You are on page 1of 14

-PBLICO-

N-1374 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. G

07 / 2012

SC-14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Revestimentos Anticorrosivos para Unidades Martimas de Explorao e de Produo


2a Emenda

Esta a 2a Emenda da PETROBRAS N-1374 REV. G, que incorpora a 1a emenda,e se destina a modificar o seu texto nas partes indicadas a seguir: NOTA 1 As novas pginas com as alteraes efetuadas esto colocadas nas posies correspondentes. NOTA 2 As pginas emendadas, com a indicao da data da emenda, esto colocadas no final da norma, em ordem cronolgica, e no devem ser utilizadas.

- Seo 2: Excluso da NR-26. (1 Emenda) Excluso da MIL-PRF-24667C (2 Emenda) Incluso da ASTM E 11. (2 Emenda)

- Subseo 3.14: (1 Emenda) Cancelado.

- Tabela 3: (2 Emenda) Alterao do contedo e incluso de Nota.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

-PBLICO-

N-1374

REV. G

11 / 2010

Revestimentos Anticorrosivos para Unidades Martimas de Explorao e de Produo


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. . PROPRIEDADE DA PETROBRAS 8 pginas, ndice de Revises e GT

-PBLICO-

N-1374
1 Escopo

REV. G

11 / 2010

1.1 Esta Norma tem por objetivo fixar os esquemas de pintura e/ou revestimentos anticorrosivos a serem utilizados, sobre substrato metlico, na manuteno de unidades martimas de explorao e de produo.

1.2 Para efeito desta norma consideram-se unidades martimas: plataformas fixas e mveis, navios de explorao e produo, estruturas submersas e em zona de transio, piers de atracao, monobias etc.

1.3 Esta Norma fixa as condies exigveis para procedimentos iniciados a partir da data de sua edio.

1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). NORMAM 01:2008 - Embarcaes Empregadas na Navegao de Mar Aberto; PETROBRAS N-9 - Tratamento Hidrojateamento; de Superfcies de Ao com Jato Abrasivo e

PETROBRAS N-13 - Requisitos Tcnicos para Servios de Pintura; PETROBRAS N-1021 - Pintura de Superfcies Galvanizadas, Ligas Ferrosas e No Ferrosas, Materiais Compsitos e Polimricos; PETROBRAS N-1367 - Determinao do Teor de Slidos por Massa em Tintas e produtos Afins; PETROBRAS N-2037 - Pintura de Equipamentos Submersos em gua do Mar; PETROBRAS N-2137 - Determinao de Descontinuidade em Pelcula Seca de Tinta; PETROBRAS N-2231 - Tinta de Etil - Silicato de Zinco - Alumnio; PETROBRAS N-2288 - Tinta de Fundo Epoxi Pigmentada com Alumnio; PETROBRAS N-2568 - Revestimentos Anticorrosivos Aplicados por Asperso Trmica; PETROBRAS N-2677 - Tinta de Poliuretano Acrlico; PETROBRAS N-2680 - Tinta Epxi sem Solvente, Tolerante Superfcie Molhada; PETROBRAS N-2912 - Tinta Epxi Novolac; PETROBRAS N-2913 - Revestimentos Anticorrosivos para Tanque, Esfera, Cilindro de Armazenamento e Vaso de Presso;

-PBLICO-

N-1374

REV. G

11 / 2010

ABNT NBR 8094 - Material Metlico Revestido e No Revestido - Corroso por Exposio Nvoa Salina; ABNT NBR 11862 - Tinta para Sinalizao Horizontal Base de Resina Acrlica; ABNT NBR 14847 - Inspeo de Servios de Pintura em Superfcies Metlicas Procedimento; ABNT NBR 15158 - Limpeza de Superfcie de Ao por Compostos Qumicos; ABNT NBR 15185 - Inspeo de Superfcies para pintura Industrial; ABNT NBR 15239 - Tratamento de Superfcie de Ao com Ferramentas Manuais e Mecnicas; ABNT NBR 15877 - Pintura Industrial - Ensaio de Aderncia por Trao; ISO D 6272-2 - Paints and Varnishes - Rapid-Deformation (Impact Resistance) Tests Part 2: Falling-Weight Test, Small-Area Indenter; ISO 8501-1 - Preparation of Steel Substrates Before Application of Paints and Related Products - Visual Assessment of Surface Cleanliness - Part 1: Rust Grades and Preparation Grades of Uncoated Steel Substrates and of Steel Substrates After Overall Removal of Previous Coatings; ASTM D 1308 - Standard Test Method for Effect of Household Chemicals on Clear and Pigmented Organic Finishes; ASTM D 1640 - Standard Test Methods for Drying, Curing or Film Formation of Organic Coating at Room Temperature; ASTM D 4060 - Standard Test Method for Abrasion Resistance of Organic Coatings by the Taber Abraser; ASTM E 11 - Standard Specification for Woven Wire Test Sieve Cloth and Test Sieves; NACE No.5/SSPC-SP 12 - Surface Preparation and Cleaning of Metals by Water Jetting Prior to Recoating.

3 Condies Gerais
3.1 Os esquemas de pintura especificados nesta Norma so estabelecidos levando-se em conta as condies especficas a que esto sujeitos e as temperaturas de operao.

3.2 Os esquemas de pintura devem ser utilizados nos conveses (decks), regio da jaqueta acima da zona de transio, mdulos de servio (estruturas metlicas e chaparias), equipamentos tais como: tubulaes, tanques de armazenamento (externamente), mquinas (rotativas e operatrizes) e equipamentos eltricos e de instrumentao.

3.3 A pintura de fabricao provisria (shop primer), quando existente, deve ser removida imediatamente antes da aplicao dos esquemas de pintura previstos nesta Norma.

3.4 Na pintura de helipontos deve ser aplicada tinta retro-refletiva (ABNT NBR 11862) para demarcao de pisos, de acordo com a NORMAM 01:2008, capitulo 6.

-PBLICO-

N-1374

REV. G

11 / 2010

3.5 No caso de retoque da pintura existente deve ser repetido o esquema original. Caso haja impossibilidade de se efetuar jateamento abrasivo, preparar a superfcie segundo a ABNT NBR 15239, at os graus St 2 ou St 3, repetindo o esquema original. Para o caso de retoques em servios de pintura de manuteno, utilizar a tinta de fundo epxi pigmentada com alumnio conforme PETROBRAS N-2288. 3.6 Antes do preparo da superfcie a ser pintada fazer inspeo visual, em toda a superfcie, segundo as ABNT NBR 14847 e ABNT NBR 15185. Identificar os pontos que apresentarem vestgios de leo, graxa, gordura ou outros contaminantes, o grau de corroso em que se encontra a superfcie (A, B, C ou D, de acordo com a ISO 8501-1), assim como os pontos em que a pintura, se existente, estiver danificada. 3.7 Em qualquer dos esquemas de pintura previstos nesta Norma, submeter a superfcie a ser pintada a processo de limpeza por ao fsico-qumica, conforme ABNT NBR 15158, apenas nas regies onde, durante a inspeo, constataram-se vestgios de leo, graxa, gordura ou outros contaminantes. Efetuar, conforme a Tabela 1, o tratamento da superfcie, utilizando jato abrasivo ou hidrojateamento, sendo que este ltimo, somente deve ser utilizado em servios de repintura, uma vez que no possvel obter perfil de ancoragem com este tratamento.

Tabela 1 - Mtodo de Tratamento da Superfcie


Procedimento para tratamento da superfcie Tratar com jato abrasivo ou hidrojateamento (PETROBRAS N-9). Grau de acabamento para o jato abrasivo (ISO 8501-1) Grau de acabamento para o hidrojateamento (NACE No.5/SSPC-SP 12)

Condies especficas

Subsees 3.8, 5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5 e 5.6

Sa 2 1/2 (mnimo)

WJ2 (mnimo)

NOTA

No caso de tratamento por hidrojateamento, com aplicao de tinta sobre superfcie molhada e/ou umidade relativa acima de 85 %, a tinta a ser utilizada deve ter sido prvia e formalmente aprovada pela PETROBRAS, como satisfazendo PETROBRAS N-2680.

3.8 No caso de monobias em manuteno durante a docagem, aps a inspeo visual, deve ser realizada a raspagem de organismos marinhos, bem como de restos de tintas soltas e de partes corrodas. Em seguida, deve ser feita a lavagem com gua doce presso mnima de 5 000 psi com jateamento em leque. Aps essa operao, jatear as reas corrodas, segundo a PETROBRAS N-9, at ser alcanado, no mnimo, o grau Sa 2 1/2 da ISO 8501-1 ou hidrojateamento a ultra alta presso padro WJ-2 da NACE 5/SSPC-SP-12. Aps este preparo aplicar 3 demos de 150 m cada, da tinta epxi, sem solventes, tolerantes a superfcies molhadas, especificada na PETROBRAS N-2680. 3.9 Toda pintura deve ser aplicada, preferencialmente, utilizando pistola sem ar (air less). Na impossibilidade tcnica em utilizar a pistola sem ar, outros mtodos de aplicao podem ser utilizados, desde que aprovados pela PETROBRAS. 3.10 A pintura de reforo trincha nos pontos crticos, tais como, regies soldadas, porcas e parafusos, cantos vivos, cavidades e fendas, alvolos e pites, flanges e vlvulas flangeadas, bordas e quinas de vigas, deve ser executada obrigatoriamente no substrato e entre cada demo aplicada (stripe coat). 3.11 O intervalo de tempo para aplicao da primeira demo de qualquer tinta sobre uma outra j aplicada deve ser o requerido pela anterior para repintura. Para as tintas base de resina epxi, caso seja ultrapassado o prazo mximo, deve-se efetuar lixamento manual para quebra de brilho em toda a superfcie e limpeza com solvente no oleoso, antes da aplicao da demo posterior. 4

-PBLICO-

N-1374

REV. G

11 / 2010

3.12 Na aplicao das tintas e respectivo controle da qualidade de aplicao devem ser seguidas as prescries descritas na PETROBRAS N-13.

3.13 Deve ser feito controle de continuidade da pelcula seca com emprego do detector de descontinuidade, quando especificado no procedimento, aps a aplicao de todo o esquema de pintura, de acordo com a PETROBRAS N-2137. Este teste, entretanto, fica dispensado para acessrios forjados ou fundidos de tubulao, eltrica e instrumentao, tais como: vlvulas, flanges e visores de nvel.

3.14 CANCELADO - EMENDA 04/2011.

4 Definies
Para efeito de proteo anticorrosiva a unidade martima dividida em 3 zonas, a saber: a) zona submersa; b) zona de transio; c) zona atmosfrica.

Para Unidades Martimas Fixas - A pintura ir somente at a zona de transio. Para Unidades Martimas Mveis - Toda a zona submersa tambm pintada. NOTA Toda a regio submersa deve ter proteo catdica por anodos galvnicos ou corrente impressa.

5 Condies Especficas
5.1 Zona Submersa Para a zona submersa deve ser seguida a PETROBRAS N-2037. NOTA 1 Deve ser feito controle de continuidade da pelcula com o emprego de detector de Descontinuidade (Holiday Detector). NOTA 2 Todas as tintas e/ou revestimentos utilizados devem ter resistncia ao descolamento catdico.

5.2 Zona de Transio

5.2.1 Alternativa A - Revestimento nico Imediatamente aps o preparo da superfcie, aplicar massa epxi poliamida de alta espessura (dois componentes) em camada contnua e uniforme, com espessura compreendida entre 1 mm e 4 mm. NOTA Deve ser utilizada somente na pintura ou retoques de unidades j instaladas.

-PBLICO-

N-1374
5.2.2 Alternativa B - Revestimento nico

REV. G

11 / 2010

Aplicar 3 demos de tinta epxi, sem solventes, tolerante superfcies molhadas, especificada na PETROBRAS N-2680, com espessura mnima de pelcula de 150 m por demo. O intervalo para aplicao da tinta de acabamento deve ser de, no mnimo, 12 h e, no mximo, 120 h. NOTA Os intervalos de repintura e cura total podem ser reduzidos de acordo com instrues tcnicas do fabricante.

5.2.3 Retoques Aps o posicionamento da plataforma devem ser feitos retoques nas regies cujo esquema de pintura foi danificado durante o lanamento, utilizando-se massa epxi prevista na alternativa A, conforme descrito em 5.2.1, aps jateamento abrasivo localizado.

5.3 Zona Atmosfrica

5.3.1 Temperatura de Operao, da Ambiente at 80 C

5.3.1.1 Tinta de Fundo Aplicar 2 demos de tinta epxi, sem solventes, tolerante superfcies molhadas, especificada na PETROBRAS N-2680, com espessura mnima de pelcula de 150 m por demo. O intervalo para aplicao da tinta de acabamento deve ser de, no mnimo, 12 h e, no mximo, 120 h.

5.3.1.2 Tinta de Acabamento Aplicar 1 demo de tinta de poliuretano acrlico, especificada na PETROBRAS N-2677, com espessura mnima de pelcula seca de 60 m.

5.3.2 Temperatura de Operao Entre 80 C e 150 C Aplicar 2 demos da tinta epxi novolac, tipo II, especificada na PETROBRAS N-2912, com espessura mnima de pelcula seca de 175 m por demo.

5.3.3 Temperatura de Operao Entre 150 C e 500 C

Neste caso, utilizar revestimento nico aplicando 1 demo de tinta etil-silicato de zinco e alumnio, especificada na PETROBRAS N-2231, por meio de pistola convencional (com agitao mecnica) ou pistola sem ar (com agitao mecnica), com espessura mnima de pelcula seca de 100 m.

Alternativa: Asperso Trmica com alumnio sobre tratamento de superfcie por jateamento abrasivo padro Sa 3 da ISO 8501-1, conforme a PETROBRAS N-2568.

-PBLICO-

N-1374
5.4 Pintura de Pisos Antiderrapantes

REV. G

11 / 2010

5.4.1 Tinta de Fundo Aplicar 2 demos de tinta epxi, sem solvente, tolerantes a superfcies molhadas, especificada na PETROBRAS N-2680, com espessura mnima de pelcula seca de 150 m por demo. O intervalo para aplicao da tinta de acabamento deve ser de, no mnimo, 12 h e, no mximo, 120 h. Caso seja ultrapassado o prazo mximo para aplicao da tinta de acabamento, a demo anterior deve receber um lixamento leve (quebra de brilho) seguida de limpeza com solventes no oleosos para permitir a ancoragem da demo subseqente. NOTA Os intervalos de repintura e cura total podem ser reduzidos de acordo com instrues tcnicas do fabricante.

5.4.2 Tinta de Acabamento Aplicar 1 demo de tinta epxi antiderrapante, conforme especificaes contidas na Tabelas 2 e 3 por meio de pistola sem ar (com agitao mecnica) ou rolo com espessura mnima de pelcula seca de 0,5 mm.

Tabela 2 - Tinta Epxi Antiderrapante - Caractersticas do Produto Pronto para Aplicao


Ensaios Slidos por Massa, % Tempo de secagem ao toque, h (a 25 C) Tempo de secagem para Repintura, h (a 25 C) Requisitos Min Max 98 24 12 72 Normas a utilizar PETROBRAS N-1367 ASTM D 1640 ASTM D 1640

Tabela 3 - Tinta Epxi Antiderrapante - Caractersticas da Pelcula Seca


Ensaios Resistncia a Nvoa Salina, h Resistncia Imerso em NaOH a 30 % a 25 C, h Aderncia (Pull-Off Test), MPa Resistncia a Abraso (ver Nota 1) (1 demo de 1mm de pelcula seca) Resistncia ao Xileno, h Resistncia ao Impacto, J (ver Nota 2) (1 demo de 2 mm de pelcula seca) 2 000 18 Requisitos Min 4 000 1 000 12 Max 200 mg de perda de massa por 1 000 ciclos Normas a utilizar ABNT NBR 8094 ASTM D 1308 ABNT NBR 15877 ASTM D 4060 ASTM D 1308 ISO 6272-2

NOTA 1 No deve haver pontos de corroso nem formao de bolhas na pelcula aps decorridos os tempos respectivos estabelecidos para os ensaios de resistncia a nvoa salina e resistncia imerso em NaOH. NOTA 2 A propriedade antiderrapante deve ser obtida com adio de cristais de quartzo ou outros materiais que possuam granulometria entre 2 mm (peneira 10) e 4 mm (peneira 5), conforme ASTM E 11.

-PBLICO-

N-1374
5.5 Pintura Interna de Tanques

REV. G

11 / 2010

5.5.1 Pintura Interna de Tanques de Carga, Lastro e Slop Aplicar revestimento nico com 3 demos de tinta epxi, sem solvente, tolerantes superfcie molhada, conforme a PETROBRAS N-2680, com espessura mnima de pelcula seca de 150 m por demo. O intervalo para aplicao da tinta de acabamento deve ser de, no mnimo, 12 h e, no mximo, 120 h. Caso seja ultrapassado o prazo mximo para aplicao da demo seguinte, a demo anterior deve receber um lixamento leve (quebra de brilho) seguida de limpeza com solventes no oleosos para permitir a ancoragem da demo subseqente. NOTA 1 Os tanques de lastro e os tanques slop devem ser totalmente pintados. NOTA 2 Os tanques de carga devem ter pintados apenas o fundo, at 1 m de altura e sob o convs, at 3 m abaixo, sendo que todas as transversais de convs devem ser totalmente pintadas, inclusive com o rodap de 100 mm de largura nas anteparas longitudinais, no contorno da unio com as transversais de convs. NOTA 3 Aplicar duas demos de reforo (stripe coat) a trincha aps a primeira e segunda demo e utilizar, sempre que possvel, tintas que possuam propriedade de reteno nas bordas (edge retention). NOTA 4 Os intervalos de repintura e cura total podem ser reduzidos de acordo com instrues tcnicas do fabricante.

5.5.2 Pintura Interna de Tanques de gua Potvel Aplicar esquema nico com 2 demos de tinta epxi certificada para utilizao com gua potvel, por meio de pistola sem ar (com agitao mecnica) com espessura mnima de pelcula seca de 150 m por demo. O intervalo para aplicao da tinta de acabamento deve ser de, no mnimo, 12 h e, no mximo, 72 h. Caso seja ultrapassado o prazo mximo para aplicao da demo seguinte, a demo anterior deve receber um lixamento leve (quebra de brilho) seguida de limpeza com solventes no oleosos para permitir a ancoragem da demo subseqente. NOTA 1 NOTA 2 O fornecedor deve apresentar certificado de aprovao da tinta para utilizao com gua potvel, emitido por entidade credenciada. Os intervalos de repintura e cura total podem ser reduzidos de acordo com instrues tcnicas do fabricante.

5.5.3 Pintura Interna de Tanques de Produtos Qumicos Para pintura interna de tanques de produtos qumicos, utilizar o procedimento da PETROBRAS N-2913.

5.6 Pintura de Superfcies Galvanizadas, Ligas Ferrosas e No Ferrosas, Materiais Compsitos e Polimricos Para pintura de superfcies galvanizadas, ligas ferrosas e no ferrosas, materiais compsitos e polimricos utilizar o procedimento da PETROBRAS N-1021.

-PBLICO-

N-1374

REV. G

11 / 2010

NDICE DE REVISES REV. A, B, C e D e E


No existe ndice de revises.

REV. F
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

REV. G
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

IR 1/1

-PBLICO-

N-1374

REV. G

11 / 2010

ABNT NBR 8094 - Material Metlico Revestido e No Revestido - Corroso por Exposio Nvoa Salina; ABNT NBR 11862 - Tinta para Sinalizao Horizontal Base de Resina Acrlica; ABNT NBR 14847 - Inspeo de Servios de Pintura em Superfcies Metlicas Procedimento; ABNT NBR 15158 - Limpeza de Superfcie de Ao por Compostos Qumicos; ABNT NBR 15185 - Inspeo de Superfcies para pintura Industrial; ABNT NBR 15239 - Tratamento de Superfcie de Ao com Ferramentas Manuais e Mecnicas; ABNT NBR 15877 - Pintura Industrial - Ensaio de Aderncia por Trao; ISO D 6272-2 - Paints and Varnishes - Rapid-Deformation (Impact Resistance) Tests Part 2: Falling-Weight Test, Small-Area Indenter; ISO 8501-1 - Preparation of Steel Substrates Before Application of Paints and Related Products - Visual Assessment of Surface Cleanliness - Part 1: Rust Grades and Preparation Grades of Uncoated Steel Substrates and of Steel Substrates After Overall Removal of Previous Coatings; ASTM D 1308 - Standard Test Method for Effect of Household Chemicals on Clear and Pigmented Organic Finishes; ASTM D 1640 - Standard Test Methods for Drying, Curing or Film Formation of Organic Coating at Room Temperature; ASTM D 4060 - Standard Test Method for Abrasion Resistance of Organic Coatings by the Taber Abraser; MIL-PRF-24667C - Coating System, Non-Skid, For Roll, Spray, or Self-Adhering Application; NACE No.5/SSPC-SP 12 - Surface Preparation and Cleaning of Metals by Water Jetting Prior to Recoating.

3 Condies Gerais
3.1 Os esquemas de pintura especificados nesta Norma so estabelecidos levando-se em conta as condies especficas a que esto sujeitos e as temperaturas de operao.

3.2 Os esquemas de pintura devem ser utilizados nos conveses (decks), regio da jaqueta acima da zona de transio, mdulos de servio (estruturas metlicas e chaparias), equipamentos tais como: tubulaes, tanques de armazenamento (externamente), mquinas (rotativas e operatrizes) e equipamentos eltricos e de instrumentao.

3.3 A pintura de fabricao provisria (shop primer), quando existente, deve ser removida imediatamente antes da aplicao dos esquemas de pintura previstos nesta Norma.

3.4 Na pintura de helipontos deve ser aplicada tinta retro-refletiva (ABNT NBR 11862) para demarcao de pisos, de acordo com a NORMAM 01:2008, capitulo 6.

-PBLICO-

N-1374
5.4 Pintura de Pisos Antiderrapantes

REV. G

11 / 2010

5.4.1 Tinta de Fundo Aplicar 2 demos de tinta epxi, sem solvente, tolerantes a superfcies molhadas, especificada na PETROBRAS N-2680, com espessura mnima de pelcula seca de 150 m por demo. O intervalo para aplicao da tinta de acabamento deve ser de, no mnimo, 12 h e, no mximo, 120 h. Caso seja ultrapassado o prazo mximo para aplicao da tinta de acabamento, a demo anterior deve receber um lixamento leve (quebra de brilho) seguida de limpeza com solventes no oleosos para permitir a ancoragem da demo subseqente. NOTA Os intervalos de repintura e cura total podem ser reduzidos de acordo com instrues tcnicas do fabricante.

5.4.2 Tinta de Acabamento Aplicar 1 demo de tinta epxi antiderrapante, conforme especificaes contidas na Tabelas 2 e 3 por meio de pistola sem ar (com agitao mecnica) ou rolo com espessura mnima de pelcula seca de 0,5 mm.

Tabela 2 - Tinta Epxi Antiderrapante - Caractersticas do Produto Pronto para Aplicao


Ensaios Slidos por Massa, % Tempo de secagem ao toque, h (a 25 C) Tempo de secagem para Repintura, h (a 25 C) Requisitos Min Max 98 24 12 72 Normas a utilizar PETROBRAS N-1367 ASTM D 1640 ASTM D 1640

Tabela 3 - Tinta Epxi Antiderrapante - Caractersticas da Pelcula Seca


Ensaios Resistncia a Nvoa Salina, h Resistncia Imerso em NaOH a 30 % a 25 C, h Aderncia (Pull-Off Test), MPa Resistncia a Abraso (ver Nota 1) (1 demo de 1mm de pelcula seca) Coeficiente de Atrito Resistncia ao Xileno, h Resistncia ao Impacto, J (ver Nota 2) (1 demo de 2 mm de pelcula seca) NOTA 0,5 2 000 18 Requisitos Min 4 000 1 000 12 Max 200 mg de perda de massa por 1 000 ciclos Normas a utilizar ABNT NBR 8094 ASTM D 1308 ABNT NBR 15877 ASTM D 4060 MIL-PRF-24667C ASTM D 1308 ISO 6272-2

No deve haver pontos de corroso nem formao de bolhas na pelcula aps decorridos os tempos respectivos estabelecidos para os ensaios de resistncia a nvoa salina e resistncia imerso em NaOH.

-PBLICO-

N-1374
1 Escopo

REV. G

11 / 2010

1.1 Esta Norma tem por objetivo fixar os esquemas de pintura e/ou revestimentos anticorrosivos a serem utilizados, sobre substrato metlico, na manuteno de unidades martimas de explorao e de produo.

1.2 Para efeito desta norma consideram-se unidades martimas: plataformas fixas e mveis, navios de explorao e produo, estruturas submersas e em zona de transio, piers de atracao, monobias etc.

1.3 Esta Norma fixa as condies exigveis para procedimentos iniciados a partir da data de sua edio.

1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). NORMAM 01:2008 - Embarcaes Empregadas na Navegao de Mar Aberto; Norma Regulamentadora no 26 (NR-26) - Sinalizao de Segurana; PETROBRAS N-9 - Tratamento Hidrojateamento; de Superfcies de Ao com Jato Abrasivo e

PETROBRAS N-13 - Requisitos Tcnicos para Servios de Pintura; PETROBRAS N-1021 - Pintura de Superfcies Galvanizadas, Ligas Ferrosas e No Ferrosas, Materiais Compsitos e Polimricos; PETROBRAS N-1367 - Determinao do Teor de Slidos por Massa em Tintas e produtos Afins; PETROBRAS N-2037 - Pintura de Equipamentos Submersos em gua do Mar; PETROBRAS N-2137 - Determinao de Descontinuidade em Pelcula Seca de Tinta; PETROBRAS N-2231 - Tinta de Etil - Silicato de Zinco - Alumnio; PETROBRAS N-2288 - Tinta de Fundo Epoxi Pigmentada com Alumnio; PETROBRAS N-2568 - Revestimentos Anticorrosivos Aplicados por Asperso Trmica; PETROBRAS N-2677 - Tinta de Poliuretano Acrlico; PETROBRAS N-2680 - Tinta Epxi sem Solvente, Tolerante Superfcie Molhada; PETROBRAS N-2912 - Tinta Epxi Novolac; PETROBRAS N-2913 - Revestimentos Anticorrosivos para Tanque, Esfera, Cilindro de Armazenamento e Vaso de Presso;

-PBLICO-

N-1374

REV. G

11 / 2010

3.12 Na aplicao das tintas e respectivo controle da qualidade de aplicao devem ser seguidas as prescries descritas na PETROBRAS N-13.

3.13 Deve ser feito controle de continuidade da pelcula seca com emprego do detector de descontinuidade, quando especificado no procedimento, aps a aplicao de todo o esquema de pintura, de acordo com a PETROBRAS N-2137. Este teste, entretanto, fica dispensado para acessrios forjados ou fundidos de tubulao, eltrica e instrumentao, tais como: vlvulas, flanges e visores de nvel.

3.14 As cores a serem utilizadas na pintura das superfcies metlicas que operem at 120 C devem obedecer Norma Regulamentadora no 26 (NR-26). NOTA Nos casos no contemplados pela Norma Regulamentadora no 26 (NR-26), seguir padro da unidade operacional.

4 Definies
Para efeito de proteo anticorrosiva a unidade martima dividida em 3 zonas, a saber: a) zona submersa; b) zona de transio; c) zona atmosfrica.

Para Unidades Martimas Fixas - A pintura ir somente at a zona de transio. Para Unidades Martimas Mveis - Toda a zona submersa tambm pintada. NOTA Toda a regio submersa deve ter proteo catdica por anodos galvnicos ou corrente impressa.

5 Condies Especficas
5.1 Zona Submersa Para a zona submersa deve ser seguida a PETROBRAS N-2037. NOTA 1 Deve ser feito controle de continuidade da pelcula com o emprego de detector de Descontinuidade (Holiday Detector). NOTA 2 Todas as tintas e/ou revestimentos utilizados devem ter resistncia ao descolamento catdico.

5.2 Zona de Transio

5.2.1 Alternativa A - Revestimento nico Imediatamente aps o preparo da superfcie, aplicar massa epxi poliamida de alta espessura (dois componentes) em camada contnua e uniforme, com espessura compreendida entre 1 mm e 4 mm. NOTA Deve ser utilizada somente na pintura ou retoques de unidades j instaladas.

You might also like