para salvar os eleitos, deve ser entendido que a prpria regenerao no um esforo conjunto. A Bblia apresenta o novo nascimento como imperativo e no como mandamento (Joo 3:3). Agora estamos diante de uma importante pergunta sobre o lugar do evangelho na regenerao. A Palavra de Deus freqentemente mencionada em conexo com o novo nascimento (I Cor 4:15; Tiago 1:18; I Pedro 1:23; Salmos 119:93). Qual a parte exata que o evangelho tem nessa obra? Alguns exageram ao ensinar que muitos so regenerados sendo que nunca ouviram o evangelho. Vamos considerar este assunto. Devemos entender primeiramente que mesmo a regenerao sendo uma obra direta de Deus sobre a alma do homem, pela sua natureza ela feita em conjunto com o evangelho. A regenerao produz f, e a f torna-se impossvel sem o evangelho (Rom 10:17). Como pode algum crer num Salvador do qual nunca ouviu falar (Rom 10:14)? A regenerao nos d um corao de conhecimento e amor a Deus (Jer 24:7). Isso tambm envolve o conhecimento das Escrituras, de quem Deus. Se a regenerao no acontece em conjunto com a Palavra de Deus no h f, amor, santidade, e nem o conhecimento espiritual pode ser produzido por ela. Em I Tessalonicenses 1:4-5, encontramos Paulo dizendo aos crentes de Tessalnica que ele sabe da sua eleio pelo fato de o evangelho vir a ele em poder. Por meio da regenerao Deus d fora ao evangelho abrindo os coraes para receb-lo (Atos 16:14). Muitos daqueles que gastaram as suas vidas na igreja tm

52

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

53

testemunhado que quando Deus os salvou eles se sentiram como se estivessem ouvindo o evangelho pela primeira vez. Aqueles que ensinam que a regenerao pode acontecer aparte do evangelho parecem temer os que no concordam com eles repartindo o credito da obra de Deus com o pregador. Eles falam do nosso ponto de vista como "regenerao evanglica" e parece crerem que temos abaixado a regenerao uma mera obra de persuaso moral. Estes temores, portanto, no tm apoio nenhum. Vejamos a regenerao como uma obra soberana e direta de Deus sobre a alma, mas no distoramos as Escrituras com o ensinamento que as pessoas podem experiment-la fora do evangelho. Isso seria o mesmo que Deus dar ao homem o poder de viso mesmo falhando na criao a luz com a qual o prprio homem pode ver. Isto um insulto sabedoria de Deus. IV. O FRUTO DA REGENERAO Devido a regenerao ser conhecida apenas pelos seus frutos, vale a pena saber os efeitos que a regenerao produzir no homem. Como podemos saber se somos nascidos de novo ou meramente enganados? Vamos listar algumas das virtudes que a regenerao produz na alma. A. F - I Joo 5:4,5; Hebreus 12:2; I Pedro 1:3; Atos 18:27. (O leitor no deve entender que estamos dizendo que a regenerao vem antes da f cronologicamente. A regenerao precede a f somente como sua causa. A f produzida instantaneamente pelo poder regenerador de Deus e assim simultnea regenerao cronologicamente. Isto pode ser exemplificado da seguinte maneira. Uma bala atirada numa parede instantaneamente produz um buraco. Em relao ao tempo, a ao da bala atingir a parede no pode ser separada do efeito produzido, mas a bala a causa do buraco. A graa regeneradora produz instantaneamente a f, mas a precede como causa.) B. Arrependimento - II Timteo 2:25. C. Amor a Deus - I Joo 4:19 D. Amor aos outros crentes - I Joo 4:7; 3:14. E. Perseverana - Filipenses 1:6; I Joo 5:4,5. Concluso Esperamos que o entendimento do leitor sobre o novo nascimento tenha sido ajudado. H muitos que erram pensando que toda experincia religiosa essa maravilhosa obra da graa. O conhecimento do novo nascimento no necessrio s para fazermos firme nossa prpria chamada e eleio, mas tambm necessrio se quisermos ser verdadeiro testemunho aos outros.

ESTUDO 07
INTRODUO

A HABITAO DO ESPRITO SANTO

Os Apstolos ficaram tristes e confusos quando da meno da morte de Cristo e de sua partida. Na noite anterior a da Sua crucificao, o Salvador fortaleceu-os falando da vinda de um outro Consolador (Joo 14:16, 17). Este Consolador no s estaria com eles durante a vida como verdadeiramente habitaria neles. A habitao do Esprito de Deus ainda consolo e sustento para os crentes. Nosso Salvador no est conosco em carne enquanto ns enfrentamos as aflies de cada dia, mas h Um maior do que o mundo (I Joo 4:4). I. A DOUTRINA BBLICA DECLARADA. O Novo Testamento ensina que o corpo de cada crente lugar de habitao para o Esprito de Deus (I Cor 6:19; Joo 7:38,39). A habitao do Esprito no deve ser confundida com Suas obras graciosas no crente.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


A regenerao e os dons do Esprito devem ser distinguidos do dom da prpria pessoa do Esprito (I Cor 12:4; Atos 2:38). II. UMA VISO FALSA Nenhuma verdade bblica tem escapado da perverso das mos dos homens. O erro mais comum referente a habitao do Esprito nos crentes a afirmao de que essa beno no comum a todos os crentes. Muitos ensinam que a salvao deve ser complementada por uma outra experincia antes que algum possa gozar da presena e do poder do Esprito. A essa experincia chamam de segunda beno, santificao, ou batismo com o Esprito Santo. Enquanto vrios grupos aumentam seus prprios conceitos, a idia geral permanece a mesma. A falha fundamental deste ensinamento est na idia de que a salvao deve ser suplementada. Estando em Cristo o crente alcana todas as bnos (Col 2:10; Efs 1:3; I Cor 1:30). Quando os homens deixam de estar atentos a Cristo eles cometem erros. O dom do Esprito Santo vem para ns atravs da salvao por Cristo no como um suplemento (Rom 8:32; Joo 7:39). O Esprito Santo veio para magnificar a Jesus Cristo e no para chamar a ateno a Si (Joo 15:26). III. A DOUTRINA BBLICA PROVADA J tm sido mencionado os versculos que mostram nossa doutrina claramente, e estes que seguem revelaro que h muitas outras verdades bblicas que sugerem a habitao do Esprito Santo em cada crente. A. O Esprito recebido atravs da f. A condio da salvao e o recebimento do Esprito so iguais Efsios 2:8; Joo 7:38,39; Atos 11:16,17; Glatas 3:2; Efsios 1:13. B. Aqueles que esto sem o Esprito no so salvos - Romanos 8:9; I Corntios 2:9-15; 12:3; Judas 19. C. A presena do Esprito necessria para que algum seja ressurgido ou transladado - Romanos 8:11. D. O Esprito um dom - Atos 10:45. E. A segurana da salvao est baseada em ns termos o Esprito - I Joo 4:13; 3:24; Romanos 8:15,16; 5:5. F. Os crentes so vencedores - I Joo 4:3,4. G. Deus nos d o Esprito porque somos filhos - Glatas 4:6.. A Simples idia de um cristo no ter o Esprito contraditria a todos os ensinamentos da Bblia sobre a salvao IV. PROBLEMAS RESOLVIDOS Deixe-nos gastar alguns momentos com versculos usados no ensino de um falso aspecto dessa doutrina. A. Efsios 5:18 - O "enchimento" do Esprito e a "habitao" no devem ser confundidos. Ns nunca somos instrudos a sermos "habitados" pelo Esprito de Deus. B. Atos 5:32 - A obedincia mencionada aqui simplesmente a f em Cristo. II Tessalonicenses 1:8; Joo 6:28,29; 7:39. C. Passagens relacionadas ao batismo com o Esprito Santo - veja o captulo 20

54

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


ESTUDO 08
INTRODUO
O Senhor deseja que o seu povo goze da segurana na salvao. Durante o seu ministrio terreno, nosso Salvador assegurou isso com Seus prprios lbios para aqueles que criam nEle (Joo 14:1-3; Lucas 23:43). Tendo subido ao cu nosso Salvador enviou-nos outro Consolador. Agora, o Esprito Santo tem uma obra definida produzindo segurana na salvao.

55

A OBRA DO ESPRITO NA SEGURANA DA SALVAO

Antes de iniciarmos o estudo da obra do Esprito na segurana, vamos rever algumas verdades bsicas referentes a esse assunto. Isso beneficiar queles que nunca estudaram esse assunto antes. I A DOUTRINA DA SEGURANA A. A possibilidade da segurana. 1. No passado o povo de Deus experimentou da segurana - Salmos 23:6; II Cor 5:1; Heb 11:13; Fil. 1:21; I Joo 4:16. 2. A Palavra de Deus declara que ns podemos ter segurana - I Joo 5:13; 3:14. 3. Deus manda procurarmos a segurana - II Pedro 1:10; II Cor 13:5. 4. A graa de Deus a base da segurana - Rom 4:16 Aqueles que fazem que a salvao dependa, em parte, do trabalho do homem nunca podero pregar segurana em Cristo. Isso ilustrado em todos os grupos que ensinam que o homem deve obter ou manter sua salvao com as suas prprias foras. B. A necessidade da segurana. A segurana na salvao necessria tanto para o gozo como para o servio do crente. A base do nosso regozijar a certeza da salvao (Luc 10:20; Rom 5:2). O servio dos crentes no motivado pelo medo, mas pela segurana (Rom 8:15; Glatas 4:5-7). No somos servos aterrorizados, mas filhos de Deus, alegres. Nossa f opera por amor (Glatas 5:6). A segurana completa pode no ser possuda por todos os crentes, nem possuda por qualquer um ao mximo, o tempo todo, mas cada crente deve procurar "fazer cada vez mais firme a vossa vocao e eleio"(II Pedro 1:10). C. A base da segurana. A segurana "est baseada na Palavra de Deus, ou em nossa experincia"? Esta pergunta est enganando a muitos porque uma provocao de experincia Crist contra a Bblia. um engano firmarmos a nossa segurana em experincias que no tm base Bblica, contudo nosso estudo contnuo evidenciar que a nossa experincia Crist faz parte da segurana. Hoje muitos tm sido instrudos a "viver pela f" sem nunca terem experimentado um trabalho da graa, e se acharo finalmente enganados. Rejeitar ensinos Bblicos relativos experincia Crist em relao segurana no "f em", mas, "ignorncia de" a Palavra de Deus. Deixe-nos, ento, entender que a Palavra de Deus a base da nossa f, e o juiz (em lugar de a substituio) de nossa experincia. II. O TRABALHO DO ESPRITO NA SEGURANA. Existem inmeros trabalhos realizados pelo Esprito Santo na segurana. Para uma melhor compreenso dividiremos esses trabalhos em trs categorias. Essas categorias podem ser referidas como "trs nveis de segurana". A. As condies do Evangelho - Atos 20:21, Joo 3:16, Lucas 13:3, Atos 10:43, Atos 17:30, Lucas 24:46-47. Qualquer pessoa que queira segurana, certamente deve comear reconhecendo se tm sido satisfeitas as condies pelas quais Deus perdoa os pecadores. Essas condies claramente so: o arrependimento e a f. Lembre-se que mesmo que ambos, o arrependimento e a f, sejam expressados pelo homem, contudo as habilitaes provm do poder do Esprito Santo. 1. Arrependimento - no deve ser confundido arrependimento Evanglico com penitncia ou reforma. Arrependimento uma " mudana de mente" que envolve: a. Uma convico da impiedade pessoal. b. Uma tristeza piedosa do pecado - II Corntios 7:10. c. O desejo de ser perdoado e limpo do pecado. O verdadeiro arrependimento envolve muito mais do que um

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


desejo de perdo. O pecador verdadeiramente arrependido deseja a salvao da penalidade, do poder e da presena do pecado. O arrependimento no deve ser confundido com o afastamento do pecado, o voltar-se a Deus e a f em Cristo. Essas coisas sempre seguem o arrependimento e verificam sua presena, contudo eles devem ser distinguidos (Marcos 1:15, Atos 26:20, Atos 3:19, Mateus 3:8). 2. F - A f salvadora no deve ser confundida com um mero consentimento histrico (Tiago 2:19), ou com uma experincia emocional temporria. A verdadeira f envolve: a. Uma convico espiritual da verdade, do evangelho (I Corntios 2:45, I Tessalonicenses 1:4-5 e 2:13). b. Um corao inteiramente voltado a Jesus Cristo para a salvao (Romanos 10:8-10, Atos 16:30-31) Alguns podem desejar saber o porqu ns no encerramos nossa discusso sobre a segurana nesse ponto. Porm o fato de as Escrituras terem muito mais a dizer sobre a segurana revela que uma pessoa, pode arrepender-se verdadeiramente e confiar em Cristo mesmo que ainda no tenha a segurana completa. A segurana no faz parte da essncia da f. Olhar para Cristo para a salvao no o mesmo que saber que Ele nos salvou (I Joo 5:13, II Corntios 13:5). Os cristos novos freqentemente temem que sua f no seja verdadeiramente a f salvadora. Dvidas sobre suas experincias e estado podem atorment-los. Aqueles que ensinam que a f e a segurana so iguais confundem a muitos. Eles dizem freqentemente "se voc tem confiado em Cristo, verdadeiramente voc no tem dvidas." Isso o mesmo que fundar a segurana em nossa experincia de segurana e isso muito desconcertante para o fraco ou trmulo filho de Deus. Isso o mesmo que ensinar que temos que acreditar que somos salvos para que sejamos salvos. A doutrina Bblica prega que a segurana o ato natural de reflexo, ou conseqncia da f. A segurana deveria seguir a f como resultado de um auto-exame e estudo das Escrituras (I Joo 5:13). Tendo discutido esse assunto ns queremos proceder com os outros "nveis" da segurana. Atravs desses nveis o jovem crente chegar segurana completa. B. O fruto da regenerao. Como a pessoa pode saber se a f que ela tem verdadeiramente "a f do eleito de Deus"? O livro de I Joo foi escrito em sua totalidade como resposta a esta pergunta (I Joo 5:13). Podemos ver que aqueles que tm renascido verdadeiramente tero certamente evidncias em suas vidas. Da mesma maneira que o "Pato Feio" reconheceu sua verdadeira identidade vendo seu reflexo, assim o crente v maior segurana no s nas marcas da regenerao explicadas na Escritura, mas tambm nas que so produzidas em seu prprio corao. O Esprito testemunha em conjunto com nosso prprio esprito, dando-nos a certeza de sermos filhos de Deus (Romanos 8:16). No o testemunho de nosso prprio esprito a prova pessoal de que o Esprito Santo nos fez novas criaturas em Cristo (II Corntios 5: 17)? Nosso Senhor disse que uma rvore reconhecida por seus frutos (Mateus 7:17-20). Paulo soube que as pessoas de Tessalnica eram eleitas devido o trabalho do Esprito Santo em suas vidas (I Tessalonicenses 1:4-6). A seguir esto listadas algumas das marcas da regenerao que verdadeiros crentes reconhecero em suas vidas: 1. Conscincia da depravao pessoal - I Joo 1:8 e 10, Mateus 5:3-4, Romanos 7:22-25. 2. Um novo desejo de obedecer a Deus - I Joo 2:3, 5:2-3, 3:18-19, Romanos 8:14. 3. Amor para com o povo de Deus - I Joo 3:14-15. 4.F duradoura - I Joo 5:4. 5. Ouvidos abertos para a Palavra de Deus - I Joo 4:6. 6. Amor para com Deus - I Joo 4:19. 7. Uma nova atitude para com o sistema deste mundo - I Joo 2:15. Deixe-me concluir esta seo recordando o leitor que as marcas da regenerao no nos salvam porm revelam que somos salvos. O lado espiritual da salvao chamado "novo nascimento" porque produz em ns semelhanas com o nosso Pai Divino (II Pedro 1:4, Colossenses 3:10). So estas caractersticas manifestas em sua vida? C. O testemunho do Esprito. Em Romanos 8:16 aprendemos que o Esprito Santo testemunha o advento da nossa salvao. Isso acontece em conjuno, mas diferente daquilo que testemunhado por nosso prprio esprito sobre a nova vida que temos em Cristo. O testemunho do Esprito uma demonstrao interna do amor de Deus para conosco e a nossa aceitao por Cristo.

56

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

57

Nas Escritura o Esprito Santo s vezes chamado de "esprito de adoo" (Romanos 8:15, Glatas 4:6-7). Isso porque Ele, na verdade, faz com que o crente sinta-se como um filho de Deus e incita-o a recorrer a Deus em orao. Os que confiam em Cristo esto livres do esprito de escravido e muito natural olharem para Deus como Pai. Por isso o Esprito leva-nos a clamar "Abba, Pai". Abba uma palavra que significa "pai" e no era permitida aos escravos usarem em relao a homens livres. Isso revela o novo esprito de liberdade que o crente sente. O Esprito Santo permite que o crente sinta-se como "filho" ao invs de "criado" de Deus (Glatas 4:5-7). Alm disso o "testemunho do Esprito" envolve uma manifestao direta do amor e da presena de Deus na alma do crente. Em Romanos 5:5 onde o contexto a segurana, ns achamos o Esprito de Deus derramando amor em seus coraes. Na verdade podemos conhecer o amor que Deus tem por ns (I Joo 4:16). Cristo prometeu manifestar-se a aqueles que O amam (Joo 14:21). Ele cear com aqueles que se abrirem a Ele (Apocalipse 3:20). Mesmo que no possamos desfrutar totalmente das manifestaes do amor de Deus, contudo como a noiva em Cantares de Salomo devemos orar para que o Esprito traga essas manifestaes do amor a ns (Cantares de Salomo 1:2, 2:3-6). O testemunho do Esprito a forma mais alta de segurana, e todo filho de Deus deveria desejar experimentar isso com claridade e poder crescente. "Chegai-vos a Deus, e ele se chegar a vs". (Tiago 4:8). Concluso Em um estudo sobre um assunto como esse no devemos desejar satisfazer-nos com um mero aprendizado intelectual. Que proveito h no conhecimento da segurana, se ns no a possumos? Por que devem os filhos de um Rei Lamentar toda a vida? Grande Consolador! desa e traga Algumas amostras de sua graa. No habitas em todos os crentes, E os sela herdeiros do cu? Quando me livrars das minhas reclamaes, E mostrando-me meus pecados perdoados? Assegure minha conscincia No sangue do Redentor; E sele Teu testemunho em meu corao, Que eu sou nascido de Deus. Isaac Watts

ESTUDO 09
INTRODUO

O ENCHER-SE DO ESPRITO SANTO

Todo filho de Deus est sob a ordem de "encher-se do Esprito" (Efsios 5:18). Ento no fiquemos contentes somente por aprendermos esta doutrina, mas por estarmos em obedincia, e de fato experimentarmos este "Encher". I O QUE NO ENCHER-SE DO ESPRITO

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


A. No est recebendo mais do Esprito. Todo filho de Deus habitado pelo Esprito Santo. O Esprito de Deus uma pessoa e seria loucura dizer que Ele pode ser recebido em propores. B. No crescimento espiritual. Os cristos podem ser cheios do Esprito em todas as suas fases de maturidade. Um beb em Cristo pode ser cheio do Esprito enquanto que um crente maduro pode estar falhando nesta rea. O viver " cheio do Esprito " deveria ser visto como uma posio de boa sade espiritual. A sade pode ser experimentada em qualquer idade, contudo a falta de uma boa sade um impedimento ao crescimento formal, tanto no reino fsico quanto espiritual. C. No deve ser confundido com outros trabalhos do Esprito. As experincias de "encher-se do Esprito" e "ser batizado com o Esprito" tm sido freqentemente confundidas. Como esperado, o enchimento acompanhou o batismo em Atos 2, mas confundi-los um srio erro que acaba pervertendo ambas as verdades. O batismo com o Esprito foi determinado para o dia de Pentecostes enquanto as pessoas estavam cheias do Esprito, mesmo antes do nascimento de Cristo. Somos instrudos a que sejamos cheios do Esprito, mas ningum, nenhuma vez, foi instrudo a que fosse batizado com o Esprito. So experincias distintamente diferentes. II. O QUE ENCHER-SE DO ESPRITO Para ser cheio do Esprito, basta render-se a Ele em todas as reas de sua vida. Comparada a embriaguez essa experincia freqentemente direta ou indireta (Efs 5:18; Lucas 1:15; Atos 2:13). Assim como o vinho controla o bbado fazendo dele uma pessoa evidente, o indivduo cheio do Esprito fica sob domnio do Esprito Santo. Ele torna-se evidente espiritualmente e capaz de testemunhar do Seu Senhor. A experincia daqueles que estiveram cheios do Esprito parece muito varivel. Na vida crist normal o crente enche-se do Esprito enquanto confessa seus pecados e rende-se a Deus. Em uma certa instncia o encher-se j no tanto uma experincia emocional porm uma continuao de comunho com Deus. Em outras ocasies, o enchimento no foi procurado e veio com sinais especiais. Por favor, note nos seguintes versculos que a ocasio de encher-se era cercada de vrias circunstncias: Lucas 1:15;1:41;1:67;4:1, Atos 2:4;4:8; 4:31; 7:55; 9:17; 11:24; 13:9; 13:52 As escrituras mostram claramente que a experincia de ser cheio do Esprito Santo no segue um padro em relao as circunstncias antes e depois do Pentecostes, com ou sem sinais visveis, e em muitos tipos diferentes de servos de nosso Senhor at mesmo uma criana ainda no ventre. A experincia est associada a louvor, evangelizao e julgamento (no caso de Barjesus). Tomando nota de tudo isso devemos ter o cuidado de relembrar que apesar dos eventos circunvizinhos, o encher-se simplesmente o Esprito de Deus tomando controle de uma vida. Em nossa vida podemos ter tempos cheios do Esprito que se parecem como estar no topo de uma montanha enquanto que em outros momentos o render-se a Deus produz apenas alegria e paz na vida quotidiana do crente. Apesar da presena ou ausncia de certas experincias devemos estar assegurados de que todo crente pode ser cheio do Esprito todo dia. Deus sabe o trabalho particular que precisa ser feito e ento Ele pode determinar as circunstncias do nosso Encher dirio. III. CONDIES PARA QUE ALGUM SEJA "CHEIO DO ESPRITO" Devido a sermos instrudos a que sejamos "cheios do esprito" (Efsios 5:18) bvio que h certas condies que devem ser preenchidas em situaes normais. O crente que deseja estar cheio do Esprito deve notar o seguinte: A. No extinguir o Esprito - I Tessalonicenses 5:19. B. No entristeais o Esprito - Efsios 4:30. C. Andar com o Esprito - Glatas 5:16. Render-se ao Esprito e no ao poder da carne. D. Orar - Atos 4:31, Lucas 11:13. Todo crente deve orar diariamente para um relacionamento mais ntimo com Deus para ter uma maior presena do Esprito em sua vida. Como triste para qualquer filho de Deus desonrar o Senhor permitindo que a carne arruine o seu testemunho (I Corntios 3:3). Deus usa os que esto "cheios do Esprito" (Atos 6:3; 11:24). IV. OS RESULTADOS DE SER CHEIO DO ESPRITO. A. Ousadia na pregao - Lucas 1:15-16, Atos 4:8, Atos 4:31, Atos 9:17-20, Isaas 61:1,. B. Gozo - Atos 13:52, Efsios 5:18-19.

58

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

59

C. Unio - I Corntios 3:1-3, Efsios 4:3. D. Louvor - Efsios 5:19-20. E. Crescimento espiritual - Quando Deus est no comando de nossa vida podemos esperar crescermos diariamente na graa e no conhecimento de nosso Senhor (II Pedro 3:18). F. O comportamento formal em nossas relaes para com os outros - Em Efsios 5:21-6:9 Paulo fala sobre os vrios deveres do marido, esposa, filho, pai, empregado e empregador. Note que o texto fala sobre o encher-se do Esprito (Efsios 5:18). Paulo no est ensinando com isso que podemos preencher nossas vrias responsabilidades corretamente somente pelo poder do Esprito de Deus? CONCLUSO Tomara que cada um de ns tome como dever solene ser cheio do Esprito Santo. Ser cheio do Esprito deve ser visto como uma experincia norma da vida crist e no um privilgio de poucos selecionados.

ESTUDO 10
O FRUTO DO ESPRITO
INTRODUO

O FRUTO DO ESPRITO SANTO

Em Glatas 5:17, ns encontramos que dentro do crente existem dois poderes contrrios. O Esprito de Deus habitando em todos os crentes os conduz (vs. 18) no caminho da retido. A carne (velha natureza) est claramente em oposio ao Esprito Santo e a nova natureza. Isto produz uma batalha constante na vida de todos os cristos (Romanos 7:15-23), e os faz almejar a liberao da carne (Romanos 7:24-25; 8:23). Paulo ensina que ambos poderes produziro certas caractersticas e obras na vida de um indivduo que se submete a eles (Glatas 5:19-23). Mesmo que o "trabalho da carne" e os "frutos do Esprito" possam ser produzidos pela vida do crente, Paulo frisou claramente que os crentes so caracterizados pelos frutos do Espirito. A carne de um cristo no est morta mas foi crucificada (Glatas 5:24). A "crucificao" e a "mortificao" so usadas na Bblia para descrever a morte lenta e debilitada do poder da carne na vida de um Cristo. Aqueles cujas vidas so exibies constantes de trabalhos da carne no entraro no reino de Deus (Glatas 5:21). I. A FONTE DOS FRUTOS DO CRISTO Os crentes, as vezes, perguntam-se o porqu eles permanecem lutando contra a carne nesta vida. No Deus Quem nos ensina que todos o bens espirituais so dEle? Nossa velha natureza no produz nada alm de espinhos e roseiras bravas. Tudo o que agrada a Deus em um Cristo deve ser chamado de "fruto do Esprito." O Cristo pode produzir bons frutos somente em submisso ao Esprito Santo. Enquanto ns nos rendemos a Ele estas caractersticas so produzidas em nossa vida. Esta verdade ilustrada pelo Salvador em Joo 15:4-5, pois Ele fala de Sua Pessoa como a "videira" e a dos cristos como as "varas". Sem uma unio espiritual com Cristo atravs do Esprito no haveria fluxo de vida para os filhos de Deus. II. A IMPORTNCIA DOS "FRUTOS DO ESPRITO" A importncia dos "frutos do Esprito" na vida de um Cristo pode ser vista comparando-os aos "dons do Esprito". Ambos so produzidos por Deus, contudo est claro que os "frutos do Esprito" so muito mais importantes, como prova da verdadeira espiritualidade.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


A. Os "dons do Esprito" no oferecem nenhuma prova da salvao, porque em algumas ocasies eles foram praticados at mesmo pelos no salvos - (Balao, Judas). Os "Frutos do Esprito" porm, podem ser produzidos apenas pelas vidas daqueles que so guiados pelo Esprito Santo. B. Os "dons do Esprito" podem ser usados como meio de glorificao pessoal ao invs de edificao. A natureza dos "Frutos do Esprito" previnem-se de abusos de fins egostas (I Cor 12-14). C. Os "dons do Esprito" so soberanamente dispensados por Deus, enquanto que todo Cristo pode produzir os "frutos do Esprito". s vezes dons espirituais so colocados em vidas de orgulhosos e egostas, enquanto que os frutos espirituais somente podem ser produzidos por consagrao Crist e submisso. D. Amor (um Fruto do Esprito) claramente visto como superior aos "dons do Esprito". (I Corntios 12:31-13:13). Os "dons do Esprito" devem ser regulados pelo amor, ou eles no atingiro a sua finalidade determinada, que edificar o povo de Deus. No deve ser interpretado que estamos desprezando os dons espirituais. Eles tm um propsito determinado por Deus. O ponto a ser lembrado que os " frutos do Esprito" revelam nossa relao com Deus e formam nosso carter Cristo. Sem a produo do Esprito de Cristo em ns pela submisso a Deus, tudo o demais tornar-se-ia em vo e nosso testemunho seria intil. III. A NATUREZA DOS "FRUTOS DO ESPRITO" Em Glatas 5:22-23, ns encontramos nove graas que so manifestadas como "frutos do Esprito". A. Amor. O amor um afeto para com Deus e o homem. produzido pelo novo nascimento (I Joo 4:7-8), e descrito por Paulo em I Corntios 13:1-8. Somente quando somos controlados pelo Esprito de Deus podemos verdadeiramente amar. B. Gozo. Esse gozo santo vem por conhecer a Deus e crer em suas promessas. necessrio para o servio cristo (Deuteronmio 28:47; Salmos 51:12-13), e um atributo de cristos cheios do Esprito. C. Paz. Essa uma calma disposio da mente e do corao vinda da certeza de termos sido perdoados e sabermos que Deus pode satisfazer todas as nossas necessidades (Filipenses 4:6-7). D. Longanimidade. Essa uma caracterstica crist que se caracteriza por no se sentir ofendido ou provocado facilmente. E. Benignidade Esse um esprito amvel e benevolente visto naqueles que caminham com Deus. F. Bondade. Esta uma moral geral e excelente que no tem motivos secundrios. G. F. Toda f verdadeira produzida pelo Esprito de Deus, seja a f salvadora ou a f exercida diariamente nas promessas de Deus quando surgem necessidades ou aflies. H. Mansido. Esta a disposio de conter-se em conseqncia de um reconhecimento de nossa prpria depravao (Mateus 5:4-5). I. Temperana. Baseia-se no autocontrole e na moderao encontrados naqueles que vivem somente para a glria de Deus. IV. A UNIDADE DOS "FRUTOS DO ESPRITO" O autor lembra-se de ver um questionrio aonde foi perguntado para os cristos quais dos "frutos do Esprito" eram manifestados nas suas vidas. Esta pergunta tem algumas implicaes errneas. Os crentes podem ter um dom espiritual, contudo nunca o caso dos "frutos do Esprito". Cristos cheios do Esprito tero todos os "frutos do Esprito" porque a "mente de Cristo" (Filipenses 2:5) est neles. Assim que eles so controlados pelo Esprito de Deus tornar-se-o como Cristo em todas as reas do seu carter.

60

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

61

Pode ser vista a unidade dos "frutos do Esprito" pelo fato de que todos os frutos podem ser includos junto ao primeiro que "amor". Em Romanos 13:8-10, achamos que o amor cumpre a lei. Todos os deveres do homem podem ser includos sob o comando de amar a Deus e o homem. Seria um estudo proveitoso para o estudante da Palavra de Deus meditar na descrio de Paulo sobre o amor em I Corntios 13:1-8. O aluno logo veria que todos os "frutos do Esprito" so manifestados pelo amor. CONCLUSO A proximidade de nossa relao com o Esprito Santo facilmente julgada pela manifestao dos " frutos do Esprito" em nossas vidas. Ou a carne ou o Esprito est formando a base de nosso carter no nosso dia-a-dia.

ESTUDO 11
INTRODUO

PECADOS CONTRA O ESPRITO SANTO

Cada Pessoa da Santa Trindade tem um trabalho distinto a fazer no grande plano da redeno. Devido a serem diferentes o seu trabalho e a forma de manifestao, ns achamos que o pecado pode ser perpetrado contra as Pessoas da Trindade em separado (Mateus 12:32). O Esprito Santo tem o trabalho particular de operar nos coraes dos homens fazendo com que eles recebam os benefcios salvadores do trabalho de Cristo. Ele habita nos crentes e est presente nas igrejas do Senhor. Ele tambm condena o no salvo e luta contra os pecadores. Devido o Seu trabalho em nossas vidas e em nosso meio, a Bblia menciona certos pecados que so cometidos contra Ele, enquanto Ele leva a cabo o Seu trabalho especial. Que Deus possa usar esta lio para fazer de cada um de ns mais sensvel ao perigo de desagradar o Esprito de Deus. I. MENTINDO PARA O ESPRITO SANTO. Em Atos 4:34-5:11, ns temos a histria de Ananias e Safira que mentem para o Esprito Santo. O pecado que eles cometeram no foi devido a segurarem parte do dinheiro mas a pretenso de dizerem que haviam dado tudo, de forma que recebessem honra por um sacrifcio que no fizeram . Eles so os pais de todos os que buscam elogio por uma consagrao que no possuem. Levar tal decepo igreja um pecado contra o Esprito Santo. Tentar enganar a igreja o mesmo que tentar enganar o Esprito, Que o administrador onisciente da assemblia. Os homens se esquecem que mexer com a casa de Deus o mesmo que mexer com o prprio Deus. Levando a cabo o seu pecado Ananias e Safira estavam tentando a Deus (Atos 5:9), e o seu destino uma advertncia para os que seguiriam os seus passos. II. ENTRISTECENDO O ESPRITO SANTO Em Efsios 4:30 Paulo nos instrui para que no entristeamos o Esprito Santo de Deus. O fato de o Esprito pode ser entristecido implica em Ele amar o povo de Deus. Ns podemos entristecer somente aquele cujo amor e generosidade ns desprezamos. Esta idia do amor do Esprito usada por Paulo como um motivo para no O entristecermos. O fato de Ele nos selar revela o Seu amor e faz com que Ele habite em ns, ajudando-nos e abenoando-nos. O fato

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


de Ele nos selar at o dia da redeno revela que Ele nunca nos abandonar. Levando em conta tal amor e generosidade desejaramos pecar ou entristec-lo? O Esprito Santo entristecido atravs do pecado na vida dos crentes. Nossos corpos so o Seu templo e ns deveramos estar alertas para no nos sujarmos. Ele perfeitamente santo e o pecado ofende a Sua pessoa. So mencionados modos particulares pelos quais o Esprito pode ser entristecido no contexto de Efsios 4:30. A. Palavras pecaminosas - Efsios 4:29, 31; e 5:4. B. Atitudes pecaminosas - Efsios 4:31. C. Atos pecaminosos - Efsios 5:3. Que Deus possa nos ajudar a caminhar prudentemente enquanto lembrarmos de Sua presena. III. EXTINGUINDO O ESPRITO SANTO. Em I Tessalonicenses 5:19, ns somos advertidos contra extinguirmos o Esprito. Isso um crente pode fazer durante um certo tempo endurecendo o seu corao contra a liderana do Esprito. Devemos estar prevenidos para no abafarmos a voz do Esprito de Deus. Homens como Davi, Abrao e Jonas parecem ter extinguido o Esprito durante algum tempo e pagaram caro por isso. Este pecado seguramente traz castigos e deixa-nos suscetveis a cometermos muitos enganos. Modos pelos quais o Esprito extinguido so os seguintes: A. Rebelar-se contra a Palavra inspirada de Deus como registrada na Bblia ou a palavra cedida de forma oral pelos profetas (I Tessalonicenses 5:20). B. Abafando as repreenses do Esprito quando ns O entristecemos. C. Resistindo liderana interna do Esprito em nossas vidas. IV. RESISTINDO O ESPRITO SANTO. Em Atos 7:51, Estevo acusou os judeus por resistirem o Esprito Santo como fizeram os seus pais (Hebreus 3:7-10, e Isaas 63:10). Em Gnesis 6:3, Deus fala do Esprito contendendo com as pessoas antes do dilvio. Alguns tentaram interpretar estas Escrituras como se estivessem apenas se referindo a rebelio das pessoas contra a Palavra de Deus. Eles concluem falsamente pensando que o seu trabalho nos eleitos significa que ele nunca trabalha nos coraes daqueles que no sero salvos. Embora a rebelio contra a palavra de Deus resisti o Esprito Santo, contudo no h nenhuma razo para negar que Ele lida pessoalmente com aqueles que nunca so salvos. Como outras das bnos da graa comum (a chamada do evangelho) o trabalho do Esprito com o no eleito s no eficaz devido a depravao dos seus coraes. V. BLASFMIA CONTRA O ESPRITO SANTO. Em Mateus 12:22-32, ns temos a histria de algumas pessoas que cometeram o pecado imperdovel. Algumas fariseus acusaram a Cristo de estar operando pelo poder de Satans. Fazendo isso eles blasfemaram contra o Esprito Santo sendo que Cristo trabalhava pelo Seu poder (Atos 10:38). Nosso Senhor proclama este pecado como imperdovel. Tudo isso bastante simples contudo quando os homens comeam a aplicar estes preceitos nos dias de hoje isso resulta em uma grande confuso. Alguns afirmaram que o pecado imperdovel no pode ser cometido hoje e outros definiram isto como somente a morte sem Cristo (esta viso posterior confunde o assunto pois o pecado imperdovel imperdovel neste mundo como tambm no vindouro). O autor tem freqentemente se perguntado o porqu ns no aceitamos a afirmao de Cristo que diz que o pecado imperdovel de blasfema consciente (profanar abusando e insultando) contra o Esprito Santo. Os homens no salvos, cheios do mal e contra o Esprito de Deus nunca sero regenerados pelo poder do Esprito.

62

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


ESTUDO 12
INTRODUO
"O que o batismo com o Esprito Santo?" "Eu deveria buscar esta experincia?" Estas perguntas tornam-se cada vez mais comuns ao passo que muitas igrejas modernas propagam seus pontos de vista conflitantes acera desta doutrina. Com certeza, todo filho de Deus deveria desejar voltar Bblia para rever este assunto. I. O REGISTRO DA BBLIA.

63

O BATISMO COM O ESPRITO SANTO

A Bblia no contm tanto sobre o batismo com o Esprito Santo quanto alguns podem supor. Existem vrios casos de profecia em que o nosso Senhor batizaria com o Esprito e cumpriu-se um registro desta profecia no livro de Atos. As epistolas doutrinrias do Novo Testamento no ordenam que algum busque est experincia e, de fato, nunca menciona isso. Isso obviamente ilumina este assunto para aqueles que acreditam que todo crente deve buscar esta experincia. Procurando o registro na Bblia deveramos notar que o Novo Testamento contm cinco menes da profecia em que nosso Senhor batizaria com o Esprito Santo (Mateus 3:11-12, Marcos 1:8, Lucas 3:16-17, Joo 1:33, Atos 1:4-5). interessante notar que esta profecia mencionada uma vez em cada um dos livros histricos Um erro comum assegurado por muitos professores modernos da Bblia a reivindicao que I Corntios 12:13 refere-se ao batismo com o Esprito. Basta somente algum ler o verso e a loucura desta reivindicao fica exposta. No batismo com o Esprito: 1) Cristo est fazendo o batismo. 2) O Esprito o " elemento " pelo qual o batismo termina. Em I Corntios 12:13: 1) o Esprito faz o batismo. 2) o corpo de Cristo o " elemento " pelo qual somos batizados. O contexto de I Corntios 12:13 a igreja local. Pessoas com vrios e diferentes dons espirituais so somadas a igreja local que pode funcionar como um corpo. Paulo usa o corpo humano assim como muitos membros para ilustrar como a igreja local opera. O batismo pelo qual os membros so recebidos pela igreja local obviamente o "batismo nas guas." Isto no pode ser contraditrio ao estabelecido em I Corntios 12:13 aonde o Esprito batiza. Em Joo 4:1 somos assegurados de que Cristo batizou e o verso 2 vai explicar que o ato atual de batismo foi desempenhado pelos apstolos. Joo em sua essncia Disse que o batismo foi levado adiante pela liderana e autoridade de Cristo. Igualmente em I Corntios 12:13 refere-se ao batismo nas guas sendo administrado pela liderana do Esprito. Somente Ele pode, atravs do novo nascimento, fazer um candidato para o batismo, e somente Ele pode conduzir uma igreja para batizar tal pessoa. No livro de Atos temos quatro instncias de grupos que foram batizados com o Esprito Santo. Em Atos 2:1-11, temos um evento que pode ser identificado claramente como batismo com o Esprito (Atos 1:5, 2:33). Tambm podem ser vistos os eventos de Atos 10:44-46 como um batismo com o Esprito levando em conta as palavras de Pedro para igreja de Jerusalm (Atos 11:15-17). Asseguramos tambm os eventos de Atos 8:1417 e Atos 19:1-7 por serem da mesma natureza. Examinando o registro na Bblia fcil notar que em cada caso as circunstncias eram muito diferentes. O som de um vento impetuoso, as lnguas repartidas como fogo somente foram manifestadas no Pentecostes (Atos 2). Em Atos captulos 2, 10 e 19 eles falaram em lnguas mas no em Atos captulo 8. Em Atos captulos 8 e 19, o batismo est associado ao colocar as mos mas em Atos captulos 2 e 10 no acontece isso. A circunstncia em comum em cada caso era o Esprito sendo derramado sobre um grupo, distinto e diferente. Todos os derramamentos foram acompanhados por sinais que confirmaram o recebimento do Esprito Santo por aquele grupo em particular. Vamos, agora, examinar o propsito daquele batismo. II. O "BATISMO", UMA NOVA DISPENSAO 8 DO ESPRITO. A palavra " Dispensao " usada de diferentes modos em teologia, para explicar melhor estamos usando a palavra de acordo com seu significado primrio que "dispensando ou distribuio."

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


O batismo com o Esprito foi a dispensao inicial do Esprito pelo poder e bnos do Novo Testamento aos vrios grupos mencionados nas Escrituras (Lucas 24:49). Joo Batista ensinou que somente o Messias poderia batizar com o Esprito (Mateus 3:11). Procedeu-se desta forma porque o dom do Esprito tinha que ser comprado para ns pelo Senhor Jesus. O trabalho do Esprito Santo em nossos coraes uma grande parte da salvao por Cristo. A vinda do Esprito foi prova de que o trabalho remissrio por Cristo estava acabado e aceito pelo Pai, e que Cristo Jesus foi glorificado no Cu (Atos 2:33, Glatas 3:13-14). Em cada caso de batismo com o Esprito registrou-se que um grupo diferente recebeu esta bno. Em Atos 2 foi dado aos judeus crentes. Em Atos 8 foram batizados os crentes Samaritanos. Os Samaritanos foram menosprezados pelos Judeus por que eram mestios. Em Atos 10 os Gentios receberam o batismo com o Esprito. Atos 19 registrou como Ele veio sobre aqueles que sabiam somente sobre o batismo de Joo. III. O "BATISMO" COMO UM SINAL. O batismo com o Esprito no era apenas uma ao em que o Esprito era dado como tambm um sinal importante. Joo Batista afirmou claramente que eles podiam reconhecer o Messias pela sua capacidade de batizar com o Esprito. Como j mencionava, o batismo com o Esprito provou que Jesus era o ressuscitado e glorificado Senhor (Atos 2:33). Note, agora, que o batismo com o Esprito no s verificou as reivindicaes de Cristo como tambm a autoridade da igreja local. No dia de Pentecostes (o banquete das primcias), reuniram-se judeus de toda a parte o Imprio romano para adorar a Deus em Jerusalm (Atos 2:1-11). L eles encontraram a primeira igreja composta pelos discpulos humildes de Cristo. O Templo judeu que tinha sido a casa do Pai (Mateus 21:13, Mateus 23:38) permaneceu destitudo por Deus como um aspecto espiritual. A assemblia Crist passava a ser a Casa de Deus (I Timteo 3:15). Comparado grandeza do Templo de Herodes o pequeno grupo de discpulos no era impressionante. Quem acreditaria que esta pequena assemblia era, agora, o lugar divinamente ordenado? O batismo desta primeira igreja com o Esprito certamente verificou suas reivindicaes. O som do vento impetuoso dava uma evidncia audvel do Esprito vindo para a igreja. O aparecimento de fogo era um smbolo da presena de Deus. As lnguas tambm eram um sinal para os judeus no convertidos (I Corntios 14:21-22). Estes sinais deram credibilidade igreja do Senhor e deixaram os judeus inescusveis caso eles rejeitassem as afirmaes concernentes ao evangelho (Heb 2:1-4). A autenticao da igreja do Senhor pelo batismo com o Esprito pode ser claramente ilustrada comparando-se a histria da igreja com o templo de Salomo. 1) Davi juntou o material para o Templo - Joo Batista preparou o material para a igreja. 2) Salomo construiu o Templo - Cristo edificou a igreja. 3) Salomo dedicou o Templo com um sacrifcio - Cristo redimiu a igreja pelo sacrifcio de Si mesmo. 4) Aps a dedicao o smbolo da presena de Deus veio manifestar a aceitao do Templo e demonstrando a Sua inteno de habitar nele. Depois da morte de Cristo o Esprito desceu no dia de Pentecostes, manifestando que a igreja era a casa de Deus. O Batismo com o Esprito em Atos 8:14-17 e Atos 10:44-46 foi o derramamento do Esprito sobre os Samaritanos e os Gentios. Novamente o batismo agiu como um sinal mas dessa vez para os judeus salvos. Isso foi necessrio porque at mesmo naquela poca os judeus Cristos limitavam a salvao ao seu povo. O Batismo dos Samaritanos e dos Gentios com o Esprito provou divinamente que eles tambm poderiam ser salvos e somados s igrejas de Cristo sem que se tornassem proslitos dos judeus. Isto visto claramente na defesa de Pedro sobre suas aes antes da igreja de Jerusalm (Atos 11:1-19). Ele usou o batismo com o Esprito em Atos, captulo 10, como prova que os Gentios foram participantes das mesmas bnos que os judeus Cristos tinham recebido. Se a casa de Cornlio tivesse recebido o Esprito da mesma maneira que ns recebemos hoje nem Pedro e nem a Igreja de Jerusalm teriam sido convencidos de que eles eram participantes das bnos do evangelho. Nesta considerao vemos que as lnguas no foram apenas um sinal aos incrdulos e no salvos como tambm aos Judeus que no acreditaram na salvao e no enxerto dos Gentios. CONCLUSO

64

Concluindo poderamos resumir alguns dos pontos citados nesta lio e tambm poderamos declarar algumas das dedues que podem ser tiradas destes pontos. 1. O batismo com o Esprito foi o derramamento do Esprito sobre vrios povos. 2. A dispensao do Esprito foi possvel devido o trabalho que Cristo concluiu. Realmente foi Cristo quem fez o batismo (Atos 2:33). 3. O batismo no foi dado diariamente aos indivduos, mas a um grupo distinto, em um momento

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

65

distinto. 4. Uma vez terminada esta experincia no se repetiu porque a vinda do Esprito a qualquer grupo era permanente. Os sinais que cercaram o batismo em particular foram suficientes para dar credito a aquele grupo definitivamente (Atos 11:15-18). O autor nunca buscaria por exemplo ser batizado com o Esprito porque os Gentios receberam isto h mais de mil e novecentos anos, como est registrado em Atos, captulo 10. Isso foi atestado suficientemente atravs de Sinais naquele momento. 5. Ningum buscou esta experincia e tambm no foram estimulados a buscar. O batismo foi dado por Deus em seu tempo. (Veja nos captulos 8 e 10 de Atos como Filipe e Pedro foram abordados por Deus para um certo trabalho em um momento particular em relao ao batismo). 6. Esta experincia no possvel hoje, a menos que algum possa provar a existncia de uma classe particular o gnero humano que nunca recebeu o batismo com o Esprito. Como os Cristos judeus, Gentios e Samaritanos j receberam o batismo isto seria impossvel.

ESTUDO 13

OS DONS DO ESPRITO SANTO

Nesta lio ns examinaremos o assunto "dons do Esprito." I. DEFINIO DE DONS ESPIRITUAIS Os dons do Esprito so capacidades e talentos dados a algum pela operao interna do Esprito Santo (I Corntios 12:4-11). Eles devem ser distinguidos do dom inicial do prprio Esprito (Atos 2:38; 10:45; 11:17, I Corntios 12:4). Os dons espirituais tambm no devem ser confundidos com habilidades ou talentos naturais. A pessoa nasce com certas capacidades que podem ser desenvolvidas. Dons espirituais no so, por outro lado, um produto de nascena mas do poder do Esprito Santo. II. TIPOS DE DONS ESPIRITUAIS. So listados dons espirituais nas seguintes passagens: Romanos 12:5-8, Efsios 4:11-12, I Corntios 12:8-10, 28-29. Vrias classificaes tm sido sugeridas: A. Administrativo - funcional - sinal. B. Edificao - autenticao. C. Permanente - temporrio. Alguns dos dons foram determinados como sinais (Lnguas, Milagres, Cura, etc..). Outros dons permitem a igreja operar de forma mais ordenada (ajudas, governos), ou abenoa a alguns com suprimentos especiais (mostrando misericrdia, etc.). Um grande nmero de dons concernentes ao ministrio da palavra (ensino, profecia, etc.). Aqueles dons, dados unicamente para suprir as necessidades das igrejas apostlicas eram obviamente temporrios. Isso inclui todos os dons de sinais e qualquer dom que envolva a revelao direta aparte da Bblia. Notando os vrios tipos de dons espirituais deveramos mencionar tambm que certos homens talentosos esto na lista (I Corntios 12:28-29). Os homens que ocupam estas posies tm que possuir

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


indubitavelmente mais do que um dom que leve a cabo os seus trabalhos. Eles prprios so dons igreja (Efsios 4:7-12). Alguns destes ofcios como Apstolo e Profeta eram temporrios. III. A FONTE DOS DONS DO ESPRITO Os dons do Esprito tm uma dupla origem. A. Eles foram dados por Cristo - Efsios 4:7-11. B. Eles so dados pelo Esprito - I Corntios 12:4-11. Estes dois pontos podem ser reconciliados entendendo que o Esprito foi dado igreja por Cristo. O Esprito foi chamado "o dom" da ascenso de Cristo para a igreja (Atos 2:33, Joo 7:39). O Esprito, tendo assim sido enviado, produz dentro de ns habilidades espirituais necessrias. IV. OS DONS DO ESPRITO FORAM DADOS A QUEM? Todos os crentes tm dons espirituais (I Pedro 4:10, I Corntios 12:7), contudo correto dizer que os dons foram dados igreja. Nem todos os cristos so membros de uma das igrejas do Senhor, mas vontade de Deus que eles sejam. A igreja o lugar apropriado para o exerccio dos dons do Esprito. Os dons foram dados igreja para seu desenvolvimento espiritual (Efsios 4:8-12; note o versculo 12; I Corntios 12:14-31; note os versculos 27- 28). Os dons so dados aos santos individualmente, de forma que a assemblia como um todo seja abenoada. A relao dos dons do Esprito para com a igreja pode ser vista no conceito do Novo Testamento onde se v a igreja como o Templo de Deus, e como o Corpo de Cristo. Enquanto a regenerao "faz-nos pedras vivas" (I Pedro 2:5), so os dons do Esprito que fazem com que estas "pedras vivas" venham a formar o templo de Deus que "bem ajustado" (Efsios 2:21). Da mesma maneira que um corpo humano tem muitos membros que contribuem para o bem-estar geral do todo, assim a igreja local, como o corpo de Cristo, provida de toda funo necessria, pela variedade de dons dentro de sua comunidade (I Corntios 12:12-28., Efsios 4:16). igreja foram dados dons do Esprito porque Ela a responsvel por promover o crescimento espiritual das pessoas {Efsios 4:11-16}. Talvez este seja um bom lugar para mencionar o conceito Pentecostal (veja nota do tradutor) em que as pessoas recebem dons espirituais para serem pessoalmente abenoadas e esta uma concepo falsa. Cada dom para o corpo de Cristo como um todo. Ns no recebemos os dons para o nosso prprio benefcio, mas para o benefcio do corpo. Assim como o corpo humano h uma interdependncia entre os membros. O bem do corpo deve ser o fator controlador no exerccio de qualquer dom espiritual. Este o tema central em I Corntios captulos 12-14. V. O REGULAMENTO DOS DONS DO ESPRITO. Considerando que os dons espirituais so dados para o benefcio do corpo, e eles devem ser regulados de maneira que esta finalidade seja alcanada. Enquanto so determinadas regras especficas (I Corntios 14:27-35), o preceito geral permitir que o amor para com os outros controle as nossas aes. O amor to importante no exerccio de dons espirituais que a maior exposio de amor na Bblia encontrada em meio a uma discusso sobre dons espirituais (l Corntios 13:1-13). Mencionando o regulamento dos dons espirituais notaremos que isto implica em aqueles que possuem dons espirituais poderem controla-los(I Corntios 14:32-33). Aqueles que perturbam os cultos de adorao com aes descontroladas no podem atribuir o seu comportamento ao poder do Esprito de Deus. VI. DEVEM SER BUSCADOS OS DONS ESPIRITUAIS? Atualmente muitos esto sendo ensinados a orar buscando vrios dons espirituais. Este um erro perigoso e tolo. A pessoa que ensina s outras dessa maneira mostra uma total falta de compreenso em relao aos dons do Esprito. Considere os seguintes fatos: 1. Ningum nas Escrituras foi ensinado a buscar ou a orar para receber dons espirituais. 2. Todos os cristos tm um ou mais dons espirituais (I Corntios 12:4-11). 3. Estes dons so dados pelo Esprito Santo de acordo com Sua vontade soberana (I Corntios 12:11). A igreja, como o corpo humano, projetada por Deus (I Corntios 12:18-28). Ns no escolhemos nosso prprio lugar no corpo de Cristo. 4. Os membros do corpo de Cristo tm diferentes dons (I Corntios 12:14-20). Como tola a idia de que todos devem buscar o mesmo dom. 5. Os cristos so instrudos a ficar contentes com o seu dom (I Corntios 12:14-16, 29-30).

66

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA

67

Alguns concluram falsamente que I Corntios 12:31e 14:1 ensinam que devemos buscar os dons espirituais. Paulo est dizendo que esses dons que so uma bno para outros devem ser considerados, pela igreja, superiores. Em lugar de desejar a auto-glorificao, os crentes deveriam desejar possuir esses dons, com os quais podem abenoar aos outros. Na igreja de Corinto nem todos podiam ser profetas (I Corntios 12:29), mas este dom era desejado ou invejado, pois era uma bno aos outros. A igreja, como um todo, deveria alegrar-se por aqueles dons que edificam. Que beno seria se todo mundo tivesse essa atitude. Em I Corntios 12:31 e 14:1, Paulo parece estar falando com a igreja conjuntamente. A idia parece ser que: a igreja, como um corpo deveria desejar que Deus levantasse homens que pudessem ser uma bno a todos. VII. O PERIGO DOS DONS ESPIRITUAIS. Enquanto os dons do Esprito forem dados com o objetivo de ser uma bno eles podero ser abusados. Contrrios aos frutos do Esprito, eles podem produzir orgulho. s vezes aonde h uma multido de dons espirituais pouco existe da graa (Compare I Corntios 1:7 com 3:1-3). Considere os seguintes pontos. 1. Os dons espirituais so dados a algum para benefcio de outros. Portanto, notrio que a aquisio de um dom espiritual no assegura uma bno pessoal. 2. Os dons espirituais no so nenhuma marca segura que algum filho de Deus. Judas e Balao receberam dons espirituais. 3. A possesso de dons espirituais, ao contrrio da possesso do fruto do Esprito, de maneira nenhuma prova que a nossa vida Crist est agradando a Deus (I Corntios 13:1-3). Aqueles que manifestam o fruto do Esprito esto caminhando perto de Deus. O mesmo, nem sempre pode ser dito daquelas pessoas que possuem dons espirituais. 4. Os dons espirituais podem expor-nos a certas tentaes quando no so regulados pelo amor. Os Corntios usaram os dons como meio de auto-glorificao. No minha pretenso, de maneira nenhuma, menosprezar os dons espirituais, mas, contudo, pretendo advertir aqueles que abusam dos dons ou confiam neles como prova de aceitao pessoal para com Deus. Em I Corntios 12:8-10, ns temos listados nove dons: A. A palavra de sabedoria. Esta era a habilidade sobrenatural de tomar decises ou no falar baseando-se em estudo ou premeditao, mas pelo trabalho direto do Esprito Santo na mente (Atos 6:8-10, Mateus 10:19-20). [Por que aqueles que reivindicam possuir este presente contratam advogados quando se envolvem em litgio?] B. A palavra de conhecimento. Esta era a habilidade de saber fatos e compreender situaes em virtude de uma revelao direta pelo Esprito Santo (Atos 5:1-10, II Reis 5:25-26). C. O Dom da f. Isto o que ns chamaramos de "f milagrosa" (I Corntios 13:2, Atos 3:1-9). Esta f no era possuda por todos os crentes, mas era soberanamente dada por Deus segundo o Seu querer (I Corntios 12:11). No deve ser confundida com a f salvadora, comum a todos os crentes. D. Dons de cura. Esta era a habilidade de curar vontade (Atos 9:32-35). A cura foi executada como um sinal (Joo 10:38, Atos 4:29-30). E. Operar os milagres. Esta era a habilidade de fazer milagres como um sinal ou a confirmao de que a mensagem era de Deus (Hebreus 2:3-4). F. Profecia. Esta era a habilidade de receber e comunicar outras pessoas mensagens ou doutrinas que vinham da revelao direta de Deus. A Bblia foi escrita por profetas. G. Discernir de espritos. Esta era a habilidade de discernir se aqueles que reivindicavam exercitar dons espirituais eram de Deus ou de Satans. As igrejas primitivas no tinham um Novo Testamento completo para examinar os ensinos dos profetas.

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


H. Lnguas. Esta era a habilidade sobrenatural de falar em idiomas que no haviam sido adquiridos atravs de estudo (Atos 2:1-11). Isso aconteceu como um sinal (I Corntios 14:22). I. Interpretao de lnguas. Esta era a habilidade sobrenatural de interpretar aqueles que falavam em lnguas (I Corntios 14:27).

68

Ol queridos discpulos chegamos ao final do Discipulado Bsico e cremos que voc desenvolveu convices bblicas a respeito da salvao e obra do Esprito Santo. Continue estudando a Palavra de Deus e consultando um bom livro de teologia sistemtica que detalhas todas as doutrinas bblicas. Entre agora na CLASSE 201B DISCIPULADO AVANADO. QUE O ESPRITO SANTO CONTINUE ILUMINANDO O SEU ENTENDIMENTO!
Seu Pastor, Josenildo Oliveira Silva

E como nossa ltima lio gostaria que voc lesse com ateno o artigo abaixo sobre a obra gloriosa de nosso Senhor e Salvador Jesus.

Jesus, sua Vida e sua Obra


"Aquele que diz que est em Cristo, deve andar como Ele andou", como andaremos como Jesus andou, se no soubermos como foi a vida e a obra de Jesus? "Eu sou o caminho , a verdade e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim", Joo 14:6, Jesus o nico que nos leva ao Pai. Por isso devemos conhec-lo e saber o que ele fez por ns. Esta proclamao que o evangelho faz da pessoa de Jesus, visa trazer f aos nossos coraes. Jesus no disse que veio trazer uma verdade. Ele disse "Eu sou a verdade..." Jesus no veio trazer simplesmente uma religio, nem uma filosofia, nem um conjunto de regras como cdigo de conduta. Jesus veio trazer Ele mesmo. Ele a ressurreio e a vida. Para receber esta vida temos que conhec-lo devemos saber quem Ele , de onde veio, o que Ele falou, o que Ele fez, onde Ele est, etc. 1) Jesus Existia Antes de Todas as Coisas "No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermdio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. " Jo 1:1-3 Muitos pensam que Jesus um ser que nasceu em Belm da Judia. Mas isso no verdade. Todos ns comeamos a nossa vida quando somos gerados no ventre de nossas mes, antes no existamos. Mas no foi assim com Jesus. Ele existia muito antes de nascer em Belm. No como homem, mas como o Verbo de Deus. O Verbo nunca foi criado, Ele era Deus e sempre existiu. Foi ele quem criou todas as coisas. Cl 1:15-17 "O qual imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao; porque nele foram criadas todas as coisas nos cus e na terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas." Grandioso Jesus ! ( Ver tambm Hb 1:1-3 ) 2) Tornou-se Homem

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


"E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade; e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai." Jo1:14 "O qual, subsistindo em forma de Deus, no considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente at a morte, e morte de cruz." Fp2:6-8 Que tremenda esta verdade! O Verbo Eterno, criador de todas as coisas, se esvaziou de sua glria e assumiu a forma de homem.

69

Imagine um homem se transformando num verme. Isto ainda seria pouco para comparar com o que aconteceu a Cristo, porque o homem criatura e o verme tambm. Mas quando o Verbo se fez carne foi algo muito mais tremendo! Foi o prprio criador assumindo a forma de uma de suas criaturas. A humilhao de Jesus no comeou na cruz, mas sim em Belm, quando tomou a forma de um simples homem. Nunca demais salientar que nossa f no Deus-homem Jesus Cristo, .Quando o Verbo se fez carne Ele se esvaziou de sua glria de Deus (Jo 17:5), isto , Ele se esvaziou dos atributos (qualidades e capacidades) de Deus, mas nunca deixou de ser a Pessoa do Verbo. Ele continuou sendo o Verbo, mas agora em carne humana esvaziado de sua glria, mas no totalmente. Ele tinha em sua humanidade toda glria possvel da verdade e da graa de Deus (Jo1:14). Isto um mistrio. Maravilhoso Jesus ! ( Leia tambm 1Jo 4:2-3 1Tm 3:16 Rm 8:3 )

3) Teve uma Vida Perfeita e Irrepreensvel


"Ele no cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano" I Pe2:22 Primeiro Jesus se esvaziou tornando-se homem. Depois, como homem, continuou se esvaziando. De que forma? No fazendo nunca a sua prpria vontade. O texto de Fp 2:6-8 diz: " ... se humilhou, sendo obediente at a morte... ". Qual foi o pecado de Ado ? Fez sua prpria vontade. Agora, Jesus, o ultimo Ado (I Co 15:45) veio para fazer sempre a vontade do Pai ( Jo 4:34 ; 8:29 ). Por isso as Escrituras dizem que Ele nunca cometeu pecado. Porque nunca fez a sua prpria vontade. O diabo tentou Jesus desde o princpio para que Ele fizesse a sua prpria vontade, mas Jesus sempre permaneceu obediente ao Pai at a morte e morte de cruz. Santo Jesus ! ( Leia tambm Hb 4:15; 7:26 I Jo 3:5 )

4) Fez uma Obra Tremenda e Grandiosa


"Concernente a Jesus de Nazar, como Deus o ungiu com o Esprito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele." At 10:38 Na vida de Jesus no admiramos somente a sua santidade, mas tambm o poder que se manifestou no seu ministrio. Ele fez muitos milagres prodgios e sinais At2:22. Ele curou enfermos, deu a vista aos cegos, ressuscitou mortos, andou sobre as guas, multiplicou alimentos, pregou s multides, fez discpulos e ensinou-lhes a agradar o pai. Com que poder Ele fez isto? Ele no fez nada como Deus, pois havia se esvaziado da forma de Deus e vivia como homem. Portanto ele precisava do poder do Esprito Santo para fazer a obra de Deus. Por isso o Pai se alegrou tanto no seu batismo, porque naquele momento veio sobre Ele o Esprito Santo (Mt 3:13-17). Tudo que Jesus fez foi pelo poder do Esprito Santo de Deus. Era novamente um esvaziamento de Jesus, assumindo as limitaes de homem e a sua necessidade do Esprito Santo para cumprir o seu Ministrio. Tremendo Jesus ! ( Leia tambm Jo 20:30-31 )

5) Morreu Pelos Nossos Pecados

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


"quele que no conheceu pecado, Deus o fez pecado por ns; para que nele fssemos feitos justia de Deus." 2Co5:21 "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgresses, e esmagado por causa das nossas iniquidade; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos ns andvamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos ns. " Is 53:5-6 Todas as pessoas falam e at mesmo os incrdulos sabem que Jesus morreu pelos nossos pecados. Mas no teremos revelao espiritual enquanto no soubermos por que foi necessria esta morte. Por que Deus exigiu a morte de seu nico filho? Para conhecermos o amor de deus necessrio conhecer tambm sua santidade e justia. Deus perfeitamente santo e perfeitamente justo. No pode suportar nem mesmo aquilo que para ns seria um "pequeno erro". Sua santidade se ofende com qualquer forma de pecado e sua justia exige punio (Rm1:18 ). Assim Deus. Se a exigncia assim to grande, e se s um homem totalmente perfeito pode agradar a Deus, ento quem poder agrad-lo? Ser que existe algum que preenche tais condies? A resposta clara da Escritura NO. "No h justo, nem sequer um ..." (Rm 3:10) "Pois todos pecaram e carecem da glria de Deus" (Rm 5:23). E qual a conseqncia disto? "...o salrio do pecado a morte ... " (Rm 6:63). Esta a morte eterna, o castigo eterno. Quem est sujeito a este castigo ? Toda a raa humana. Quando o Esprito Santo nos convence do pecado, da justia e do juzo, ento entendemos como estamos mal diante de Deus e como grande a nossa dvida para com Ele. Conhecemos a nossa culpa e perdemos a paz. S ento comeamos a compreender porque Jesus morreu. Ele morreu para satisfazer a justia de Deus e aplacar a sua ira. Ns merecemos ser castigados pelos nossos pecados, mas Jesus aceitou ser castigado em nosso lugar. Assim Deus satisfez sua justia. Por isso Isaas diz que ". . . O Senhor agradou mo-lo" (Is 53:10) Se ns somos culpados diante de Deus, como podemos ter paz com Ele? S temos quando entendemos que Jesus pagou o nosso castigo: " . . . o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele " ( Is 53:6 ) . Jesus pagou a nossa dvida. ALELUIA !!! Vejamos abaixo um quadro completo do significado amplo da morte de Jesus:
Conseqncias do Pecado A morte de Jesus como soluo

70

1) O homem ofendeu a santidade de Deus e provocou a sua ira. (Rm1:18)

1) A morte de Jesus foi propiciatria (Rm3:25 Hb2:17 IJo2:2 IJo4:10), ou seja satisfez a justia de Deus. ( No significa que a justia de Deus foi eliminada, mas sim satisfeita ) 2) A morte de Jesus foi um sacrifcio (Ef3:24 Ef 1:7). Isto quer dizer que sua morte foi substitutiva, Ele morreu por ns. (IPe2:24;3:18) . Foi uma troca, o justo pelos injustos. Significa que o nosso castigo j foi pago. 3) A morte de Jesus foi redentora (Rm3:24 Ef1:7). Isto significa que Ele nos resgatou (Gl 3:13). Ele que no era escravo de Satans, foi at o "mercado de escravos" e nos livrou (Hb2:14-15) , nos comprou pagando o preo do resgate: Seu precioso sangue. ( At 20:28 Ap 5:9 ). 4) A morte de Jesus foi reconciliadora (IICo 5:18-21) Cl1:21-22). Reconciliar quer dizer " fazer a paz". Quer dizer que afastadas as barreiras o homem pode novamente estabelecer relaes com Deus. Como j houve propiciao, sacrifcio, e redeno, agora Deus reaproxima o homem d'Ele e faz com que ele goze novamente de sua

2) Por causa disso o homem est condenado ao castigo eterno. (Rm6:23)

3) O homem tambm se tornou escravo de Satans e do pecado. (Ef2:2-3)

4) O homem perdeu a comunho com Deus e no pode mais se relacionar com Ele. (Is 59:2)

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


amizade. Existe um outro aspecto da morte de Jesus: O fato de que fomos includos na sua morte. ( Isto tratado no assunto Batismo ). Amado Jesus !

71

6) Ressuscitou
"Ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhes da morte, pois no era possvel que fosse retido por ela." At 2:24 Se a morte de Jesus est coberta de glria, quanto mais a sua ressurreio! As Escrituras nos mostram vrios aspectos da ressurreio e seu amplo significado. Vamos ver os principais: a) A ressurreio de Jesus a sua vitria sobre a morte. ( I Co 15:54-57 ) O que a morte ? A morte no deixar de existir. A morte fsica ocorre quando o esprito e a alma deixam o corpo. Quando se quebra a unidade entre o esprito, a alma e o corpo, ento acontece a morte fsica. Para vencer a morte, Jesus precisava de uma ressurreio fsica, ressurreio do corpo. Um corpo de carne e osso e no um esprito (Lc 24:39-40). Para provar isso Jesus comeu na presena dos discpulos ( Lc 20:20;24-27). Entretanto era um corpo transformado. No estava preso a espao nem ao tempo. Podia aparecer e desaparecer. ( Lc 24:31 Jo20:19;26). Com a ressurreio fsica Jesus passou a ter novamente a unidade entre seu corpo , alma e esprito. Desta maneira Ele venceu a morte. ( ICo 15:54 ) b) A ressurreio que produz a f no Senhor. ( Rm 10:9 ) A f dos discpulos "entrou em parafuso" depois da morte de Jesus ( Jo 20:19;25 Lc 24:21-22 ). Esta f foi restabelecida quando Jesus ressurreto apareceu aos discpulos (Jo 20:8;20). Sem a ressurreio fsica, quem creria no crucificado? Mas pela sua ressurreio ele foi comprovado como Filho de Deus ( Rm 1:4 At 13:33 ) e como juiz universal ( At 17:31) c) A ressurreio de Cristo o fundamento de nossa unio com Ele. A nossa f em Jesus no um simples pensamento de nossa mente, nem uma mera aceitao mental das coisas que ouvimos sobre Ele. Nossa f Nele poderosa porque nos une a Ele. Toda a nossa vida " em Cristo" (Paulo usa esta expresso 164 vezes). O pecador s pode ser abenoado pela obra de Cristo quando unido a Ele. Entretanto ns somos homens, e a igreja, apesar de ser um organismo celestial, um organismo humano. Para que Jesus se tornasse o cabea deste organismo humano era necessrio ser homem para sempre. Por isso necessitava de um corpo humano. Sem a ressurreio do corpo, Cristo teria deixado de ser humano. Pela ressurreio fsica o Senhor tornou-se homem eternamente, com um corpo transfigurado e glorificado. Ele agora o "homem do cu" ( I Co 15:47 ) o Filho do Homem que est no meio dos candeeiros ( Ap 1:13 ) , o cabea de uma nova raa ( Ef 1:22-23 ). A ressurreio de Cristo , portanto, aquilo que faz a grande diferena entre a f cist e a religio dos homens. Homens como Buda, Maom, Alan Kardec e outros, fundaram suas religies. Mas onde esto hoje? Esto mortos. Isto prova que no venceram o salrio no pecado. Os seguidores destes homens no tm nada mais do que um livro de regras e doutrinas. Eles esto ss. Se este livro no salvou seus escritores, muito menos salvar seus seguidores. Mas ns no temos uma religio, um livro de regras e doutrinas morto e sem poder. Temos uma pessoa viva que vive em ns e ns Nele. Esta a esperana da glria (Cl 1:27) d) A Ressurreio de Jesus a base de nossa ressurreio. A ressurreio do corpo s possvel pela ressurreio do Senhor Jesus. Pela sua ressurreio ele glorificou e transfigurou a humanidade Nele. Ele "as primcias" ( I Co 15:20;23 Cl 1:18 ). Sua vitria sobre a morte garante a nossa prpria ressurreio ( Rm 8:11 ITs 4:14 ). Seu corpo de glria o padro dos nossos futuros corpos (Fp3:20-21 ICo 15:48:49) .

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Glorioso Jesus !

72

7) Foi Exaltado
"Pelo que tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo Senhor, para glria de Deus Pai." Fp 2:9-11 Que verdade gloriosa ! Como gostamos de ler falar, repetir e at cantar esta palavra ! Os homens do tempo de Jesus, inclusive os sacerdotes, o julgaram como criminoso e o desprezaram. Mas Deus tinha um julgamento totalmente oposto ao dos homens. Que dia tremendo foi aquele quando Pedro se levantou e disse: "Esteja absolutamente certa, pois, toda casa de Israel de que a este Jesus que vs crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo". H entretanto uma verdade que deve ser lembrada e bem aclarada: Antes de vir ao mundo, o Verbo tinha toda a glria de Deus; era Deus e no um homem. Agora pois o Verbo encarnado em Jesus, depois do sofrimento da crucificao e da ressurreio fsica, recebido nos cus como homem. Como homem Ele exaltado. Como homem Ele se assenta a direita de Deus Pai e recebe um nome acima de todo nome. ALELUIA! H um homem sentado no trono do universo ! Jesus, o Filho do Homem, o cabea de uma raa redimida. No entanto, nunca esqueamos do mistrio ( I Tm 3:16 ). Jesus nosso Deus-homem. Ao ser exaltado ele recebeu de volta toda a glria como Deus ( Jo 17:5 ). Ele tem toda a divindade ( Cl 2:9 ). Ele tinha afirmado que somente Deus poderia ser adorado e cultuado ( Mt 4:10 ), entretanto Ele aceitou essa adorao ( Mt 14:33;15:9 Jo 20:28 Hb 1:6 Ap 5:8-14 ). Ele onipresente, est em todo lugar ( Mt 18:20;28:20 ); onisciente, sabe todas as coisas ( Jo 21:17 Cl 2:2-3 ); onipotente, trem todo o poder (Ap 1:18). Ele Deus ( Tt 2:13 Rm 9:5 Cl 2:2 IJo 5;20 ). Que coisa incompreensveis acontecem neste grandioso mundo desconhecido que chamamos cu! Nossa mente no pode imaginar que coisas tremendas acontecem do outro lado do vu. Mas basta que a igreja compreenda uma coisa: tudo o que se opera ali, feito pela autoridade de seu Senhor e nada se faz sem a sua iniciativa. Majestoso Jesus ! ( Leia tambm At 2:33-36 )

8) Voltar !
"Ento aparecer no cu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentaro, e vero vir o Filho do homem sobre as nuvens do cu, com poder e grande glria." Mt 24:30 Que bendita esperana! o Senhor glorificado vir e se mostrar ao mundo. Este ser sem dvida o dia mais tremendo que esta terra ter conhecido. Para muitos ser um dia de terror e lamentao. Para ns, porm, ser um dia de jbilo e alegria incomparvel. O que a bblia ensina sobre este dia? O Assunto to amplo e com tantas implicaes, que alguns textos so motivo de discusso, e do origem a interpretaes diferentes. A maior parte do ensino, entretanto, se refere a coisas claras e indiscutveis. So estes textos claros e sem discusso que queremos apresentar aqui. Leia cada texto com ateno e alegre-se no Senhor. a) A vinda do Senhor foi predita ( profetizada ) Pelos profetas ( Zc 14:3-5 ) Por Joo Batista ( Lc3:3-6 ) Por Jesus Cristo ( Jo 14:2-3 ) Pelos anjos ( At 1:11 ) Pelos apstolos ( Tg 5:7 I Pe 1:7;13 ITs 4:13-18 )

b) A vinda do Senhor ser:

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

DISCIPULADO BSICO CLASSE FRUTOS DA VIDEIRA


Pessoal ( e corporal ) ( Jo 14:3 At 1:10-11 ) Visvel ( Ap 1:7 IJo 3:2-3 ) Literal ( real ) ( ITs 4:16 ) Repentina ( de surpresa ) ( Mt 24:42-44 ITs 5:1-3 )

73

c) O Senhor vir para: Ressuscitar os mortos em Cristo ( ITs 4:16 ICo 15:22-23 ) Transformar os vivos a imortalidade ( ICo 15:51-53 ) Arrebat-los para encontr-lo nos ares ( ITs 4:17 ) Julgar e recompensar os santos ( II Co 5:10 ICo 3:12-15 ) Casar com a noiva ( Ap 19:7-9;21:2 ) Destruir o anti-cristo ( IITs 2:8 ) Julgar as naes ( Mt 25:31-33 ) Julgar a todos ( IITm 4:1 ) Acorrentar Satans por mil anos ( Ap 20:2-3 ) Estabelecer seu reino milenar. ( Ap 20:4-6 )

"Certamente venho sem demora. Amm. Vem Senhor Jesus." Ap 22:20

IGREJA BATISTA VIDEIRA

Pr Josenildo Oliveira Silva

You might also like